sábado, dezembro 24, 2011

Feliz Natal...


... a todos sem excepção, com um cumprimento muito especial a todos os que se encontrarão(am) escalados/de serviço.

Comments:
Vi com atenção o contributo do nosso bastonário na conferência realizada pelo Fórum Enfermagem:
http://www.tvenfermagem.com/tv/index.php?option=com_content&view=article&id=618%3Aforumenfermagem-empreendedorismo-e-emigracao-313&catid=109%3Apalestras-empreendedorismo&Itemid=82

Antes de opinar, faço uma declaração de interesses: não votei no Germano Couto, mas reconheço-lhe legitimidade para nos “governar”, pois foi o vencedor das eleições.

Quanto ao seu discurso:
- começou por dizer que quando acabou o curso, é que isto era bom; havia emprego para todos; era o tempo das vacas gordas;
- reconhece que há um desajustamento entre políticas formaticas e mercado de emprego; diz que a Ordem se tem preocupado com o assunto; aceito isso, mas o que contam são os resultados; portanto, se neste momento vivemos uma situação má, é preciso apurar responsabilidades;
- diz que o SNS é ineficiente; poderia haver melhor aproveitamento das capacidades dos enfermeiros; estou de acordo;
- refere a situação algo incompreensível que se vive na saúde materna; temos médicos obstetras a mais e podíamos rentabilizar melhor os enfermeiros obstetras; concordo, mas não nos esqueçamos de onde fazem a vigilância da gravidez, as enfermeiras: preferem os obstetras ou recorrem aos seus colegas especialistas? Até o facto de o Enf. Germano ter esta especialidade, mas ser chefe de carreira, e ter leccionado nalgumas escolas, faz-nos pensar sobre os zigue-zagues que existem na nossa profissão…
- a frase “não dependemos de ninguém” pode ser perigosa; eu prefiro discursos mais moderados, seja pelo impacto que têm na opinião pública, seja porque os enfermeiros têm de perceber uma coisa: jamais conseguirão progredir em termos de relevo profissional, seguindo o caminho da crispação para com outras profissões da saúde, particularmente, com os médicos;
- aos 15 minutos fala-se em empreendedorismo; mas os exemplo que surgem à cabeça, são o Fórum Enfermagem e a TV Enfermagem. Desculpem, mas há aqui uma enorme confusão de conceitos! A frase “não devemos estar à espera que nos venham bater à porta” pode ser facilmente aniquilada por uma outra “senhores enfermeiros docentes: parem de formar enfermeiros em barda”.
- já no final, insiste-se na ideia de que somos dos mais bem reconhecidos a nível mundial; isso é falso; a nossa formação pode até nem ser má do ponto de vista teórico, mas a receptividade que temos tido em países como a Inglaterra, França, Suiça abrandará/terminará no dia em que as necessidades deles estiverem supridas; foi sempre assim com a emigração dos portugueses desde os anos 60! Dizer que os enfermeiros portugueses são bons no “improviso” parece-me contraditório face a essa excelência formativa que alguns dizem que se pratica em Portugal. Em que ficamos?
- falar da emigração, usando a palavra “exportar”, é no mínimo, de muito mau gosto;
 
Feliz natal, um abraço de Seia
João Coelho
 
DE, um forte abraço.

FELIZ NATAL
 
Um Feliz Natal...
Com Saúde e muitas prendinhas...
 
Feliz Natal amigo :)
 
Cumprimento especial de Natal ao DE.
 
Um Feliz Natal...gostei da mensagem e, em particular, da resalva para quem está a assegurar os turnos nesta epoca especial! Espero que o pai natal lhe traga de prenda muita energia e sapiencia para manter o nivel a que nos habituou..parabéns pela visibilidade e coragem nos contributos.
 
Feliz Natal...
Abraço
 
Tenho seguido com atenção a greve dos doutores médicos às horas extraordinárias, gostaria de saber agora porque é que nada foi dito em relação aos enfermeiros já que também vamos ser afectados, parece doutor enfermeiro que começa/termina o ano mal, ou será que ainda está a festejar a vitória…….já que nada disse sobre a reunião de hoje (e não diga que não se sabe nada) o carlos arroz entre amigos já foi dizendo “desta já nos livramos os outros (enfermeiros) que façam as horas a metade do preço, já estão habituados a serem comido, agora vamos estar calados pois anda tudo distraído com o natal e nem vão perceber que não vamos sofrer cortes, a greve ainda vou ver que vou fazer pois até dá jeito…” e mais não digo, aguardo a sua informação doutor enfermeiro.
 
Interessante que a ordem dos médicos não diga porque desconvocou a greve....
 
Bom Natal enfermeiro Mauro.

“manter o país a funcionar”?! Eh lá?!
Somos só enfermeiros.
E mesmo se olharmos para aquilo que fazemos, é falso dizer que estamos 24 horas sobre 24 horas junto dos doentes. Como sabe, isso é tecnicamente impossível (veja o caso das enfermarias com 2 enfermeiros para 30 doentes) e mesmo que se compreenda (e se aceite) essa afirmação, ela é válida para outros profissionais de saúde.
No dia em que os cidadãos se aperceberem que muito do dinheiro dos seus impostos serviu para pagar aos enfermeiros que vão dormir para o hospital (turno da noite), toda a classe vai corar! Não basta falar mal dos médicos…

Li o seu comentário no pos´t de dia 14 (Blogue Cogitare; Actos de Enfermagem terão taxa moderadora) e partilho de algumas coisas que diz. Mas tenho uma dúvida: a lista A, seja pelo que afirma o agora Bastonário, seja por exemplo, pelo modo como no blogue Dr. Enfermeiro (12/21/2011 01:24:00 AM) foi publicada essa notícia, encara as coisas de modo diferente. Aliás, até neste blogue, o pos´t anterior (Custos e mais Custos...) retrata isso mesmo. Ou estarei enganado?
 
Votos de Boas Festas, Doutor Enfermeiro.

Aquilo a que chamou vitória “em pleno”, afinal não foi bem assim:

- Açores (MAG): 17 votos;
- Açores (CDR): 1 voto;
- Açores (CJR): 5 votos;
- Açores (CFR): 2 votos;
- Açores (CER): 6 votos;

- Secção Regional do Sul (CDR): 23 votos;
- Secção Regional do Sul (CFR): 24 votos;
- Secção Regional do Sul (CER): 35 votos;

É certo que por um voto se perde, e por um voto se ganha, mas fica bem demonstrado que não foi uma vitória convincente…
 
Feliz natal aos Enfermeiros que trabalharam e irão trabalhar nas Festas!
Feliz Natal à Enfermagem!
Feliz Natal, DE!!
 
A minha opinião neste triste Natal para todos, excepto para os médicos:


Mais uma vez a Ordem dos Enfermeiros, como é sua regra, ficou parada a "olhar o comboio passar". E isto porquê? Porque nesta semana os Sindicatos dos médicos, através de uma ameaça de greve para o próximo mês devido a mudanças no Orçamento de Estado de 2012, conseguiu trazer mudanças. E nós enfermagem, representada pela Ordem e Sindicatos o que têm feito em prol dos enfermeiros, da enfermagem e sua carreira? Nada.

Os médicos, com apenas uma ameaça de greve conseguiram o que queriam, e passo a citar: "o trabalho que era chamado extraordinário e que nada tinha de extraordinário [os médicos estão obrigados a 12 horas de trabalho suplementar por semana nas urgências] seja integrado no vencimento", ou seja, aquilo que o Governo queria retirar, vai ser integrado no seu vencimento.

A somar, os sindicatos ainda conseguiram, e passo a citar: "a negociação dos acordos colectivos de trabalho, as grelhas salariais e a concretização das 40 horas de trabalho". Estas medidas vão ser discutidas no próximo mês, ou seja, em 2012, ano muito difícil em termos nacionais onde ninguém pode pedir mais - mas os médicos conseguem.
Os médicos unem-se, lutam e conseguem o que querem. E os enfermeiros? Representam o que há de pior nos portugueses: preguiçosos, comodistas, mesquinhos e sem tempo para lutar, porque preferem despender o seu tempo para ir ao café beber a bica ou passar metade do turno de trabalho a falar mal da colega.

E os enfermeiros/as portugueses/as não merecem isto!
 
Caro Dr Enf, já o sigo há vários anos, com interesse e porque rompeu com a forma retrógada como a nossa profissão foi conduzida ao longo dos últimos 20 anos. Existiu uma subida do reconhecimento académico sem a preocupação de uma sustentabilidade científica por trás. Já expus no seu blog a minha visão desta situação por diversas vezes tendo sido agraciado com a exposição de um dos meus comentários pelo Dr Enf., gostaria de ver mudanças profundas na enfermagem, mas tal será dificil, nos p´roximos anos. Uma que penso seria importante seria a integração das escolas de enfermagem nas universidades, é de crucial importância, para o sustentar de apoio da investigação universitário para o desenvolvimento da Enfermagem. Obrigado
 
Agora que o Belmiro é director param o blogue? Parece
 
o HOSPITAL DE AVEIRO parece que está a cometer uma ilegalidade a pagar aos enfs chefes um acréscimo remuneratório que o OE proíbe!!!

Alguém pode clarificar???
 
Ó Sr. Enfermeiro, o ilustre Germano já deu um ar da sua graça na Sic
http://www.ordemenfermeiros.pt/comunicacao/Paginas/EnfGermanoCoutoSICNoticias27Dez2011.aspx
 
Ao anónimo das 2:48 PM que disse:
"Ó Sr. Enfermeiro, o ilustre Germano já deu um ar da sua graça na Sic
http://www.ordemenfermeiros.pt/comunicacao/Paginas/EnfGermanoCoutoSICNoticias27Dez2011.aspx"

O srº enfermeiro, já que fez referencia a este aparecimento do futuro bastonário, ficava-lhe bem opinar sobre o desempenho deste.
Notou diferenças ? Dignificou a Enfermagem?
Pessoalmente acho que os Enfermeiros podem estar aliviados, pois parece que não vamos ter que ficar envergonhados sempre que o nosso Bastonário tiver tempo de antena. Soube capitalizar o tempo que teve para colocar os assuntos (revista de emprensa) na optica dos enfermeiros.
 
os enfermeiros trabalham mais que 35 horas por semana há séculos!!! Ficam é com as horas em débito para serem pagas quando...enfim!

Os médioos integram o que trabalham a mais no vencimento!

Quando acabam as regalias dos oncologicos do ipo que não são mais que os outros serviços oncologicos fora de lá???

Quando é que os bachareis são diferentes em remuneração dos licenciados????


quando é que nós vamos ter alguém que nos represente quando alguma lei aparece???

QUANDO É QUE CRESCEMOS E APARECEMOS????

Enfº diretor com 5 mil euros????
 
O Enf Marques lá recebeu o pagamento de um lugar do CA dso HUC!!!
Pena o Marcelino não ter ganho a SRC mas o lugar de adjunto já tava assegurado!!!
Isto éra o que se chamava Ordem e Hospital, a quem me queixo???
 
O Enf Marques lá recebeu o pagamento de um lugar do CA dso HUC!!!
Pena o Marcelino não ter ganho a SRC mas o lugar de adjunto já tava assegurado!!!
Isto éra o que se chamava Ordem e Hospital, a quem me queixo???
 
O enf.Germano esteve muito bem na SIC- gostei ,têm presença representou bem a classe-flor
 
Anónimo 3:31

Em que parte do texto que referiu viu escrito enfermeiros?

Para todos os que trabalham no Natal e nestas festividades... inclui todos e não só os enfermeiros.

Bom ano para si também... ah... e pluralidade de opiniões é bom... não sabia?
 
De facto, Sempre tão actuante o nosso DE está perder gás. Nem um comentário ao nosso líder... Por exemplo, podia explicar-nos o que é falsa urgência. Visto pelo cidadão ou por dentro do sistema, dos que estão instalados?
 
O Bastonário Eleito já começou a trabalhar.

No Expresso de 30/12 já brilha.

BOM TRABALHO.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!