quinta-feira, abril 26, 2012

"As corridas loucas dos carros amarelos"

Ler artigo, aqui. Reportagem sobre o INEM, é óbvio. (Jornal de Negócios)

Comments:
Já andava com saudades de um post sobre o INEM!!!

Bora lá falar dos TAE´s!!???
 
Os carrinhos amarelos do INEM não são muito interessantes. Faz-me lembrar um vizinho meu que vai às reuniões do condomínio com a farda do INEM para ver se impressiona.

O que tenho realmente pena é que o DE não tenha publicado o meu comentário sobre o post da AG de Coimbra.

Foi um comentário realizado sem conteúdo ofensivo, como tenho habitualmente o cuidado de fazer. Apenas discordei com o relevo que foi dado ao acontecimento e com as reações que suscitou, de baixo nível. Porque conheço alguns dos elementos que fazem parte da atual OE, também disse que não são melhores do que os anteriores. Indivíduos que estão na OE por mero interesse pessoal, que da prestação de cuidados não sabem NADA, ligados a escolinhas privadas onde são, como professores, autênticas nódoas, mas que aparecem todos pipocas a dizer que representam a enfermagem, também os há agora. Um pouco mais novos do que os anteriores, mas à espera de trepar até onde o desinteresse da classe os deixar ir. Incluindo o meu desinteresse, assumo.

Tenho realmente pena de ver que um dos poucos locais onde podemos expôr algumas questões sobre a enfermagem, sem ter receio que nos aborreçam (porque o fazemos de forma anónima) - este blog-, umas vezes é público, outras restrito, consoante o autor concorda ou se sente mais irritado com o que pensamos.

Já outros colegas têm referido esta seleção, mas pensei sempre que seria por uso de linguagem ofensiva. Afinal não é.

VV
 
DE por favor, continue a permitir que o seu blog seja um ponto de encontro, de ideias por vezes desavindas e desencontradas. Mas que confluem para a reflexão e desabafo de cada leitor, de todos.

um bem haja a cada trabalhador do inem (seja tae, seja o que for)!
 
Caro Colega VV, não poderia estar mais de acordo consigo no comentário que faz à OE.
100% de acordo quando diz que:

- "estão na OE por mero interesse pessoal" - estão lá por vaidade e nada mais;

- "da prestação de cuidados não sabem NADA" pois são uns "académicos" e esta palavra coloco-a entre aspas por entender que um Académico não é apenas tirar um Doutoramento, fazer umas pós-graduações e uns cursecos. O estatuto de Académico leva muitos ANOS para ser merecido e são todo gente ainda muito jovem para o título, talvez daqui por uns anos se possa dizer de plena justiça que são Académicos;

-"ligados a escolinhas privadas onde são" e se calhar por isso mesmo tão pouco interessados em tomar uma atitude séria e urgente para acabar com a ANEDOTA que são muitos dos Cursos de Enfermagem que proliferam como cogumelos e que só atiram jovens para o desemprego MAS PIOR é atirarem a Enfermagem para a PRECARIEDADE e para o DESCRÉDITO. Não se vê nada a ser feito nesta matéria e nem o veremos, arrisco-me a dizer: na próxima década.

- "aparecem todos pipocas a dizer que representam a enfermagem" pois têm uma sede louca de protagonismo. Se a Maria Augusta pecava por se fechar num buraco qualquer, estes hão de aparecer, fazer marketing que nem tolos não por se preocuparem com a Enfermagem mas para se auto-promoverem.

Também como o Colega, também eu fico na esperança (espero que não seja vã) de ver o meu comentário publicado já que este embora crítico não é insultuoso nem ofensivo.

Luís
 
Estou muito de acordo com o comentário de “VV”.
Sempre disse que este blogue representou um marco na Enfermagem Portuguesa. De uma maneira geral, podemos dizer que quebrou o marasmo em que vínhamos arrastados.
Porém, desde as últimas eleições, nota-se uma tendência para elogiar tudo o que o Germano faz. Ora, ninguém é perfeito neste mundo. Quem esteve na Assembleia Geral, percebe que a actual direcção da OE tem muitas arestas a limar.

Também tenho colocado comentários neste blogue que nunca chegam a ver a luz do dia. É lamentável. Podíamos pensar que se tratava de linguagem ofensiva. Não é o caso. Olhem para alguns comentários dirigidos à Maria Augusta…

Para terminar, caso algum dos frequentadores deste blogue conheça algum dos autores do http://saudeeportugal.blogspot.pt/, perguntem-lhes porque é que antes do Germano ser eleito, a publicação de post´s era abundante, e actualmente, já não vemos um novo pos´t há mais de 1 mês?!

Soube há dias que um novo espaço surgiu na blogosfera da Enfermagem portuguesa. Já várias vezes colocaram aqui o link desse blogue, mas estranhamente ele nunca foi publicado.
 
gostava muito de ter um bastonário como o Dr Marinho Pinto!!!!!!!!
Diz o que pensa enão tem medo de o dizer ou não estivéssemos em democracia(!)

Vamos lá dizer o que é e nem mais um milimetro
 
Para já a Ordem dos Enfermeiros ainda não provou ser pior ou melhor do que a anterior. Existem muitos sound bites, mas para já é só isso...
 
É bom que FIQUE CLARO o seguinte:

1. Na enfermagem não vão fechar escolas. Há empregos e tachos que vivem do financiamento r/c o número de alunos. Há escolas, nomeadamente no Porto, que estão literalmente assustadas com a possibilidade de terem menos alunos nos próximos cursos e reconhecem que o nº de alunos neste momento não tem a ver com necessidades de mercado, mas com as necessidades de pagamento aos professores.

2. As escolas vão procurar oferecer todo o tipo de cursos, desde reciclagens de verão, até formações sobre migalhas. Muitos serão enganados.

3. Há-de haver sempre gente que se deixa seduzir pela ilusão de ser um herói, de bata branca, a salvar vidas e a cuidar dos coitadinhos dos doentinhos. Há-de haver sempre candidatos.

4. As escolas vão continuar a ser uma boa saída de escape para muitos dos que não querem prestar cuidados, para pseudo-intelectuais, onde os formatos de ensino já nem exigem grandes capacidades de exposição e explicação pois as palestras de antes deram lugar às pesquisas feitas pelos alunos, à apresentação de trabalhos, aos estágios onde os "professores" das escolas mal se deixam ver.

Como corolário de tudo isto, a Enfermagem vai continuar num caminho de vulgarização, banalização, descrédito interno. A mão de obra vai desvalorizar ainda mais e as instituições vão, de forma compreensivel, jogar com estas fragilidades e tirar proveito económico da irracionalidade das opções de desenvolvimento desta profissão.

QUE PENA!

... a MENOS que haja uma verdadeira campanha de informação junto dos jovens que ainda optam por enfermagem para que desistam dessa loucura, estaremos todos a hipotecar o nosso futuro.

Não será a OE a ter essa iniciativa porque as universidades e escolas estão lá infiltradas estrategicamente e com a clara missão de manter o status quo que lhes for mais favorável. A OE não vai criar NENHUM entrave a tudo o que significar: alunos, propinas, emolumentos, quotas.

Terá que partir dos enfermeiros que sentem na pele estes problemas, a iniciativa de criar uma campanha informal que faça baixar o número de concorrentes a este curso, contribuindo para aliviar o problema a montante.


VV
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!