domingo, abril 22, 2012

:)


"Farmacêuticos criam Normas de Orientação Terapêutica" link

 ""Não conheço as normas, não sei qual é o objectivo e os médicos não encomendaram nenhumas normas à Ordem dos Farmacêuticos", revela o Bastonário da Ordem dos Médicos, José Manuel Silva, que sublinha que os médicos receitam os fármacos que os doentes necessitam. 
"Não precisamos que os farmacêuticos nos venham dizer que medicamentos precisamos de prescrever (...).""

Comments:
Os boticários também têm a mania que sabem tudo e que sabem mais que os outros. Qualquer dia ainda teremos que os aturar com "Normas de Administração de Farmácos" ou "Os Medicamentos explicados aos Tótós dos Enfermeiros pelos Sapientíssimos Caixas de Farmácia".
 
Ui... Esta deve ter doído ao boticário...
 
Está a confusão armada...

Os médicos prescrevem o medicamento que os leva mais longe... se for para ir a Tóquio é para já!!!
 
Lembram-se da questão dos injectáveis nas farmácias? Aí estão novamente os balconeiros de farmácia no seu melhor. Desta vez o alvo são os Médicos. Qualquer dia não presisamos de Médicos ou Enfermeiros para nada; os farmacêuticos prescrevem, vendem e administram o medicamento, em acto contínuo.
 
Como diz o SIM, as NOT (Normas de Orientação Terapêutica) da OF explicam-se com o seu próprio acrónimo, NOT qualified, NOT useful, NOT necessary.
 
De fármacos percebem os farmacêuticos e os inocentezinhos dos médicos que estejam caladinhos, que já não enganam ninguém com os delegados de informação médica, respetivas prendinhas e viagens. Nós que os vemos lá nos serviços todos os dias, bem sabemos.
 
Esta guerra não é nossa! eles que se entendam...
 
Limonete: Se acha que de fármacos percebem os farmacêuticos, quando estiver doente marque consulta com um deles!
 
Também hão de querer emitir normas para nós mas sinceramente não lhes reconheço competências nenhumas para me ensinar seja o que for.Aliás, creio que a única coisa que poderia aprender com eles é a operar melhor com aquelas caixas de self-service dos hipermercados, já que passam todo o dia a passar códigos-de-barra pelos leitores.
Relembro um excelente post aqui publicado em que o DE dizia e bem que os Farmacêuticos já tiveram a sua época áurea e que hoje exceptuando aqueles que fazem investigação ou trabalham na industria mais não são do que meros comerciantes.
Mas como a crise também aqui já chegou e muitos deles estão completamente endividados pois puseram-se a comprar farmácias com recurso a crédito bancário não me admiraria muito se qualquer dia se pusessem a praticar Actos de Enfermagem e Promoção de Saúde nas Farmácias para pagar as dívidas.
 
Caro Doutor Enfermeiro,

sabia que no Dia Mundial da Saúde recebi do Ministério da Saúde uma medalha de ouro "pelos serviços prestados ao Serviço Nacional de Saúde e à Saúde das populações" ?

Experimente visitar mais frequentemente o Site da Ordem dos Enfermeiros:
http://www.ordemenfermeiros.pt/comunicacao/Paginas/MinisterioAtribuiMedalhaOuroEnfMariaAugustaSousa.aspx

Beijinhos,
Maria Augusta
 
A arrogância intelectual é uma coisa muito feia, sr. bastonário da OM. E geralmente dá maus resultados!
 
@ anónimo das 12:08 PM

Quando estou doente, preciso de um médico que me faça um diagnóstico, os FÁRMACOS podem ficar para os FARMACÊUTICOS e já agora, a escolha da marca fica para mim, cliente, que sou quem os vai pagar e tomar, de preferência sem ter de pagar regalias aos médicos ou aos farmacêuticos.
 
Era só o que faltava agora serem os farmaceuticos a indicarem aos Médicos que farmacos receitar... Que país da treta, o aperto é tanto que vale tudo!! Felizmente teve uma resposta à altura da OM, e seguramente dos profissionais médicos que não aceitam de forma alguma receber lições de meros comerciantes que apenas se interessam com as v€ndas ao fim do mês...

De resto, ouvir farmacêuticos falar em delegados de propaganda, laboratórios, prendas e viagens é no minimo para rir... Tivessem vergonha, nem isso comentavam!
 
Neste momento os farmacêuticos recebem muito mais bónus da indústria farmacêutica do que os Medicos.
 
Os médicos, que julgam que sabem tudo e que fazem de tudo, vão mais cedo ou mais tarde perceber que na realidade são profissionais como os outros tantos...

Os farmacêuticos são quem mais sabe do medicamento, e portanto tem todo o nexo que elaborem normas de orientação. Se algumas pessoas são muito burras ou então gostam de descarregar frustrações nos outros, podem sempre dedicar-se à pesca.

É incrível que em Portugal a saúde é minada de guerrilhas e guerras de criancinhas sempre a chorar por tudo e por nada.
 
Desculpem lá, mas tenho uma dúvida: este pos´t é contra os médicos ou é contra os farmacêuticos?
Com franqueza Doutor Enfermeiro, acho que devia ir moderando o debate de ideias e contra argumentando o que aqui se discute. Por vezes, dá a sensação que “atira milho aos pombos, e eles que se digladiem pelo grão”.

Quanto ao tema em discussão: o bastonário da ordem dos médicos foi mais do que indelicado. Talvez porque perceba que a ideia sagrada em torno da profissão do médico esteja perto do fim. Nalgumas especialidades isso já se nota.

Por outro lado, acham normal que um qualquer profissional de saúde do século XXI, reaja dessa forma a um trabalho (seja ele bom ou menos bom) vindo de outro profissional de saúde (seja ele da mesma classe profissional ou não)?
 
E já nao se fala na famosa AG!... Foram suspensos os comentários? Foram só 36? Então a montanha pariu um rato.
 
Pedro das 11.00

Os Médicos não acham que sabem tudo, mas são seguramente os únicos, repito, únicos! profissionais capazes de conhecer o medicamento, e adapta-los às diferentes patologias dos diferentes doentes! Perceber de farmacologia (micromolecular) e saber adapta-la à patologia médica são coisas muito diferentes!!

PS: Acha mesmo que são os Médicos os frustrados no meio disto tudo?? Os únicos que seguramente podiam ter entrado em qualquer outro curso de saúde??? LOL não me parece... ;)
 
Já so faltam as sandes de presunto e o sumol nas farmácias
 
A sua obsessão com os médicos já assumiu contornos de doença!
Deixe-se de frustrações, ser enfermeiro também é um modo de vida muito nobre!
Não precisa de viver sempre ressabiado com os médicos...!
Os farmacêuticos não têm perspectiva de integração das bases farmacológicas e terapêuticas no contexto da patologia médica, não é essa a sua função.
Os médicos não querem estatutos "sagrados" ou estátuas, querem apenas o reconhecimento devido,como qualquer profissional.
Muito anos estudamos e trabalhamos para isso...
 
Eu não estou contra os médicos, simplesmente acho que podiam ser mais abertos à mudança e deixar de praticamente bloquear tudo o que as outras ordens tentam fazer. Neste caso nem se tratava de algo relacionado com funções de médicos/farmacêuticos, mas sim da elaboração de um suporte técnico.

Actualmente estudo ciências farmacêuticas e acho que poderiam ser dadas mais competências aos farmacêuticos e aos enfermeiros, sempre em colaboração com os médicos.
 
“"de fármacos percebem os farmacêuticos e os inocentezinhos dos médicos que estejam caladinhos, que já não enganam ninguém com os delegados de informação médica, respetivas prendinhas e viagens. Nós que os vemos lá nos serviços todos os dias, bem sabemos.””

“"Pedro disse...
Os médicos, que julgam que sabem tudo e que fazem de tudo, vão mais cedo ou mais tarde perceber que na realidade são profissionais como os outros tantos...

Os farmacêuticos são quem mais sabe do medicamento, e portanto tem todo o nexo que elaborem normas de orientação. Se algumas pessoas são muito burras ou então gostam de descarregar frustrações nos outros, podem sempre dedicar-se à pesca. “”


Os farmacêuticos são quem mais sabe dos medicamentos... sim, da molécula percebem eles; agora enquadrar o fármaco para a patologia, a estoria já é outra.. Médicos e Enfermeiros (sobretudo os 1ºs) sabem enquadrar a medicação apropriada à patologia; dentro em breve os Enfºs especialistas passarão a ter a propriedade de receitar farmacos e ECD específicos; diga-me, não será mais uma tentativa dos famrmaceuticos (a quem muito respeito como é lógico) em tentar rentabilizar um campo de acção já por si limitado? O médico prescreve, o farmaceutico fornece o medicamento, adjuvando na elucidação dos efeitos 1ºs e 2ºs, etc. Não têm que querer agora meter a colher no que é da Medicina e da Enfermagem!
 
Realmente os boticários bem que tentam por-se em "bico-dos-pés" para ver se aparecem e alguém lhe reconhece algum valor na "prestação" de cuidados de saúde.

Passo a explicar o meu ponto de vista:
1) eles, que até podem perceber muito de fármacos, muito pouco ou quase nada sabem de DOENTES e aquilo que se trata são os DOENTES.
2) já existem publicadas várias NOCs (Normas de Orientação Clínica) elaboradas não exclusivamente pela OM mas sim pela DGS em colaboração com a OM. Normas essas que quem consultar o site da DGS vão muito para além da prescrição de fármacos.
3) estão tão seguros das suas NOTs e estão tão preocupados com uma saúde para todos ao mais baixo preço (eles que são os comerciantes do medicamento) que tendo procurado ler estas famosas NOTs rapidamente percebi que NÃO ESTÃO DISPONÍVEIS,excepto para os boticários como se pode ler em

http://www.ordemfarmaceuticos.pt/scid/ofWebInst_09/defaultArticleViewOne.asp?categoryID=1492&articleID=5533

"A proposta da OF sobre Normas de Orientação Terapêutica está disponível para todos os membros da OF na área privada do Portal da OF, em www.ordemfarmaceuticos.pt.

As Normas de Orientação Terapêutica podem também ser disponibilizadas em formato CD-ROM, aos membros da Ordem, mediante solicitação para o email direccao.nacional@ordemfarmaceuticos.pt." citação do Site da OF

Ora se os boticários subitamente se preocupam tanto com a saúde dos portugueses e o preço que os mesmo pagam por ela porque é que não têm esta informação disponível ao público?

As NOC estão no site da DGS para quem as quiser ver!

Enfim, mais um golpe publicitário dos comerciantes
 
Enf. do Norte

Lol uma bela tentativa de colagem à Medicina... Mas meu caro, não se engane, aqui não está em causa farmacêuticos a meterem colher no que é da Medicina e enfermagem... apenas do que é da Medicina!! Não é nem nunca foi da competência dos enfermeiros a prescrição de fármacos, não podem, não devem e sobretudo não sabem faze-lo!!

Só para que não se confunda ;)
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!