terça-feira, janeiro 31, 2012

Haja (também) sensatez nos Enfermeiros!


"A Ordem dos Médicos apelou, numa carta enviada ao ministro da Saúde, à revisão dos 'números clausus' para Medicina e do número destes cursos em Portugal, adequando-os "às reais necessidade futuras dos portugueses".

"Se o Estado continuar a financiar cursos a mais e a impor vagas em excesso, que reduzem a qualidade da formação, não pode depois dizer que não há dinheiro para tratar os doentes ou para permitir que todos os licenciados em Medicina tenham acesso a uma especialidade", adianta o Bastonário." link

Comments:
Sem dúvida o Bastonário da Ordem dos Médicos tem insistindo e bem neste ponto (afinal a sua função é defender a boa prática da Medicina e para tal há que defender a sua classe).
Espero que o nosso Bastonário seguia também este caminho pois é bem sabido que é necessário que se contratem mais Enfermeiros para colmatar faltas no SNS mas também é bem verdade que mesmo que se suprissem todas as faltas do SNS ainda assim haveria muitos Enfermeiros no desemprego e porquê?
Porque saem anualmente, das diferentes Escolas, muitos mais licenciados em Enfermagem do que aqueles que são necessários e isto leva à proletarizarão. Isto para nem falar da péssima qualidade de muitas Escolas tanto privadas como até públicas. A bem da Enfermagem e da Qualidade da mesma deve ser prioridade nº 1 do Enf. Germano Couto o encerrar de muitas destas Escolas que tudo a jusante se resolverá a seu devido tempo tempo. Permitam-me uma metáfora: se temos a casa com uma inundação antes de pegarmos em baldes para tirar a água talvez devessemos primeiro fechar a torneira pois andar a carregar "baldes" desta ou aquela medida enquanto a àgua se vai acumulando é um esforço inglório, contraproducente e que inevitavelmente não vai produzir resultados.
 
"Mais uma falácia.

Os enfermeiros ganham o que merecem.

Sabe por acaso Sr Dr Enfermeiro que já existem "especialistas", que nunca exerceram, no verdadeiro sentido da palavra?
Especialistas em comunitária, que andaram aqui e ali a tirar cursos e a fazer umas horas num lar, outras numa clínica, outras por ai, esperam o tempo necessário de inscrição na ordem e depois entram na especialidade(até sobraram vagas).

Conclusão: "especialista" com 4 anos de andar por ai a fazer uns biscates.

Como quer depois o sr doutor que se chegue à mesa de negociação com legitimidade para exigir reconhecimento monetário pelas qualificações???

A carreira está uma porcaria, a crise congelou tudo, mas teoricamente é possível este colega concorrer a principal num centro de saúde, entrar e ficar a coordenar outros colegas que trabalham à anos em cuidados de saúde primários.
É possível.

Na prática não acontece, mas a carreira, a profissão, a ordem, permite isto.

Diga lá, quando reclama que os colegas devem receber de acordo com os graus que obterem, concorda que estes colegas recebam pela tabela de especialista??

Concorda que um colega com 14 anos de trabalho no bloco operatório, tire uma especialidade em saúde comunitária, e ganhe imediatamente como especialista???
Diga sinceramente Sr dr, como utente, iria compreender que o estado pague mais a um enfermeiro nesta situação? Que ganhos para o SNS?? Que ganhos para a qualidade dos cuidados prestados??Ganhos, só para o bolso dos enfermeiros.

Depois temos os "especialistas", que usam o diploma como degrau para mandar.

Especialidade é sinónimo de coordenação/chefia, e é isso que procuram, NUNCA e NUNCA mesmo exerceram a especialidade NUNCA e NUNCA mesmo prestaram cuidados especializados.

A minha chefe no CS, saltou directamente das urgências para a chefia. Tirou a especialidade, o mestrado, esteve uns mesitos para aqui, concorreu, e entrou, depois claro, de "exigentes" provas públicas.
Conclusão: Uma verdadeira nódoa, não sabe, não pergunta, não faz e não deixa fazer, vive em pânico que queiram roubar a sua posição, quando se falou que poderia voltar à prestação de cuidados disse "era o que faltava quererem agora despromover-me, suei muito para ganhar um gabinete no 2 piso".

Sr Dr, diga-me, como podemos nós, com gente desta nas fileiras, exigir reconhecimento monetário??


Ganhamos pouco, não porque somos vitimas desgraçadas da má vontade do governo, ou da crise mas sim porque somos feios, porcos e maus, cada vez mais feios porcos e maus.

9:31 PM"

Um comentário para reflectir.
 
É extremamente URGENTE limitar o numerus clausus para o curso de Enfermagem!!

Forma-se enfºs para o desemprego!
Chega!!
 
É verdade, há médicos a mais no país, mas Medicina a menos; a Medicina efetiva que é praticada em Portugal está aquém das necessidades, mas os seus intérpretes para além dessas mesmas necessidades. Conclui-se portanto que o que falta em Portugal não são médicos, mas sim médicos que produzam efetivamente Medicina.
 
é o que tenho andado à tanto tempo a dizer... Aumento da oferta é sinónimo de desregularização laboral e fraco poder reivindicativo. Em resultado temos uma classe fragilizada pelo número, mal remunerada em função das responsabilidades assumidas. A responsabilidade é de TODOS NÓS (uns mais que os outros) a começar pelos locais de trabalho. Proponho que nos recusemos a orientar alunos em estágio (muitas vezes nem o professor telefona para saber se tá tudo bem...)
 
Neste aspecto, o José Manuel está a defender (e bem) a sua classe, e neste caso, isso corresponde a uma defesa da gestão eficaz dos recursos humanos, o que terá implicações óbvias na qualidade dos cuidados prestados e nos cofres do Estado. Por outro lado, vejo um bastonário a erguer a voz antes de o problema agudizar cada vez mais. Penso que o Germano há muito poderia ter feito algo semelhante. Preferiu dar aulas na privada...

Eu já começo é a ficar baralhado com tantos ziguezagues, Dr. Enf.!?
Afinal, há ou não falta de enfermeiros em Portugal?
Talvez desde 2007 me parecia que era da opinião que há excesso. No outro dia, dizia que ainda há lugar para 10 mil enfermeiros nos cuidados de saúde primários. Em que ficamos?
Não seria mais prudente no final de cada ano, a OE apresentar dados onde ficássemos a conhecer quantos concluíram o curso nesse ano, quantos deixaram de exercer a profissão, quantos obtiveram emprego e quantos emigraram?
TRANSPARÊNCIA, precisa-se!
 
Então é tempo da nova OE começar a actuar!que tal o DE começar a exercer as sua influencia....junto do nosso novo bastonario, claro!!

Cumprimentos
 
Pois, o nosso Bastonário teve uma oportunidade de ouro para demontrar isso perante o ministro da tutela, aquando a sua tomada de posse. No entanto alegou "falta de tempo". Ele é bastonário de uma classe a tempo inteiro, por isso nunca poderá alegar falta de tempo para a defender!

A ver vamos se tem coragem ou continuaremos neste marasmo a que a OE já nos habituou.
 
Os Cursos de Enfermagem constituem despesa pública (em média 45 mil euros/licenciatura). Espero que o Conselho de Ministros reduza em 90% as Escolas Superiores de Enfermagem (5 chegam). 64 mil enfermeiros chegam e sobram... é uma profissão muito jovem... haja emprego para todos eles!

Cumps,
JB
 
Faltam Enfermeiros em Portugal!!!

Eu sei que para algumas pessoas interessa continuar a passar esta mensagem, ou melhor, esta mentira!
 
Ao anónimo das 9:31 PM" que pergunta:

"Sr Dr, diga-me, como podemos nós, com gente desta nas fileiras, exigir reconhecimento monetário??"

Eu gostaria de lhe deixar algumas reflexões...
- E os enfermeiros que não saõ chefes e que só abrem a boca para dizer asneiras? Refiro-me àqueles enfermeiros que ninguém percebe como tiraram o curso e como é que são enfermeiros. Que faz o enfermeiro chefe com eles quando os tem que gramar na sua equipa a vida inteira a fazer asneiras???

Complicado não é?

Maus profissionais existem em TODAS as categorias e em TODAS as profissões e, na função pública, não se sabe muito bem o que fazer com eles não é???
 
Acabei de ver que os Srs Dr Médicos vão ganahr as horeas ao fim de semana a 100%, com o seu bastonário a deitar faladura com indignação, coitadinhos....
Então e o NOVO BASTONÁRIO dos enfermeiros????????´, já anda a comprar bilhetes para uma qualquer congresso na tailândia????, ó homem apareça e demonstre JÁ a indignação da classe. Não podemos ser comidos OUTRA VEZ.
Fico atento....
 
eu perturbo disse...
Pois, o nosso Bastonário teve uma oportunidade de ouro para demontrar isso perante o ministro da tutela, aquando a sua tomada de posse. No entanto alegou "falta de tempo". Ele é bastonário de uma classe a tempo inteiro, por isso nunca poderá alegar falta de tempo para a defender!

A ver vamos se tem coragem ou continuaremos neste marasmo a que a OE já nos habituou.



Vá esperando colega...mas espere sentado ! Basta ver a entrevista ( nas entrelinhas, principalmente) do bastonário ao forumenfermagem.

Bem sei que uma coisa é campanha e outra é desempenhar um cargo que tem em si mesmo um peso institucional enorme.
Uma coisa é ser presidente de um orgão regional e mandar uns bitaites... Outra é ser bastonário e ele sabe que no fundo muito pouca coisa pode ser mudada exactamente pela institucionalização do cargo e pelas decisões já tomadas e assumidas pela ordem...
Vai ver colega que a única coisa que vai mudar é o estilo , não o conteúdo. E vai mudar o estilo por duas razões : por ser uma pessoa diferente, mas especialmente... por vaidade. Veja vem como o bastonário está "embevecido" a olhar par o colar de bastonário...
 
"O secretário regional dos Assuntos Sociais confirmou esta tarde que o SESARAM vai dispensar entre três a quatro dezenas de enfermeiros e de funcionários administrativos que se encontram a recibo verde, “Existem situações de profissionais a recibo verde que, provavelmente, não verão renovados os seus contratos”, disse Francisco Jardim Ramos, acrescentando que em causa estarão “entre três a quatro dezenas”.
Esta dispensa de enfermeiros, segundo garantiu o governante, que falava à margem da tomada de posse dos novos órgãos sociais do Conselho Directivo da Madeira da Ordem dos Enfermeiros, não colocará em causa a qualidade dos serviços, nem a saúde dos utentes."
Já estavam com contratos precários agora Rua, mas, para o governante isso não afeta a qualidade dos cuidados. Germano Couto estava lá mas também não teve tempo de responder a isto. Como diz o povo "cada cavadela uma minhoca"
 
Ontem á noite Dr. Sobrinho Simoes na SIC Noticias esclareceu e defendeu melhor os enfermeiros do que alguma Bastonaria ou membro da OE alguma vez fez... tentem obter tal video... ;)
 
A diferença entre classe médica e de enfermagem é bem patente:

- Um bastonário insurge-se contra a progressiva má qualidade do ensino, sendo necessário fechar faculdades, pois não é possível dar formação pós licenciatura a grande parte dos recém-formados. Convém referir que não são efectivamente médicos pois não podem exercer em lado nenhum, logo não entram efectivamente no mercado de trabalho.

- O outro bastonário, numa classe com uma taxa de desemprego significativa, não se refere,até hoje, incluindo o discurso de tomada de posse, uma única vez relativamente à necessidade de fechar escolas de enfermagem.

Tudo o resto é ruído. No essencial, os programas são mais do que evidentes.
 
A ruína da enfermagem está na mediocridade intelectual e no ódio que revelam a maioria dos enfermeios, dos quais eu me demarco.
O bastonário da OM está a cumprir o seu dever, e muito bem... os enfs que o criticam e desejam desemprego na medicina estão não a dar um tiro nos pés, mas um tiro na cabeça, senão vejamos.
Um médico não poderá exercer se não for diferenciado e esta parte é a OM que controla, ao contrário da OE que nada controla;
existem cerca de 23 mil médicos no SNS (onde é dada a diferenciação aos internos), saem 1600 novos licenciados/ano, a este ritmo e com reformas de possiveis tutores + 5 anos de internato, dentro de muito pouco tempo, possivelmente meses, não haverá sequer um tutor para cada 2 ou 3 internos;
qd isto acontecer vai ser necessário regulamentar o exercício da medicina nao diferenciada e aí é que vai ser o fim da enf, como profissão e classe, pois vai ficar fazia de conteúdo, que já é pouco, visto que foi conquistado por fisioterapeutas, podologistas, psocólogos, nutricionistas, padeiros...
Talibã das Beiras: Sempre ao mais alto nível
 
"A ruína da enfermagem está na mediocridade intelectual e no ódio que revelam a maioria dos enfermeios, dos quais eu me demarco". é verdade, e o pior é que a maioria desses são os ditos professores que de professores não têm nada porque têm vergonha de serem enfermeiros e nem querem ser apelidados como tal ...... e é essa gente que se encontra nas torres de marfim com uma presunção que não é nada bom para a "profissão" não a defendem nem gotam dela mas dão aulas aos ingénuos que vão chegando às escolas e lhes vão dando dinheiro para os ordenados que nem merecem, uma grande parte deles. amigos e cunhas dos directores e directoras dessas escolas ou fábricas de fazedores de enfermeiros, futuros desempregados .... ninguém parece ver isto ... e a estória continua infindável ........
 
" e a estória ...."
O Josefina! estória?
Os teus professores eram mesmos maus e tu nem chegas a mediocre é mesmo MAU.
 
"O bastonário da OM está a cumprir o seu dever, e muito bem... os enfs que o criticam e desejam desemprego na medicina estão não a dar um tiro nos pés, mas um tiro na cabeça”

..Onde é que leste que os enfºs desejam o desemprego médico??!

Olha eu quero é que o meu Bastonário faça o mesmo que fez o dos Médicos: defender a classe custe o que custar!
Que faça o que tem a fazer e pare a contínua e desleixada formação excessiva de enfermeiros, directos para o desemprego!!

Que não venha Germano Couto com desculpas, ele e sua equipe!! Exijo ser defendido!! Votei na sua lista e espero que HAJA!
RáPIDO e BEM!!
 
ó anónimo da 1:40h:

"estória" sim, sabe porquê? Porque estamos a falar de uma espécie de folclore, de algo que não se consegue contar numa história.
 
O anónimo das 9h25´já respondeu ao anónimo das 1h40`!

Digo e continuo a dizer: estória sim!!!!!!!
 
E tu é que deves ser mesmo BERA! PORQUE NÃO TE INTERESSA VER O QUE É EVIDENTE! É FÁCIL ATACAR-SE OUTRA PESSOA SEM ARGUMENTOS ... É MAIS QUE MAU ..... É BERA!!!!!
tIVESTES AO MENOS PROFESSORES? dEVES TER TIDO DESSES AMIGOS DOS DIRECTORES E DIRECTORAS DAS "FÁBRICAS" DE ENFERMEIROS ..... QUE EXISTEM SOBRETUDO NAS "PROVINCIAS", ANÓNIMO DAS 1:40!
 
E tu é que deves ser mesmo BERA! PORQUE NÃO TE INTERESSA VER O QUE É EVIDENTE! É FÁCIL ATACAR-SE OUTRA PESSOA SEM ARGUMENTOS ... É MAIS QUE MAU ..... É BERA!!!!!
tIVESTES AO MENOS PROFESSORES? dEVES TER TIDO DESSES AMIGOS DOS DIRECTORES E DIRECTORAS DAS "FÁBRICAS" DE ENFERMEIROS ..... QUE EXISTEM SOBRETUDO NAS "PROVINCIAS", ANÓNIMO DAS 1:40!
 
E tu é que deves ser mesmo BERA! PORQUE NÃO TE INTERESSA VER O QUE É EVIDENTE! É FÁCIL ATACAR-SE OUTRA PESSOA SEM ARGUMENTOS ... É MAIS QUE MAU ..... É BERA!!!!!
tIVESTES AO MENOS PROFESSORES? dEVES TER TIDO DESSES AMIGOS DOS DIRECTORES E DIRECTORAS DAS "FÁBRICAS" DE ENFERMEIROS ..... QUE EXISTEM SOBRETUDO NAS "PROVINCIAS", ANÓNIMO DAS 1:40!
 
E tu é que deves ser mesmo BERA! PORQUE NÃO TE INTERESSA VER O QUE É EVIDENTE! É FÁCIL ATACAR-SE OUTRA PESSOA SEM ARGUMENTOS ... É MAIS QUE MAU ..... É BERA!!!!!
tIVESTES AO MENOS PROFESSORES? dEVES TER TIDO DESSES AMIGOS DOS DIRECTORES E DIRECTORAS DAS "FÁBRICAS" DE ENFERMEIROS ..... QUE EXISTEM SOBRETUDO NAS "PROVINCIAS", ANÓNIMO DAS 1:40!
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!