quarta-feira, março 28, 2012

A parábola do girassol.

Em apenas dois meses de actividade, a "nova" Ordem dos Enfermeiros já se desdobrou em reuniões de pressing e negociação com todo o tipo de entidades/organismos do sector e grupos políticos.
Os resultados são como os girassóis, passo a expressão. No início são apenas sementes que lançam à terra, previamente lavrada e preparada (outrora infértil...), crescendo e transformando-se em frondosas plantas que se orientam com dinamismo mediante as condições do meio. E daí nascem mais sementes e a natureza conduz as suas maravilhas. Por fim, quando o agricultor levanta os olhos têm à sua frente um enorme campo de magníficos e eficientes girassóis.
.
Mais duas sementes plantadas:
.
"OE contesta “despromoção” da Urgência do Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho" link
.
Relevo em particular esta intervenção da Ordem para onde é possível ter a noção do crescente e importante poder político da mesma. Na semana seguinte à assumpção desta posição... o Ministro da Saúde cedeu às pretensões da mesma! Nota muito positiva. Mais cuidados de Enfermagem disponíveis...
.
"Secção Regional da R. A. dos Açores conquista reposição de reembolsos dos actos de Enfermagem de Reabilitação" link
.
Mais uma vez o par acção-reacção da Ordem. Interveio politicamente e teve implicações directas, com sucesso notório e célere - estabelecendo importantes alianças institucionais ao nível dos cuidados de Enfermagem, desta feita no âmbito da Reabilitação.
.
É bom ver dinamismo e capacidade influenciadora. Por ora são sementes, um dia serão girassóis. Quando o agricultor é inteligente, a colheita é boa.

Comments:
Caro DE, assim espero...

mas urge trabalhar a imagem social da Enfermagem...

também reconheço que OE já fez mais nestes dois meses do que a "defunta bastonária" nos seus mandatos anteriores!

NEL.
 
Espero poder vir a concordar com esta ideia. Para já ainda é cedo…

Porque é que o Bastonário falou da urgência do Hospital de Gaia, e nada disse sobre outros serviços em restruturação/encerramento por esse país fora?

Que disse o enfermeiro director do Hospital de Gaia ao Conselho de Adminstração ou ao Governo, acerca dessa restruturação?
 
Espero que tal como os girassóis, também a OE saiba seguir o Sol em vez de lhe virar as costas como é infeliz tradição.
 
Mas Dr Enfermeiro, as sementtes de que fala são frouxas,são só conversinhas ou então agressividades. Onde está o trabalho sustentado e rigoroso?
E já agora tudo o que acontece é repetido e repetido até à exaustão, na página da OE , nas caixas de correio, em comunicados... que até satura. Ex a questão dos Açores que apareceu na página nacional depois de estar uma iternidade na regional. Foi uma tentativa para abafar a trapalhada da assembleia em Coimbra? Quanto estão a pagar os enfermeiros para esta campanha de markting enquanto continuam a ser explorados e desrespeitados?
 
Para quando reconhecer competencias monetárias dos enfermeiros?

Quanto ao resto, é só miragem
 
Qual a posição do bastonário em relação ao CHMT? A Ordem apenas fez uma visita extemporânea à U. Abrantes, que albergou e tão só a maioria dos enfermeiros das U. Torres Novas e U. Tomar. Viram apenas a face feliz de um dos lados. Contudo muita há muita revolta contida!!!
 
Quando é que os enfermeiros ganham como LICENCIADOS ?


Isto não é da ordem mas dos sindicatos que hibernaram - flor
 
Sem dúvida é um passo positivo...mas vamos começar pelo INICIO...quando é q a ordem se impoe aos sindicatos e exige a valorização social e moneta´ria a que temos direito?
 
" Anónimo disse...
Quando é que os enfermeiros ganham como LICENCIADOS ?
Isto não é da ordem mas dos sindicatos que hibernaram - flor"

'->" São atribuições da Ordem:
a) Zelar pela função social, dignidade e prestígio da profissão de enfermeiro..."
 
Na sua opinião qual é a data para se poderem ver os girassol na enfermagem resultantes de tanta semente?

Quanto à urgência de Gaia nunca deveria ter sido outra coisa que não médico cirúrgica.
Os nossos impostos devem ser bem gastos.
E reparem que para os enfermeiros até pode ser benéfico.
 
Infelizmente e do que já ouvi dizer, um estudo que vise reduzir o número de Escolas de Enfermagem é semente que talvez só será lançada à terra em 2015!!!

Será que é para o Enf. Germano Couto usar como bandeira para as eleições de um 2º Mandato?

Com o problema crescente do desemprego em Enfermagem e com o cada vez maior número de Enfermeiros a emigrar como o nosso Bastonário já tem afirmado na comunicação social e só se vai começar a estudar o problema em 2015???

Que vergonha! O maior problema da Classe e que faz o Germano?
Arruma numa gaveta e em 2015 quando der jeito para a re-eleição então tira o pó do dossier. Já se está mesmo a ver que não vai fazer nada durante o 1º mandato, lá para o final do mesmo vai prometer que vai fazer e depois de novamente no cargo volta a meter na gaveta.

Enquanto ele vai guardando este "trunfo" a pensar nas eleições a situação dos Enfermeiros vai-se degradando mas pelo menos serve a sua própria agenda e dá para vir para a televisão falar do desemprego e da emigração na Enfermagem e assim passar a imagem de homem preocupado com o assunto, agora tomar medidas quanto ao assunto, isso é que não, pois é mexer em interesses de alguns e para isso é melhor adoptar a mesma atitude que tomou na AG ... o SILÊNCIO.
 
Vejo que não publicou o seguinte comentário que fiz anteriormente:

"Infelizmente e do que já ouvi um estudo que vise reduzir o número de Escolas de Enfermagem é semente que talvez só será lançada à terra em 2015!!!

Será que é para o Enf. Germano Couto usar como bandeira para as eleições de um 2º Mandato?

Com o problema crescente do desemprego em Enfermagem e com o cada vez maior número de Enfermeiros a emigrar como o nosso Bastonário já tem afirmado na comunicação social e só se vai começar a estudar o problema em 2015???

Que vergonha! O maior problema da Classe e que faz o Germano? Arruma numa gaveta e em 2015 quando der jeito para a re-eleição então tira o pó do dossier. Já se está mesmo a ver que não vai fazer nada durante o 1º mandato, lá para o final do mesmo vai prometer que vai fazer e depois de novamente no cargo volta a meter na gaveta.

Enquanto ele vai guardando este "trunfo" a pensar nas eleições a situação dos Enfermeiros vai-se degradando mas pelo menos serve a sua própria agenda e dá para vir para a televisão falar do desemprego e da emigração na Enfermagem e assim passar a imagem de homem preocupado com o assunto, agora tomar medidas quanto ao assunto, isso é que não pois é mexer em interesses de alguns e para isso é melhor adoptar a mesma atitude que tomou na AG ... o SILÊNCIO."

A verdade doí, não doí ó Belmiro. Toquei com o dedo na ferida e tu bem sabes mas preferes viver num mundo de propaganda e foclore. Esta nova Ordem é o equivalente daquilo que foi o Sócrates para o País mas aplicada à Enfermagem... muito show, muita imprensa, muita promessa mas no fim vamos ver que fica tudo na mesma! Antes ficasse na mesma pois vai ficar pior já que mais uma vez vamos ser defraudados.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!