quarta-feira, março 07, 2012

Rescaldo da reunião da Ordem dos Enfermeiros com INEM!


"No seguimento de pedidos de audiência para apresentação de cumprimentos a várias instituições, a Ordem dos Enfermeiros (OE) reuniu, na tarde de 6 de março, com o Dr. Miguel Soares de Oliveira, Presidente do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM). A integração das ambulâncias SIV (Suporte Imediato de Vida) nos serviços de urgência hospitalar e o papel desempenhado pelos enfermeiros na Emergência Pré-Hospitalar (EPH) foram os assuntos que dominaram o encontro." link

"A correta rentabilização das competências dos enfermeiros, defendida pelo Enf. Germano Couto, Bastonário da Ordem dos Enfermeiros, foi algo que colheu a aceitação do Dr. Miguel Soares de Oliveira"

"Os enfermeiros são profissionais de saúde estruturantes na EPH e no Sistema Integrado de Emergência Médica (SIEM), tendo um papel fundamental nas viaturas VMER (Viatura Médica de Emergência e Reanimação) e nas ambulâncias SIV. No que diz respeito a estas últimas, o INEM pretende que a Rede de Ambulância SIV seja complementar à Rede VMER e Heli, sendo accionada para os casos de prioridade máxima"

"É ainda intenção do INEM que as ambulância SIV, em modelo integrado nos SU, passem a ter uma importante participação no transporte de doente crítico, rentabilizando dessa forma as elevadas competências e conhecimentos dos enfermeiros"

"Segundo o responsável máximo do INEM, não há nenhuma intenção de substituir enfermeiros por outros profissionais, nem de substituir qualquer outro grupo profissional. Por sua vez, o Bastonário da OE sugeriu que o INEM seguisse o exemplo de países como a Suécia, onde os enfermeiros estão presentes em todos os meios de socorro, com ganhos evidentes para o cidadão e para o sistema"

"Sobre o modelo de EPH, a OE informou o Dr. Miguel Soares de Oliveira acerca da recente decisão do Conselho Diretivo da OE em constituir um grupo de trabalho multidisciplinar (que incluirá enfermeiros e médicos). Este grupo tem por objetivo elaborar uma proposta para a Emergência Pré-hospitalar que melhor defenda os interesses dos cidadãos e que, a seu tempo, será dada a conhecer ao INEM"

"O Bastonário da OE alertou que esta seria uma medida estratégica errada, atendendo à pouca rentabilização dos enfermeiros em Portugal no SIEM, não merecendo a concordância da OE. O Dr. Miguel Soares Oliveira reafirmou que considera que o papel do enfermeiro deve ser reforçado junto do doente crítico, conforme processo em curso, onde a sua formação e competências possam representar uma real mais-valia e não em todas as situações de atuação em ambiente pré-hospitalar, onde muito do seu saber e know-how estaria claramente desperdiçado"

"O Presidente do INEM mostrou-se disponível para reatar a colaboração com a OE na definição das áreas de atuação dos TEPH, pelo que o Enf. Germano Couto informou o Dr. Miguel Soares de Oliveira que os protocolos relativos à atuação dos TEPH já estão a ser analisados pelo Conselho de Enfermagem da OE e serão enviados ao INEM"

"Desta reunião resultou ainda a possibilidade da OE trabalhar em parceria com o INEM num modelo conjunto de recertificação dos enfermeiros (em e-learning, por exemplo), bem como no desenvolvimento dos documentos de suporte a auditorias aos meios SIV."

"Relativamente à Tomada de Posição recentemente divulgada pela OE e que condena a participação de enfermeiros em ações destinadas a formar técnicos que possam vir a substituir enfermeiros, o Dr. Miguel Soares Oliveira reafirmou que no INEM não há nenhuma intenção nem plano de substituir qualquer profissional por outro de carreira diferente e mostrou-se disponível a encontrar soluções, em conjunto com a OE, que não contrariem os princípios contidos naquele documento e que, em simultâneo, não colidam com o desenho de uma rede de emergência pré-hospitalar assente em três níveis de atuação, em regime de complementaridade entre si, centrada nos interesses do cidadão"

"O Presidente do INEM referiu ainda que neste processo não se prevê a integração do técnico de ambulância de emergência e/ou do futuro TEPH no SU, uma vez que não sendo esta uma carreira hospitalar a lógica de partilha de recursos entre INEM e SU não é aplicável"





<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!