quarta-feira, fevereiro 22, 2012

Reportagem: "Viagem ao mundo dos Enfermeiros no Hospital de Guimarães"!


Ver reportagem integral, aqui.

A "Guimarães TV" preparou uma grande reportagem sobre o trabalho realizado pelos enfermeiros em diferentes momentos da vida do ser humano.

Um trabalho efectuado desde o nascimento de uma criança, passando pelo Serviço de Cuidados Intensivos, Bloco Operatório, Reabilitação, Serviço de Urgências, entre tantos outros. Afinal, 618 profissionais integram o Centro Hospitalar do Alto Ave, cuja sede situa-se no Hospital de Guimarães.

Comments:
Não tem nada a ver, mas caros enfermeiros, HÁ QUEM QUEIRA PARTICIPAR NAS REUNIÕES DA UNIÃO DE SINDICATOS DO ALLGARVE e peça quase 200€

Sabem quem???????????????
 
DE,

Gostaria de lhe colocar duas questões e gostaria que me respondesse como Enf Driretor:

primeira questão:
O que pensa das hierarquias informais na enfermagem e da "fuga ao doente"?
Pergunto isto porque, e apenas a título de exemplo, estavamos escalados 6 enfermeiros para fazer manhã (sem contar com o enf chefe) o que daria uma média de 34h por enfermeiro; quando se vai a ver (o chefe não conta) o segundo elemento tem MG não tem doentes distribuidos nem presta cuidados, o outro vai para uma reunião das quedas e não presta cuidados nesse dia, o 3º (sem contar com o chefe) vai fazer um trabalho da formação e vai para o computador a manhã toda, como é habitual neste dia da semana... Dos seis iniciais (o chefe não conta, não presta cuidados), sobram 3! Vão duas auxiliares começar a "dar banhos", e toca de encher chouriços porque ninguém tem coragem de acabar com este rega bofe na enfermagem.

Segunda questão:
Porque é que os enfermeiros chefes se comportam de modo diferente consoante trabalham no público ou no privado?
Pergunto isto porque do que sei de algumas realidades no privado, os enfermeiros que coordenam as equipas e os cuidados também se "chegam à frente" e dão o litro. Não vejo os privados a pagar a chefes de gabinete, que andam por ali, telefona para este telefona para aquele, de papelinho no sovaco, café para aqui café para ali, horários que demoram eternidades a fazer... coisinhas da treta. Não vejo os privados a alinharem nestas fantasias. Porquê no serviço público haver um tal desbaratar de recursos?

Ok. Não têm que ser os enfermeiros os sacrificados e enquanto houver um médico a dormir a noite toda e a levar 720 euros para casa num só turno, também acho que há muito por onde cortar. Enquanto houver médicos a ganhar cento e tais euros à hora, há muito por onde cortar. Mas, fica mal internamente na enfermagem um laxismo tão grande e uma maneira de estar que não lidera, não representa, não estimula nem orgulha a nossa classe. Divide.
 
Eu também vi este vídeo. É importante como documento que retrata a actividade dos enfermeiros, mas tem partes algo maçudas e por vezes traduz uma visão arcaica do que fazemos.

Chamo a atenção para a notícia da pág. 20 do Jornal de Notícias de 21 de Fev.: 15 horas – tempo de espera na urgência do Hospital de Guimarães!!!

E na página 23, podemos ler que Unidade de Cuidados Continuados de Magualde abriu às 9 da manhã, e fechou 1 hora depois!!!!!
 
o Video esta optimo, mas a realidade é bem diferente. Basta lermos o que diz a comunicação social sobre o tempo de espera na urgencia do hospital de guiimaraes. Quando fafe funcionava a urgencia, as coisas eram de outra forma. Para alem disso, não existe hospital de guimaraes , e fafe???, ate no video esta esquecido
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!