quinta-feira, junho 14, 2012

MacCODU'S.



Os fluxogramas (algoritmos) de decisão chegaram aos Centros de Orientação de Doentes Urgentes (CODU). Portanto, ter lá um Médico, o famoso polvo ou um pintaínho indonésio, é essencialmente o mesmo. 
O erário público está, então, a ser devastado. Bastava, por conseguinte, lá um gravação telefónica: "(...) a vítima respira, prima 1; não respira, prima 2 (...)". Mais um anito ou dois, a coisa está em self-service. Desde da sua era áurea (presença dos Enfermeiros nos CODU's), que todos os dias rui qualquer coisa.
.
Entretanto, mais 4 SIV's vão ser encerradas (Régua, Alijó, Coura e Cabeceiras de Basto). Os heli's andam na corda bamba. Os hospitais encerram valências (por ex. serviços de urgência) e sofrem downsizings.
.
É uma pena que uma das incompatibilidade previstas nos estatutos da Ordem dos Enfermeiros seja ser "proprietário, sócio ou gerente de empresa proprietária, de agência funerária".

Comments:
Ora aí esta uma grande verdade, o sr todo poderoso a fechar meios sem dar Cavaco as tropas.... Tudo e muito mais se espera agora e ver os srs dos tachos a orientarem-se
 
Deixem lá de ser aziados!! A vossa era no inem já acabou!!!
 
É o fim do SNS como o conhecemos apenas vai restar um serviço assistencialista para os indigentes.

Sim porque se está a tirar tudo aos doentes. Veja-se o caso de Régua, Alijó, Coura e Cabeceiras de Basto, primeiro tirou-se os SAPs e disseram à população "não se preocupem que vamos por aqui ambulâncias com todas as condições para prestar a 1ª assistência e se necessário levar-vos rapidamente ao hospital" e passados uns tempos temos que nem SAP, nem SIV nem NADA. O INEM anda ele próprio a precisar de SUPORTE IMEDIATO DE VIDA.

Quem tiver dinheiro vai ter Saúde mas só se desembolsar para os Mello, Espírito Santo, Agonia (não a dos doentes, a do empreiteiro da Saúde), Isabelinha dos Santinhos, etc, etc.

Quanto aos Enfermeiros, bem certamente que não podem prejudicar as margens de lucro destes senhores por isso poderemos contar com ordenados ainda mais baixos, os 3,5Euros/hora de Rovisco Pais ainda nos há de parecer uma pequena fortuna.
 
“ Anónimo disse...
Deixem lá de ser aziados!! A vossa era no inem já acabou!!!

6/14/2012 03:25:00 PM “´

Se a dos Enfermeiros acabou, a dos TAE nem sequer começa...

A Saúde em Portugal está uma rebaldaria incompreensível. Fechar urgências e outros serviços, querendo à força toda centralizar os cuidados e poupar onde onde havia de haver investimento? Então se os meu avô mora a 30 km do hospital mais próximo, e agora já não têm o centro de saúde com o SAP ali ao lado, quê? ou chamam a ambulância (mais gastos!), ou um taxi (não há dinheiro!), ou chamam os bombeiros (nem sequer há dinheiro para gasóleo!) ou apanham a carreira das 9.30h e chegam lá daqui a 3, 4 horas...


E afastar os profissionais de saúde (médicos e enfºs) para onde der e se der... deixando a população para ser socorrida pelo bombeiral amigo (sem desprimor!) que, por mais boas intenções que tenha... não é o mesmo!.. Mas enfim, são estratégias que a mim, custa entender (fechar Urgências mas que raio...!!! Afastar Enfermeiros do pré-hospitalar mas que ...!??!).

É por isso preferível começar a pensar ir morrer para junto de um hospitais distrital; vou montar, quando velho e a tossir pulmões, a tenda junto da urgência de um qualquer sítio que ainda tenha tal valência.. não vá o diabo tecê-las...
 
É a ganância, o cinismo, o oportunismo no seu melhor! O Governo corta no SNS, corta nos funcionários públicos (que são a “fonte de todos os males”, não é verdade Sr. Passos Coelho e companhia?), não contrata enfermeiros (e outros profissionais) de acordo com as necessidades, obriga-os a emigrar (um dia destes, este é um país quase só de velhos), não aproveita as competências dos enfermeiros especialistas, etc., etc.
Mas, no que toca a PPP e negócios manhosos e corruptos, não tem coragem de renegociar esses contratos e julgar quem negociou isto. Afinal, os corruptos protegem-se uns aos outros já que, depois de saírem do governo, lá terão um lugar à espera, com um ordenado chorudo. Vejam o vídeo: http://videos.sapo.pt/rQlncGNtGLZQzizuMgu1
(Se o jornalista estiver enganado processem-no por difamação! )
 
Sim, os enfermeiros deixaram de ser uma mais valia no INEM!! Estão desacreditados e desvalorizados!!

Os TAE´s e o upgrade das suas funções que (já aprovadas pela Ordem dos Médicos, serão o futuro da emergência em Portugal!!

Por isso, deixem lá de estar em bicos de pés...o vosso rumo está traçado!!
 
Anónimo TAE deixa-nos lá em paz... Vai ao blog da Bimbi. Tens temas que te serão mais familiares e será uma mais valia para fazeres boa figura junto do sexo feminino.
 
“ Os TAE´s e o upgrade das suas funções que (já aprovadas pela Ordem dos Médicos, serão o futuro da emergência em Portugal!!

Por isso, deixem lá de estar em bicos de pés...o vosso rumo está traçado!! "


Eu pergunto: Que tem de especial estar “aprovado” pela Ordem dos Médicos?? =D
A OM não legisla nem manda.. rio-me!

estudasses?..
 
atitudes CERTAS
PONHAM A TRABALHAR PARA AQUILO QUE TEM FORMAÇÃO !!!
SE É QUE A TEEM.
 
ADMIRA-ME QUE O DR ENFERMEIRO NÃO BLOQUEIE OS COMENTARIOS DESTA CAMBADA DE FRUSTRADOS, QUE SÃO OS TAE'S - LEIA-SE "TECNICOS "Á" ESPERA DE SEREM ALGUMA COISA" JÁ QUE NÃO SÃO COISA NENHUMA, E BLOQUEIE COMENTÁRIOS DE ENFERMEIROS QUE DIZEM, MUITAS VERDADES.
OS FRUSTRADOS QUE ESTUDASSENM OU VÃO ESTUDAR SE QUEREM FAZER O PAPEL DE MEDICO OU ENFERMEIRO.
E JÁ AGORA VÃO TRABALHAR.
 
ADMIRA-ME QUE O DR ENFERMEIRO NÃO BLOQUEIE OS COMENTARIOS DESTA CAMBADA DE FRUSTRADOS, QUE SÃO OS TAE'S - LEIA-SE "TECNICOS "Á" ESPERA DE SEREM ALGUMA COISA" JÁ QUE NÃO SÃO COISA NENHUMA, E BLOQUEIE COMENTÁRIOS DE ENFERMEIROS QUE DIZEM, MUITAS VERDADES.
OS FRUSTRADOS QUE ESTUDASSENM OU VÃO ESTUDAR SE QUEREM FAZER O PAPEL DE MEDICO OU ENFERMEIRO.
 
Estes TAE´s são o maximo por mim era extinta tal profissão e os bombeiros assumiam o pré hospitalar...os enfermeirs podem ser isto e aquilo as voçes TAE´s sao sem duvida nenhuma pouco humildes! 6 semanas de formção e comparam-se aos Enfermeiros e ha quem diga que ate é melhor e que fazia o mesmo que eles...tenham vergonha...nem aqui nem em nenhuma parte do mundo voçes se podem comparar a enfermeiros!temos uma boa rede de VMER´s e SIV´s por enquanto mas nao os TAE´S é que sao bons e o futuro e a bem da população sempre pra bem da população!!!e depois vai-se ver quem assume a maior parte do socorro pré hospitalar? os Bombeiros...em vez de terem apostado mais nos bombeiros vao criar tal carreira (TAE´S)...grande erro enfim...
 
Qual o problema??? Todas estas mudanças tem por detrás o MS oficialmente apoiado, e abraçado, pela OEs... E queixam-se???
 
Saibam os srs enfermeiros que tanto gostam de desvalorizar o trabalho dos TAE que nós prestamos um atendido de emergência pré-hospitalar de grande qualidade, com prontidão e eficácia, reconhecida pela população e com claros benefícios para o erário público e o Sr. Ministro Paulo Macedo sabe-o bem e também o reconhece. A vossa postura é típica de quem não quer progredir na emergência pré-hospitalar adoptando modelos amplamente utilizados lá fora e com ganhos evidentes.
 
Caros colegas Dr Enf e Enf do Norte,

Relativamente à epoca aurea dos CODU (onde estiveram enfermeiros), gostaria de lhe perguntar porque só foi permitido o acesso à mesma "elite" de sempre, os enfermeiros da VMER. Os tais que têem duplo, triplo e até quadruplo emprego tirando trabalho e oportunidades aos colegas. Caso não se lembrem, foram os mesmos que ditaram o rumo actual do INEM. Relembro que foram estes que "criaram" muitas das actuais valias do INEM e que depois fugiram como cobardes dizendo que "assim nao dava"...

Continuo a achar que os Enfermeiros têm o lugar garantido no pré-hospitalar. Têm pela sua competencia, pela sua valia. Guerras inuteis com TAE e Medicos só nos prejudica. Aliás, aqueles que se julgam os maiores defensores da classe com as suas opinioes inflamadas sao quem mais tem prejudicado a nossa imagem. O CODU, se voltasse a ter Enfermeiros seria mais um feudo e nao seria mais que um tacho para meia duzia de "amigos". Deixem-se disso... Vejam a triste figurinha que os nossos colegas da Saude 24 fazem... Na emergência há lugar para todos, cada macaco no seu galho!
 
“ Anónimo disse...
Saibam os srs enfermeiros que tanto gostam de desvalorizar o trabalho dos TAE que nós prestamos um atendido de emergência pré-hospitalar de grande qualidade, com prontidão e eficácia (...) “

Não duvido mas, duvido é da estratégia de afastar os Enfºs do pré-hospitalar.. esta é que não percebo (eu percebo, aliás; Pizarrices... mais desculpas para escolas privadas amealharem mais algum com mais um curso inventado..)
 
Dr Enfermeiro:

Vai-me permitir umas palavras.

Fico sem perceber se afinal suporta ou não esta Ordem dos OE e se suporta ou não este Ministério da Saúde.

Você é confuso.

Ora bate palmas, ora critica duramente. Quase que parece que não tem nenhuma linha orientadora e dispara em todos os sentidos.

A posição clara do seu Bastonário é uma: chagar-se a quem está no poder. Essa posição já foi aliás, por diversas vezes, defendida por si em textos prévios.

Essa ânsia de protagonismo tem o seu preço: os enfermeiros correm o risco de fazer papel de tolos.

Veremos qual a ganho que terão em aliar-se ao maior inimigo de sempre do Sistema de Saúde Público Português.
 
Anonimo das 12.00pm

O DE e o Bast. da OE tão-se pouco a borrifar se este é o MS que mais colocou em causa o SNS, se este é o MS que vai acabar com o unico serviço que este pais ainda tem de jeito...

Querem isso sim, é protagonismo, barato e populista, aparecer atras dele na TV, prescrever farmacos e ECD, ainda que a ganhar tanto ou menos do que actualmente. Querem ser reconhecidos por competências que não tem, realizar actos para os quais não estão preparados, e por fim, serem reconhecidos pela população que servem, não pela excelencia dos cuidados prestados todos os dias, mas sim, fruto de uma campanha publicitária televisiva de sorrisos falsos e abraços fatelas... É esta enfermagem de excelencia em Portugal, a mesma que uns dias é de alto nivel de complexidade e diferenciação, e nos seguintes quer o fecho da maioria das escolas pela sua baixissima qualidade... A mesma que tem alunos a entrar com médias de 10, mas tenta fazer alguem acreditar que os enfermeiros podem e devem desempenhar actos proprios de outras classes, nomeadamente Médica, essa sim, de real e inequívoca complexidade...
 
“ (...) A mesma que tem alunos a entrar com médias de 10, mas tenta fazer alguem acreditar que os enfermeiros podem e devem desempenhar actos proprios de outras classes, nomeadamente Médica, essa sim, de real e inequívoca complexidade...”

Bicos de pé? Rio-me!!...

Sim, Enfermagem é uma profissão de inequívoca complexidade; assim como Medicina.
O facto de haver acto enfermeiro semelhante ao acto médico, não as coloca necessariamente em choque; um enfº parteiro receitar um ECD ou um fármaco para ajudar a parir, é roubar comptencias ao médico, desde quando? Autonomia.. palavra talvez dificil de mastigar, esses que ainda julgam enfermagem como profissao subalternizada e dependente da médica...
 
“ (...) A mesma que tem alunos a entrar com médias de 10, mas tenta fazer alguem acreditar que os enfermeiros podem e devem desempenhar actos proprios de outras classes, nomeadamente Médica, essa sim, de real e inequívoca complexidade...”
Meu caro se a oferta formativa em medicina fosse tão liberalizada como é infelizmente na enfermagem,e existissem instituições de ensino privado que são autenticas empresas de formação , não se iluda rapidamente entrava-se para medicina com notas negativas, tal não é a ambição de se ser médico. Qualquer pai deseja para o seu filho o melhor (mesmo que as propinas fossem altas havia sempre alguem disposto a paga-las) e hoje tirar um curso de medicina é sinónimo de ter emprego , deixe que esta regalia, porque de regalia se trata, se perca e vai ver aonde vai parar a(...)" real e inequívoca complexidade" da medicina.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!