domingo, janeiro 29, 2012

28/01/2012: nova Ordem dos Enfermeiros.



Hoje foi dia de transição na Ordem dos Enfermeiros (OE). Decorreu, portanto, a ansiada tomada de posse. Logo no primeiro dia tudo foi diferente. Notou-se bem. Mais comunicação social: canais de televisão, muitos fotógrafos, muitas rádios e várias agências noticiosas. Outro discurso por parte do novo Bastonário, Enf. Germano Couto - sem medos ou receios, incisivo e, de facto, preocupado com a classe; inteligente. 


Pela primeira vez, num evento de Enfermeiros, uma confortável presença política: Ministro da Saúde e Secretário de Estado da Saúde, ex-Ministros da Saúde, PS, PSD, BE, dois ex-Secretários de Estado da Saúde, Bastonários de outras Ordens profissionais da Saúde, Gestores do sector e altas individualidades do sector da Educação. Estiveram lá e escutaram o que os Enfermeiros tinham para dizer. Ouviram os nossos aplausos de protesto e o apoio incondicional aos novos órgãos da OE.
O novo Bastonário exigiu mais respeito e valorização, criticou duramente o desemprego (e a insegurança no emprego, precariedade e sub-emprego) e a desaproveitação das capacidades dos Enfermeiros, opôs-se à mobilidade insensata de colegas, à usurpação de funções por parte de outros profissionais, defendeu a responsabilização dos Gestores e o reconhecimento sócio-económico e autonomização do exercício dos Enfermeiros! Reiterou a necessidade de se alterar o sistema de financiamento da Saúde, e, em proporção, ajustar o mesmo ao output assistencial da Enfermagem.




O Ministro da Saúde, por seu lado, considerou os Enfermeiros como "o pilar do sistema de Saúde" e concordou com a necessidade de incrementar as competências da classe: "os Enfermeiros são o elo forte da cadeia de valor da prestação de cuidados de saúde, organizando-os numa dimensão de qualidade e de acordo com a evidência científica. O sistema de saúde virá a ser mais eficiente com os Enfermeiros a contribuir para o acompanhamento, despiste e monitorização da saúde dos cidadãos de uma forma mais acentuada".

Afirmou, também, que o início da revolução acontecerá pela base da pirâmide do sistema; os Cuidados de Saúde Primários (CSP).
No final garantiu que nenhum Enfermeiro será despedido, enfatizando esta vontade ao nível dos CSP's.

E tudo isto no primeiro dia apenas.


....................Links ....................

"Paulo Macedo diz que não há despedimento de enfermeiros"

"Ministro da Saúde nega despedimento de enfermeiros"

"Enfermeiros são pilar do sistema de saúde, diz ministro"

"Enfermeiros: Ministro garante renovação de contratos, bastonário diz que situação ainda não está resolvida"

Comments:
Estive lá, vi e ouvi. Curioso tanto elogio para um discurso vazio, sem visão e sem coerência. Fiquei estupefacta com a pobreza da intervenção do novo Bastonário. Só é cego quem não quer ver. Curioso que os destaques da comunicação social vão todos dirigidos para a intervenção do Ministro, o que revela o que acabo de dizer. Quanto às presenças das "ditas individualidades", o DE tem andado distraido, pois já houve momentos no tempo da OE onde essas presenças foram muito mais e de mais valia. Foi notada a ausência das grandes figuras da enfermagem portuguesa. Da educação destaco pela ausência, as escolas do Norte, ausência de enfermeiros gestores, somente a presença de dois Bastonários (psicólogos e farmacêuticos), etc. Por último fiquei estarrecida com a intervenção do MS, que elogiando a anterior Bastonária demonstrou ao recém empossado qual o sentido institucional do cargo. DE a gestão da OE não se faz somente na TV e Comunicação Social. O trabalho começou, vamos avaliar daqui para frente. Não auguro nada de bom. Vou estar atenta e bem atenta. Quanto ao Blog DE tenha paciência,a ilusão terminou.
 
Pois, tanta comunicação social e não teve tempo!!!!!!.... de dizer umas verdades.
Logo na 1ª iniciativa com o ministro fez-lhe o favor de não ser desagradavel.
Politica a quanto obrigas...

Parece que vai ser mais do mesmo, interesses pessoais á frente de tudo.
 
A MINHA POSTURA PERANTE A SOCIEDADE (E FORAM OS POLÍTICOS PORTUGUESES QUE DESENVOLVERAM ESTES ANTICORPOS)É DE INDIFERENÇA E CEPTICISMO A TODOS OS DISCURSOS.A ERA DE EU PASSAR CHEQUES EM BRANCO A TODO O SER BEM FALANTE(QUER SEJA POLITICO OU DIRIGENTE CORPORATIVO),JÁ PASSOU.FALEM MENOS E FAÇAM MAIS,E DEPOIS DISSO,SE DEMONSTRAREM QUE NÃO SÃO UNS SERES EGOÍSTAS,INTERESSEIROS E FALSOS PODERÃO FAZER COM QUE EU NAS PRÓXIMAS ELEIÇÕES DA OE NÃO ME ABSTENHA.SE ASSIM NÃO FOR SERÁ MAIS DO MESMO E EU CONTINUAREI,A BORRIFAR-ME PARA POLÍTICOS,BASTONÁRIO,SINDICATOS MINISTROS ETC ETC ETC.FOI POR NÓS PORTUGUESES TERMOS SIDO ILUDIDOS POR SERES BEM FALANTES E SEM ESCRÚPULOS QUE NOS ENCONTRAMOS NA MISÉRIA EM QUE VIVEMOS.
 
muitos parabéns ao novo bastonário e à sua equipa (lamentável os 3 colégios médico-cirurgica, pediatria e mental!!!)
felicidades, bom trabalho
É UM MOMENTO DE VIRAGEM NA ENFERMAGEM
VIVA A ENFERMAGEM ....
 
Vamos ver se não são palavras vãs e só para ficar bem no jornal...

Esperar para ver!!
 
De facto há quem diga que o discursos do Sr. Ministro foi mais um pouco do mesmo, palavras ao vento... Pessoalmente deixo o benefício da dúvida até porque como refere o nosso querido DE, foi a 1ª vez que a Classe política esteve tão bem representada... Provavelmente um sinal! Um BOM sinal... O ministro esteve PRESENTE... NÃO SE FEZ REPRESENTAR! Além disso que posso eu dizer, além de: subscrevo CADA PALAVRA do DE!!! Discurso claro, incisivo, assertivo, sem medos e a dizer as verdades! Uma viragem sem dúvida e só não entendeu.... quem não quis! Claro que como diz o ditado: Deus que é Deus não agradou a todos, e com certeza vão aparecer os enfermeiros a criticarem este 1º Dia do nosso Digníssimo Bastonário.... como em tudo na vida, há sempre a parte do contra.... Pela Enfermagem, FORÇA GERMANO!
 
Diga lá o que o Paulo Macedo disse da Maria Augusta...vá lá não custa nada ser imparcial e até ganha credibilidade.
 
Enfermeiros: Bastonário deixa cair críticas por falta de tempo (correio da manhã)

Dr. Enfermeiro as noticias desmentem os seus elogios a GC. Coitado do bastonário que já está com falta de tempo.
E para este ministro os enfermeiros são tão importantes que nem a lei manda cumprir (pagamento dos direitos por lei, concursos para enf. principais, autorização para renovação de contratos etc etc etc.
O discurso não rima com a realidade que se sente nos serviços todos os dias.
Mas se a diferença está no nº de jornalistas, estamos perdidos como já era de esperar.
 
Eu sou do tempo da “lambe botice” da Maria Augusta à Ana Jorge. Olhem no que deu… Dr. Enf., não queira fazer mais do mesmo!
Relembro que o Paulo Macedo não é para brincadeiras. Mais: no Governo, quem manda é o Gaspar e o Relvas. Os outros limitam-se a fazer cortes.
Engana-se quem pensa que o Macedo quer dignificar a Enfermagem. A preocupação dele é gerir um (magro) orçamento. É possível que os enfermeiros ganhem algumas competências neste processo, mas seguramente vão perder outras.

“tudo diferente”:
Olhe que não. Vi lá a Sara Brito e Maria Augusta :)
Você enche-se de orgulho por ver uma sala cheia de individualidades. Vá com calma. No congresso em Junho, isso também aconteceu. Até houve um médico a dizer que concordava que os enfermeiros deviam prescrever. Mas isso são tudo poses para a fotografia.

Diz que o Germano exigiu mais respeito e valorização.
Esqueceu-se foi de dizer que há muitos enfermeiros a dar aulas em escolas privadas, engrossando as listas de desempregados; ou que há enfermeiros directores em funções, graças ao fenómeno do jobs for the boys; e que há direcções de Enfermagem que só admitem enfermeiros “via factor cunha”; ou que há enfermeiros há meses à espera de uma transferência de serviço, enquanto que outros vão para o lugar que desejam, vindo directamente da escola; ou os enfermeiros especialistas que acham que só devem trabalhar durante a semana, e das 9 às 16; ou os enfermeiros com especialidade que nada fazem a não ser reposição de stocks de material; ou dos chefes tiranos que não fazem uma única reunião com os enfermeiros do seu serviço ao longo do ano…
Como vê, não basta disparar para os lados. Temos de olhar para dentro.

Quanto ao “pilar” e ao “elo forte”, são tudo frases feitas para agradar à malta. Repare: nós até podemos ser o pilar, mas seremos o único? E também podemos ser o elo forte, mas será que não há outros elos igualmente (ou até mais) fortes? Não se deixe enganar pelas palavras…

Veja que o ministro até cometeu uma gafe: vá ver o sinónimo da palavra despiste; ele se calhar estava a pensar em despistagem :)

Quanto à revolução nos CSP, você ainda não percebeu que o “carinho” com esse subsector da saúde tem que ver com a poupança (cortes) que estão em curso. Também constato o recuo do Enf. Belmiro: no seu blogue, fartou-se de dedicar post´s ao INEM; agora parece ter descoberto a luz.

Relativamente aos despedimentos, o futuro vai dizer quem fala verdade. Mas mesmo que doravante não haja despedimentos, é bom não esquecer que houve já despedimentos com este ministro em funções…
 
Há uma lição a retirar: O Bastonário deve manter-se afastado das campanhas partidárias.

Os enfermeiros não ganharam nada com o braço dado pela Augusta de Sousa com o Zé Sócrates... ficámos com a canga no pescoço!!! Ficámos dependentes... ficar na mão do poder politico é muito mau...
 
Pode ser que eu me engane, mas o objectivo penso que passa por colocar enfermeiros a fazer o trabalho "mais fácil" e menos diferenciado. Atenção, não disse de menos valor.

Até posso admitir que isso possa trazer algumas vantagens, mas convém lembrar o que se passa em países em que isso acontece. Mas isso são contas que não são do minha competência.

De qualquer forma, quer-me parecer que o grande mote do actual bastonário é o reconhecimento social da profissão.

É aguardar pelo seu trabalho, espero que seja de valor.

Tiago Pires.
 
O bastonário anunciou alguma medida para limitar a formação no privado?

Se não o fez, é bom que comece a pensar nisso. Isto porque se objectivo é arranjar funções para todos os enfermeiros, ao ritmo actual, acho que vão despedir todos os restantes profissionais de saúde.
 
O que eu vi, também lá estive, foi a saída uma equipa de quase só velhos, para uma entrada de muitos jovens.

Quanto a discursos o novo bastonário esteve bem. Eu vi lá os que agora estão aqui com comentários do bota abaixo...

O Mourinho também foi assobiado elos adeptos do Real, resposta: mais trabalho.

Agora há que perceber uma coisa: o bastonário é dr todos os enfermeiros...
 
Eu acho que a Lista A teve uma grande vitória!
 
"Os Enfermeiros são os pilares do sistema de saúde em Portugal. " assim rezou o ministro.
Se o mesmo ministro for a um evento dos técnicos de saúde, a um dos farmacêuticos, das assistentes operacionais ou dos médicos provavelmente irá proferir o mesmo discurso formatado, considerando que são os pilares fortes da saúde blá blá blá. A política é isto mesmo , jogos de aparências e de circunstancialismos.
Os Enfermeiros, ingénuos por natureza, rejubilam com aparente enaltecimento do ministro;
Numa sociedade em que o peso dos números é o grande sinal orientador das políticas, os Enfermeiros continuarão a ser, de facto, o pilar do sistema de saúde: o pilar da rentabilidade do mesmo pela baixo custo do seu trabalho, o pilar do status médico que tem no Enfermeiro o tanque de lastro que se enche ou esvazia consoante as necessidades, o pilar da versatilidade do sistema pois é o único profissional que tem uma grande elasticidade de funções que lhe permite moldar-se às necessidades de circunstancia do sistema, nem que isso implique distanciar-se do seu campo.
Para quando é que a Enfermagem deixa de ser um pilar e ascende a ser a estrutura principal do sistema, sustentada por outros pilares que não nós?
 
Ó Belmiro, tu que sempre foste um apreciador dessa fonte segura de informação, chamada Correio da Manhã, devias ler o que lá diz sobre o Germano (alemão):

http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/ultima-hora/enfermeiros-bastonario-deixa-cair-criticas-por-falta-de-tempo

No discurso que tinha preparado para a cerimónia, realizada na Escola Superior de Enfermagem de Lisboa, no Parque das Nações, Germano Couto pretendia referir-se “a duas medidas desadequadas”.
Uma delas era a “mobilidade de enfermeiros”, pode ler-se no texto entregue aos jornalistas, que “não pode acontecer sem uma avaliação prévia das competências”. No documento, Germano Couto acrescentava ainda que “é preciso avaliar quem realmente deve ser mobilizado”.
A segunda medida que consta no discurso e que foi omitida diz respeito aos mais “279 milhões de euros em horas extraordinárias”. “O combate à fraude e ao desperdício na saúde é prioritário, mas há que haver enfoque em todos os domínios. Há que haver coragem”, escreve, mas não disse.
No final, confrontado pela Comunicação Social, Germano Couto garantiu que a decisão ficou a dever-se apenas a um pedido para que fosse “mais célere”.
 
Estou siderado:
Ali o anónimo já compara o Germano ao Mourinho. Fantástico!?
Caríssimo: nem a Enfermagem é o Futebol, nem o Germano é o Mourinho. Mais: quem via no Mourinho, o D. Sebastião que ia salvar Portugal das trevas, estava redondamente enganado. Espere mais uns meses.

Quanto ao facto do Germano ser o Bastonário de todos os enfermeiros, permita-me uma correcção: vencer umas eleições onde houve 80% de abstenção, e onde nalguns órgãos essa vitória se conseguiu por escassos votos, mostram que este bastonário está muito longe de conseguir galvanizar a classe para as transformações que se aproximam.
 
Eu relembro que este senhor, antes de tomar posse, já andava na Sic Notícias a dizer que “exportava enfermeiros”, e no Expresso a lançar “farpas” aos médicos.
Não me merece qualquer respeito.
 
claro que continua a censurar o que não lhe interessa!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Acho esta Ordem demasiado jovem e inexperiente para que dê certo! Não sou velha mas os jovens precisam de aprender com os velhos e isso não está patente nesta equipa; agora é que vamos ver a capacidade desta gente para trabalhar de "borla" para a classe!!
Continuo a pagar para ver!!!
 
O Germano já tinha tido uma grande oportunidade enquanto presidente da secção regional do Norte para marcar uma posição firme junto dos colegas. Que critérios foram seguidos na contratação de enfermeiros na PPP de Braga?

Já como bastonário, poderia ter tido atitude semelhante na PPP de Loures. Não o fez.

Significa portanto, que para o novo bastonário, princípios como a JUSTIÇA, TRANSPARÊNCIA e a MERITOCRACIA, valem muito pouco…
 
Também estive lá... e vou tentar não repetir os outros

Vi uma Maria Augusta ser indelicada no seu discurso ao dirigir-se a todos, menos ao novo bastonário! Foi muito deselegante essa omissão voluntária!...

Vi um discurso da Maria Augusta muito longo, mas como era só ler até deu para o ouvir! Como era o último fiz um esforço e não adormeci

Vi uma Maria Augusta com um discurso nostalgico de fazer pena, lamentando o facto de pela primeira vez os novos órgãos da Ordem não terem um enfermeiro dos primórdios da mesma! sem dúvida que a vitória da lista A foi mesmo uma grande vassourada que limpou a totalidade da velharia de pensamento que infelizmente levou os enfermeiros à desgraça

Vi uma separação doentia entre os colegas que integraram o mandato anterior relativamente aos colegas que agora inciam o seu mandato

Vi uma Guadalupe Simões com uma aparência criticável dentro de um longo casaco vermelho! Não percebi a sua presença de alguém que almeja chegar um dia a bastonária seguindo as pisadas da sua mentora e madrinha Maria Augusta

Vi um Germano Couto iniciar com um bom discurso mas que a determinada altura não conseguiu disfarçar uma ponta de ansiedade! Mas gostei, tocou em muitos pontos chave nos quais a maioria dos enfermeiros, nomeadamente os mais jovens, se revêem...

Não vi o caro Doutor Enfermeiro na plateia! Você esteve lá pergunto eu ou limita-se a ser a caneta dos olhos dos outros?
 
Eu estive e também vi... (em complemento da mensagem anterior)...

Uma presidente da mesa da assembleia geral, enf Alves de Brito, a transformar um acto solene numa autêntica palhaçada, com muito momentos que foram verdadeiras anedotas! Num cargo desta natureza exige-se saber estar e respeitar a instituição Ordem dos Enfermeiros. Foi uma vergonha o trabalho desta senhora Alves de Brito, mas que a vassourada conseguiu eliminar em definitivo! Que seja uma boa companhia para a Guadalupe, maria Augusta e já agora... José Carlos Martins do SEP
 
O ministro diz que não vai despedir enfermiros. Claro, já os despediu até DEZEMBRO DE 2011, e não autorizou a substituição doa enfermeiros reformados, por exemplo, na minha instituição desde julho de 2011. Já estamos nas lonas, Sr. ministro. Obrigado pelo "carinho" que tem pelos enfermeiros. Com amigos destes, não preciso de inimigos. Obrigada já estou servida. Quanto ao novo bastonário, vamos lá trabalhar nas dotações seguras (!). Acabem com a escravatura dos enfermeiros numa luta contra o tempo...Porque as exigências aumentam, o nº de utentes tb, só o dinheirito e o nº de enfermeiros nos turnos, é que não. O Sr. ministro tem que admitir muitos enfermerios (!). Será que a troika deixa?
 
Gostaram daquela dos fantasmas? Chamem à Ordem dos Enfermeiros o "caça fantasmas", pois há por lá muitos desde sábado. Toca a fugir que eles vêm aí. Aceitando a recomendação do PPC emigremos para destinos mais limpos.
 
Com tanta individualidade, esteve por lá o PR, ou andava a fazer horas extraordinárias para ganhar um dinheirito para fazer face às suas despesas e às da Maria.
 
Para quem ainda não reparou:

Vejam só a vaidade com o nosso Bastonário ajeita o "colar"! Parece dizer:
Finalmente consegui o que queria!
Ó p´ra mim, que jeitoso estou!
 
Blá, blá, blá. Ouçam os enfermeiros do Norte, da PPP de Braga ao Nordeste Transmontano, e por tantos outros lados, onde os enfermeiros são tratados como "animais" e o GC nada vez. Acudam-nos, integro os 8o% que não votaram. Aprendi a lição.
 
Acabou a campanha eleitoral. É hora de mostrarem o que valem cumprindo o que prometeram. Quotas já na próxima Assembelia Geral. Que vão fazer?
 
Caros colegas: o bastonário só agora tomou posse e este blogue só tem criticas destrutivas. Aquilo que ele apelou aos colegas foi que estes colaborem com a ordem e que tenham ESPERANÇA - è essa esperança que eu deposito nele . Vamos aguardar e colaborar pois a ordem somos todos nós- flor
 
Eu estive lá e vi....
Houve quem estivesse lá e tal é a azia que não conseguiu ver... nem ouvir...

A Sara Brito uma palhaçada, eu diria até, uma falta de educação para com o Sr. Bastonário!

A Ex. Bastonária falou de problemas que deveria ter falado ao longo destes anos publicamente;

O Enf. Germano excelente... Lembro-me de algumas frases... " chega de tratar os enfermeiros como se fossem fantasmas no SNS. Existe desperdício, má gestão e lobies e são eles que estragam o SNS. Não são os enfermeiros...

Não percebo como não ouviram ou não gostaram disto... Ou melhor... até percebo!!!
 
Quanto à legitimidade deste bastonário por causa da abstenção de 80%...

- E nos anteriores mandatos? 70 e tal por cento de abstenção dá mais legitimidade? Não me lembro de ouvir os atuais ressabiados falar na falta de legitimidade anterior... Curioso não é???

- E os enfermeiros não votam e não ligam nenhuma para a sua ordem por causa do Enfº Germano???

Deixem-se de conversas e ressabiamentos e toca a trabalhar. Está na altura de nos unirmos em torno do novo bastonário e fomentar a coesão...
 
E a parte do discurso do sr. ministro?

Aquela em que ele agradece à Ex. bastonário por dizer aos enfermeiros o que é para dizer aos enfermeiros... à comunicação social o que é para dizer à comunicação social e guardar o que deve ficar entre eles (nas conversas que tiveram)...

Deve ser a isto que as colegas se estão a referir quando dizem que o Sr. ministro agardeceu à Ex. bastonária...

Por que será???
 
E quando o Sr Ministro falou da preocupação da Ex. bastonária (em dezembro) por causa da renovação dos Contratos... revelou muita preocupação pelos enfermeiros dizia ele...

Não ponho dúvidas que a Ex. Bastonária tenha manifestado a sua preocupação no entanto os contratos ainda não chegaram renovados às instiuições Sr. Ministro... Diz que estão na secretária do secretário de estado...
 
Alguem sabe se o Belmiro se vai candidatar a Bastonario no proximo mandato?
 
Meninos e meninas...

As eleições já terminaram!!
Os novos Órgãos estatutários, eleitos apenas pelos Enfermeiros já tomaram posse...

Acabem lá com a AZIA e ajudem a Enfermagem a rumar toda no mesmo sentido... ou o que disseram durante a campanha foi para enganar os colegas??


Daqui a 4 anos tentam outra vez...
 
Grande bastonário que não tem tempo para dizer o que é importante.
Já estou a ver no final das reuniões com o ministro "... não tive tempo para analisar isso com o sr. ministro.."
Enquanto isso os enfermeiros pelos hospitais arranjam tempo para cuidar de doentes em macas nos corredores, com doentes internados nos serviços de urgência, sem condições sem recursos humanos até à exaustão. Vi isto relatado na CS do bastonário nada, das SRegionais, nada espero que os proximos 4 anos sejam rápidos.
 
ATENÇÃO QUE OS SRS TAE´S JA ESTÃO A ELABORAR O NOVO MAMUAL DOS FUTUROS TEPH, DELE CONSTAM TECNICAS COMO ENTUBAÇAO ENDOTRAQUEL, PUNÇAO VENOSA, ADMINISTRAÇÃO FARMACOS IM E SC...QUE MERDA É QUE A ORDEM DOS ENFERMEIROS ANDA A FAZER AO APROVAR ISTO?
 
Assisti a um video da lista B no site TV Enfermagem onde mostra um documento assinado ou ainda em avaliação de março 2011, pela OE, STAE e Ordem Médicos sobre o alargamento das competencias dos TAE.É inacreditável como estas Ordens permitem a estes técnicos este tipo de técnicas invasivas. Fala-se no loby das escolas que ministrarão estes cursos, será que os enfermeiros são assim tão mercenários que esquartejam e vendem os seus conhecimentos e experiÊncia às outras profissões?!Se o INEM pretende meios SBV com mais competencias coloque lá enfermeiros, de certeza que a diferença de ordenado não é assim tão grande e será menor ainda com a nova formação dos TAE. Para que serão necessário então enfermeiros nas SIV e VMER, para uma abordagem holística do doente?!!!Mas esta questão é apenas a ponta do icebergue da degradação da Enfermagem portuguesa.Espero que o Doutor Enfermeiro não esqueça estes problemas.
 
Caro anónimo das 2:03.

Trabalho no Hospital de Braga e não me sinto vítima de tratamento animalesco. Fale por si!
 
Deixem o Hospital de Braga trabalhar em paz! É dos melhores do país!
 
Ilustres,
no final de um dia onde vejo que talvez o problema mais grave que grassa na Enfermagem, é o facto de os enfermeiros não gostarem do que fazem, venho a este blogue para ficar um pouco mais bem disposto. A saber:

O Germano venceu as eleições. Tem total legitimidade para exercer o cargo.
Mas os 80% de abstenção ferem o seu mandato.
Se com os anteriores isso também aconteceu, aí está (mais uma) explicação para tamanho fracasso.
Quanto à Maria Augusta e a Guadalupe, já todos percebemos o quanto valem. Porque será que o Manuel Oliveira perdeu as eleições?!

Quanto ao novo bastonário. Apontei-lhe algumas fraquezas enquanto presidente da secção regional do Norte.
No novo cargo, tem mais poderes para inverter grande parte do panorama que se vive na classe.
Há problemas na profissão que dependem de outros (Governo), mas há muitos que só dependem de nós. E quanto a estes, ainda não ouvi uma única palavra.

Não se trata de AZIA. Por acaso, às vezes até tenho, mas é só quando como muito :)
Neste caso, é apenas olhar para a realidade e analisar os factos. E aí reside outro grande facto curioso: durante anos, o Dr. Enfermeiro "ensinou" a malta a PENSAR sobre o que de mal a anterior direcção da OE fazia. Agora que o Germano foi eleito, quer que lhe passemos um cheque em branco.
Não conte comigo. E pelos comentários que aqui se vêem, não sou o único.
Parem de falar e mostrem obra. Só isso!
 
As maiores felicidades para os novos orgãos...
Pela primeira vez temos um Bastonário que nos faz sentir orgulho...
O momento não é fácil e vai exigir de Todos espirito de ajuda e união...
Força Enfermeiro Germano Couto...
 
De forma nenhuma pretendo pôr em causa a legitimidade do Sr Bastonário da Ordem dos Enfermeiros, apesar de continuar a achar que quem venceu foi a abstenção.
Na realidade estou cansada de tantas palavras e tão poucos actos, estou cansada de palavras "mansas" que não conduzem a lado nenhum.
Até me dá vontade de rir quando leio "pilar do Sistema de Saúde" "elo forte...", palavras, palavras e mais palavras.
O que fez o actual Bastonário da O. E. quando foram maltratados Enfermeiros no Hospital de Braga, por um grupo privado?
Desconhece como foi posta em causa a qualidade dos cuidados de Enfermagem, nesta Instituição?
Honestamente, perdoem-me a sinceridade, espero que este Bastonário não desiluda quem nele votou, porque a mim e a muitos outros já desiludiu antes de sê-lo.
Como gostaria de ter um Bastonário como o da Ordem dos Advogados, que diz o que pensa, sem medo dos poderes instituidos
 
De forma nenhuma pretendo pôr em causa a legitimidade do Sr Bastonário da Ordem dos Enfermeiros, apesar de continuar a achar que quem venceu foi a abstenção.
Na realidade estou cansada de tantas palavras e tão poucos actos, estou cansada de palavras "mansas" que não conduzem a lado nenhum.
Até me dá vontade de rir quando leio "pilar do Sistema de Saúde" "elo forte...", palavras, palavras e mais palavras.
O que fez o actual Bastonário da O. E. quando foram maltratados Enfermeiros no Hospital de Braga, por um grupo privado?
Desconhece como foi posta em causa a qualidade dos cuidados de Enfermagem, nesta Instituição?
Honestamente, perdoem-me a sinceridade, espero que este Bastonário não desiluda quem nele votou, porque a mim e a muitos outros já desiludiu antes de sê-lo.
Como gostaria de ter um Bastonário como o da Ordem dos Advogados, que diz o que pensa, sem medo dos poderes instituidos
 
Anónimo das 3.18
É do conhecimento geral como os Enfermeiros foram e continuam a ser bem tratados e respeitados no Hospital de Braga. Que todos estão muito contentes e felizes e que têm condições Humanas e materiais para prestar cuidados de excelência.
CLARO QUE ESTOU A SER IRÓNICO E O SR SABE PORQUÊ.
Provavelmente é mais um, que desconhece o significado das palavras respeito, integridade, qualidade de cuidados.
Mais um apologista da teoria "quanto mais me bates, mais gosto de ti", há gostos para tudo.
Por estas e por outras é que a Enfermagem está como está.
Com Enfermeiros assim...
 
Os Mitos das perda de áreas de intervenção.
Trabalho à muitos anos e gostava de saber:
O que fazem os fisioterapeutas e que era feito pelos enfermeiros;
O que fazem os psicologas e que era feito pelos enfermeiros;
O que fazem os outros todos que referem e que era feito pelos enfermeiros;
Intlectualmente mediocre é aquele que não conhece a profissão que diz ter.
Eu vejo os enfermeiros a ssumirem cada vez mais impotância na gestão, nos processos de qualidade, no tratamento de feridas, nos cuidados aos ostomizados,nos cuidados às mastéctomizadas, nos cuidados aos idosos, no controlo de infecção hospitalar, na transplantação, no pré hospitalar e emergência, nos cuidados primários UCC etc etc etc.
Para os que querem facilitismo e reconhecimento sem trabalho (caso do populista GC e seus compadres como este blog) este nivel de exigência é complicado. Penso que é altura de seguir dois caminhos nesta profissão.
 
Não fui à tomada de posse e pelos vistos ainda bem. Espero que o novo Bastonário cumpra o que prometeu e agora devemos deixá-lo trabalhar e á sua equipa.
No entanto não posso deixar de lembrar os carissímos colegas de 2 ou 3 coisas importantes a fazer:
Fechar as escolas e avaliar as necessidades pois com os enfermeiros no desemprego é melhor colocá-los e depois perceber se é necessário abrir tanta escola e ter tantos professores a esfregar o cú nas cadeiras.
Srs Enfermeiros isto só lá vai com greve sem serviços minimos para aí sim não haver dúvidas de quem é o pilar do SNS.
Por último e não menos importante a carreira Srs Enfermeiros a carreira que nos destruiram temos de repôr os enfermeiros com uma carreira digna e justa.
Um grande abraço FJPiteira
 
Também constato o recuo do Enf. Belmiro: no seu blogue, fartou-se de dedicar post´s ao INEM; agora parece ter descoberto a luz.


AHHAHA PORQUE INSISTEM EM QUE É O ENFº BELMIRO O AUTOR DESTE BLOGUE??!
 
O QUE FEZ FALTA AO SEU DISCURSO FOI, A NUMERO DE CLAUSUS EM ENFERMAGEM, ESSENCIAL PARA ACABAR COM O DESEMPREGO EM ENFERMAGEM, QUE SO DESVALORIZA A PROFISSAO, O SR. GERMANO COUTO NAO LHE CONVEM FOCAR ESSE ASPETO, DADO QUE TAMBEM EXERCE FUNÇOES DE DOCENCIA EM DUAS ESCOLAS DE ENFERMAGEM.. ASSIM NAO VAMOS LA! POR ISSO E CONTRA MIM FALO,( FUTURA ENFERMEIRA)OS SRS DOUTORES SAO BEM MAIS INTELIGENTES QUE NOS, COMO SE VÊ ELES JA ESTAO A VER O PROBLEMA AO LONGE E DESDE INICIO COMEÇAM A PRECAVEREM-SE DOS PROBLEMAS..
 
Anónimo das 4.32
Ninguém tem dúvidas que o Hospital de Braga é um dos melhores do País.
Tão trabalhadores que eles são.
Não haverá muitos mais, espero que não haja mais nenhum, em que um turboanestesista anestesia em quatro salas ao mesmo tempo , com a cumplicidade de turboenfermeiros e turbocirurgiões.
O Hospital de Braga é o melhor, sem dúvida, em atingir fins sem olhar a meios. Muita quantidade e muito pouca qualidade.
Há profissionais que se contentam com muito pouco, ou quem sabe, com muito.
 
Exmº Sr Anónimo das 12:36
(acerca do Hospital de Braga)

Aconselho-o a ler o D Minho de 6/2.
Pode tirar algumas ilações sobre o seu contentamento Vs contentamento dos utentes!
 
Anónimo das 4:24
Para sua informação leio os jornais, o Sr é que provávelmente só lê o que lhe interessa.
Se, se refere ao artigo escrito por um funcionário dessa casa, lá virá o tempo em que tal como no passado, mudará de opinião. Já estamos habituados, há gente que só sabe viver em cima do risco e tomba para o lado que lhe dá mais jeito.
Conheço bem o contentamento dos utentes desse Hospital, tal como o dos funcionários que lá trabalham. TODOS MUITO CONTENTES. Que bom seria se, se pudesse tornar público o Livro Amarelo, esse sim, reflecte, em parte, o que se passa nessa casa.
Continuo a afirmar, há profissionais que se contentam com muito pouco, ou melhor, com muito.
 
Ainda para o anónimo das 12:36 e provavelmente das 11:57:

O Hospital de Braga é efectivamente dos melhores pois como está bem informado, não pode esquecer que este Hospital recebeu a classificação máxima, de nível de excelência clínica III, nas áreas de Ortopedia e Cirurgia de Ambulatório, de acordo com os resultados publicados pelo Sistema Nacional de Avaliação em Saúde (SINAS), da Entidade Reguladora da Saúde.

Para além disso os inqueritos de satisfação dos utentes são reveladores da qualidade de cuidados prestados nessa instituição.
 
Anónimo das 9:23

Porque será que nunca responde tendo em conta as minhas afirmações???
Contra factos não há argumentos.
Falo-lhe em turboanestesistas, em turboenfermeiros em turbocirurgiões e em funcionários que sempre viveram em cima do risco e tombam sempre para o lado que lhe dá mais jeito, tudo baseado em factos que não conseguiram esconder dentro das bonitas mas de pouca ou nenhuma qualidade dessa casa. Também sei das inundações, da queda de extintores, da resistência das paredes internas, da abundância de recursos Humanos e materiais existentes nessa casa, também sei...
Relativamente aos inquéritos de satisfação, todos sabemos como podem ser feitos e trabalhados.
Eu continuo a preferir o LIVRO AMARELO, apesar do medo que a maior parte dos utentes tem de escrever, pena que não possa tornar-se público.
Nunca pus em causa a quantidade mas sim a qualidade, porque a quantidade dá EUROS e é no lucro que se centra toda a actuação do grupo que gere essa casa.
Ai se os profissionais não tivessem medo de falar tal como os utentes...
Relativamente à classificação máxima a que se refere só me vem dar razão, apesar de ter lido na altura as noticias. A palavra AMBULATÓRIO diz-lhe alguma coisa???
Desconhece que é este tipo de cirurgias que dá lucro???
Continuo a afirmar "HÁ PROFISSIONAIS QUE SE CONTENTAM COM MUITO POUCO,OU MELHOR, COM MUITO". Para bom entendedor meia palavra basta.
 
Ao anónimo das 2:42:

Esqueceu-se da Ortopedia que também foi distinguida! Quanto ao que dá ou não dá lucro uma coisa eu sei: estou-me nas tintas, mas garanto que sei um pouco.........
 
Anónimo da 1:52

Pela forma como escreve não tenho a mais pequena dúvida que sabe o que dá lucro e não um pouco, mas muito.
Continua sem argumentos para as minhas afirmações, é pena...
 
Caro anónimo das 1:52.

Tem toda a razão! Há certas pessoas com as quais não vale a pena perder tempo!

Quando assim é, costuma dizer-se: "Leva lá a biciclete".

Eu fui!
 
Anónimo das 11:26

Tem toda a razão, contra factos não há argumentos.
Deve gostar apenas de perder tempo com pessoas que pensam como você, há muita gente assim.
Pode ficar com a "biciclete", ou melhor, com a bicicleta, se o Português não me engana. Fique com ela e com todos os acessórios, porque não conseguiu pôr em causa nenhuma das minhas afirmações.
Admiro pessoas que sabem argumentar, o que não me parece ser o seu caso.
Assim está bem, não perca tempo e vá, já ontem era tarde, mas tenha cuidado porque essa casa, que tanto defende, não é segura.
Cada vez mais convicto afirmo "HÁ PROFISSIONAIS QUE SE CONTENTAM COM MUITO POUCO, OU QUEM SABE, COM MUITO"
 
Anónimo das 12:48:

Relativamente à bicicleta / biciclete: conhece por acaso o significado das aspas?

Não, não errei! Apenas escrevi uma frase popular!

Mas, pronto, leve lá a bicicleta!
 
Anónimo das 12:48

Não me quer explicar o significado das aspas, já que não conseguiu argumentar coisa nenhuma??
Realmente, os seus comentários são de uma pobreza...
Pensei que já tinha ido, mas pelos vistos gosta de perder tempo. Desta vez sou eu que afirmo que não vou perder mais tempo consigo e verá que escreva o que escrever, vai cair na minha indiferença.
Relativamente à bicicleta, eu só tenho uma palavra, pode ficar com ela e com os acessórios. Bom passeio.
 
Onde se lê anónimo das 12:48, no comentário das 10:25, deve ler-se anónimo da 1:00.
 
Ao anónimo confuso (10:25 ? 12:48 ??)

Afinal o passeio continua.... e muito confuso!

Eu sim, vou partir para outra, mas não sem esclarecer algumas questões:

- Estava no desemprego;
- Estou a trabalhar;
- Sem qualquer tipo de cunhas;
- Ganho cerca de 900 euros;
- Não cuspo no prato ...


Se o (a) colega não está satisfeito,... tenho pena, mas a porta está aberta! Ouse e saia!

Fui.
 
Anónimo das 10:20

Continua a ser lamentável a pobreza dos seus comentários.
Confuso, não estou nem nunca estive, enganei-me apenas, o que é inerente à condição humana.
Porque será que não estou surpreendido com o seu comentário???
Sempre soube que se tratava de alguém sem nenhum poder de argumentação, agora fiquei a saber que tem muito que aprender.
Relativamente à porta aberta, tenha cuidado, quem sabe o Senhor não sai primeiro. O Senhor é obrigado a comer tudo,já eu, só como o que quero. Como vê, estou em vantagem, não sou contratado, tenho alternativas, mas também tenho valores e ética e gosto de incomodar.
Quando o Senhor começou, já eu estava cansado de trabalhar nessa casa e sei muito bem como as coisas funcionam.
Faz parte daquele grupo que nem ousa abrir a boca, que tem que estar disponível sempre, que é chantageado nos dias de greve,...,com medo que não lhe renovem o contrato???
Nunca conseguiu argumentar relativamente às minhas afirmações, nem sequer me conseguiu explicar o significado das aspas...
Poderia explicar-lhe o significado das palavras: direitos, dignidade, valores,ética...,mas já vi que para si são mais importantes 900 euros.
Deu-me razão para afirmar, ainda com mais convicção: HÁ PROFISSIONAIS QUE SE VENDEM POR MUITO POUCO.
Cresça, a vida tem muito para lhe ensinar,aproveite.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!