terça-feira, janeiro 24, 2012

Nunca pensei ver isto...

.
Fonte: Jornal Diário de Notícias
_____________________________________________________
Nota: os dados estão sub-contabilizados, uma vez que se reportam apenas aos inscritos no Instituto do Emprego e Formação Profissional.

Comments:
Ao "esperto" que num outro post comentava, dizendo maravilhas do Curso de Enfermagem da Universidade Fernando Pessoa aqui fica a prova preto no branco da qualidade do seu Curso. Confio no novo Bastonário para por um fim a esta pouca vergonha e espero que não lhe falte coragem para lutar para que se fechem tantas Escolas de Enfermagem que produzem licenciados em Enfermagem mas não formam Enfermeiros. E isto que digo não é só para privados (até porque há algumas boas Escolas privadas de Enfermagem) mas também para muita Escola Pública que só serve mesmo para alguns autarcas e alguns "Srs Professores" dizerem que têm uma Escola de Enfermagem.
 
Tá boa Zé Mário, então não sabe que o Germano dá aulas na Fernando Pessoa....LoL
 
Sim, algumas escolas servem mesmo para isso"Os Srs Professores" dizerem que têm uma Escola de Enfermagem e fazerem disso estatuto. Muitas vezes não passa disso mesmo, porque a qualidade fica à porta, seja pública ou privada!
 
Ao "esperto" Zé Mário
Olha que o Bastonário eleito é prof. na Fernando Pessoa. E o que aqui está não clarifica coisa nenhuma.
Mas como o Bastonário diz que temos falta de 15 a 16 mil enfermeiros (ver entrevista ao expresso) vamos ter que formar muito mais.
 
O Enf. Germano Couto não disse apenas isso. Vamos lá clarificar e entender português: afirmou que, no contexto clínico, faltam enfermeiros. O que é diferente de faltar ao país. É que os enfermeiros que o Bastonário se referia já estão formados e estão numa situação de sub-emprego ou desemprego! Portugal não precisa de mais enfermeiros, já os têm, mas estão no desactivo!
 
Onde está a sociologia que é por dados oficiais o curso com maior taxa de desemprego?? estao todos empregados secalhar, nao tem fundamento nenhum esta tabela, k ridiculo.
 
Vamos lá entender português.
"Os estudos indicam que há 15 a 16 mil enfermeiros a menos" esta foi a resposta que GC deu.
Sei que fica perturbado com isto pois passou a vida a criticar os que diziam que faltavam 8 mil e agora o seu querido GC duplica a parada é lixado para a sua credibilidade. Temos pena.
 
...quando é que metem na cabeça que o mal disto é o aumento da oferta... os desgraçados acabam o curso nem se empregam e agrava-se e desrregula-se o trabalho dos que estão a trabalhar. Só a CESPU mete de cada assentada cerca de 150 enf. por turno. Não há mercado que aguente. A acção reivindicativa dilui-se com o aumento da oferta... METAM ISTO NA CABEÇA, POR FAVOR!!!!!
 
Certamente que são números preocupantes. É o reflexo do exagerado número de escolas de enfermagem que foram abrindo na última década. Mas, mais preocupante que isso, é a qualidade do ensino praticado em algumas delas. A fraca qualidade dos conteúdos e o péssimo acompanhamento dos alunos em ensino clínico, gera profissionais mal formados. Com distorções graves do que é ser enfermeiro e da responsabilidade que isso implica.
Esta, deveria ser uma questão a que a OE não deveria ser indiferente, pois é a imagem da profissão que fica em causa, bem como a segurança e qualidade dos cuidados prestados.
Acham normal haver alunos nas escolas de enfermagem que entraram com médias negativas? Ou através dos maiores de 23? Eu não. E nos tempos que correm muito menos. É mais um tiro no pé, que nós tão sabiamente damos uns nos outros.
Cumps
 
Pode haver falta de 15 mil enfermeiros nos hospitais e Centros de saúde, até porque a maior parte dos serviços estão a funcionar com pessimos rácios.Contudo, o mercado de trabalho, não absorve mais enfermeiros, porque não estão interessados em melhorar os racios e além disso, estamos numa crise economica gravíssima, em que nos proximos 5 anos, no mínimo, não deverão ser admitidos enfermeiros nos serviços públicos.Assim,pretende-se diminuir ainda mais os rácios, através da reforma dos colegas mais velhos e da passagem á mobilidade de outros tantos. È também preciso salientar que estão a fechar serviços e hospitais, com todas as consequências que esta medida acarreta.
Posto isto, a oferta de enfermeiros é elevadíssima para a procura que existe do mercado de trabalho.A solução seria mesmo fechar cursos, ou reduzir para menos de metade as vagas existentes. Há certos cursos em que ja foi tomada essa iniciativa, por ex: educação de infância.
Enquanto houver muita oferta de enfermeiros, nunca conseguiremos ser reivindicativos, são as leis do mercado. Excesso de oferta = baixos salarios.
Ainda digo mais, tendo em conta a excessiva oferta de enfermeiros no mercado, ainda tivemos sorte em conseguir negociar uma carreira com um salário de início de 1200 euros!Enfim....espero que o novo bastonário e a sua equipa tome medidas drásticas nesse sentido e que dignifique a imagem da enfermagem.

Ana P.
 
Os colegas estão um bocadito mal informados sobre a realidade atual. Ora bem, as escolas privadas quase que já não têm alunos, tumas de 10 a 30 e é para as que ainda conseguem mobilizar alguns.
As escolas do estado é que necessitam de reduzir alguma coisa.
Mas importante é lutar por dotações seguras, denunciar a prática ilegal e a má prática (vamos ver os que GC é capaz) se náo fizer isto em 2 anos deve demitir-se.
 
para o joao g.. percebe uma coisa...entrar pelo processo maiores de 23 nao é entrar para kem fez o 12 pelas novas oportunidades , eu fiz o curso de psicologia em braga e depois entrei pelos maiores de 23 em enfermagem, queres comparar a minha média com a tua? é so dizeres.. mandas postinhas assim tipico de lontreiro portugues,,,...
 
"os dados estão sub-contabilizados, uma vez que se reportam apenas aos inscritos no Instituto do Emprego e Formação Profissional", DE

Caros convidados à "Ceia do Senhor", não discutindo o facto de Privadas e Públicas, porque isso queridos colegas já deu pano para mangas, posso desde já dizer, que desde que finalizei a minha licenciatura jamais me inscrevi no IEFP,porque trabalhar em Portugal nunca foi uma perspectiva minha. Desde então emigrei. Mas, ao contrário de mim, muitos colegas, com os quais convivi e convivo actualmente fizeram a inscrição no mesmo, pois davam preferência a um trabalho em Portugal, mas desde que receberam o diploma trabalham no estrangeiro e vão lá continuar.
Inclusive o IPFP neste momento já convoca enfermeiros para sessões de recrutamento para o estrangeiro.
Sendo assim, talvez os da Privada sejam mais "Burros" que os da Pública, mas por querer e insistir trabalhar em Portugal!!

Bora lá repetir as contabilizações de Portugal..
 
então, mas podem sempre imigrar para angola ou brasil
 
ATENÇÃO QUE OS SRS TAE´S JA ESTÃO A ELABORAR O NOVO MAMUAL DOS FUTUROS TEPH, DELE CONSTAM TECNICAS COMO ENTUBAÇAO ENDOTRAQUEL, PUNÇAO VENOSA, ADMINISTRAÇÃO FARMACOS IM E SC...QUE MERDA É QUE A ORDEM DOS ENFERMEIROS ANDA A FAZER AO APROVAR ISTO?
 
ao anónimo que comentou a minha posição em relação aos maiores de 23.
Se fez psicologia em Braga, possui uma licenciatura. E nestes casos existe um concurso especial, previsto pela DGES, que salvaguarda essas situações. Denomina-se de "Titulares de Grau Superior e pós-secundário". Falo-lhe do que sei, pois também o fiz para frequentar o curso de Biologia na FCUP. E continuo a afirmar, os atalhos, como o programa novas oportunidades, foram um erro. Atribuíram-se títulos, não competências.
Quanto à média que apregoa ser tão alta, deve ser proporcional ao seu discurso.
Cumps
 
Toda a gente sabe que os Enfermeiros não têm emprego, mas os cursos continuam a ter candidatos, o que significa que ou as pessoas acreditam ingenuamente num mundo melhor ou são masoquistas. Por exemplo, ninguém no seu perfeito juízo entra num avião que vai para os Estados Unidos sabendo que só tem combustível para meia viagem. Se ainda há alguém que embarca na miragem da Enfermagem, sabendo da situação de empregabilidade actual, merece mesmo o destino quase certo que vai ter no fim da jornada, que é morrer na praia.
 
afinal faltam enfermeiros ou nao? trabalho tanto que as vezes desejo ser polva para ter muitos braços e chegar a mais lados mas nao consigo e nao sou que pena, tenham dó.
 
Quem entrou em enfermagem nos ultimos anos posso dizer que a grande parte é mt ceguinha,,, mas outra grande parte sabe o que ta a fazer, e em terra de cegos kem tem olho é rei....eu sou um destes.fui para enfermagem entrei a 3 anos..mesmo com a consciencia de ke iria por centro de emprego,,,mas......la está em terra de cegos kem tem olho é rei.,.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!