sábado, janeiro 14, 2012

CNO


O Chief Nursing Officer (CNO) português é o Enf. Sérgio Gomes, ex-candidato a Bastonário da Ordem dos Enfermeiros no último sufrágio em Dezembro de 2011.
Foi nomeado em 2007 pelo então Sr. Ministro da Saúde, Dr. Correia de Campos, como é possível constatar no disposto do Despacho n.º 19816 de 13 de Agosto.

As suas funções ("providenciar um aconselhamento especializado nas matérias desta área da prestação de cuidados, com relevância específica no que concerne a medidas de intervenção na actuação dos enfermeiros") são sobreponíveis às da Ordem dos Enfermeiros, pelo que a sua existência, em Portugal (onde a OE é a entidade reguladora da profissão), é questionável. Aindam assim, existe.

Depois da eleição falhada, o Enf. Sérgio Gomes regressou ao seu lugar na Direcção Geral da Saúde - onde é indiscutível a necessidade da existência de Enfermeiros!
Muitas vozes erguem-se agora a interrogar a pertinência da continuidade deste colega no aludido lugar, devido ao chumbo expressivo dos Enfermeiros nas mencionadas eleições. Com efeito e sustentadamente, é razoável reflectir sobre a legitimidade da continuidade do Enf. Sérgio Gomes como CNO!

Fazendo uma retrospectiva do serviço prestado nesta posição, de facto, não são visíveis contributos objectivos para a dignificação da Enfermagem!

Comments:
Como sempre, o Enf. Belmiro a colocar o dedo nas feridas. É bem questionado sim senhor, o facto de o Enf. Sérgio continuar no cargo que ocupava.

Mas atenção: há anos que eu me interrogo sobre o modo como os enfermeiros directores chegam ao cargo que ocupam? Isso não lhe coloca estranheza?

Veja por exemplo: o novo enfermeiro director do hospital de Gaia está no cargo pelo reconhecimento dos enfermeiros que lá trabalham, ou pela força do aparelho do PSD?

Nos últimos dias, o caso “Cartroga na EDP” e sobretudo os salários imorais que vão ser pagos, têm feito correr muita tinta nos jornais. Pois bem, o que se passa com as administrações hospitalares é exactamente algo do mesmo género. Mas lá está: há temas que são inconvenientes…
 
Porque é que o senhor não fala nos contributos deste senhor na saúde 24?! Não lhe convém, ou nao sabe?
 
Há quem arranje novas facetas...

http://www.novaagendasindical.org/
 
parece-me que o DE se deveria informar melhor sobre as funções do CNO e o que este anda a fazer pela enfermagem antes de questionar a sua existência.
 
Caro Doutor Enfermeiro: como já disse em comentários anteriores, é notória a sua preferência (subserviência?) pelo colega Germano Couto. É livre de o fazer, com a liberdade de expressão que a nossa constituição estatui, mas o que está agora a fazer vai contra todas as regras do bom senso. Então só porque o Sr. Enfermeiro Sérgio Gomes não foi eleito como bastonário (má campanha, pouca visibilidade do seu trabalho, má estratégia na escolha da sua lista…) acha-se no direito de vir por em causa “a legitimidade da continuidade do Sr. Enfermeiro Sérgio Gomes como CNO”. Pela mesma linha de pensamento, e tendo em conta a sua veneração/ adoração pelo Enfermeiro Germano Couto, e como este ganhou as eleições como bastonário…então seria ele a pessoa mais adequada para o cargo. Não confunda situações, contextos nem cargos. Estas eleições não foram para eleger o Chief Nursing Officer mas sim o Bastonário da ordem dos Enfermeiros. Tenha muita consideração e considero bastante importante muita da informação que este blog fornece e as reflexões que proporciona mas tenho que dizer que neste momento sente-se que se está a tornar um blog muito parcial onde as ideias (boas ou más), as entrevistas (boas ou péssimas), os artigos de opinião (bons ou demagógicos e repetitivos, sem conteúdo) de uma pessoa (Germano Couto) de repente se tornaram a verdade absoluta. É preciso, em tudo na vida, ter ponderação e saber ouvir o que os outros têm para dizer. Ainda é muito cedo para colocar tudo o que não é o Enfermeiro Germano Couto em causa. Não vale a pena atirar em todas as direcções. Somos todos necessários para tornar a nossa profissão numa ciência mais visível, capaz de demonstrar que a sua prática conduz a ganhos em saúde ao doente/ utente/cliente/pessoa, que tem profissionais competentes e com formação cada vez mais avançada e adequada a todos os contextos de saúde (cuidar, leccionar, investigar e gerir). Por isso, e para bem da qualidade do seu blog: MODERAÇÃO.
 
k vida
 
Será que se pretende a mudança de boys também na enfermagem ???
 
fora com ele
 
Os resultados eleitorais demonstram muito bem que os enfermeiros não se revêm neste enfermeiro para os representar, seja em que lugar for.
Por isso, devia pedir a demissão.
Mas isso será impossível, porque para além de estar protegido pelo seu padrinho, o Diretor Geral da Saúde, não é suficientemente honesto para o fazer.
Afinal, estamso a falar do grande mestre dos tachos
 
Para ter uma ideia do que deveria fazer o CNO é verificar os trabalhos apresentados pela sua congénere Inglesa, junto do governo Britânico.
 
"" Mas atenção: há anos que eu me interrogo sobre o modo como os enfermeiros directores chegam ao cargo que ocupam? Isso não lhe coloca estranheza?

Veja por exemplo: o novo enfermeiro director do hospital de Gaia está no cargo pelo reconhecimento dos enfermeiros que lá trabalham, ou pela força do aparelho do PSD? ""

Puro mérito meu caro! Também queria tacho você, era?..
 
" Para ter uma ideia do que deveria fazer o CNO é verificar os trabalhos apresentados pela sua congénere Inglesa, junto do governo Britânico."

Faz essa CNO lá em Inglaterra, mas o que fez aqui em portugal este nosso CNO???
 
até fico confuso!!!
então o Enf.º Antonio Marques tambem foi colocado pelo PSD, como Enf.º Director nos Hospitais da Universidade de Coimbra????!!!
 
até fico confuso!!!
então o Enf.º Antonio Marques tambem foi colocado pelo PSD, como Enf.º Director nos Hospitais da Universidade de Coimbra????!!!
 
TOCA A DESINFECTAR A ENFERMAGEM....
 
O dr Enf sempre a colocar (e bem) os dedos nas feridas!!
 
E o Zé CARLOS E GUADALUPE?
DEVEM SER OS PROXIMOS A IR EMBORA E FAZER UM GRANDE FAVORE À ENFERMAGEM.
SÃO MAIS PARTE DO PROBLEMA DO QUE DA SOLUÇÃO!
 
O Marques no CHUC... é apenas mais um a aproveitar-se do tacho! pens é que seja por pouco tempo tempo, e o tótó ainda não se apercebeu disso!
È um inocente do tamanho do mundo este Marques, nem sabe muito bem em que mundo vive o coitadinho
 
E o Enf. Director do Centro Hospitalar Médio Tejo, que por coincidência (claro que é só coincidência; os testes a que foi submetido como gestor são inúmeros....não sabemos foi onde) é vogal da Comissão Política Distrital do CDS - Leiria.
 
Dr Enfermeiro, a sua questão é muito pertinente, todavia ha muitos enfermeiros em cargos importantes, que o são apenas e só por serem boys, não pela competencia. Comece a analisar melhor e denuncie aqui todos os boys que , com a falta de competencia, estão a destruir a enfermagem nas instituições
 
O blogue colectivo Aventar está a realizar um concurso para apurar qual o melhor blogue do ano em diversas categorias


Peço desculpa aos nomeados na categoria de Saúde por tê-los nomeado(excepto o blogue Queratocone) mas de facto não seria a mesma coisa se não os tivesse incluído na lista e a fim de uma sadia convivência e maior divulgação da actualidade em saúde para fora dos meios internos e fechados que são estas discussões sobre esta área.

As minhas desculpas ao Doutorenfermeiro, Cogitare em Saúde; Plano de Cuidados; Saudesa; Impressão de um boticário de Província, Juramento de Hipócritas; SaúdeImpostos ;) e boa sorte a todos.

Para votar devem ir a este Link ( http://aventar.eu/blogs-do-ano-2011/)
 
Caro Dr Enfermeiro não fiquei totalmente esclarecido defende que não exista esta posição na DGS ou que esta não é a pessoa indicada? Considero este lugar de vital importância mas que deveria ser definida a pessoa em colaboração com a ordem. Por favor não incorra no erro de levar a água com o bebé, esta posição é necessária sabendo como sei como funciona a DGS conseguir ter lá um enfermeiro não é de desprezar... acredite. Mas estou de acordo que o Enf Sergio não será a pessoa indicada. Não lhe conheço nenhuma actividade de monta na DGS e muito poucas pessoas que eu conheço de lá sabem sequer o que faz. Obrigado
 
Bom, temos que distinguir aqui dois planos:

1- O da inveja, a enfermagem está a ficar com alguns invejosos de outros enfermeiros...por isso como disse um comentador anterior, esta enfermagem está a necessitar de desinfecção.

2- Quanto ao cargo: parece-me ser de agradecer e elogiar o facto de termos um enfermeiro na DGS

3- Quanto à visibilidade do trabalho desenvolvido pelo enfermeiro Sérgio, acredito que ele tem um grande trabalho a realizar: dar a conhecer aos enfermeiros deste pais o trabalho realizado e projectos para concretizar. Poderia utilizar a página da DGS, faria um grande serviço a ele e á enfermagem. Explicar o que fez e o que faz e o que pretende fazer.

Até pode ter prestado grandes contributos a todos nós sem o sabermos.

Quanto aos enfermeiros directores, faz todo o sentido que sejam de nomeação governamental. O pior que vi foi com eleições... toma lá 42horas para votares em mim...acabou mal...péssimo!!

Penso que é assim que estas questões devem ser analisadas

E abaixo a inveja.

E não sei se é só neste Blog, mas já vi que isto precisa de desinfecção.
 
Digníssimo Dr. Enfermeiro,
disseram-me que tem um 530-D (http://www.bmw.pt/pt/pt/newvehicles/5series/sedan/2010/showroom/index.html) 69 mil euros!?

Eu talvez me fique pelo classe B (http://www.mercedes-benz.pt/content/portugal/mpc/mpc_portugal_website/ptng/home_mpc/passengercars/home/new_cars/models/b-class/w246/configurator/configurator_w246.html?tp_ccci=/dsc_pt/globalsessionid/DSC_pt6C61326C6437663BFF00010603005C00/dsc_locale/pt_PT/appId/DSC_pt/siteLocale/pt_PT/newConfiguration.jam1%3bjsessionid=0000Tu1USB6Jth8x99U7L2x4359:15hadqoa4%3fClassId=01246%26BaumusterId=24620010%26ClassGroupId=0%26BodyId=43006%26NationalId=000), ou então pelo classe A (http://www.mercedes-benz.pt/content/portugal/mpc/mpc_portugal_website/ptng/home_mpc/passengercars/home/new_cars/models/a-class/_w169/configurator/configurator_w169.html?tp_ccci=/dsc_pt/globalsessionid/DSC_pt6C61326C64376434FF00010603005C00/dsc_locale/pt_PT/appId/DSC_pt/siteLocale/pt_PT/P3501ViewBean.jam1%3bjsessionid=0000Tu1USB6Jth8x99U7L2x4359:15hadqoa4), já que a carteira está magra…
 
Pensei que as eleições já faziam parte do passado. Pelos visto não.

O Germano merece uma felicitação porque foi o vencedor.
A abstenção já era esperada. 80% parece-me um valor vergonhoso, face aos desafios que temos pela frente. Imaginem que há dias, estava a fazer manhã, e perguntei a 5 colegas, se sabiam o nome do novo bastonário. Ninguém sabia!!!!!

Não votei no Germano, porque via na sua equipa uma série de incongruências. A começar pelo facto de dizerem que não se tratava de uma lista da continuidade. Não era a única é certo, mas basta olhar para os nomes que dela faziam parte. Aliás, coloquei neste blogue e noutros, algumas questões que nunca foram respondidas. Resta agora aguardar por aquilo que vai ser o seu desempenho.

Relembro que o impasse que se vive na Europa, juntamente com a crise financeira portuguesa, podem tornar os problemas dos enfermeiros em “peanuts”. Ainda assim, acho que não devemos baixar os braços.

Não deixa de ser irónico, que quando a Europa aparece comandada (e mal) pela Alemanha, na pessoa da Sr.ª Merkel, o nosso bastonário se chame “Germano” :)

É interessantíssimo ler o que o Dr. Enf. escreveu em Dez. de 2007, acerca do MDP
http://doutorenfermeiro.blogspot.com/2007/12/modelo-de-desenvolvimento-profissional.html (basta ler o último parágrafo).

Dizer também, que os resultados das eleições não foram convincentes. Nos Açores houve uma diferença de um voto, e mesmo na secção do Sul, o Alexandre apanhou um valente susto.

O discurso (da vitória) do Germano foi um desastre:
- elogiou a Maria Augusta, quando durante a campanha não fez outra coisa se não criticá-la;
- depois disse que vem para unir, e logo a seguir, usa a palavra (mágica) adversários, que mesmo estando entre aspas, revela-se uma escolha de mau gosto;

Para terminar: o bastonário eleito representa o paradigma perigoso para que caminhamos. O tipo tem uma especialidade em Saúde Materna, tem um Mestrado, tem um Doutoramento e ainda tem tempo para dar aulas (em várias escolas). Reparem que nem sequer tem 40 anos!
Portanto, estamos perante um carreirista que colecciona diplomas. Se os enfermeiros pensam que é por esta via que se afirmam na sociedade estão muito enganados.
 
Ó cocas, tu deves ser o Marcelo Rebelo de Sousa da Enfermagem.
Aposto que o Germano te dá uns rebuçados para vires aqui animar a malta.
Podias ir para o Circo Chen…
 
Dr. Enfermeiro, viu a entrevista da (ainda) bastonária? Desta vez, não teve papas na língua. Será por isso que ainda não fez menção no seu blogue a esse fenómeno? Malandreco.
(http://www.ordemenfermeiros.pt/comunicacao/Paginas/BastonariadaOrdemdosEnfermeirosnaRTPInforma%C3%A7ao.aspx)
 
Ó Belmiro, muda lá o discurso pá!
A Maria Augusta e outros que tais já fazem parte do passado. Agora é a vossa vez. Mostrem trabalho e deixem-se de questiúnculas.
Quero ver o Germano a levantar a voz para o Paulo Macedo, o Marco António ou o Passos Coelho.
 
este e outros parasitas / oportunistas da enfermagem deviam fazer um grande favor à enfermagem à saude e à comunidade em geral e irem para a prateleira !!!!
 
oh Dr Enfermeiro faça uma análise a quantos enfermeiros votaram no actual bastonário (sobretudo no norte)e deixe de abater tudo à sua volta.
E já agora uuma ideia: Germano a ministro da saúde, presidente da comissão parlamentar de saúde, director geral da saude, chief nusre, bastonário, professor de enfermagem nalgumas privadas duvidosas...
 
Ao anónimo das 2:40:
"Veja por exemplo: o novo enfermeiro director do hospital de Gaia está no cargo pelo reconhecimento dos enfermeiros que lá trabalham, ou pela força do aparelho do PSD?"

- Como está lá não se sabe (.....) mas que já começou a nomear os seus colegas/amigos de Espinho, já !!!
- ESPINHO AO PODER NO CHVNG !!!!! -
 
Ao anónimo das 2:40
"Veja por exemplo: o novo enfermeiro director do hospital de Gaia está no cargo pelo reconhecimento dos enfermeiros que lá trabalham, ou pela força do aparelho do PSD?"

O Enfº Director do CHVNG é o Enfº Belmiro Rocha e como está lá não se sabe (.....) mas que já começou a nomear os seus colegas/amigos de Espinho, já !!!
- ESPINHO AO PODER NO CHVNG !!!!!
 
É o que o povo quer pá
 
Pepsamar...Rennie etc....há tempo para desmoer!!!
 
DR enfermeiro para o lugar CNO
 
censura | s. f.
3ª pess. sing. pres. ind. de censurar
2ª pess. sing. imp. de censurar

censura
s. f.
s. f.
1. Acto.Ato.Ato ou efeito de censurar.
2. Crítica severa, repreensão.
3. Exame oficial de certas obras ou escritos.
4. Corporação a que compete esse exame.
5. Pena eclesiástica que priva os fiéis dos bens espirituais.

censurar - Conjugar
v. tr.
v. tr.
1. Exercer censura sobre.
2. Criticar.
3. Condenar.
4. Repreender.
 
Ó Belmiro,

tu começaste por ser um D. Sebastião para os Enfermeiros.
Depois, a malta percebeu que só vias “VMER´s” à frente dos olhos.
Nas eleições, tiveste que engolir muitas coisas (por causa do Germano), já que te tinhas fartado de apontar o dedo à Maria Augusta.
Agora vais para director (não eleito pelos teus pares). Que bom que é ser “BOY” do PSD…
 
Caro DE, mas o que é que as eleições para a OE, têm a ver com o cargo de CNO? Sendo certo que não entendo qual a finalidade do cargo de Chief Nursing Officer, pelo menos nos moldes em que se estabelece e regula a nossa profissão em Portugal, não me parece de bom tom vir por em causa a legitimidade do cargo ocupado pelo Enf. Sérgio Gomes. É tão válida esta nomeação, como tantas outras que ocorrem no SNS. Agora reflitamos. Se calhar, o que não está bem, é esta nomeação não ser efectuada por enfermeiros através de um ato eleitoral, ser a classe a ter a palavra.
O que não vale mesmo a pena é andarmos de dedo apontado ao colega do lado. Esse, tem sido a causa de muitos males no seio da nossa profissão. É o todo que pode fazer a diferença, não este e aquele. Pela visibilidade que possui na profissão, deveria ser o primeiro a salvaguardar-se deste tipo de situações.
Cumps
 
Porra o Sérgio Gomes tinha o Dr Manuel Lopes da Escola de Évora como mandatário.
Só aí vemos a sua credibilidade.
É o tal que diz que não há desemprego em Enfermagem.

Para mim são parasitas e antropofagos da Enfermagem.
 
"" Mas atenção: há anos que eu me interrogo sobre o modo como os enfermeiros directores chegam ao cargo que ocupam? Isso não lhe coloca estranheza?

Veja por exemplo: o novo enfermeiro director do hospital de Gaia está no cargo pelo reconhecimento dos enfermeiros que lá trabalham, ou pela força do aparelho do PSD? ""

Puro mérito meu caro! Também queria tacho você, era?..

11:48 AM"

Ah Ah AH

MÉRITO?? Até me riiiii

Meu caro, tenho um familiar num Concelho de Administração de um Hospital do Norte e nomeação por mérito? não me parece... Diga antes.. nomeação por filiações partidárias, boys!!
Mas atenção.. temos que admitir uma coisa.. o CA do CHSão João manteve-se mesmo com a mudança do governo... (este sim por mérito)
 
“"Veja por exemplo: o novo enfermeiro director do hospital de Gaia está no cargo pelo reconhecimento dos enfermeiros que lá trabalham, ou pela força do aparelho do PSD? ""

Puro mérito meu caro! Também queria tacho você, era?..

11:48 AM"

Ah Ah AH

MÉRITO?? Até me riiiii

Meu caro, tenho um familiar num Concelho de Administração de um Hospital do Norte e nomeação por mérito? não me parece... Diga antes.. nomeação por filiações partidárias, boys!!
Mas atenção.. temos que admitir uma coisa.. o CA do CHSão João manteve-se mesmo com a mudança do governo... (este sim por mérito) “”


ohhhh...perdeu então você o tacho foi? Ou queria um tacho para você, mas a sua loista foi à valeta?
Oohhh.....!
 
COCAS,

Por acaso nao perdeu o tacho.. ganhou um muito melhor :) :)

É a vida meu caro.. nao é para todos é para quem pode

AH AH AH
 
Os Abba tinham uma música intitulada "Money Money"

Aqui, o título bem podia ser "Tacho, Tacho"
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!