quinta-feira, junho 14, 2012

Boas notícias.


Para serem muito boas notícias, a redução implicada teria de ser ainda maior!

Comments:
finalmente.
 
aleluia
 
Propor é muito bonito, agora passar das palavras aos actos.....
 
Ok. Diminuir o número de vagas. Certo.
Mas o desemprego já está instalado. E quem já está desempregado? Medidas? Ideas anyone?
 
falta é CONCRETIZAR! sem cedências; sem ir em cantigas tipo novas oportunidades e OCDE´s e quejandos; a profissão está no lodo... e quantos mais enfºs formados às paletes, mais se afunda pelo peso morto...
 
oh pa! Caramba, ainda agora mudaram o discurso e já queriam resultados ?? Votassem... mais cedo e noutros
 
recusemo-nos a orientar alunos!!
 
http://www.dn.pt/inicio/portugal/interior.aspx?content_id=2609736&seccao=Sul

Nesta questão teremos boas notícias ou continuará o Enf. Germano cego, surdo e mudo?
 
ESTÁS A VER COMO SE FAZ AUGUSTA?????????????????????????
 
Fechar 90% das Escolas Superiores de Enfermagem... Parabéns!
 
Aí está Dr. Enfermeiro, um pos´t como deve ser. PARABÉNS!

O Germano propõe uma redução de 10% nas vagas.

A sua frase diz “Para serem muito boas notícias, a redução implicada teria de ser ainda maior!”. E esse é o ponto. Vejamos:

Neste momento há 5000 no desemprego. O Germano diz que todos os anos saem das escolas 3500. Ora, uma redução de 10%, significaria que em vez de 3500, teríamos “apenas” 3150! E isso só em 2016!!!!

Portanto, por aqui se vê que esta ordem anda a dormir.
Por isso eu proponho o Enf. Belmiro para Bastonário.
 
quem vai orientar os alunos dos cursos de auxiliar de saúde???????????????????????????????????????????????????????????????

Os enfermeiros ou os Assistenes operacionais??????????????????????
 
Enf. Belmiro,
que acha do que se está a passar no hospital D. Pedro, em Aveiro?
http://www.hip.min-saude.pt/informacaogestao/Ofertas%20de%20Emprego/Enfermeiros.pdf
Parece-lhe bem que num concurso para enfermeiros, se exija entrega do CV presencialmente?

Em plena era digital, os enfermeiros dão exemplos deploráveis.

Graças a esta “inovação”, centenas ou milhares de jovens (de outros pontos do país ou que estão emigrados) ficarão privados de concorrer àquele hospital.

Há muito que alerto para a forma DESONESTA como se faz o recrutamento de enfermeiros em Portugal.
Andamos nós a defender a dignidade do ser humano, e eis que ficamos indiferentes a estes exemplos!?

Isto resolvia-se facilmente: Ordem e Sindicatos já deveriam ter dado “uma palavrinha” ao Sr. Enfermeiro director dessa instituição. Aliás, se ele estivesse no cargo graças aos votos dos colegas que representa, nunca se atreveria a fazer uma coisa destas.

UMA VERGONHA!
 
É pena que o Sr. Bastonário não conheça a realidade da Enfermagem e da Formação em enfermagem.
Para quem diz faltar 12000 Enf. em Portugal é um paradoxo vir propor diminuição na formação. Sob este ponto de vista seria melhor impor dotações adequadas nos serviços de saúde não?
Por outro lado a redução de estudantes não tem sido de 10%, nos ultimos 4 anos a redução foi de 60 a 70% nas tais escolas com "cursos pouco crediveis".
A campanha eleitoral para a Ordem já acabou à 1 ano, é necessario lutar pela defesa do SNS com participação dos enfermeiros em nº adequado às necessidades de cuidados dos cidadãos.
Enquanto esta OE passa o tempo a branquear as politicas do ministério contra os utentes e os enfermeiros, outros à que retiram bom proveito desta impreparação, ignorancia e vaidade dos dirigentes da nossa Ordem.
 
Boas notícias?
Na madeira as boas notícias são, os enfermeiros chefes da ordem escondem a informação da obrigação da prescrição dos produtos para as feridas ser feita pelos médicos. Depois quando se pergunta como vai ser quando se chega a casa de um doente se se vai esperar pela prescrição dizem que estão á espera de parecer, mas horrível, horrível é o presidente da ordem dizer que os enfermeiros até nem se importam que seja assim. Ai como eu estava cego no dia das eleições, bem alguém me avisou da dita personagem mas pensei que era bom mudar e agora? Ai que saudades das respostas rápidas e acertadas do Enf Élvio, agora é o que se vê.
 
Andamos sempre atraz dos outros infelizmente é assim e continuará a ser. Ensino básico e educadores redução de entradas, enf vai atraz, é certo que deve ser uma realidade diminuir as entradas para enf mas já vai um bocadinho tarde pois já foram publicadas as vagas de acesso ao ensino superior nós ficamos em lista de espera mais 1 ano. Nunca conseguimos apanhar o comboio na 1 carruagem. já referi anteriormente porque não investir em mestrados e ao mesmo tempo baixar os preços dos mesmos pois em outros cursos afins o preço é pela metade e menos tempo e com maior visibilidade na pratica
 
“ Neste momento há 5000 no desemprego. O Germano diz que todos os anos saem das escolas 3500. Ora, uma redução de 10%, significaria que em vez de 3500, teríamos “apenas” 3150! E isso só em 2016!!!! “


...antes fossem só 5000....
 
E eu que, pensando que o desígnio fundamental da OE era garantir a qualidade dos cuidados de enfermagem prestados aos cidadãos, esperei:
a) pela defesa de dotações seguras em vez da redução do número de novos enfermeiros;
b) pela pressão política para o suprimento das muitas necessidades em cuidados de enfermagem (e de enfermeiros, por isso) nos cuidados de saúde primários em vez da redução do número de novos enfermeiros;
c) pela pluralidade de opções em vez da afirmação categórica de que «A redução do número de vagas nos cursos de Enfermagem é a única opção viável que se coloca» (assumiu o Bastonário da OE na reunião).
ENGANEI-ME!! Lamento por todos nós, cidadãos do meu país.
 
Ontem o Observatório Português dos Sistemas de Saúde (OPSS) apresentou o seu relatório primavera 2012 intitulado "Crise e Saúde - Um país em sofrimento ". Um relatório que é muito crítico das políticas do governo para a àrea da Saúde, alerta-se para condicionamento no acesso dos doentes aos Cuidados de Saúde, é referido que existem indícios de racionamento implícito nos serviços públicos de saúde, situações em que há doentes não isentos que, por carência económica, abandonam os tratamentos e avisam que o SNS está em risco de degradação.
No mesmo dia a TSF no seu programa "Forum TSF" pega no tema e abre o debate público deste relatório que demonstra bem a destruição do SNS. No programa participaram não só o Secretário de Estado Fernando Leal da Costa que tentou desacreditar o relatório e negar as evidência que estão à vista de todos nós. Mas também participaram o Enf. José Carlos Martins do SEP e o José Manuel Silva que denunciaram situações concretas que provam o que é afirmado pelo relatório do OPSS. Estranhamente e perante uma situação tão pertinente para defender o SNS, o Enf. Germano Couto não estava disponível para participar do Fórum. Teremos um Bastonário "part-time"? Será que para a OE este tema não é importante? Ou será que o Enf. Germano Couto prefere não enfrentar o Ministro, ser um "Yes Man", o menino bonito do Sr. Ministro? Faz-me lembrar os tempos da Enf Maria Augusta e da Ana Jorge, e toda a gente sabe no que isso deu, não é verdade?
 
Uma pergunta como se eu fosse muito burrro! Que historia é essa dos cursos de auxiliares de saude? e de quem os tutoria nos estagios? Vi essa questão lavantada aqui num post anterior!!!
 
Os bons enfermeiros, bem recompensados e respeitados, fazem um excelente trabalho. Na enfermagem o que mais deve contar é a qualidade e não a quantidade de enfermeiros.

Não se pode é continuar a medir tudo pela mesma bitola pois há profissionais muito fracos a assumir responsabilidades sobre a vida das pessoas, sem as competência e atitude adequadas. O problema é a dificuldade em afastá-los dos doentes, mas acredito que isso seria minimizado com uma organização diferente dos cuidados de enfermagem.

VV
 
exitem legislados os cursos profissionais e um deles aberto em várias escolas secundárias é o de técnico auxiliar de saúde; estes alunos, com o 9º ano de escolaridade vão ter um curso que os habilita a trabalhar em lares e instituições de saude e a realizar sob delegação aquilo que os enfemreiros fazem!!!!!!!!!!!!! Valem não 1020 euros mas metade!!!!!!!!
 
Esta medida já deveria ter sido implementada há mais tempo, melhor, não deveriam ter sido permitida a abertura de tantas vagas. Esta problemática, do enorme número de vagas, repercute-se também na qualidade dos Ensinos Clínico, pois em muitas situações os estudantes para o realizarem ficam colocados em creches. Onde é que já se viu?Andamos nós a tirar um curso de Enfermagem ou de "Educação Infantil"?
 
Creio que além da redução do numerus clausus, é IMPERATIVO a defesa intransigente de dotações seguras nos serviços; assim, subtraía-se bastantes enfºs do desemprego, e garantia-se qualidade nos cuidados de enfermagem (em vez de estar um enfº para cerca de 20 doentes).
 
Crónica do SE sobre a diminuição das vags no curso de Enfermagem

http://www.enfermeiros.pt/content/view/1242/1/
 
Não vejo necessidade de se continuar a formar enfermeiros e sejamos sinceros da forma como estão a sair das escolas até dá dó! Eu nem como cidadã comum poria o meu gato nas mãos dos enfermeiros recém licenciados, aliás para ser mais honesta nem os meus porquinhos da índia... coitados dos miúdos que não têm culpa nenhuma mas uma certeza tenho: Não sabem enfermagem, mais grave não sabem uma única técnica de enfermagem, e acrescento: NÃO SABEM ESTAR COM UM DOENTE, estão mais focados no telemóvel e no computador que nos traçados dos monitores ou a observação directa de um doente real! Uma verdadeira escandaleira! Mas a verdadeira culpa não ´+e deles é de quem os NÃO formou, preocupado apenas em deixar de cuiodar de doentes porque era muito mais chique "estar nas pseudo escolas". Agora que têm o menino nos braços, como é? Os verdadeiros responsáveis por este descalabro deviam ser severamente punidos! Enfim! Séc. XXI... ainda querem que eu tenha a coragem de pagar 15 euros numa consulta de enfermagem... nem de borla lá punha um dos meus "bichos".
 
Não vejo necessidade de se continuar a formar enfermeiros e sejamos sinceros da forma como estão a sair das escolas até dá dó! Eu nem como cidadã comum poria o meu gato nas mãos dos enfermeiros recém licenciados, aliás para ser mais honesta nem os meus porquinhos da índia... coitados dos miúdos que não têm culpa nenhuma mas uma certeza tenho: Não sabem enfermagem, mais grave não sabem uma única técnica de enfermagem, e acrescento: NÃO SABEM ESTAR COM UM DOENTE, estão mais focados no telemóvel e no computador que nos traçados dos monitores ou a observação directa de um doente real! Uma verdadeira escandaleira! Mas a verdadeira culpa não ´+e deles é de quem os NÃO formou, preocupado apenas em deixar de cuiodar de doentes porque era muito mais chique "estar nas pseudo escolas". Agora que têm o menino nos braços, como é? Os verdadeiros responsáveis por este descalabro deviam ser severamente punidos! Enfim! Séc. XXI... ainda querem que eu tenha a coragem de pagar 15 euros numa consulta de enfermagem... nem de borla lá punha um dos meus "bichos".
 
Na verdade, há ineficiências em diversas escolas de enfermagem e ou de saúde onde se formam enfermeiros. Os alunos não têm culpa, é certo, mas somos nós, os da clínica, que depois suportamos o embate. Infelizmente, há nessas escolas professores/assistentes com poucas habilitações, mas que, por qualquer desígnio (e.g. fator "C")vão lá dar uma aulas e até conseguem ter o horário acrescido no hospital onde trabalham!É Obra!
Depois, quando em estágio/ensino clínico são muitas vezes orientados por enfermeiros recém-formados, com curta experiência clínica, ao arrepio do estipulado na carreira especial de enfermagem. Não é de estranhar: em Portugal temos leis muito boas, mas depois a prática é outra conversa.
 
Pena é que a Enfermagem esteja cheio de colegas que estão sempre prontos a criticar, substimar e derrotar o trabalho feito pelos outros colegas!

Não votei Germano, mas uma coisa é certa. Organizaram-se, não se limitaram a criticar, e fizeram uma Proposta de Trabalho que venceu.
Têm por isso o meu Merito e Admiração.

A PROFISSÃO PRECISA DE TODOS, A TRABALHAR PARA A PROFISSÃO!Independentemente de termos opiniões e estrategias diferentes.

SEJAMOS HONESTOS INTELECTUALMENTE, PELO MENOS!!!

Deixo um exemplo do que acima pedi para reflectirem:
TODOS SABEM QUANTOS ENF EXISTEM NO DESEMPREGO, MAS POR ACASO SABEM, QUANTOS ENFERMEIROS (N e %) ACUMULAM NA SUA INSTITUIÇÃO?
 
Pena é que a Enfermagem esteja cheio de colegas que estão sempre prontos a criticar, substimar e derrotar o trabalho feito pelos outros colegas!

Não votei Germano, mas uma coisa é certa. Organizaram-se, não se limitaram a criticar, e fizeram uma Proposta de Trabalho que venceu.
Têm por isso o meu Merito e Admiração.

A PROFISSÃO PRECISA DE TODOS, A TRABALHAR PARA A PROFISSÃO!Independentemente de termos opiniões e estrategias diferentes.

SEJAMOS HONESTOS INTELECTUALMENTE, PELO MENOS!!!

Deixo um exemplo do que acima pedi para reflectirem:
TODOS SABEM QUANTOS ENF EXISTEM NO DESEMPREGO, MAS POR ACASO SABEM, QUANTOS ENFERMEIROS (N e %) ACUMULAM NA SUA INSTITUIÇÃO?
 
Em relacao ao desdenho contra os novos licenciados em enfermagem tenho a dizer, que se nao fossemos bons profissionais,os hospitais estrangeiros nao vinham de proposito a portugal recrutar-nos, nem pagavam balurdios de dinheiro as agencias de recrutamento,entre outras coisas... Infelizmente a minha patria tornou-se num ninho de invejosos e maldizentes. Para que alguns enfermeiros com a quarta classe, em Portugal ganhem 3000 mil euros a brincar com papelada e outros tais tenham 4 empregos porque passam o dia na conversa, os mais qualificados de sempre na historia da enfermagem sao expatriados.
 
Diga lá oh! enfermeiro qualificado expatriado qual é o enfermeiro que conhece com a 4ª classe? Está a alucinar se calhar é algum dinossauro, que inveja tem em não mexer em papelada,que põe-se logo a inventar sabe porquê? Porque você não passa de um mentecapto e gosta de desvalorizar os outros.Mas mesmo que fosse verdade, Sabe conheço muitos idosos com a 4ª classe que metem as suas qualificações num chinelo.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!