quinta-feira, novembro 10, 2011

Saúde XXI


Comments:
Com cortes às cegas na enfermagem!!!

Não interessa a experiência, as formações adquiridas na área, se foi ou não responsável pela integração de novos elementos no serviço, nada!!!

O que interesse é saber se os contratos terminam entre Novembro deste ano e Abril do próximo.

Neste momento, o que vale são os números!!!!

E esses segundo o Ministro da Saúde tem que ser reduzidos drasticamente... nem que para isso se eliminem enfermeiros mais experientes que outros.

Não vivemos num estado Democrático!!!

Vivemos isso sim, numa perfeita Anarquia!!!
 
O correio da manha devia procurar saber o que diz quando fala em metade dos enfermeiros do hospital de Seia. Mas ainda culpo mais os colegas do SEP pela dádiva destes dados. Com sindicatos destes, amigos, prefiro conviver com os meus inimigos, pois assim sei com o que contar.
Saudações Seivicas
 
Eu já recebi a minha carta... 2012 "promete".
 
que idiotice!! os médicos ameaçaram com descukpas furadas, o MS caíu na esparrela, e toca de sacrificar os enfermeiros em prol de andarem mais alguns a amealhar os trocos que tanto enfermeiro havia de alimentar...

palhaçada!!!
Cambada de idiotas!! enerva tranto esta injustiça. que se assemelha cada vez mais, perene! até quando chiça!!?
 
Coloquem mais assistentes operacionais...fazem o mesmo que os enf´s!!!
 
Não se preocupem colegas e, infelizmente, futuros doentes, o trabalho dos enfermeiros aparece sempre feito... Como foi realizado ou se foi mesmo realizado (desde que esteja registado que foi) isso não interessa nada!
Em relação aos médicos, que têm um rácio por mil habitantes superior à média europeia, sim, desses não se observa ninguém a quem não estejam a renovar os contratos, pois é... cada vez mais do mesmo.
No hospital onde exerço funções cada doente internado chega a ter 3, 4 ou mesmo 5 médicos... e, mesmo assim, alguns doentes queixam-se que há dias que não "falaram" ou "viram" nenhum médico.
Coitadinhos dos sôtores, sempre tão cansados e atarefados...
 
E avi prometer aida mais se a lista do manuel oliveira em que se encontra a trupe toda da augusta ganhar. Ai sim 2012 vai ser crise e a solução da Ordem se este senhor ganhar vai ser mais formação e mais enfermeiros para o mercado de trabalho.
 
Uma coisa é certa a actual Ordem dos enfermeiros ( que vai ser a mesma se a lista C, do manuel Oliveira ganhar), nem se manifesta. Dizem os grandes economistas que uma das saidas para a crise é a exportação, assim sendo a actual Ordem em conjunto com as escolas de enfermagem estão a ajudar o esforço nacional pois produzem de forma massiva enfermeiros para exportar. Já viram se o pais exporta-se assim outos bens e produtos, ficavamos de certeza a frente da Alemanha.
 
No Centro Hospitalar BM a dona Nini ou Mimi, desculpem, a Doutora Nini ou Mimi porque ela é advogada ou engenheira, recentemente premiada com o lugar de administradora, decidiu mandar comprar um carro - monovolume? - suficientemente ampla para levar os filhos à escola. Ah! Ia-me esquecendo! Mandou comprar um ai péde, mas o que lhe levaram de 800 euros era fraco e mandou substituir por um de 1200 euros por causa de umas funcionalidades que precisava...
Outro administrador, professor dos liceus, tem um cartão da Galp com plafond que chegou a ultrapassar os mil euros.

Mas é neste mesmo CH que um dos elevadores está avariado, os doentes não fazem os exames porque a maior parte são acamados e não conseguem descer escadas, os tabuleiros das refeições são carregados em braços para cima e para baixo, e os mortos são transportados às costas pela escada.

Não podemos estar satisfeitos com a forma como a saúde (e o país) anda desgovernado. E ainda há quem diga: Greve? Hee... Não estamos em tempo de fazer greves...

OS ENFERMEIROS DEVIAM DESDE JÁ ANUNCIAR À COMUNICAÇÃO SOCIAL QUE ADEREM À GREVE DE DIA 24, COM FORÇA E DETERMINAÇÃO. Não podemos deixar que continue este assalto indecente à Saúde!
 
DE e restantes enfermeiros:

No Centro Hospitalar onde estou foi-nos entregue um documento para assinar onde constam, entre outras barbaridades:

1. Uma pseudo carreira de enfermagem, talvez criada dentro desse centro hospitalar, com uma tipologia de categorias de enfermagem no mínimo ridícula.

2. Um compromisso de desempenho de funções e assumpção de competências que não correspondem ao determinado pelo REPE, que esteja ou não ao gosto de todos, é o que do ponto de vista legal determina o que fazem os enfermeiros. Por isso é que somos obrigados a estar inscritos na ordem, e quando há queixas a Ordem intervém em processos de averiguações.

Será que os sindicatos têm conhecimento desta situação? E a Ordem? E o que achamos todos nós, que estamos a ser tratados como operários em linhas de montagem e sem qualquer hipótese de dar um passo em frente sem que nos ameacem com tudo e mais um par de botas?

Teremos que continuar obrigatoriamente inscritos na Ordem (e assim fazer aquele número lindo dos 75% para o prémio da inclusividade do ICN), ou passamos a reportar aos Conselhos de Administração dos locais de trabalho?

O que é que os candidatos e respectivas listas têm a dizer sobre estas situações?
 
Como é possível a administração do hospital de são joao ainda continuar em funções. O lobie gay do Prof.Antonio Ferreira, o mesmo que queria alimentar os "amigos" Nuno Gama com 1milhão de euros em fardas, e o outro "amigo" Filipe Lá Féria que recebeu 100mil euros por 5 espectáculos que nem 20mil euros renderam à campanha do Joãozinho que é um verdadeiro EMBUSTE!! Ninguem põe mão nisto!?

Sabiam que as Finanças detectaram um buraco de muitos milhões de euros só no primeiro trimestre deste ano no São João. Por isso é que as renovações dos contratos estão sujeitas a avaliação do ministro da saude... é preciso correr com a admnistração do Prof.Ferreira, um verdadeiro Sócrates II!

Tem um gabinete de marketing com 6 pessoas em permanencia, inclusivé uma chefe de protocolo!! E depois não há água engarrafada para os doentes, porque afirmam que poupam 30mil euros por ano... É o degredo total! E a EnfªDirectora é um zero à esquerda! Devia ir tudo para Custoias! Haja coragem para se fazer um auditoria e responsabilizar criminalmente estes gestores e toda a administração... mas enfim, agora são os enfermeiros e outros profissionais a verem os seus contratos não renovados, não se sabe até quando... VERGONHA!!!

Esperamos para ver o e vai acontecer! É preciso denunciar este ESCANDALO!!
 
Enfermagem Primeiro: a candidatura que em momento algum faz referência ao SERVIÇO Nacional de Saúde.

Pudera! Já viram as listas? Cristina Mesquita! Quem a conhece do Curry Cabral, sabe perfeitamente quanto vale esta "personagem"...

Parece que agora está no BES (Espírito Santo Saúde).
Pois bem: tem havido transparência na contratação de enfermeiros para o novo hospital de Loures? Evidentemente que não!
Os enfermeiros que para lá vão estão caladinhos que nem ratos, porque sabem muito bem que a sua ida para lá se deveu exclusivamente ao factor CUNHA. Viva os compadrios!!!

É isto que queremos para a Enfermagem?
 
"Como não podia deixar de ser, os enfermeiros querem sobressair e exibem em primeira linha os seus dotes também de gestores, ou não sejam eles "pau para toda a colher" (estranhamente por vontade própria). "É preciso reduzir 15% nas horas extraordinárias"... todos os outros fogem, escondem-se, fingem-se surdos, cegos e mudos, tentam passar despercebidos para não pagarem a fatura da crise, mas os enfermeiros não, os enfermeiros, solidários como sempre, dão um passo em frente e reduzem, não 15%, mas ainda mais que isso, enquanto os outros esfregam as mãos... se os enfermeiros pagarem a totalidade da fatura, não sobra nada para eles. Pergunto eu se nós não pagámos já o suficiente da fatura ao longo de todos estes anos em que não estamos a ser remunerados de acordo como o nosso grau académico (ainda não descobri se isso não será inconstitucional). É claro que as competências de gestão dos nossos superiores hierárquicos são do mais avançado que existe... é preciso economizar? Corta-se, reduz-se! Eficiência? O que é isso? Se em vez de 5 enfermeiros por turno tivermos só 3, estamos a economizar... quem disse que economizar é difícil?! Depois na próxima reunião de administração já me posso gabar que consegui reduzir mais de 30% nas horas dos enfermeiros, ficando bem visto à custa de escravizar os meus subalternos (colocando em risco da segurança dos doentes) e garantindo o meu lugarzinho na instituição."

in http://esseenfermeiroe.blogspot.com/2011/10/gestao.html
 
A greve não é chegar ao hospital e assegurar só os serviços mínimos... A greve é ir ao hospital, marcar presença e sair para a porta do hospital sem fazer nada (absolutamente nada) durante o turno... Experimentemos isso... Bastava ameaçar de fazer isso para nos darem valor...
 
Como é possível a administração do hospital de são joao ainda continuar em funções. O lobie gay do Prof.Antonio Ferreira, o mesmo que queria alimentar os "amigos" Nuno Gama com 1milhão de euros em fardas, e o outro "amigo" Filipe Lá Féria que recebeu 100mil euros por 5 espectáculos que nem 20mil euros renderam à campanha do Joãozinho que é um verdadeiro EMBUSTE!! Ninguem põe mão nisto!?

Sabiam que as Finanças detectaram um buraco de muitos milhões de euros só no primeiro trimestre deste ano no São João. Por isso é que as renovações dos contratos estão sujeitas a avaliação do ministro da saude... é preciso correr com a admnistração do Prof.Ferreira, um verdadeiro Sócrates II!

Tem um gabinete de marketing com 6 pessoas em permanencia, inclusivé uma chefe de protocolo!! E depois não há água engarrafada para os doentes, porque afirmam que poupam 30mil euros por ano... É o degredo total! E a EnfªDirectora é um zero à esquerda! Devia ir tudo para Custoias! Haja coragem para se fazer um auditoria e responsabilizar criminalmente estes gestores e toda a administração... mas enfim, agora são os enfermeiros e outros profissionais a verem os seus contratos não renovados, não se sabe até quando... VERGONHA!!!

Esperamos para ver o e vai acontecer! É preciso denunciar este ESCANDALO!!
 
Realmente a administração do ferreira no s.joão é vergonhosa, ainda não sei como este governo que diz quer colocar as contas do estado em dia deixa estes administradores em funções. É mesmo vergonhoso.
 
Pois existe um centro de saúde que tem 14 médicos e alguns com exclusividade e o rácio é de 1456 utentes por medico.

Enfermeiros são 11 e o rácio é de
1850 utentes por enf. e está em risco de não renovar dois contratos ficando 9 enf.

E há falta de médicos e excesso de enfermeiros !!!!!!!!!!!!!!!!!

micas
 
Colegas acho que esta situação é um atentado à Enfermagem.
Todos os enfermeiros se deviam aliar a estes colegas e fazerem greve sem termo até que fossem renovados estes contratos e repostos os direitos em atraso à toda a classe.
Chega de ver o desperdício existente provocado por algumas classes pouco produtivas e nós enfermeiros a pagar a factura.
Maria, Porto
 
Um enfermeiro vale por dois

Acabei de assegurar um turno num serviço onde as horas de cuidados necessárias para o grupo de doentes que me foi atribuído excedeu as 50.

pergunta:
- O que é que isto significa?

resposta:
- Significa que, assim sem ter em conta que de noite os doentes precisam de menos horas de cuidados de enfermagem, 50 a dividir por 3 (3 turnos durante o dia), dá 16 horas e picos. Como o meu turno teve 8 horas, das quais duas meias horas foram para passar ocorrências e 30 minutos para jantar, me sobraram 6 horas e meia, eu trabalhei por dois enfermeiros e meio. Ou seja, faria supostamente o trabalho que deveria ser feito por mais um enfermeiro e meio.

A futura Ordem tenciona intervir ACTIVAMENTE neste tipo de problemas?
 
"Coloquem mais assistentes operacionais...fazem o mesmo que os enf´s!!!”

enfim, mais um parvalhão que vem meter o bedelho num blog de enfermeiros, para se sentir melhor com a sua patética existência... enfim..
 
Será que os administradores, os que só trataram da sua saúde, são amigos do Ministro da Saúde, como é o Capelas e o Igrejas do Centro hospitalar do Nordeste.
 
Até já assistentes operacionais vêm meter a colherada! Oh santo deus, dá-nos paciência!! Afinal tudo tem inveja dos enfermeiros, tudo anda mortinho por dar mais umas dentadas!!
 
Sr. Ministro da Saúde, ponha “ordem na casa” pela nossa saúde! Face às notícias sucessivas que têm vindo a público sobre a não renovação dos contratos de trabalho de enfermeiros, de norte a sul do país, a Candidatura à Ordem dos Enfermeiros – Pela ENFERMAGEM, Um COMPROMISSO – manifesta publicamente a sua indignação face à séria ameaça à segurança e qualidade dos cuidados de enfermagem prestados em Portugal. Como se já não bastasse o desemprego e a desregulação laboral existentes e crescentes que, na nossa opinião, são injustificáveis e paradoxais, considerando o deficit de enfermeiros nas instituições de saúde, esta medida, que decorre do cumprimento burocrático, moroso e insensível do Despacho 12083/2011, de 15 de Setembro, dos Ministérios das Finanças e da Saúde, ...... Alertamos para o perigo à saúde pública que decorre do agravamento do deficit crónico de enfermeiros nas instituições de saúde, da instabilidade nas equipas de enfermagem e na sua organização, e que porão definitivamente em causa a acessibilidade aos cuidados de enfermagem, com consequentes prejuízos para o estado de saúde dos nossos cidadãos. Assim, Sr. Ministro da Saúde, exigimos que com urgência ponha “ordem na casa” pela nossa saúde! Os enfermeiros não são “material descartável” que se usa e deita fora, numa manifestação clara de insensibilidade e desaproveitamento das suas competências profissionais, nem facilmente substituíveis pela complexidade e imprescindibilidade dos cuidados que prestamos. Somos, também, pessoas que sentem e vivem e que merecemos ser respeitados na nossa dignidade pessoal e profissional. A angústia e incerteza permanentes que decorrem da decisão de renovação ou não de um contrato, têm reflexos directos na nossa saúde mental, que deverá ser promovida a bem do nosso exercício profissional e bem estar pessoal. Fundamentada pela evidência científica, está demonstrada haver uma correlação entre a dotação (número de profissionais e suas competências), a qualidade dos cuidados e ganhos em saúde. O Conselho Internacional de Enfermeiros, em 2006, refere, com base num amplo estudo efectuado por vários autores sobre doentes submetidos a cirurgia, que a cada doente adicional por enfermeiro com uma carga de quatro doentes, estava associado um aumento de 7% na probabilidade de morte no intervalo de 30 dias após a admissão. Segundo a mesma fonte, um outro estudo confirmou que as dotações adequadas estão associadas a uma menor mortalidade dos doentes internados e a estadias mais curtas nos hospitais. Inferindo que “dotações seguras, salvam vidas”, conclui-se que a adequada e estável dotação de enfermeiros nas instituições de saúde são condição para promover a melhoria contínua da qualidade dos cuidados e factor decisivo para a gestão eficiente das organizações de saúde, garantindo assim a sua sustentabilidade financeira. Assim, o investimento em enfermeiros nas organizações de saúde, pelo seu custo-efectividade, deverá ser entendido como investimento em potenciais ganhos em saúde e não como um custo a ser minimizado. Decorrente do conhecimento e acompanhamento que temos efectuado no âmbito da implementação das várias reformas em curso, observamos que as necessidades em enfermeiros estão identificadas e que a sua admissão e estabilidade laboral serão factores decisivos para a continuidade e sucesso das mesmas, nomeadamente nos Cuidados de Saúde Primários e Cuidados Continuados, assim como para todo o Serviço Nacional de Saúde. Ao abrigo de uma política de “cortes cegos”, que não considera atempadamente as especificidades de cada instituição e as reais necessidades em cuidados das populações ........
Manuel Oliveira, Enf.º Candidato a Bastonário da OE
 
Caros colegas, li os vossos comentários e de facto reconheço-me neles, independentemente do factor geográfico, reconheço-me neles.
Na minha opinião, a solução não passa por greves em que as coisas acabam por ser feitas e o sentimento de frustração que nos assola depois de um dia destes é evidente.
Passa, isso sim, por criarmos uma Ordem unificadora, aglutinadora dos Enfermeiros, que tenha determinismo na defesa dos Enfermeiros e consequentemente na qualidade dos cuidados, seu objectivo máximo. Mas para tal, preceisa ser representativa, precisa ter o apoio dos enfermeiros, precisa ser forte, precisa de mostrar que independentemente de quem votámos, TODOS votámos, é aí que a OE vai buscar essa força.
O meu conselho caros colegas, é que votemos, votemos em massa, mostremos a nossa força, a união, a coesão que existe em nós.
Comecemos por nos respeitar entre nós, só assim conseguiremos o respeito da opinião pública.
Só assim teremos força.
 
O lobby gay também está na Ordem, olhem para Agt.... Ah... e no S:E:P: também, vejam a GS...
 
"O meu conselho caros colegas, é que votemos, votemos em massa, mostremos a nossa força, a união, a coesão que existe em nós.
Comecemos por nos respeitar entre nós, só assim conseguiremos o respeito da opinião pública.
Só assim teremos força". (an. 8:08)

É esta força que é preciso ouvir em voz alta e repetidamente. Não nos servem as palavras de desânimo e de agressão dentro da classe. Repitam aquelas palavras 60.000 vezes.

Obrigada caro anónimo.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!