quarta-feira, abril 25, 2012

Miguel Portas 1958-2012


Numa entrevista, a respeito do seu estado de saúde e do seu recente contacto com um hospital e respectivos profissionais:

"Descobri muita coisa, atenção. Descobri, nomeadamente, que... uma coisa que nunca tinha entendido... eu nunca tinha estado num hospital, depois em recuperação estive duas, três semanas... e nunca tinha percebido o papel dos Enfermeiros e das Enfermeiras. [pausa emocionada]. 
Aquilo é verdadeiramente é o coração do hospital. É uma experiência... uma pessoa tem a ideia que há os doentes e há os médicos... há os Enfermeiros! Os Enfermeiros é que tratam da dor das pessoas! E é impressionante. Fiquei muito muito sensibilizado... nunca tinha percebido a importância do trabalho daquela classe profissional..."

As minhas condolências, em memória deste amigo dos Enfermeiros.

Os políticos - decisores e estrategas - nunca perceberam, não percebem, mas anseio que em breve possam perceber o alcance e a importância da Enfermagem. Ignoram o que os Enfermeiros sabem, fazem e podem. Não os reconhecem condignamente. Vivem numa sociedade formata, que atribui ao médico toda a importância e mérito.
 Os melhores sistemas de saúde do mundo são, precisamente, aqueles cuja estrutura não está centrada na figura do médico.

Frequentemente (para não dizer quase sempre), só reconhecem a importância dos Enfermeiros, aqueles que de nós necessitaram. Cabe aos Enfermeiros demonstrar o nosso valor a todos os outros. Políticos também.

Comments:
Para além do negrito, eu sublinharia: "tratam da dor"..."importância do trabalho".
 
Deus o tenha no eterno descanso... Que la de cima oriente os seus colegas politicos para perceberem finalmente a nossa importancia e actuarem me conformidade.
 
Só as pessoas generosas têm esta capacidade.
Só um espírito aberto tem esta capacidade.
Aos Enfermeiros a que se refere o Miguel - Bom Trabalho e Obrigado.
 
O Dr. Miguel Portas era um homem de Ideais. Tendo nascido no seio de uma família com posses e de um meio elitista seria expectável que fosse mais um político de direita. Mas não, o Dr. Miguel Portas era um homem de esquerda e também era um homem honesto e integro na fidelidade aos seus princípios. Descanse em Paz.
 
que Deus o tenha em Paz
só é lamentável que tenham sido os SOCIALISTAS em todo o lado a levarem o País para a RUÌNAAAAAAA!!!!!!!!!!!!
 
Paz á sua alma
 
Paz e descanso á sua alma.

Mas... e tem sempre que haver uma mas... que pena é que estes senhores sejam daqueles que só se lembram de Santa Bárbara quando troveja...
 
Paz e descanso á sua alma.

Mas... e tem sempre que haver uma mas... que pena é que estes senhores sejam daqueles que só se lembram de Santa Bárbara quando troveja...
 
Nesta fase de transição Planetária que tanto se fala, é necessário ir deixando para trás alguns conceitos, verdades, formas de estar na vida e reforçar valores tais como a solidariedade, a compaixão, a cordialidade, o respeito, a dignidade ... Será que dá para perceber porque são tão perseguidos os Enfermeiros ... ????
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!