segunda-feira, fevereiro 06, 2012
Previsões dos TAE sobre os Enfermeiros:
"INEM???? Em breve, pra vós....só a espreitar pela janela do hospital!!!" link
___________________________________________________
Nota 1: Portugal é o único país no mundo onde se coloca a hipótese de substituir Enfermeiros por Técnicos de Emergência. O único!
Nota 2: Não há um único país no mundo em que, num cenário de disponibilidade de profissionais de Enfermagem, se dote o sistema de emergência com Técnicos em detrimento de Enfermeiros!
Nota 3: Todos os países onde existe a figura do "Técnico de Emergência", esta foi criada numa conjuntura de escassez severa de Enfermeiros!
Nota 4: Neste preciso momento, discute-se por parte dos Técnicos de Emergência, nos Estados Unidos da América, a possibilidade de serem considerados com uma especialidade de Enfermagem, ou seja, os Técnicos pretendem ser equiparados a Enfermeiros por falta de perspectivas, ausência de progressão e desencantamento profissional:
.
"I never proposed that paramedics be the same as nurses or vice versa. My proposal is for paramedics to become a different type of nurse" link
Nota 4: Neste preciso momento, discute-se por parte dos Técnicos de Emergência, nos Estados Unidos da América, a possibilidade de serem considerados com uma especialidade de Enfermagem, ou seja, os Técnicos pretendem ser equiparados a Enfermeiros por falta de perspectivas, ausência de progressão e desencantamento profissional:
.
"I never proposed that paramedics be the same as nurses or vice versa. My proposal is for paramedics to become a different type of nurse" link
Até querem fazer diagnósticos tipo NANDA! Vejam só!
Nota 5: Imagem daqui.
Comments:
<< Home
Portugal é rico em experiências peregrinas que depois culminam em fracasso. Num país em que a palavra de ordem é cortar cegamente em tudo, despromover serviços aos cidadãos, trocar a qualidade pelo medíocre só para embolsar alguns euros não me admirava nada que os Enfermeiros fossem mesmo substituídos pelos TAE.Faz parte da política geral de desacenção de Portugal à categoria de país de terceiro mundo.
Gostaria que tivesse algum cuidado com as suas afirmações, pois quem não conheça a realidade dos serviços de emergência médica norte-americana até pode acreditar em si.
Sei perfeitamente que não pode nem vai explicar no seu blogue como funciona o sistema e como é composto, pelo que espero que os leitores, antes de comentarem, leiam e se familiarizem um bocado e confirmem depois a veracidade das suas palavras.
Permita-me lembrar-lhe que existem como mínimo três categorias dentro dos profissionais a que o Sr. chama de EMT. E isto para generalizar, pois cada estado pode (e tem) legislação própria para regular o serviço. First Responder; EMT Basic; EMT Intermediate; EMT Critical Care e EMT Paramedic. Estas cinco categorias são oficialmente reconhecidas na maioria dos estados. O "Paramedic" nem sequer é o técnico mais habilitado, existindo ainda mais um patamar de especialização a seguir (embora como disse, não em todos os estados). Sugiro que leia com atenção. Informação não falta, pois ao contrário do que passa por cá, não tem problemas em partilhar as informações.
A nota 1 não discuto pois não tenho essa informação, e contrariamente a si, não falo do que não sei.
A nota 2 suponho está muito bem escrita... Acho que dava um bom político, pois tem jeito para trocar as voltas com as palavras. Novamente, ao não ter informações suficientes vou-me calar. Mas se desejar, é uma questão de confirmar e apresento-lho provas em como está errado.
A nota 3... é um tiro no pé. Se lerem a história dos serviços de emergência pelo mundo, verão que em muito países criaram estes profissionais como complemento aos serviços de saúde existente, exactamente por que os Enfermeiros eram DEMASIADO VALIOSOS para estarem no campo, não por escassez. E o caso mais conhecido pode ser encontrado nos Estados Unidos, onde após a II guerra Mundial e, principalmente a guerra do Vietnam, onde existia um EXCEDENTE de enfermeiros, foi criada esta profissão para aproveitar os conhecimentos técnicos adquiridos pelos "Medics" durante os combates e aplica-los em situações de trauma. Escrever o que o Sr. escreve é extremamente injusto, mesmo falando em termos históricos, pois estes profissionais, nesses países, cresceram e desenvolveram-se graças aos ENFERMEIROS que apoiaram e suportaram o seu crescimento!
A frase em Inglês, deve ser lida no contexto do artigo e no contexto actual do que se vive nos Estados Unidos hoje em dia. Vai ser o Sr. a explicar aqui no Blogue o momento revolucionário que se vive por lá neste momento? Sabe o que se esta a passar? Acho que não, senão não fazia certos comentários.
Sinceramente, não percebo este seu ódio por estes profissionais (e por outros, verdade seja dita).
O seu Blogue é muito bom, mas quando começa com estas coisas, uma pessoa fica sem grande vontade de continuar a ler.
E antes que me esqueça, o comentário no início do seu artigo deve ser de mais uma pessoa como o Sr, cheio de azia. E digo isto sem problema, pois não sou cego. Quem pensa assim do lado dos TAE ou TAS ou lá o que raio são agora, não passa de mais um pobre idiota que não sabe do que fala e só está preocupado com o seu umbigo. Se realmente se preocupassem com as pessoas, não estariam com estas guerras inúteis e idiotas. Mas aqui o que interessa, em ambos os lados é o cheque ao fim do mês e o privilégio, certo? Ninguém quer abrir mão do que tem...
Sei perfeitamente que não pode nem vai explicar no seu blogue como funciona o sistema e como é composto, pelo que espero que os leitores, antes de comentarem, leiam e se familiarizem um bocado e confirmem depois a veracidade das suas palavras.
Permita-me lembrar-lhe que existem como mínimo três categorias dentro dos profissionais a que o Sr. chama de EMT. E isto para generalizar, pois cada estado pode (e tem) legislação própria para regular o serviço. First Responder; EMT Basic; EMT Intermediate; EMT Critical Care e EMT Paramedic. Estas cinco categorias são oficialmente reconhecidas na maioria dos estados. O "Paramedic" nem sequer é o técnico mais habilitado, existindo ainda mais um patamar de especialização a seguir (embora como disse, não em todos os estados). Sugiro que leia com atenção. Informação não falta, pois ao contrário do que passa por cá, não tem problemas em partilhar as informações.
A nota 1 não discuto pois não tenho essa informação, e contrariamente a si, não falo do que não sei.
A nota 2 suponho está muito bem escrita... Acho que dava um bom político, pois tem jeito para trocar as voltas com as palavras. Novamente, ao não ter informações suficientes vou-me calar. Mas se desejar, é uma questão de confirmar e apresento-lho provas em como está errado.
A nota 3... é um tiro no pé. Se lerem a história dos serviços de emergência pelo mundo, verão que em muito países criaram estes profissionais como complemento aos serviços de saúde existente, exactamente por que os Enfermeiros eram DEMASIADO VALIOSOS para estarem no campo, não por escassez. E o caso mais conhecido pode ser encontrado nos Estados Unidos, onde após a II guerra Mundial e, principalmente a guerra do Vietnam, onde existia um EXCEDENTE de enfermeiros, foi criada esta profissão para aproveitar os conhecimentos técnicos adquiridos pelos "Medics" durante os combates e aplica-los em situações de trauma. Escrever o que o Sr. escreve é extremamente injusto, mesmo falando em termos históricos, pois estes profissionais, nesses países, cresceram e desenvolveram-se graças aos ENFERMEIROS que apoiaram e suportaram o seu crescimento!
A frase em Inglês, deve ser lida no contexto do artigo e no contexto actual do que se vive nos Estados Unidos hoje em dia. Vai ser o Sr. a explicar aqui no Blogue o momento revolucionário que se vive por lá neste momento? Sabe o que se esta a passar? Acho que não, senão não fazia certos comentários.
Sinceramente, não percebo este seu ódio por estes profissionais (e por outros, verdade seja dita).
O seu Blogue é muito bom, mas quando começa com estas coisas, uma pessoa fica sem grande vontade de continuar a ler.
E antes que me esqueça, o comentário no início do seu artigo deve ser de mais uma pessoa como o Sr, cheio de azia. E digo isto sem problema, pois não sou cego. Quem pensa assim do lado dos TAE ou TAS ou lá o que raio são agora, não passa de mais um pobre idiota que não sabe do que fala e só está preocupado com o seu umbigo. Se realmente se preocupassem com as pessoas, não estariam com estas guerras inúteis e idiotas. Mas aqui o que interessa, em ambos os lados é o cheque ao fim do mês e o privilégio, certo? Ninguém quer abrir mão do que tem...
Caro Dr. Enf., começa a ser preocupante esta teimosia em post´s sobre o INEM, sobretudo quando não se permite um debate devidamente aberto a todas as opiniões.
A globalização veio mostrar-nos que um carro pode ser feito na Ásia a um preço muito mais baixo que na Alemanha, sem qualquer compromisso pela realidade.
De igual modo, o desempenho de funções no pré hospitalar por técnicos de emergência, poderá, se bem projectado, ser equiparado ao desempenho por enfermeiros.
O ponto não é esse. A questão é: até aqui tínhamos a inércia da Maria Augusta e a vontade do Pizarro em criar uns cursinhos para as escolas privadas. Só que eles já fazem parte do passado. Agora é a vez do Germano mostrar o que vale. Ele, e o seu partido de direita (espero que não de extrema), chamado PSD…
Basta de lamúrias. É preciso mais acção!
A globalização veio mostrar-nos que um carro pode ser feito na Ásia a um preço muito mais baixo que na Alemanha, sem qualquer compromisso pela realidade.
De igual modo, o desempenho de funções no pré hospitalar por técnicos de emergência, poderá, se bem projectado, ser equiparado ao desempenho por enfermeiros.
O ponto não é esse. A questão é: até aqui tínhamos a inércia da Maria Augusta e a vontade do Pizarro em criar uns cursinhos para as escolas privadas. Só que eles já fazem parte do passado. Agora é a vez do Germano mostrar o que vale. Ele, e o seu partido de direita (espero que não de extrema), chamado PSD…
Basta de lamúrias. É preciso mais acção!
Com os novos órgãos da Ordem estou tranquilo quanto a este assunto, eles não vão permitir a existência de TAE.
Isso é garantido! certo Dr Enf.?
Isso é garantido! certo Dr Enf.?
@Ricardo
o valor advinha da escassez. Leia bem a história.
Dê-me um exemplo de criação de técnicos, numa conjuntura de recursos de Enfermagem suficientes.
Obrigado.
o valor advinha da escassez. Leia bem a história.
Dê-me um exemplo de criação de técnicos, numa conjuntura de recursos de Enfermagem suficientes.
Obrigado.
O seu comentário é verdadeiro, se o encararmos dum ponto de vista económico-financeiro. Quanto maior a procura e menor a oferta, mais se inflaciona o valor dum bem ou serviço.
Mas o problema está no Português. O que significa para si "Criação"? O surgimento de uma nova categoria profissional? O evoluir de uma profissão para os moldes actuais derivado ao evoluir do tempo e modo de pensar? O surgimento do nada, "geração espontânea", de uns profissionais que nunca existiram?
Se me puder clarificar o que entende por criação, então talvez eu próprio me possa explicar melhor e apresentar-lhe as provas que deseja, no contexto por si referido.
Embora não seja especialista na história da evolução da Enfermagem, gosto de pensar que tenho um conhecimento mais aprofundado da historia dos SEM do que o comum. E em toda a história, tanto da Enfermagem como dos SEM, ambos as profissões sempre conviveram e se complementaram, não sem atritos, evidentemente. Tal como a Enfermagem evoluiu, e continua a evoluir, assim se passa com os SEM.
Posso dizer-lhe que "sou do tempo" em que os Enfermeiros começaram a ser integrados no SEM nacional, e que nessa altura havia uma escassez de Enfermeiros nos hospitais e não só. Quando começaram a ser convidados, alguns aceitaram imediatamente o papel de instrutores, tal como os Médicos, no Serviço Nacional de Ambulâncias, mas como tripulantes recusavam-se a sair dos hospitais, pois afirmavam que esse não era o seu papel. Concordavam plenamente com a "escola de pensamento" norte-americana e francesa que os tripulantes de ambulância deveriam ser treinados apenas para esse papel, e que Médicos e Enfermeiros deviam ser a espinha dorsal do sistema, mas sempre na retaguarda.
Naturalmente, os tempos mudaram, a ciência evoluiu, tal como as profissões. A Enfermagem, para o bem de todos nós, foi das classes que mais evoluiu, não só a nível de conhecimentos como de atribuições no campo dos cuidados. Quanto maior o conhecimento, mais se deseja poder aplicar os mesmos na prática. Aliás, o Sr. é um dos maiores defensores no crescimento profissional da classe, defendendo um maior campo de acção.
Mas se tal se aplica à Enfermagem, porque é que não se pode aplicar o mesmo a outras profissões relacionadas com a saúde? Não houve uma evolução? Os conhecimentos não são transversais a todos? Muitos dos Enfermeiros que existem hoje em dia "nasceram" em Unidades de Socorro e Quartéis de Bombeiros, mesmo em Unidades de Saúde Militares. Com a abertura de vagas em Escolas de Enfermagem e a necessidade de profissionais, viram a oportunidade de crescer, tanto a nível profissional como humano. Da mesma maneira, muitos Médicos começaram como Enfermeiros, e evoluíram nos seus estudos, porque sentiram necessidade de mais.
Não exerço mais a minha profissão devido a problemas de saúde, mas continuo no meio e continuo a estudar. Não só por causa da doença, mas da idade, tenho um pensamento diferente do seu. Não quero com isto afirmar que sei mais ou que sou o detentor da verdade, apenas tenho a minha opinião pessoal. Se me clarificar o que pretende dizer com a sua afirmação, então apresentar-lhe-ei as provas factuais das minhas afirmações.
Não desejo criar mais atritos, nem atiçar uma fogueira que parece nunca mais querer apagar-se. Apenas defender que ambos profissionais tem o seu espaço e beneficiam a comunidade. Mas que TODOS tem de perceber que estamos a evoluir, não estamos parados no tempo nem no espaço.
Deixo este link, para quem quiser saber um pouco mais, não só da história dos SEM nos Estados Unidos, como dos desafios que se enfrentam. Embora seja de 2007, e de lá para cá as coisas tenham mudado ligeiramente, é um documento de extrema importância. Aviso já que não é leitura leve...
http://www.nap.edu/catalog.php?record_id=11629
Os meus cumprimentos.
Mas o problema está no Português. O que significa para si "Criação"? O surgimento de uma nova categoria profissional? O evoluir de uma profissão para os moldes actuais derivado ao evoluir do tempo e modo de pensar? O surgimento do nada, "geração espontânea", de uns profissionais que nunca existiram?
Se me puder clarificar o que entende por criação, então talvez eu próprio me possa explicar melhor e apresentar-lhe as provas que deseja, no contexto por si referido.
Embora não seja especialista na história da evolução da Enfermagem, gosto de pensar que tenho um conhecimento mais aprofundado da historia dos SEM do que o comum. E em toda a história, tanto da Enfermagem como dos SEM, ambos as profissões sempre conviveram e se complementaram, não sem atritos, evidentemente. Tal como a Enfermagem evoluiu, e continua a evoluir, assim se passa com os SEM.
Posso dizer-lhe que "sou do tempo" em que os Enfermeiros começaram a ser integrados no SEM nacional, e que nessa altura havia uma escassez de Enfermeiros nos hospitais e não só. Quando começaram a ser convidados, alguns aceitaram imediatamente o papel de instrutores, tal como os Médicos, no Serviço Nacional de Ambulâncias, mas como tripulantes recusavam-se a sair dos hospitais, pois afirmavam que esse não era o seu papel. Concordavam plenamente com a "escola de pensamento" norte-americana e francesa que os tripulantes de ambulância deveriam ser treinados apenas para esse papel, e que Médicos e Enfermeiros deviam ser a espinha dorsal do sistema, mas sempre na retaguarda.
Naturalmente, os tempos mudaram, a ciência evoluiu, tal como as profissões. A Enfermagem, para o bem de todos nós, foi das classes que mais evoluiu, não só a nível de conhecimentos como de atribuições no campo dos cuidados. Quanto maior o conhecimento, mais se deseja poder aplicar os mesmos na prática. Aliás, o Sr. é um dos maiores defensores no crescimento profissional da classe, defendendo um maior campo de acção.
Mas se tal se aplica à Enfermagem, porque é que não se pode aplicar o mesmo a outras profissões relacionadas com a saúde? Não houve uma evolução? Os conhecimentos não são transversais a todos? Muitos dos Enfermeiros que existem hoje em dia "nasceram" em Unidades de Socorro e Quartéis de Bombeiros, mesmo em Unidades de Saúde Militares. Com a abertura de vagas em Escolas de Enfermagem e a necessidade de profissionais, viram a oportunidade de crescer, tanto a nível profissional como humano. Da mesma maneira, muitos Médicos começaram como Enfermeiros, e evoluíram nos seus estudos, porque sentiram necessidade de mais.
Não exerço mais a minha profissão devido a problemas de saúde, mas continuo no meio e continuo a estudar. Não só por causa da doença, mas da idade, tenho um pensamento diferente do seu. Não quero com isto afirmar que sei mais ou que sou o detentor da verdade, apenas tenho a minha opinião pessoal. Se me clarificar o que pretende dizer com a sua afirmação, então apresentar-lhe-ei as provas factuais das minhas afirmações.
Não desejo criar mais atritos, nem atiçar uma fogueira que parece nunca mais querer apagar-se. Apenas defender que ambos profissionais tem o seu espaço e beneficiam a comunidade. Mas que TODOS tem de perceber que estamos a evoluir, não estamos parados no tempo nem no espaço.
Deixo este link, para quem quiser saber um pouco mais, não só da história dos SEM nos Estados Unidos, como dos desafios que se enfrentam. Embora seja de 2007, e de lá para cá as coisas tenham mudado ligeiramente, é um documento de extrema importância. Aviso já que não é leitura leve...
http://www.nap.edu/catalog.php?record_id=11629
Os meus cumprimentos.
por mim tanto se me dá... ser técnico ou enfermeiro no INEM. Embora faça duas ressalvas. 1º concordo que aproveite a mais valia de haver enfermeiros excedentários (para não dizer desempregados... pelos vistos parece mal..)para ocupar as vagas no INEM e não criar um grupo à parte. Os enfermeiros tem qualificações para isso. 2º Caso se opte por criar um grupo de pessoas à parte para ocupar os lugares, pois que o façam (já tou como diz o outro... TUDO SE APRENDE) mas desde já aviso, que há pequenos pormenores de contexto laboral e académico que apenas os enfermeiros (e dentro destes só alguns) estão despertos e sensíveis e que tornam o atendimento emergente e urgente um serviço de qualidade, útil e expedito...
Mas afinal não devenos unir esforços para tirar conteúdo aos MGFs??? acho que foi esta a estupenda mensagen que o bastonário quis passar!!!
Força Germano, luta contra as forças de bloqueio.
Talibã das Beiras: Sempre ao mais alto nível.
Força Germano, luta contra as forças de bloqueio.
Talibã das Beiras: Sempre ao mais alto nível.
As minhas desculpas por voltar a comentar. Apenas gostaria de deixar este link que tive de procurar pois tenho o trabalho em papel que me foi enviado, e tive que procurar um formato digital para poder partilhar consigo e com outros.
O trabalho "EMERGENCY MEDICAL SERVICES; AGENDA FOR THE FUTURE." é uma das pedras basilares do que se pretende seja o SEM nos EUA no futuro. Tal como o documento anterior, não é leitura leve. Permita-me que o direccione para o capítulo "Human Resources", onde poderá encontrar dados sobre o que se espera ser o futuro EMS/Nursing.
Verá que está longe daquilo que tanto defende, mas ao mesmo tempo, identifica claramente os Enfermeiros como "Cornerstone of health providers now and in the future".
http://www.nhtsa.gov/people/injury/ems/agenda/emsman.html
Sei que poderá argumentar que não estou a responder directamente ao seu desafio, mas também espero que saiba ler as entrelinhas.
O futuro É EM CONJUNTO!
O trabalho "EMERGENCY MEDICAL SERVICES; AGENDA FOR THE FUTURE." é uma das pedras basilares do que se pretende seja o SEM nos EUA no futuro. Tal como o documento anterior, não é leitura leve. Permita-me que o direccione para o capítulo "Human Resources", onde poderá encontrar dados sobre o que se espera ser o futuro EMS/Nursing.
Verá que está longe daquilo que tanto defende, mas ao mesmo tempo, identifica claramente os Enfermeiros como "Cornerstone of health providers now and in the future".
http://www.nhtsa.gov/people/injury/ems/agenda/emsman.html
Sei que poderá argumentar que não estou a responder directamente ao seu desafio, mas também espero que saiba ler as entrelinhas.
O futuro É EM CONJUNTO!
Desculpem a ignorancia (passei aqui por acaso e não sou da saúde), TAE é Tecnico Auxiliar Enfermagem??? E TAS Técnico Auxiliar de Saúde??? è que na 6ª feira saiu a lista de profissões reguladas na área da saúde e aquelas que são automaticamente reguladas pelos seus pares são os médicos e enfermeiros. Se estas profissões são a de TOPO NO RAMO DA SAÚDE, como podem querer tirar os enfermeiros do INEM e substitui-los por Auxiliares ???(só assim os posso reconhecer porque nem sequer são regulados!!!!
Há algum politico muito influente que tem na familia TAE e TAS???
Mto obrigado.
Há algum politico muito influente que tem na familia TAE e TAS???
Mto obrigado.
E andam os Enfermeiros a tentar querer assumir funções dos médicos! Se nos preocupássemos em defender aquilo que é da Enfermagem não permitindo que outros fizessem o que é da NOSSA competência. Infelizmente há muita gente na Enfermagem que gostaria de ter sido médico e como não o é e porque parece ter vergonha de uma profissão tão necessária e nobre como a de Enfermeiro querem "brincar aos médicos" e assumir coisas que não lhes dizem respeito e assim vai a Enfermagem esquecendo do que é essencial e que é SEU.
Tenho muito gosto e orgulho na profissão que abracei e apesar de muita coisa estar mal não queria ser, como muitos nossos colegas, uma coisa que não sou e tenho pena que estejamos a perder as nossas valências e gastemos energias para coisas que não são nossas enquanto vemos ser-nos tirado o que é nosso.
Espero ouvir o nosso Bastonário,em quem votei e em quem acredito.
Tenho muito gosto e orgulho na profissão que abracei e apesar de muita coisa estar mal não queria ser, como muitos nossos colegas, uma coisa que não sou e tenho pena que estejamos a perder as nossas valências e gastemos energias para coisas que não são nossas enquanto vemos ser-nos tirado o que é nosso.
Espero ouvir o nosso Bastonário,em quem votei e em quem acredito.
Sou imparcial e como cidadão vou dar a minha opinao sobre os 2 lados da questão...Relativamente aos Enfermeiros acho que o grande problema desta classe é o facto de nao ganharem como licenciados e a reduzida autonomia que possuem visto se tratarem de licenciados, outra questao é o facto de existir muita oferta de enfermeiros o que origina uma diminuição de prestigio ou valor...acredito plenamente que estes factores provocam desmotivação entre estes profissionais daí se preocuparem tanto com estas questoes...Relativamente aos TAE tenho a dizer que ainda são uns "meninos" na area da saude profissionais estes formados a partir de 2004 certo? "meninos" e já a pedir muito a meu ver...usam os EUA como exemplo pois bem os EUA não são Portugal felizmente para eles já que comparam Enfermeiros com os paramedicos de lá tenho a dizer que realmente os paramedicos lá fazem muito mais que os TAE cá, mas, os Enfermeiros de lá fazem muito mais que os de cá isto pk nao há forças de bloqueio, outra questao para o senhor esperto ricardo é que realemnte existe a figura do PARAMEDIC NURSE nos EUA!!! e cada vez mais esta em uso! e como devem calcular têm muitas mais competencias e habilidade e podem fazer muito mais que os paramedicos! Como se admite que um grupo profissional com meses de formação ou mesmo 1 ou 2 anos possa desempenhar determinados procedimentos que outro grupo profissional que só os pode desempenhar com 4 anos de formação superior???!!! sem que as competencias dos profissionais com 4 anos de estudo nao aumente (enfermeiros)?Ainda mais numa situação de crise e com excesso de enfermeiros qual a necessidade de gastar dinheiro dos contribuintes a formar uma nova classe profissional quando temos no desemprego uma classe bem mais preparada?? Como disseram e bem os Enfermeiros em alguns paises formaram os paramedicos ou seja sao superiores em termos de conhecimento e de certeza que nao os formaram para lhes tirarem competencias no futuro certo? Como cidadão quero e prefiro ser atendido por um enfermeiro do que por um futuro TEPH e melhor ainda é ser atendido por um Médico e Enfermeiro como se pratica actualmente nas VMER!
Realmente querem subir e todas as profissoes têm o direito de subir mas nao se esqueçam foram os Enfermeiros que vos formaram nao queiram subir a todo o custo pois serao no fundo enfermeiros quer queiram quer nao!Lembrem-se sempre quando se compararam aos Enfermeiros eles são profissionais de nivel superior quer queiram quer não e voçes TAE nao são e a meu ver nunca serão isto pk quando um dia alguem pensar em criar um curso superior nessa area vai-se lembar que ja existe a Enfermagem e basta criar uma especialidade em pré hospitalar como ja se pensar em fazer nos EUA! Falam que os Enfermeiros nao sao humildes mas voces se for preciso mandam logo a boca de que so servem para lavar cus e diminuem uma classe bem superior a vós e no fundo querem é ser como eles ironico nao é?
Realmente querem subir e todas as profissoes têm o direito de subir mas nao se esqueçam foram os Enfermeiros que vos formaram nao queiram subir a todo o custo pois serao no fundo enfermeiros quer queiram quer nao!Lembrem-se sempre quando se compararam aos Enfermeiros eles são profissionais de nivel superior quer queiram quer não e voçes TAE nao são e a meu ver nunca serão isto pk quando um dia alguem pensar em criar um curso superior nessa area vai-se lembar que ja existe a Enfermagem e basta criar uma especialidade em pré hospitalar como ja se pensar em fazer nos EUA! Falam que os Enfermeiros nao sao humildes mas voces se for preciso mandam logo a boca de que so servem para lavar cus e diminuem uma classe bem superior a vós e no fundo querem é ser como eles ironico nao é?
imparcial...
se o amigo fosse imparcial pensava que o aumento de formação seria melhor para o utente!!!
relativamente a chamada usurpação de competencias, avaliar uma glicémia capilar é um acto cirurgico certo??
mas toda a gente pode fazer certo???
se os familiares dos doentes são ensinados a fazer trabalho que é dos enfermeiros pk e k os Tripulantes de ambulancia não podem aprender sob a supervisão de um enfermeiro????
alguem disse que o futuro é em conjunto eu acredito que isso sim é a verdade e o caminho que temos que trilhar!!!
E digo mais, os enfermeiros que quiserem ser tripulantes de ambulancia ( chamem-lhes enfermeiro paramedico ou o que raio quiserem)pk e que não o podem ser??? porque e que não podem ser supervisores dos postos de emergencia por exemplo, pk e k raio e que eu que passo 95% do tempo do meu trabalho dentro de uma ambulancia não posso ser melhor e servir melhor as populações? pk e k em vez de me dedicar especificamente a esta area tenho que aprender hidraulica, quimica do fogo e merdices afins se no meu dia a dia isso não me serve pra nada!!
quero ser melhor quero saber mais, quero que o DE me explique pk e não posso fazer isso.
e ja que estamos numa de desafios explique-me isso DE, não quero ser enfermeiro, nunca quis, a minha esposa é enfermeira e eu não me sinto minimamente virado para a enfermagem, gosto do ph é aqui que me sinto realizado, e tenho pessoas como o DE a dizer que sou obrigado a ser ignorante, e eu gostava de saber pk..
se o amigo fosse imparcial pensava que o aumento de formação seria melhor para o utente!!!
relativamente a chamada usurpação de competencias, avaliar uma glicémia capilar é um acto cirurgico certo??
mas toda a gente pode fazer certo???
se os familiares dos doentes são ensinados a fazer trabalho que é dos enfermeiros pk e k os Tripulantes de ambulancia não podem aprender sob a supervisão de um enfermeiro????
alguem disse que o futuro é em conjunto eu acredito que isso sim é a verdade e o caminho que temos que trilhar!!!
E digo mais, os enfermeiros que quiserem ser tripulantes de ambulancia ( chamem-lhes enfermeiro paramedico ou o que raio quiserem)pk e que não o podem ser??? porque e que não podem ser supervisores dos postos de emergencia por exemplo, pk e k raio e que eu que passo 95% do tempo do meu trabalho dentro de uma ambulancia não posso ser melhor e servir melhor as populações? pk e k em vez de me dedicar especificamente a esta area tenho que aprender hidraulica, quimica do fogo e merdices afins se no meu dia a dia isso não me serve pra nada!!
quero ser melhor quero saber mais, quero que o DE me explique pk e não posso fazer isso.
e ja que estamos numa de desafios explique-me isso DE, não quero ser enfermeiro, nunca quis, a minha esposa é enfermeira e eu não me sinto minimamente virado para a enfermagem, gosto do ph é aqui que me sinto realizado, e tenho pessoas como o DE a dizer que sou obrigado a ser ignorante, e eu gostava de saber pk..
Amigo das 6: 47 aumento de formaçao para que se existem tantos enfermeiros formados??? pra gastar mais dinheiro ao estado?
Aumentar a formação para que se mesmo assim vao ser inferiores em termos de conhecimentos que os enfermeiros? se realmente se preocupa com as pessoas devera concordar que serao melhor atendidas por um enfermeiro e melhor ainda por um medico certo? para que essa hipocrisia entao de que o melhor era aumentar as competencias dos TAE?
Se realmente quer ser melhor porque no tira enfermagem? pois lavar cus...entao tire medicina que tal ai ja fca com as competencias todas ninguem o obriga a ser ingorante como diz agora facilitismos é k nao!!! e o exemplo da glicémia é para que? nao o faz agora no pré hospitalar? acho que nao ensinam as pessoas a colocar iv, sondas vesicais e nasogastricas nem a entubar orotraquealmente certo? isso realemnte fica para profissionais de saude de nivel superior...querem fazer muito com pouco estudo...axam que o pré hospitalar é uma realidade do outro mundo, meu amigo o ambient de actuação é que é diferente de resto os conhecimentos necessarios para tratar e estabilizar como voces tanto gostam de usar estao lá nos Enfermeiros e Médicos! querem melhor escolha que os hospitais? eu ate afirmo que deveria existir uma espcialidade de enfermaem pré hospitalar ou de emergencia/urgencia e em medicina tambem a qualidade seria muito maior para os doente nao acha? ah mas os TEPH é que era...
Aumentar a formação para que se mesmo assim vao ser inferiores em termos de conhecimentos que os enfermeiros? se realmente se preocupa com as pessoas devera concordar que serao melhor atendidas por um enfermeiro e melhor ainda por um medico certo? para que essa hipocrisia entao de que o melhor era aumentar as competencias dos TAE?
Se realmente quer ser melhor porque no tira enfermagem? pois lavar cus...entao tire medicina que tal ai ja fca com as competencias todas ninguem o obriga a ser ingorante como diz agora facilitismos é k nao!!! e o exemplo da glicémia é para que? nao o faz agora no pré hospitalar? acho que nao ensinam as pessoas a colocar iv, sondas vesicais e nasogastricas nem a entubar orotraquealmente certo? isso realemnte fica para profissionais de saude de nivel superior...querem fazer muito com pouco estudo...axam que o pré hospitalar é uma realidade do outro mundo, meu amigo o ambient de actuação é que é diferente de resto os conhecimentos necessarios para tratar e estabilizar como voces tanto gostam de usar estao lá nos Enfermeiros e Médicos! querem melhor escolha que os hospitais? eu ate afirmo que deveria existir uma espcialidade de enfermaem pré hospitalar ou de emergencia/urgencia e em medicina tambem a qualidade seria muito maior para os doente nao acha? ah mas os TEPH é que era...
"se os familiares dos doentes são ensinados a fazer trabalho que é dos enfermeiros pk e k os Tripulantes de ambulancia não podem aprender sob a supervisão de um enfermeiro????"
Eu como enfermeiro não ensino familiares a colocar um Cateter Venoso Periférico.
Eu como enfermeiro não ensino familiares a colocar um Cateter Venoso Periférico.
e ser que existem enfermeiros suficientes para quererem fazer ph??? ou para colmatar todas as necessidades????? e que fazr ph não é a mesma coisa que fazer VMER com 2 ou 3 saidas por turno...
"...isso realemnte fica para profissionais de saude de nivel superior..."
não vamos ser prepotentes ao ponto de defender que essas tecnicas não podem ser ensinadas, pk se for assim portugal vai ser a excepção, porque(se estiverem interessados) podem pesquisar inumeros paises onde essas tecnicas não são realizadas por profissionais de saude de nivel superior... protocolos meus caros, protocolos, tal como os enfermeiros e medicos das VMER tem os deles ou estou errado???
"...isso realemnte fica para profissionais de saude de nivel superior..."
não vamos ser prepotentes ao ponto de defender que essas tecnicas não podem ser ensinadas, pk se for assim portugal vai ser a excepção, porque(se estiverem interessados) podem pesquisar inumeros paises onde essas tecnicas não são realizadas por profissionais de saude de nivel superior... protocolos meus caros, protocolos, tal como os enfermeiros e medicos das VMER tem os deles ou estou errado???
" Anónimo disse...
Sou imparcial e como cidadão vou dar a minha opinao sobre os 2 lados da questão..."
Uma imparcialidade fascinante!!
Digníssimos enfermeiros, dediquem-se à vossa causa e dirijam para aí as vossas energias. Parem de atacar todos os outros (médicos, tae´s, psicólogos, técnicos de análises clin., etc etc...) Só desperdiçam o vosso tempo!!
Sou imparcial e como cidadão vou dar a minha opinao sobre os 2 lados da questão..."
Uma imparcialidade fascinante!!
Digníssimos enfermeiros, dediquem-se à vossa causa e dirijam para aí as vossas energias. Parem de atacar todos os outros (médicos, tae´s, psicólogos, técnicos de análises clin., etc etc...) Só desperdiçam o vosso tempo!!
Caros Colegas, sou orgulhosamente Bombeiro-Enfermeiro e sou viciado em EPH(Emergência Pré-Hospitalar).Vejo o aumento das competências dos TAE, como necessária mas não nos parâmetros dos novos TEPH!Convém relembrar que 80% de toda a EPH, é efectuada pelos Corpos de Bombeiros e não pelos TAE do INEM!Portanto se realmente querem contribuir para aumentar a qualidade deve-se :
1º -Aumentar de forma gradual o nº TAS nos Bombeiros,Cruz Vermelha, de forma a que em todo o Pais,Todas as Ambulância de socorro tenham TAS! tal como ocorre no INEM com os seus TAS(TAE por designação;
2º- Aumentar a qualidade de formação dos operadores do INEM
(OPCEM), pois é notório pelos diferentes tripulantes do INEM,Bombeiros e CVP, falta de conhecimentos(entre outras..)de alguns deles.
3º-Existem dezenas para não dizer centenas de Bombeiros-Enfermeiros espalhados nos Bombeiros,CVP subaproveitados!!,é URGENTE alargar o Projecto SIV aos BOMBEIROS e CVP,isto sim ,beneficiaria toda a população do Pais(desde o Interior ao Litoral)e acabar com a desigualdade na prestação de socorro!!
4º-Com o aummento de competências dos TAE(proj. TEPH)o único grande beneficio para todos,era o de acabar com as ambulâncias SBV no INEM, todos beneficiariam se todas as ambulâncias do INEM fossem SIV, é claro que só teria qualidade se todas elas fossem tripuladas por um Enfermeiro e por 2 TAE!,de forma a aperfeiçoar a resposta nas situações de Trauma Grave ou de reanimação
Espero que a OE faça alguma coisa por isto, de forma a que não dêem mais tiros nos pés!
1º -Aumentar de forma gradual o nº TAS nos Bombeiros,Cruz Vermelha, de forma a que em todo o Pais,Todas as Ambulância de socorro tenham TAS! tal como ocorre no INEM com os seus TAS(TAE por designação;
2º- Aumentar a qualidade de formação dos operadores do INEM
(OPCEM), pois é notório pelos diferentes tripulantes do INEM,Bombeiros e CVP, falta de conhecimentos(entre outras..)de alguns deles.
3º-Existem dezenas para não dizer centenas de Bombeiros-Enfermeiros espalhados nos Bombeiros,CVP subaproveitados!!,é URGENTE alargar o Projecto SIV aos BOMBEIROS e CVP,isto sim ,beneficiaria toda a população do Pais(desde o Interior ao Litoral)e acabar com a desigualdade na prestação de socorro!!
4º-Com o aummento de competências dos TAE(proj. TEPH)o único grande beneficio para todos,era o de acabar com as ambulâncias SBV no INEM, todos beneficiariam se todas as ambulâncias do INEM fossem SIV, é claro que só teria qualidade se todas elas fossem tripuladas por um Enfermeiro e por 2 TAE!,de forma a aperfeiçoar a resposta nas situações de Trauma Grave ou de reanimação
Espero que a OE faça alguma coisa por isto, de forma a que não dêem mais tiros nos pés!
Sr. Cidadão anónimo e imparcial das 10:47.
Pelos vistos não percebeu as minhas palavras. É por causa de pessoas como o Sr. que tento não entrar em discussões em blogues, pois parte-se imediatamente para palavras menos próprias. Nunca mandei nem mandarei "limpar cús" a ninguém, nem muito menos a um Enfermeiro. Acredite ou não, já o fiz várias vezes na ambulância, tal como já limpei vómito e outras coisas pouco saudáveis. Mas fiz porque fazia parte da minha função, e acima de tudo porque existia um ser humano, uma pessoa que precisava de ser tratada com um mínimo de dignidade e respeito. Já mo limparam a mim no hospital várias vezes e eu sei o que custou. Senti o desagrado com que o fizeram, mas também senti que o faziam com preocupação e dignidade.
Chama-me esperto porque decidi educar-me um pouco mais? Então agradeço-lhe do fundo do coração.
Tenho o maior respeito e consideração pela classe de Enfermagem. Não só pela minha vida ter estado nas suas mãos muitas vezes, mas porque tive a honra de trabalhar em conjunto com Eles durante muitos anos. Tenho a honra de muitos dos meus melhores amigos serem Enfermeiros, vários deles com opiniões completamente opostas à minha neste assunto, mas amigos mesmo assim.
Sinto pena porque tive de parar de trabalhar naquilo que mais prazer me dava, aquilo que melhor sabia fazer. Se pudesse emigraria para outro pais, mas infelizmente estou "preso" a Portugal devido à minha doença. Sinto falta do que fazia, sinto falta do convívio, sinto falta de todo o ambiente que me rodeava, que me fazia sentir completo. Sempre me guiei na minha profissão por um lema muito simples: Trata os outros como gostarias de ser tratado!
Volto a deixar clara a minha opinião: à espaço para todos. Não deveria existir este ambiente, infelizmente somos humanos... Quem sai prejudicado no meio de isto tudo são as pessoas que sofrem. Por mim, sei que quando precisar (e sei que vou voltar a precisar mais tarde ou mais cedo), vou poder contar com bons profissionais e seres humanos extraordinários de ambos os lados.
Peço desculpas ao Sr. Enfermeiro, mas fico-me por aqui. Tudo de bom.
Pelos vistos não percebeu as minhas palavras. É por causa de pessoas como o Sr. que tento não entrar em discussões em blogues, pois parte-se imediatamente para palavras menos próprias. Nunca mandei nem mandarei "limpar cús" a ninguém, nem muito menos a um Enfermeiro. Acredite ou não, já o fiz várias vezes na ambulância, tal como já limpei vómito e outras coisas pouco saudáveis. Mas fiz porque fazia parte da minha função, e acima de tudo porque existia um ser humano, uma pessoa que precisava de ser tratada com um mínimo de dignidade e respeito. Já mo limparam a mim no hospital várias vezes e eu sei o que custou. Senti o desagrado com que o fizeram, mas também senti que o faziam com preocupação e dignidade.
Chama-me esperto porque decidi educar-me um pouco mais? Então agradeço-lhe do fundo do coração.
Tenho o maior respeito e consideração pela classe de Enfermagem. Não só pela minha vida ter estado nas suas mãos muitas vezes, mas porque tive a honra de trabalhar em conjunto com Eles durante muitos anos. Tenho a honra de muitos dos meus melhores amigos serem Enfermeiros, vários deles com opiniões completamente opostas à minha neste assunto, mas amigos mesmo assim.
Sinto pena porque tive de parar de trabalhar naquilo que mais prazer me dava, aquilo que melhor sabia fazer. Se pudesse emigraria para outro pais, mas infelizmente estou "preso" a Portugal devido à minha doença. Sinto falta do que fazia, sinto falta do convívio, sinto falta de todo o ambiente que me rodeava, que me fazia sentir completo. Sempre me guiei na minha profissão por um lema muito simples: Trata os outros como gostarias de ser tratado!
Volto a deixar clara a minha opinião: à espaço para todos. Não deveria existir este ambiente, infelizmente somos humanos... Quem sai prejudicado no meio de isto tudo são as pessoas que sofrem. Por mim, sei que quando precisar (e sei que vou voltar a precisar mais tarde ou mais cedo), vou poder contar com bons profissionais e seres humanos extraordinários de ambos os lados.
Peço desculpas ao Sr. Enfermeiro, mas fico-me por aqui. Tudo de bom.
Concordo perfeitamente com o colega Bombeiro-Enfermeiro.
Finalmente alguem com visão.
Como podemos estar aqui a dizer que o aumento de competencias por parte dos tae´s vai aumentar a qualidade do socorro no nosso pais, se mais de 75% de todo o socorro não é feito por funcionários do inem.
Não podemos resumir, como muitas pessoas aqui dizem, o socorro em portugal aos tae´s. O grosso deste socorro é dos bombeiros e cruz vermelha.
Portanto o primeiro passo terá de ser sempre aumentar a qualidade de formaçao nos bombeiros ,que ainda é muito redutora, e disso ainda não ouvi ninguem aqui falar.
Como podem algumas pessoas aqui, dizerem-se defensoras das vitimas e da qualidade, e depois defender reformas que só vão beneficiar a eles próprios. Aqui se vêm os verdadeiros interesses das passoas que aqui postam.
Agora digam lá tae´s...sejam sinceros...alguma vez será possivel comparar a vossa formação (210h. dae e condução) com uma licenciatura de 4 anos???alguma vez poderá ser comparavel??? Como cidadão, não percebo como fazem esta comparação.
Como pode alguem dicidir substituir estes profissionais por outro menos qualificados???isso vai por em causa a nossa segurança...mas num pais em bancarota já nada me surpreende.
Apostem nos bombeiros e na melhoria da sua formação...e já agora cpnvordo em aproveitar os enfermeiros que trabalham por essas corporaçoes fora e que são umas boas dezenas.
Abraço a todos e juizompara os tae´s
Finalmente alguem com visão.
Como podemos estar aqui a dizer que o aumento de competencias por parte dos tae´s vai aumentar a qualidade do socorro no nosso pais, se mais de 75% de todo o socorro não é feito por funcionários do inem.
Não podemos resumir, como muitas pessoas aqui dizem, o socorro em portugal aos tae´s. O grosso deste socorro é dos bombeiros e cruz vermelha.
Portanto o primeiro passo terá de ser sempre aumentar a qualidade de formaçao nos bombeiros ,que ainda é muito redutora, e disso ainda não ouvi ninguem aqui falar.
Como podem algumas pessoas aqui, dizerem-se defensoras das vitimas e da qualidade, e depois defender reformas que só vão beneficiar a eles próprios. Aqui se vêm os verdadeiros interesses das passoas que aqui postam.
Agora digam lá tae´s...sejam sinceros...alguma vez será possivel comparar a vossa formação (210h. dae e condução) com uma licenciatura de 4 anos???alguma vez poderá ser comparavel??? Como cidadão, não percebo como fazem esta comparação.
Como pode alguem dicidir substituir estes profissionais por outro menos qualificados???isso vai por em causa a nossa segurança...mas num pais em bancarota já nada me surpreende.
Apostem nos bombeiros e na melhoria da sua formação...e já agora cpnvordo em aproveitar os enfermeiros que trabalham por essas corporaçoes fora e que são umas boas dezenas.
Abraço a todos e juizompara os tae´s
Ao Sr. Ricardo
Antes de mais deixe-me congratula-lo pela excelente forma como argumenta, é raro ver aqui opiniões das quais discordo, mas que se apresentam como mais valia à reflexão em torno dos temas abordados.
Por outro lado, e como já disse, discordo do seu ponto de vista, já que se baseia no senso comum, o que torna os seus argumentos frágeis. Na minha opinião deveria rever os estudos científicos que suportam as teorias contemporâneas relativamente a este tema e rever a sua argumentação. Aceite os meus melhores cumprimentos.
Antes de mais deixe-me congratula-lo pela excelente forma como argumenta, é raro ver aqui opiniões das quais discordo, mas que se apresentam como mais valia à reflexão em torno dos temas abordados.
Por outro lado, e como já disse, discordo do seu ponto de vista, já que se baseia no senso comum, o que torna os seus argumentos frágeis. Na minha opinião deveria rever os estudos científicos que suportam as teorias contemporâneas relativamente a este tema e rever a sua argumentação. Aceite os meus melhores cumprimentos.
Oh meus amigos TAE deixem-se de coisas, foram formados em 2004 e ao fim de 7/8 anos ja estao a querer isto, se o conseguirem depois vao querer mais ainda...nao duvido que a maior parte dos TAE quer os Enfermeiros fora do pré hospitalar e nao sejam hipocritas a dizer que não...como tal acho muito bem que a Enfermagem se defenda usando todos os recursos que possui! Isto é tudo muito lindo mas o que passariam a fazer os futuros TEPH com todas essas competencias? o que fazem os Enfermeiros SIV actualmente é esta a realidade! para mim so caberia tal situação se fosse tambem dada mais autonomia aos Enfermeiros SIV...Terá sempre que existir diferenciação na area da saude um médico pode fazer mais que um enfermeiro pk estudou mais, assim como um enfermeiro terá que fazer mais que um TEPH pois estudou mais que ele! agora profissionais com poucos estudos que podem fazer o mesmo que profissionais de nivel superior so mesmo em Portugal!É que a hipocrisia é tanta dos TAE que nao os vejo a falar dos médicos é so dos enfermeiros e depois ainda se fazem de vitimas pk os enfermeiros nao deixam evoluir os outros quando sao eles que estao em primeira instancia a atacar a enfermagem! no fundo a querer fazer o que os enfermeiros fazem no pré hospitalar! e é tudo TAE (INEM) pk como foi bem dito quem assegura o pré hospitalar na maioria sao os corpos de bombeiros e nao os TAE! onde esta a grande vantagem dos TEPH afinal? se apenas so iriam cobrir uma parte do pais? interesses meus caros e os TAE tambem os têm nao sao santos!
"e ser que existem enfermeiros suficientes para quererem fazer ph??? ou para colmatar todas as necessidades????? e que fazr ph não é a mesma coisa que fazer VMER com 2 ou 3 saidas por turno..."
Claro amigo a VMER so sai nas situações menos complicadas o mais grave é para os outros que fazem pré hospitalar a serio...que belo cromo...
Antes de mais é o seguinte quer queiram quer não os elementos da VMER Enfermeiro + Médico trabalham fora da VMER ou seja hospitais e centros de saude...muitos chamam a mama pois trabalham em mais que um local eu chamao qualidade pois é a confirmação que têm qualidade pois deparam-se cosntantemente com situações criticas nos hospitais e centros de saude o que lhes dá bagagem para quando saem de VMER ( sim os conhecimentos sao os mesmo o local de aplicação é que varia) daí um Enfermeiro so poder concorrer a VMER ao fim de 2 anos a exercer! eu concordo que as VMER sejam integradas nas urgencias pois saberei que os profissionais que tripularem as VMER estao mais que habituados a lidar com emergencias pois trabalham no serviço (urgencia) pra onde sao levadas todos os doentes socorridos no pre hospitalar! Querem mais bagagem oferecida que trabalhar nem hospital (urgencias, UCI...)para depois aplicar no pré hospitalar? senhores TAE ainda nem existiam já andavam as VMER na rua a salvar vidas e nunca houve problemas foi so aparecerem e prontos é o que se ve com tantos pedidos de competencias...
Claro amigo a VMER so sai nas situações menos complicadas o mais grave é para os outros que fazem pré hospitalar a serio...que belo cromo...
Antes de mais é o seguinte quer queiram quer não os elementos da VMER Enfermeiro + Médico trabalham fora da VMER ou seja hospitais e centros de saude...muitos chamam a mama pois trabalham em mais que um local eu chamao qualidade pois é a confirmação que têm qualidade pois deparam-se cosntantemente com situações criticas nos hospitais e centros de saude o que lhes dá bagagem para quando saem de VMER ( sim os conhecimentos sao os mesmo o local de aplicação é que varia) daí um Enfermeiro so poder concorrer a VMER ao fim de 2 anos a exercer! eu concordo que as VMER sejam integradas nas urgencias pois saberei que os profissionais que tripularem as VMER estao mais que habituados a lidar com emergencias pois trabalham no serviço (urgencia) pra onde sao levadas todos os doentes socorridos no pre hospitalar! Querem mais bagagem oferecida que trabalhar nem hospital (urgencias, UCI...)para depois aplicar no pré hospitalar? senhores TAE ainda nem existiam já andavam as VMER na rua a salvar vidas e nunca houve problemas foi so aparecerem e prontos é o que se ve com tantos pedidos de competencias...
Anónimo das 10.30, procure quem foram os primeiros elementos a tripular VMER em Lisboa nos primórdios do SEM... vai-se admirar que os enfermeiros não estiveram na génese de todo o sistema... sou enfermeiro mas sei ver sem palas nos olhos, querem falar sobre o que é verdade falem!!! Defendo a especificidade assim como defendo que em certos serviços como bloco operatório, obstetrícia, pediatria, urgências... etc, deviam apenas trabalhar profissionais com especialização na área... já estou farto de ver velhos do restelo agarrados aos lugares nesses serviços e nem dignificam a Enfermagem... e porque não uma profissão específica para o pré-hospitalar? Em qualquer país denomina-se delegar competências médicas em pessoas não médicas, em Portugal chamam-lhe usurpação de funções! Mentalidade reduzida país que temos!
Professores impedidos de progredir em 2010 verão agora a sua situação corrigida
A Direção-Geral da Administração e do Emprego Público (DGAEP) tinha informado os diversos serviços, incluindo as escolas, que não era legalmente possível realizar progressões e alterações de posicionamento remuneratório após 1 de janeiro de 2011, ainda que ocorridos em momento anterior àquela data.
Essa orientação penalizou muitos professores que, por razões alheias à sua vontade, foram impedidos de progredir em momento adequado até 31 de dezembro de 2010. Na origem da situação estiveram, por norma, informações incorretas ou contraditórias da administração educativa (DGRHE e DRE’s) e decisões erradas das escolas. A partir daquele momento, o impedimento de progredir foi justificado com as normas orçamentais aprovadas que, deliberadamente ou não, foram incorretamente interpretadas.
A FENPROF e os seus Sindicatos vinham denunciando o problema tendo, em suas mãos, diversos processos de docentes prejudicados pela situação.
Entretanto, confrontada com a situação, a Provedoria de Justiça pronunciou-se no sentido de que “nos casos em que o direito do trabalhador à progressão ou à alteração do posicionamento remuneratório se constituiu por força da lei em momento anterior a 01/01/2011 e que não foram concretizadas por qualquer razão que não lhe seja imputável, possam sê-lo ainda hoje”. Acrescenta a Provedoria de Justiça que, em causa está “a supressão de uma omissão administrativa, devendo-se reconstituir a situação jurídico-funcional, em que os trabalhadores se encontrariam se a Administração tivesse atuado como estava adstrita no tempo devido”.
Na sequência desta informação, a DGAEP emitiu nova orientação no sentido antes referido e que o Gabinete de Gestão Financeira do MEC já assumiu junto de escolas. Assim, as escolas terão de pagar aos docentes os retroativos que lhes são devidos e enquadrá-los no escalão respetivo, resolvendo um problema que se arrastou durante mais de um ano.
Confirma-se, mais uma vez, que só quem desiste não obtém resultados e os professores, com a FENPROF e os seus Sindicatos, não desistem de lutar pelos seus direitos e contra políticas que não olham a leis para atingirem os seus fins. Dia 11 de fevereiro será um novo e importante momento dessa luta!
O Secretariado Nacional da FENPROF
8/02/2012
A Direção-Geral da Administração e do Emprego Público (DGAEP) tinha informado os diversos serviços, incluindo as escolas, que não era legalmente possível realizar progressões e alterações de posicionamento remuneratório após 1 de janeiro de 2011, ainda que ocorridos em momento anterior àquela data.
Essa orientação penalizou muitos professores que, por razões alheias à sua vontade, foram impedidos de progredir em momento adequado até 31 de dezembro de 2010. Na origem da situação estiveram, por norma, informações incorretas ou contraditórias da administração educativa (DGRHE e DRE’s) e decisões erradas das escolas. A partir daquele momento, o impedimento de progredir foi justificado com as normas orçamentais aprovadas que, deliberadamente ou não, foram incorretamente interpretadas.
A FENPROF e os seus Sindicatos vinham denunciando o problema tendo, em suas mãos, diversos processos de docentes prejudicados pela situação.
Entretanto, confrontada com a situação, a Provedoria de Justiça pronunciou-se no sentido de que “nos casos em que o direito do trabalhador à progressão ou à alteração do posicionamento remuneratório se constituiu por força da lei em momento anterior a 01/01/2011 e que não foram concretizadas por qualquer razão que não lhe seja imputável, possam sê-lo ainda hoje”. Acrescenta a Provedoria de Justiça que, em causa está “a supressão de uma omissão administrativa, devendo-se reconstituir a situação jurídico-funcional, em que os trabalhadores se encontrariam se a Administração tivesse atuado como estava adstrita no tempo devido”.
Na sequência desta informação, a DGAEP emitiu nova orientação no sentido antes referido e que o Gabinete de Gestão Financeira do MEC já assumiu junto de escolas. Assim, as escolas terão de pagar aos docentes os retroativos que lhes são devidos e enquadrá-los no escalão respetivo, resolvendo um problema que se arrastou durante mais de um ano.
Confirma-se, mais uma vez, que só quem desiste não obtém resultados e os professores, com a FENPROF e os seus Sindicatos, não desistem de lutar pelos seus direitos e contra políticas que não olham a leis para atingirem os seus fins. Dia 11 de fevereiro será um novo e importante momento dessa luta!
O Secretariado Nacional da FENPROF
8/02/2012
Anonimo das 7:31 que figura tão triste...tive a ver os protocolos e prontos...uma banana para o macaco ficar contente lol
Esta bem explicito na posição da ordem dos médicos que as equipas médicas são para continuar ou seja VMER (médico+Enfermeiro) logo quanto mais acabam com as SIV e mesmo assim se verá, mas VMER ainda continuará e Enfermeiros no pré hospitalar vão continuar poque na urgencia do qual a VMER fará extensao nao trabalham TAE ou TEPH!
Continuam a estar num nivel inferior...
Sinceramente não tinha naca contra isto quando pensava que eram tanto para TAE como para os TAS dos bombeiros, mas a partir do momento em que soube se apenas era para os TAE so vem uma coisa a cabeça MAMA E XULOS!!!quem garante a maioria do socorro pré hospitalar são os bombeiros por isso o beneficio dos TEPH so sera para uma parte reduzida da população!!
Esta bem explicito na posição da ordem dos médicos que as equipas médicas são para continuar ou seja VMER (médico+Enfermeiro) logo quanto mais acabam com as SIV e mesmo assim se verá, mas VMER ainda continuará e Enfermeiros no pré hospitalar vão continuar poque na urgencia do qual a VMER fará extensao nao trabalham TAE ou TEPH!
Continuam a estar num nivel inferior...
Sinceramente não tinha naca contra isto quando pensava que eram tanto para TAE como para os TAS dos bombeiros, mas a partir do momento em que soube se apenas era para os TAE so vem uma coisa a cabeça MAMA E XULOS!!!quem garante a maioria do socorro pré hospitalar são os bombeiros por isso o beneficio dos TEPH so sera para uma parte reduzida da população!!
"com ou sem erros la vao os nossos protocolos ja apresentados----hehehhe. adeus enfermeirame"
Oh tone apresentados, mas não estão aprovados! é uma GRANDE diferência!
ainda vai rolar muita água sobre isto...se pensares bem, já lá vão uns anitos desta ´polémica e até agora "ZERO" o tigresa anda-vos a comer a cabeça! Ponha-se finos com o Ricardinho! Ponham na vossa proposta limites de IMC ;) senão qq dia as ambulâncias tem que ser veiculos pesados:)
Oh tone apresentados, mas não estão aprovados! é uma GRANDE diferência!
ainda vai rolar muita água sobre isto...se pensares bem, já lá vão uns anitos desta ´polémica e até agora "ZERO" o tigresa anda-vos a comer a cabeça! Ponha-se finos com o Ricardinho! Ponham na vossa proposta limites de IMC ;) senão qq dia as ambulâncias tem que ser veiculos pesados:)
O futuro é simples passa pelo aumento de competencias tanto como aos TAE como os enfermeiros da SIV.
Eu gostaria de saber se este gente aqui fala realmente conhece o socorro a nivel nacional.
Caso as pessoas não saibam o socorro não so Lisboa e Porto existem locais que o mais diferenciado que existem é uma sbv do inem que tem vmer a 1h10 de distancia. A menos que a vmer tenha capacidade de voar e menos assim tenho as minhas duvidas sera que aquela população não tem direito a assistencia.
Acho que se esquecem de uma coisa gosta de saber quantas horas é que um curso de enfermagem tem de pre-hospitalar. É obivio que não tou a dizer que não ah capacidade por parte dos enfermeiros apenas tou a fazer a constatação de que não será o profissional mais adequado.
Os TAE 90% ou mais são tambem bombeiros ou pretencem a outras instituições de socorro não são so as 210h e mais uns cursos são anos de expriencia milhares de horas por vezes sem condições e apoio dos meios diferenciados.
Os enfermeiros tambem podem fazer voluntariado mas onde estão é que são muito poucos aqueles que apos tirarem o cursos continuam a desempenhar funções de voluntariado.
Mas a solução não passa pelo voluntariado pois a qualidade e bastante questionavel existe muito bom mas tambem existem muito mau acreditem.
Agora uma coisa é certa tendo em conta o contexto nacional os tae são a alternativa mais barata e a que tras mais bagagem de rua e isso a enfermagem não ensina nem a pos graduação de urgencia ou emergencia.
O mal é estarmos a criticar um grupo profissional, mas tenta fazer o melhor que pode com o que tem.
Sera que ja não é altura de começarmos a trabalhar para o doente em vez de estarmos a discutir uma area que apenas aparecem la muitos mas poucos servem para la andar.
Eu gostaria de saber se este gente aqui fala realmente conhece o socorro a nivel nacional.
Caso as pessoas não saibam o socorro não so Lisboa e Porto existem locais que o mais diferenciado que existem é uma sbv do inem que tem vmer a 1h10 de distancia. A menos que a vmer tenha capacidade de voar e menos assim tenho as minhas duvidas sera que aquela população não tem direito a assistencia.
Acho que se esquecem de uma coisa gosta de saber quantas horas é que um curso de enfermagem tem de pre-hospitalar. É obivio que não tou a dizer que não ah capacidade por parte dos enfermeiros apenas tou a fazer a constatação de que não será o profissional mais adequado.
Os TAE 90% ou mais são tambem bombeiros ou pretencem a outras instituições de socorro não são so as 210h e mais uns cursos são anos de expriencia milhares de horas por vezes sem condições e apoio dos meios diferenciados.
Os enfermeiros tambem podem fazer voluntariado mas onde estão é que são muito poucos aqueles que apos tirarem o cursos continuam a desempenhar funções de voluntariado.
Mas a solução não passa pelo voluntariado pois a qualidade e bastante questionavel existe muito bom mas tambem existem muito mau acreditem.
Agora uma coisa é certa tendo em conta o contexto nacional os tae são a alternativa mais barata e a que tras mais bagagem de rua e isso a enfermagem não ensina nem a pos graduação de urgencia ou emergencia.
O mal é estarmos a criticar um grupo profissional, mas tenta fazer o melhor que pode com o que tem.
Sera que ja não é altura de começarmos a trabalhar para o doente em vez de estarmos a discutir uma area que apenas aparecem la muitos mas poucos servem para la andar.
Anonimo das 10:34 até percebo o que diz e nao me opunha em nada ao aumento das competencias dos TAE e Enfermeiros no pré hospitalar, mas a diferença que nao quer entender é simples os Enfermeiros têm 4 anos de curso toda a teoria esta lá lidar com uma determinada situação numa urgencia hospitalar ou na rua é praticamene igual o que muda é o local de aplicação de conhecimentos pk de resto a sabedoria está lá presente .(prova disso são as VMER e SIV)..nisto têm de ser honestos! podem dizer que a falta de experiencia na rua pode ser um factor contra pois os TAE ou futuros TEPH tambem serao poucos experientes ao inicio, a pratica faz a experiencia a diferença aqui será que uns (enfermeiros) têm muita mais bagagem teorica e para desempenhar funcoes na VMER no minimo têm de possuir 2 anos de experiencia...eu proprio defendo que os Enfermeiros que trabalham no pré hospitalar deveriam todos desempenhar funçoes na urgencia ou UCI pois acreditem nao há melhor escola que esses locais pra depois aplicar conhecimentos na rua! e alem disso caso nao se queiram lembrar tanto o MEDICO como o ENFERMEIRO antes de desempenarem funçoes na rua tiram um curso do INEM ou seja alem dos curss superiores que possuem ainda tiram fomação antes de irem para a rua! outra coisa nos protocolos que mostraram o ABCDE é basado no ATLS pois bem amigos TAE isso é um curso de trauma americano que é administrado a médicos e Enfereiros...onde a teoria é igual pra médicos e enfermeiro...andam muito longe da realidade e a enfermagem cá anda muito longe do que se passa em outros paises!
Pela grande defesa dos enfermeiros dos 4 anos de licenciatura que tendo maior aporte teórico deverão acabar com os TAE's, então o melhor será mesmo ACABAR COM OS ENFERMEIROS e colocar MÉDICOS nos seus lugares. Ai, o APORTE TEÓRICO ainda é SUPERIOR, no mínimo 6 anos, já para não falar em especialidades!!!
Enviar um comentário
<< Home