terça-feira, janeiro 17, 2012

Enfermeiros com pedidos "desesperantes" de emprego!


É esta secundarização e inferiorização que me irrita. Não é a desmistificação da realidade que me incomoda, é a sua tradução em palavras criteriosamente escolhidas...

Comments:
Porque tem existido muitíssimos enfermeiros profs agora deu nisto!!!
Muitos enfermeiros com má qualidade de formação profissional, sobretudo das Piagets....talvez para França, só para lares de 3ª idade!!!
 
"É esta secundarização e inferiorização que me irrita. Não é a desmistificação da realidade que me incomoda, é a sua tradução em palavras criteriosamente escolhidas..."
Já tinha repara que V. Excia tinha dificuldades de interpretação. Estude português e deixe de ser demagógico e de tentar vitimizar uma profissão digna e que já foi lutadora.
E não se preocupe porque o seu bastonário vai resolver isto tudo e rapidamente.
 
Pela parte que me toca, caso não tivesse emprego, “desespero” seria uma das palavras que seguramente me ocorreria.

Pergunto:
Porque é que o Governo não contrata mais enfermeiros?
Porque é que as escolas continuam a formar enfermeiros em barda?
Porque é que o Bastonário (que tinha o seu lugar garantido numa instituição de saúde) deu aulas em várias escolas privadas, e ainda por cima, vem agora dizer que Portugal “exporta” enfermeiros?!

Perdoai-lhes senhor!!!!
 
Para os Invejosos aqui da zona:

Acabei o curso em 2011 e ja estou no NHS, UK, sou "nurse in charge" ganho mais de 2000 libras.



ja tenho reforma garantida e Vcs vao todos para o desemprego e os os velhotes com a 4 classe ou 9 ano ficam com 50% da Reforma!

Portugal virou lixo!Tenho vergonha de ser portugues!

Aluno da privada!
 
Aqueles que pensam ter o tacho garantido depois de roubados os subsidios e regalias, nem reforma vao ver!
 
Mais privadas de Enfermagem, com notas de acesso ridiculamente baixas e de qualidade de ensino duvidoso, é do que precisamos!
E de serem formados em lares ou creches, com pouca experiência hospitalar, com professores com 1 ano de experiência profissional!
Mais cabeças pagantes e iludidas de que ter canudo é significado de emprego!!
 
o video nao funciona
 
E não são os próprios enfermeiros a inferiorizar-se/secundarizar-se?
 
JOBS FOR THE BOYS!!!!!!!!!!!

CHUC = PSD = ??????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????
 
porque é que em vez de criarem usf para médicos, não começam a criar unidades só com enfermeiros e caso os utentes necessitem enviassem a uma consulta? fica mais barato pagar aos enfermeiros e os utentes são mais bem atendidos!Não há que preocupar-se em atingir indicadores, mas sim atender o utente.
 
Aqui para o enfermeiro da Uk se um recem-licenciado já está em charge é porque a enfermagem na UK deixa muito a desejar.
 
2000 libras com ou sem descontos? Quanto paga de alojamento e despesas correntes? Sobra 1000 libras?
 
mudança já na OE.

Para quando DE?
 
Anónimo das 9:12
Tens que ir estudar a reforma dos CSP.
Pobre ignorância.
 
agora vamos ver o que este D. Sebastião que foi eleito em dezembro vai fazer...
 
Já agora ; http://enfermagemprecaria.blogspot.com/
 
Para o NURSE IN CHARGE,

Meu caro, sou enfermeiro não há muito tempo e lamento que Portugal tenha chegado a esta situação: já toda a gente percebeu que há excesso de enfermeiros, mas as escolas continuam a licenciar “em barda”.

A emigração acaba por ser uma inevitabilidade. Não tenho a menor dúvida, que alguns embarcam nessa aventura, pensado tratar-se de 3 ou 4 anos. Enganam-se. Muitos deles, talvez só regressem daqui a muitos anos (quando morrerem).

Portugal não virou lixo. Os tipos do rating é que precisam de ganhar juízo.
Se tens vergonha de ser português, fizeste bem em emigrar. És um mal agradecido. Diz isso aos teus pais, à tua família e aos teus amigos que te acompanharam até 2011.

Dizes que tens reforma garantida. Sabes o que dizia o outro? “Vai com calma Chico.” Se aí pelas terras de sua Majestade ainda não sofrem os efeitos da globalização, não te precipites, pois um dia destes, as palavras “China” e “Índia” deixar-te-ão mais humilde.

Estudaste numa privada? Olha, o Sócrates também. E também emigrou. Tu e ele não fazem cá falta.
 
Já agora dou também o meu exemplo, trabalhei 6 anos a contrato a prazo, sem hipóteses de futuro, num centro de saúde. Mandavam-me tudo para cima, porque a chefe não conseguia que as colegas "maduras e experientes", fizessem mais que injecções, pensos, e vacinas de vez em quando, programas de saúde tá quieto que dá trabalho, enfim, nada que os colegas que trabalham em cuidados de saúde primários não conheçam e saibam.
Fui fazendo formações em várias áreas, incluindo tratamento de feridas, tendo conseguido amealhar muitos conhecimentos neste âmbito, por gosto e interesse.
No entanto não podia fazer tratamentos porque a sala "pertencia" a outra pessoa, por sinal um colega com a 4 classe que faz pensos com éter, bacitracina, vaselina e água oxigenada.
Via chegar colegas e sair colegas, entretanto fui amealhando experiência na comunidade, mas cometi o pecado de não ter comprado o diploma de "especialista". A chefe saiu e entrou um colega especialista de comunitária, mas este "especialista" tinha 14 anos de bloco operatório e nada mais. Era especialista em comunitária, sem nunca ter trabalhado numa comunidade, e ficou, pasmem-se, a "coordenar" a equipa, porque não havia mais ninguém com a especialidade, logo, imediatamente promovido à coordenação/chefia.

Não percebia um puto daquilo, não queria saber, e não perguntava, tornou-se frustrante, irritante, deprimente e ridículo continuar a trabalhar neste contexto.
Triste coisa em que se transformou a profissão.
Enfim, não me alongando em pormenores, após muito ponderar e chegar à conclusão de que isto era triste demais para continuar, saí do país rumo à Suíça, sei francês, tenho cá família, arrisquei.
1 ano depois sou directora de uma unidade hospitalar, ganho o equivalente a cerca de 8000 euros mensais, já adquiri casa própria, e criei raízes.
São extremamente exigentes aqui, mas justos, reconhecem o mérito, e valorizam os bons profissionais, recompensando o trabalho, esforço e dedicação.
Meu amigo, aqui não há ordem, mas estamos muito melhor servidos.
Quem não presta, rua.
Diplomas valem tanto como o papel onde foram impressos, o que conta é o trabalho, esforço, dedicação, e provas dadas. E é inadmissível que gente incompetente, burra, e pouco amiga de trabalhar chegue a certos cargos, quanto mais lá ficarem por muito tempo.
Estou feliz, tenho pena de ter perdido anos da minha vida num país tão fraco na mentalidade que tem acerca do trabalho, do mérito, e pior, num país onde os enfermeiros destruíram a enfermagem.
Olhando pela janela para a bela vista que tenho, quente e confortável, agora com boas perspectivas de futuro, a nível pessoal e profissional, sei que nunca mais voltarei a esse lugar onde se coleccionam diplomas em vez de méritos, onde se transformou a enfermagem numa venda a retalho, onde me parece que mais valor tem, quem mais burro for.
Adeus, e sinceramente, até nunca mais.
 
Anónimo das 9:12, há uma coisa que se chama UCC, que dão autonomia aos Enfermeiros e não constam que os mesmos se tenham revelado muito interessados.
 
Ao colega Anónimo 4:01 PM:

Gostei da sua resposta. Muito bem para um emproado que anda com a mania que é gente só que está na terra dos come on"es".

Prioridade para o nosso novo Bastonário:
ENCERRAR ESCOLAS PRIVADAS E PÚBLICAS DE QUALIDADE DUVIDOSA e que só servem para aumentar o desemprego e diminuir a qualidade da Enfermagem Portuguesa.
 
http://www.youtube.com/watch?v=O0uF-G88BGc&feature=related

Homem inteligente este.

Aprendam alguma coisa crianças.

As UCCs são uma utopia irrealista, como tudo na enfermagem actual.

Long live James Randi
 
ao aluno da privada enf nos Uk,
nasci aqui e gosto daqui.Portugal virou lixo e exporta tambem lixo e
o lixo que ca fica ainda pode ser reciclado .o mundo ainda não acabou
muita soberba em tenra idade!
 
Cara anónima das 8:01, parabéns pelo seu precurso e pela coragem demonstrada. Força e permita que cite uma frase sua:

"Diplomas valem tanto como o papel onde foram impressos, o que conta é o trabalho, esforço, dedicação, e provas dadas. E é inadmissível que gente incompetente, burra, e pouco amiga de trabalhar chegue a certos cargos, quanto mais lá ficarem por muito tempo"
 
ai curso de francês!! começa para ir para fora antes que fique internado na psiquiatria!
RL
 
Embora substancialmente diferente, o testemunho da colega que emigrou para a Suíça acaba por ter alguns pontos de encontro com o que disse o colega que foi para Inglaterra: a situação em Portugal está má, mas eu estou bem; lixem-se para aí.

Amigos,

Compreendo que quem não tenha hipótese de conseguir emprego em Portugal, procure outras alternativas. Mas não aceito desaforos, sobretudo vindo de pessoas mal agradecidas. A Enfermagem em Portugal está mal, sabemos quem são os culpados, mas é possível inverter o cenário. Não precisamos cá de enfermeiros que só olham para o valor que está no recibo no final do mês. Precisamos de gente responsável e corajosa!

Já o disse antes da eleições e repito: o que aí vem (2012 e 2013) será muito pior do que tivemos até aqui. Nesse sentido, espero que todos os enfermeiros (cada um de nós individualmente, Ordem, Sindicatos, etc) olhem para os problemas que temos em cima da mesa. Engana-se quem pensa que com esta Ordem, vamos ser mais ouvidos pelo Governo. NÃO HÁ DINHEIRO!
Aliás, o tema da prescrição por enfermeiros, por exemplo, dificilmente sairá da gaveta. Se já temos desemprego entre os médicos, para quê tirar-lhes trabalho nesse domínio? Já para não falar do lobby…

Resta-nos um naipe de medidas relacionados com gestão interna: recrutamento de enfermeiros transparente, relações saudáveis de trabalho no seio das equipes, promoção a determinados cargos de acordo com critérios justos e claros, formação a sério (em vez de se fazer colecção de canudos), redução de vagas nas escolas, trabalhar mais (menos pausas para café e cigarro; dormir menos no turno da noite), etc, etc.

(mais uma nota: toda a gente sabe que os países ricos, são-no por força do poder que têm sobre os países mais pobres; como portugueses não somos obviamente nenhuns puritanos, mas neste momento, temos legitimidade para apontar o dedo aos desvarios da BP bem como aos offshores suiços…)
 
caro anónimo das 2:11,

Sou licenciado por uma escola privada e pós-graduado por uma pública. Em termos de ensino posso garantir-lhe que encontrei profs com qaulidade nas duas realidades, embora tenha tido contacto com mais qaulidade no privado, os profs do público sabem que têm lugar garantido enquanto que o privado presta um serviço que, se tiver falhas, pode desaparecer.

Reconheço que em ambos haverá bons e maus mas temos de deixar de centrar a nossa luta entre publico e privado. Encerrar cursos sem qualidade? sim, que publicos quer privados.

Quanto as estágios fiz todos em hospitais do SNS, nunca na minha escola houve estágios em lares ou creches. Conheço casos de colegas da escola superior de enfermagem de coimbra (publica) que os estágio de pediatria foi em creche e o 1º estágio de medicina em lares. Não se de ao trabalho de desmentir porque a colega em causa é minha familiar direta.

cumprimentos,
 
“"Para os Invejosos aqui da zona:

Acabei o curso em 2011 e ja estou no NHS, UK, sou "nurse in charge" ganho mais de 2000 libras.



ja tenho reforma garantida e Vcs vao todos para o desemprego e os os velhotes com a 4 classe ou 9 ano ficam com 50% da Reforma!

Portugal virou lixo!Tenho vergonha de ser portugues!

Aluno da privada!””

2000 libras, só?? para um enfº in charge?? e em inglaterra?!
Pagas 500libras por um quarto, mais 500 libras para comer, mais descontos, mais pagar transportes... não ganhas assim tão bem, mas ao menos tens emprego, vá!
Mais que justo para quem fez curso numa CESPU ou quejandos,,,
 
Há enfermeiros interessados em UCC, o problema é que os directores executivos não têm interesse nessas UCC, mas sim em USF, porque aí Há médicos...
 
Pois bem, acredito que emigrar seja mesmo a melhor solução para a nossa profissao... terminei o curso em 2011 e vou brevemente para a Finlândia... temos de ter muita força de vontade para abandonar o nosso país. Aos estudantes de enfermagem no nosso país deixo um conselho: se querem mesmo ter gratificação na nossa profissao... emigrem.
 
Num pais governado por incompetentes que apenas favorece gente incompetente, invejosa e preguiçosa.

Aonde só preciso ser amiguinha colorida de um medico para trabalhar numa USF ou numa enfermaria qualquer.

Aonde um Hospital mais parece uma empresa familiar, trabalha a mãe, o pai, os tios, os filhos todos, a namorada do filho, amiga do tio, os irmãos, gerações inteiras.

E ainda me chamam de lixo e comparam ao Sócrates?

E se dormissem menos na hora de serviço e deixassem de explorar os alunos de enfermagem enquanto estão a dormir, a pintar as unhas, no facebook ou no badoo a namorar, a utilizar a net na hora de trabalho.

Ainda me lembro num campo de estagio a enfermeira na net, a escolher o hotel para passar o fim de semana com o namorado no Algarve e a ver o catalogo de cosmetica.

Aonde existem USf's de milhares de euros por todo lado apenas para servir de tacho a meia duzia. Ao medico e as amigas dele.

Quem queria assim um trabalho em Portugal a ganhar bem e sem fazer nada?

Deixam portugal na miseria,não querem mais concorrência então obrigam os jovens emigrar e daqui alguns anos mandam vir enfermeiras e etc... do Paquistao e da China.
 
interrogo-me quanto á necessidade dos paises ricos em recrutar profissionais de saude junto dos paises pobres.A formação é cara.A formação foi paga pelos nossos impostos?
Se temos falta de profissionais em muitas areas aqui,porque vão servir outros?Desespero de uns beneficios para outros e ainda mais aqueles que nos emprestaram dinheiro para não produzir.....
 
A ufp é a melhor escola de enfermagem do pais... Em breve a abertura do hospital escola, e abertura do curso de medicina...vai haver mt sapo engolido.. finalmente ides calar essa matraca de zé português.Finalmente os alunos vão fazer estágios sem descriminação. QUERES QUALIDADE ???? PAGA!!!!!!
 
Os principais "culpados" e inimigos da nossa profissão são os enfermeiros, somos individualistas em vez de termos sentido de grupo, vemos no nosso principal alvo de cuidados "um inimigo"...
Viramos as costas aos nossos colegas de trabalho...
E depois lamentamos a nossa sorte enquanto enfermeiros....
Triste Fado...

As
 
Em resposta ao anónimo das 2:19 PM, não é só virar as costas aos nossos colegas, é também alguns orientadores de estágio virarem as costas a alunos... (experiência própria...!) Cada vez me arrependo mais de ter vindo para este curso! Irei desistir em breve.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!