terça-feira, abril 24, 2012

Hospital fashion II - o bichos multirresistentes que se cuidem!


"A avaliar pelo que se diz neste blog, nos diferentes jornais, redes sociais e outros meios, net, bem como por esta reportagem,  bem que se pode dizer, DE perdeu uma boa oportunidade para estar calado." (comentador anónimo)

Encapotar as imposições do código de vestuário sob a égide, é, o que se pode apelidar, perverso (a respeito deste post). 
Um dos lados do problema é a higiene/prevenção da infecção. Para esta questão os Enfermeiros estão amplamente sensibilizados (admito que existam excepções à regra). A existência de uma avaliação de desempenho e de um Enfermeiro-Chefe, tem certamente uma finalidade. Escuso-me aqui a explicar - por me parecer tão óbvio - o papel das chefias neste domínio (excluíndo aqueles chefes de gabinete, transportadores de impressos,  etc - alérgicos à proximidade ao contexto da prática).

O outro lado do problema é a progressiva aproximação do Saúde, especial e fundamentalmente no sector privado, ao ramo da hotelaria e atendimento, e os seus profissionais pressionados para uma conduta do serventilismo - o que me parece ser o caso do Hospital de Braga. 
Se verdadeiramente estivesses preocupados com as "infecções", demonstrariam outra postura resolutiva: apostavam forte e inequivocamente na  Enfermagem (a classe que mais pode reduzir a incidência da propagação de fenómenos infecciosos) - para além das medidas serem transversais a todas as classes profissionais que contactam com os utentes. Mas não é o caso
Alguns dos estudos mais difundidos e objectivos do mundo, no que à prevenção da infecção diz respeito, provam claramente que as taxas de infecção, variam, com uma relação fortíssima e directa, com as dotação de Enfermeiros!

Por fim, lendo o código, não me parece muito evidente este anseio do Hospital de Braga (afirmar que o único objectivo do código é a prevenção de infecções... é um atentado à inteligência):

1º - "Sapatinho azul ou preto, estilo clássico" (as invés da soca, lavável e esterilizável). É caso para dizer que os bichos viajarão em grande estilo; clássico. Bom gosto; lindo!

2º - "Cinto azul-escuro ou preto, a condizer com o sapato". Este conjunto é glamoroso e afugenta sensivelmente 99,9% da bicharada. É o fim das infecções cruzadas.

3º - "Camisa sempre dentro das calças". Estilo Freddie Mercury. Que saudades!

4 º - "Feminino: meias de vidro cor de pele (nem muito claras nem muito escuras), deverão ser lisadas, sem redes ou fantasias". Esta é a estocada final. Fica provado que Braga está a declarar, com toda a pujança, guerra à bicharada. Multirresistentes, cuidem-se!  - elas vão para a guerra de meias cor da pele e eles de cinto a condizer com os sapatinhos! É o vosso fim!

Os doutores podem entrar de chancas (sabem o que é?), meias do tweety e gravata sebenta, com bichos já fossilizados, não faz mal.
.
Perdoem-me a honestidade, mas a indumentária, além de antiquíssima e obsoleta, é parola. Já estou como o outro: haja decoro!  

Comments:
Sobre a apresentação penso o seguinte:

Numa instituição de saúde os profissionais têm de se sentir confortáveis e á vontade já que passam muitas horas fechadoes e em pé; as classes profissionais poderiam ser distinguidas por cores (contra isso ,nada) já que muitos utentes ~têm dificuldade em ler os cartões de identificação! As fardas devem ser tratadas na instityição para não andar a passear bicharada e o mais práticas possiveis(vestir e despir); as socas laváveis são um espetaculo já que são práticas e confortáveis;
A uniformização de cor de calçado e de farda parece-me razoável agora estilistas á parte....poupem-no!!! N~ºao somos funcionários de hotelaria ou de aeroportos! No entanto a uniformizar seja para todos ; as gravatas dos senhores doutores lambem muitas Escherichias e são veiculos de transmissão comprovados!

Trabalho nos HUC e é horrivel verificar que uns andam de bata escarranchada para mostrar a toilette (m´dicos e secretárias clinicas) e outros passeiam fardas verdes de bloco com camisola branca de manga comprida por baixo (LIINDO!!!!)sendo indecifrável saber a sua classe profissional!!!

Haja conforto e uniformidade mas sempre com um fim ultimo - a segurança e a qualidade dos serviços prestados!

LF
 
Um enfermeiro chefe que sdesempenhe o seu papel sabe exigir aos enfermeiros e auxiliares uma apresentação isenta de adornos e umas mãos sem vernizes e geles que possam comprometer a assepsia; Também tem sempre a possibilidade de não deixar os senhores doutores a passear os aneis e as unhas de gel bem como as gravatas compridas que tão bom meio de transporte são para os bichos maravilha!!!

Claro que para isso esse enfermeiro chefe não pode ele proprio andar de bata médica desapertada e sapato de salto alto !!!!!
 
muito bem
 
3º - "Camisa sempre dentro das calças". Estilo Freddie Mercury. Que saudades! ??????

Tem que explicar esta. Então a camisa é para andar fora, nitidamente a "lamber" os doentes para os bicharocos andarem a saltar alegremente de doente em doente?
 
Está a perder a guerra Sr. Dr. Enfº!

E como não gosta de perder... aí vai mais um post!

- Então a Enfermagem não calçou sempre sapato azul ou preto?

- Relativamente ao cinto, se ler com atenção, não se refere aos enfermeiros cuja farda não tem cinto!

- Camisa dentro das calças também não se aplica aos enfermeiros, como é óbvio!

- Quanto às meias cor da pele, de que cor queria que fossem? Manda o bom senso que assim seja!
 
AHAHAHAH!!! brilhante!!
 
que tal fazer um reality show nesse hospital?

de
 
Eu concordo com todas as medidas que visem aumentar a assepsia e diminuir a transmissão de infecções mas há naturalmente coisas que não entendo. Sapato clássico em detrimento das socas que são muito mais confortáveis e podem ser lavadas a altas temperaturas? Não entendo. Também não entendo o que um colega escreve "Então a Enfermagem não calçou sempre sapato azul ou preto?", talvez há muitos anos atrás fosse assim mas actualmente não é nem vejo motivos para ser. É verdade que sou uma Enfermeira "novinha" mas de tudo o que aprendi e de todas as pessoas que me ajudaram a formar enquanto boa profissional não entendo como é que um Enfermeiro vai ser melhor/pior se usar socas rosa ou com bonecos (pediatria) em vez de serem azuis ou pretas... Ah e aproveito para acrescentar que na minha opinião azuis e pretas é que não mesmo pois fica mais dificil ver quando estão sujas enquanto que uma cor mais clara facilita essa questão... Em relação às meias que se usam por baixo de calças (atenção e não saias)qual é a diferença que sejam azuis pretas ou amarelas? Juro que não consigo entender... Unhas vermelhas até posso aceitar porque os nossos idosos muitas vezes confundem as coisas mas calçado e meias? Imagino o que seria se um Enfermeiro quisesse exercer a sua profissão com cabelo comprido ainda que devidamente apanhado...
Remato dizendo que é por estas e outras que ainda somos um pais super conservador no qual se alguem tiver um piercing ou tatuagem ou cabelo rosa é considerado "impróprio" enquanto que noutros países já se vê para além da aparência o que é fantástico... E os media dizem que ainda ninguém se queixou no Hosp Braga... Porque será?
No meio disto tudo acho que falta bom senso e lembrarem se que a Enfermagem evoluiu quer queiram quer não...
 
Para quando ouvir uma palavra do Bastonário?

Nem no site da OE ou até mesmo na SR Norte figura qualquer coisa. Nem sequer na tão inovadora página de Facebook no qual a última entrada é relativa à medalhinha da Maria Augusta (algo que já foi há quase 2 semanas, pasme-se!) !!!!

A OE continua com vícios do antigamente?
Aquando da MAC, não se ouviu posição da OE, agora com esta humilhação dos Enfermeiros, mais uma vez nada de ouve.

Para quando uma posição da Ordem?
 
Haja bom senso...acho muito mais problematico algumas médicas andarem de sandália aberta de salto altissimo (lindas...mas não para trabalhar...sujeitas a sentir nos dedinhos o vómito de alguem em plena Urgencia...) do que ver os enfermeiros com socas de cor diferentes ou meias de descanso mais escuras que o seu tom de pele...
 
" Também tem sempre a possibilidade de não deixar os senhores doutores a passear os aneis e as unhas de gel..."

LOL é cada lunático!!

Mas agora o enf. chefe "deixa ou deixa de deixar" alguma coisa em relação aos Médicos?!?! Onde isto chegou... Desça à terra e já falamos. Porque cá na terra, enfermeiro chefe, enfermeiro director, ou enfermeiro "qualquer coisa", é isso mesmo, um mero e simples enfermeiro...que não risca nada em relação aos médicos (nem aos auxiliares quanto mais... :D )
 
realmente uns são filhos e outros enteados. Os enfermeiros tem que ter cuidados com o que vestem pois podem aumentar as infecções, e então os medicos??? Os medicos não passam visitas aos doente, não avaliam, fazem procedimentos como gasimetrias, toracosenteses, simples aucultações... estes não provocam infecções cruzadas. Que hipocrisia. Isto não se trata de gostar da indumentaria, pois gostos há muitos, trata-se de tratar todos os funcionarios por igual. Realmente estamos a voltar ao passado e ao tempos dos serviçais do sr dr. VERGONHA...
 
Já leram o que se diz na página 10 da revista Visão de 19 de Abril?
É sobre o Encerramento da MAC.
Vejam como com poucas palavras se consegue dizer muita coisa.
Talvez tenha sido um enfermeiro :)
Ponha os olhos Sr. Bastonário…
 
então e o estetoscopio sempre ao pescoço? Auscultam um doente com uma INfecção respiratória e a seguir vão passeá-lo pelos corredores, para o bar e refeitório onde até o colocam sobre a mesa de refeicção? isso ninguém vê?
 
ao anónimo das 2:53

É realmente muito bera!!! Não saber interpretar o que lê e muito provávelmente pertence a uma classe que não sabe o que é trabalhar em equipa!!! Em saude meu caro os enfermeiros "mandam" os senhores médicos lavar as mãos porque eles não o fazem quando devem! Se trabalha em saúde sabe isso! Aliás estudos por observações dirigidas comprovam-no!!!

Ninguém manda em ninguem sr. anónimo da treta!!! Veja se começa a perceber o que lê antes de ser mal educado e insultar as pessoas!!!!

Helena (enfermeira qualquer coisa)
 
Simplesmente brilhante!!!! ahahahaha
Como é que é possivel isto acontecer nos dias de hoje??? So rir...
 
isto realmente estamos a regredir anos luz!!!!!!!!! Relembra os tempos no amadora sintra / fernando da fonseca......eheheheh
que espetaculo, sapatinho, camisa, cinto e dar higienes aos utentes...eheheheheh, gostava de saber a posição da CCI no que concerne a utilizaçao de sapatos...
alguem tem de criar u regulamento para os directores...dou uma sugestão, devem deslocar se para o hospital apenas de transportes publicos,jantares, almocos apenas serão comparticipados aqueles que sejam efectuados no refeitorio do hospital....
 
"Anónimo disse...
" Também tem sempre a possibilidade de não deixar os senhores doutores a passear os aneis e as unhas de gel..."

LOL é cada lunático!!

Mas agora o enf. chefe "deixa ou deixa de deixar" alguma coisa em relação aos Médicos?!?! Onde isto chegou... Desça à terra e já falamos. Porque cá na terra, enfermeiro chefe, enfermeiro director, ou enfermeiro "qualquer coisa", é isso mesmo, um mero e simples enfermeiro...que não risca nada em relação aos médicos (nem aos auxiliares quanto mais... :D )"


Os médicos, sao meramente um simples medico, que felizmente na nossa sociedade ja vao sendo descartaveis, veja os contratos que estao a ser propostos aos recem especialistas.... todos sabem que esta classe (excepção de poucos) nao sabem o que fazem e so fazem asneiras, e se nao fossem os meros enfermeiros, muitos ja teriam sidos expulsos da ordem!!!!!!!!
 
@ anónimo 02:53:00 PM

Infelizmente é possível que nunca tenha conhecido nenhum verdadeiro enfº chefe, até porque cada vez escasseiam mais, senão não diria o que disse.

O que me revolta mais nem são estas medidas debitadas por alguém que fala sem saber o que diz, mas sim a atitude de alguns enfermeiros que concordam com isto, assumindo-se declaradamente como uma "categoria profissional menos intelectualizada e de níveis inferiores nas escalas hierárquicas", embora isto (infelizmente) não seja grande surpresa para mim.
 
Muito bem DE ...
No seu melhor ...
 
publicado hoje despacho 5522 de 2012 - avaliação de desempenho enfermeiros


LINDO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!1
 
Só uma mera curiosidade...

Trabalhei em Barcelona 2 anos num hospital de 3º nível onde todos os profissionais tinham piercings em tudo quanto é lado, tatuagens nos locais mais insólitos e com cabelo com as mais variadas cores e estilos e do que mais me lembro deles... Profissionais inigualáveis; um saber ser, saber estar e saber fazer como poucos.
Reconheço que em Portugal nenhum desses profissionais arranjava emprego, mas lá não tinham mãos a medir para pedidos de trabalho. Este continua a ser um país mesquinho onde o mais importante é o que se vê e não o que se faz!!!

Enfermeira CN
 
Anónimo disse: " Também tem sempre a possibilidade de não deixar os senhores doutores a passear os aneis e as unhas de gel..."

LOL é cada lunático!!

Mas agora o enf. chefe "deixa ou deixa de deixar" alguma coisa em relação aos Médicos?!?! Onde isto chegou... Desça à terra e já falamos. Porque cá na terra, enfermeiro chefe, enfermeiro director, ou enfermeiro "qualquer coisa", é isso mesmo, um mero e simples enfermeiro...que não risca nada em relação aos médicos (nem aos auxiliares quanto mais... :D )

AI COM ESTA É QUE TE ENGANAS QUE NO MEU SERVIÇO, O COORDENADOR É ENFERMEIRO E É ELE QUEM “MANDA”! E esta hein? Engole!!
Já agora, é por tentares “mandar” em seja quem for, e não conseguindo, vens para aqui mandar filetes? =D
 
Porque é que só a classe operária é que tem de trazer o "ferro" HB na indumentária?

Os tiques elitistas disfarçados em Regulamentos são elaborados de certeza por alguém que ocupa o cargo que ocupa, porque foi nomeado pelo partido ou é apaniguado/amigo do presidente do CA. Competente não é. Este indivíduo não resistiu ao vocábulo "proibido", é assim que julga exercer o seu poder.
 
Porque é que só a classe operária é que tem de trazer o "ferro" HB na indumentária?

Os tiques elitistas disfarçados em Regulamentos são elaborados de certeza por alguém que ocupa o cargo que ocupa, porque foi nomeado pelo partido ou é apaniguado/amigo do presidente do CA. Competente não é. Este indivíduo não resistiu ao vocábulo "proibido", é assim que julga exercer o seu poder.
 
Anónimo 4/24/2012 09:28:00 PM

Uiiiiiiii....que ressabiamento!!!
 
Eu já trabalhei em vários países e só em Portugal é que subsiste esta parolice pacóvia dos Srs. Doutores Médicos. Nos outros países são uns tipos porreiros, iguais aos outros. Tratam e são tratados: tu cá tu lá por todos, mesmo o pessoal auxiliar. São todos colegas!
 
Tanta dor de cotovelo na classe de enfermagem... :) aguenta, um dia pode ser que passe!!ou nao...
 
Braga está mesmo fashion!!
 
Se Braga declarasse guerra à "bicharada" o referido grupo já não geria este Hospital.
Os profissionais do Hospital de Braga não têm nada para aprender com estes senhores, claro que há excepções,mas nem vou perder tempo a falar nelas.
Uma coisa são regras para evitar a infecção, para evitar acidentes, outra é interferir com a LIBERDADE dos funcionários.
Mais uma manifestação de poder, de prepotência, de arrogância, quem sabe para esconder outros atributos, outras qualidades.
Como acredito na evolução, ainda não perdi a esperança que surja o "antibiótico" para acabar com toda esta "bicharada multiresistente".
D.E. na minha opinião não perdeu oportunidade de estar calado, nem deu nenhum tiro no pé, continue a falar e a "disparar", eles que se desviem.
 
Muito bem falado DE! Só continuo a achar que o sr. Bastonário se deveria pronunciar também desta forma brilhante, que prova como realmente se combate as infecçoes com um cinto a combinar com o sapatinho!!! Alguem num post refere que a medida do cinto nao se aplica aos enfermeiros, mas não está inserido tb numa destas magnificas medidas aplicadas pelo hospital de braga?!
 
e sobre o CONCURSO de CHEFESSSS no HSJ, o de Viseu da mesma época já está resolvido!!!!!!
 
Não era preciso vir gente de fora (mais uma tróika!) dizer que (alguns) enfermeiros andam mal apresentados. ... Isto nos serviços públicos, porque nos privados a coisa pia de outra maneira. Aqui está mais uma diferença desnecessária.

São vários os exemplos de apresentação que retiram a seriedade ao profissional, dão-lhe um ar abandalhado, pouco higiénico, feio e desiquilibrado na relação com o doente.

A questão não tem só a ver com infeção, mas com a estética que se pretender cultivar na enfermagem.

Não discuto a beleza ou fealdade dos cabelos compridos, das unhas de gel, das pulseiras e anéis tipo cachucho, das blusas decotadas e semi transparentes com que algumas enfermeiras trabalham, das bonecas de quepe e cruz vermelha ao peito, das correntes fluorescentes das tesouras, das betty boops, dos crocs com o bonequinho XPTO, étc... Cada um tem os seus gostos, mas não me parece razoável apresentar-se assim para trabalhar junto de um doente idoso, junto dos familiares, junto de outros profissionais. Acho que esses artefactos desvalorizam a imagem do enfermeiro. Infantilizam, descredibilizam e vulgarizam o nosso papel.

Já referi uma vez uma reportagem que deu na TV sobre uma greve de enfermeiros e o que foi filmado em mais de 80% dos 4 minutos da peça foram as socas crocs com bonecos nos buraquinhos. É essa imagem que passa e quem viu, não ouviu, viu.

E depois há o aspeto prático das coisas: como é que uma enfermeira com unhas de gel enormes massaja as costas do doente? Como canaliza uma veia? como escreve no computador? As unhas batem em tudo o que é sítio... Como é que anda de cabelo solto a trabalhar numa enfermaria? quando se debruça não fica com o pelo todo pendurado para cima do que está a fazer?

Sempre me fez confusão, mas enfim...

Quanto ao uniforme rigoroso e cheio de mariquices, não acho que seja necessário. Também não concordo com cintos nem sapatos.

A nossa farda deve ser prática (tipo fato de circulação), neutra e simples. A cor é indiferente e os adereços devem ser sóbrios, isto é, não se devem sobrepôr ao Enfermeiro.

VV
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!