terça-feira, novembro 15, 2011

Pedem-se ideias para o colega Filipe Marcelino p.f.

A lista do Enfermeiro Manuel Oliveira - Lista C (continuidade) - vem a público, na pessoa do Enf. Filipe Marcelino (candidato a Presidente da Secção Regional do Centro da OE), afirmar que isto está mau, a coisa vai negra, e no fim até pede uma solução porque eles, de facto, não sabem e não a têm. Lá está, a inércia a que já estamos habituados
E quando eles não vislumbram qualquer solução estratégica ou intervenção à vista, o que fazem? Isso mesmo, vingam-se em congressos de ética palacianos...


Reconhecem o discurso de resignação? "Isto está complicado colegas, mas o que vamos fazer? Hibernemos para ver se quando acordarmos isto já passou..."

Comments:
Salvem-nos de semelhante!!!!!!!!!!!!!!

Outro manelinho que não sabe o que hade fazer!
 
Não votava no Marcelino nem que fosse o último enfermeiro no planeta...
 
OS SANTINHOS NOS LIVREM DE TAL PRESIDENTE. AÍ É K ERA UM DESATRE TOTAL!!
 
Quem é que se vai manifestar por sermos a única classse no mundo que recebe pelo nivel abaixo da sua formação.
Palhaços, falam falam mas não os vejo fazer nada.

Em que canal televisivo é que vai ser o debate dos candidatos????????, a moderadora é a Drª Fátima Campos Ferreira?????, só dão GÓMITOS E ARRANCOS.

Pois é ninguém nos liga VIVA O Dr. MARINHO PINTO, esse sim fala a verdade e a imprensa está com ele, de nós NADA.
 
Este sr. é supervisor nos HUC e ao que parece as ideias (se é que tem ideias)que defende enquanto candidato são o oposto das q defende na função de supervisor.n votem nele.
Sei do que falo pois ele é meu supervisor.É só cortar no pessoal e cada vez exigem mais. Atenção eu compreendo mto bem que se ele tem ordem superior de cortar nas equipas e tenha de a cumprir. MAS...
Pelo menos podia dar alguma satisfação aqueles que trabalham na sua área de supervisão. Ou que sabe elaborar um documento a desresponsabilizar os enfermeiros dos possíveis erros decorrentes destas políticas cegas de contenção.
A ultima deste sr(por ordem da sra diretora, imagino eu!!!!) foi:
os próximos horários não serão aprovados se houverem horas a mais para os enfermeiros. os cuidados q se lixem e a qualidade tb, o importante é poupar.
devo tb referir q os enfermeiros são os únicos profissionais neste hospital que não vão ser afetados pela redução das horas extraordinárias. e para quem pensa que isto é bom desenganem-se, pois aqui tb somos os únicos que não as recebem já à vários anos.
Tenho dito.
 
Ah!!!!
Já se começa a sentir a falta dos "extintos" enfermeiros chefes!!!
Vivam os "principais" loiros de olhos azuis que os sindicatos (principalmente o SEP), colocaram no centro das decisões dos serviços!!
 
Filipe, Manuela coimbra, paulo lopes, etc, etc... está tudo a querer sentar nas mesmas cadeiras!
 
Ninguém sente saudades de chefes, supervisores e corja semelhante. Nos Centros de Saúde e principalmente nas USF respira-se melhor ar desde que exilaram esses ditadores.E trabalha-se incomparavelmente melhor. Porque será que agora se fala de tantos problemas nas UCC ? Não será por serem lideradas pelos exilados ? Isto só prova que onde estiverem enfermeiros chefes a coisa dá sempre para o torto. Parece uma doença crónica.Como é possível por exemplo, despedirem colegas da prestação em hospitais e manterem monos de chefes, sentados numa cadeira, que se orgulham de não prestarem cuidados e se intitularem pomposamente de gestores? Ao que nós chegamos. Chega de gestores da treta, que nem trabalham nem deixam trabalhar. Olhem para o que acontece nas UCC, que quem lá está só pensa em sair, face ao que sofre nas mãos dos enfermeiros chefes e dos seus tiques à Pinochet.
 
O Filipe marcelino??? Se for eleito, EMIGRO!
 
Exmº Sr Anónimo das 1:31

Estou perfeitamente de acordo com o anónimo das 10:01

Nas USF respira-se ambição pelo dinheiro, não importando quem gere ou deixa de gerir. Importa é o dinheiro. Dinheiro que é todos nós contribuintes e que nas USF serve por exemplo para colocar 3 carros e 3 enfermeiros de 3 USF para prestar cuidados a três doentes..... imagine-se.... no mesmo prédio.

Eu sei do que estou a falar!

Quanto ao resto, às enormes barbaridades que vomita, bem,... cresça e apareça. O seu amadurecimento pessoal e profissional há-de fazê-lo engolir tudo o que vomitou!

Assim seja!
 
Anónimo das 1:31

Tanta ressabiadela meu anjo!
Se os cotovelos te doerem tanto como falas!

Ai os enf das UCC querem ir para as USF??

Pudera! Querem ganhar mais!

Pois é. Os burros também vão atrás das cenouras. Falas com experiência. Que Deus te perdoe tanta blasfémia!
 
Quem lê este comentário do enf Filipe Marcelino até pode ficar com a ideia que ele nunca teve lugares de responsabilidade e de decisão na Ordem dos Enfermeiros!

Poupe-me enf Filipe Marcelino! O que o senhor escreve aconteceu porque você foi nada fez para que tal acontecesse! A sua inércia é que conduziu ao estado que você descreve. Espero bem que não seja eleito porque nem consigo prever o que ainda de pior nos possa acontecer.... Vá mas é supervisar (eu não sei o que isso é mas talvez você saiba pois é supervisor)
 
Não entendo os enfermeiros de hoje. Porquê tanta guerra dentro da classe? porque se ataca tanto os chefes e gestores? Todas as classes tem de ter hierarquias para poderem funcionar. Por vezes há pessoas que pensam que é fácil decidir mas nem sempre as decisões são fáceis. Do que eu me vou apercebendo é que quando dão oportunidade a algumas pessoa de colaborar em decisões dizem logo que não, que não que não é com eles... Pois é decidir é dificil.
Vamos é todos pensar em unir a classe e não passar a vida a dizer mal.
Grande abraço a todos
 
Filipes Marcelinos NUNCA MAIS!
 
A isto chama-se: por-se a jeito...
 
E os Colegas ja leram o que diz o palhaço desta lista a candidato a secçao do norte da ordem dos enfermeiros um nozo que promete sendo ele um imcopetente..........
Fora com eles
 
Para o tal anónimo da 1:31
Não sei se é enfermeiro, mas se é... tenho pena de ter como colega um gajo tão tosco e básico como você!!!
É por estas e por outras (semelhantes) que ainda me vou convencendo que continuamos a ser, de facto, uma insignificância no sistema de saúde português.
 
Ao anónimo das 01.31

Pense seriamente em retirar do seu vocabulário as palavras que usou para adjectivar os enf chefes, tais como e passo a citar: corja, ditadores, exilados, monos, e comece a substitui-las por, liderança, motivação, assertividade, mudança,visão, planeamento, programação, concepção, eficiência, sustentabilidade, flexibilidade, comunicação, mobilização,....... e muitas outras!

Nesse momento reunirá todas as competências desses ditadores, desses monos, dessa corja de exilados que humilde e pacientemente têm que gerir pessoas como você. Felizmente são poucos os que tal como refere a anónimo das 3:51 ainda não cresceram pessoal e profissionalmente tal como o colega.

Humildemente:
Um enf que faz parte dessa corja de monos ditadores exilados.

PS: Gostaria de o ter na equipa que lidero para o ajudar nesse crescimento e a sair do marasmo em que se encontra.

Contacte-me se estiver interessado (a): josecordeiro.amado@gmail.com
 
Ao anónimo das 1:31

Pois é meu anjo.
Pedes ter asas mas se não tiveres olhos azuis e cabelo loiro tal como refere o anónimo das nunca chegarás ao que anseias pela tua competência que deve escassa....
 
"Ninguém sente saudades de chefes, supervisores e corja semelhante".

Que verborreia colega!
Não chegam meia dúzia de rolos de papel higiénico para limpar essa boca!

Esta é a prova de que a licenciatura não chegou a todos!
 
As USF'S vão acabar e os incentivos também: prepara-se nova reestruturação dos cuidados de saude primários que abranja TODOS OS UTENTES e não apenas alguns...
Mantêm-se os ACES mas os centros de saúde, as usf's, as ucc's as ucsp's e etc começado em uuu's vão transformar em centros polivalentes e alargados pois para trabalho igual salário igual...
As usf's são a falácia em que os enfermeiros foram convidados pelos médicos para fazerem o trabalho pela "lista deles"...deixando de fora milhares de utentes que não lhes convêm...Um enfermeiro/médico e não um enfermeiro/x utentes... como deveria ser...

Os Cuidados de Saúde Primários deveriam estar entregues em exclusivo aos enfermeiros pois o trabalho desse sector é de prevenção da doença e de promoção da saúde; os centros de CSP ficariam mais baratos, os utentes eram TODOS atendidos..e os Enfermeiros mostrariam o trabalho e os resultados, como o mostraram em outras épocas, em que os indicadores de saúde infantil , materna e de outras áreas da prevenção em saude, foram dos melhores...
Hoje temos enfermeiros atrás da cauda do médico, sem vontade própria nem capacidade de tomadas de decisão...
 
Os HUC's estão perdidos e os Filipes Marcelinos ajudam...
 
Votar C no Centro, NUNCA!!!!!
 
Este enfermeiro é um dos nabos que ainda pensam que os enfermeiros pesam e têm algum poder em decidir o que quer que seja o sistema está feito para os médicos e contra isso não há hipotese.Podemos contudo agradecer ao sindicato e à ordem este estado de coisas.
 
AO ANÓNIMO DAS 3.55

Caramba! Tanta verdade em tão poucos parágrafos! Não podia estar mais de acordo. Colega, concordo em absoluto com o que disse, tudo o que disse confirma a minha experiência no terreno e a minha apreciação dos acontecimentos. Se estiver numa lista para a ordem diga-me...voto em si!


"As usf's são a falácia em que os enfermeiros foram convidados pelos médicos para fazerem o trabalho pela "lista deles"...deixando de fora milhares de utentes que não lhes convêm...Um enfermeiro/médico e não um enfermeiro/x utentes... como deveria ser..."-BINGO!


"Os Cuidados de Saúde Primários deveriam estar entregues em exclusivo aos enfermeiros pois o trabalho desse sector é de prevenção da doença e de promoção da saúde"-BINGO!

"Hoje temos enfermeiros atrás da cauda do médico, sem vontade própria nem capacidade de tomadas de decisão..." Pois é...e qualquer dia vamos também passar o receituário...
 
A corja (parte 1)


Xiiiiiiiiiii!!! O que p'ra aqui vai !!!
Vê-se logo que chefes e supervisores têm muito tempo livre, para dedicar aos blogs, facebook e etc. Também não admira, com 7 horas por dia fechados em gabinetes (mais ainda, os que têm o desplante de beneficiar de horário acrescido...). E esgrimem argumentos... à sacholada, como é hábito. Não admira que com tanto tempo livre se possam dedicar de corpo e alma às listas da OE e afins e ainda virem responder a este comum mortal, com ou sem asas.
Começando pelo primeiro: "Nas USF respira-se ambição pelo dinheiro" - Não! Respira-se organização e autonomia organizativa, técnica e funcional. Algo que certos ditadores nunca aceitaram, pois foram privados dos seus feudos de poder e ostracismo contra colegas. A prova disso, é que grande parte dos enfermeiros que foram para USF, fizerem-no precisamente para se libertarem do jugo de certos chefes e supervisores, que ainda hoje tentam abrir caminho a todo e vergonhoso custo, numa tentativa de meterem o bedelho onde não foram chamados. Falam tanto nas virtudes e gabarito das UCC, mas a verdade é que se não tivessem sido chicoteados, pela na altura vogal do CD da ARS Norte, nem a elas se tinham candidatado. Fizerem-no obrigados, apenas para procurar um lugar de enquadramento profissional, para posteriormente se dedicarem à tentativa de assalto às USF. A prova disso, é que a ERA teve de obrigar esses chefes, que tão "espontaneamente" se candidataram às UCC, a nelas permanecerem as suas 35 horas de trabalho, pois a larga maioria apenas queria uma "perninha" nas UCC para manter o lugar de gestão e dedicar o resto do horário à intromissão nas USF e UCSP. Haja verdade e vergonha! Porque será que uma certa enfermeira chefe da região Norte, essa sim uma líder e trabalhadora reconhecida, foi convidada a integrar uma USF e após isso foi imediatamente atacada pelos seus pares? Talvez porque criou o perigoso precedente de enfermeiros chefes prestarem cuidados a utentes, em vez de se escudarem nas remanescências do Dec.-Lei 437/91, que até não contempla nas funções dos senhores chefes a prestação de cuidados?
"Que Deus te perdoe tanta blasfémia!" - Significado de Blasfêmia no Dicionário online de Português: s.f. Palavra que ultraja a divindade. Por aqui se vê na verdade quem estes senhores se julgam para se sentirem ultrajados. Autênticos deuses do Olimpo, que numa fase como esta têm o descaramento de dizerem que estão nos serviços para Gestão e não para atenderem utentes.

(continua)
 
A corja (parte 2)


"substitui-las por, liderança, motivação, assertividade, mudança,visão, planeamento, programação, concepção, eficiência, sustentabilidade, flexibilidade, comunicação, mobilização,....... e muitas outras!" - tenha dó ! Esta realmente é anedótica ! Veja bem, com essas qualidades todas e nem um único apoiante para a vossa causa nos CSP. E se realmente fosse assim, porque será que vos deixaram de fora de tudo, com a cumplicidade a júbilo das equipas de enfermeiros ? Presunção e água benta à Hugo Chaves...
"humilde e pacientemente têm que gerir pessoas como você" - Mais uma pérola... Felizmente, como profissional licenciado,e pelo que o grau académico representa, sou perfeitamente capaz de fazer a gestão do meu desempenho, sem o Estado ter de pagar mais de 2500 Euros/mês, a pessoas como você, para fazer pouco mais que um horário, no qual me priva dos meus direitos legais, como horas extraordinárias, folgas e jornadas de trabalho com as horas e dotações devidas. Para isso servem... e também para pactuar com os atentados que sofremos ao nosso desempenho profissional, por parte de outras classes. Assinam por baixo para obter dividendos e depois dizem defender a classe. E depois ainda assentam a vossa utilidade, com base numa pseudo-avaliação de desempenho dos comuns mortais. O que se torna cómico é que nunca em 20 anos de trabalho ouvi falar tanto de avaliação de desempenho. Aliás tenho triénios em que para obter avaliação, tive de pressionar o chefe para tal. Agora, como dá jeito e a necessidade obriga, ai avaliação para que te quero... Até vêm oferecer entrevistas de orientação ao fim de 12 anos de trabalho, pasme-se !
"Gostaria de o ter na equipa que lidero" - não gostaria não ! Para já porque não lidera - chefia! É algo completamente diferente, mas a maioria gosta de convenientemente confundir. Depois porque a maioria de profissionais como eu, tem mais habilitações académicas e profissionais que os senhores, que estagnaram no tempo agarrados a galões e a um título que alguém vos atribuíu, no tempo em que quem tinha um olho era Rei. Actualmente, chefes, supervisores e afins, representam um tipo de sub-classe que acha ter direitos reais, apesar da maioria serem os piores profissionais e mais incompetentes que já vi. Ambiciosos, vaidosos, inúteis e mesmo prejuduciais à classe, pela imagem de marasmo e ignorância que transmitem. Por isso, no seu serviço, eu seria imediatamente um alvo a abater, pois uma das vossas características é não gostarem de quem pode fazer sombra.

(continua)
 
A corja (parte 3)

"As USF'S vão acabar e os incentivos também" - Curioso que até o memorando da Troika diz o contrário ! São para aumentar! E a isto não são indiferentes todos os estudos que apontam para melhor desempenho, mais eficiência e maior satisfação dos utentes nas USF. E isto, pasme-se... sem enfermeiros-chefes ! Como dizia o Jardel - "porque será?"...
Como o monólogo já vai longo, permita-me dizer que o significado de "corja" no dicionário de Português é: s. f. Conjunto de pessoas desprezíveis, de má nota; súcia, malta. Precisamente a opinião que tenho de chefes, supervisores e directores. Monos pela inutilidade e redundância do cargo que pomposamente ocupam, sem nada fazer por ele. Por isso que outras palavras poderia escolher ?
Aos que me vão acusar de ser invejoso, seguramente que sou. Dos 2500/mês e acima disso (com o horário acrescido). Da cadeira e da competência... nem por isso!

O anónimo das 01:31
 
Boa noite,

Não tenho por hábito seguir este blog, devido ao sensacionalismo e minimalismo com que reflecte sobre os assuntos que preocupam os enfermeiros. Para além disso, existe um constante anonimato nas discussões (incluindo do Dr. Enfermeiro que, esclareçam-me, não encontrei o nome dele) que não fazem muito o meu estilo de debate.

No entanto, este post suscitou-me algum interesse por diversos motivos: primeiro, o enf. Filipe Marcelino candidato que apoio... e, segundo, algumas considerações algo "básicas" sobre os enfermeiros-chefe. E, assim sendo, não vou andar aqui numa troca de palavras, mas deixar algumas reflexões:

Relativamente à crítica fácil que até agora tem perdurado neste blog:
1- Se a Ordem somos todos nós, não deveríamos encarar estas críticas aqui disparadas, como sendo nossas também; Ou seja, quantos dos colegas Anónimos colaboraram e participaram nas Assembleias Regionais e Gerais? E, mais ainda, quantos participarão a partir de agora?

2- Será o anonimato que perdura neste post, comentários e no blog em geral, um reflexo do que todos nós (sim, somos todos enfermeiros) andamos a fazer pela enfermagem? Crítica fácil, anónima e com escassa participação activa?

3- Em vez de críticas fáceis, não deveríamos ser proactivos?... O próprio título do post se revela incorrecto ("Pedem-se ideias....!!!"). Mas andamos a brincar todos?! O sensacionalismo e anonimato (ou "pseudonimato") só acentuam os problemas...

Relativamente às críticas do Anónimo da 1:31:

1 - Suponho que a sua maturidade profissional não lhe permita uma visão mais alargada do panorama geral. E, se pertence a uma USF ou UCC, leia os documentos existentes no site dos Cuidados de Saúde Primários que identificam os principais problemas referidos pelos profissionais no primeiro ano: E a indefinição do enfermeiro responsável é um dos que aparecem (e, imagine-se referido pelos próprios enfermeiros). Mas se pretende debater esta problemática faça-o de forma correcta... senão, ninguém vai levar a sério.

Não sou um enfermeiro chefe, sou um enfermeiro a contrato que tem experiência das duas realidades...

Com os melhores cumprimentos,
Bruno Batista, Enfermeiro.
 
Boa noite Bruno, valerá a pena dissertar?
 
Ainda para o anónimo das 1:31:

Três "comentários" (a tal verborreia!) para nada acrescentar, a não ser dizer que foi ao dicionário verificar os vocábulos que utilizou. Só por isto já valeu a pena...

Agora lê o anónimo das 3:55 e depara com toda a verdade, em poucas palavras!

Já agora podes ler também o comentário do Bruno Batista. É que ainda há enfermeiros que merecem o título de licenciado. Parabéns Bruno!
 
Depois de uma análise do post e dos comentário aqui registados, deixei de ter dúvidas.

Eu voto Filipe Marcelino!
 
Sr Dr Enfermeiro:

Lá está o Se de novo com a ética à baila!

Se não gosta não coma, deixe comer quem gosta!

Começo a enquadrá-lo no grupo alargado de pessoas que nos tem dirigido nestes últimos anos e que nos conduziram ao que toda a gente sabe.

E sabe porquê Sr. Dr Enfº? Por manifesta falta de ética!

É verdade. A enfermagem ainda percisa de muita ética e pode comprovar isso mesmo pelos comentários aqui descritos, ... e aprovados por Vª Exª.

Eu vou votar numa lista que assegure a manutenção anual do Seminário de Ética. Disso não tenho dúvidas!
 
Lista C.. LOL!!!

Nunca! Só se fosse tolo e masoquista!!
 
CAROS COLEGAS,
SÓ MESMO O ANONIMATO PERMITE AOS COBARDES DIZER TANTAS BABOSEIRAS E DISPARATES. Duvido que cara a cara e em público tivessem a capacidade de o fazer. As novas tecnologias são excelentes mas têm destas coisas. Estou nauseada com o que li... mas aguento bem a náusea e vai passar de certeza.

Aos que defendem as USF, quero deixar a sugestão de proporem aos vossos amigos doutores que vos "compraram" ( e se venderam como judas)que vos deixem gerir as referidas unidades, porque apesar de tudo ainda acredito que vocês fariam melhor trabalho, sem segregação de doentes por exemplo(...)e iriam perceber que o óptimo que recebem são migalhas que os vossos amigos doutores deixam cair para vos calar, como "cães rafeiros" debaixo da mesa...
 
Lista C do Manuel Oliveira e do Filipe Marcelino e Companhia?

Nunca, só se fosse cego
 
Ao anónimo das 10:51: Cuidado não lhe ataque alguma coisa nos olhos então...
 
Livrai-nos de Marcelinos e Marcelinas!
 
IMPORTANTE
Este senhor é só tachos.. Vmer, HUC, Formação, etcc etcc e está à procura de mais um tacho..
Este tipo de pessoas querem açambarcar tudo e por isso é que muitos enfermeiros nunca têm oportunidades.
Eles querem é saber do proprio umbigo e uma vez no poder não vão mudar..
 
Se são precisos 50 milhões de euros para pôr o MDP em marcha, como disse o alemão da Germânia, no Magalhães Lemos na sexta-feira, que não sendo 13 foi de azar para ele, por que razão não se há-de incluir nos culpados de criarem tamanha fraude, para a Classe, que esperava as especialidades fora das escolas.
Mas os professores querem continuar com as pós graduações e investem nos germanos, porque é garantia de sucesso.
Esta o "mãozinhas" vai filtrar depois de ler e saber que há muita gente que vai nas suas cantigas; mas há muita mais, que não vai, como se está a ver no terreno.
BINGO!!!!
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!