terça-feira, maio 08, 2012

Quero evidências!

A propósito de um dos temas mais em voga - partos, seguimentos das gravidezes, prescrição de meios complementares de diagnóstico às grávidas, etc. - têm surgido, no contexto da discussão, argumentos que revelam ignorância. Muita ignorância!
.
Os Enfermeiros afirmaram que "seguem melhor que os médicos as gravidezes fisiológicas" (até porque os médicos que as seguem são os Médicos de Clínica Geral/Saúde Familiar!), e, logo de seguida, floresceram contra-argumentos retortos e completamente desatilados, tal como aqueles que tenho lido nos comentários do post anterior: "os médidos são melhores porque estudam não sei-quantos-anos blá, blá, blá". Argumentos desta índole,  são acéfalos! Eu quero e-v-i-d-ê-n-c-i-a-s, ó povo! Evidências..
Dizer que o vosso carro trava melhor que o meu porque é de uma qualquer marca em particular não chega; não tem validade! Quero evidências srs. doutores!!
.
É que eu tenho evidências, estudos, provas e factos (de autores tais como Robin P. Newhouse, Julie Stanik-Hutt, Kathleen M. White, Meg Johantgen, Eric B. Bass, George Zangaro and Lily Fountain, Donald M. Steinwachs, Lou Heindel, Jonathan P. Weiner, etc, etc) que fundamentam as minhas asseverações!
.
Para ser mais rigoroso, tenho 18 anos de estudos (mais de 100, realizados entre 1990-2008, recolhidos de várias bases de dados de prestígio; objectivos!) que provam que os Enfermeiros seguem melhor as gravidezes fisiológicas (que representam 90% do total) e não só!
.
Um exemplo para não me alongar: publicado no reputadíssimo American Journal of Public Health, denominado "Nurse Midwife care equal in morbidity at a lower cost, with more favorable outcomes and fewer interventions", 2003 (dois anos e meio de duração; população do estudo: 2957 mulheres).
.
As conclusões não deixam margem para dúvidas (ou deixam?):
.
Relativamente às grávidas/partos, quando eram seguidas/executados por Enfermeiros...
Isto são evidências, gente! - Melhor performance, com menos intercorrências, menor dispêndio de recursos, mais eficaz e uma incrementação substancial na satisfação dos utentes!

Comments:
Para quando o fecho da maioria das Escolas Superiores de Enfermagem? 3chegam e sobram... temos 65 mil enfermeiros em Portugal que chegam e sobram para os próximos 40 anos.
 
Os enfermeiros não estão a ver bem a dimensão da BOMBA que nos vai estoirar nas mãos!

É um erro pensar-se que a prioridade para a profissão neste momento são as “gravidezes fisiológicas”. Para que saibam, desde o final do ano passado, S. João e Santo António (Porto), HUC (Coimbra), Santa Maria, S. José e S. Francisco Xavier (Lisboa) não admitiram um único enfermeiro!!!!!

O Sr. Bastonário diz que são 3500 enfermeiros que se formam por ano. Pois bem, contando com os colegas que já estão à espera de emprego, estes 3500, simplesmente não vão ter colocação.

A Ordem não diz nada sobre isto?
Prefere andar em guerra com os médicos?
 
Independente do tema em questão, é uma mente simples aquela que julga que os responsáveis da Ordem apenas se dedicam a um assunto de cada vez.
Deduzo que o colega que proferiu tal afirmação não preste cuidados...
 
Pois... Só faltam as evidências em Portugal.
Será relevante ou fazemo-nos todos de parvos!
 
Enquanto andam a discutir os partos feitos por enfermeiros na Madeira já se começou a festejar o Dia Internacional do Enfermeiro. Sabem como? A minha chefia comunicou-nos ontem que saiu uma orientação que as pomadas, os pensos e imaginem só o betadine para os pensos das feridas têm que ser passados pelo médico. Perante a nossa revolta encolheu os ombros. Da ordem não ouvi nada. só na madeira fazem parte da ordem talvez uma dúzia de chefes e o presidente (???) é supervisor. Devem andar nas festas e nos abraços. Quem nos acode? Ou vão dizer para falar baixinho?
 
Mais uma vez DE, sempre em grande e atento!
 
Parabéns DE pelo excelente post... mas resguarde-se.... há outra evidência, baseada na sabedoria popular: o pior cego é o que não quer ver... e há imensos cometadores que por ignorância não assumida, medo dos enfermeiros, preguiça mental, (etc...)nunca hão de entender... para eles, se uma pedra for um pássaro, então será um pássaro e ponto.... porque não atingem ou não querem atingir mais longe.... quanto à questão da Madeira, essa questão da prescrição médica é totalmente ridícula... já em tempos havia uma portaria que ia sair com esse teor relativamente aos centros de enfermagem, se não me engano, e pela nossa acção, ela foi corrigida devolvendo-nos a autonomia dos pensos... das 2 uma: ou não fazem RIGOROSAMENTE NADA ate o médico prescrever algo, até que o caldo entorne, ou unam-se e não encolham os oimbros... d eombros encolhidos andámos nós anos e anos!!!! A autonomia conquista-se, nao vem de mãos beijadas!
 
Durante as eleições para a Ordem dos Enfermeiros, vários foram os comentários em favor de um “Marinho Pinto” da Enfermagem.
Tenho dúvidas que de todos os candidatos, seja o Enf. Germano o melhor a desempenhar esse papel.

Se olharmos para as frases mais bombásticas do bastonário da Ordem dos Advogados em relação, por exemplo, aos juízes, percebemos que ele apenas reclama mais transparência nas decisões judiciais.

Ora, o nosso bastonário, surge com uma postura nunca antes vista: defende que os enfermeiros substituam os médicos.

Seria o mesmo que termos o Marinho Pinto a dizer que quer julgamentos sem juízes…
 
Evidência seria todos os enfermeiros cumprirem o dever de informar a ordem onde trabalham, que tipo de contrato têm, para se saber a real dimensão da precariedade e do desemprego dos enfermeiros. Assim talvez ajudassem a ordem a fazer contas e tomar uma posição firme junto da tutela e das direcções de enfermagem que pactuam com a precariedade da profissão
 
Não sei se o DE é o Enf Belmiro ou não, o que sei é que está a fazer um exclente trabalho
Este post é exemplo de trabalho que deveria sustentar as nossas praticas dia-a-dia
 
Vamos lá pensar:

Estou doente; vou ao serviço de urgência e sem enfermeiro nem sou triada; mas lá está o médico e ele dá-me entrada! Depois sou observada e pedem-me uma panóplia de exames e colheitas! Quem colhe???

Sou então internada com um diagnóstico (feito com exames e técnicas executadas por outros!);

Quem me acolhe? Quem me instala? Quem cumpre a terapêutica prescrita pelo sr dótor??
Quem me colhe o sangue?? etc.etc.etc.
Não é perciso ser muito esperto para perceber que os médicos não são nada sem nós e que nós também não funcionamos sem eles!

Questionável é se só com enfermeiros os doentes ficavam curados ou se só com médicos???


DEIXEMO-NOS DE GUERRAS ESTUPIDAS E DE LOBBIES; UM ENFERMEIRO BEM FORMADO PROVA A SUA NECESSIDADE DE EXISTÊNCIA E A SUA COMPETÊNCIA!
 
Excelente DE, EXCELENTE!!!
 
O colega que fez o comentário dos pensos na Madeira, que informe a OE lá, ou, se impossível, mande para Lisboa uma queixa com pedido de anonimato (e cópia da dita circular!)! Tem é de se mexer, senão eles pouco podem fazer!!
 
"Saberes e poderes no Hospital"
da "colega" Graça Carapinheiro

http://repositorio-iul.iscte.pt/bitstream/10071/1246/1/1.pdf

leiam e vão compreender porque podemos ter muitos "saberes" mas "poder" só o vamos conseguir com luta. Quem tem o "poder" no Hospital não o vai ceder se a isso não for obrigado. E vitórias morais temos muitas ao longo dos últimos anos mas em Portugal a mudança de paradigma na Enfermagem deu-se em 1974/1975 quando os Enfermeiros como um todo baterem o pé. E a situação era bem difícil;lembram-se? não havia dinheiro, fuga de capitais para o estrangeiro, baixo nível escolar na classe. Mas bastou uma paralisação geral da classe para os responsáveis darem o braço a torcer e resolverem os problemas salariais em disputa e o reconhecimento do valor da nossa profissão.Poder é o que precisamos. E já agora de líderes fortes que é o que não temos. Meninos com carinha lavada mas apenas isso: meninos
 
Os materiais de pensos só serão prescritos pelos médicos porque os enfermeiros se demitem de tomar essas decisões. quantos enfermeiros pedem ao médico para ver uma ferida e questionam sobre o que lá colocar?? Assim não serve de nada andarmos a realizar formações sobre esta matérias já que não decidimos sobre isso nem contestamos as prescrições absurdas que eles fazem?????!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Já alguém ouviu falar em colocar a solução alcoolica das mãos em pele com eritema e prurido ou em foliculites??!! Eu já mas foi da boca de um doutor médico!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
 
É por isso que gosto deste blogue. Arrasa logo!
 
Agora esteve muito bem... evidências!!!!
 
Você tem noção do ridículo? Jamais quereria um enfermeiro a seguir-me e a tomar decisões. Simplesmente não têm formação para tal! Nada substitui o médico, por isso remeta-se à sua função de enfermeiro!
 
Um dos problemas das democracias, é que ao votarmos em alguém estamos a passar-lhe um cheque em branco. Se o eleito for responsável, cumprirá com o seu programa; se não for, fará as coisas que bem entender…

Se bem se lembram, nas últimas eleições houve uma abstenção de 80%. Isto carece de um debate dentro da classe.

Também tenho sérias dúvidas que todos os votantes na actual direcção da OE estejam de acordo com tudo o que está a ser feito pelo actual bastonário.

Coloquei um comentário Facebook, na página da Ordem, perfeitamente banal, mas que foi eliminado. Já não nos bastava a censura que às vezes assistimos neste blogue ):
 
Parabéns por este post, foi dito aquilo que era preciso dizer, quando se fala em poupar que sigam os exemplos dos paises que gastam menos para fazer o mesmo... lá muitas das soluções passam pelo enfermeiro.

Quanto aos pensos, no meu caso só preciso do médico quando considero que existe uma infecção na ferida que necessita de antibiótico, de resto nem sabe quantas pessoas andam a fazer penso... não é nada com ele!
 
"Você tem noção do ridículo? Jamais quereria um enfermeiro a seguir-me e a tomar decisões. Simplesmente não têm formação para tal! Nada substitui o médico, por isso remeta-se à sua função de enfermeiro!"

:)
Amigo, se, depois de devidamente fundamentado com evidências sólidas, continua, analogamente, a acreditar que a Terra é plana (depois de por A + B lhe provar que é redonda!), bem... então, o problema já transcende o intelecto e entra no domínio da crença. Aí não o posso ajudar. O domínio teísta é muito complexo...
 
Abraço, colega José Dores.
 
Quanto à questão de termos de esperar pela prescrição do médico para fazer os pensos às feridas, a ordem sabe porque todos os que pertencem à ordem da madeira trabalham no sesaram e sabem disso. Quase metade são chefes e não fazem nada porque não interessa. E não vou ser eu que vou por o meu pão de cada dia em risco. Deviam era ser investigados pela ordem porque não defendem a nossa autonomia.
 
“"Anónimo disse...
Enquanto andam a discutir os partos feitos por enfermeiros na Madeira já se começou a festejar o Dia Internacional do Enfermeiro. Sabem como? A minha chefia comunicou-nos ontem que saiu uma orientação que as pomadas, os pensos e imaginem só o betadine para os pensos das feridas têm que ser passados pelo médico. Perante a nossa revolta encolheu os ombros. Da ordem não ouvi nada. só na madeira fazem parte da ordem talvez uma dúzia de chefes e o presidente (???) é supervisor. Devem andar nas festas e nos abraços. Quem nos acode? Ou vão dizer para falar baixinho?””

FAÇA RÁPIDA QUEIXA À ORDEM DOS ENFERMEIROS!!
 
“” Anónimo disse...
Você tem noção do ridículo? Jamais quereria um enfermeiro a seguir-me e a tomar decisões. Simplesmente não têm formação para tal! Nada substitui o médico, por isso remeta-se à sua função de enfermeiro! “”

AHAH!! PRECISA DE UM RENNIE?? É que daqui a pouco tempo já lhe irei poder prescrever tal coisa (eu sei q não é preciso receita p isto ma ok..), e aí então é que nem comomeprazóis ranitidinas nem papas cerelac =D
Coloque-se lá, no seu “pedestal”, bradando que os Enfºs precisam, para tudo, da sábia e paternalista mao do médico.. Felicidades e melhorias para a gastralgia hein? ; )
 
Ali atrás, alguém dizia que no spot publicitário da OE as fardas são semelhantes às do Hospital da Luz, mas não têm o logótipo da instituição.

Ora, para mim isso ainda torna o cenário mais rocambolesco.

Os enfermeiros não devem ter problemas em assumir que trabalham em instituições privadas, sejam elas do BES, HPP, Mello, etc.
A minha grande objecção foi não haver qualquer referência ao SERVIÇO Nacional de Saúde (seja hospitais, centros de saúde ou outros), nem por exemplo, uma referência a um dos pilares mais importantes da nossa actuação: PREVENÇÃO.

Também não me venham dizer que pelo facto de as fardas não terem o logótipo do Hospital da Luz, não há qualquer problema. Os mais atentos percebem facilmente de que hospital se trata, quanto mais não seja, porque a enfermeira directora aparece no anúncio!

Quanto aos abraços, totalmente com o que já foi dito até aqui.
 
Para quem pensa que o clima de desunião, ausência de espírito de classe e salve-se quem puder, só acontece com os enfermeiros, aconselho vivamente a leitura:

http://www.simedicos.pt/Noticias/Aves-de-rapina_8986.aspx

Conclusão: isto quando toca na carteira, são todos iguais...!
 
Tomei hoje conhecimento de um jovem fisioterapeuta que tem 27 anos e que já ganha (trabalhando em mais que um sítio é certo) mais de 2000 euros limpos!!!
É que enquanto o nosso Bastonário só anda preocupado com o seu "quintal" esquece-se que muitos outros Enfermeiros Especialistas trabalham que se fartam e não têm as remunerações merecidas e pior nem têm direito a que a Ordem se lembre deles.
Já começo a ficar enojado com toda esta conversa dos nossos Colegas EESMO que são levados ao colo enquanto que os outros vão ficando para trás. Se calhar aos olhos desta equipa só mesmo os EESMO é que contam como Enfermeiros, o resto é paisagem.

JP
 
Ora bem, em 90% das gravidezes não é preciso fazer absolutamente nada, senão a humanidade ter-se-ia extinguido! A questão é saber até que ponto os enfermeiros têm preparação para detetarem anomalias que ponham em risco a vida da mãe/criança.
 
De repente ficamos a saber que só os enfermeiros é que salvam o mundo...os restantes intervenientes na área da sáude são todos uns burros.
Não percebo srs enfermeiros pque é que chamam um médico quando não sabem o que fazer a uma ferida, pelas vossas afirmações aqui depreendo que têm voçês que tratar até ao fim, certo?? deixemo-nos de tanto narcisismo...
 
Porque o DE não parece estar a par de todas as notícias em especial aquelas que datam em já quase 1 mês, aqui fica a "novidade" para o(s) distraído(s):

http://www.ordemenfermeiros.pt/comunicacao/Paginas/MinisterioAtribuiMedalhaOuroEnfMariaAugustaSousa.aspx

http://www.sep.org.pt/images/stories/sep/accaosindical/2012/04/DiaMundiasaude_MASousa_1.pdf

Ainda vai a tempo de se retratar...ou talvez não.
 
Enf. do Norte

Não fui eu o autor do comentário que menciona, mas deixe-me perguntar-lhe uma coisa, não acha profundamente infeliz essa sua intervenção?? Acha que a questão Medicina vs enfermagem é uma especie de derbie da bola??

Rennie para Médicos?? É por essas e por outras que não são de facto levados a sério, nem podem. Este blog é no minimo curioso, porque pese embora os posts do autor completamente tendenciosos, deturpadores da realidade e incoerentes, a "joia da coroa" encontra-se mesmo nos comentários. Essa sua postura como comentador do blog, diz muito sobre a sua postura subalterna no dia a dia de trabalho...Caso contrario, não precisava de vir para o blog, deixar essas pérolas "à rambo da enfermagem" quando eu sinceramente o que vejo todos os dias é o contrário... Para tudo é realmente necessária a aprovação Médica, quando as coisas correm mal, "Ah e tal o sr. Dr", tudo que fuja da normalidade chama-se o Médico, qualquer responsabilidade a assumir, é o Médico que se chega à frente... Por isso não venha para aqui vender essa do "eu faço e aconteço" porque amanha de manhã, quando voltar ao serviço, volta a subalterno na mesma, limita-se a executar o que lhe é indicado e prescrito, e na duvida pergunta. Mudança de fraldas, não precisa de perguntar...

ps: Rennie e omeprazol precisa você e todos os outros, que não tiveram notas/capacidade para entrar no curso que sempre quiseram. Depois dá nessa azia constante. Lamentável.
 
sim, os 10Milhoes de portugueses sabem quem é a enfermeira directora da Luz, hilariante lool. O video é uma mensagem dispensa legendas... mas pelos vistos... ah e sao 30s... xD
 
Por acaso, tenho curiosidade em saber como é que a Enf.ª Costa Dias aparece numa publicidade em favor da equipa do Germano. Ela era apoiante da lista B…
É o BES-Saúde no seu melhor. Haverá ali mão da Enf.ª Cristina Mesquita?
Ou será que os tentáculos do Grupo BES estavam a tentar entrar na Ordem dos Enfermeiros: Enf.ª Costa Dias via ANA RITA CAVACO; Enf.ª Mesquita via GERMANO?!
 
Acredito que a equipa do Germano esteja com vontade de deixar uma marca forte na Ordem, mas nesta matéria, estou em total desacordo.

É um disparate colocar esta questão nestes termos: ou é vigiada por um médico OU por um enfermeiro.

Eu acredito em equipas multidisciplinares. Significa portanto, que ao longo dos 9 meses, o casal pode contar com o apoio de diferentes profissionais de saúde, consoante as suas necessidades.

Já foi aqui dito, e eu concordo: como queremos uma boa relação com os médicos, se depois nos comportamos desta maneira?

Mais: quando me mostrarem números convincentes sobre, por exemplo, enfermeiras que vigiam as suas gravidezes, em enfermeiros de saúde materna, aí talvez mude de opinião.

Outro aspecto que convém ter em mente é o seguinte: quando dizemos que a vigilância da gravidez feita por médicos é caríssima, estamos a assumir que nós podemos fazer esse tipo de funções a um preço “mais em conta”. Ora, fica então provado, que o Sr. Bastonário talvez não esteja muito preocupado com aquilo que é o vencimento digno dos seus pares.
 
Enfermeiro Belmiro:

Nesta entrevista ao JN, o Germano fala de várias coisas:
- dotações inseguras;
- corporativismo dos médicos;
- emigração de enfermeiros;
- excessiva medicalização do Serviço Nacional de Saúde;
- acompanhamento de grávidas por enfermeiros especialistas;
- trabalhar no público e no privado;
- dotações de enfermeiros em lares;

Explique-me onde é que o bastonário se referiu à BOMBA que eu mencionei?
Não tenha a menor dúvida: TODOS os enfermeiros que acabarem o curso este ano, vão para o DESEMPREGO! (*)
Dei o exemplo do Santa Maria, S. José, S. João, S. António, HUC… mas poderia dar imensos outros exemplos.

Não lhe parece que um cenário catastrófico destes, deveria merecer um parágrafo (no mínimo) nesta entrevista?
Por favor!

(*) Sabe porque é que esta afirmação não será totalmente verdadeira. Porque vai haver uns finórios que seguramente arranjarão colocação graças ao factor CUNHA.
E aí vemos, mais uma vez, que a actual direcção da OE, assobia para o lado em relação ao modo como é feito o recrutamento de enfermeiros nas instituições de saúde.
 
Mas desde quando os pensos carecem de “ordem” médica???!
Eu tenho toda a autonomia para fazer os pensos como quiser; no entanto, aprecio o parecer dos meus outros colegas de trabalho - os Médicos - no caso duma ferida infectada ou de outra qualquer situação; trabalho de Equipe! É o que interessa (mas não sou ingénuo, sei que há médicos e outros interesseiros que pretender por a pata em tudo o que é da Enfermagem, dizendo que não temos autonomia ou competência para isto e aquilo...)
 
O BUSILIS DA QUESTÃO é DISTINGUIR:

QUALIFICAÇÕES =/vs/= COMPETÊNCIAS


E nisso PT não têm aplicado a totalidade das Opiniões/ Recomendações ou Evidências (convem tambem distingui-las...)
que devia.

Tenho convicção que este mandato irá resolver esta situação em breve e quem sabe seja até tenhamos conhecimento, capacidade e vontade para uma Ordem pioneira nestas questões...

O resto são estudos cuja pirâmide/ hierarquia da opinião/ recomendação ou evidência ..~

Carecem de debate com parcimónia e sem hiperlinks de marketing...

Todavia para a ESMO os meus parabéns pela assertividade, devemos inovar ainda que cientificamente só é possivel efectuar comparações com o OR/RR ratio de Risco ajustado. O resto é mera propanganda...


Em nome da qualidade e da segurança, a mim, enquanto enfermeiro, cidadão, utilizador, contribuinte e progenitor- digo: Vamos a isso!

Parabéns a todos os colegas!

Nuno Pereira Inácio
 
O BUSILIS DA QUESTÃO é DISTINGUIR:

QUALIFICAÇÕES =/vs/= COMPETÊNCIAS


E nisso PT não têm aplicado a totalidade das Opiniões/ Recomendações ou Evidências (convem tambem distingui-las...)
que devia.

Tenho convicção que este mandato irá resolver esta situação em breve e quem sabe seja até tenhamos conhecimento, capacidade e vontade para uma Ordem pioneira nestas questões...

O resto são estudos cuja pirâmide/ hierarquia da opinião/ recomendação ou evidência ..~

Carecem de debate com parcimónia e sem hiperlinks de marketing...

Todavia para a ESMO os meus parabéns pela assertividade, devemos inovar ainda que cientificamente só é possivel efectuar comparações com o OR/RR ratio de Risco ajustado. O resto é mera propanganda...


Em nome da qualidade e da segurança, a mim, enquanto enfermeiro, cidadão, utilizador, contribuinte e progenitor- digo: Vamos a isso!

Parabéns um um Enorme Abraço para todos os colegas!

Nuno Inácio
 
O BUSILIS DA QUESTÃO é DISTINGUIR:

QUALIFICAÇÕES =/vs/= COMPETÊNCIAS


E nisso PT não têm aplicado a totalidade das Opiniões/ Recomendações ou Evidências (convem tambem distingui-las...)
que devia.

Tenho convicção que este mandato irá resolver esta situação em breve e quem sabe seja até tenhamos conhecimento, capacidade e vontade para uma Ordem pioneira nestas questões...

O resto são estudos cuja pirâmide/ hierarquia da opinião/ recomendação ou evidência ..~

Carecem de debate com parcimónia e sem hiperlinks de marketing...

Todavia para a ESMO os meus parabéns pela assertividade, devemos inovar ainda que cientificamente só é possivel efectuar comparações com o OR/RR ratio de Risco ajustado. O resto é mera propanganda...


Em nome da qualidade e da segurança, a mim, enquanto enfermeiro, cidadão, utilizador, contribuinte e progenitor- digo: Vamos a isso!

Parabéns um um Enorme Abraço para todos os colegas!
 
Repararam que o nosso bastonário, a dada altura diz “existem várias soluções: uma que me agrada… é reduzir o número de vagas ao ensino superior”.

Um outro reparo: na entrevista na Sic Notícias, ouvimos falar em “exportar enfermeiros”. Agora podemos ler “importar médicos”!

Já na entrevista ao Expresso, o Germano foi na cantiga do jornalista: respondeu que sim a uma pergunta, a qual deu origem à manchete (http://3.bp.blogspot.com/--VYGzj_Jy_k/Tv8s5wgILUI/AAAAAAAAFo8/5POYuFQpd-M/s1600/gc.jpg). Agora, no jornal de Notícias, aconteceu o mesmo. É preciso ter um pouco de cuidado com os sound bites…
 
" António Santos disse...
Ora bem, em 90% das gravidezes não é preciso fazer absolutamente nada, senão a humanidade ter-se-ia extinguido! A questão é saber até que ponto os enfermeiros têm preparação para detetarem anomalias que ponham em risco a vida da mãe/criança."


Lá está, António, os estudos são claros. Portanto, vou escusar a resposta por achar que é redundante.
 
Este seu post eu aplaudi de pé!
 
Mas não são os médicos os principais obstáculos a que as parteiras façam o seguimento das gravidezes fisiológicas. São os próprios Enfermeiros que servem de força de bloqueio, especialmente nas USF`s em que Enfermeiros de família não especialistas em SMO se mostram relutantes em permitir que um Especialista lhes usurpe as grávidas, tão importantes para atingir o "score" que lhes confere o direito ao "incentivo".
 
Este fim-de-semana, mesmo com os seus parcos vencimentos todos os Enfermeiros vão poder ir ao cinema pois apresentando a Cédula Profissional nas bilheteiras da Zon Lusomundo vão poder ter o seu bilhete por 50% do preço normal. Assim não ficam desculpas para que TODOS os Enfermeiros vejam o Spot que a OE fez para o DIE e a OE dizer que o Spot foi um sucesso.

Nesta espécie de pescadinha de rabo na boca quero agradecer à OE por lutar por aquilo que realmente importa... um bilhete de cinema por metade do preço (uma espécie de pagamento a todos para que se possa ver todo o trabalho que os narcisos têm feito).
 
também eu quero agradecer à "minha" ORDEM por me reduzir a simples "abraçadora" e me oferecer 50% de desconto num bilhete de cinema...e vou aproveitar ainda, os rastreios oferecidos pela SRS e já agora, frequentar o curso de suporte basico de vida na academia Mello Saude. Ou seja, ficarei dispensada de trabalhar pois, também não farei falta!!!: abraçar!!!qualquer um abraça!!!; ir ao cinema tenho que aproveitar pois, os descontos para os enfºs, só acontecem 1 vez por ano; frequentar o curso basico de vida, também vou aproveitar, pois para a minha actividade de abraçadora, fará toda a diferença. Por outro lado, não quero deixar de fazer publicidade à Mello Saude, em parceria com a SRS...para terminar expresso a minha disponibilidade para me aumentarem a quota, não vá ser necessario formar para abraçar, para fazer publicidade e para ir ao cinema...estou verdadeiramente, estupefacta e apesar de tudo o que referi ser da iniciativa da minha ORDEM, em nada me revejo!!!por isso, vou simplesmente ignorar!!!
 
Em relação à questão das feridas só quero acrescentar mais isto para os comentadores não enfermeiros que aqui apareceram, a redução do tempo de cicatrização das feridas é um ganho em saúde atribuido aos enfermeiros, segundo julgo saber, um dos poucos, deviam ser mais os ganhos em saúde atribuidas à nossa profissão, porque somos nós os responsáveis por eles, mas enfim são apenas 4.
Por isso, se é assim, quando o Sr Dr passa o antibiótico a pedido do enfermeiro e a ferida evolui mais rapidamente, esse beneficio também é atribuido ao trabalho do enfermeiro, paciência, existem outras situações que serão ao contrário.
 
“ Anónimo disse...
Enf. do Norte

Não fui eu o autor do comentário que menciona, mas deixe-me perguntar-lhe uma coisa, não acha profundamente infeliz essa sua intervenção?? Acha que a questão Medicina vs enfermagem é uma especie de derbie da bola??

Rennie para Médicos?? É por essas e por outras que não são de facto levados a sério, nem podem. Este blog é no minimo curioso, porque pese embora os posts do autor completamente tendenciosos, deturpadores da realidade e incoerentes, a "joia da coroa" encontra-se mesmo nos comentários. Essa sua postura como comentador do blog, diz muito sobre a sua postura subalterna no dia a dia de trabalho...Caso contrario, não precisava de vir para o blog, deixar essas pérolas "à rambo da enfermagem" quando eu sinceramente o que vejo todos os dias é o contrário... Para tudo é realmente necessária a aprovação Médica, quando as coisas correm mal, "Ah e tal o sr. Dr", tudo que fuja da normalidade chama-se o Médico, qualquer responsabilidade a assumir, é o Médico que se chega à frente... Por isso não venha para aqui vender essa do "eu faço e aconteço" porque amanha de manhã, quando voltar ao serviço, volta a subalterno na mesma, limita-se a executar o que lhe é indicado e prescrito, e na duvida pergunta. Mudança de fraldas, não precisa de perguntar...

ps: Rennie e omeprazol precisa você e todos os outros, que não tiveram notas/capacidade para entrar no curso que sempre quiseram. Depois dá nessa azia constante. Lamentável. “

1º) não tenho nem nunca tive inveja, raiva ou vontade de jogar à biola com Médicos - são meus colegas de trabalho e tenho-lhes o devido respeito, assim como os Médicos (a maioria) por mim e pelo meu trabalho;

2º) não sou subalterno de nenhum médico, somente do meu chefe e da minha mulher ;) Quando você começar a trabalhar, ao invés de ir passear estetoscópios para o bar dos hospitais, vai ver que a realidade é diferente do que lhe pintam

3º) Medicina, infelizmente em Portugal, cada vez mais é para matemáticos, que para vocacionados e talentosos do Cuidar de seres humanos; servirá, pelo menos para gente da sua laia, pavonear-se em que é estudante de Medicina, que é super inteligente, que é o maior.. Optimo, fico feliz! Eu também sou inteligente, bem humorado, talentoso e vocacionado para o Cuidar; e orgulhoso em ser Enfermeiro =)
Um beijinho e mais um Rennie, só para si ; )

p.s.(quando for velha/ incontinente/ doente,ou alguém da sua família, a cheirar a urina que dói e cocós, lembre-se depois do enfº que lhe mudar a fralda... e se não será também, afinal, uma tarefa importante).
 
“ Essa sua postura como comentador do blog, diz muito sobre a sua postura subalterna no dia a dia de trabalho...Caso contrario, não precisava de vir para o blog, deixar essas pérolas "à rambo da enfermagem" quando eu sinceramente o que vejo todos os dias é o contrário... “

Bem, esta então é que me parte todo.. e o que dizer de você, que vem perder tempo para um blog de enfermagem, só para nos tentar deitar abaixo??! Afinal quem anda a precisar expiar posturas subalternas e alguma frustração, não sou eu nããão....! =D ahahah!
 
..parace que aquela frustrada médicoa ou parecido, já baixou a bolinha.. entretanto lá lhe disseram que nos estágios não é para andar de bata aberta e esttoscópio a roçar no decote e a passear com ele do carro ao bar, e que se calhar, andar de calções de ganga justos e curtos, num hospital, não é a melhor opção para futuro profissional de saúde.. deve ter sido um enfº a fazer-ljhe o reparo, por isso veio para o blogue vingar-se =D
Notas altas, notas altas... para que tas quero...
bem vou almoçar, frustrado pois claro!
que as batatas fritas, vêm todas meladas e coisas destas poem-me fulo com a vida e com os médicos - esses frustrados garbosos, e com os enfermeiros, esses frustrados manhosos!
 
Enfemeiros e médicos... médicos e enfermeiros... pelos comentarios aqui presentes parece que em ambos os lados se anda a esquecer o principal: O DOENTE!
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!