quarta-feira, março 28, 2012

ARS Centro no Livro do Guiness!

A ARS Centro anda, há 3 anos, às voltas com um concurso de Enfermagem (com sucessivas versões de critérios) e ainda não saiu a lista definitiva! 

Comments:
Exemplar... Como todas as organizações profissionais têm consentido tudo isto.
 
e se soubessem as histórias dos concursos do hospital de viseu, chefes, especialistas !!!!!!
MUITO MAIS ANOS
 
A ARS Norte anda há mais de um ano e meio no mesmo...
 
É verdade, eu também concorri a esse concurso e é incrível o tempo que está a demorar, sei que o juri já fez o seu trabalho e parece que está tudo preso na ARS não sei bem porquê. E ainda agora o procedimento vai a meio porque depois ainda têm de contactar as pessoas por ordem e ver se querem ou não... um concurso publico que se vai arrastar por talvez mais 1 ano. demora de 4 anos e depois queixam-se que existem precários, claro com sistemas destes...
 
É verdade, eu também concorri a esse concurso e é incrível o tempo que está a demorar, sei que o juri já fez o seu trabalho e parece que está tudo preso na ARS não sei bem porquê. E ainda agora o procedimento vai a meio porque depois ainda têm de contactar as pessoas por ordem e ver se querem ou não... um concurso publico que se vai arrastar por talvez mais 1 ano. demora de 4 anos e depois queixam-se que existem precários, claro com sistemas destes...
 
E novidades???
 
A propósito de um post anterior:

Porque infelizmente o nosso Bastonário (que é um EESMO) se esqueceu que UM PARTO NÃO É SÓ UMA GRÁVIDA aqui deixo a posição do colégio de pediatria dos médicos:

"«A Direcção do Colégio de Pediatria, tomou conhecimento com a maior perplexidade e estupefacção da mensagem do Senhor Bastonário da Ordem dos Enfermeiros defendendo os partos em casa assistidos por enfermeiros.
Sem prejuízo de uma posição mais fundamentada a tomar em conjunto com os Colégos de Ginecologia e Obstetrícia e de Neonatologia e com as Sociedades Científicas relacionadas com esta área, queremos, no entanto, desde já, manifestar uma primeira reacção perante um tema que merece uma resposta enérgica e incisiva
Não queremos questionar a grande qualidade profissional dos enfermeiros portugueses, que testemunhamos diariamente e da qual também nós nos orgulhamos pois está ao nível dos melhores padrões europeus. Também não duvidamos da elevada competência dos enfermeiros especialistas em Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica e da sua capacidade em prestar assistência a partos normais sob supervisão médica, como sucede diariamente nos nossos hospitais. Precisamente porque conhecemos a capacidade profissional e o sentido de responsabilidade dos nossos enfermeiros, estranhamos esta posição tão despropositada do seu Bastonário. Sabem com certeza os senhores enfermeiros especialistas em Saúde Materna e Obstétrica que, no decurso de um parto inicialmente normal, podem ocorrer situações imprevistas, por exemplo entre outras, um prolapso do cordão ou um descolamento de placenta, que fora de ambiente hospitalar não podem ser resolvidas. Talvez por esse motivo, os enfermeiros que se aventuram a assumir a assistência aos partos no domicílio, para sua defesa, exijam aos pais que assinem um termo de responsabilidade, para o caso de surgirem complicações.
Deixamos que os colegas do Colégio de Especialidade de Ginecologia e Obstetrícia, comentem, caso o desejem, a qualificação destes enfermeiros especialistas como “os profissionais de saúde melhores qualificados em Portugal para assistir ao parto normal e não trabalham sob supervisão médica” como pomposamente proclama o seu Bastonário.
Pela nossa parte, como pediatras, podemos garantir que por muito competentes que sejam, e não duvidamos que muitos o serão, não têm capacidade técnica para uma avaliação clínica autónoma do recém-nascido. Mesmo o melhor pediatra neonatologista no Mundo, poderá não ter condições, num parto no domicílio para resolver algumas situações imprevistas, que seriam facilmente solucionáveis atempadamente em meio hospitalar.
Temos hoje em Portugal uma das taxas de mortalidade neo-natal mais baixas do mundo, o que se deve em grande parte ao enorme esforço de acabar com a realização de partos nos domicílios e nos hospitais sem condições e à criação de unidades de neonatologia nos hospitais de referência.
Para que o parto em casa pudesse ser uma opção admissível, em certos casos, seriam necessários meios logísticos muito sofisticados e dispendiosos, para nós incomportáveis, para apoio assistencial ao domicílio e transporte medicalizado atempado dos recém-nascidos e grávidas com problemas inesperados. Saliente-se que nos poucos países onde existe essa prática, a mortalidade perinatal é superior à nossa.
Na nossa opinião, esta campanha em favor dos partos no domicílio, para além de um retrocesso, representa um enorme risco nas condições actuais do nosso país não só para as grávidas, como certamente reconhecerá o Colégio de Ginecologia e Obstetrícia, como para os recém-nascidos, cuja saúde, bem estar e direitos nunca nos cansaremos de defender.
Solicitamos aos órgãos dirigentes da Ordem dos Médicos que tomem nesta matéria uma posição firme e esclarecida em favor destes jovens cidadãos indefesos e em favor do bom senso.
José Manuel Lopes dos Santos
Presidente do Colégio de Especialidade de Pediatria"
 
:) Mas onde é que a Ordem dos Enfermeiros defende os partos em Casa? Onde?
Respeita essa decisão por parte das parturientes. Tão só isso.
 
Inclusivamente, escrevi um post (há pouco mais de uma semana) onde tomei a minha posição, que, aliás, coincide com as da OM ao relevar o factor "impresibilidade".
 
ESCANDALO
http://www.publico.pt/Sociedade/militares-satisfeitos-com-o-descongelamento-das-promocoes-1540074

Verba consta do Orçamento Rectificativo ; Militares “satisfeitos” com o descongelamento das promoções

E NÓS ENFERMEIROS? O QUE ANDAM A FAZER OS NOSSOS DINDICATOS? ONDE PARA O SEP? DEPOIS QUIEXAM-SE DAS DESSINDICALIZAÇÕES!!!!!!
 
Caros Colegas o Sep anda desorientado está tudo a fugir para o SE do Azevedo. O Se tem ganho imensos processos no tribunal de suplementos e reposicionamentos eu também já fui e vou ganhar o reposicionamento, viva pois então o SE, bravo ao Azevedo e seus familiares do gabinete juridico
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!