segunda-feira, maio 28, 2012

A Enfermagem faz parte da solução!

Excelente artigo publicado na Revista Portuguesa de Gestão e Saúde, da autoria dos Enfs. Germano Couto e Bruno Noronha - em defesa da Saúde, do SNS e da Enfermagem.
.
Porque é que a falta de aposta na Enfermagem conduziu o SNS (e o próprio sistema de saúde) à ruína? O que ganha o país ao apostar nos Enfermeiros?
(Pág. 1 - clicar para ampliar e ler)

(Pág. 2 - clicar para ampliar e ler)

(Pág. 3 - clicar para ampliar e ler)

(Pág. 4 - clicar para ampliar e ler)


Comments:
excelente artigo!
 
A solução passaria como 1ª prioridade pelo fecho de algumas "escolas" de saúde. Quando houve excesso de pessoas formadas em Cursos de Educadora de Infância foi o que se fez!!! Aqui faz-se tudo me4nos isso, porque os tachos são difíceis de deixar, nem que para isso se tenha que arruinar uma classe inteira que deu origem a essa classe de iluminados, os ditos "professores" de enfermagem que vivem, cada vez mais, numa torre de marfim, onde se mantêm e fazem cursos de tudo e mais alguma coisa ... miseravelmente!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
 
FINALMENTE uma ordem com uma mentalidade mnoderna!
 
Parabens ao nosso Bastonário,

Gostaria de saber como adquirir a revista;

Não entendo como é que não há dinheiro no SNS- e continuam os SIGICS , será que o ministro da saude sabe como funcionam ? flor
 
Totalmente de acordo, Dr. Enfermeiro!

Este é um excelente artigo, não pelo conteúdo, mas porque demonstra que afinal, a actual direcção da OE se preocupa com o SERVIÇO Nacional de Saúde.

Se bem se lembra, em Coimbra, várias pessoas se arrepiaram, justamente com as palavras do Sr. Enf. Bruno Noronha!

Das duas uma, ou ele mudou de ideias (o artigo é de Fevereiro; a AG foi em Março), ou então, vejo ali alguma confusão. Whatever…

Já agora: porque é que só publica este artigo agora? Já passaram mais de 4 meses!?
 
Não há dinheiro no SNS?
Então como é que pagam fortunas de ordenados, mordomias de carros de luxo, computadores que qualquer dia tropeçamos neles, obras megalómanas para inaugurar à sucapa como vai ser a cirurgia de ambulatorio do CHBM para depois ser vendida à sonangol ou outro privado?
Não há dinheiro nas autarquias? Então porque é que fazem um chão para uma inauguração às pressas e depois o desmancham para fazer outro definitivo? É por ser uma câmara PS?
Em tempos de crise fazem-se inaugurações às pressas? Onde é que anda o nosso dinheiro?
 
A enfermagem também é solução para o buraco do ozono?
 
Este comentário foi removido pelo autor.
 
Eu diria que a solução para o SNS são enfermeiros a trabalhar... gratuitamente:
"Há duas enfermeiras que trabalham a troco de casa, comida e roupa lavada"

http://www.publico.pt/Local/ha-duas-enfermeiras-que-trabalham-a-troco-de-casa-comida-e-roupa-lavada-1547806?all=1

É assim mesmo... trabalhar voluntariamente pelo amor ao próximo ou à camisola.
 
“Faz parte da solução?”

Esta foi a frase proferida em Coimbra pelo Dr. Enfermeiro :)

Sou da opinião que podemos ser parte da solução para o imbróglio em que o SNS se encontra. Mas cuidado, temos de ir com muito jeitinho. Caso contrário, seremos inquestionavelmente um problema…

Logo na 1ª página, os articulistas falam em “grupos de interesse”. A quem se referem?

Dizem que o Estado é “impreparado”. Englobam aí os enfermeiros directores, supervisores e chefes que nos últimos anos estiveram em silêncio perante a ruína financeira das instituições onde trabalham?
 
No artigo é dito que a empresarialização dos hospitais não foi positiva.
Lá está: essa foi uma medida do PSD!
E aí é que o Germano fica comprometido.
Não se pode militar num partido e depois vir, com a maior das naturalidades, tecer críticas às políticas implementadas.

Não sei de que é que estão à espera para fazer uma central de compras para o Ministério da Saúde. Porque será que a Sonae e a Jerónimo Martins conseguem ter preços imbatíveis?!
(Fiquei admirada: então o Bruninho não se lembrou disto? Maroto!)
 
Esta discussão sobre aumento das competências dos enfermeiros tem muito que se lhe diga. E o meu ponto de discórdia com o Enf. Belmiro reside aí.
Como é óbvio, os enfermeiros podem fazer determinados procedimentos actualmente realizados por médicos. Mas num cenário desses, a Enfermagem também poderá perder competências para outros profissionais. É o “skill mix” a funcionar!

O SNS está com uma dívida brutal, mas eu acredito mais no impacto de outras medidas:
- desperdício de materiais; compra de produtos nem sempre pelo preço mais barato; olhe-se para as aplicações informáticas – cada uma delas custou milhares de euros, e no final, o doente continua a andar com um montão de papéis atrás dele!
- chefias; num país onde se diz à boca cheia que “há falta de médicos e enfermeiros” eu não percebo como pode haver tanta gente em cargos de chefe disto, responsável daquilo, coordenador daqueloutro… enfim, é um verdadeiro regabofe!
- as horas extras dos médicos também são uma loucura; os bancos de urgência são uma mina de ouro; os tipos dormem um terço do tempo, mas recebem 24 horas; os enfermeiros também não se podem orgulhar: há pessoal que na noite, vai dormir umas horas a casa; também não percebo porque se anda a pagar 42 horas aos enfermeiros ou SIGIC, quando há tanto desgraçado no desemprego.

Será que oi Germano não vê isto?!
 
Não consigo perceber esta teimosia no aumento das competências dos enfermeiros especialistas. Então e os outros? Não tenho a menor dúvida que ao final de 4 anos, caso houvesse vontade política para isso, nós poderíamos fazer muito mais e melhor.

O Germano diz que os responsáveis pelo estado actual da saúde em Portugal continuam impunes. Está a referir-se a quem: Ao Correia de Campos? À Ana Jorge? Ao Paulo Macedo?
Mas é curioso que logo a seguir “pisca o olho” ao Governo PSD (final da 1ª coluna da 3ª folha).
A Maria Augusta fartou-se de falinhas mansas para a Ana Jorge. O resultado está à vista!

Não sei se o bastonário tem noção, mas há enfermeiros deste país que quando estão a trabalhar, não têm hora de almoço ou jantar. Chegam mesmo a ter de ir à casa de banho a correr. Portanto, quando se refere à promoção de estilos de vida saudáveis, deve olhar primeiro para os enfermeiros! E já agora, há muitos enfermeiros que continuam a fumar no local de trabalho…
 
Rede de cuidados paliativos de âmbito nacional?
Agora, parece que há redes para tudo. A pescaria vai ser grande :)
Isto faz-me lembrar aquela tipa (Galriça) que se dizia a “mãe” dos cuidados paliativos. Apanhou boleia do Paulinho (CDS) e agora foi para a Assembleia!

Quanto à acreditação em saúde, lembram-se do King´s Fund no Amadora Sintra? Uma fachada imensa que escondia uma dura e (triste) realidade para doentes e profissionais.
Quase que aposto se não há aqui o dedinho da Sr. Enf. da Qualidade (?!) do Hospital Beatriz de Loures…

Só para terem uma ideia: o Hospital S. Marcos também andava cheio de lérias por causa da acreditação. Havia um impresso onde a utente colocava o nome e a seguir riscava a palavra “aborto” ou “parto”, consoante fosse o caso. Ridículo!
 
Este é um artigo cheio de falinhas mansas. O Germano tem medo de chamar os bois pelos nomes. Não se trata de promover uma melhor articulação entre os sectores público, privado e social. A questão é: quando é que o privado pára de MAMAR à custa do SNS?
Os acordos com a ADSE são ruinosos. A contratação de médicos acabadinhos de formar, e a custo zero é uma vergonha!
Já agora, o Sr. Bastonário não se refere à necessidade (EMERGENTE) de criar processos justos e transparentes de recrutamento de jovens enfermeiros. Francamente!
Por isso é que eu acho que tudo não passa de uma narrativa. Qualidade “blá blá” de cuidados “blá blá” de Enfermagem “blá blá”…
Não sei se sabem, mas há enfermeiros chefes deste país que acham que os elementos recém chegados ao seu serviço não precisam de integração (nem que fossem duas semanas).
 
Comentários a esta notícia avançada pelo Cogitare em Saúde - http://cogitare.forumenfermagem.org/2012/05/risco-de-impugnacao-das-eleicoes-para-a-ordem-dos-enfermeiros/ -?

Notícia que de tão incomoda que é nem merece uma pequena referência no site da OE. Será que o novo layout da Revista OE é mais importante do que uma decisão do Tribunal Administrativo Central?

Será que vamos ter novas eleições? Será que vamos ter a Enfª Ana Rita Cavaco como Bastonária?
 
Ontem estive escalado para fazer noite e por isso vi hoje algo que gravei na box em que num debate com o Professor Sobrinho Simões e o Professor António Vitorino se abordou a tão em voga temática dos Partos em Casa e para meu desgrado enquanto Enfermeiro vejo ser defendido por alguns dos membros da actual OE, nomeadamente do nosso Bastonário.
Transcrevo em seguida partes do debate e que quem conhece a minha opinião sobre este tema sabe que subscrevo o que diz o Professor Sobrinho Simões.

Sobrinho Simões: "Eu ando assustadíssimo que há agora uma MODA na classe média-alta, é "chique" os casais terem as crianças em casa é um regresso à barbarie"
António Vitorino: "Isso é incrível"
Sobrinho Simões: "Eu ando também assustado por começou a haver aí a ideia que as vacinas fazem às vezes mal, é verdade que a vacinação tem alguns riscos..."
Sobrinho Simões: "Isto é terrível, estamos a falar de classe média-alta...há uma deriva de alguma sessão de impunidade perante o parto... ou deixar de fazer a vacinação...isto é monstruoso do ponto de vista social"
Sobrinho Simões: "Temos que ter coragem de denunciar os maus exemplos, e eu este por exemplo de terem as crianças em casa quer dizer.... chegamos ao ponto de sermos dos melhores do Mundo em Mortalidade e vamos agora arriscar isto
Ana Lourenço: "E essa é DE FACTO uma questão de MODA e com a CONIVÊNCIA de alguns Profissionais de Saúde" (acrescento eu: tanto Obstectra e EESMO que face a formação que têm não deviam embarcar em "modas")
Sobrinho Simões: "É terrível porque de novo traduz a fragilidade da nossa sociedade em relação a coisas que aparentemente estavam estabelecidas, não é? É um REGRESSO À BARBARIE

Perfeitamente lógico e racional. Como já disse em outras situações concordo com a defesa por parte da OE de um Parto Natural mas tal refere-se à natureza do parto. Quanto ao local, só há um sítio onde no século XXI onde este deva ocorrer e não é em casa nem numa ambulância (a menos que completamente impossível de evitar pois estes ao contrário dos partos em casa não são programados para ocorrer naquele local) e que é o HOSPITAL onde há Equipas de Enfermeiros e Médicos com todo o material necessário para responder a qualquer imprevisto.
Espero que a OE reveja a sua postura reafirmando a defesa pela escolha de um parto natural mas opondo-se à sua ocorrência em locais não preparados para o efeito. Porque pese embora o facto de não ser a minha Especialidade, esta postura da OE não coloca só em causa a imagem e dignidade dos EESMO mas também a de TODOS os Enfermeiros.

Chateia-me estar sempre a voltar a este tema mas parece que hoje em dia só se sabe falar disto quando a meu ver isto era algo que já devia estar clarificado e arrumado.
 
Alguém leu a página 7 do JN de hoje?
Vamos ter repetição da eleições?
 
Para a enfermagem fazer parte da solução também é preciso que, ao nível da gestão das instituições, os enfermeiros diretores se preocupem com a equipa de enfermagem de todos os serviços e não olhem apenas para o seu umbigo.
Muitos enfermeiros diretores são como os políticos, ou seja, estão nesses cargos somente para se servirem e não para servirem os enfermeiros, ou então estão lá para agradarem aos enfermeiros chefes, sem o apoio dos quais não teriam tanto “poder”, e para isso vai de lhes darem horário acrescido (quando muitos não o cumprem nem o merecem, pois até se dão ao luxo de terem os segundos elementos).
Ao nível da gestão operacional, vulgo enfermeiros chefes, a enfermagem nem sempre faz parte da solução, porque há vários que praticam uma gestão rígida, arbitrária, pautada por favoritismos e pouco sensível às necessidades dos enfermeiros, o que leva à insatisfação, desmotivação e mal-estar nas equipas. E difícil maximizar as competências científicas e técnicas dos enfermeiros quando vemos diariamente situações deste tipo.
 
http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/nacional/saude/eleicao-na-ordem-esta-em-tribunal

O CM tentou, sem êxito, obter um comentário de Germano Couto

Esta notícia também vinha no JN de hoje.

DE, comentários? Posições da OE?
 
Este bastonário pelo menos não tem papas na lingua nem ovos debaixo dos braços!
 
Peço desculpa Sr. Anónimo (5/31/2012 01:46:00). O que diz não é verdade!
O actual bastonário está longe de ser um lutador activo em nome da classe.
Podemos andar aqui a compará-lo com a anterior bastonária, mas isso não nos levará a lado algum. O tempo agora é de agir! Chega de olhar para trás.
Veja por exemplo, o que diz ali atrás um Sr. Anónimo (5/30/2012 08:53:00).
 
Não sei como há gente que achas este artigo excelente e outros que dizem que o Germano não tem papas na língua. Tirando a questão da criação dos conceitos Hospitais SA e EPE, ele não toca nos assuntos que causa a ruína financeira e estrutural do SNS: os contratos duvidosos, obras adjudicadas que ficam X vezes mais caras e que meses depois requerem nova intervenção (nisso o seu hospital, caro DE, é bom exemplo embora não seja único). Indivíduos que vão para as "chefias" mas é para se governarem e não para governarem pelo bem comum, etc,etc como tanta coisa aqui referida.

O problema do SNS não está em quem trabalha, nos profissionais de saúde, embora haja sempre alguns que não são o melhor exemplo, mas na organização na dita gestão profissional. Sinceramente aqui há 20 anos, os hospitais podiam não ter os recursos que tem hoje mas funcionavam e eram melhor geridos.
 
E já agora, há muitos enfermeiros que continuam a fumar no local de trabalho

É o caso da Srª Enfermeira Directora do C.H.T.M.A.D.
 
“ "Anónimo disse...
Comentários a esta notícia avançada pelo Cogitare em Saúde - http://cogitare.forumenfermagem.org/2012/05/risco-de-impugnacao-das-eleicoes-para-a-ordem-dos-enfermeiros/ -?

Notícia que de tão incomoda que é nem merece uma pequena referência no site da OE. Será que o novo layout da Revista OE é mais importante do que uma decisão do Tribunal Administrativo Central?

Será que vamos ter novas eleições? Será que vamos ter a Enfª Ana Rita Cavaco como Bastonária?

5/30/2012 09:39:00 AM “”


AHAHHA!! Rebolo a rir!!
para que fique esclarecido a essa tentativa vã da ARC em querer bufar para os olhos dos incautos:

http://www.enfermeiros.pt/images/documentacao/Documentos_Varios/acordao_120528102149_0001.pdf
 
Que venha portanto com convocação de novas eleições; a derrota não lhe sairá dos ombros...! nem antes, nem depois!

Espero é que daqui a uns anos, com novas eleições, os enfermeiros se tornem mais proactivos - é que cerca de80% de abstenção... fica mal.. mas é facilmente explicavel, pela desvinculação total que os Enfºs sentiam em relação à Ordem da Maria Augusta... e isso reflectiu-se; talvez agora, tendo nós uma OE mais activa e resiliente, os colegas mudem a postura =)
 
Dr Enfermeiro.

Não lhe interessa por os resultados ultimos, que dizem respeito á Enfª Rita Cavaco?
ou melhor dizem respeito a todos.

ORDEM DOS ENFERMEIROS.
 
Lendo o acórdão do tribunal, parece que dão razão à interpelação da Lista vencida (B) no que concerne à suposta falta de contagem de votos e uma ou outra (umas dezenas parece).

No entanto, parece muito improvável que vá haver novas eleições. Há o risco de, se o tribunal assim o considerasse, de haver “falcatrua”, de contaminar o resto das eleições. Mas não me quer realmente parecer.

Enfim, é gastar os últimos cartuchos por parte da lista vencida, que tendo sido humilhada (nomeadamente a “candidata” a Bastonária - que não pode concorrer, e sabia bem disso) quer, parece-me, salvar a face.
E olha! Que venham novas eleições, e nova derrota =)
 
L-PROLOG:
se soubesses o meu ordenado dos enfermeiros, percebias que ha muitos anos trabalhamos por uma camisa lavada (em casa, na lavandaria nao dá)...
 
Aos poucos, vamos percebendo melhor quem é o Germano e a sua equipa.
Neste blogue, por exemplo, fez-se uma cobertura ao minuto (logo a seguir às eleições).
Aquando da visita do Germano ao Cavaco, houve uma imediata publicação das fotografias relativas ao acontecimento. Tão rápida que o pos´t sobre a Assembleia-geral de Coimbra, demorou 3 semanas a ser realizado…

Cuidado meus senhores! Os enfermeiros andam distraídos mas não são palermas!
 
Lentamente, vai perdendo fôlego esta garra do Enf. Belmiro. A narrativa de que os enfermeiros são a coqueluche dos hospitais/centros de saúde, não só não corresponde à realidade, como começa a chatear.

Em tempos era o discurso sobre o INEM. Nós éramos os craques vestidos de amarelo. Correram connosco do CODU e não tarda, os tipos das VMER´s estarão incorporados nas urgências.
A propósito disto: sabiam que há empresas de formação (SBV e SAV) em que os enfermeiros são formadores? E até ganham 30€ à hora.
Autonomia dos enfermeiros? Nada disso. Os médicos preferem estar na liderança dessas empresas: ganham muito mais do que esses 30€ e não se chateiam metade.

E quem julga que os enfermeiros são campeões em matéria de relações humanas, engana-se redondamente. Há enfermeiros chefes que não vão ao funeral de um ente querido (pai) de um enfermeiro da sua equipa (nem se fazem representar). Organizar a compra de um simples ramo de flores parece algo do outro mundo. O homem já foi enterrado e a malta ainda não se entendeu quanto ao tipo de ramo nem quanto à escolha de flores.

Para terminar, um dia destes liguei para os colegas (da enfermaria) virem buscar um doente ao recobro. Houve um atraso de 5 minutos (não mais). A colega ficou irritadíssima comigo. Entretanto, chega o neurocirurgião, o tal que tinha ido ver o penso do doente, e que tinha motivado o tal atraso.
Não é que ela se “arreganhou” toda para o Sr. Doutor?!

Colegas, mais de 50% dos problemas com que a Enfermagem se debate, devem-se à nossa postura. Não precisamos de andar em guerra com outras profissões!
 
Este acórdão do Tribunal, vem dar razão à Ana Rita Cavaco.
Eu não votei na lista dela porque me dei conta que não podia ser eleita para bastonária.
Mas de todos os candidatos, ela é de longe, aquela que mais próxima está da prestação.
Concorda Enf. Belmiro?
 
"Aos poucos, vamos percebendo melhor quem é o Germano e a sua equipa.
Neste blogue, por exemplo, fez-se uma cobertura ao minuto (logo a seguir às eleições).
Aquando da visita do Germano ao Cavaco, houve uma imediata publicação das fotografias relativas ao acontecimento. Tão rápida que o pos´t sobre a Assembleia-geral de Coimbra, demorou 3 semanas a ser realizado…"


Comentário interessante que tenta dar uma interpretação dos acontecimentos à sua bel-maneira; como convém. O tempo de publicação (aliás, tudo o tenha a ver com o blog) depende de um factor (pormenor) quase relevante: ... como é que se diz? - Já sei,... disponibilidade do autor!! Mas, claro, não será mais do que um mero pormenor!

Ainda não percebi muito bem a questão coimbrã. Apareceram lá dos derrotados, ainda no auge da sua revolta, com grande vontade de confronto. E que mais?!
 
É inacreditável como o acórdão do tribunal vem dar razão á Enfermeira Rita Cavaco, que subversão de valores é esta? Esta Enfermeira não reúne os requisitos para se candidatar a bastonária e ainda se acha no direito de reclamar, mas que respeito é o seu pela lei, esta é interpretada de acordo com a sua conveniência? Vamos supor que alguém que ainda não tem 18 anos ,á revelia introduz o seu voto na urna, esse voto nunca iria ser tido em conta, senão poria em causa o a validade eleitoral.Enfermeira Rita Cavaco tenha bom senso e respeite a lei.
 
De facto "O tempo de publicação (aliás, tudo o tenha a ver com o blog) depende de um factor (pormenor) quase relevante: ... como é que se diz? - Já sei,... disponibilidade do autor!! Mas, claro, não será mais do que um mero pormenor!"

Mas não deixa de ser curioso a "COINCIDÊNCIA" de timing entre a "DISPONIBILIDADE" do autor e TEMAS QUE NÃO "AGRADAM" AO AUTOR.

Parece que o universo se alinha para tramar os horários do autor sempre que surgem temas incómodos, sejam AGs, possíveis impugnações de eleições, etc.

Uma ida ao bruxo é capaz de ajudar.
 
"Parece que o universo se alinha para tramar os horários do autor sempre que surgem temas incómodos, sejam AGs, possíveis impugnações de eleições, etc."

AG: pacífico. Todos os documentos propostos foram aprovados.
Possíveis impugnações das eleições? Nem um byte perco com isso.
 
DE disse: "Possíveis impugnações das eleições? Nem um byte perco com isso."

Curioso quando vários outros blogues perdem os referidos "byte" e até mesmo o site oficial da OE. Só mesmo o DE que em função dos cargos que ocupa na OE e no trabalho é que assume a atitude de arrogância. Não tem mal nenhum pois os arrogantes acabam por cair, tudo um questão de tempo (pode até ser que não seja tanto quanto isso).
 
"Aos poucos, vamos percebendo melhor quem é o Germano e a sua equipa.
Neste blogue, por exemplo, fez-se uma cobertura ao minuto (logo a seguir às eleições).
Aquando da visita do Germano ao Cavaco, houve uma imediata publicação das fotografias relativas ao acontecimento. Tão rápida que o pos´t sobre a Assembleia-geral de Coimbra, demorou 3 semanas a ser realizado…"


Comentário interessante que tenta dar uma interpretação dos acontecimentos à sua bel-maneira; como convém. O tempo de publicação (aliás, tudo o tenha a ver com o blog) depende de um factor (pormenor) quase relevante: ... como é que se diz? - Já sei,... disponibilidade do autor!! Mas, claro, não será mais do que um mero pormenor!

Ainda não percebi muito bem a questão coimbrã. Apareceram lá dos derrotados, ainda no auge da sua revolta, com grande vontade de confronto. E que mais?!


Quanto à questão do DE não comentar a vitória da ARC no Tribunal Administrativo é muito simples de explicar já que vai aplicar a estratégia do costume: deixa passar uns dias para poder "acumular" umas notícias, publica tudo ao mesmo tempo para assim "abafar" o que não interessa. Deja vú, só mesmo quem nunca leu o blog é que não sabe que a "estratégia" é sempre a mesma
 
Caro anónimo (6/03/2012 09:10:00 AM).
100% de acordo!
Efectivamente, é esta a estratégia:

“deixa passar uns dias para poder "acumular" umas notícias, publica tudo ao mesmo tempo para assim "abafar" o que não interessa”.

Ainda ontem, o Belmiro censurou um comentário meu.
Porque será que têm assim tanto medo?!
Aliás, tanto falam na questão Coimbrã, que começo a pensar, que afinal, é a actual (e não a antiga) equipa da OE que representa ao Feliciano de Castilho :)

A máscara já vos caiu há muito…
 
Anónimo Anónimo disse...

“Faz parte da solução?”

Esta foi a frase proferida em Coimbra pelo Dr. Enfermeiro :)


Não, esta frase foi proferida pelo Enfº Belmiro Rocha.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!