segunda-feira, maio 07, 2012

É, pois.


Em primeiro lugar, ao ler esta entrevista recordei-me de tempos idos, mas pelos piores motivos. Na era em que a nossa Bastonária falava... mas não dizia uma palavra. A objectividade fugia-lhe por entre os dedos. Quase sempre não apresentava de forma cabal o que Enfermeiros queriam, pensavam ou desejavam. 
Pouquíssimas vezes transmitiu, de modo inequívoco, as posições da Ordem dos Enfermeiros. Numa amálgama de gaguejos (e empurrões das jornalistas) e discursos vagos ficava tudo por dizer! Com o Bastonário Enf. Germano Couto a situação inverteu-se (bem patente!). 

Em segundo, os Médicos esperneiam com a situação do seguimento das gravidezes normais, mas sem argumentos (mesmo batendo erradamente na tecla dos partos no domicílio, que afinal de contas são realizados por mais Médicos do que Enfermeiros - INE dixit - a oportunidade de estarem em silêncio foi perdida em vão!). 
Em inúmeros países esta (Enfermeiros especialistas a vigiar grávidas) é uma prática comum, sustentada numa miríade de sólidos e cristalinos estudos: os Enfermeiros são melhores a seguir gravidezes fisiológicas! Ponto final.
Hoje em dia afirmar só por afirmar (como fazem os Médicos - "somos melhores porque somos") não tem validade! E se os estudos estão a apoiar algum argumento, é o dos Enfermeiros!

Comments:
Bom na verdade já esta opinião foi largamente deixada pelo enf Azevedo. Sei que a memória é curta, mas o Germano bebeu muito do que diz do Azevedo. É só ler um e outro...
 
Se calhar um não bebe do outro; se calhar a fonte é a mesma.
 
Esta “chuva” de pos´t não favorece uma salutar troca de ideias sobre as temáticas. Mas lá está, o blogue não é meu :)

A actual direcção da OE insiste nas “gravidezes fisiológicas”. O futuro mostrará se essa é uma boa estratégia ou não.

A reportagem da RTP que passou há uns tempos, mostrou um bastonário (dos enfermeiros) versus um presidente do colégio da especialidade de Obstetrícia (médicos). Agora temos uma notícia no Jornal de Notícias (o “Correio da Manhã” do Norte).

Preferia ver o líder dos enfermeiros falar sobre temas mais robustos:
http://saude.sapo.pt/noticias/saude-medicina/antonio-costa-opoe-se-novamente-ao-encerramento-da-mac.html (António Costa opõe-se ao encerramento da MAC)
http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/nacional/saude/igreja-pede-ao-governo-para-travar-lobis-na-saude (Igreja pede ao Governo para travar lóbis na Saúde)
 
"E aponta soluções para resolver o desemprego da classe: reduzir as vagas dos cursos"

muito bem dito! Palavras bonitas mas acções para quando????

O Sr. Bastonário continua a falar do tema mas aparentemente não se vê celeridade NENHUMA para começar a pôr as mãos ao trabalho. Ou será que é preciso recordar que foi o próprio que disse que uma auditoria às Escolas de Enfermagem só em 2015!!!!!!
 
será que o ataque aos médicos é o caminho? mais do que nunca temos de pensar o sistema de saúde no âmbito das equipas, em vez de colocar-mos uns contra os outros.
 
Em boa verdade, é dificil para mim estar de acordo, na grande maioria das vezes, com que o Enfº- Azevedo diz e faz. Num assunto porém estou em completo acordo com ele - a competência dos enfermeiros especialistas em Saude Materna e Obstetrícia: os partos fisiológicos são da sus competência.E nisto ele têm sido sempre coerente e nisto sempre o apoiei. E não sou especialista nesta área.
 
Mas esta Ordem è a Ordem das parteiras? É que só dá parteiras. E o resto?
 
mas agora a ordem dos enfermeiros virou a ordem dos enfermeiros obstetras?!?! é que também existem os generalistas e outros especialistas!!! há quem sempre tenha desejado separar as "parteiras" dos restantes enfermeiros. ou isso, ou não sabem falar de mais nada em profundidade. já agora, qual a estratégia política para os especialistas, obstetras incluídos? o que pretendem defender com o encerramento de unidades?
 
Os Médicos não melhores nem deixam de ser porque desde logo, o "ser melhor" implicaria algum tipo de comparação, como se estas duas classes profissionais fossem sequer comparáveis a todos os niveis. Os Médicos são, isso sim, os profissionais mais adequados para seguir as gravidezes, sejam elas fisiológicas ou não, porque são os profissionais que tem a formação necessária para tal. Mais do triplo de anos de formação de um enfermeiro. O problema em Portugal é que a "fominha" é tanta que se faz o impossivel e não se olha a meios, para atingir os fins. Nem que isso implique colocar grávidas e crianças em risco, porque os srs. enfermeiros (que não conseguiram entrar em Medicina)até se acham competentes para fazer o seguimento, ainda que fisiológico, quando se soubessem minimamente do que falam, até nesse "fisiológico" sabiam que há imprevistos muitas vezes nem detectados por Médicos obstetras, quanto mais por enfermeiros... De resto com o país de tanga, no qual vale tudo, para amealhar uns trocos, ainda veremos enfermeiros no lugar de médicos, não porque sejam de facto melhores ou mais formados (que em circunstancia alguma o são) mas sim, poque são mais baratos...

De resto deixo a pergunta, quantas enfermeiras grávidas aceitariam ser seguidas por colegas enfermeiros, até ao parto, sem ter uma unica consulta Médica??? Porque é que já não o fazem??

Ps: DE poupe-nos a esses seus "estudos" que já toda a gente sabe onde os vai buscar, e a credibilidade dos mesmos...
 
Não simpatizo com este tipo de discurso: parece-me muita afronta para com outras classes.

Além disso, não corresponde à verdade: esta comparação entre enfermeiros e médicos de família, é absurda!

Gostei dos zigue-zagues do nosso bastonário:
- fala em reduzir vagas, mas não diz uma única palavra sobre as universidades privadas;
- fala em desemprego, mas nada diz sobre o factor cunha nas admissões nos hospitais;
- fala em maior autonomia da Enfermagem, mas só refere as gravidezes fisiológicas;

Tenho duas dúvidas:
- o enfermeiro Germano ainda dá aulas na privada?
- onde está a autonomia dos enfermeiros de saúde materna no Hospital da Luz?
 
Gosto de ver um Bastonário que é interventivo ao contrário do que víamos no passado. Mas sempre que fala é para falar sobre partos em casa e vigilância das gravidezes normais. Não tenho nada contra mas e o resto da Enfermagem? Será que a Enfermagem se vai reduzir à Saúde Materna? Será que não há outras Especialidades onde há claramente usurpação de funções por outras classes? E a usurpação de funções mesmo no âmbito mais geral da Enfermagem?
Não elegi uma Ordem dos Enfermeiros Obstetras, elegi uma Ordem dos Enfermeiros e ponto final.
Será que vamos ter 3 anos sempre a passar a mesma cassete? Não podemos ter uma visão tão redutora da Enfermagem ao ponto de nos esquecermos do resto.
Enf. Germano, não defenda só o que lhe convém, defenda os Enfermeiros.
Gostei de ter falado da necessidade de reduzir o número de vagas para os Cursos de Enfermagem. Muito bem, aplaudo mas é preciso acção, ver coisas concretas, toda a gente sabe que há excesso de oferta formativa em Portugal por isso mais do que falar no problema, é preciso ataca-lo. Para quando uma tomada de posição?
 
Este discurso muito simplista ainda pode ser um "tiro que nos saia pela culatra". Já viram o que era os Fisioterapeutas virem com o mesmo discurso e dizerem que estão melhor preparados que os Enfermeiros de Reabilitação porque têm uma licenciatura de 4 anos, formação toda ela orientada para a Reabilitação, muitos tem o Mestrado e pós-graduações? O Enf. Germano Couto pode estar só a olhar para o seu umbigo e a colocar muitos colegas em cheque já que este tipo de raciocino se utilizado pelos Fisioterapeutas pode "ser um feitiço que se vira contra o feiticeiro", é claro que se calhar isso não o preocupa já que não é a Especialidade dele, mas é a minha.
 
Acho inacreditável esta obstinação nas gravidezes fisiológicas, quando é do conhecimento geral que cada vez mais as mulheres tem filhos mais tarde e o risco de surgirem complicações é maior. Agradece-se que a ordem seja a ordem de todos os enfermeiros e não das parteiras, bando de vaidosas, que tal criarem a própria ordem.
 
Acho isto hilariante:
1º tinhamos uma Ordem submissa e calada, e tava tudo mal... agora temos uma inteventiva e não pode ser porque pode molestar alguém - por ter opinião própria!
2º os enfermeiros obstetras nunca eram falados, quase nem eram enfermeiros, nunca ninguém se queixou...agora que são falados proque o colégio é ACTIVO, porque há uma petição a mexer nos políticos... toda a gente se queixa que esta especialidade está a ser falada; talvez ao sermos enxuvalhados pelo colegio medico, que nos apelidou quase de "habilidosos" o que queriam é que a OE ficasse calada - RIDÍCULO-
3º Para o anónimo das 12.36, agradeço aos medicos a melhoria na taxa de mortalidade perinatal... mas também agradeço ao planeamento familair - que nao existia em 1960/70- ás condições economicas e sanitárias que melhoraram, à melhor condições alimentares e claro, à melhor formação dos enfermeiros obstetras... em contrapartida, a nossa taxa continua estatisticamente pior do que os escandinavos que, milagrosamente vigiam a gravidez fisiológica com enfermeiros e têm uma taxa de cesariana de 17% ( menos de metade da nossa!) estranho não? dá para pensar? se se tiver neurónios, claro que sim...
4º à pergutna: será que uma enfermeira prefereria um colega obstetra a um médico... como responder, se hoje ela ou é rica ou tem de ir ao medico para nao pagar os exames? e como explica o facto de muitas grávidas nao abdicarem da consulta do seu enfermeiro obstetra (se o tiverem, claro) mesmo que seguidas fora do CS?
5º nao é obstinação nas gravidezes fisiológicaS! é APENAS desejar de votlar o que nos pertence também! não é substituir... é ter o que é nosso... a grávida que escolha e em pouco tempo tiraremos as elações... ou será que têm medo de se fazer a """experiência""""?
 
Medo medo medo... o que eu vejo na maioria destes comentários é medo. medo que provém do desconhecimento, da ignorância, da falta de segurança e auto-estima pessoal (e ok, da experiência passada em que muitas vezes até os colegas nos "caem em cima").

Meus senhores, se é para continuarmos calados, então chame-se parte da anterior OE. Se é para tremer de medo, chamemos o papão. Estão à espera de quê, senhoras e senhores? Querem ou não querem ver reconhecidas as vossas competências? Querem ou não querem reconhecimento pelo incansável trabalho de todos os dias, a prevenção de complicações, as vidas salvas? Querem ou não querem ser olhados pela população como clínicos com igual autonomia às outras profissões?

Segundo, decerto ouvem com frequência os médicos a defender os enfermeiros nos media... eu não! ouço-os a assumir, sem qualquer pudor, todo o protagonismo e glória, como se os resultados da saúde em Portugal fossem da sua única e exclusiva responsabilidade. E eles ficam preocupados por "atingirem" as outras profissões???

Querem ou afinal não querem? É mais confortável viver na mediocridade, a criticar os colegas e a vida alheia??

E contra FACTOS, ESTUDOS E NÚMEROS, não há argumentos. Desde que DEVIDAMENTE formados, os enfermeiros são mais competentes em determinadas áreas que médicos com muitos anos de profissão. E apoiar, para variar, quem fala pela vossa classe, senhores e senhoras enfermeiras? Não dá? Já estão demasiado habituados à crítica interna??

Eu ouvi falar dos hospitais, dos centros de saúde, e não só dos enfermeiros de saúde materna. MELHOR,ouvi falar da necessidade de ENFERMEIROS NOS LARES, algo fundamental e cada vez mais necessário num Portugal com mais velhos e menos crianças. Estão à espera dos gerontologistas e dos gerontisto-qualquer-coisa?


Acordem senhoras e senhores enfermeiros. Munam-se de factos, estudos, exemplos concretos e, ao invés da crítica fácil, saibam dar VOZ àquilo que fazem e à importância que têm nos serviços de saúde.

Pode ser que, se todos o fizermos, os portugueses passem a conhecer os enfermeiros e requeiram os seus serviços!
 
AMANHÃ NA USALGARVE, MAIS UMA FESTA DA ... SIM ESSA...
 
"porque os srs. enfermeiros (que não conseguiram entrar em Medicina)” NÃO, OS ENFERMEIROS NÃO SÃO FRUSTRADOS, MAS TALVEZ VOCÊ O SEJA, POIS PELO CONTEÚDO DE DESDÉM QUE EMANA DAS SUAS RISÍVEIS PALAVRAS, SERÁ VOCÊ E SOMENTE VOCÊ O FRUSTRADO. Os Enfºs assustam-no assim de tal forma, que até a um blog de enfermagem, vem meter o bedelho e atiçar faísca? Bravo!...
 
A propósito deste tema recorro a declarações passadas feitas, e muito bem, pelo presidente do Colégio de Especialidade de Obst.-Gineco. da OM:

" os enfermeiros (...) são pessoas pouco qualificadas, sem qualificação nenhuma ou escassa para poder assistir ao parto de forma autónoma e muito menos para assistir ao recém-nascido»"

Subscrevo na integra e ainda acrescento.

Enfermeiro: 4 de enfermagem (onde pouco ou nada aprende a não ser cuidar!) + 2 de "especialidade"

Médico Obstetra: 6 anos de Medicina (um curso a sério) + 1 IAC + 5 de especialidade em Obst-Gineco.

Quem puser isto em causa não pode ser gente séria, e que defenda o superior interesse das grávidas e respectivas crianças.
 
Os enfermeiros não estão a ver bem a dimensão da BOMBA que nos vai estoirar nas mãos!

É um erro pensar-se que a prioridade para a profissão neste momento são as “gravidezes fisiológicas”. Para que saibam, desde o final do ano passado, S. João e Santo António (Porto), HUC (Coimbra), Santa Maria, S. José e S. Francisco Xavier (Lisboa) não admitiram um único enfermeiro!!!!!

O Sr. Bastonário diz que são 3500 enfermeiros que se formam por ano. Pois bem, contando com os colegas que já estão à espera de emprego, estes 3500, simplesmente não vão ter colocação.

A Ordem não diz nada sobre isto?
Prefere andar em guerra com os médicos?
 
Meu caro anónimo das 11.37 PM Se o enfermeiro aprendeu a cuidar óptimo.Em Portugal os obstetras na sua maioria como nas outras especialidades médicas vêm a pessoa como um negocio de um lado o trabalho no SNS para lhes garantir o sustento sem muito esforço, e do outro a clínica privada ( aonde fazem o seguimento da gravidez á custa de chorudos honorários)o parto é realizado no SNS, pago por todos nós.O dia só tem 24 horas, portanto muitas vezes quando são necessários e estão a dormir no Hospital Publico para recuperar forças para trabalhar no privado , aí a enfermeira obstetra já é muito competente quando o substitui, é o que na prática se passa , não pode é ser assumido.
É importante realçar que a maioria das grávidas portuguesas não são seguidas pelos obstetras porque ás que não têm poder económico estes despacham-nas para os Centros de Saúde, e aqui quem as vigia são os chamados médicos de família.O conhecimento em obstetrícia não é assim tão profundo , bem pelo contrário, o enfermeiro de obstetrícia está mais especializado e até parece que todos os clínicos que que estão nos centros de saúde tem especialidade.
Em relação á formação do médico e do enfermeiro não passa de uma falácia, hoje o conhecimento está ao alcance de todos, era bom que os enfermeiros fossem tão protegidos e pudessem tirar as suas especialidades á custa dos dinheiros públicos como acontece nos internatos dos médicos, talvez se os tivessem de pagar do próprio bolso o fizessem em menos tempo com os mesmos resultados.
O que se pretende é uma parceria entre profissionais e se todos tiverem por objectivo "CUIDAR" da grávida e esta for respeitada na sua vontade todos saem a ganhar.Todos nós o que desejamos é ser cuidados e alguns médicos já o começaram a perceber e bem haja para esses.
 
Meu caro anónimo das 11.37 PM, a confusão e o medo é tão grande contra facto irrefutaveis a nívrel mundial sobre as parteiras ( em Portugal EESMO) que até põe os pés pelas mãos: na gravidez fisiológica,ela é simples, normal, de baixo risco, o que lhe quiser chamar, tanto para o enfermeiro como para o médico seja ele da especialidade que for: não tem patologia. Ponto final! e depois, se souber ler português, o que está escrito é EESMO versus Medico de familia....o unico erro que encontro é que, pela Portaria que rege a especialidade de Medicina Geral e Familiar é que não são 8 meses mas sim apenas 4 de Obstetricia e Ginecologia.... e lamento que desvalorize o "cuidadr de enfermagem"... so de monstra a sua prepontente ignorância.... Porque para se saber CUIDAR, é preciso saber o que se faz, não é à toa... é preciso conhecimento científico que sirvam de bases aos CUIDADOS... Sugiro que crie um pais onde não haja Enfermagem, e só médicos.... e fique doente.... não lhe dou um mês e regressaria a um país onde a Enfermagem é devidamente valorizada!
 
Tomei hoje conhecimento de um jovem fisioterapeuta que tem 27 anos e que já ganha (trabalhando em mais que um sítio é certo) mais de 2000 euros limpos!!!
É que enquanto o nosso Bastonário só anda preocupado com o seu "quintal" esquece-se que muitos outros Enfermeiros Especialistas trabalham que se fartam e não têm as remunerações merecidas e pior nem têm direito a que a Ordem se lembre deles.
Já começo a ficar enojado com toda esta conversa dos nossos Colegas EESMO que são levados ao colo enquanto que os outros vão ficando para trás. Se calhar aos olhos desta equipa só mesmo os EESMO é que contam como Enfermeiros, o resto é paisagem.

JP
 
"Pese embora parecer andar em seara alheia,
- este problema É COMUM A TODAS AS ESPECIALIDADES e

O BUSILIS DA QUESTÃO é DISTINGUIR:

QUALIFICAÇÕES =/vs/= COMPETÊNCIAS


E nisso PT não têm aplicado a totalidade das Opiniões/ Recomendações ou Evidências (convem tambem distingui-las...)
que devia.

Tenho convicção que este mandato irá resolver esta situação em breve e quem sabe seja até tenhamos conhecimento, capacidade e vontade para uma Ordem pioneira nestas questões...

O resto são estudos cuja pirâmide/ hierarquia da opinião/ recomendação ou evidência ..~

Carecem de debate com parcimónia e sem hiperlinks de marketing...

Todavia para a ESMO os meus parabéns pela assertividade, devemos inovar ainda que cientificamente só é possivel efectuar comparações com o OR/RR ratio de Risco ajustado. O resto é mera propanganda...


Em nome da qualidade e da segurança, a mim, enquanto enfermeiro, cidadão, utilizador, contribuinte e progenitor- digo: Vamos a isso!

Parabéns um um Enorme Abraço para todos os colegas!

Nuno Inácio
 
“ A propósito deste tema recorro a declarações passadas feitas, e muito bem, pelo presidente do Colégio de Especialidade de Obst.-Gineco. da OM:

" os enfermeiros (...) são pessoas pouco qualificadas, sem qualificação nenhuma ou escassa para poder assistir ao parto de forma autónoma e muito menos para assistir ao recém-nascido»"

“ Subscrevo na integra e ainda acrescento.

Enfermeiro: 4 de enfermagem (onde pouco ou nada aprende a não ser cuidar!) + 2 de "especialidade"

Médico Obstetra: 6 anos de Medicina (um curso a sério) + 1 IAC + 5 de especialidade em Obst-Gineco.

Quem puser isto em causa não pode ser gente séria, e que defenda o superior interesse das grávidas e respectivas crianças. “

Mas tu, oh frustrado(a), continuas a bater com a tola na parede...! eu fiz um curso - a SÉRIO - de 4 anos, mais 2 de Especialidade - a SÉRIO - e outros complementos -também eles sérios!;
Não coloco em causa a competência e muito estudo de um médico - era o que faltava - mas sei que, relegando a minha afirmação em estudos e evidências, os enfºs têm competência e autonomia para seguir gravidezes de baixo risco; pelos vistos, até menos risco compreendem no seguimento de gravidezes no domicílio (é só lembrar o que o INE afirma do nº superior de complicações de médicos vs. enfermeiros).

Espanta-me, verdadeiramente, o grau de frustração das suas afirmações; é preferivel vir atirar pedrinhas aos enfermeiros, num blog de enfermagem, que meter na cabecinha que a Enfermagem, apesar de muitos anos asfixiada, vai e esta a PROGREDIR! Não adianta, são FACTOS!!
Espanta-me que seja mais um(a) frustrada com a vida, que prefere manter guerrinhas entre médicos e enfermeiros que são a meu ver, inúteis e infrutíferas.

Se lhe dá mais crédito à sua existência, enfim.. deveria se calhar encontrar um hobbie melhor ou um namorado... ;)
 
Este bastonário revela uma ignorancia atroz. è só paleio do barato, mas o povo vai gostando até ao dia que perceber que isto não passa da conversa. esqueceram-se das quotas, das escolas, anda tudo á deriva na enfermagem portuguesa. Continuem a aplaudir e verão o que vos espera. Foi à UCC da mulher, falar de enfermeiros de família,sem saber o que dizia, so fala de parteiras, será que aordem virou o clube das parteiras. O parteiro anda muito mal, mas prontes é assim o que o povo quer. Foguetes, carradas deles
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!