sábado, abril 21, 2012

14 anos!


Hoje, a Ordem dos Enfermeiros faz 14 anos e estreia-se - onde já figuram a Presidência da República e o Governo Constitucional Português, por exemplo - na maior rede social do mundo:  o facebook (ver página oficial)

Excelente iniciativa de proximidade e difusão de informação!

Comments:
No meu serviço trabalham 30 enfermeiros. Apesar da média de idades se situar na casa dos 30, metade dessas pessoas não têm Facebook. Dos que têm, talvez só meia dúzia visite o Facebook diariamente. E tanto quanto sei, nenhum desses colegas esteve presente em nenhuma Assembleia Geral da OE.

Portanto, esta história das novas tecnologias vale o que vale.

Permitam-me ainda fazer a seguinte análise: tornou-se moda fazer certas coisas, só porque outros fizeram (neste caso o Presidente da República ou o Governo).
Muitos portugueses não saberão porventura, da gravidade em que o país se encontra (http://expresso.sapo.pt/portugal-chega-ao-1-lugar-do-clube-da-bancarrota=f711008). Se soubessem, perceberiam que não é com “Facebook´s” que resolvemos os nossos problemas
 
Para o "intelectualissimo" do primeiro comentário (deve ser da escola do Marcelino!!!!): a proximidade com os enfermeiros não se consegue obter com uma única estratégica, mas sim com um conjunto amplo de estratégias que possam estar ao alcance de todos os enfermeiros! As novas tecnologias são uma mais-valia, mas não esgotam todas as estratégias possíveis!
Tanto quanto sei, esta será a primeira medida entre várias!
Mas o caro colega "intelectual" no seu comentário diz uma coisa muito interessante: nenhum dos 30 colegas do seu serviço "esteve presente em nenhuma Assembleia Geral"! Com tanto interesse demonstrado por si e pelos seus colegas, nem com faceboook nem com nada se conseguirá aproximar esses enfermeiros da sua Ordem; muito provavelmente até também nenhum votou: por isso, caro colega "intelectual", você e os colegas do seu serviço, só têm o dever de pagar quotas, pagauem e não bufem, pois não tem legitimidade pata isso!
 
Acho uma EXCELENTE iniciativa da OE. Vai permitir não só mais proximidade como maior visibilidade.

Mas não é por isso que aqui venho.

Aqui há poucos anos ( talvez 3 anos ) o Bastonário da Ordem dos Advogados - Marinho Pinto - institui e bem um exame de admissão à Ordem que representa. Foi uma manobra de CORAGEM ( de um homem SEM PAPAS NA LÍNGUA ) que tomou face à proliferação de Cursos de Direito de qualidade duvidosa.
Hoje soube que a Ordem dos Médicos tem intenção de seguir pelo mesmo caminho em função da criação de mais 2 cursos de Medicina - Aveiro e Algarve. E fazem eles bem porque assim defendem a sua classe e aumentam a exigência na admissão à sua profissão.

Ouvi dizer, não sei se é verdade, que a Ordem dos Enfermeiros não tem ideias de avançar com uma auditoria à Escolas de Enfermagem antes de 2015. Será verdade? Se é, muito lamento pois é claro para todos nós que existe excesso de oferta formativa em Enfermagem e nem toda de qualidade.

Por isso lanço aqui 2 desafios que estou certo serem no melhor interesse da Enfermagem Portuguesa que é de Qualidade e se quer que cada mais o seja:

1) que se avance o quanto antes para as auditorias às Escola de Enfermagem (que mesmo assim já vai tarde porque não se fez nada durante todos estes anos)

2) que há semelhança do que já acontece com a Ordem dos Advogados e ao que parece em breve a dos Médicos se institua uma EXAME DE ADMISSÃO à Ordem dos Enfermeiros.
Esta medida serviria para separar o trigo do joio e viria por JUSTIÇA aos Colegas que tiram com muito MÉRITO o Curso em Escolas idóneas e que se vêem equiparados (nivelando sempre por baixo) a muitas escolinhas privadas e até públicas ( e nem é preciso dizer nomes que quem anda nisto sabe muito bem citar exemplos ) que formam licenciados de qualidade muito duvidosa.

É preciso CORAGEM para tomar uma medida destas mas sei que o Enf. Germano Couto e esta Equipa o pode fazer, assim o queira.

Cumprimentos a todos os Colegas,
Zé Mário
 
Não é o Facebook que resolve problemas, mas é uma ajuda! Basta olhar para a chamada "Primavera Arabe", em que o Facebook foi o grande restilho para as mudanças que aí se verificaram. Falta ainda fazer a "Primavera da Enfermagem" em Portugal!
 
Caros amigos(as) da Ordem dos Enfermeiros de Portugal,

Minhas congratulações pelo 14º aniversário da Ordem. Desejo-lhes que continuem a valorizar a Enfermagem e obtenham êxito em todos os trabalhos.


Roberto Lira
Técnico em Enfermagem/Acadêmico em Enfermagem/Militante de classe e político Meu twitter: @robertolira2011
e-mail: robertolira2011@live.com
Brasil
 
Querido anónimo (4/21/2012 10:08:00 PM):

Escola do Marcelino?
Não me faça rir!
Conheço um Marcelino, mas não tem nenhuma escola :)
Vejo que deposita uma grande esperança nas novas tecnologias.
Gostaria que me explicasse essa “estratégica” de não publicar todos os meus comentários. É dessa aproximação que fala aos enfermeiros?

Quanto à segunda parte do seu comentário, não fale do que não sabe. Enxergue melhor o que eu escrevi: “nenhum desses colegas”.

N.B.: acha que o Facebook vai combater a abstenção de 80% verificada nas últimas eleições?
 
Face-book!

Conheço eu o que conheço sabre esta "nova" tecnologia, sei que deixa muito a desejar! Se o seu "princípio" é nobre, já o mesmo não se pode dizer acerca da sua utilização!

O futuro está aí para provar quão perigosa se tornará esta "ferramenta" informática. Se é que o passado já não o prova! É que as "primaveras" árabes rapidamente se tornaram em invernosas...


Eu não estou e não tenciono registar-me.
 
Cerca de 80% dos Enfermeiros não sabe sequer o nome do bastonário da Ordem dos Enfermeiros. São estes Enfermeiros, alheios a tudo o que diz respeito à profissão o grande desafio, pois quer queiramos quer não, sem eles as mudanças serão impossíveis. Todas as formas que se poderão usar para chegar até eles são bem vindas, para os recritar para o esforço colectivo que é necessário fazer.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!