sexta-feira, maio 04, 2012

DIE 2012



Está lançado o mote para o Dia Internacional do Enfermeiro, dia 12 de Maio. Será exibido este excelente spot publicitário na SIC e na TVI, em horário nobre, diariamente, a partir de amanhã até ao dia 12. Será exibido em 189 salas de cinema da Lusomundo.

Este ano tivemos apoio do radialista e grande comunicador, António Sala, recentemente acometido a uma intervenção cirúrgica (privou de perto com a nossa classe). Outro grande amigo dos Enfermeiros.


.


Comments:
Mas é homenagem aos enfermeiros ou publicidade a um grupo privado??? As fardas não enganam!
 
68 vezes em 4 canais de Tv (2 em sinal aberto e 2 em cabo)

189 salas de cinema

Um spot publicitário de 30 segundos que passa 68 vezes em 4 canais diferentes de TV ( 2 em sinal aberto e 2 em cabo ) e que há de passar inúmeras vezes em 189 Salas de Cinema.

Perante tantos números que nos são dados a conhecer no site da OE, só quero saber mais um número: quanto custa esta brincadeira?
Como é que num País em Crise como o nosso, em que há gente a passar fome, doentes que não têm dinheiro para os medicamentos e para taxas moderadoras, com tantos Enfermeiros desempregados e outros tantos a verem-se forçados a emigrar como é que se cai neste rídiculo?

O que hão de dizer as pessoas quando ouvirem os Enfermeiros a reclamar por melhores salários, melhores condições de trabalho, a afirmar que há muitos Enfemeiros no desemprego e outros que emigram?

Que legitimidade há para reclamar quando um Spot de 30 segundos (que já de si não deve ser barato- equipas criativas, equipas de filmagem, actores) e todos os tempos de antena e espaços publicitários em salas de cinema?
Um Spot que terá custado largar dezenas de milhares de Euros para dizer o quê? Que os Enfermeiros querem um abraço ou que estão cá para dar um abraço?

Se o País não estivesse na Crise em que está e a situação dos Enfermeiros Portugueses fosse outra seria a primeira a apoiar, mas assim?
Quando tudo aperta o cinto passamos a ideia que não podia estar mais errada de que os Enfermeiros estão tão bem que até podem dar-se ao luxo de gastar largas dezenas de milhares de Euros em marketing e publicidade.
Isto fora todo o que demais se fará.

Meu Deus! Será que a Direcção da OE perdeu o juízo? Será que não há bom-senso?
Não viram que durante 6 anos o Sócrates e tantos outros políticos antes deste viveram da fumaça do marketing mas que obra concreta nada? Que de concreto só mesmo o que custou todo o circo!
E que fomos nós fazer? Embarcamos na mesma onda, que credibilidade teremos para dizer as dificuldades da nossa Classe?
Será que vamos ter uma Ordem que vive de aparências e imagem? É isso que, e não as ideias e os factos, hão de melhorar as condições dos Enfermeiros.

Que loucura!
 
Esperemos que o Passos Coelho e o Paulo Macedo não veja este spot caso contrário passamos a ser pagos com abraços.
 
Na página do Facebook da OE a Colega Enfª Andreia Soares deixa o seguinte comentário:

"Um grande agradecimento à Ordem dos Enfermeiros, a quem tanto dinheiro paguei apenas para poder dizer que sou enfermeira, a quem ainda continuo a pagar quotas apesar de já não exercer em Portugal (felizmente no 14 de Maio deixarei de o fazer!), a quem nunca me auxiliou em nenhum momento, a quem me colocou entraves quando decidi vir procurar a minha felicidade enquanto enfermeira. Um obrigada sentido por agora, mais uma vez, se esquecerem daqueles que por obrigação e falta de oportunidades, tiveram de sair do país!
Tom irónico de post!

Uma vergonha de classe profissional, é o que somos em Portugal! Uma vergonha senhores. Pelo menos condiz com o país em que existe!"

O abraço deste spot pode pois bem simbolizar o abraço para todos aqueles que partem.
 
Lol uma classe que precisa de spots publicitários e de "amigos" da classe, para se fazer notar e sobrevalorizar... As outras classes fazem-no com trabalho, dedicação, competência e capacidade, já os enfermeiros, só lá vão com publicidade...
 
Por acaso não gosto muito...
Abraço? Mas dos enfermeiros para os enfermeiros? Os enfermeiros a agradecerem a si próprios?
 
Bravo!!! Muitíssimo Bem. Aplaudi de pé!
 
Numa altura em que se fala tanto do SNS e da sua possível falta de sustentabilidade e diminuição da qualidade, pondo em causa a assistência á população, bem que poderiam ter feito o anúncio num hospital PÚBLICO! Além do mais, há que ter em conta que a esmagadora maioria dos enfermeiros trabalham em hospitais públicos.
Será que não houve nenhum hospital público que deixasse fazer um anúncio de 31 segundos?
Será que o anúncio foi patrocinado pelo grupo Espirito Santo?

para ser a cereja em cima do bolo, só faltava o anúncio ser patrocinado pelo grupo mello irem fazer o anúncio ao novo Hospital de Braga!!!LOL

Ana B.
 
Este é um spot publicitário para dar visibilidade à Enfermagem ou ao Hospital de Luz?!
 
gostei!

Apesar de todo o desalento que sinto e de todos os ataques que têm feito á carreira e á profissão ainda me consigo emocionar ao ouvir estas palavras. Quando somos enfermeiros por paixão isso de facto nunca se apaga!

Obrigado
 
Um abraço? Será um abraço de despedida para todos os Enfermeiros que partem para o estrangeiro?
 
Um Hospital moderno que mais parece um hotel, segurar a mãozinha dos doentes, esfregar a barriguinha das grávidas, andar todo o dia a distribuir e a receber abraços, arrumar cadeira-de-rodas (trabalho dos auxiliares), sim, revejo aqui o meu dia-a-dia.
Já estou mesmo a ver alguns daqueles doentes mais "espertalhões" e com a mania que sabem mais que os outros e que por isso mesmo andam sempre a gozar os outros a virarem-se para mim e dizerem "oh Sr. Infermeiro (que é como dizem) quer um abracinho".
Sim, verdadeiramente dignificante (estou a ser irónico) este spot que em vez de mostrar o que é de facto o trabalho de um Enfermeiro projecta uma imagem muito assente em marketing daquele que vemos nos Hospitais Privados.
Confesso DE que estou estupefacto com a sua análise deste spot. Alguém que criticou e muito bem a anedota que foi implementada no Escala Braga vem agora elogiar um Spot publicitário que parece ter saído do gabinete de marketing de um Grupo Mello ou Espírito Santo.
Mostrar a realidade - o trabalho meritório que tantos Enfermeiros fazem todos os dias em condições bem longe das ideais - isso sim era promover e dignificar a Enfermagem, mas isto? Isto é passar a imagem de uma utopia. Fiquei desiludido, esperava melhor.
 
obrigado. gostei. visibilidade. é isto q a ordem em pc tempo já fez q em anos outros não o fizeram... è impossivel agradar a todos. continuem. abraço
 
a visibilidade e reconhecimento da enfermagem , cultiva-se. parabens
 
ONDE ANDAM OS SINDICATOS ENFERMAGEM
* NA SAIDA DO DIPLOMA DAS DIRECÇÕES DE ENFERMAGEM?
* NA ACTUALIZAÇÃO DA TABELA DE REMUNERAÇÕ DOS ENFERMEIROS?
* NA VALORIZAÇÃO DOS ENF ESPECIALISTAS?
* NA SAIDA DE CONCURSOS PARA ENF PRINCIPAIS?

ANDAM TODOS A NANAR!!!!!!
VAMOS ACORDALOS! OU DEIXAMOS DE SER SOCIOS SE NÃO VALE A PENA!
 
ONDE ANDAM OS SINDICATOS ENFERMAGEM
* NA SAIDA DO DIPLOMA DAS DIRECÇÕES DE ENFERMAGEM?
* NA ACTUALIZAÇÃO DA TABELA DE REMUNERAÇÕ DOS ENFERMEIROS?
* NA VALORIZAÇÃO DOS ENF ESPECIALISTAS?
* NA SAIDA DE CONCURSOS PARA ENF PRINCIPAIS?

ANDAM TODOS A NANAR!!!!!!
VAMOS ACORDALOS! OU DEIXAMOS DE SER SOCIOS SE NÃO VALE A PENA!
 
Parece que na ULS Nordeste , bragança, a enf directora , que ainda por cima foi presidente do colegio de enf reabilitação da nossa ordem dos enf,
anda a substituir enf de reabilitação por fisioterapautas?!?!,
algeum sabe disto????
 
A visibilidade da profissão é o caminho e é desta forma e de outras que se constrói. Se com uma mensagem tão simples ainda há quem no seio da nossa profissão não a compreenda, de facto isso sim, é triste.
 
quanto será que custa esta campanha de markting, da actual direcção da OE??? e para que serve ??? quando alguém precisa da AJUDA dos enfermeiros, estes profissionais AJUDAM com um abraço??? então, bem podem os cidadãos dispensar tal ajuda!!!! abraçar qualquer um abraça!!! e não precisa de nenhuma formação, muito menos de nivel superior!!! guardem o dinheiro para desenvolverem actividades, que ajudem os enfªs a AJUDAR os seus clientes a resolverem os problemas de saude que os afectam, as transições que enfrentam!!! Cumpram o designio da OE e esse será a melhor publicidade à profissão!!!e só depois, façam um spot!!! ainda assim, a todos os grandes profissionais com quem convivo e trabalho - ENFERMEIROS que não precisam de spots publicitarios - todos os dias PARABENS e coragem
 
Porque é que não gosto deste spot?

O pilar central dos cuidados de enfermagem é a prevenção. Aqui, vemos um hospital!
A maioria dos enfermeiros trabalha em instituições públicas. Aqui, vemos um hospital privado!
Os cuidados de Enfermagem são um leque enorme de actividades. Aqui, vemos abraços!

A Sr.ª Enf.ª Directora do Hospital da Luz presta cuidados?
(se bem se lembram, foi apoiante da Ana Rita http://www.mudaroe.com/index2.html)
 
DIE 2012 ou em Português Morre 2012!

Com o dinheiro que se poupa na revista da Ordem dos Enfermeiros dá para fazer muitas campanhas destas. Os que são contra o Marketing nas profissões por certo ainda não repararam no mundo em que vivem, pois a imagem é tudo, ou quase!
 
Escrevo o mesmo que escrevi no facebook da OE:

"Obrigado OE pela consideração pelos Enfermeiros portugueses, alguns ainda vinculados à OE, que procuraram o exercício profissional além fronteiras mas que não são reconhecidos na frase "a todos os enfermeiros a exercer em Portugal o nosso terno abraço"... Especialmente quando o que se comemora é o Dia INTERNACIONAL do Enfermeiro..."
 
Um Abraço ao Enfermeiro Desempregado...

Um Abraço ao Enfermeiro Emigrante...

Um Abraço à precariedade...

Caiam na realidade, os abraços são demonstrados por acções... com o estado do SNS e da própria carreira andam a fazer spots ridículos. Os spots fazem-se na vida real. Lutem mas é pela dignidade da profissão porque farto de abraços ando eu...

Hora de dormir que amanhã é dia de 12h num call center, enquanto não chega a minha vez de emigrar,mais um ou dois meses e estarei de partida.

Cumprimentos e bom trabalho.
 
Gostei, mas... não amei!
 
Caro DE! NÃO GOSTEI!

Não me identifico, nem de perto nem de longe com o mesmo!

Primeiro as fardas...

Depois fica a ideia subjacente de que os enfermeiros... dão abraços!!!!

Só servem para isso!!!

Demasiado confuso!

Falta aí uma vertente mais técnica!

Cumprimentos.

NEL
 
Muitos colegas falam aqui em dar visibilidade à Enfermagem. Muito bem não podia estar mais de acordo mas não esta visibilidade parola de abraços e abracinhos. O que é preciso é dar visibilidade ao trabalho dos Enfermeiros e não isto. Este spot seria mais adequado às associações de voluntários dos hospitais do que aos Enfermeiros. É que não se vê um único Enfermeiro a trabalhar neste Spot! Será que os Enfemeiros deixaram de prestar cuidados para serem os "amiguinhos" dos doentes? Se calhar é por isso que a Enfermagem anda mais preocupada em dizer que este ou aquele são "amigos" dos Enfermeiros do que em afirmar-se pelo trabalho e pelos cuidados que prestam.
Resumindo: foi deitar dinheiro fora num tempo de vacas magras.
 
Realmente há ainda muitos colegas "anónimos" que não sabem o que é a enfermagem e há ainda outros que ainda têm uma visão tecnicista da mesma, encontram defeitos em tudo o que se faz, provavelmente nunca contribuiram para a visibilidade da profissão. A farda é do Hospital da Luz? Não tem o logotipo mas é idêntica e daí? Os 10Milhoes de portugueses sabem que é da Luz? onde está isso explícito? Sinceramente... E sem investimento não se vai a lado nenhum. Caríssimos olhem para a profissão que exercem e vistam a camisola, inimigos já há muitos
 
Concordo com a ideia de markting e spot publicitário... mas considero que este spot foi muito fraquinho, transmite uma ideia redutora e simplista da enfermagem...só mostra beijinhos e abraços...... além disso já é o segundo spot publicitário em que aparece a farda do GRUPO BES.... por favor... logo o grupo que melhor reconhece os enfermeiros ... esta ultima frase foi com ironia...
 
Ora, ora, tenho vergonha de ver este spot! Porquê? Porque vem de quem deve regular a profissão e não o faz. Antes pelo contrário, investe milhares e milhares de euros (num claro desrespeito pelos inúmeros enfermeiros que não encontram as condições essenciais ao desempenho cabal da profissão) a passar uma imagem de que a marca da enfermagem é, imagine-se um abraço!!! Foi para isto que suspenderam a edição da revista? Bem, suspenderam-na porque faltam unhas para regular e produzir artigos consistentes. Esta campanha corresponde à poupança prometida? Haja Deus!!!!!!!!!!!
 
Apesar de não concordar com poucos aspectos deste spot, concordo que a imagem da nossa classe necessita de ser reforçada; se os farmacêuticos e os médicos por exemplo o fazem, e porque não os enfermeiros??
 
Bolas, estes Enfermeiros nunca estão contentes com nada...ou são as fardas, ou são os abraços, ou é o Hospital. Talvez o problema da Enfermagem é a maioria dos seus elementos não saberem ainda muito bem qual o seu papel no presente e aquilo quer querem para o futuro.
 
Não percebo estes supostos Enfermeiros que só sabem criticar...
Proventura esses preferiam que a OE continua-se na insignificância em que esteve nos últimos mandatos?
Ou então que continua-se a gastar o Orçamento em Seminários de Ética?
A Enfermagem necessita urgentemente de visibilidade, e reconheço que este video não vem resolver este problema completamente, mas é o primeiro passo, que eu espero de muitos!
 
Li todos os comentários deste post do DE sobre o SPOT. Eu também não concordo como o SPOT foi realizado, mas discordo muito mais de alguns olhares que aqui estão explicitos e que me entristecem, porque na verdade espelham a realidade:
1) Preferem uma realidade tecnicista do que humanista. Carissimos, técnica toda a gente aprende, com tempo. Valores e Principios, isso já é outra história. Vão rever o vosso Código Deontológico, sff!
2) Necessitamos de visibilidade, sim. Spots parece-me uma ideia boa. Custam dinheiro? Verdade. Mas se outrora se queixavam que não sabiam para onde ia o dinheiro pago à ordem e queixavam-se da falta de visibilidade, agora queixam-se por o dinheiro ser gasto em Spots.

Agora falando sobre o Spot... Foi boa ideia, mas foi mal concretizada!
1) copiamos o spot brasileito.
2) falamos em igualdade de acesso e gravamos coisas num privado.
3) abraço, abraço... Bonito. Mas que haja mais "acção"!.
4) como já disseram e bem, o nosso trabalho nao é apenas nos hospitais... Mas se formos filmar todos os contextos em que os enfermeiros trabalham... Enfermagem é um MUNDO!
 
Pessolamente acho que o spot foi muito bem conseguido...
Simples, agradavel...deixa uma mensagem positiva e muito bonita...
Parabens Ordem dos Enfermeiros, parabens a todos os Enfermeiros...
 
Adorei o spot. Fiquei arrepiada até :) Parabéns Ordem, agora sim!!
 
Podia bem passar por um spot para uma associação de voluntários de um hospital. Não mostra o trabalho do dia-a-dia dos enfermeiros
 
Estão sempre de mal com tudo... se calhar o mal da Enfermagem é não existirem verdadeiros Enfermeiros...
Existe sim uns quantos que tiraram um curso de Enfermagem e pensam que são enfermeiros, mas não...

Ser Enfermeiro é dar abraços, beijos, carinho, afecto quando é necessário, alem das técnicas palpáveis...

Relativamente ao spot acho era melhor colocar um filme de 30 segundos de um Enfermeiro a administrar uma intramuscular, ou a mudar uma fralda, ou a colocar uma sonda nasogástrica ou a realizar tratamento a uma ulcera de grau IV... Penso que a população compreenderia melhor o que é o Enfermeiro... Ou se calhar não... Façam criticas construtivas...

O País que temos é aliterado... devemos saber falar uma linguagem simples para nos fazermos perceber...

Devemos ter uma cultura de marca... vestirmos de igual, falarmos a mesma linguagem...

Os grupos privados têm sucesso pois têm uma cultura de marca que as pessoas procuram... Os hospitais publicos são uma bandalheira... cada um faz o que quer, depois encontram-se em falencia... e levam o SNS atrás...
Se não gostam das clinicas e dos hospitais privados, não trabalhem para eles, nem usufruam dos serviços por eles prestados...

Critiquem a Ordem por não fazer e não quando esta faz...
 
Eu gostei do anúncio - da oportunidade, da mensagem, da estética e do espírito - mas compreendo que haja pessoas que preferissem ver um super-herói de capinha branca e seringa na mão a esvoaçar, todo inchado e arrogante, pelos corredores apinhados de um hospital...

Acho bem empregue o dinheiro e se calhar vou pagar as quotas que tenho em atraso.

VV
 
"Ser Enfermeiro é dar abraços, beijos, carinho, afecto quando é necessário, alem das técnicas palpáveis... "

Se isto partiu de um enfermeiro, é mau, é muito mau!!!
 
Olha, afinal andei a estudar para abraçador, que é o que transparece deste spot.
Isto é que é ser enfermeiro? É por estas razões que depois queremos ser reconhecidos e melhor remunerados? Não é. Isto é um erro grave de quem nos representa. Esta imagem da nossa profissão, já é, infelizmente, a que grande parte da população tem de nós. Somos uns queridos... É ridículo. O que define verdadeiramente enfermagem, que é uma ciência, mas não de dar abraços e beijinhos, passa pelo conhecimento, o saber fazer, a responsabilidade. Aspetos que deveriam estar bem patentes neste "excelente spot publicitário", como foi apelidado pelo colega DE. Não concordo. Poderá até ter um efeito negativo e distorcido do que realmente fazemos, do salto qualitativo que demos ao nível do ensino em enfermagem, das competências adquiridas em estudos pós-graduados.
É razão para afirmar que quem não tem unhas não toca guitarra, e é bem verdade.
Cumprimentos,

JG
 
Muitos comentários que por aqui estão, mais não são do que o reflexo do «Síndroma da Aparadeira» que, cada vez mais afecta mais Enfermeiros...

Teixeirinha
 
Lprolog, sim a afirmação partiu de um enfermeiro... cuidar de doentes é ter tempo para se sentar junto deles, dar conforto, conversar, apoiar, ensinar, reabilitar, etc... a bem da humanização dos cuidados tenha sempre presente que um abraço a um doente é muitas vezes a melhor teapeutica para a dor ou qualquer angustia que se pode oferecer... concerteza quererá ser apenas um bom enfermeiro... mas para ser um excelente enfermeiro, terá de procurar ter em conta a vertente humana na sua verdadeira essencia. Experimente trabalhar numa unidade de cuidados paliativos ou um hospital de dia e depois reflita o que é que interessa administrar morfina, sem muitas das vezes "Tocar" num doente...

Ou experimente ter contacto com um doente em que a cirurgia correu mal e a sua imagem esteja muito afectada, e contribua apenas com os conhecimentos técnicos que apregoam... e constatarao que se calhar um abraço uma palavra amiga, mudará a precepção do doente e a recuperação será melhor...

Ser enfermeiro é cuidar das pessoas em todas as suas necessidades... é sim também dar um abraço e todo o significado que este tem...
 
ó joao guterres

"salto qualitativo que demos ao nível do ensino em enfermagem, das competências adquiridas em estudos pós-graduados."

só agora é que realmente somos enfermeiros?pois meu caro está completamente enganado, e até lhe digo mais, neste salto qualitativo de que fala parece-me que se perdeu bastante o lado humano,acabando por ser hoje em dia o ensino da enfermagem uma fábrica de encher chouriços, com qualidade made in china.
Este vídeo vem realçar esta especificidade que tem a nossa profissão que é a de acompanhar o ser "humano", em todas as fases da sua vida, e os abraços, assim como os restantes gestos de afeto também fazem parte da vida.
abraços
 
Enfermeiros Portugueses a trabalhar em Portugal.... enfim, os outros esses porque escolheram sair nao contam, porque ate nem se formaram e nao trabalharam muito em portugal ja.... bahh
 
Partilho a opinião dos colegas desempregados e emigrantes, devemos (em tom irónico) é dar um abraço a todos os enfermeiros que vão para fora, à procura de melhor sorte e aos que estão em "callcenters" etc, como por aqui se disse.
Dizem que os enfermeiros só estão bem a criticar... é verdade, mas nesta situaçaõ em concreto, concordo com a maioria das críticas.
Fiquei surpreendido com o post do DE, "exelente spot"!!?? Não estou contra a criação de um spot a dar visibilidade ao enfermeiro, mas seria importante perceber se houveram apoios para este spot e se não houveram, quanto é que se terá gasto?? Agora, o spot em si, desculpem-me os mais sensíveis, mas é fraco. Podiam e deveriam ter sido muito mais originais. Eu percebo a colega que falou nos cuidados paliativos, nos abraços e beijos, mas uma coisa é conversar, apoiar, ensinar, outra coisa é abraçar e beijar.
Deverá haver um meio termo entre o lado humano e carinhoso e o lado técnico-cientifico... é ai que a enfermagem se encontra (na minha opinião)... com isto não estou a dizer que estes dois lados são opostos.
Abraço a todos
nota: este assunto também está em discussão em porquedeixeideserenfermeiro.blogspot.com... quem quiser passe por lá
Guilherme de Carmo
 
Não gostei do spot. Em vez de uma homenagem à classe, mais parece uma manobra de marketing do ESSaúde ( sim, todos reconhecemos aquelas fardas, eu´inclusivé já vesti uma e agradeço desde já por ter trabalhado lá dois anos a tempo inteiro como falso recibo verde!!!)E a senhora enfª directora, está na prestação directa de cuidados???? e os srs. enfermeiros servem para dar abracinhos??e fazer festinhas??? fiquei incredula ao ver o spot. É este tipo de coisas que mantém os estereótipos acerca da nossa profissão....numa unica palavra: lamentável.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!