quinta-feira, dezembro 08, 2011

Entrevistas com candidatos a Bastonário da OE

É possível assistir aqui a entrevistas com os vários candidatos a Bastonário da Ordem dos Enfermeiros, a versar sobre diversos temas.

Comments:
Mas a Lista B tem candidata a Bastonária? Realmente a TV Enfermagem prima pela independência e pelo rigor jornalístico...!!! Agora se percebe o favorecimento que sempre deram à lista B e à sua candidata. Num dia recebemos um mail do info@mudaroe.com sobre o pré-hospitalar, e passadas umas horas aparece a entrevista na TV Enfermagem. Conluio?? Nãããoõo.... A ex-candidata é notificada da não aceitação da sua candidatura e logo nesse dia tem direito a um tempo de antena no mínimo suspeito... Mesmo sabendo que ela não é candidata foram sempre dando cobertura e tratamento como se fosse. Ao menos que assumissem os conflitos de interesse que têm, para que os enfermeiros saibam ao que vem o projecto TV Enfermagem.
 
Por acaso tb reparei nisso da Ana Rita. Para mim a tv enfermagem, outrora insuspeita tem perdido o valor. Estes timings são muito esquisitos. Estou em crer que depois das eleições o projecto vai lentamente por água abaixo...
 
A candidata da lista A era uma das candidtas mais frontais que poderia fazer aluma coisa pelos enfermeiros. As outras são continuação do mesmo, sob várias roupagens para enganar as más línguas que estão sempre dispostas a falar mal dos colegas ...
 
Claro que o projecto da TV Enfermagem vai por água abaixo depois das eleições! Especialmente se tiver colegas como os 2 senhores anónimos, refastelados no sofá, que em vez de se voluntariarem e colaborarem com esta organização na divulgação da Profissão à sociedade e aos colegas, prefiram antes dizer mal e escarnecer mas contribuir com zero!

Os timings meus amigos, e fala quem não pertence à TVEnf (mas que conhece as dinâmicas do meio) têm que ver com critérios de noticiabilidade - actualidade, controvérsia, periodicidade...etc etc.

é fácil: ora se o assunto da Ana Rita era extremamente controverso, provavelmente era mais passível de ser noticiado e de forma mais imediata.

Por outro lado, se olharmos bem, provavelmente a Ana Rita reconheceu na TV Enfermagem o que os outros candidatos não reconheceram: a possibilidade de ter exposição e mediatização, DESDE QUE, como se fazem aos jornalistas, CONTACTASSE COM ELES E DESSE CONHECIMENTO DO QUE SE PASSAVA.

SAIBAM AS MÁS LÍNGUAS, POR ISSO, que a TV Enf é um canal de televisão com um forte componente jornalístico, isto é, correm atrás das notícias e têm a mesma postura que os media:

QUEM QUER SER NOTÍCIA, TEM DE DISPOR DE MEIOS ARTICULADOS DE CONTACTO COM OS MEDIA, QUE DÊ A CONHECER COM FREQUÊNCIA O QUE FAZEM E ESTEJA DISPONÍVEL PARA PRESTAR DECLARAÇÕES A QUALQUER HORA.

QUEM NÃO QUER, NÃO SE IMPORTA COM ASPECTOS COMO AVISAR OS MEDIA COM ANTECEDÊNCIA ("ah eu ligo para o jornal no dia anterior...") e NÃO ESTABELECE CONTACTOS DURADOUROS COM OS MESMOS - ALGO QUE SE VIU NA MAIORIA DAS CANDIDATURAS.

FINALIZO: a tv enfermagem é um EXCELENTE meio de divulgação dos saberes profissionais a toda a sociedade. Tem um handicap: funciona como a Enfermagem, isto é, depende de todos os Enfermeiros. E sim, irá afundar, se em vez de enviar para lá e-mails com histórias passiveis de reportagem, propostas de formação ou ideias para serem divulgadas, venha em vez disso a um blogue como anónimo e queira destruir o que, ignorantemente, é o que está a ajudar bastante a profissão a afirmar-se.

Continuem assim srs anónimos, parabéns!
 
Estou cada vez mais revoltado com a enfermagem e com a maneira indecente como os enfermeiros se aproveitam do sistema. Trabalho num serviço onde mais de metade dos enfermeiros acumulam 3 empregos (antigamente falava-se em dudlpo...). Andam cansados e estão-se a c...r para os doentes. Ao chefe não é reconhecida qualquer autoridade: fala fala e todos acenam que sim, mas nas costas dele fazem como querem e mal. Nas manhãs e sempre que o nº de horas de cuidados de enfermagem necessárias por enfermeiro ronda ali as 40h, o chefe põe sistematicamente de fora um elemento para fazer relatórios de tudo e mais alguma coisa. Os enfermeiros continuam a pertencer a tudo menos ao que interessa diretamente ao doente: comissões de quedas com as grades das camas avariadas; comissões da lavagem das mãos sem lavatórios em grandes áreas dos serviços; comissões de dor sem validação real da veracidade dos dados obtidos pela suposta aplicação das escalas; comissões das feridas com os serviços a terem cada vez mais doentes a escariar como há anos atrás; tudo o que afaste dos doentes é extremamente valorizado e dá STATUS. Os enfermeiros conseguiram finalmente criar o BIG BROTHER da enfermagem, com o sistema de auditorias, que deve visar apenas papelada e lixadela aos enfermeiros quando forem avaliados: desde quando um enfermeiro que vai realizar uma algaliação tem que ser observado por um colega no procedimento? Isto é ético? Andamos todos a desconfiar uns dos outros? Ou isto dá dinheiro a alguém? O médico quando vai colocar um catéter central tem lá um colega de papel na mão a fiscalizar todos os passos?
E as normas? Os manuais que parecem listas telefónicas, com normas que são nada mais nada menos que cópias dos conteúdos das aulas do curso mais básico de enfermagem? Andam enfermeiros a fazer gruponhos de m....a para fazerem uma norma da aspiração de secreções, quando só é enfermeiro quem provou que o sabe fazer no curso (se não o faz correctamente é porque não quer ou não se importa).
A enfermagem está a tornar-se uma profissão suja, conspurcada e cheia de manias. Estamos numa espiral perigosa que embora aparente um crescimento próprio, está a por em risco os cuidados que poderiam ser prestados aos doentes.

Espero sinceramente que seja quem for que ganhe as eleições para a Ordem, reflita sobre o estado a que as coisas estão a chegar e crie mecanismos que recanalizem a inteligência, esforço e vontade dos enfermeiros para cuidados de qualidade junto dos doentes; que acabe com o trabalho de bastidores que não serve senão para andarem de pastinhas na mão a passear pelos serviços e a determinar como objectivos a redução da incidência de escaras em 25% quando estando junto das pessoas seria justo que nenhum cidadão que recorresse a um serviço de saúde lá contraisse uma infecção ou uma escara. Isso resolvesse no trabalho directo e não em comissões de treta.
 
Então o debate com os 4 candidatos a bastonário já estava marcado há tanto tempo e não houve cobertura da TV Enfermagem?

Não estava lá a mais mediática ex-candidata....

Senão eles estavam lá....

Desde quando é necessário avisar os media quando é um debate tão importante para a Enfermagem e já estava marcado há tanto tempo?

Não devia ser a tv enfermagem a procurar a notícia que interessa aos enfermeiros?

Espero que não se torne uma TVI enfermagem!
 
CONCORDO EM ABSOLUTO COM O ANONIMO DAS 5:08pm; Quase diria que parecem os HUC

Esperem pela bolada do novo enfº diretor dos HUC no que a papeis e big brother toca!!!!

Ele tb está na lista C!!! Claro!!!!

Preparem-se para a papelada nem que para isso apenas 4 enfermeiros façam o trabalho de 6!!! O que interessa é a fachada dos numeros e dos indicadores da treta que na sua maioria são todos forjados!!!
 
A TV Enfermagem nasceu da ideia de colegas da Urgência do Santa Maria. Parece uma ideia interessante, mas ao mesmo tempo dúbia:
- os vídeos sobre temas de saúde são primitivos;
- os noticiários são enfandonhos (apesar do esforço da Mónica);
- estas esntrevistas aos candidatos, parecem o "tempo de antena" do partico comunista português;

E sim, parece haver uma simpatia com a lista da Ana Rita.

O debate do dia 7 era a grande oportunidade da TV Enfemragem brilhar. Foi por água abaixo!

Sugiro agora que façam uma entrevista ao Enf. Chefe do Serviço de Urgência do Santa Maria, onde abordem o tema "o líder tirano"
:)
 
Anónimo das 7:30 pm disse:

"Não devia ser a tv enfermagem a procurar a notícia que interessa aos enfermeiros?"

NÃO. Por mais que os enfermeiros gostassem que isso acontecesse, e sabendo a baixa visibilidade destes profissionais e indices de noticiabilidade, a verdade é que os media não estão de "perna aberta" para quem quer que seja. Quem quer ser notícia tem de procurar sê-lo. Por esta atitude do "eles vêm até nós" é que a Enfermagem nunca é noticia!!! ah, e o debate NÃO ESTAVA MARCADO ASSIM HÁ TANTO TEMPO... QUASE NINGUÉM SABIA DELE...

E digo isto como um colega que está fora de toda e qualquer organização!!! Sejam inteligentes e pró-activos e não saibam apenas dizer mal!!!
 
tanta dor de cotovelo da tv enfermagem... santo Deus!
 
ABAIXO A TV ENFERMAGEM!!!!!!!!!
 
está bonito está ...

"- os vídeos sobre temas de saúde são primitivos;
- os noticiários são enfandonhos (apesar do esforço da Mónica);
- estas esntrevistas aos candidatos, parecem o "tempo de antena" do partico comunista português;

E sim, parece haver uma simpatia com a lista da Ana Rita.

O debate do dia 7 era a grande oportunidade da TV Enfemragem brilhar. Foi por água abaixo!"

Fala um colaborador da TV Enf:

Colaborei com este projecto, voluntariamente, pois além de ser uma área inovadora e fundamental para a profissão, não sou só movido a dinheiro. Eu explico. A TV Enf funciona com os contributos de quem os quer dar, está aberta a todas as participações, mas não paga. "ah que chatice... não pagam, então é que nao faço nada!"
Esta é a mesquinha mentalidade do Enf Português. Não contente, "ainda venho para aqui dizer mal do que os outros andam a tentar construir." Boa!

Meus Senhores, não gostam dos conteúdos simples? produzam-nos mais complexos e enviem-nos para lá.

"OS noticiários são enfadonhos." Ai são? Então porque não produz noticias passiveis de reportagens interessantes? É um profissional sem qualquer interesse, não é?

"As entrevistas aos candidatos parecem o partido comunista." Pois é, mas só temos este partido, que se chama OE, ao contrário de "outras" eleiçoes quem que só havia uma lista para votar.

FELIZMENTE, neste mandato, houve graças à TV ENF contributos e informação suficiente que permititsse decidir em quem votar, o que NUNCA aconteceu antes! Todos os candidatos foram obrigados a exercer, perante os seus pares, o dever de informação sobre o que pretendem fazer. Agora só nao escolhe quem nao quer!

"O debate do dia 7 era a grande oportunidade da TV Enfemragem brilhar. Foi por água abaixo" POIS FOI. QUANDO NÃO SE CONVIDAM OS MEDIA A DIVULGAR UM DEBATE, OS MEDIA NÃO PODEM APARECER. É ASSIM QUE FUNCIONA, OS ORGANIZADORES QUE TIVESSEM PENSADO NISSO!

Dizer mal é fácil, ser interessante, motivado e apresentar (e executar) propostas concretas é que é pior, NÃO É?

E aos senhores que aqui vÊm fazer contra-informação, dediquem-se à pesca! Os Enfermeiros Portugueses, inteligentes e empreendedores como os conheço, sabem perfeitamente que esta é, cada vez mais, uma forma de evitar o abismo! Saiba a sociedade o que fazemos e a sua importância para eles, melhores serão as condições para os profissionais e para os utentes!
 
SUBSCREVO NA INTEGRA O COMENTÁRIO DO COLEGA DAS 5.08.
SEM DÚVIDA O DESCRITO É A REALIDADE ACTUAL DA ENFERMAGEM PORTUGUESA.
CENTREM-SE MAIS NO DOENTE E DESTA FORMA TALVEZ HAJA RECONHECIMENTO.
 
Por água a baixo vai TV enfermagem; Dr. enfermeiro e forum enfermagem.
Pois todos os projectos colocados ao serviço de interesses têm os dis contados.
 
"Por água a baixo vai TV enfermagem; Dr. enfermeiro e forum enfermagem.
Pois todos os projectos colocados ao serviço de interesses têm os dis contados."

Bílis.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!