quinta-feira, novembro 17, 2011

70%



"A injúria e a violência física são as principais agressões de que os profissionais de saúde são alvo e os enfermeiros são os principais atingidos, representando mais de 70% dos casos reportados, revela um relatório sobre esta temática, divulgado hoje pela Direcção-Geral da Saúde." link (Jornal Público)

Este é um fenómeno perfeitamente reconhecido por nós. Agora notem bem a mesma notícia, mas veiculada pela TVI:

"Médicos insultados e agredidos por utentes" link (TVI)

Curioso como a sensacionalização dos factos virou isto a favor da vitimização médica. Nem a verdade imputada aos Enfermeiros é tratada coma devida decência e rigor! A seguir acrescenta: "num total de 79 indivíduos, entre os profissionais de saúde vítimas de violência no local de trabalho, 56 são enfermeiros, 16 médicos, 5 são auxiliares de ação médica e 2 são administrativos."
.
O título não deixa de ser verdade, mas subverte a intenção coerente dos números. Os Enfermeiros levam, mas pelos vistos é os Médicos é que sofrem... (não tarda um subsídio de risco para eles)
Por falar em violência contra Enfermeiros, alguma estrutura ou associação de Enfermagem tem alguma iniciativa projectada ou em execução nesta área? Alguém? Sindicatos? Ordem?

Comments:
Em Portugal, o MÉDICO-CENTRISMO impera em tudo! Já estou farto!
 
Mais uma vez, os enfermeiros têm culpas nesta desvalorização, porque continuam a permitir a desvalorização do seu papel.
 
Os do SEP agora dizem " Como não havia mais ninguém tivemos de ser os mesmos a concorrer ás próximas eleições".
Tenho curiosidade quando forem contabilizados os votos BRANCOS.
E já agora, como é que num mês com custas próprias se elabora uma lista com 210 Enfermeiros de Norte a sul do País? A rede que está montada (é assim que funciona a CGTP) está intencionalmente feita para se perpetuar.
Estamos no bom caminho, ihihihih...
 
que tristeza...
 
Também temos que ver, que se os médicos estivessem tanto tempo como os Enfermeiros com os utentes/doentes, teriam mais chances de serem vitimas de violência...
 
É verdade; que tristeza e que pobreza!
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!