sábado, maio 19, 2012

Evidências para o empowerment do "Enfermeiro de Família"...

... publicadas no reputado British Medical Journal (2002) - "Systematic review of whether nurse practitioners working in primary care can provide equivalent care to doctors" (link):


(Clicar para ampliar e ler)
.
Results: "(...)... patients more satisfied...(...). No differences in health status were found (...) longer consultations (...) made more investigations (...). No differences were found in prescriptions, return consultations, or referrals. Quality of care was in some ways better (...)".

Comments:
Atenção ao que se sublinha: "had longer consultations...and made more investigations", isto é, as suas consultas demoram mais tempo e são pedidos mais exames. Não sei se será boa ideia apresentar isto ao Ministro Paulo Macedo.
 
DE, leu todo o artigo?
 
Já que estamos numa de "evidências" foleiras, aqui vai mais uma:
Um dentista demora 5 anos para poder prescrever um paracetamol;
Um veterinario demora 5 anos para prescrever um paracetamol (para canários, claro);
Um médico (licenciado em medicina), demora 6 + 1 + 1 para poder ter vinhetas;
Um enfermeiro eventualmente vai demorar 4 anos para "prescrever" o que o médico já tinha prescrito, ou talvez, vá mesmo prescrever!!!

PS: um técnico de farmácia... acho que faz o que quiser.

Talibã das Beiras: Sempre ao mais alto nível.
 
Muito bem! DE sempre no seu melhor. Percebi muito bem onde quer chegar :)

muito à frente!!
 
Nem sei o que pensar de tudo isto, mas dado que é aqui mencionado o médico dentista e a sua habilitação para a prescrição, não posso deixar de lembrar no passado recente, os pareceres da ordem dos enfermeiros sobre a incompatibilidade enfermeiro/ médico-dentista (tinham 6 anos formação na qual tiveram farmacologia,anatomia , genética, microbiologia, fisiopatologia etc.), no entanto foi posto em causa o seu exercício.
Hoje o paradigma mudou o enfermeiro está habilitado para a prescrição, mas só se tiver a especialidade de enfermagem porque se tiver outros saberes psicologia, medicina-dentária etc. esses saberes anulam-se, colocam em causa os bons cuidados ao cliente. Pergunto porquê? Por preconceito e inveja de alguns profissionais,porque a posse de fontes de saber diversificadas são sempre uma mais valia, nunca um impedimento.
 
Não desfazendo mas as conclusões do estudo são:

"Conclusion

Patients are at least as satisfied with care at the point of first contact with nurse practitioners as they are with that from doctors. Although assessments of the quality of care and short term health outcomes seem to be equivalent to that of doctors, further research is needed to confirm that nurse practitioner care is safe in terms of detecting rare but important health problems."
 
Vá lá DE seja isento e publique todas
as opiniões, até achava piada ao blogue... assim qual é o interesse?
 
Gostava de entender porque é que o Talibã das Beiras desgosta tanto dos Enfermeiros... Fizeram-lhe algum mal? Ninguém pretende usurpar funções de ninguém muito pelo contrário eu acho "importante" a existência de equipas multidisciplinares já que só se assim se podem garantir bons cuidados de saúde... Para si os Enfermeiros não deveriam existir ou quê? :/
 
"However, most recent research has been based on nurse practitioners providing care for patients requesting same day appointments predominantly for acute minor illness and working in a team supported by doctors. It cannot be assumed that similar results would be obtained by nurse practitioners working in different settings or with different groups of patients, nor that they could substitute entirely for general practitioners."
 
"Satisfaction with care could be related to differences in the training and consultation skills of nurses, patients' expectations, or the extra length of time that nurse practitioners spend in consultations.

Secondly, nurse practitioners and doctors did not necessarily work under similar circumstances or with similar pressures on their time, even in the controlled trials. It is necessary to determine whether the differences between nurse practitioners and doctors in patient satisfaction and quality of care remain if they work under identical circumstances, particularly with the same rates of booked consultations. "
 
"made more investigations" implica less cost-effective
 
Mas esta comparação neste artigo é efectuada atendendo a apenas algumas situações de alteração da saúde bem delimitadas e não de uma forma generalizada.
Tudo aquilo que implica um diagnóstico inaugural de doença necessita de um médico para o efectuar.
 
Pois... e é assim, desta forma deveras enovadora que a enfermagem "evolui"!
Não se evolui para campos que são essencialmente novos,por mérito ou investigação propria, "evolui-se" substituindo outros, em funções que são propias da sua formação e função!

Mas gostaria também de perguntar ao Sr. DE, se realmente leu TODO o artigo?
 
Desafio aqueles que trabalham no estrangeiro a contribuir com a sua experiência.
Porque, não desvalorizando o peso da evidência científica de um estudo, o que é certo é que na realidade que conheço (inglesa) os Enfermeiros são muito mais bem aproveitados do que em Portugal, quer ao nível dos cuidados de saúde primários quer ao nível hospitalar. Importa também referir que a formação de um Enfermeiro em Inglaterra é qualitativamente muito inferior do que a portuguesa, e que mesmo assim os resultados deste aproveitamento agilizam e promovem a qualidade dos cuidados prestados aos cidadãos.
 
Estudos feitos por enfermeiros... não há aí um grande conflicto de interesses nem nada...
 
Meus caros, o Germano e o Enf. Belmiro podem vir com mil e um estudos. Até podem ser todos em inglês.
Mas para mim, a realidade portuguesa é simples.

Os enfermeiros enchem a boca para dizer que são o maior grupo profissional de saúde. Pois bem, e depois? Significa que se quisermos aumentar 50€ mensais cada enfermeiro, o Estado terá de desembolsar milhões de euros. Alguém acha que o Passos Coelho vai na cantiga?

Depois, temos a temática da "afirmação dos enfermeiros especialistas". Neste combate, a luta que mais tem saltado para a ribalta tem sido a dos enfermeiros de saúde materna. Não acham que a estratégia que está a ser usada é errada? Há uma afronta constante aos médicos...

Nos serviços, temos enfermeiros "chefes", "segundos elementos", "chefes de equipa", "supervisores", "responsáveis", "directores", que fazem tudo ao contrário daquilo que é preconizado pelas boas práticas. É preciso eliminar esta CORJA. Venha a democracia. Venham eleições!

Para não me alongar, falta ainda referir as escolas. O nosso bastonário diz que há 5000 mil enfermeiros no desemprego. Diz também, que este ano vão formar-se 3500. Os hospitais não vão fazer muitas admissões. Significa que o número "5000" poderá chegar aos "7500".
E o Enf. Germano não cria um plano de EMERGÊNCIA dirigido ao excesso de vagas?
Claro que não! Todos sabemos porquê...
 
A última revista da OM dá um realce à enfermagem como nunca se viu.

Os conteúdos, na globalidade, são agoniantes. É o narcisismo elevado ao expoente máximo. A vaidade ad nauseam. Tiques de tudo o que é contrário à evolução cultural e social que desejamos para os nossos filhos.

Imagens deprimentes, antigas, grisalhas e com cheiro a mofo; legendas ridículas (representado pela filha, ESTUDANTE DE MEDICINA), cagança q.b.

A mesma postura de sempre. Contra isto, colegas, é fácil lutar porque já ninguém se revê nesta medicina do passado que não aceita e não assume que é uma profissão como outra. Os argumentos são tão insípidos (sim porque sim) que estou certa de que os Enfermeiros e outros profissionais de saúde não terão grande problema em demonstrar a sua mais valia num sistema tão senil e demente como o que os médicos estão a querer impôr ao povo.
 
“ Talibã das Beiras disse...
Já que estamos numa de "evidências" foleiras, aqui vai mais uma:
Um dentista demora 5 anos para poder prescrever um paracetamol;
Um veterinario demora 5 anos para prescrever um paracetamol (para canários, claro);
Um médico (licenciado em medicina), demora 6 + 1 + 1 para poder ter vinhetas;
Um enfermeiro eventualmente vai demorar 4 anos para "prescrever" o que o médico já tinha prescrito, ou talvez, vá mesmo prescrever!!!

PS: um técnico de farmácia... acho que faz o que quiser.

Talibã das Beiras: Sempre ao mais alto nível. “

Os enfermeiros vão prescrever, ALGUNS medicamentos e ALGUNS ECD, devidamente congruentes com a sua especialidade (o mesmo se passa com os médicos certo?); Os Enfermeiros dos EUS, UK, e Espanha, dispõem de cerca de 90 fármacos que estão autorizados a prescrever. Dificuldades??
 
“ MFF disse...
Gostava de entender porque é que o Talibã das Beiras desgosta tanto dos Enfermeiros... Fizeram-lhe algum mal? Ninguém pretende usurpar funções de ninguém muito pelo contrário eu acho "importante" a existência de equipas multidisciplinares já que só se assim se podem garantir bons cuidados de saúde... Para si os Enfermeiros não deveriam existir ou quê? :/ “

Cara MFF, o talibã da beira é enfº mas, como já fez questão (muuuitas x) de dizer que está agora a tirar o curso de Medicina (bom para ele - a sério, sem tanga!), acho que se está rapidamente a afectar pelo corporativismo e snobismo que infelizmente caracterizam alguns esculapianos.. já se está a esquecer, parece-me, da luta e sua justeza, da Enfermagem, tanto e tanto tempo asfixiada na sua autonomia e alargamento de competências, muito por culpa dos lobbies médicos.
É cuspir no prato que já comeu.. enfim..!
 
Muito boa tarde,
Ácerca de 20 que sou enfermeiro. Já enquanto estudante me apercebi da problemática - falar mal! - nunca nada estava bem, enfim, uma panoplia de situações que me desagradavam em absoluto.
Acreditei que depois de profissional,as coisas mudariam. Ok, enganei-me! - apenas mais uma frustração a somar a outras tantas...! Sou enfermeiro Especialista, mas a especialidade mao me retira o Titulo de enfermeiro, pois continuo a se-lo. (Espero nao ser agredido e ofendido). Ora, o que mais vejo neste Blogue e mais uma vez dizer mal, uma vez dos médicos, outras dos farmaceuticos e curiosamente, muitas vezes, agridem-se mesmo os proprios enfermeiros. Pergunto: como é possivel esta violencia, vinda de gente que cuida de gente? Há pouco reparei que também se começa, a falar mal da Filosofia e da Ética. Pois, acreditem que nos faz falta, e muito! E, sao discilpinas que deviam ser ministradas nos cursos da saude e em todos os anos, - sério! só tinhamos a ganhar. Se tivessemos essa formação, talvez nao viessemos a publico com argumentos tão agressivos.
Espero nao ser mal interpretado; apenas quiz manifestar a minha modesta opiniao.
Só mais uma questão: - Afinal o que entendem como estando bem? Sim, porque me parece que tudo está mal (...)

Cumprimentos cordiais,

Antonio Manuel Patronilho (ACES - Sacavém)
 
Doutor Enfermeiro, tem alguma especialidade? Será Especialista em Saúde Materna e Obstétrica? Não tenho visto nada sobre as outras Especialidades.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!