quinta-feira, fevereiro 16, 2012

Diferendo entre Enfermeiros e Técnicos de Análises! (colheitas de sangue no IPS)

Para situar todos os colegas: está em causa isto.

Posição da Ordem dos Enfermeiros

(Clicar para ampliar e ler)
.
.
Posição da Associação Portuguesa dos Técnicos de Análises Clínicas e Saúde Pública

(Clicar para ampliar e ler)

Comments:
UI!Porque será?
 
Onde está a nossa OE?
Fez o comunicado de imprensa e o resto?
Esperamos que esta nova OE, não deixe avançar esta situação...mais um grupo, vindo do nada e muito pouco representativo a tentar usurpar funções dos Enfermeiros...

Vamos ver o que a nossa OE faz...
 
Forças de bloqueio????
Talibã das Beiras: Sempre ao mais alto nível.
 
Não têm a razão toda, mas lá que a associação dos técnicos argumentou melhor que a OE é verdade verdadinha.
 
Li ambos os comunicados aqui expostos pelo nosso colega Dr. Enfermeiro. Saúdo a posição tomada pela Ordem dos Enfermeiros.

Espero para ver os resultados práticos da tomada de posição da Ordem dos Enfermeiros, esperando que mais uma vez seja completamente ignorada.

A luta da defesa e salvaguarda da Enfermagem a bem dos utentes não deve versar na usurpação das funções das outras classes (senão PERDEMOS TODA AUTORIDADE MORAL na nossa LUTA) mas antes na defesa contra a usurpação das funções e tarefas da EXCLUSIVA responsabilidade da ENFERMAGEM por outras entidades. Também e a bem da Enfermagem urge encerrar Escolas de Enfermagem(tanto Públicas como Privadas) que não só estão a distribuir diplomas a futuros desempregados como ainda deterioram a qualidade da Enfermagem já que muitas das Escolas a fechar são de qualidade MEDÍOCRE, assim ficariam só as boas Escolas (tanto Públicas como Privadas) e melhora-se a Enfermagem não só porque passamos a ter os Enfermeiros bem formados e excluímos as "desculpas" de Enfermeiro ou "diz que é uma espécie de Enfermeiro" como acaba-se com o excesso de profissionais que só leva a proletarizarão da profissão e ao desperdício de dinheiro já que a formação, ainda que medíocre no caso das que o são, não é isenta de custos.

A César o que é de César.
 
Sou da opinião que devem assumir o atendimento direto ao dador de sangue, os profissionais melhor posicionados no sistema, e que tenham competências para um atendimento global à pessoa (potencial) dadora, respeitando todas as orientações sobre boas práticas, quer antes, durante e após o procedimento.

Mas reportando apenas às complicações que podem surgir, e que são o "argumento" mais visível como se este assunto devesse ser assim discutido, penso que:

Os profissionais envolvidos nas colheitas têm que ter competências para despistar precocemente situações de risco e agir de imediato para salvar a vida das pessoas. Não percebo de que razões de eficiência falam - eficiência quê? Económica? De recursos? Social? Que dados suportam essa ideia? – para dizer que os técnicos podem ter essa função, havendo enfermeiros para o fazer.

Para prestar esse serviço à população com SEGURANÇA e COMPETÊNCIA, são precisos, NO MÍNIMO, conhecimentos de fisiopatologia e farmacologia necessários à atuação em emergência e competências reconhecidas legalmente para introduzir drogas no corpo, i.e., administrar terapêutica. É o médico que indica a terapêutica a administrar, mas há um outro profissional, único no sistema de cuidados de saúde, que pode e deve fazê-lo, mesmo sem prescrição médica, se estiver em risco imediato a vida da pessoa: o Enfermeiro. Isto está definido no nosso código deontológico e é praticado no nosso dia a dia, sempre que avançamos para cuidados interdependentes de prescrição médica antes de o médico estar presente na situação, por várias razões. É também necessário ter prática com casos similares para que a intervenção seja otimizada: não é um técnico que nunca administrou um fármaco que agora vai passar a fazer uma coisa dessas duas ou três vezes por ano: são poucas vezes, mas aqui a baixa frequência de situações é justamente o que joga contra a incompetência dos técnicos nesta matéria.

O técnico pode, quanto muito e muitas vezes erradamente, agir como qualquer pessoa na rua faz, na reação vagal, e blá blá blá… levanta as pernas. Mas é o enfermeiro que tem competências para intervir (no despiste precoce e tratamento urgente) com o médico, na síncope neurocardiogénica, evitando os riscos de lesões neurológicas e cardíacas que podem ocorrer por falta de atendimento adequado e em tempo útil; é o enfermeiro que sabe que ao fazer a posição de trendelembourg pode estar a desencadear um fator de risco trombo-embólico e a dar uma informação falaciosa aos barorecetores da aorta; é o enfermeiro que atua na hipoglicémia, na hipotensão, no despiste precoce dos pródromos da síncope, gerindo a parte emocional e os medos associados ao procedimento, também estes potenciais desencadeadores de complicações com graves consequências de não forem devidamente geridas.
 
Está acontecer o que já se previa...
E mais estará para acontecer noutras áreas. Os enfermeiros devem desenvolver-se nas suas áreas correspondentes e inovarem, acompanharem a evolução dos tempos, investigando, só assim definem uma área de exclusividade.
Fiquem atentos pois oiço rumores que a área da gerontologia é a próxima!Os projectos desenvolvidos por outros profissionais nesta área, bem como a investigação é muito forte e toca muito na área dos enfermeiros.
Não pensem só em ganhar dinheiro, com duplos, desenvolvam estudos e projectos.
 
Uhhhh? Bem eu ando cansado dos turnos..... mas.... será que percebi bem? Boa Sr. Germano, fomos bem enxovalhados!
 
Já disse várias...o caminho da enfermagem está traçado.

Enquanto, tiverem uma postura de guerrilha contra tudo e todos...aceleram o vosso caminho para o degredo!!
 
É incrivel como a OE faz um comunicado sem fundamentação que sustente a necessidade dos enfermeiros no IPS. Coisas vagas sem sustentação quer técnica quer cientifica, apenas somos bons (os maiores do mundo).
Depois ficam mal quando os técnicos fazem um comunicado bem mais esclarecedor que nos afasta numa acentada.
Se estavamos mal, ficamos muito pior.
 
Este Germano ainda agora chegou e já arranjou diferendos com os médicos e com os técnicos.
Não diga é que o diferendo é dos enfermeiros! Não é o diferendo é com esta direcção incompetente da ordem, deixem os enfermeiros fora disto. Haja dignidade.
 
temos que dar a mão à palmatoria...Mas a diferença TODA está no "gesto"...
 
Dizem que são os únicos com a competência para a recolha de sangue ?!?!?!?

Mas batem mal ou quê?!?

LOOOL
 
Inevitável... e isto continuará, pelo menos enquanto os enfermeiros não definirem concretamente os seus campos de acção e se ficarem pela ambiguidade que sempre caracterizou a prática dos enfermeiros, os faz-tudo, os tapa-buracos, os multiplurimegahipersuperdisciplinares...
 
Os enfermeiros estão sempre a comprar guerras com as outras profissões. Vocês são como as ervas daninhas. Que figuras tristes fazem. Estão cada vez mais "orgulhosamente sós" e não percebem isso.
 
Parabéns OE.
Comunicado ao melhor nível de um qualquer sindicato da CGTP!
"Desrespeito pela legislação"? Já agora, qual "legislação"?

Como diria o outro, "até a barraca abana"!
 
Tristes... sempre a abrir guerra com os outros. Devem pensar que são os únicos profissionais de saúde... DEVEM SER IMACULADOS!!!!
 
Pedem trabalho à Ordem, e muito bem.
E ENTÃO, ONDE ANDAM OS SINDICATOS? PARA QUE SERVEM????????????

é tempo de grande união e não de fugir com o rabo à seringa!!!!!
 
Chegamos a esta situação porque o SEP mais uma vez deu um tiro nos pes quando numa determinada ULS/Hoapital os seus delegados sindicais diesseram que o CA obigou o enfermeiros a usurparem as funções dos tecnicos e os obrigaram a colher sangues... lembram-se!!!!!????
 
Enquanto continuarmos a brincar aos SAPES e sapinhos.. às CIPES e coisas afins, os outros vão fazendo o que é nosso!!
Enfim.. a frustração de alguns enfermeiros que sempre sonharam em fazer diagnósticos (e agora fazem-nos.. com a sua utilidade mais que reconhecida..)está a destruir a nossa profissão!
 
Que granda banhada que os enf´s levaram!!!!!
 
tanto os técnicos como os enfermeiros, como os medicos psiquiatras ou veterinários ou até determinados bombeiros, tem competência para colher sangue. É preciso contextualizar os factos. Falamos de colheitas para transfusão ou de colheitas para análise??? Naturalmente que em tempo de crise a medida mais acertada é por os enfermeiros a fazer colheitas, pois são em maior numero e não há necessidade de lhes pagar mais. Por outro lado, existem uns largos milhões de euros espalhados pelos laboratórios privados (onde não há enfermeiros a fazer as colheitas) que necessitam de extornar!!! O prurido está nos laboratórios privados lá fora!!! Não tenho nada contra que sejam técnicos a fazer as colheitas. Mas agora paciência.... É a crise!!!
 
eh laaaa...tanto enfermeiro aziado!! no laboratorio onde trabalho recebemos diariamente produtos biologicos colhidos de forma errada, maioritariamente provenientes de postos onde quem recolhe as ditas amostras sao os "senhores" enfermeiros...situaçoes desde colheitas para os tubos errados, rastreios pre natais com o trimestre erradamente indicado, ou mais grave ainda, quando estes doutores enfermeiros resolvem comentar com pacientes hipocoagulados que estes estao a ser medicados erradamente quando desconhecem totalmente o historico de controlo de coagulaçao do paciente, situaçao esta q ja levou a que alguns enfermeiros fossem afastados de alguns dos postos de colheita associados ao laboratorio!! resumidamente...cada macaco no seu galho...acho que tambem nao era agradavel para os profissionais de enfermagem, ver os tecnicos de analises clinicas a fazerem pensos e afins!
 
Eu, como profissional de saúde, e com o devido respeito que cada um merece, penso que o velho ditado "Cada macaco no seu galho" se aplica na perfeição.
A carreira de enfermagem é sem dúvida uma das mais antigas no sector da saúde, e como tal, merece respeito. Devem no entanto, entender, que os cuidados de saúde evoluíram (muito), e que para que tal pudesse acontecer foram surgindo outras categorias profissionais superiores à carreira de enfermagem e por isso designados Técnicos Superiores de Saúde e não Auxiliares de Saúde como os enfermeiros. Ora, estes Técnicos Superiores de Saúde possuem elevados conhecimentos técnico científicos na sua área de formação. não andam aqui a desenrascar nada. Sabem o que fazem, e têm formação para isso.
É ainda de relembrar que a formação de um enfermeiro e bastante básica, e para que esta por fora e não sabe, resume-se a aprender a fazer camas, mobilizar doentes, distribuir medicamentos previamente receitados por médicos e fazer higiene. Não tem, nem lhe são reconhecidos quaisquer tipo de competências na área do diagnóstico nem em qualquer outro tipo de intervenção que não os que anteriormente referenciei.
De realçar ainda, que enfermeiro, não tem qualquer conhecimento na área da farmacologia, portanto não deve opinar.
Infelizmente esta usurpação de funções por parte dos srs enfermeiros, não se verifica apenas em relação aos Srs. Técnicos Superiores de Análises Clínicas, mas também em relação a uma série de outras carreiras inclusivamente a carreira médica. Uma vergonha, um desrespeito e uma falta de profissionalismo e de ética profissional. O Resultado está á vista.

Esperemos que isto melhore! O SNS e a saúde dos cidadãos em geral agradece.

Cumprimentos
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!