quarta-feira, dezembro 21, 2011

Financiamento com base no exercício da Enfermagem


Um sistema de saúde pode mudar de uma forma muito substancial pelo simples facto de ser alterado a estrutura do seu financiamento (neste caso, incluir a actividade dos Enfermeiros). 
Este passo pode ser o impulso para a reconfiguração da matriz financeira do nosso sistema. Seria uma das maiores vitórias de sempre da Enfermagem! As consequências seriam inumeráveis...

Comments:
Caro Dr Enf concordo com esta medida, e penso que é a demonstração da necessidade dos Enfermeiros nos cuidados primários e secundários. Por outro lado pergunto se a mesma será, na prática, um impulso para mudança no sector privado esse sim a necessitar de mudança em relaç~~ao ao pagamento dos actos de Enfermagem.
 
Dar visibilidade ao valor dos cuidados de enfermagem e integralo nos processos de financiamento das organizações é justo, importante e necessário.
Colocar os cidadãos a pagar esses cuidados é imoral, injusto e prejudica o acesso aos cuidados de enfermagem e a própria profissão.
O branqueamento destas políticas é muito nefasto para a enfermagem para o cidadão e para o SNS, não compreendo a satisfação de enfermeiros com a penalização das pessoas que necessitam de cuidados de enfermagem. Deste valor nenhum chegará aos enfermeiros.
Aqui se inicia o pagamento da factura de Germano Couto para com o PSD.
Que mais nos espera?
 
QUE SOCIEDADE SEM VALORES.QUE DECLARAÇÃO CABAL, DO EGOÍSMO EXIBICIONISMO,E GANANCIA DE UMA CLASSE QUE NÃO SE VALORIZA PELA MAIS VALIA QUE OFERECE À POPULAÇÃO,MAS PELO QUE COBRA A ESSA MESMA POPULAÇÃO.SÃO ESTAS AS PIORES DITADURAS DA HUMANIDADE,OU SEJA AQUELAS QUE DERIVAM DA USURPAÇÃO DE UMA CLASSE,E DOS SEUS SERVIÇOS SOBRE AS NECESSIDADES DE SAÚDE DE UMA POPULAÇÃO QUE NA SUA GRANDE MAIORIA VIVE A BAIXO DO LIMIAR DE POBREZA.É PARA ESTAS IDEOLOGIAS DE CABARÉ QUE NÓS SOMOS ENFERMEIROS ? PARA COMPACTUARMOS COM O ASSALTO VEXATÓRIO E HUMILHANTE SOBRE PESSOAS DO NOSSO PORTUGAL.QUE MENTES PROSTITUÍDAS QUE VENDEM A DIGNIDADE E ÉTICA DE UMA PROFISSÃO EM PROL DE UNS REIS DE MEL COADO.ESTOU ESTUPEFACTO COM O QUE OUVI HOJE NA SIC PELA BOCA DE UMA COLEGA QUE CONCORDAVA COM A COBRANÇA DESTAS TAXAS,DESCULPEM ROUBO À POPULAÇÃO,(ATENÇÃO QUE NÃO SOU DE ESQUERDA E HÁ MUITOS ANOS QUE VOTO EM BRANCO).É POR ESTAS E POR OUTRAS QUE EU COMO ENFERMEIRO A CADA DIA QUE PASSA ME SINTO MAIS DESVALORIZADO E MENOS ACARINHADO PELA POPULAÇÃO.DESCULPEM MAS EU COM ESTES PENSAMENTOS E ESTAS TEORIAS SINTO ENGULHO EM SER ENFERMEIRO,E NÃO ME REVEJO NA ENFERMAGEM CONTEMPORÂNEA.
DEIXO-LHES SÓ ESTA HISTÓRIA DE UM UTENTE DO SNS.UM SENHOR DE 54 ANOS QUE FICOU TETRAPLÉGICO NUMA QUEDA EM SERVIÇOS DE LAVOURA.TRABALHAVA NUMA FÁBRICA E COMPLETAVA O SEU RENDIMENTO MENSAL COM SERVIÇO DE LAVOURA NO QUAL ERA AUXILIADO PELA ESPOSA.TINHAM UMA VIDA HUMILDE MAS DESAFOGADA.NESTE MOMENTO A ESPOSA TEVE DE ABANDONAR TUDO PARA TRATAR DESTE SENHOR.A REFORMA MENSAL DO CASAL É DE 370 EUROS.A ESPOSA É DIABÉTICA.PAGAM MEDICAMENTOS LUZ FRALDAS ALIMENTOS ETC,ETC,ETC.O ORÇAMENTO MENSAL É RÉS-VÉS PARA PROTEGER AS DESPESAS.ESTE SENHOR ESTÁ ESCARIADO E PRECISA DE DOMICÍLIOS DE ENFERMAGEM 3 VEZES POR SEMANAS.SENHOR'S ENFERMEIROS VAMOS LÁ EXIGIR UMA TAXA A ESTE SENHOR UMA TAXA NOS SERVIÇOS DE ENFERMAGEM PARA QUE NOS SINTA-MOS ORGULHOSOS ÚTEIS E PODEROSOS.QUE MISÉRIA DE SENTIMENTOS NÓS ENFERMEIROS ESTÁ-MOS A MOSTRAR ÀS POPULAÇÃO EM GERAL E EM PARTICULAR À POPULAÇÃO CARENCIADA.PORQUE É QUE NÓS QUANDO FOMOS PARA ENFERMEIROS NÃO ENVEREDAMOS PELA CARREIRA DE MERCENÁRIOS.SE CALHAR AOS OLHOS DOS DEUSES ÉRAMOS MAIS DESCULPADOS.PORRA PARA ISTO !!!!!
 
Para já saiu a portaria nº 306-A/2011 de 20 de Dezembro que inclui os actos de enfermagem nas taxas moderadoras.O que admite que existimos e que o nosso trabalho também deve ser valorizado...
 
Concordo com o anónimo da 1:52 pm. O que devia ser feito era repartir o "bolo" do financiamento hospitalar também pelos cuidados prestados por enfermeiros.Aí, é o ministério que paga aos hospitais, centros de saúde, etc, por cuidados de enfermagem.

Colocar o utente a pagar por isso não é, de modo algum, vantajoso para a sociedade, só mesmo para o ministério das finanças!
 
“ Dar visibilidade ao valor dos cuidados de enfermagem e integralo nos processos de financiamento das organizações é justo, importante e necessário.
Colocar os cidadãos a pagar esses cuidados é imoral, injusto e prejudica o acesso aos cuidados de enfermagem e a própria profissão.”

completamente de acordo!
 
O financiamento dos hospitais desde sempre pautou-se pelos actos "médicos", muitas cirurgias e consultas quanto mais melhor. Nalguns casos engendrou-se esquemas doentes vinham ao hospital eram observados em consulta de enfermagem e supreendentemente era validada consulta médica para aumentar a tão famosa estatística dos actos médicos e atingir os malfadados objectivos negociados com a direcção e com a tutela. Assim sendo, é bom para repor a verdade e talves no final ainda se poupe. Peca por ser tardia.
 
Tudo depende do ponto de vista.
Visibilidade e dignificação da classe: positivo.
Mais taxas e sobrecarga financeira para o utente: extremamente negativo.

E não creio que seja por aqui que se reestruture o SNS... As verbas estão alocadas a outras bandas....
 
"Dar visibilidade ao valor dos cuidados de enfermagem e integralo nos processos de financiamento das organizações é justo, importante e necessário.
Colocar os cidadãos a pagar esses cuidados é imoral, injusto e prejudica o acesso aos cuidados de enfermagem e a própria profissão.
O branqueamento destas políticas é muito nefasto para a enfermagem para o cidadão e para o SNS, não compreendo a satisfação de enfermeiros com a penalização das pessoas que necessitam de cuidados de enfermagem. Deste valor nenhum chegará aos enfermeiros.
Aqui se inicia o pagamento da factura de Germano Couto para com o PSD.
Que mais nos espera?"

CONCORDO
 
Numa altura em que os Portugueses se debatem com dificuldades económicas e com aumento de impostos, taxas moderadoras e nós lançamos foguetes por se cobrarem novas taxas pelos nossos actos. Cuidado com o apanhar das canas não vá um destes foguetes rebentar nas nossas mãos.
 
Foi a gratuitidade das intervenções de Enfermagem utilizada por todos os anteriores governos que conduziu os Enfermeiros a ser tão pobres quanto o exemplo dado pelo colega das 2.41.
Este colega não percebe que uma profissão sem relevância económica torna se assistencialista, logo irrelevante.
O voluntarismo por causas nobres não se pode confundir com Enfermagem.
 
Mais uma prova daquilo que muitos de nós que não somos enfermeiros criticamos nesta classe: vaidade e exibicionismo. Colocação dos interesses pessoais à frente dos interesses dos utentes. Mas então não eram os enfermeiros os grandes defensores dos utentes, os grandes defensores da justiça social do sistema de saúde português. Ficam felizes por contribuírem para a penalização ainda maior dos portugueses, para dificultarem ainda mais o acesso ao SNS, etc.. É lamentável, mas assim se vê quais são os verdadeiros interesses dos enfermeiros. Não é por outros fazerem de determinada maneira, que se tem de ir atrás. Vocês deviam era criticar o aumento das taxas moderadoras e até a sua existência em determinadas situações, e não criarem ainda mais taxas. E acham que vão ficar bem na fotografia aos olhos dos utentes? Olhem que às vezes o tiro sai pela culatra.
 
Quem ganha com isto não são os Enfermeiros, mas sim as finanças. Os Enfermeiros devem ser valorizados pelos cuidados que prestam não pelo preço desses cuidados!!!!
 
Caro Zé Mário
"nós lançamos foguetes"
Não somos nós a lançar os foguetes são aqueles (aos quais eu e tu, seguramente não pertencemos) que se comprometeram a branquear as politícas de implusão do SNS, vendendo a profissão a troco de uma campanha eleitoral (agora se percebe melhor de onde chegam os apoios para vidas estravagantes em tempo de crise.
A bomba rebemtou nas mãos dos 80%enfermeiros que não votaram no dia 12.
 
CONCORDO A 100% DE
 
Tenho acompanhado a sua "luta" pela dignificação da enfermagem como profissão cientificamente sustentada.

Acho absolutamente deplorável que venham agora os enfermeiros acharem algum tipo de "reconhecimento" nesta medida de financiamento absurda. Aliás, medida essa que não é de todo vista com bons olhos pela sociedade no global.

Como tal, retratem-se e vejam bem se efectivamente a classe se pretende "colar" a esta medida; parece-me a mim bastante lógico que, se não tem sequer popularidade... Irá sair o tiro pela culatra para os enfermeiros que defenderem esta medida, pela simples razão que os torna mais "importantes" e "dignificados" de uma forma bastante perversa.
 
Caros colegas, o valor destas taxas moderadoras não vai reverter para o nosso bolso. Assim e porque para as funções que desempenho já sou pago (ainda que mal pago) não é a criação destas taxas que vai dignificar ou recompensar o meu trabalho. Se o dinheiro fosse para os enfermeiros ainda se poderia dizer: "Estamos a ser pagos pelos nossos actos e a ver o reconhecimento económico dos mesmos" mas nos módulos em que isto se apresenta isto não é mais do que um imposto que se coloca aos doentes encoberto com um nome muito bonito. NÓS NÃO VAMOS VER UM TOSTO MAS OS DOENTES VÃO FICAR A PENSAR DE NÓS "SÃO UNS COMERCIANTES". Vamos ter a fama mas não o proveito.
 
Quem pensa que isto é para dignificar a enfermagem, engana-se redondamente.
Vai haver muita gente a deixar de ir ao enfermeiro e as consultas de enfermagem vão ficar às moscas, até porque continuamos a ter uma autonomia bastante relativa.
Aliás, duvido que a generalidade queira pagar as balelas que nos ensinam nas escolas e na OE. Até os ensinos...sempre quero ver ...
Primeira poupança: enfermeiro
 
Questiono-me como farei quando informar o utente para vir ter comigo para avaliar a situação ou precisar de fazer uma VD e este me responda que não pode porque não tem dinheiro.

valorização dos cuidados de enf á custa de taxas moderadoras??
Que caminho deveria ter sido feito antes?
 
Finalmente uma medida de jeito!!!! o trabalho de enfermagem também tem valor, e por isso também merece ser pago. naoa credito que afaste a população do enfermeiro... se as coisas forem bem organizadas - ai esta a verdadeira questão - até pode aproxima-la de nos....ja nao somos o parente pobre da saude, que so da despesas, e com algum tempo, ate seremos uma verdadeira fonte de riqueza... Sei que a saude nao deve ser vista com fins lucratios, mas os abusos lentamente devem ser domados, e esse lucro sera positivos para a visao que todos tem da enfermagem.
 
Meus caros, esta medida de cobrar taxas moderadoras é um gigantesco tiro no pé e acho irresponsáveis os meus da OE que venham defender isto como reconhecimento do nosso trabalho. Numa altura que se corta quase todo a torto, isto será a cereja no topo do bolo.
Podemos dizer, sem grande margem de erro, que está morto o SNS como entidade tendencialmente gratuita e de acesso universal.Este episódio não é muito diferente da história da licenciatura, vamos ter pessoas a pagar (as que conseguirem)e nós na mesma situação, mas muito CHEIOS de dignidade.
Cumprimentos a todos
 
Tenho seguido com atenção a greve dos doutores médicos às horas extraordinárias, gostaria de saber agora porque é que nada foi dito em relação aos enfermeiros já que também vamos ser afectados, parece doutor enfermeiro que começa/termina o ano mal, ou será que ainda está a festejar a vitória…….já que nada disse sobre a reunião de hoje (e não diga que não se sabe nada) o carlos arroz entre amigos já foi dizendo “desta já nos livramos os outros (enfermeiros) que façam as horas a metade do preço, já estão habituados a serem comido, agora vamos estar calados pois anda tudo distraído com o natal e nem vão perceber que não vamos sofrer cortes, a greve ainda vou ver que vou fazer pois até dá jeito…” e mais não digo, aguardo a sua informação doutor enfermeiro.
 
imbecis!!! como é que isto pode ser bom!!!! O que deveria ser um serviço ao dispor das populações vai-se tornar num luxo (sem o ser) apenas disponivel para os que podem pagá-lo... Como é possivel... Vamos para a rua outra vez... Sou enfermeiro mas falo enquanto cidadão indignado... Como é possivel que três fulanos que nem português sabem falar num mês conseguiram fazer o que TODOS os governos desde a era do Cavaco não conseguiram fazer... Defacto somos um espectáculo...
 
Só os ignorantes reconhecem o mérito de algo pelo seu valor monetário. É triste observar que ainda há imensos enfermeiros (pessoas com um grau académico superior à média) que ainda pensam de forma tão primata. São as mesmas pessoas que sempre sentiram um complexo de inferioridade em relação à classe médica e acreditam, veemente, que para alcançarem o apogeu têm que seguir os seus passos. Quem "pagará" de todas as formas serão sempre os mesmos...os mais vulneráveis. E no final de contas, a imagem da profissão de Enfermagem não melhorará, porque ainda que as receitas do estado aumentem, supostamente para um bem comum, haverá sempre alguns energúmenos que continuam a pensar e agir da mesma forma e é essa a imagem que passam. Para os que defendem tanto esta nova política: lá vai mais um bocadinho de areia para os olhos da criança! Uma classe, precisa ter classe.
 
concordo com esta medida.
Os utentes quando vão a uma consulta médica pagam taxa moderadora.
Porque razão não podem pagar taxa moderadora numa consulta de enfermagem?
Também não estamos a prestar um serviço aos utentes??
Não consigo perceber toda esta polémica??
 
Na minha opinião:

O que pode parecer uma atitude de possível incremento do prestígio dos enfermeiros, ao inclui-los nos serviços a moderar e a financiar pode, face à falta doutras medidas, como o correcto enquadramento do financiamento dos cuidados de enfermagem em moldes semelhantes aos actuais GDH, traduzir uma maior dificuldade no acesso a cuidados prestados por enfermeiros, com os consequentes prejuízos para os enfermeiros e acima de tudo para os utentes... Ou seja, as pessoas não só não terão acesso a um enfermeiro como poderão deixar de recorrer a este.

A não ser que reconheçam Valor ao serviço prestado pelo Enfermeiro... Mas acredito que teríamos a nossa vida facilitada, em termos de acesso preferencial aos utentes, se não tivéssemos sido contemplados nas taxas moderadoras.

Logo veremos se ficamos pela menção nas taxas moderadoras ou se de facto, a bem da transparência e da real tradução da importância da Enfermagem nos resultados e indicadores do Sistema de Saúde, também no modelo de financiamento ficam incluídos os cuidados de enfermagem... É que assim só se dificulta a afirmação dos Enfermeiros e não o contrário...

Isto um mundo em que é mais fácil ter acesso a uma ressonância magnética do que a uma hora dum enfermeiro para ensinar um familiar a alimentar um doente com SNG...
 
E... Já agora se não concordam com a medida, o que fariam se fossem ministros?

http://saudeeportugal.blogspot.com/2012/01/se-fosses-ministro-da-saude-o-que.html
 
se eu fosse ministro, toda a gente pagava. quem pode pagar 1000 paga mil, que pode pagar 100 paga 100 que só pode pagar 0.5 só paga 0.5. Não havia isenções para ninguém.
 
Há farmácias a administrar vacinas gratuitamente ou até mesmo a um euro. A partir de agora a administração de uma vacina extra-PNV passa a custar 4 euros num Centro de Saúde... Mais alguém consegue ver onde isto vai parar? Será que vai dar assim tanta visibilidade à enfermagem...
 
Penso ser óbvio que o pagamento de atos de enfermagem em centros de saúde é contraproducente... temos que inserir esta medida no contexto atual da crise no país! Uma coisa é querermos valorizar os nossos atos de enfermagem monetariamente, mas isso só faz sentido perante o nosso "patrão"! O cidadão comum que recorre ao centro de saúde vai deixar de poder pagar consultas de enfermagem ou outros tratamentos, pois irá considerá-los caros (já existem pessoas que por não ter dinheiro não tomam medicamentos para as suas doenças crónicas); alguns cidadãos irão considerá-los mesmo dispensáveis! Será aberto todo um novo mercado de "curiosos" que dão injeções, farmacêuticos a administrar vacinas e empresas de cuidados de enfermagem com custos competitivos que passam recibo (mão de obra baratinha - e que remédio vamos ter nós porque temos que trabalhar, com melhores ou piores salários). Não acredito que existam colegas que possam defender estas taxas moderadoras AO UTENTE comum do centro de saúde. De futuro, como haverá menos procura nos cuidados de enfermagem prestados no centro de saúde, dispensar-se-ão enfermeiros e o nosso problema de empregabilidade será ainda pior.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!