sábado, dezembro 03, 2011

Reflexão sobre aspectos cruciais do futuro da Enfermagem


Comments:
Isto da publicidade tem que se lhe diga…
Cuidado com o rótulo. Analisem bem o conteúdo.
Lembrem-se do anúncio da Médis: “acesso aos melhores médicos e aos melhores hospitais do país”.

1º Não há nenhum ranking de hospitais privados em Portugal; as empresas que os gerem não divulgam informações para que se proceda a essa análise;
2º Mesmo no ranking dos hospitais públicos (revista Sábado), fica bem claro que, por exempo, o Hospital de S. João (1º no pódio) pode não ser o melhor para tratar determinado tipo de patologia;
3º Centrar a assistência em saúde apenas na figura do médico, no século XXI, é puramente patético;
4º A apresentadora (que diz que a ida da Sic para a Tvi não teve a ver com euros…) é casada com um enfermeiro. Palavras para quê!?
 
A GS anda a jogar os últimos cartuchos para propagandear a sua lista preferida ...

Até chamadas para pessoas que não falava há anos...

NA sua lista preferida, há muitos (as) como ela, que não estão no local de trabalho há MUITOS ANOS...
 
"3 de Dezembro
Secção Regional do Norte (com presença do Enf. Germano Couto)
• CH Vila Nova de Gaia"

Seria por causa do debate que ninguém os viu cá pelo hospital?
Eu até gosto do candidato, mas assim não!
Não foi bonito!
 
Guadalupe Simões, Zé Carlos Cadáver e outros, para todos vós que tão bem fizeram à Enfermagem portuguesa, uma mensagem:

Agora a Ordem aseguir vocês...

Aguardem.
 
Que vergonha de lista da Ana Rita cavaco , conheço a pessoalmente e não há palavras para descrever semelhante coisa não sabe falar devia tirar um curso ou candidatar se para a presidencia da república uma vez que dava uma boa politica
 
Jantar de debate? Com estes senhores doutores convidados? Aonde estão os enfermeiros de prestigio que possam fazer a diferença na enfermagem? E é esta a lista que quer a renovação e a aproximação dos enfermeiros com a Ordem? Então para um jantar de debate não conseguem convidar um único enfermeiro com prestigio e que possa debater novas ideias? Será que não existem em Portugal? Ou não apoiam esta lista? Ou então a lista A para considerar que tem prestigio convida outros elementos que considera mais importantes que os próprios enfermeiros. Incrivel não é? Referem estes Senhores que a ordem se afastou dos enfermeiros e .....muito mais, como se eles (cabeças de lista) não estivessem estes anos todos na Ordem? Falam sem assumir qualquer responsabilidade por esse facto. Se não concordavam porque não sairam? É claro esqueci-me do pequeno pormenor que interesses PESSOAIS FALAM MAIS ALTO. A ENFERMAGEM PRECISA MESMO DE UMA RENOVAÇÃO MAS NÃO É COM CONCERTEZA COM ESTA LISTA QUE A VAI CONSEGUIR...
 
Adeus Maria Augusta! Não deixarás saudades, com a sua patética “contribuição” para a Enfermagem; você e compinhchas do SEP, essa anedota de sindicato...
 
Tenho lido assim por alto os comentários e há algo que me tem vindo a incomodar bastante, ao ponto de não me sentir sequer motivada a participar no blog. cada vez que há uma crítica ao blog, os donos sublinham que é um blog pessoal e que quem não concorda ou não gosta blá blá blá blá wiskas saquetas!...
Um blog com esta projecção no seio da enfermagem já não é um blog pessoal no sentido lato das coisas, muito embora se compreenda logicamente que por detráz dele está gente que tem filosofias de vida, ideologias e pensamentos próprios.

Gostava francamente que o blog se assumisse verdadeiramente como espaço de debate de ideias, e não como uma espécie de lugar onde os convidados são enxovalhados na primeira ocasião em que se manifestem contra algo, levando na cara com qualquer coisa que se assemelha à telenovelesca ideia de que "esta é a minha casa e se não estás bem muda-te".
 
"Jantar de debate? Com estes senhores doutores convidados? Aonde estão os enfermeiros de prestigio que possam fazer a diferença na enfermagem?"


Debater Enfermagem para "dentro" é algo que se fez, que se faz e, julgo, sempre se fará. É por isso mesmo que se classifica a profissão como altamente debativa e reflexiva.
Nós conhecemos as nossas capacidades, as nossas ideologias e pretensões. Neste momento o interesse é abrir o debate para "fora". Fazer compreender a todos (opinião pública, decisores operacionais e estratégicos, políticos, etc) o nosso valor sócio-profissional. É fora do seio da nossa profissão que se decide muita natéria crucial ao futuro do sector.

Visto que somos uma profissão auto-regulada, temos a possibilidade de decidir sobre o nosso futuro. Agora, a questão passa por influenciar todas as decisões que seja tomadas fora do "círculo", e para isso temos de estimular o nosso reconhecimento sócio-político. E os debates são parte constituinte dessa estratégia.

Sabe o sr. Ministro da Saúde que os Enfermeiros fazem isto ou aquilo? Nós sabemos. Ele não faz ideia, porque nunca ninguém lhe disse. Mas nós fazemos questão que ele saiba.

Tem dois caminhos colega: ou defende a sua lista, fecha-se na esfera que tem caracterizado a profissão nos últimos anos, ou dá espaço para um abertura criteriosa de forma a deixar fluir a informação. Quem não vê/ouve, não sabe. Pergunte aos 3 convidados.
 
Caro Dr Enf penso que seria interessante uma emissão online desta discussão. Quanto aos convidados, conheço alguns... um foi meu professor, são interessantes mas penso que não têm capacidade de decisão nem antecedentes para no futuro poderem fazer uma alavancagem da enfermagem. No entanto são pessoas interessantes.
 
Caro colega, independentemente das personalidades envolvidas, parece-me que o objectivo central é "abrir" as Enfermagem para que outros conheçam o nosso valor, as nossas potencialidades e mais-valias. Para que os outros saibam que nó sabemos.
 
Caros Amigos, até o Congresso da Enfermagem de Reabilitação em Oeiras tem mais enfermeiros a participar do que as Assembleias Gerais e os Congressos da Ordem dos Enfermeiros!!!!

Porque será? O Belmiro é terrivel!
 
Este jantar/debate é mais uma prova da grande capacidade organizativa e frande exemplo de trabalho da ENFERMAGEM PRIMEIRO...
Pela RENOVAÇÃO da Ordem...LISTA A
Germano Couto a Batonário
Tiago, Jorge, Alexandre, Ricardo, Isabel a Presidentes das Secções Regionais....
A ENFERMAGEM ESTÁ PRIMEIRO...
EU ACREDITO...
 
Espanta-me que um dos convidados tivesse estado envolvido activamente na campanha passada da atual bastonária, enviando sms a vários enfermeiros para votarem nela. Agora está de que lado? Da enfermagem não é de certeza e talvez procure, no vazio criado pela inveja de muitos enfermeiros, algum protagonismo numa profissão que mais uma vez dá prova duas coisas:

(1) Continua a não deixar que os próprios enfermeiros discutam de forma transparente o seu futuro e (2) continua a dar de mão beijada a estranhos à profissão aquilo que, nesta fase, nos diz respeito a nós.

Para além de considerar que não são estes os mensageiros que vão ao Sr Ministro dizer que somos importantes, sinto que é prematuro iniciar uma discussão de dentro para fora ou de fora para dentro, quando internamente não está claro qual é o rumo que a enfermagem portuguesa deseja/deve/pode seguir.
 
Boa noite. Sou também um dos quais não se revê nesta lista de convidados para um jantar de debate. Não pelas pessoas em causa que são, obvimente, referência nas suas actividades profissionais. Sobre isso nada a dizer. Mas, nada mais do que isso. Curiosamente, o que para mim é muito óbvio é o facto de uma vez mais verificar que o fortíssmo lobbie da Escola Nacional de Saúde Pública procura entrar dentro da Ordem dos Enfermeiros. Percebe-se facilmente, neste caso, a ligação à enfermeira Cristina Mesquita. Curiosamente estou a falar de uma das enfermeiras que pertenceu à Ordem nos últimos dois mandatos, logo uma das fortes responsáveis pelo actual estado da profissão, e que uma vez mais procura legitimamente "sem dar nas vistas" mais um lugar "ao sol". Pormenores! Não é esta a candidatura da renovação? Sem mais comentários.
O colega refere que se tratou de um debate que visou a abertura ao exterior, princípio com o qual concordo... mas já acabou o debate interno na nossa profissão? Já temos uma estratégia clara traçada para os próximos anos? Sabemos já todos qual vai ser o caminho a percorrer para os próximos anos? Parece-me por isso profundamente inoportuno o "timing" e não o objectivo de base. Mas é apenas uma opinião. Eu percebo, quiseram mostrar que conseguem convidar pessoas "importantes" para mostrar o quanto influentes são... opções, nada mais do que isso. Embora, pessoalmente, não consiga entender o que cada um destes vossos convidados pode fazer efectivamente pela "imagem exterior" da profissão de enfermagem. Não vejo, por exemplo, o Dr. Alberto Campos Fermandes a colocar como "braço direito" na Administração do Hospital de Cascais um enfermeiro ou uma enfermeira nem a mudar a forma efectiva como os enfermeiros desempenham as suas funções; ou mesmo o Prof. Doutor Paulo Moreira... não o vejo a escolher para "braço direito" uma enfermeira ou enfermeiro portugueses para colaborar no "Journal of Healthcare Management"; Quanto ao Prof. Doutor Pedro Pitta Barros a única coisa que podemos esperar dele é a elaboração de excelentes papers e teorias económicas para o sector da saúde. O contributo de cada um deles acaba aqui. Apenas estão "na moda". Neste caso uma excelente política de marketing da ENSP.
O que interessa saber é que políticamente sabemos que não têm, neste momento, nenhuma força. São pessoa competentes e influentes, sem dúvida. Mas trata-se neste momento de uma influência que serve unicamente para gerir legítimos interesses pessoais e de pequenos grupos (aqui incluo enfermeiros e enfermeiras). Mas força política neste momento não têm nenhuma. Não vejo por isso qual o contributo que podem dar à profissão do ponto de vista mais "lato".
Por fim, gostaria efectivamente de, nesta fase, ter escutado pessoas realmente competentes que existem na nossa profissão.
Ao contrário desta vossa decisão, gostava de ter ouvido um amplo dabate entre enfermeiros(as) de referência. Que existem. Saber o que cada um destes pensa para a profissão no futuro imediato e a medio oprazo.
Gostava ainda, por exemplo, de ter assistido, ao longo desta campanha, a uma amplo dabate entre os diversos candidatos a bastonário. Isso sim, seria interessante. A discussão democrática e plural de ideias. Mas, infelizmente, a maturidade da nossa profissão e da nossa Ordem é muito significativa e as pessoas em quem acabamos por nos rever é num médico e em dois professores univeristários. Pobre!
 
Boa noite. Sou também um dos quais não se revê nesta lista de convidados para um jantar de debate. Não pelas pessoas em causa que são, obvimente, referência nas suas actividades profissionais. Sobre isso nada a dizer. Mas, nada mais do que isso. Curiosamente, o que para mim é muito óbvio é o facto de uma vez mais verificar que o fortíssmo lobbie da Escola Nacional de Saúde Pública procura entrar dentro da Ordem dos Enfermeiros. Percebe-se facilmente, neste caso, a ligação à enfermeira Cristina Mesquita. Curiosamente estou a falar de uma das enfermeiras que pertenceu à Ordem nos últimos dois mandatos, logo uma das fortes responsáveis pelo actual estado da profissão, e que uma vez mais procura legitimamente "sem dar nas vistas" mais um lugar "ao sol". Pormenores! Não é esta a candidatura da renovação? Sem mais comentários.
O colega refere que se tratou de um debate que visou a abertura ao exterior, princípio com o qual concordo... mas já acabou o debate interno na nossa profissão? Já temos uma estratégia clara traçada para os próximos anos? Sabemos já todos qual vai ser o caminho a percorrer para os próximos anos? Parece-me por isso profundamente inoportuno o "timing" e não o objectivo de base. Mas é apenas uma opinião. Eu percebo, quiseram mostrar que conseguem convidar pessoas "importantes" para mostrar o quanto influentes são... opções, nada mais do que isso. Embora, pessoalmente, não consiga entender o que cada um destes vossos convidados pode fazer efectivamente pela "imagem exterior" da profissão de enfermagem. Não vejo, por exemplo, o Dr. Alberto Campos Fermandes a colocar como "braço direito" na Administração do Hospital de Cascais um enfermeiro ou uma enfermeira nem a mudar a forma efectiva como os enfermeiros desempenham as suas funções; ou mesmo o Prof. Doutor Paulo Moreira... não o vejo a escolher para "braço direito" uma enfermeira ou enfermeiro portugueses para colaborar no "Journal of Healthcare Management"; Quanto ao Prof. Doutor Pedro Pitta Barros a única coisa que podemos esperar dele é a elaboração de excelentes papers e teorias económicas para o sector da saúde. O contributo de cada um deles acaba aqui. Apenas estão "na moda". Neste caso uma excelente política de marketing da ENSP.
O que interessa saber é que políticamente sabemos que não têm, neste momento, nenhuma força. São pessoa competentes e influentes, sem dúvida. Mas trata-se neste momento de uma influência que serve unicamente para gerir legítimos interesses pessoais e de pequenos grupos (aqui incluo enfermeiros e enfermeiras). Mas força política neste momento não têm nenhuma. Não vejo por isso qual o contributo que podem dar à profissão do ponto de vista mais "lato".
Por fim, gostaria efectivamente de, nesta fase, ter escutado pessoas realmente competentes que existem na nossa profissão.
Ao contrário desta vossa decisão, gostava de ter ouvido um amplo dabate entre enfermeiros(as) de referência. Que existem. Saber o que cada um destes pensa para a profissão no futuro imediato e a medio oprazo.
Gostava ainda, por exemplo, de ter assistido, ao longo desta campanha, a uma amplo dabate entre os diversos candidatos a bastonário. Isso sim, seria interessante. A discussão democrática e plural de ideias. Mas, infelizmente, a maturidade da nossa profissão e da nossa Ordem é muito significativa e as pessoas em quem acabamos por nos rever é num médico e em dois professores univeristários. Pobre!
 
Falam em Enfermeiros com "prestigio". Eles estão nos partidos (do poder, claro), já que parece ser este o principal critério para nomeações de relevo.
 
Prezado DE de que só vejo as mãos lavadas ou a lavar, disse bem: trata-se de práticas exotéricas e esotéricas, para fora e para dentro, respectivamente.
 
eu ja votei LISTA A.
 
Sou licenciado há um ano e pouco ou nada percebo "disto" mas, gostava de colocar umas perguntas: A carreira de enfermagem que foi revista (não sei muito bem em que moldes) será colocada em prática em 2014 (?) que coincide com o inicio do tal internato que os estudantes terão que realizar (?) e com os primeiros auxiliares de enfermagem a sair dos cursos técnicos profissionais (?). Ou seja, em 2014 muita coisas irão mudar na profissão de enfermagem (ainda mais). Caminhamos para onde? Eu, que terminei o curso somente há um ano, trabalho em tempo parcial com o futuro cada vez indefinido e é óbvio que irei emigrar. Então com estas indefinições, com pessoas que não entendo nem se entendem, com estas confusões nas eleições (interesses) e com a certeza de aumento de desempregados e falta de trabalho (onde a maioria é mesmo precário) só me resta mesmo emigrar. Mas, como não entendo nada...
 
Já não há paciência para ouvir as palermices da lista C;

O vocabulário anda á volta de continuidade, estruturante, alicerces,regulação, percurso ,competências,etc.
Eu diria com estas palvras:

Vão fazer o percurso para outro lado já que as vossas competências são estruturantes para segurar os alicerces do vosso tacho da continuidde!!!!!

É cada vídeo!!!!!!!!!!! E por favor retirem da TV aqueles vídeos vergonhosos de publicidade aos enfermeiros!

Que nojo!!!!!!!!
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!