quarta-feira, maio 16, 2012

Poder de influência.



No dia 19 de Abril foi criado, pelo Despacho n. 5366/2012, o Grupo Técnico para a área da Diálise Hospitalar, cujo objectivo-base seria a concepção de uma "proposta de reorganização da prestação de cuidados na área da diálise em ambulatório, no seio do setor público, atendendo aos objetivos estratégicos de reforço da capacidade dos hospitais públicos para assegurar os tratamentos de hemodiálise e do incremento do número de doentes em diálise peritoneal". 
Estranhamente, nenhum Enfermeiro desta área compunha o referido grupo! Absolutamente incompreensível!
.
Após influência/pressing da Ordem dos Enfermeiros - "Gostaríamos de acreditar que se tratou de um lapso. (…) Não se compreende como se pretende reorganizar a prestação de cuidados de diálise em ambulatório nos hospitais do Serviço Nacional de Saúde sem considerar a perspetiva dos profissionais que, no dia-a-dia, asseguram o funcionamento destas unidades de saúde – os Enfermeiros" - o Ministério da Saúde publicou o Despacho n. 6285/2012, onde consta a integração do Enf. especialista António Maria Sousa Vale, que passa a fazer parte constituinte do grupo.~
.
É possível extrair daqui uma leitura interessante (e adequada, julgo): a Ordem dos Enfermeiros tem, cada vez mais, poder de influência...

Comments:
Provavelmente estavam a pensar substitui-los por técnicos de análises clínicas, como aconteceu no Instituto Português de sangue de Lisboa,os enfermeiros são mais difíceis de manipular, têm uma Ordem.
Como é explicada a simultaneidade de exercício de alguns médicos e dos técnicos de análises clínicas do IPS de Lisboa na Hemovida.
Realizar uma flebotomia de aproximadamente 500 ml não tem qualquer risco não é? Se surgir uma reacção vagal, perda conhecimento convulsão, paragem cardiovascular, se for necessário colocar soro em curso administrar terapêutica, oxigeno-terapia etc. o técnico faz?
Uma curiosidade o dono da Hemovida é um técnico de análises clínicas pelo menos é a cara pública,mas é de estranhar que os médicos estejam tão calados e trabalhem para um técnico ( é de estranhar tanta subalternidade).
Esta medida nem sequer teve a ver com questões económicas pois um técnico de analises clínicas não ganha menos que um enfermeiro.
Faço votos que a Ordem dos Enfermeiros não deixe de actuar com firmeza também, nesta situação.
 
Eis a Ordem que me orgulho de ter apoiado com o meu voto.... mas claro,,, aguardo com ansiedade as más línguas que vão dizer algo do género: a OE deveria de estar quieta porque a falar tanto pode ferir susceptibilidades.... algo do género VIVA A NOVA OE!
 
A propósito de hemodiálise e daquilo que tantas vezes tenho referido de que esta OE mais parece ser a OEESMO de tão obcecada que anda com os Colegas EESMO esquecendo-se que há mais Enfermagem para além desta especialidade deixo aqui uma reportagem que ilustra bem que há Enfermeiros, nomeadamente os de Reabilitação que andam cada vez mais a ser ultrapassados e deixados de lado para dar lugar aos fisiotretas:

http://sicnoticias.sapo.pt/1552491

Este é só 1 exemplo há muito mais por aí fora, inclusivé Enfermeiros com posições administrativas que relegam Enfermeiros de Reabilitação em prol de fisioterapeutas. Caso para se dizer... "com amigos destes...."

Luis
 
De facto, também estranhei a ausência de enfermeiros no dito grupo, o que desde logo nos permite ver qual a consideração do governo e deste ministro pela profissão de enfermagem. Imediatamente informei uma colega da área, que poderia "protestar" com mais conhecimento de causa do que eu.
Não tenho dúvidas: vamos continuar a ter apenas as "migalhas"...
 
Será que você só pensa em poder? Você está viciado em poder!
 
ao anónimo das 9.42:

mais um sr (ou srª) que nao tem uma visao abrangente dos EESMO! se tivesse a noção como esta especialidade foi esquecida anos e anos, estava caladinho!!!!! Quando so se falava em VMER e afins queixou-se? Meu caro amigo, enerva-me enfermeiros com visão redutora e alzheimer precoce! EESMO tb são enfermeiros e também merecem ter a defesa da nossa Ordedm porque também são dela membros e também pagam as suas cotas!
O facto de ter tido uma OE passiva que a tudo se calava terá MUITO a ver com o facto dos EESMO serem mais vistos como EFSMO (enfermeiros fantasmas de saude materna e obstetrica). mas agora acabou temos um colegio que não se deixa abater plo lobby medico e que nos defende contra os ataques SÈRIOS que temos sofrido e a OE E MUITO BEM tem apoiado o seu colégio! Ao contrário de si, tenho visto a OE a virar-se para os diferentes sectores de Enfermagem... COnvido-o a estar mais atento antes de atacar esta ou outra especialidade qualquer! até porque se tivesse uma minúscula noção do quão mal a obstetricia está em Portugal, entenderia COM CERTEZA que passividade e caladice da parte dos EESMO e seus representantes seria a continuação de uma situação grave, cobardia e, em ultima instância, o abandono dissimulado das mulheres e familias em Portugal.
MAIS: o seu ataque, infundado, à propria classe so lhe fica mal, e não é de atitude e posições destrutivas que precisamos.
Claro que defendo uma OE Intervencionista em TODAS AS àreas, como tem acontecido aliás! VIVA A NOVA OE, VIVA OS EESMO, VIVA OS ESIP, OS EER, OS EESMP E OS EEEMC!!!!
 
..sempre a chutar os enfermeiros para o canto, sacanice propositada (lapso, ora pois...!).

Mas folgo em ver que a OE marca cada vez mais passo e peso!!
 
Irra já não posso com os EESMO, sempre mais do mesmo, os coitadinhos dos EESMO, que sofrem tantas injustiças tão preocupados com " o abandono dissimulado das mulheres e familias em Portugal", e os IDOSOS que na maioria dos LARES só contatam com os enfermeiros indiretamente? As instituições apenas pagam umas horitas ao enfermeiro para que este conste no mapa do pessoal e se cumpra minimamente a legislação,e na maioria das vezes este tempo é consumido pelo enfermeiro a seperar comprimidos em caixinhas que se o idoso acidentalmente as deixar cair,todos os comprimidos ficam misturados tornando impossível a sua identificação.Nas instituições com idosos, muitos deles com um grau de dependência elevado são assistidos por assistentes de lares , que prestam cuidados que são do âmbito da enfermagem, sobre esta realidade bastante danosa para a população idosa vulneràvel o que tem a dizer a ORDEM DOS ENFERMEIROS e o seu BASTONÁRIO?
Viva a nova ordem e a antiga ordem que muito trabalho deixou feito e os enfermeiros não souberam valorizar, e se mais cedo não houve alternância foi por desinteresse dos próprios enfermeiros que o permitiram e se demitiram das suas obrigações como membros da própria ordem.
 
Fico decepcionado por não ter publicado o meu comentário acerca das festas e foguetes....está-se mesmo a ver o porquê......
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!