terça-feira, dezembro 13, 2011

Resultados preliminares - Eleições OE (01h24')

Abstenção: rondará os 80%! Há 4 anos foi 70%!

Comments:
Sem mesas de voto nos hospitais, o que esperavam?
 
Não me parece que seja esse o motivo para haver tanta abstenção, até porque poderiam votar via postal...
 
Via postal... com cópia da cedula profissional??? processo pouco transparente meu caro!!!!!!!!!!!!
 
A maioria dos enfermeiros quer a "papinha" toda feita. Criticar o estado da profissão é mais facil.... agora participar numa votação, que é um acto civico e onde podem expressar o seu descontentamento... isso dá muito trabalho!!! os outros que o façam por mim!!!
Assim vai o estado da profissão.... por isso aqui chegamos!!!
 
As razões são a meu ver :
DESMOTIVAÇÃO,
DESÂNIMO,
DESCRÉDITO,
DESVALORIZAÇÃO,
TRISTEZA...

esperavam o quê ???
 
É o eterno problema dos enfermeiros portugueses: são muito bons a criticar tudo e todos, mas a tomar iniciativas tão simples como o cumprir o seu dever de votar, nem pensar!
Que legitimidade tem os 80% de abstencionsitas de exigir ou criticar seja o que for relativo à Ordem dos Enfermeiros?
Porque estou irritado com esta péssima imagem que os enfermeiros dão ao poder politico e à opinião pública, apenas digo que esses 80% apenas têm a legitimidade e a obrigação de continuar a pagar quotas! Paguem e não bufem pois não t~em o direito de dizer o que quer que seja
 
"Que legitimidade tem os 80% de abstencionsitas de exigir ou criticar seja o que for relativo à Ordem dos Enfermeiros?" Inteiramente de acordo !!

"... apenas digo que esses 80% apenas têm a legitimidade e a obrigação de continuar a pagar quotas! Paguem e não bufem.. "
Inteiramente de acordo !!
 
concordo. Grande desilusao esta abstençao. Estamos tds desiludidos, desmotivados, descrentes, lixados. Mas se cruzarmos os braços isso não vai melhorar nem resolver.
Enfermeiros, deveriam preocupar-se com as soluções e não serem uns calimeros sp a lamentarem. Pago mtas quotas, não sou reconhecido, faço mta falta no SNS m ninguem me da ouvidos.
Acordem!!!
 
É de lamentar mais uma vez este resultado. Não me parece que a desmotivação o descredito a tristeza e o desânimo sejam motivos, pelo contrário, deveriam ser o motor (somos enfermeiros ou não?)aprendi que devemos apesar das contrariedades lutar e não desistir! temos mais que motivos para desejar mudanças e os 70% de abstenção só mostram que a maioria esta-se nas tintas para tudo!(tenho curiosidade em saber qual é actualmente a % de enfermeiros que não paga as cotas e há qtos anos! e continuam a prestar cuidados. Também gostaria de saber o que é que a ordem faz nestas situaçoes injustas. Andam uns a pagar pelos outros).
Quanto ao voto via postal ser processo pouco transparente.Nao foi explicado mas a recolha nas caixas postal foi efectuada por um representante de cada lista .E a cópia da cedula pessoal fazia todo o sentido pois qdo se vai votar tem que se assinalar na listagem dos elementos da ordem o enfermeiro que votou, afim de se poder aferir o total de votantes e para que não aparecam votos a mais.
Não há desculpa válida!são sempre os mesmos a preocuparem-se com o rumo da enfermagem !
As pessoas teem o habito de passar muito tempo a dizer mal uns dos outros e esquecem-se de aproveitar essa energia e esse tempo para efectivamente fazerem o que é importante. É mesmo um problema de gestao e inteligência emocional
Depois queixam-se e lamentam-se muito!
 
A grande abstenção confirma a postura de "alguém faz por mim" dos enfermeiros.
Neste caso são outros enfermeiros, mas,se for outro grupo profissional?
Sim, porque 80% a não participar e , provavelmente " no contra", pode ser um ingrediente precioso para o poder politico da saúde.
 
É por deixarmos os "outros" a tomarem conta da nossa casa que estamos na situação que estamos.

Parabéns pela abstenção. Merecemos um prémio.
 
POR LAPSO REFERI NO COMENTARIO DAS 11.05 70% DEVE LER-SE 80%.
 
Independentemente de quem ganhe não pode sentir o apoio dos enfermeiros pois a maioria esmagadora não não quer nem quis saber.

Como poderá a OE apoiar?? Como poderão os enfermeiros exigir??

"Sim, porque 80% a não participar e , provavelmente " no contra", pode ser um ingrediente precioso para o poder politico da saúde." - Concordo. Que poder negocial terá a px OE se representarão muito menos de 20% (estes votos incluem os restantes candidatos, brancos e nulos)????
 
Caros colegas muito se tem dito aqui sobre a abstenção, se compararmos às últimas legislativas não andamos muito longe das estatísticas nacionais, o que comprova que não é um mal da classe mas do país onde vivemos, somos comodistas por natureza, esperamos que alguém faça por nós e só quando sentimos na pele é que reagimos. Mas não sou tão fundamentalista como alguns colegas aqui presentes pois no meio destes 80% de abstenção existem pessoas válidas e temos de contar com todos para elevarmos a nossa profissão para o luigar que ela merece. Somos todos enfermeiros e pertencemos à mesma classe, a Ordem representa todos e não só 20%. Se formos mais ao fundo da questão encontramos razões para estes 80%, a descrença na OE nos últimos anos que se limitou a alimentar lobbies instalados, na própria profissão, no ensino e também é um facto de que algumas secções regionais para voto presencial ficam geográficamente longe para se efectuar o mesmo. O voto por correspondência e isto pela verbalização que auscultei de alguns colegas gera alguma desconfiança pela possibilidade de associação e identificação do voto. Penso que poderá ser uma possibilidade de reflexão para próximas eleições, o voto electronico ou como em situações anteriores urnas em algumas instituições com representantes das listas concorrentes para validação dos resultados. Há alguns anos que acompanho algumas das iniciativas pró-enfermagem e conheço muitos enfermeiros que não pertencendo à ordem nem a nenhuma associação ligada à enfermagem que tem feito muito pela defesa da mesma, aliás essa defesa começa por cada um de nós no nosso serviço e no nosso dia a dia, porque caros colegas "somos todos enfermeiros", não é hora de fazer criticas aos colegas, é hora de lhes demonstrar que podem contar com a Ordem para a defesa da profissão e que cada um deles conta. Todos unidos na defesa da profissão que escolhemos e amamos. Viva a Enfermagem, vivam os enfermeiros....
 
Qto ao poder politico poder tomar estes 80% como força negocial , não creio pois vejamos a taxa de abstenção das últimas legislativas quase a rondar os 70%, não teria legitimidade nenhuma essa utilização, pois assim tb o governo representaria apenas 30% dos portugueses. Parece-me despropositado esse tipo de afirmação que em vez de unir a classe apenas acaba por a framentar ainda mais....além disso é francamente redutor e demagogo afirmar que 80% dos enfermeiros não querem saber da sua profissão quando na prática verificamos que apesar de maltratados continuamos no nosso dia a dia a trabalhar pelo bem das pessoas a quem cuidamos. Os enfermeiros devem unir-se não fragmentarem-se e isso é o que se verifica infelizmente na nossa realidade, o que não acontece noutras profissões que connosco interagem no nosso dia a dia...a reflectir....
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!