domingo, novembro 06, 2011

Está tudo louco!!?


"Bruxo de Fafe [Fernando Nogueira] dá aula a futuros Enfermeiros" link 1 2
.
"A ideia partiu de alguns estudantes do curso de Enfermagem que, oriundos do interior do país, parecem não descurar hábitos ancestrais como o recurso à feitiçaria quando a Medicina se mostra impotente face a determinadas maleitas"


Este homem que se auto-denomina de "médium de incorporação", reclama uma alegada capacidade de "encorpar espíritos que andam no mundo a desassossegar os vivos", e expulsá-los "para o lugar deles, no outro mundo".
.
Ao que consta a Direcção da Escola não se associou a esta iniciativa.
Mas que alunos são estes (background escolar)? Ingressam no ensino superior, num curso de enquadramento técnico-científico e não descuram "hábitos ancestrais como o recurso à feitiçaria"!?
Que bases de pressuposto científico são estas? Que credibilidade é esta? Voltamos à era medieval?
.

Comments:
ao que isto chegou...
 
O espelho da futura classe de enfermagem. Será que este Senhor apresentou estudos randomizados sobre as espiritualidades que demanda?
 
"surgiu no âmbito da disciplina de Opção 3 - Terapias Complementares, e traduziu-se numa palestra subordinada ao tema das «Medicinas alternativas»"...
E porque não? Eu próprio gostava de ouvir o que esse senhor tem para dizer e fazer-lhe algumas perguntas. Muitas pessoas, de quem nós cuidamos acreditam mesmo nisso (e aí ganha capacidades curativas) portanto não fazia mal nenhum conhecermos mais um pouco da coisa. De qualquer das maneiras, conhecimento não ocupa lugar... só se tiverem medo de ficarem convertidos à coisa ou de serem enfeitiçados!
 
Ai, Dr. Enfermeiro, que saudades tenho daquela personagem crítica da Enfermagem portuguesa, cujo blogue eu adorava visitar...


Quanto a este pos´t: talvez a melhor forma de contactar com este tipo de realidade não seja a sala de aula. Em todo o caso, lembre-se que há inúmeras pessoas que procuram este tipo de ajuda. Com franqueza não vejo grande drama que haja uma aproximação dos enfermeiros ao mundo do "paranormal". Sendo que, não deverá ser, obviamente, esse o nosso grande contributo em matéria de ganhos em saúde.


Quanto às eleições que se avizinha, diga-me por favor: não vê no enfermeiro Germano (e nalguns dos seus apoiantes) muito daquilo que criticou durante os últimos anos, no seu blogue?
 
Srs. Enfermeiros, dou explicações de assentamento de tijolo, aplicação de reboco e mobilização em andaime. Como isto está é bom que desenvolvam este tipo de competências...
PS: Ensino a falar qualquer lingua do leste europeu e trato dos papeis necessários para emigração.
 
Os tachos estão a ser divididos,

Belmiro Rocha perfila-se para Enfº Director do hospital de Gaia.

Cunha de Germano Couto em troca de apoio e participação na lista para a Ordem.
Boa
Não vai criticar DE
 
Realmente está tudo LOUCO!
 
O Sr. deve ser o arauto, o supremo ser da enfermagem portuguesa. Dou-lhe o meu respeito por ser capaz de ser tão intolerante e sectário. Mas leva vantagem Sr. Doutor Enfermeiro... Nos dias que correm a sua posição é uma vantagem grande.
 
Cambada de irresponsáveis!
Confundir Osteopatia, Acupunctura (que são terapias complementares verdadeiras, científicas) com bruxaria (uma pêta, uma tanga, uma perda de tempo) é atacar a inteligência e credibilidade - das ditas terapias, e enfim da Enfermagem!!

Mas não pensam com a cabeça? Só com os pés??!?
 
Sr.Dr. Enfermeiro gosto muito do seu Blog a da forma directa como coloca as questões. Contudo acho que devia ser mais ponderado em certos temas e ir investigar e analisar para entender se as coisas são mesmo assim como a imprensa escreve.
Deixa as pessoas confusas. Defende que haja união na profissão e depois de modo brusco e pouco inteligente critica os nossos colegas sem perceber o que aconteceu. Revela a qualidade de saber usar as palavras mas depois não revela a qualidade de análise e interpretação.

Tente ser mais justo e imparcial pois já passa a imagem se ser fortemente influenciado por determinadas formas de poder!
 
Enfermeiros e basta!!
 
Vamos ver se apagam estes post's
 
Este debate, não parece que dignifique a profissão de enfermeiro. Lutamos tanto para nos impormos como profissão que tem por base conhecimentos ciêntificos e agora querem voltar para a idade média e para a bruxaria!!!!
 
Quem manda nessa pseudo-escola??? Os alunos,ou o director??? Há director ai?!!! Tem alguém a comandar a casa???

Não!! Realmente a enfermagem bateu no fundo....
 
LOL Aí está a tão afamada COMPETÊNCIA CIENTIFICA dos enfermeiros!!!

A enfermagem e este blog, são cada vez mais um bluff, o DE não passa de um comerciante, um publicitário, e pior que tudo, publicidade enganosa...

Antes de descredibilizarem outras classe, comecem a olhar para este belo exemplo, onde professores e alunos de ENFERMAGEM assistem a "aulas" de um bruxo...

Formação, capacidade, credibilidade, competência "são cenas que não vos assistem!!"
 
NÃO PERCEBO QUAL O ESCÂNDALO DE UMA ,EM MINHA OPINIÃO, LOUVÁVEL INICIATIVA DOS NOSSOS ESTUDANTES DE ENFERMAGEM.PARA SE PERCEBER A VIDA E AS DOENÇAS,TEM QUE EXISTIR SEMPRE O PONTO E O CONTRAPONTO DO FACTOS CONTEMPORÂNEOS.O SER DOENTE,NÃO PASSA SOMENTE PELO FÍSICO DA DOENÇA MAS SIM PELO CONJUNTO SOCIAL ECONÓMICO RELIGIOSO,ANTROPOLÓGICO,ETC,ETC,ETC,ETC.QUEM SE ESCANDALIZA COM A ATITUDE DESTES NOSSOS FUTUROS COLEGAS NÃO PASSAM DE DÉSPOTAS, TIRANOS E CONVENCIDOS SOCIAIS.SE QUEREMOS TRATAR O SER DOENTE,TEMOS QUE PERCEBER DE ONDE LHE VEM A DOENÇA,E QUE FACTORES A ELA ASSOCIADOS SÃO RESPONSÁVEIS POR A ACALMAR OU EXACERBAR.NO MEU TEMPO NOS LONGÍNQUOS ANOS OITENTA A DEFINIÇÃO DE SAÚDE SEGUNDO A OMS CONSISTIA NO BEM ESTAR FÍSICO MENTAL E SOCIAL.NA ENFERMAGEM ACTUAL EXISTEM UNS SERES ANGELICAIS E IMACULADOS QUE NÃO PERCEBEM NADA DE ENFERMAGEM PORQUE ESTÃO SEMPRE PREOCUPADOS EM SEREM CHEFES EM EXPLORAREM OS ENFERMEIROS ATRAVÉS DE LUGARES QUE ARRANJAM NA O.E., E COMO TÊM NECESSIDADES DE SE MOSTRAREM DIFERENTES E SUPERIORES À RESTANTE CLASSE DE ENFERMAGEM CRITICAM ESTE TIPO DE INICIATIVAS.POR MIM QUE NÃO ESTOU LIGADO A ESTA INICIATIVA NEM CONHEÇO OS SEUS MENTORES,SÓ TENHO QUE LHES DAR OS PARABÉNS PORQUE ESTES SIM ESTÃO A FAZER COM QUE A ENFERMAGEM SE DESENVOLVA.OS OUTROS SÃO O ENTULHO DA ENFERMAGEM CONTEMPORÂNEA OU SEJA OS QUE SE PREOCUPAM E GUERREIAM COM OS LUGARES PARA A ORDEM PARA AS CHEFIAS E PARAS TODO E QUALQUER LUGAR DE PROJECÇÃO SOCIAL.COMO DISSE MUITAS VEZES JOÃO CÉSAR MONTEIRO:''...QUE SE F---- ...''
 
Este vai ser o Futuro da Enfermagem se a lista da bastonaria Augusta, isto é, a lista do enfermeiro Oliveira ganhar, pois com a malta desta Lista quem ganha são as escolas, e a brincar a brincar com a fome de campos de estagio que se verifica nas escolas actualmente este senhor se vier a ser bastonario ainda vai implementar estagios em casas de mães de santo. Vale tudo, menos fcher escolas; este é o lema da Enfermeira Augusta assim é tambem o lema do enfermeiro Manuel Oliveira and FRIENDS.
 
Somos um país de crenças. As crenças, particularmente as relacionadas com a saúde, têm de ser trabalhadas, têm de ser conhecidas e compreendidas. Não vejo onde esteja o espanto e razão para 1ª página, sinceramente, não vejo. Não tenho qualquer afinidade com estas práticas mas o nosso povo parece ter. Provavelmente encontram uma acessibilidade maior que a que encontram nos serviços de saúde.
Temos que conhecer estas práticas, que razões levam as pessoas a procurá-las, que impacto têm no bem estar daqueles que as procuram.
Os jornalistas parece não terem que fazer... ou quem sabe um interesse oculto estará por detrás desta notícia também empolgada pelo DE... porque será???
Terá algo a ver com eleições à OE? terá interesse de malvadez externo à profissão não o assunto em si mas a sua empolgação)??
 
ATENÇÃO QUE A G.S. ANDA A FAZER CAMPNHA PELA LISTA DA Ag...
O que vale é que o pessoal do Sindicato já lhe liga pouco....
 
NÃO VOTEM na lista da Ag e da Lucília.... senão são mais 4 anos de ética e o mundo a pessar ao lado...
 
“ LOL Aí está a tão afamada COMPETÊNCIA CIENTIFICA dos enfermeiros!!!
..Formação, capacidade, credibilidade, competência "são cenas que não vos assistem!!”

Lol por acaso são coisas que NOS assistem, sim.
artista..
 
Não vejo qualquer problema...
 
OMFG! Acho bem o Dr. Enfermeiro expor esta situação no mínimo absurda, mas ver que ha enfermeiros aqui que ainda acham que "devemos ter a mente aberta", e "porque nao, se ha crenças destas na nossa população".... MEDo, muito MEDO! Depois nao venham ca falar em evolução cientifica, académica, etc!
 
O que nao percebo é como os BURROS dos medicos podem exercer medicina sem terem esta cadeira de BRUXOLOGIA! Nao admira que a saude esteja cmo esta!
 
Parabéns aos jovens de Espírito aberto que procuram conhecer crenças que sempre existiram e que nem a santa inquisição acabou com elas.
Quer passar por esta página
Associação Medico -Espirita de Portugal
http://www.ameportugal.org/
 
Caros colegas , peço desculpa mas fartei-me de rir... Fiquei muito confusa com tudo o que li. E olhem que sempre achei que tinha uma mente bem aberta na evolução do conhecimento abrangente e diversificado da Enfermagem como disciplina, que se deve ter para cuidar do individuo a vivenciar uma situação de doença. Querer que o enfermeiro chegue ao extremo de abranger tudo até ao infinito da espiritualidade! Estou preocupada, porque não há neurónios que resistam a tanto conhecimento... Enfim, um pouco de bom senso há-de colocar o limites. Mas nos nossos futuros colegas, hoje alunos até considero que não é crime, gente. É a irreverência dos 20 anos. No entanto com tanta diversificação algo vai falhar na enfermagem, ou melhor já falhou. Olhem para nós Enfermeiros, o que andamos a fazer uns aos outros.Meu Deus, tudo serve para nos agredirmos. Até a bem dita formação de espiritualidade. Conseguiram surpreender-me. Prometo que quando tiver um pouco de tempo me hei-de informar sobre o assunto. Mas agora não, temos assuntos mais importantes!
 
É no que dá terem aberto Cursos de Enfermagem como se fossem escolas de condução, cada terriola tem que ter uma! Por isso é que há desemprego na classe: por um lado o Ministério que não abre vagas suficientes para a contratação de enfermeiros no SNS e por outro lado formam-se muitos enfermeiros em escolas de qualidade duvidosa. Não hajam dúvidas: temos muito boas escolas de enfermagem em Portugal que formam bons Enfermeiros mas paralelamente temos muitas instituições que andam a formar gente que não está bem preparada. A bem de uma classe que se quer bem formada é necessário combater aqueles que para atenderem aos seus próprios interesses abrem cursos que só levam a uma proletarização da classe e degradação da mesma. Isto é algo que é transversal aos diferentes Cursos da Área da Saúde e até à Medicina já chegou com os novos cursos de aveiro e algarve.
O que os políticos querem é:
1) dar a impressão aos jovens e seus papás que os filhos podem tirar o curso que querem mesmo que isso depois signifique ficar no desemprego;
2) criar excesso de enfermeiros, técnicos de sáude, médicos, farmacêuticos para que depois possam por estes a trabalhar ao preço mais barato e obrigando-os a fazer o que os "gestores" querem mesmo que isso vá totalmente contra a boa prática, a boa ciência e a própria ética dos profissionais.

Está na hora das diferentes classes acordarem e unir-se contra os "verdadeiros tubarões" que vão semeando tempestades entre elas para evitar que vejam a realidade - que mais tarde ou mesmo mais cedo todos não vão ser vai do que "operários da saúde" e os doentes nada mais que "clientes".

JULIO
 
Retirado do site do Sindicato dos Enfermeiros: “ Foi título de 1ª página do JN de Sábado, 5/11/2011. Mas foi, também, uma oportunidade perdida de os docentes se solidarizarem com a iniciativa dos alunos que, daqui saudamos e louvamos.
A não cedência do auditório principal, com receio de mau uso do nome da instituição, é o sintoma patognomónico da doença.

A notícia dizia que os professores da escola não se associaram à ideia dos alunos. Eu digo que foi uma pena e uma oportunidade perdida de terem podido demonstrar, que sabem o que é Enfermagem Transcultural.

Não sei onde é que estes brilhantes alunos foram inspirar-se para terem uma atitude tão singular, quão brilhante, pois, até, mereceu honras de 1ª página de Jornal de larga tiragem, pensando que estavam a esbarrar com um tabu irredutível: bruxo é bruxo e não tem nada a ver com a saúde das pessoas.”

http://www.enfermeiros.pt/content/view/1113/1/
 
Noticias como esta tornam-se perigosas quando colocadas diante de alguem que não possui de capacidade para julgar, adequadamente, informação que roça o sensionalismo puro. O contexto em que decorre a palestra não esta devidamente esclarecido e na verdade pretendia fazer uma abordagem aos vários tipos de medicinas chamadas alternativas a que os pacientes recorrem em situação de doença. O enfermeiro não tem apenas conhecimento do convencional mas é capaz fazer uma abordagem global à pessoa incluindo nessa perspectiva a sua religião, crenças e valores. Generalizações tendenciosas como as que se podem encontrar em alguns comentários são pouco saudáveis.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!