sexta-feira, fevereiro 24, 2012
Ordem dos Enfermeiros vai punir Enfermeiros que formem Técnicos!!
"Os enfermeiros que participem em ações de formação, estágios ou no acompanhamento de técnicos que exercem na área da Saúde «incorrem nas implicações previstas no Estatuto da OE e no seu regimento disciplinar». Esta é uma principais conclusões de uma Tomada de Posição emitida pelo Conselho Diretivo da Ordem dos Enfermeiros. No documento também se afirma que a OE vai «chamar à responsabilidade qualquer instituição ou entidade que, de forma arbitrária, viole princípios consagrados, no que se refere ao direito do cidadão a cuidados seguros e ao enquadramento legalmente instituído para o exercício da profissão de Enfermagem»." link
.
Apoiado! Que seja exemplar!
Comments:
<< Home
Finalmente, e pela primeira vez vejo a ordem tomar uma posição firme, e não se limitar a afirmar que é contra.
Espero que tenhamos ultrapassado a fase da passividade, incompetência e total desrespeito pelos enfermeiros, tão característica da anterior ordem.
Espero de facto que as represálias para os enfermeiros q participem nestas formações sejam bastante pesadas, aliás, acho q deviam ser afastados da profissão.
Espero que tenhamos ultrapassado a fase da passividade, incompetência e total desrespeito pelos enfermeiros, tão característica da anterior ordem.
Espero de facto que as represálias para os enfermeiros q participem nestas formações sejam bastante pesadas, aliás, acho q deviam ser afastados da profissão.
ESPECTACULAR!!!! É SÓ O QUE ME OCORRE NO MOMENTO QUE LEIO ISTO!!
ATÉ QUE ENFIM!!!
REPITO: ESPECTACULAR!!!
ATÉ QUE ENFIM!!!
REPITO: ESPECTACULAR!!!
Também são punidos aqueles que ensinam familiares de doentes de 80-90 anos, analfabetos a administrarem alimentação por SNG....e às vezes numa única lição de 10 minutos...no máximo 20 minutos ou isto já é capacitar a pessoa ... ...pois...pois....
Esta tomada de posição é manifestamente infantil!
Eu estudei e fui formado (também) por médicos, sobre disciplinas e funções médicas, mas não faço medicina...
É só transpor para a enfermagem ...
O facto de eu ensinar como se faz uma técnica de algaliação não implica que essa pessoa tenha competências para algaliar... Também me ensinaram como se fazia um by pass coronário, mas ... se eu resolver inventar e fizer...vão culpar o professor/formador?
Se punirem alguém ...vai ser claramente uma condenação votada ao fracasso jurídico ...
Eu estudei e fui formado (também) por médicos, sobre disciplinas e funções médicas, mas não faço medicina...
É só transpor para a enfermagem ...
O facto de eu ensinar como se faz uma técnica de algaliação não implica que essa pessoa tenha competências para algaliar... Também me ensinaram como se fazia um by pass coronário, mas ... se eu resolver inventar e fizer...vão culpar o professor/formador?
Se punirem alguém ...vai ser claramente uma condenação votada ao fracasso jurídico ...
Parabéns à nova Ordem! Parabéns ao novo Bastonário! É hora de por um fim a toda uma série de profissões que proliferando como cogumelos vieram usurpar funções dos Enfermeiros.
Espero ver a mesma vontade e determinação para se fecharem as muitas Escolas pública e privadas de Enfermagem de qualidade duvidosa e cujo o único contributo que deram à Enfermagem Portuguesa foi o desemprego.
Acabe-se com técnicos disto e daquilo e deixem os Enfermeiros fazer aquilo que sempre fizeram. Não queremos aquilo que não é nosso mas também não queremos que nos tirem o que nos pertence.
Espero ver a mesma vontade e determinação para se fecharem as muitas Escolas pública e privadas de Enfermagem de qualidade duvidosa e cujo o único contributo que deram à Enfermagem Portuguesa foi o desemprego.
Acabe-se com técnicos disto e daquilo e deixem os Enfermeiros fazer aquilo que sempre fizeram. Não queremos aquilo que não é nosso mas também não queremos que nos tirem o que nos pertence.
não embandeirem em arco. A razão até assiste à enfermagem mas o tom com que se apresenta esta posição vai provocar recochete e vai haver feridos. então a ordem vai chamar à responsabilidade as instituições, mas já tem poder jurisdicional sobre elas? Num dos comentários fala-se em represálias aos enfermeiros. mas é esta a missão da ordem? Começamos com razão mas muito mal. E o que dizer de tantos técnicos que formam enfermeiros? A ordem também vai proibir ou vai chamá-los à responsabilidade?
Excelente! GRANDE MEDIDA! Há por aqui muita gente que quer ver o Germano fracassar e inventam qualquer argumento por contrapor as medidas encetadas por esta Ordem! O outra Ordem nunca teve coragem nenhuma!
"O facto de eu ensinar como se faz uma técnica de algaliação não implica que essa pessoa tenha competências para algaliar... Também me ensinaram como se fazia um by pass coronário, mas ... se eu resolver inventar e fizer...vão culpar o professor/formador?"
Que ignorância! Está a dar razão à Ordem! Para não haver culpas, impede-se a formação!
Que ignorância! Está a dar razão à Ordem! Para não haver culpas, impede-se a formação!
Meu Deua tanta asneira junta!!!!!!!!!!! Ensinar familia nada tem a ver com o que aqui se diz!!
Qualquer pessoa dá um banho no leito desde que treinada! O enfermeiro marca a diferença porque percebe e sabe o PORQUÊ da técnica!!!!! Será que é assim tão dificil perceber isto!!??
Quando acordarem desses pensamentos vão ter 4 auxiliares de saude a distribuir comprimidos e a dar banhos e alimentações e UM enfermeiro a supervisionar!!!!! Depois queixem-se que foram dispensados!!!!Sim, porque a pensar como alguns anonimos será assim! Ficará seguramente mais barato!!!!
Ensinar, instruir e treinar: percebem a diferença!!???
Podemos treinar pessoas para fazer coisas, mas saber porque as fazem é importante e isso é enfermagem ou não?
Por favor!!!!!!!!!!!!!!!!
Qualquer pessoa dá um banho no leito desde que treinada! O enfermeiro marca a diferença porque percebe e sabe o PORQUÊ da técnica!!!!! Será que é assim tão dificil perceber isto!!??
Quando acordarem desses pensamentos vão ter 4 auxiliares de saude a distribuir comprimidos e a dar banhos e alimentações e UM enfermeiro a supervisionar!!!!! Depois queixem-se que foram dispensados!!!!Sim, porque a pensar como alguns anonimos será assim! Ficará seguramente mais barato!!!!
Ensinar, instruir e treinar: percebem a diferença!!???
Podemos treinar pessoas para fazer coisas, mas saber porque as fazem é importante e isso é enfermagem ou não?
Por favor!!!!!!!!!!!!!!!!
"Também são punidos aqueles que ensinam familiares de doentes de 80-90 anos, analfabetos a administrarem alimentação por SNG....e às vezes numa única lição de 10 minutos...no máximo 20 minutos ou isto já é capacitar a pessoa ... ...pois...pois...."
Esta a confundir o conceito de responsabilidade profissional.
Eu posso explicar a um utente como se faz uma apendicectomia a ele próprio, mesmo que eu não possa fazer, mas ele pode.
É como a eutanásia, os profissionais de saúde na Suiça não o fazem, mas certos profissionais de certas instituições ensinam a fazê-lo.
Um doente pode auto-prescrever a medicação que ele quiser (xanax, zolpidem, etc) mas um psicologo por exemplo, não a pode receitar! Não entre por aí!
Esta a confundir o conceito de responsabilidade profissional.
Eu posso explicar a um utente como se faz uma apendicectomia a ele próprio, mesmo que eu não possa fazer, mas ele pode.
É como a eutanásia, os profissionais de saúde na Suiça não o fazem, mas certos profissionais de certas instituições ensinam a fazê-lo.
Um doente pode auto-prescrever a medicação que ele quiser (xanax, zolpidem, etc) mas um psicologo por exemplo, não a pode receitar! Não entre por aí!
Propaganda, Demagogia e a continuação da campanha eleitoral.
O CD da Ordem tem que saber que as eleições acabaram.
Gostava de saber à luz do código deontológico como posso ser ponido se participar em acções de formação de outros sobre temas que, quem disse que são exclusivos da Enfermagem?
É uma vergonha e o descrédito total de uma profissão com os pregaminhos que a enfermagem tem.
O CD da Ordem tem que saber que as eleições acabaram.
Gostava de saber à luz do código deontológico como posso ser ponido se participar em acções de formação de outros sobre temas que, quem disse que são exclusivos da Enfermagem?
É uma vergonha e o descrédito total de uma profissão com os pregaminhos que a enfermagem tem.
"Eu posso explicar a um utente como se faz uma apendicectomia a ele próprio, mesmo que eu não possa fazer, mas ele pode."
Que capacidade de argumentação !!!
A Ordem tem razão na usurpação de funções, mas não se deve culpar quem forma e é pago para isso...
Culpe-se quem abre escolas ... ou melhor quem as autoriza ... quem legisla...
O enfermeiro não pode formar não enfermeiros? Outros cursos não podem ter aulas sobre enfermagem?
Claro que podem...
O que não podem é exercer enfermagem...
Os enfermeiros também são formados por outros profissionais e bem...
Que capacidade de argumentação !!!
A Ordem tem razão na usurpação de funções, mas não se deve culpar quem forma e é pago para isso...
Culpe-se quem abre escolas ... ou melhor quem as autoriza ... quem legisla...
O enfermeiro não pode formar não enfermeiros? Outros cursos não podem ter aulas sobre enfermagem?
Claro que podem...
O que não podem é exercer enfermagem...
Os enfermeiros também são formados por outros profissionais e bem...
Concordo que as nossas competencias sejam salvaguardadas mas não devemos cair em radicalismos.
Como vai isto ser posto em prática??
Vão ser fiscalizados todos os Lares onde os enfermeiros "ensinaram" os auxiliares a fazer pensos?
Vão ser proíbidos de ensinar os familiares dos doentes a prestar cuidados?
No INEM muitos formadores são enfermeiros. Proibem-se??
E todos os enfermeiros formadores de primeiros socorros?? Também se castigam??
Como vai isto ser posto em prática??
Vão ser fiscalizados todos os Lares onde os enfermeiros "ensinaram" os auxiliares a fazer pensos?
Vão ser proíbidos de ensinar os familiares dos doentes a prestar cuidados?
No INEM muitos formadores são enfermeiros. Proibem-se??
E todos os enfermeiros formadores de primeiros socorros?? Também se castigam??
Que malandrice da OE... isto não se faz! Há por aí muitos enfermeiros que vão estar naturalmente contra isto... é que estas pseudo-formações eram pagas e assim acaba-se-lhes a mama. Esta tomada de decisão só peca por ser tardia. Punam exemplarmente os que andam a vender a enfermagem por meia dúzia de tostões!
Isto significa que a Ordem não tem o peso suficiente de impedir que os técnicos exerçam tarefas habitualmente consignadas aos Enfermeiros. Como tal, vira-se para os seus membros e ameaça-os com possíveis punições, pois só sobre estes a Ordem tem alguma influência. Que se saiba isto é inédito ao nível das Ordens profissionais. A Ordem dos médicos nunca sancionou os seus membros por participarem na formação dos Enfermeiros.
Por outro lado, se eu a ensinar um técnica a interpretar um ECG, não estou a incorrer em nenhum ilícito, pois esta como muitas outras tarefas, que estão inseridas no leque de competências dos Enfermeiros, não são competências de Enfermagem. O que é o Saber próprio da Enfermagem? É este saber que a Ordem não quer que se transmita? Se assim for, pouco será o conhecimento proibido.
E os conhecimentos que os Enfermeiros detêm e que obtiveram doutros profissionais?
A solução não é fazer um bloqueio à transmissão de conhecimentos mas antes exercer vigilância efectiva sobre a prática de Enfermagem por não Enfermeiros e actuar em conformidade.
Além do mais, a algaliar ou a puncionar aprende-se melhor no YOUTUBE do que em algumas escolas de Enfermagem...Espera aí, será que a Ordem também vai processar o Youtube?
Por outro lado, se eu a ensinar um técnica a interpretar um ECG, não estou a incorrer em nenhum ilícito, pois esta como muitas outras tarefas, que estão inseridas no leque de competências dos Enfermeiros, não são competências de Enfermagem. O que é o Saber próprio da Enfermagem? É este saber que a Ordem não quer que se transmita? Se assim for, pouco será o conhecimento proibido.
E os conhecimentos que os Enfermeiros detêm e que obtiveram doutros profissionais?
A solução não é fazer um bloqueio à transmissão de conhecimentos mas antes exercer vigilância efectiva sobre a prática de Enfermagem por não Enfermeiros e actuar em conformidade.
Além do mais, a algaliar ou a puncionar aprende-se melhor no YOUTUBE do que em algumas escolas de Enfermagem...Espera aí, será que a Ordem também vai processar o Youtube?
tenho de concordar.no entanto acho que alguns enfºs que não exercem enfermagem e que fazem formação como por ex. no inem...podem vir a perder rendimentos em detrimento desta tomada de posição.e quem irá supervisionar"os que formam ténicos"??Legalmente será possivel "punir"??
E que técnicos é que estão a falar??
É que se por acaso falar dos TAE´s, esqueçam!!! Eles também não querem enf´s para nada... aliás, isso nunca se colocou!!
Portanto, isto é pura demagogia da vossa ordem!!
É uma espécie de Sócrates...fala mto, enche o bucho e no final leva tudo à miséria!!!
É que se por acaso falar dos TAE´s, esqueçam!!! Eles também não querem enf´s para nada... aliás, isso nunca se colocou!!
Portanto, isto é pura demagogia da vossa ordem!!
É uma espécie de Sócrates...fala mto, enche o bucho e no final leva tudo à miséria!!!
Absurdo.
A OE não tem como missão regular a vida dos Enfermeiros. Relembrando, juridicamente, a OE tem como missão regular os cuidados de Enfermagem que são prestados em território nacional Esse "poder" dado pelo estado não confere à ordem o poder de regular a actividade dos seus membros (entenda-se Enfermeiros) que, no uso das suas capacidades e conhecimento técnicos, decidam intervir directamente na formação de outras classes ou grupos profissionais.
Se a OE tem a opinião fundamentada de que esses mesmos técnicos ou grupos profissionais interferem directamente nos cuidados de Enfermagem prestados então, pelo poder que lhe foi confiado pelo estado, devem intervir directamente no conteúdo funcional em causa.
No entanto, é necessário definir muito bem o que é um acto de Enfermagem e defini-lo no concreto da prática de cuidados. Deixemo-nos de "guerrinhas" infantis, absurdas e próprias de frustados.
Somos Enfermeiros, detemos um saber.
Alguém tem dúvidas?
Então temos de o conseguir provar, demonstrar com dados e cuidados e vantagem para o cidadão.
Não o vamos conseguir ao comprar conflitos com outras classes, com as quais trabalhamos nem definindo regras que benefício nenhum acrescentam à Enfermagem nem tão pouco ao cidadão - "objecto" final dos nossos cuidados.
Sejamos claros e preocupados com os cuidados de Enfermagem.
Que tal definir-se padrões de avaliação para os milhares de Enfermeiros que todos os anos saiem das escolas...claramente mal formados e com graves lacunas de conhecimentos?
Sejamos humildes, o Enfermeiro está presente em demasiados ambientes e com demasiados saberes...temos de demonstrar vantagem em estar lá um Enfermeiro. Se não conseguimos, então é porque não somos os melhores...se não somos os melhores não servimos.
Cumprimentos a todos os Enfermeiros, Técnicos, Médicos e Auxiliares.
AH...e já agora às pessoas que estão por detrás desses títulos...sejam felizes!
Luis
A OE não tem como missão regular a vida dos Enfermeiros. Relembrando, juridicamente, a OE tem como missão regular os cuidados de Enfermagem que são prestados em território nacional Esse "poder" dado pelo estado não confere à ordem o poder de regular a actividade dos seus membros (entenda-se Enfermeiros) que, no uso das suas capacidades e conhecimento técnicos, decidam intervir directamente na formação de outras classes ou grupos profissionais.
Se a OE tem a opinião fundamentada de que esses mesmos técnicos ou grupos profissionais interferem directamente nos cuidados de Enfermagem prestados então, pelo poder que lhe foi confiado pelo estado, devem intervir directamente no conteúdo funcional em causa.
No entanto, é necessário definir muito bem o que é um acto de Enfermagem e defini-lo no concreto da prática de cuidados. Deixemo-nos de "guerrinhas" infantis, absurdas e próprias de frustados.
Somos Enfermeiros, detemos um saber.
Alguém tem dúvidas?
Então temos de o conseguir provar, demonstrar com dados e cuidados e vantagem para o cidadão.
Não o vamos conseguir ao comprar conflitos com outras classes, com as quais trabalhamos nem definindo regras que benefício nenhum acrescentam à Enfermagem nem tão pouco ao cidadão - "objecto" final dos nossos cuidados.
Sejamos claros e preocupados com os cuidados de Enfermagem.
Que tal definir-se padrões de avaliação para os milhares de Enfermeiros que todos os anos saiem das escolas...claramente mal formados e com graves lacunas de conhecimentos?
Sejamos humildes, o Enfermeiro está presente em demasiados ambientes e com demasiados saberes...temos de demonstrar vantagem em estar lá um Enfermeiro. Se não conseguimos, então é porque não somos os melhores...se não somos os melhores não servimos.
Cumprimentos a todos os Enfermeiros, Técnicos, Médicos e Auxiliares.
AH...e já agora às pessoas que estão por detrás desses títulos...sejam felizes!
Luis
Não tem nada a ver, mas caros enfermeiros, HÁ QUEM QUEIRA PARTICIPAR NAS REUNIÕES DA UNIÃO DE SINDICATOS DO ALLGARVE e peça quase 200€
Sabem quem???????????
Sabem quem???????????
Não é possível travar a disseminação do conhecimento e a prova disso é o que se passa noutros países onde se formam técnicos de saúde pela net, por correspondência, etc.
Não é possível travar o negócio das formações que pululam como pulgas num cão vadio.
Acho que seria mais aconselhável direcionar a nossa atenção para a REGULAÇÃO da prática. Como?
Primeiro: Estar junto do cidadão (quando falo do cidadão é das pessoas, individualmente ou em família, nas comunidades, nas escolas, nos locais de trabalho, nas associações, no mercado, no desporto, nas prisões, nos militares, em tudo) e tê-lo como aliado e não como uma chatice, um empecilho a quem temos que prestar cuidados fazendo desse trabalho o maior frete da nossa vida.
Segundo: Informar as pessoas sobre o papel do Enfermeiro e o que pode fazer a diferença entre escolher um Enfermeiro ou optar por um técnico mais barato.
Terceiro: Fazer essa diferença acontecer em todas as áreas onde intervimos.
Sobre as estratégias e táticas a seguir, seria melhor que a Ordem se munisse da opinião alargada dos Enfermeiros e visse como é exercida a função de regulação noutros contextos onde se está a passar o mesmo.
Não é possível travar o negócio das formações que pululam como pulgas num cão vadio.
Acho que seria mais aconselhável direcionar a nossa atenção para a REGULAÇÃO da prática. Como?
Primeiro: Estar junto do cidadão (quando falo do cidadão é das pessoas, individualmente ou em família, nas comunidades, nas escolas, nos locais de trabalho, nas associações, no mercado, no desporto, nas prisões, nos militares, em tudo) e tê-lo como aliado e não como uma chatice, um empecilho a quem temos que prestar cuidados fazendo desse trabalho o maior frete da nossa vida.
Segundo: Informar as pessoas sobre o papel do Enfermeiro e o que pode fazer a diferença entre escolher um Enfermeiro ou optar por um técnico mais barato.
Terceiro: Fazer essa diferença acontecer em todas as áreas onde intervimos.
Sobre as estratégias e táticas a seguir, seria melhor que a Ordem se munisse da opinião alargada dos Enfermeiros e visse como é exercida a função de regulação noutros contextos onde se está a passar o mesmo.
ora ora depois de ler os cometarios até agora dá para aperceber que os famosos tecnicos, Tae´s que pelo menos no norte arranjaram escolas de enfermagem para lhes dar o tanto famigerado curso, apoiado pelo presidente que muitos desfraudou, está a sair FINALMENTE o tiro pela colatra. Grande BASTONARIO, com B grande a fazer algo pela enfermagem.OBRIGADO.
Já agora vejam os cursos a ser ministrados no congrasso de moimenta. Punir ´de maneira exemplar quem está por tras de uma possivel formação desses tae´s, que se julgam os maiores, porque se baseiam apenas numa literatura para fazer o plagio de protocolos... grande base cientifica!!!!!
Parabens e fora com estes indignados que querem apenas ganhar uns miseros centimos... esses anonimos são os tae´s e tambem alguns cerebros perfeitamente identificaveis, como escrevem sim porque o manda chuva é um mente cap com rbcc
Abraço
Enfra E. Santos
Já agora vejam os cursos a ser ministrados no congrasso de moimenta. Punir ´de maneira exemplar quem está por tras de uma possivel formação desses tae´s, que se julgam os maiores, porque se baseiam apenas numa literatura para fazer o plagio de protocolos... grande base cientifica!!!!!
Parabens e fora com estes indignados que querem apenas ganhar uns miseros centimos... esses anonimos são os tae´s e tambem alguns cerebros perfeitamente identificaveis, como escrevem sim porque o manda chuva é um mente cap com rbcc
Abraço
Enfra E. Santos
ora ora depois de ler os cometarios até agora dá para aperceber que os famosos tecnicos, Tae´s que pelo menos no norte arranjaram escolas de enfermagem para lhes dar o tanto famigerado curso, apoiado pelo presidente que muitos desfraudou, está a sair FINALMENTE o tiro pela colatra. Grande BASTONARIO, com B grande a fazer algo pela enfermagem.OBRIGADO.
Já agora vejam os cursos a ser ministrados no congrasso de moimenta. Punir ´de maneira exemplar quem está por tras de uma possivel formação desses tae´s, que se julgam os maiores, porque se baseiam apenas numa literatura para fazer o plagio de protocolos... grande base cientifica!!!!!
Parabens e fora com estes indignados que querem apenas ganhar uns miseros centimos... esses anonimos são os tae´s e tambem alguns cerebros perfeitamente identificaveis, como escrevem sim porque o manda chuva é um mente cap com rbcc
Abraço
Enfra E. Santos
Já agora vejam os cursos a ser ministrados no congrasso de moimenta. Punir ´de maneira exemplar quem está por tras de uma possivel formação desses tae´s, que se julgam os maiores, porque se baseiam apenas numa literatura para fazer o plagio de protocolos... grande base cientifica!!!!!
Parabens e fora com estes indignados que querem apenas ganhar uns miseros centimos... esses anonimos são os tae´s e tambem alguns cerebros perfeitamente identificaveis, como escrevem sim porque o manda chuva é um mente cap com rbcc
Abraço
Enfra E. Santos
"Isto significa que a Ordem não tem o peso suficiente de impedir que os técnicos exerçam tarefas habitualmente consignadas aos Enfermeiros. Como tal, vira-se para os seus membros e ameaça-os com possíveis punições, pois só sobre estes a Ordem tem alguma influência. Que se saiba isto é inédito ao nível das Ordens profissionais. A Ordem dos médicos nunca sancionou os seus membros por participarem na formação dos Enfermeiros.
Por outro lado, se eu a ensinar um técnica a interpretar um ECG, não estou a incorrer em nenhum ilícito, pois esta como muitas outras tarefas, que estão inseridas no leque de competências dos Enfermeiros, não são competências de Enfermagem. O que é o Saber próprio da Enfermagem? É este saber que a Ordem não quer que se transmita? Se assim for, pouco será o conhecimento proibido.
E os conhecimentos que os Enfermeiros detêm e que obtiveram doutros profissionais?
A solução não é fazer um bloqueio à transmissão de conhecimentos mas antes exercer vigilância efectiva sobre a prática de Enfermagem por não Enfermeiros e actuar em conformidade.
Além do mais, a algaliar ou a puncionar aprende-se melhor no YOUTUBE do que em algumas escolas de Enfermagem...Espera aí, será que a Ordem também vai processar o Youtube"
Inteiramente de acordo!
Por outro lado, se eu a ensinar um técnica a interpretar um ECG, não estou a incorrer em nenhum ilícito, pois esta como muitas outras tarefas, que estão inseridas no leque de competências dos Enfermeiros, não são competências de Enfermagem. O que é o Saber próprio da Enfermagem? É este saber que a Ordem não quer que se transmita? Se assim for, pouco será o conhecimento proibido.
E os conhecimentos que os Enfermeiros detêm e que obtiveram doutros profissionais?
A solução não é fazer um bloqueio à transmissão de conhecimentos mas antes exercer vigilância efectiva sobre a prática de Enfermagem por não Enfermeiros e actuar em conformidade.
Além do mais, a algaliar ou a puncionar aprende-se melhor no YOUTUBE do que em algumas escolas de Enfermagem...Espera aí, será que a Ordem também vai processar o Youtube"
Inteiramente de acordo!
"Se a OE tem a opinião fundamentada de que esses mesmos técnicos ou grupos profissionais interferem directamente nos cuidados de Enfermagem prestados então, pelo poder que lhe foi confiado pelo estado, devem intervir directamente no conteúdo funcional em causa."
Deve-se punir o exercício ilegal de uma profissão, isso sim...
Devo lembrar que como enfermeiro tenho muito orgulho nos enfermeiros que hoje em dia ajudam (com os seus conhecimentos) a formar (em vários contextos) bombeiros, médicos, auxiliares, professores, alunos, educadores, economistas, gestores, assistentes sociais, fisioterapeutas, técnicos diversos, etc....
Devo acrescentar que tive muito gosto em ter como formadores/professores excelentes médicos, fisioterapeutas, psicólogos, sociólogos, enfermeiros, gestores, etc...
Deve-se punir o exercício ilegal de uma profissão, isso sim...
Devo lembrar que como enfermeiro tenho muito orgulho nos enfermeiros que hoje em dia ajudam (com os seus conhecimentos) a formar (em vários contextos) bombeiros, médicos, auxiliares, professores, alunos, educadores, economistas, gestores, assistentes sociais, fisioterapeutas, técnicos diversos, etc....
Devo acrescentar que tive muito gosto em ter como formadores/professores excelentes médicos, fisioterapeutas, psicólogos, sociólogos, enfermeiros, gestores, etc...
Há por ai mentes que não parecem ser de enfermeiros se calhar até são daqueles que quanto menos fizerem melhor.
Finalmente ordem na Ordem
Finalmente ordem na Ordem
Ponham mas é os enfermeiros a ganhar com uma carreira decente, e com atenção redobrada ao numero de elementos por turno nos serviços dos hospitais publicos e privados. O resto vem por acréscimo.
quero ver quem é que vai formar os AAM nos hospitais!!!!!!!!!!!
cambada de ignorantes!!!!
Uma coisa é certa para existirem posições fundamentalaistasalguem temo rabo entalado!!!!!!!!!
cambada de ignorantes!!!!
Uma coisa é certa para existirem posições fundamentalaistasalguem temo rabo entalado!!!!!!!!!
E quais são os tão proclamados gestos técnicos da profissão??
O que é então EXCLUSIVO DA ENFERMAGEM???
E se todas as profissões pensassem e agissem da mesma maneira??
Cá para mim os enfermeiros extinguiam-se em si mesmos...
Pobres de espírito.
Gostava de ver a Ordem dos Médicos a fazer o mesmo em relação aos enfermeiros!
O que é então EXCLUSIVO DA ENFERMAGEM???
E se todas as profissões pensassem e agissem da mesma maneira??
Cá para mim os enfermeiros extinguiam-se em si mesmos...
Pobres de espírito.
Gostava de ver a Ordem dos Médicos a fazer o mesmo em relação aos enfermeiros!
A Ordem não pode punir os Enfermeiros por formarem técnicos em áreas de competência legalmente reconhecidas a estes últimos. Em tribunal a Ordem perderia de forma absoluta; outra coisa é um Enfermeiro ensinar uma AAM a algaliar e permitir que esta execute esta técnica, pois não faz parte das suas competências.
Se um dia os Enfermeiros puderem legalmente prescrever, serão formados nesta área por médicos; Os mixed skills de que tanto se fala são recíprocos e como profissão temos de estar preparados para este crossing over de conhecimentos e competências.
Se um dia os Enfermeiros puderem legalmente prescrever, serão formados nesta área por médicos; Os mixed skills de que tanto se fala são recíprocos e como profissão temos de estar preparados para este crossing over de conhecimentos e competências.
Se querem impedir a formação de outros profissionais que, eventualmente, usurpem as nossas funções não me parece que perseguir e punir quem paga cotas à OE seja o melhor caminho.
As referidas formações são pagas e bem pagas, melhor do que se paga nos hospitais para prestar os cuidados que se ensinam nas formações. Tendo em conta o aumento do custo de vida, e das cotas da OE, parece-me justo que quem precisa de dinheiro ganho honestamente dê formação.
A OE deve, também, pugnar pelo reconhecimento social e valorização da profissão, como é que esta medida atinge esse objectivo?
Como pensa a OE responsabilizar essas instituições? Sabe a OE que o IEFP é uma das intituições ministra essas formações?
Como vão saber quais os enfermeiros que colaboram nessas formações? (Penso que vai começar uma mangnífica caça às bruxas...)
As referidas formações são pagas e bem pagas, melhor do que se paga nos hospitais para prestar os cuidados que se ensinam nas formações. Tendo em conta o aumento do custo de vida, e das cotas da OE, parece-me justo que quem precisa de dinheiro ganho honestamente dê formação.
A OE deve, também, pugnar pelo reconhecimento social e valorização da profissão, como é que esta medida atinge esse objectivo?
Como pensa a OE responsabilizar essas instituições? Sabe a OE que o IEFP é uma das intituições ministra essas formações?
Como vão saber quais os enfermeiros que colaboram nessas formações? (Penso que vai começar uma mangnífica caça às bruxas...)
Para Enfra E. Santos
"esses anonimos são os tae´s e tambem alguns cerebros perfeitamente identificaveis, como escrevem sim porque o manda chuva é um mente cap com rbcc
Abraço
Enfra E. Santos"
Lá diz o ditado: não cuspas para o ar... lolol
e que tal aprender o que é um RVCC??
"esses anonimos são os tae´s e tambem alguns cerebros perfeitamente identificaveis, como escrevem sim porque o manda chuva é um mente cap com rbcc
Abraço
Enfra E. Santos"
Lá diz o ditado: não cuspas para o ar... lolol
e que tal aprender o que é um RVCC??
Cum raio... Ninguém concorda que o nosso saber é a ferramenta com que trabalhamos todos os dias? Foi construída com suor e lágrimas? É para ser vendida a outros que querem viver do brincar ao ER? Já viram o mecânico ensinar a reparar o motor em vez de o reparar? E mesmo neste caso seria TREINAR a reparar AQUELE motor, o saber constrói-se a partir de uma base de conhecimentos que transcende o simples acto! E É COM ESSE CONHECIMENTO QUE SE DESENVOLVE O TRABALHO COM SEGURANÇA E QUALIDADE. ADAPTA-SE A QUALQUER EXIGÊNCIA OU DEMANDA NA ÁREA DE COMPETÊNCIAS. O NOSSO GANHA PÃO. O MAIOR VALOR QUE TEMOS! QUEREM VENDÊ~LO??? DEIXAR QUE OUTROS O FAÇAM?? GANHEM JUÍZO!!
"Por favor, leiam BEM a tomada de posição antes de tecer comentários!"
Já li e continuo cheio de dúvidas.
O que a ordem deve regular é a formação e o exercício profissional da profissão.
Já li e continuo cheio de dúvidas.
O que a ordem deve regular é a formação e o exercício profissional da profissão.
Tal como nas eleições (com o preenchimento errado/incompleto dos boletins de voto), os enfermeiros não leem, não sabem ler e andam desatentos. TOMEM ATENÇÃO AO QUE ESTÁ ESCRITO.
"...ensinar uma AAM a algaliar e permitir que esta execute esta técnica"
O permitir que esta execute é que faz toda a diferença. Aí é que entra a regulação das competências e actos de cada profissão...
Agora a formação???
Para uma auxiliar me ajudar numa algaliação acho importante que saiba minimamente o que estou a fazer ...
Esta tomada de posição só revela as fragilidades da nossa ordem em regular efectivamente o exercício da profissão.
Os formadores e os professores não são regulados pela ordem dos enfermeiros... esta tomada de posição não tem sustentação legal.
O permitir que esta execute é que faz toda a diferença. Aí é que entra a regulação das competências e actos de cada profissão...
Agora a formação???
Para uma auxiliar me ajudar numa algaliação acho importante que saiba minimamente o que estou a fazer ...
Esta tomada de posição só revela as fragilidades da nossa ordem em regular efectivamente o exercício da profissão.
Os formadores e os professores não são regulados pela ordem dos enfermeiros... esta tomada de posição não tem sustentação legal.
Apesar de haver muito ... muito que fazer ( há um trabalho politico de retaguarda que é preciso desenvolver )...
Esta decisão da Nossa Ordem é de louvar e muito positiva ...
O caminho faz-se caminhando...
E era urgente iniciar esta caminhada ...
Parabéns...
Esta decisão da Nossa Ordem é de louvar e muito positiva ...
O caminho faz-se caminhando...
E era urgente iniciar esta caminhada ...
Parabéns...
Esta tomada de posição está muito mal feita... não começam bem ....
O IEFP e muitas escolas do país e centros de formação ministram cursos e contratam enfermeiros para formadores / professores....
Muitas universidades e politécnicos têm professores enfermeiros.... a formarem não enfermeiros...
Um coisa é regular a oferta formativa ... .outra é regular o exercício profissional...outra ...bem diferente...é punir quem se limita a dar formação para a qual foi contratado... como formador, como professor, como académico....seja ele enfermeiro, médico, farmacêutico ou outra coisa qualquer!
A ordem dos enfermeiros não regula a atividade/profissão de formador/professor
...e eu votei no Germano! Mas assim não...
Regulem o exercício profissional e a oferta excessiva de enfermeiros
O IEFP e muitas escolas do país e centros de formação ministram cursos e contratam enfermeiros para formadores / professores....
Muitas universidades e politécnicos têm professores enfermeiros.... a formarem não enfermeiros...
Um coisa é regular a oferta formativa ... .outra é regular o exercício profissional...outra ...bem diferente...é punir quem se limita a dar formação para a qual foi contratado... como formador, como professor, como académico....seja ele enfermeiro, médico, farmacêutico ou outra coisa qualquer!
A ordem dos enfermeiros não regula a atividade/profissão de formador/professor
...e eu votei no Germano! Mas assim não...
Regulem o exercício profissional e a oferta excessiva de enfermeiros
" Gostava de saber à luz do código deontológico como posso ser ponido se participar em acções de formação de outros sobre temas que, quem disse que são exclusivos da Enfermagem?
É uma vergonha e o descrédito total de uma profissão com os pregaminhos que a enfermagem tem."
Não, mais vergonhoso são os erros de portugues...
É uma vergonha e o descrédito total de uma profissão com os pregaminhos que a enfermagem tem."
Não, mais vergonhoso são os erros de portugues...
Contrariamente à maioria das opiniões aqui expressa (e penso que a maioria dos enfermeiros pensa assim) eu concordo com esta medida.
Em sí mesma, ela faz todo o sentido e é totalmente coerente.
O problema é outro: o Germano e a sua equipa, não podem esquecer aquilo que foi o contributo do bastonário e de centenas de enfermeiros neste país, em matéria de escolas “vão de escada”. Não estaremos a falar da mesma coisa?
Portanto, não estamos perante um regra sem sentido. O que se passa, é que quem a apregoa não tem legitimidade para o fazer.
Outro aspecto importante, tem a ver com a operacionalidade da mesma: como vai ser respeitada? Vai a OE ter um capacho em cada esquina? Ou aceitará que “bufos” entrem em contacto com a sede?
Nota: este Governo neoliberal (da cor política do Germano!) não tardará em torpedear esta norma. Se os enfermeiros se recusarem a participar na formação dos técnicos de saúde, haverá quem o faça. É que não sei se já se esqueceram, mas a formação ainda é uma das áreas onde os valores praticados rondam os 50€/hora. Não se preocupem: haverá muitos internos de Medicina que o farão.
E assim se vai uma das funções tão defendida pelo Belmiro no seu blogue ao longo dos últimos anos…
Em sí mesma, ela faz todo o sentido e é totalmente coerente.
O problema é outro: o Germano e a sua equipa, não podem esquecer aquilo que foi o contributo do bastonário e de centenas de enfermeiros neste país, em matéria de escolas “vão de escada”. Não estaremos a falar da mesma coisa?
Portanto, não estamos perante um regra sem sentido. O que se passa, é que quem a apregoa não tem legitimidade para o fazer.
Outro aspecto importante, tem a ver com a operacionalidade da mesma: como vai ser respeitada? Vai a OE ter um capacho em cada esquina? Ou aceitará que “bufos” entrem em contacto com a sede?
Nota: este Governo neoliberal (da cor política do Germano!) não tardará em torpedear esta norma. Se os enfermeiros se recusarem a participar na formação dos técnicos de saúde, haverá quem o faça. É que não sei se já se esqueceram, mas a formação ainda é uma das áreas onde os valores praticados rondam os 50€/hora. Não se preocupem: haverá muitos internos de Medicina que o farão.
E assim se vai uma das funções tão defendida pelo Belmiro no seu blogue ao longo dos últimos anos…
Tenho a maior estima e admiração pelos senhores enfermeiros. Têm um papel fundamental no dia-a-dia das instituições de saúde.
Simplesmente, eles ainda não perceberam que nem toda a gente pode ser piloto. Para que o avião levante voo, é necessário o contributo de muitas pessoas. E é crucial que uma dessas profissões assuma um protagonismo diferente, já que são os “pivot´s” das operações.
Mas lá está, vocês preferem entreter-se com coisas menores…
Simplesmente, eles ainda não perceberam que nem toda a gente pode ser piloto. Para que o avião levante voo, é necessário o contributo de muitas pessoas. E é crucial que uma dessas profissões assuma um protagonismo diferente, já que são os “pivot´s” das operações.
Mas lá está, vocês preferem entreter-se com coisas menores…
Caros colegas e outros!
Será que todos temos o mesmo conceito sobre o que é ser enfermeiro?
Não misturem as coisas!
A OE pronunciou-se no sentido de permitir aos colegas que são pressionados a formar os técnicos que os vão substituir (sobretudo no IPS e no pré-hospitalar)no mesmo posto de trabalho. Há algum enfermeiro que concorde com isto?
Leram a noticia do Publico?
Estranho que os jornalistas tenham percebido tão bem o problema e alguns enfermeiros não!
Isto não tem nada a ver com professores, com escolas ou com formação continua.
Mesmo os professores para ensinarem enfermagem têm que ser enfermeiros. Não sabiam?
Ainda bem que a OE teve a coragem de colocar o dedo na ferida. E digo coragem porque era com certeza mais fácil ficar a ver a banda passar.
Á Portuguesa: Preso por ter cão e preso por não ter!!!!
Será que todos temos o mesmo conceito sobre o que é ser enfermeiro?
Não misturem as coisas!
A OE pronunciou-se no sentido de permitir aos colegas que são pressionados a formar os técnicos que os vão substituir (sobretudo no IPS e no pré-hospitalar)no mesmo posto de trabalho. Há algum enfermeiro que concorde com isto?
Leram a noticia do Publico?
Estranho que os jornalistas tenham percebido tão bem o problema e alguns enfermeiros não!
Isto não tem nada a ver com professores, com escolas ou com formação continua.
Mesmo os professores para ensinarem enfermagem têm que ser enfermeiros. Não sabiam?
Ainda bem que a OE teve a coragem de colocar o dedo na ferida. E digo coragem porque era com certeza mais fácil ficar a ver a banda passar.
Á Portuguesa: Preso por ter cão e preso por não ter!!!!
http://www.bwizer.com/formacao/cursosDetalhe/157
Este curso não terá enquadramento nesta tomada de posição da OE?
Tem lá uma enfermeira a dar formação.
Força OE agir já, ou é só paleio.
Dr. leve esta informação ao seu amigo sempre quero ver o resultado.
Este curso não terá enquadramento nesta tomada de posição da OE?
Tem lá uma enfermeira a dar formação.
Força OE agir já, ou é só paleio.
Dr. leve esta informação ao seu amigo sempre quero ver o resultado.
Peço desculpa pelo off-topic mas gostava que alguém pudesse esclarecer-me se a posição do governo onde se admite que tenham de corrigir as progressões na funçaõ pública, se aplica aos Enfermeiros!
Ver link:
http://www.jornaldenegocios.pt/home.php?template=SHOWNEWS_V2&id=537141
Obrigado, desde já, a quem puder dar algum contributo sobre esta notícia!
PMG
Ver link:
http://www.jornaldenegocios.pt/home.php?template=SHOWNEWS_V2&id=537141
Obrigado, desde já, a quem puder dar algum contributo sobre esta notícia!
PMG
Penso que agora o bastonário. ordem, o autor deste blog e muitos colegas estão perfeitamente apresentados...
Nos comentário que li de apoio a esta tomada de posição constatei que muitos estão felizes apenas por que vai "... acabar a mama..." a estes colegas, como escreve uma colega nossa. Ora, o exemplo perfeito da mesquinhes e tacanhice.
Acredito que a OE vai começar, a partir de agora, a funcionar como uma PIDE! Para alguns se manterem no poleiro reprimem todos os demais.
Acredito realmente que me podem punir por ser cúmplice em situações de usurpação de funções, mas por dar formação?!
Nos comentário que li de apoio a esta tomada de posição constatei que muitos estão felizes apenas por que vai "... acabar a mama..." a estes colegas, como escreve uma colega nossa. Ora, o exemplo perfeito da mesquinhes e tacanhice.
Acredito que a OE vai começar, a partir de agora, a funcionar como uma PIDE! Para alguns se manterem no poleiro reprimem todos os demais.
Acredito realmente que me podem punir por ser cúmplice em situações de usurpação de funções, mas por dar formação?!
Apelo a todos os colegas que me ajudem: é obrigatório pagar as quotas da ordem mesmo sem exercer a profissão? como é que se prova que não se exerce? é legal a ordem perseguir os enfermeiros com cartas de intimação para os instar a pagar as quotas?
Não tenciono ir a esse curso da bwizer mas com este programa
"Programa
- Avaliação e controlo de sintomas (dor, sintomas respiratórios,digestivos, neuropsíquicos);
- Cuidados de suporte (pele, musocas);
- Comunicação com o doente e família;
- Apoio espiritual doente e família;
- Questões éticas relacionadas com o fim de vida;
- Últimas horas e dias de vida;
- Questões psicodinâmicas;
- Luto."
Não vejo qual o problema em ser dado por uma enfermeiro e ainda vejo menos qual o problema.
Para mim os últimos 6 tópicos são importante para todos os profissionais de saúde que estão em contacto directo com os utentes.
O segundo topico parece me claramente indicado para as funções dos enfermeiros, agora o 1º tópico é que já é um assunto que não é exclusivo dos enfermeiros, e até ha outros profissionais tão ou mais preparados que os enfermeiros. Sim há mais profissionais de saúde com formação superior além de médicos e enfermeiros....
"Programa
- Avaliação e controlo de sintomas (dor, sintomas respiratórios,digestivos, neuropsíquicos);
- Cuidados de suporte (pele, musocas);
- Comunicação com o doente e família;
- Apoio espiritual doente e família;
- Questões éticas relacionadas com o fim de vida;
- Últimas horas e dias de vida;
- Questões psicodinâmicas;
- Luto."
Não vejo qual o problema em ser dado por uma enfermeiro e ainda vejo menos qual o problema.
Para mim os últimos 6 tópicos são importante para todos os profissionais de saúde que estão em contacto directo com os utentes.
O segundo topico parece me claramente indicado para as funções dos enfermeiros, agora o 1º tópico é que já é um assunto que não é exclusivo dos enfermeiros, e até ha outros profissionais tão ou mais preparados que os enfermeiros. Sim há mais profissionais de saúde com formação superior além de médicos e enfermeiros....
Não tenciono ir a esse curso da bwizer mas com este programa
"Programa
- Avaliação e controlo de sintomas (dor, sintomas respiratórios,digestivos, neuropsíquicos);
- Cuidados de suporte (pele, musocas);
- Comunicação com o doente e família;
- Apoio espiritual doente e família;
- Questões éticas relacionadas com o fim de vida;
- Últimas horas e dias de vida;
- Questões psicodinâmicas;
- Luto."
Não vejo qual o problema em ser dado por uma enfermeiro e ainda vejo menos qual o problema.
Para mim os últimos 6 tópicos são importante para todos os profissionais de saúde que estão em contacto directo com os utentes.
O segundo topico parece me claramente indicado para as funções dos enfermeiros, agora o 1º tópico é que já é um assunto que não é exclusivo dos enfermeiros, e até ha outros profissionais tão ou mais preparados que os enfermeiros. Sim há mais profissionais de saúde com formação superior além de médicos e enfermeiros....
"Programa
- Avaliação e controlo de sintomas (dor, sintomas respiratórios,digestivos, neuropsíquicos);
- Cuidados de suporte (pele, musocas);
- Comunicação com o doente e família;
- Apoio espiritual doente e família;
- Questões éticas relacionadas com o fim de vida;
- Últimas horas e dias de vida;
- Questões psicodinâmicas;
- Luto."
Não vejo qual o problema em ser dado por uma enfermeiro e ainda vejo menos qual o problema.
Para mim os últimos 6 tópicos são importante para todos os profissionais de saúde que estão em contacto directo com os utentes.
O segundo topico parece me claramente indicado para as funções dos enfermeiros, agora o 1º tópico é que já é um assunto que não é exclusivo dos enfermeiros, e até ha outros profissionais tão ou mais preparados que os enfermeiros. Sim há mais profissionais de saúde com formação superior além de médicos e enfermeiros....
li num comentário: COMO FAZER ISSO? eu fico louco!!! é muito fácil! quando souber que um colega esta a desrespeitar o que está em causa nesta tomada de posse, em vez de ser-se passivo e fechar os olhos... é apresentar o colega à OE... o Juridiscional há de dizer da sua justiç o que fazer! HCEGA DE PASSIVIDADE! e noutro comentário li: formar em algaliação não implica que a pessoa algalie.... a minha questão é: então para quê formar!!!!!???? finalmente, dizem: tive aulas com médicos e não pratico medicina... não tem anda a ver... a anatomofisiologia humana não é medicina... faz parte da medicina, da enfermagem, da farmacia... também aprendi farmacologia e não sou farmaceutico! mas para trabalhar tenho de entender e conehcer o fármaco que estou a administrar!
CAROS colegas (enfermeiros),
Leiam bem a tomada de posição, sem alarmismos, reflitam e se tiverem duvidas contactem as vossas secções regionais - ai vão perceber o porquê desta tomada de posição - a situação é muito mais grave do que possam imaginar (muito mais grave).
Leiam bem a tomada de posição, sem alarmismos, reflitam e se tiverem duvidas contactem as vossas secções regionais - ai vão perceber o porquê desta tomada de posição - a situação é muito mais grave do que possam imaginar (muito mais grave).
Exatamente, só fala quem anda a passear o titulo de enfermeiro(pequeno) vejam o que está a acontecer nas costas dos Enfermeiros do INEM, por exemplo, vão ser vendidos cursos nas ESE, que nivel....
Perguntem quem não sabe e vejam tambem quem aqui escreve para fumentar a discordia, eles são presidentes, medicos e alguns tcnicos, faceis de identifivar pois escrevem muito basico e outros mais dierenciados muito objectivos...
Perguntem quem não sabe e vejam tambem quem aqui escreve para fumentar a discordia, eles são presidentes, medicos e alguns tcnicos, faceis de identifivar pois escrevem muito basico e outros mais dierenciados muito objectivos...
Ali o colega JP diz que “a situação é muito mais grave do que possam imaginar”.
Eu sei! É gravíssima!
Se fosse possível fazer uma regra de 3 simples, olhando para a Enfermagem há 10 anos, olhando para o que é hoje e olhando para o que será daqui a 10 anos, ficamos com a ideia que o cenário será muito negro..
Uma das causas dessa situação é sem dúvida o “skill mix”. Neste blogue, há muito que se defende esse caminho. Esquecem-se é que, no saldo final, a Enfermagem perderá mais competências do que aquelas que possa ganhar!
Eu sei! É gravíssima!
Se fosse possível fazer uma regra de 3 simples, olhando para a Enfermagem há 10 anos, olhando para o que é hoje e olhando para o que será daqui a 10 anos, ficamos com a ideia que o cenário será muito negro..
Uma das causas dessa situação é sem dúvida o “skill mix”. Neste blogue, há muito que se defende esse caminho. Esquecem-se é que, no saldo final, a Enfermagem perderá mais competências do que aquelas que possa ganhar!
Ah porque a formação vai dar dinheiro, e porque senao ganham-na os médicos... etc etc etc
ou então ah coitadinhos dos idosos do lar, e dos auxiliares, que o enfermeiro so la esta 4 horas por dia para poupar dinheiro ao dono, mas é suposto eles funcionarem durante as 24 horas... mas coitadinhos dos idosos, que ficam sem assistência...
então eu vou ensinar todos os auxiliares (Que muito respeito pelas funções que fazem), vou dar formações a auxiliares, tudo isto porque se eu nao estou coitadinhos dos idosos que ficam sem cuidados!!!!
já foram enfermeiros despedidos, só porque nao quiseram formar auxiliares em cuidados de enfermagem.
ah regulem a prática profissional e não quem dá formação... quem dá sabe o que está a fazer, mas não é inteligente o suficiente para perceber que se vende, vende a sua dignidade, os seus colegas, os doentes que cuidam... enfim, até percebem, mas são mais amigos do dinheiro... não é portanto mesquinhice, é mesmo oportunismo!!
formar um doente ou um familiar, é formar a prestar cuidados áquele doente específico, que precisa de cuidados específicos (que nao lhe permitem cuidar de outras pessoas que nao ele)
formar auxiliares com programas de N horas já é qualificá-los, dar-lhes instrumentos para prestarem cuidados de enfermagem a vários doentes!!!
e não me venham falar de regular as instituições!!! se quiserem, as instituições nem sequer deixam a OE lá entrar dentro!!! e como nao temos mandados judiciais, nao entramos e nao vemos o que la se passa.
começa entao, por ser uma questão de classe, de elevação, de inteligencia estratégica e visão de profissão e classe, de corporativismo.
NUNCA chico-espertismo, que é o que a maioria destes senhores fazem!! se estamos como estamos actualmente, é por muitas destas situações de chico-espertismo!!!
ah porque o IEFP dá essas formações. dão porque houve uma série de lambões que permitissem que eles dessem! deram porque fica mais barato ao estado... e por ai adiante!
precisam de cuidados de enfermagem?? contratem enfermeiros!
finalizo: particularmente nos lares de idosos: sabem que todos os anos morrem N idosos à custa de os auxiliares inventarem e tentarem prestar cuidados que viram os enfermeiros a fazer?? ele é SNG nos pulmões, ele é atafulhar os doentes disfágicos com comida ate asfixiarem porque temos de despachar os almoços, ele é dar doses erradas de insulina... quem lá trabalha já viu... mas sabem... ninguem quer saber dos velhos na sociedade de hoje. arrumamo-los em instituições e camas de hospital para nao chatearem e morrerem longe... quando morrem "ah era porque era velhinho" e quase nunca fazem perguntas.... e as coisas acontecem, mas ficam silenciadas onde aconteceram... e ninguem faz perguntas, porque é suposto os velhos morrerem e pronto.
sejam inteligentes, tenham espírito de classe e entre-ajuda, e não andem a lixar quem quer ganhar um ordenado condigno, quando poucos andam a ganhá-lo em formações a pessoas que depois o fazem, mal feito, mas a um preço mais barato... pensam que são, mas nem bons pra vocês próprios conseguem ser...
e se esta é, para além disto, uma medida que tenta escudar os colegas de serem obrigados a dar formações pelos empregadores, entao ganhamos a dobrar.
querem vender e ganhar dinheiro, vendam o que é vosso, e não o que uma classe levou dezenas de anos a conquistar!!!!
ou então ah coitadinhos dos idosos do lar, e dos auxiliares, que o enfermeiro so la esta 4 horas por dia para poupar dinheiro ao dono, mas é suposto eles funcionarem durante as 24 horas... mas coitadinhos dos idosos, que ficam sem assistência...
então eu vou ensinar todos os auxiliares (Que muito respeito pelas funções que fazem), vou dar formações a auxiliares, tudo isto porque se eu nao estou coitadinhos dos idosos que ficam sem cuidados!!!!
já foram enfermeiros despedidos, só porque nao quiseram formar auxiliares em cuidados de enfermagem.
ah regulem a prática profissional e não quem dá formação... quem dá sabe o que está a fazer, mas não é inteligente o suficiente para perceber que se vende, vende a sua dignidade, os seus colegas, os doentes que cuidam... enfim, até percebem, mas são mais amigos do dinheiro... não é portanto mesquinhice, é mesmo oportunismo!!
formar um doente ou um familiar, é formar a prestar cuidados áquele doente específico, que precisa de cuidados específicos (que nao lhe permitem cuidar de outras pessoas que nao ele)
formar auxiliares com programas de N horas já é qualificá-los, dar-lhes instrumentos para prestarem cuidados de enfermagem a vários doentes!!!
e não me venham falar de regular as instituições!!! se quiserem, as instituições nem sequer deixam a OE lá entrar dentro!!! e como nao temos mandados judiciais, nao entramos e nao vemos o que la se passa.
começa entao, por ser uma questão de classe, de elevação, de inteligencia estratégica e visão de profissão e classe, de corporativismo.
NUNCA chico-espertismo, que é o que a maioria destes senhores fazem!! se estamos como estamos actualmente, é por muitas destas situações de chico-espertismo!!!
ah porque o IEFP dá essas formações. dão porque houve uma série de lambões que permitissem que eles dessem! deram porque fica mais barato ao estado... e por ai adiante!
precisam de cuidados de enfermagem?? contratem enfermeiros!
finalizo: particularmente nos lares de idosos: sabem que todos os anos morrem N idosos à custa de os auxiliares inventarem e tentarem prestar cuidados que viram os enfermeiros a fazer?? ele é SNG nos pulmões, ele é atafulhar os doentes disfágicos com comida ate asfixiarem porque temos de despachar os almoços, ele é dar doses erradas de insulina... quem lá trabalha já viu... mas sabem... ninguem quer saber dos velhos na sociedade de hoje. arrumamo-los em instituições e camas de hospital para nao chatearem e morrerem longe... quando morrem "ah era porque era velhinho" e quase nunca fazem perguntas.... e as coisas acontecem, mas ficam silenciadas onde aconteceram... e ninguem faz perguntas, porque é suposto os velhos morrerem e pronto.
sejam inteligentes, tenham espírito de classe e entre-ajuda, e não andem a lixar quem quer ganhar um ordenado condigno, quando poucos andam a ganhá-lo em formações a pessoas que depois o fazem, mal feito, mas a um preço mais barato... pensam que são, mas nem bons pra vocês próprios conseguem ser...
e se esta é, para além disto, uma medida que tenta escudar os colegas de serem obrigados a dar formações pelos empregadores, entao ganhamos a dobrar.
querem vender e ganhar dinheiro, vendam o que é vosso, e não o que uma classe levou dezenas de anos a conquistar!!!!
Esta tomada de posição da OE tem o meu total apoio!
Quanto aos comentários de alguns intervenientes!!! NEM VALEM SEQUER O ESFORÇO DE CARREGAR NUMA TECLA...
Quanto aos comentários de alguns intervenientes!!! NEM VALEM SEQUER O ESFORÇO DE CARREGAR NUMA TECLA...
"finalizo: particularmente nos lares de idosos: sabem que todos os anos morrem N idosos à custa de os auxiliares inventarem e tentarem prestar cuidados que viram os enfermeiros a fazer?? ele é SNG nos pulmões, ele é atafulhar os doentes disfágicos com comida ate asfixiarem porque temos de despachar os almoços, ele é dar doses erradas de insulina... quem lá trabalha já viu... mas sabem... ninguem quer saber dos velhos na sociedade de hoje. arrumamo-los em instituições e camas de hospital para nao chatearem e morrerem longe... quando morrem "ah era porque era velhinho" e quase nunca fazem perguntas.... e as coisas acontecem, mas ficam silenciadas onde aconteceram... e ninguem faz perguntas, porque é suposto os velhos morrerem e pronto."
Ao anónimo da 1:53h
O seu comentário, de um modo geral, resume a minha opinião. Realcei a parte que cito porque me preocupa. O que se passa nos lares é uma vergonha e a população devia ter conhecimento de tudo o que é feito e que não é feito aos idosos, por quem, quando, porquê e como. Esta é uma área da Enfermagem, não de outros profissionais. Os lares só devia ter permissão de funcionar com a supervisão da Ordem dos Enfermeiros.
Por outro lado, o que me preocupa ainda mais é a replicação destes atropelos nos hospitais públicos. Os velhos cumprem um calvário inaceitável até que a morte chegue. São tratados como corpos, gente sem direitos, com gestos muitas vezes rudes, infantilizantes e degradantes. Aqui é que os Enfermeiros deviam fazer incidir a sua intervenção, na defesa dos doentes. O alargamento de competências é importante, mas os cuidados básicos não podem ficar a cargo de profissionais (enfermeiros e auxiliares) sem supervisão e sem que as má práticas sejam de fato registadas como incidentes críticos e refletidas na avaliação do profissional, sendo mesmo considerada a suspensão da função sem os pruridos que atualmente se têm em penalizar a incompetência e a negligência que existe nos cuidados aos idosos.
A Ordem deve, em vez de andar a desbaratar dinheiro com advogados para a caça à quota, fazer um trabalho no qual os profissionais se revejam e para o qual sintam obrigação de contribuir.
Ao anónimo da 1:53h
O seu comentário, de um modo geral, resume a minha opinião. Realcei a parte que cito porque me preocupa. O que se passa nos lares é uma vergonha e a população devia ter conhecimento de tudo o que é feito e que não é feito aos idosos, por quem, quando, porquê e como. Esta é uma área da Enfermagem, não de outros profissionais. Os lares só devia ter permissão de funcionar com a supervisão da Ordem dos Enfermeiros.
Por outro lado, o que me preocupa ainda mais é a replicação destes atropelos nos hospitais públicos. Os velhos cumprem um calvário inaceitável até que a morte chegue. São tratados como corpos, gente sem direitos, com gestos muitas vezes rudes, infantilizantes e degradantes. Aqui é que os Enfermeiros deviam fazer incidir a sua intervenção, na defesa dos doentes. O alargamento de competências é importante, mas os cuidados básicos não podem ficar a cargo de profissionais (enfermeiros e auxiliares) sem supervisão e sem que as má práticas sejam de fato registadas como incidentes críticos e refletidas na avaliação do profissional, sendo mesmo considerada a suspensão da função sem os pruridos que atualmente se têm em penalizar a incompetência e a negligência que existe nos cuidados aos idosos.
A Ordem deve, em vez de andar a desbaratar dinheiro com advogados para a caça à quota, fazer um trabalho no qual os profissionais se revejam e para o qual sintam obrigação de contribuir.
Qualquer Enfermeiro poderá dar formação a outro profissional de saúde, sem qualquer risco de sanção, desde que:
- Os conteúdos da formação se enquadrem na funções legalmente previstas desses profissionais formandos
- Os conhecimentos transmitidos não sejam directamente usados para o exercício de actos legalmente vedados a esses profissionais
- Não transmitam o pressuposto de que "per si", os conhecimentos/competências transmitidos habilitam o receptor da formação a aplicá-los sem a devida moldura legal.
-O Formador seja efectivamente competente na área que lecciona.
-O formador balize claramente a área de aplicação dos conhecimentos que transmite
Num estado de direito nenhum organismo poderá proibir a transmissão de conhecimentos de um profissional a outro,quer na forma oral ou escrita, pois não é o conhecimento detido por alguém que responde pela prática ilegal da Enfermagem ou outra área, mas sim a falta de regulação e fiscalização efectiva e eficaz.
A proibição ou tentativa de proibição da transmissão de conhecimento configura um princípio ilegal e de traços medievos, inconcebível nos tempos presentes.
Lembre-se que qualquer indivíduo tem o pleno direito de , por exemplo, se matricular em unidades curriculares em qualquer faculdade ou adquirir livremente manuais sobre qualquer assunto, não significando no entanto que tal lhe confira o direito directo de exercer os conteúdos com os quais contactou.
É sim obrigação do profissional denunciar casos de prática ilegal de Enfermagem, que esses sim, constituem violação do disposto legalmente e passível de acção judicial.
A posição da Ordem dos Enfermeiros carece pois de suporte legal e transcende as suas competências estatutárias.
Poderá no entanto sugerir aos seus membros que se abstenham de ministrar formação a outros profisisonais , sendo que em última análise o último tem plena liberdade de escolha.
Numa sociedade moderna, nenhuma profissão tem exclusivamente em si as sementes da sua própria germinação ou formação, necessitando também de procurar fora de si, em outros profissionais os materias com que se constrói.
- Os conteúdos da formação se enquadrem na funções legalmente previstas desses profissionais formandos
- Os conhecimentos transmitidos não sejam directamente usados para o exercício de actos legalmente vedados a esses profissionais
- Não transmitam o pressuposto de que "per si", os conhecimentos/competências transmitidos habilitam o receptor da formação a aplicá-los sem a devida moldura legal.
-O Formador seja efectivamente competente na área que lecciona.
-O formador balize claramente a área de aplicação dos conhecimentos que transmite
Num estado de direito nenhum organismo poderá proibir a transmissão de conhecimentos de um profissional a outro,quer na forma oral ou escrita, pois não é o conhecimento detido por alguém que responde pela prática ilegal da Enfermagem ou outra área, mas sim a falta de regulação e fiscalização efectiva e eficaz.
A proibição ou tentativa de proibição da transmissão de conhecimento configura um princípio ilegal e de traços medievos, inconcebível nos tempos presentes.
Lembre-se que qualquer indivíduo tem o pleno direito de , por exemplo, se matricular em unidades curriculares em qualquer faculdade ou adquirir livremente manuais sobre qualquer assunto, não significando no entanto que tal lhe confira o direito directo de exercer os conteúdos com os quais contactou.
É sim obrigação do profissional denunciar casos de prática ilegal de Enfermagem, que esses sim, constituem violação do disposto legalmente e passível de acção judicial.
A posição da Ordem dos Enfermeiros carece pois de suporte legal e transcende as suas competências estatutárias.
Poderá no entanto sugerir aos seus membros que se abstenham de ministrar formação a outros profisisonais , sendo que em última análise o último tem plena liberdade de escolha.
Numa sociedade moderna, nenhuma profissão tem exclusivamente em si as sementes da sua própria germinação ou formação, necessitando também de procurar fora de si, em outros profissionais os materias com que se constrói.
A malta tá a entrar em pânico sem razão.
A verdade é que estamos a ser substituidos no PH, no IPS por nossa própria culpa, porque somos nós que formamos os técnicos que nos estão a substituir.
E esta tomada de posse visa impedir isso mesmo.. Penso que não está lá descrito que não podemos dar formaçao em SBV ou de posicionamento de doentes a auxiliares.. Está sim escrito que devemos negar dar formaçao sobre tópicos a técnicos que visam vir substituir-nos.
Por isso, não sejam lineares e tentem perceber o que está escrito...
A verdade é que estamos a ser substituidos no PH, no IPS por nossa própria culpa, porque somos nós que formamos os técnicos que nos estão a substituir.
E esta tomada de posse visa impedir isso mesmo.. Penso que não está lá descrito que não podemos dar formaçao em SBV ou de posicionamento de doentes a auxiliares.. Está sim escrito que devemos negar dar formaçao sobre tópicos a técnicos que visam vir substituir-nos.
Por isso, não sejam lineares e tentem perceber o que está escrito...
JP disse...
CAROS colegas (enfermeiros),
Leiam bem a tomada de posição, sem alarmismos, reflitam e se tiverem duvidas contactem as vossas secções regionais - ai vão perceber o porquê desta tomada de posição - a situação é muito mais grave do que possam imaginar (muito mais grave).
Liguei para a minha SR ( Norte) não estava ninguém para poder esclarecer, que pena!
Fui informado que só por escrito.
Continua tudo na mesma.
Votos desperdiçados.
Agora que era tempo de trabalhar e mostrar serviço não:
- Disponibilidade e proximidade Zero; (1ª grande acção ameaçar os enfermeiros com processos), desculpem foi a 2ª porque a 1ª foi ir para o vimeiro dormir e comer à nossa custa (tudo o que criticavam).
Ó Sr. Dr. ando a ficar deprimido nunca piblica os meus comentários.
CAROS colegas (enfermeiros),
Leiam bem a tomada de posição, sem alarmismos, reflitam e se tiverem duvidas contactem as vossas secções regionais - ai vão perceber o porquê desta tomada de posição - a situação é muito mais grave do que possam imaginar (muito mais grave).
Liguei para a minha SR ( Norte) não estava ninguém para poder esclarecer, que pena!
Fui informado que só por escrito.
Continua tudo na mesma.
Votos desperdiçados.
Agora que era tempo de trabalhar e mostrar serviço não:
- Disponibilidade e proximidade Zero; (1ª grande acção ameaçar os enfermeiros com processos), desculpem foi a 2ª porque a 1ª foi ir para o vimeiro dormir e comer à nossa custa (tudo o que criticavam).
Ó Sr. Dr. ando a ficar deprimido nunca piblica os meus comentários.
Eu estava a ver que não faziam nada em relação a isto. Muito bem OE, esta sim é uma forma de reinvindicar os nossos direitos e de valorizar a nossa profissao. Estou plenamente de acordo com esta medida.
Mas quem disse que vai haver enfermeiros a formar TAEs??
Ja não há algum tempo..
Existem profissionais mais capazes disso nomeadamente médicos.
Em nenhum momento existe substituição de enfermeiros.. Vai haver até, uma aumento do numero de ambulâncias SIV.
O que se está a fazer é melhorar actual formação.
Se os enfermeiros querem continuar agarrados ao velho do restelo muito bem...E se querem saber há muitos enfermeiros dispostos a dar formação a TAEs muitos mesmos...mesmo depois desse comunicado..deixo um desafio onde está escrito na legislação portuguesa e europeia o acto de enfermagem??
O que são actos exclusivos de enfermeiros?
Se a ordem conseguir explicar isso em tribunal muito bem apoio...
Ja não há algum tempo..
Existem profissionais mais capazes disso nomeadamente médicos.
Em nenhum momento existe substituição de enfermeiros.. Vai haver até, uma aumento do numero de ambulâncias SIV.
O que se está a fazer é melhorar actual formação.
Se os enfermeiros querem continuar agarrados ao velho do restelo muito bem...E se querem saber há muitos enfermeiros dispostos a dar formação a TAEs muitos mesmos...mesmo depois desse comunicado..deixo um desafio onde está escrito na legislação portuguesa e europeia o acto de enfermagem??
O que são actos exclusivos de enfermeiros?
Se a ordem conseguir explicar isso em tribunal muito bem apoio...
Parabéns! Grande vitória da OE!! Excelente objectividade!!
3:25 PM
Ó colega diga lá qual foi a vitória que eu não percebi.
Qual a objectividade?
De que intervenções especificas de enfermagem é que se fala?
Eu dou já um exemplo de como isto se vai voltar contra nós. No meu serviço o Enfº chefe conseguiu a contratação de 3 enfermeiros com a justificação de que, com inicio da VV coronária nós ao fazer os ECG tinhamos que ter mais enfermeiros.
Com estas histórias já andam por lá os técnicos a tentar entrar fazendo sair os enfermeiros. E sabem que eles têm o apoio dos cardiologistas o que está a tornar a nossa vida um pouco complicada.
Se querem esta via do confronto vamos ficar a perder e não vai ser pouco, pois não leva muito tempo e vem aí a questão do ato médico de novo, coisa que os anteriores órgãos tinham travado.
Quem aceita que tirar sangue é que é Enfermagem faz disto.
3:25 PM
Ó colega diga lá qual foi a vitória que eu não percebi.
Qual a objectividade?
De que intervenções especificas de enfermagem é que se fala?
Eu dou já um exemplo de como isto se vai voltar contra nós. No meu serviço o Enfº chefe conseguiu a contratação de 3 enfermeiros com a justificação de que, com inicio da VV coronária nós ao fazer os ECG tinhamos que ter mais enfermeiros.
Com estas histórias já andam por lá os técnicos a tentar entrar fazendo sair os enfermeiros. E sabem que eles têm o apoio dos cardiologistas o que está a tornar a nossa vida um pouco complicada.
Se querem esta via do confronto vamos ficar a perder e não vai ser pouco, pois não leva muito tempo e vem aí a questão do ato médico de novo, coisa que os anteriores órgãos tinham travado.
Quem aceita que tirar sangue é que é Enfermagem faz disto.
Legalmente resumido: bluff da Ordem dos Enfermeiros ou Espanta espíritos- anteriormente fiz um post lúcido e analítico sobre esta posição da OE mas infelizmente não passou no crivo do Enfermeiro Dr! Parece que existe o medo esta posição ser desmontada com argumentação esclarecida, o que é pena.
E o que pensa fazer quanto aos tecnicos de farmacia e farmaceuticos que administram injectaveis nas farmacias?
A Ordem pode já começar punir esta aberração: (quero ver se vão fazer o que dizem!)
http://www.enfermeiros.pt/content/view/1159/1/
Enviar um comentário
http://www.enfermeiros.pt/content/view/1159/1/
<< Home