quinta-feira, junho 14, 2012
O Einstein iria suar as estopinhas!
Newton inventou o cálculo matemático; Einstein deduziu a teoria da relatividade; os irmãos Bogdanov querem compreender o que se passou antes do big-bang.
Duvido que algum deles percebesse alguma coisa sobre um "doente" recorrendo ao SAPE.
Comments:
<< Home
E gastam-se milhões em programas que funcionam mal e quando funcionam parecem estar desconectados das reais necessidades
Ora ai esta uma boa verdade!!!! quero fazer registos de enfermagem no SAPE no âmbito do meu trabalho diário nos cuidados de saude primários e deparro com 2 problemas com esta ferramenta que SUPOSTAMENTE da visibilidade ao meu trabalho: 1 - nao consigo registar tudo o que faço pois ha N intervenções que não existem, e se existem, e se registar tudo tim tim por tim tim, entao gasto um quarto de hora por cada utente... num turno de 7h, sem contar com hora de almoço ( que é tempo efectivo de trabalho) posso atender 28 utentes, se nao trabalhar efectivamente, ou talvez apenas metade se quiseres registar algo? como se resolve isto?
O SAPE tem toda a informação e está bem sistematizada. Quem não está habituado a fazer bons registos é claro que nunca vai gostar do SAPE. O SAPE obriga a um pensamento crítico e reflexivo.
Mas tambem reconheço que o SAPE neste momento necessita de uma atualização.
Abraço a todos
Mas tambem reconheço que o SAPE neste momento necessita de uma atualização.
Abraço a todos
Ao anónimo das 06:33:00 PM:
“O SAPE obriga a um pensamento crítico e reflexivo.”????
Quando? No ato de clicar?
“O SAPE obriga a um pensamento crítico e reflexivo.”????
Quando? No ato de clicar?
abaixo o SAPE venha o ALERT. muito mais fácil, ágil e praticamente não precisamos de tirar curso para trabalhar com ele. É uma ferramenta muito dedutiva e lógica.
Uma coisa é o SAPE e outra é a CIPE.
O SAPE é uma aplicação que data de 1998, ou seja, da altura do tempo do Windows 98. Imaginam-se a usar esta versão antiga do Windows em 2012? Seria por certo ridículo, tal como é ridículo usar um programa tão ultrapassado como o SAPE.
A CIPE teve o mérito de dar um instrumento de reflexão e evolução de uma linguagem classificada em Enfermagem. No entanto tornou-se num verdadeiro empecilho, na medida em que complica mais do que facilita, tornando-se em muitos casos num elemento de subtração de grande parte do tempo dos Enfermeiros, afastando-os dos espaços onde o seu trabalho é efetivamente visível pelos utentes.
O SAPE é uma aplicação que data de 1998, ou seja, da altura do tempo do Windows 98. Imaginam-se a usar esta versão antiga do Windows em 2012? Seria por certo ridículo, tal como é ridículo usar um programa tão ultrapassado como o SAPE.
A CIPE teve o mérito de dar um instrumento de reflexão e evolução de uma linguagem classificada em Enfermagem. No entanto tornou-se num verdadeiro empecilho, na medida em que complica mais do que facilita, tornando-se em muitos casos num elemento de subtração de grande parte do tempo dos Enfermeiros, afastando-os dos espaços onde o seu trabalho é efetivamente visível pelos utentes.
Que estupidez, não sabem vão perguntar aos enf chefes... ups esses nem a 4ª classe têm, são os enfermeiros da tropa, ou serão os "drs enfs"???
Que estupidez, não sabem vão perguntar aos enf chefes... ups esses nem a 4ª classe têm, são os enfermeiros da tropa, ou serão os "drs enfs"???
Que estupidez, não sabem vão perguntar aos enf chefes... ups esses nem a 4ª classe têm, são os enfermeiros da tropa, ou serão os "drs enfs"???
"Quem não sabe ou não percebe, estuda.
Experimentem, dá resultado.
Ignorantes!"
Eu já o experimento há vários anos e acho o SAPE pré histórico, complicado e que retira muito tempo (e visibilidade real - não virtual) ao enfermeiro.
Experimentem, dá resultado.
Ignorantes!"
Eu já o experimento há vários anos e acho o SAPE pré histórico, complicado e que retira muito tempo (e visibilidade real - não virtual) ao enfermeiro.
Os meios informáticos devem ser intuitivos e facilitadores, pessoalmente não conheço o programa, pelo que não vou opinar sobre ele. Mas atenção a utilização das novas tecnologias também consomem tempo de cuidados e este tempo deve ser tomado em consideração na dotação de enfermeiros , o que nunca é. Quando os enfermeiros reclamam essa necessidade quase sempre são ridicularizados e rotulados de resistentes á mudança, mudança sim mas com respeito pelo trabalho do enfermeiro, até parece que o tempo é elástico para quem institui estas ferramentas.
Vou citar um exemplo com a utilização do sistema de segurança transfusional Gricod foi explicado como exigindo apenas 5 minutos para a sua aplicação, na prática não é o que se verifica no mínimo são necessários 10 minutos na FASE DA EXTRAÇÃO ( colocação de pulseira, identificação da requisição, identificação da amostra, leitura optica requisição-pulseira-amostra);FASE DA APlICAÇÃO 5 minutos leitura optica (leitua de 3 códigos na unidade de sangue, pulseira);FASE FINAL 5 minutos para leituras opticas- pulseira.Portanto este procedimento de leituras por unidade demora em média 20 minutos, se tudo correr bem á primeira tentativa.Não estou contra o sistema, bem pelo contrario se é para bem da segurança dos cuidados é para fazer! Mas o tempo que demoram a ser executado tem de ser contabilizado corretamente e na maioria das vezes esta necessidade é desprezada.
É essencial que exista compatibilidade entre os registos de enfermagem e os registos médicos , para que exista uma verdadeiro cuidado interdisciplinar.
Comentários do género," Quem não sabe ou não percebe, estuda.
Experimentem, dá resultado."
Ignorantes!"" são perconceituosos e pouco construtivos se por acaso o/a colega não tem dificuldade no uso destas ferramentas óptimo para si , mas isso não lhe dá o direito de insultar os outros porque ninguém nasce ensinado, humildade, sensatez e respeito pelas dificuldades do/a colega, são valores que nunca fizeram mal a ninguém.
Vou citar um exemplo com a utilização do sistema de segurança transfusional Gricod foi explicado como exigindo apenas 5 minutos para a sua aplicação, na prática não é o que se verifica no mínimo são necessários 10 minutos na FASE DA EXTRAÇÃO ( colocação de pulseira, identificação da requisição, identificação da amostra, leitura optica requisição-pulseira-amostra);FASE DA APlICAÇÃO 5 minutos leitura optica (leitua de 3 códigos na unidade de sangue, pulseira);FASE FINAL 5 minutos para leituras opticas- pulseira.Portanto este procedimento de leituras por unidade demora em média 20 minutos, se tudo correr bem á primeira tentativa.Não estou contra o sistema, bem pelo contrario se é para bem da segurança dos cuidados é para fazer! Mas o tempo que demoram a ser executado tem de ser contabilizado corretamente e na maioria das vezes esta necessidade é desprezada.
É essencial que exista compatibilidade entre os registos de enfermagem e os registos médicos , para que exista uma verdadeiro cuidado interdisciplinar.
Comentários do género," Quem não sabe ou não percebe, estuda.
Experimentem, dá resultado."
Ignorantes!"" são perconceituosos e pouco construtivos se por acaso o/a colega não tem dificuldade no uso destas ferramentas óptimo para si , mas isso não lhe dá o direito de insultar os outros porque ninguém nasce ensinado, humildade, sensatez e respeito pelas dificuldades do/a colega, são valores que nunca fizeram mal a ninguém.
NOTA: o sistema de segurança transfusional por mim anteriormente referido, denomina-se GRICODE e não GRICOD.
Seja SAPE CIPE ou que lhe chamem mas que seja uma linguagem comum à equipa multidisciplinar!!!!
faça-se o trabalho de enfermagem mas registem seja o que for, só assim à prova de que fo feito e somos necessários, senão qualquer dia somos substituidos como noutras áreas e não será só na prestação dos cuidados diretos!!!
faça-se o trabalho de enfermagem mas registem seja o que for, só assim à prova de que fo feito e somos necessários, senão qualquer dia somos substituidos como noutras áreas e não será só na prestação dos cuidados diretos!!!
ORA AÍ ESTÁ UMA BOA QUESTÃO A PORCARIA DA CIPE SÓ SERVIRÁ PARA MEIS DUZIA DE MALANDROS DAS ESCOLAS TEREM ALGUMA OCUPAÇÃO E ANDAREM ÁS VOLTAS COM TEORIAS E TESES QUE NÃO SERVEM PARA NADA A NÃO SER COMPLICAR. EFICACIA DA INFORMAÇÃO CONTIDA = 0
MAIS NÃO SERVE DO QUE PARA DISTANCIAR OS ENFERMEIROS DOS DOENTES E MEIA DUZIA DE INTELECTUAIS FAZEREM DE CONTA QUE SÃO ESTUDIOSOS DA "CENA" MAS MAIS NÃO SÃO DO QUE UM DISFARCE PARA SE DISTANCIAREM DOS CUIDAOS AOS DOENTES. QUEM IGNORANTEMENTE DIZ PARA ESTUDAR DEVERIAM ERA ESTUDAR SE ALGUEM TIRA ALGUM PROVEITO DESSA BALELA, QUE É A CIPE, QUE NINGUEM PERCEBE NEM BUSCA INFORMAÇÃO LÁ CONTIDA POR SER TÃO COMPLEXA E IDIOTA NAS FRASE QUE UTILIZA, PONDO MUITAS VEZES OS ENFERMEIROS NO RIDICULO.
UTILIDADE= 0
EFICACIA= 0
CONTEUDO0 = RIDICULO
MAIS NÃO SERVE DO QUE PARA DISTANCIAR OS ENFERMEIROS DOS DOENTES E MEIA DUZIA DE INTELECTUAIS FAZEREM DE CONTA QUE SÃO ESTUDIOSOS DA "CENA" MAS MAIS NÃO SÃO DO QUE UM DISFARCE PARA SE DISTANCIAREM DOS CUIDAOS AOS DOENTES. QUEM IGNORANTEMENTE DIZ PARA ESTUDAR DEVERIAM ERA ESTUDAR SE ALGUEM TIRA ALGUM PROVEITO DESSA BALELA, QUE É A CIPE, QUE NINGUEM PERCEBE NEM BUSCA INFORMAÇÃO LÁ CONTIDA POR SER TÃO COMPLEXA E IDIOTA NAS FRASE QUE UTILIZA, PONDO MUITAS VEZES OS ENFERMEIROS NO RIDICULO.
UTILIDADE= 0
EFICACIA= 0
CONTEUDO0 = RIDICULO
O problema não é do aplicativo informático (que como é evidente pode ser sempre melhorado) o problema é da falta de conhecimentos de enfermagem. Isso é que dificulta na hora de decidir.
O colega que defende o Alert, por exemplo, ainda não percebeu que esse sistema não permite nem dá visibilidade ao cuidados autonomos dos enfermeiros.
Estudem .....
O colega que defende o Alert, por exemplo, ainda não percebeu que esse sistema não permite nem dá visibilidade ao cuidados autonomos dos enfermeiros.
Estudem .....
"Anónimo disse...
Que estupidez, não sabem vão perguntar aos enf chefes... ups esses nem a 4ª classe têm, são os enfermeiros da tropa, ou serão os "drs enfs"???"
6/14/2012 10:28:00 PM
Alguma vez o seu enfermeiro chefe lhe pediu para ser você a fazer o seu trabalho??
Ninguém sabe tudo, mas quem tem que utilizar o aplicativo é o senhor não é? então se não sabe tem uma coisa a fazer....estudar e treinar.
Deve por exemplo sugerir momentos de reflexão para aprender, ou então ter a humildade de perguntar, em vez de fazer este tipo de comentários que mostram claramente aquilo de você vale....nada
Que estupidez, não sabem vão perguntar aos enf chefes... ups esses nem a 4ª classe têm, são os enfermeiros da tropa, ou serão os "drs enfs"???"
6/14/2012 10:28:00 PM
Alguma vez o seu enfermeiro chefe lhe pediu para ser você a fazer o seu trabalho??
Ninguém sabe tudo, mas quem tem que utilizar o aplicativo é o senhor não é? então se não sabe tem uma coisa a fazer....estudar e treinar.
Deve por exemplo sugerir momentos de reflexão para aprender, ou então ter a humildade de perguntar, em vez de fazer este tipo de comentários que mostram claramente aquilo de você vale....nada
Ao anónimo da 7:54 PM
O seu problema é mesmo esse, só sabe clicar. Quando clicamos estamos a validar intervenções ou atitudes ou prescrições médicas. As intervenções têm por traz uma área de atenção seja autónoma ou interdependente. É claro que para chegar a um diagnóstico(espero que saiba com se constroi)tem de haver um pensamento crítico e reflexivo, mas foi como eu disse anteriormente, quem faz bons registos vai conseguir ver no SAPE uma mais valia, mas que está habituado a fazer registos do tipo: passou bem o turno, ou esteve apirético, quando já tinha registado no gráfico a temperatura; para pessoas com esta exigência o SAPE vai ser muito complicado. Quem pensa que o SAPE é só clicar, tenho pena que não entenda a filosofia nem tenha feito nenhum investimento.
Os sistemas de informação em enfermagem não vão parar.
Abraço a todos
O seu problema é mesmo esse, só sabe clicar. Quando clicamos estamos a validar intervenções ou atitudes ou prescrições médicas. As intervenções têm por traz uma área de atenção seja autónoma ou interdependente. É claro que para chegar a um diagnóstico(espero que saiba com se constroi)tem de haver um pensamento crítico e reflexivo, mas foi como eu disse anteriormente, quem faz bons registos vai conseguir ver no SAPE uma mais valia, mas que está habituado a fazer registos do tipo: passou bem o turno, ou esteve apirético, quando já tinha registado no gráfico a temperatura; para pessoas com esta exigência o SAPE vai ser muito complicado. Quem pensa que o SAPE é só clicar, tenho pena que não entenda a filosofia nem tenha feito nenhum investimento.
Os sistemas de informação em enfermagem não vão parar.
Abraço a todos
Ao anónimo da 8:55
Venha o Alet?
Já reparou que o Alert não dá visibilidade ao trabalho dos enfermeiros?
Onde estão registados os ensinos de enfermagem? As dependências dos autocuidados? e por aí adiante. Tudo o que é interdependente está lá; mas o que é autónomo da enfermagem?
Venha o Alet?
Já reparou que o Alert não dá visibilidade ao trabalho dos enfermeiros?
Onde estão registados os ensinos de enfermagem? As dependências dos autocuidados? e por aí adiante. Tudo o que é interdependente está lá; mas o que é autónomo da enfermagem?
A CIPE tem erros científicos grosseiros (estudem e vejam quais...)
O SAPE é um aplicativo informático completamente ultrapassado... para o trabalho que acrescenta aos enfermeiros não tem grandes vantagens, nem se demonstra grande visibilidade na mixórdia das confusas intervenções de enfermagem clicadas.
Um sistema de informação tem que ser simples, intuitivo e em que se consiga facilmente extrair resultados do que se faz. O oposto do SAPE...talvez tenha sido um razoável começo...mas não serve para o futuro!
Fazer a avaliação inicial no SAPE é algo de surreal! E o nº de cliques necessários para qqr coisa é extenuante... e o validar constante de intervenções que deviam servir de orientações ...
O SAPE é um aplicativo informático completamente ultrapassado... para o trabalho que acrescenta aos enfermeiros não tem grandes vantagens, nem se demonstra grande visibilidade na mixórdia das confusas intervenções de enfermagem clicadas.
Um sistema de informação tem que ser simples, intuitivo e em que se consiga facilmente extrair resultados do que se faz. O oposto do SAPE...talvez tenha sido um razoável começo...mas não serve para o futuro!
Fazer a avaliação inicial no SAPE é algo de surreal! E o nº de cliques necessários para qqr coisa é extenuante... e o validar constante de intervenções que deviam servir de orientações ...
Noto que esta aplicação é transversal a todos os serviços, no entanto não tem em conta a realidade da especificidade dos mesmos. Penso que os registos informatizados é uma mais valia para a enfermagem e para a continuidade dos cuidados. è um dos objetivos da maioria dos diretores de enfermagem, que na minha realidade não teve em conta com a dotação dos serviços com algumas tecnologias e realidades informaticas que poderiam disponibilizar ao enfermeiro mais tempo na prestação de cuidados.
A minha realidade é a de prestação de cuidados de enfermagem em cuidados intensivos,onde fazemos os registos dos sinais vitais horários, consumindo imenso tempo. se o serviço tivesse os monitores cardiacos ligados em rede, passando os registos dos doentes diretamente para o processo do mesmo, facilitaria-me imensamente o meu trabalho. Tenho a esperança que esta realidade apareça com o tempo, assim como, a forma de como fazemos os registos. que está neste momento descaracterizado e dissociado dos modelos de enfermagem.
A minha realidade é a de prestação de cuidados de enfermagem em cuidados intensivos,onde fazemos os registos dos sinais vitais horários, consumindo imenso tempo. se o serviço tivesse os monitores cardiacos ligados em rede, passando os registos dos doentes diretamente para o processo do mesmo, facilitaria-me imensamente o meu trabalho. Tenho a esperança que esta realidade apareça com o tempo, assim como, a forma de como fazemos os registos. que está neste momento descaracterizado e dissociado dos modelos de enfermagem.
O que se passa com o SAPE, é que para se iniciar tem de haver formação. As equipas antes de partirem para o aplicativo tem de construir o seu padrão de documentação (diga-se do serviço), e toda a equipa tem de estar envolvida e tem de sentir que é a realidade do seu serviço. Depois deste trabalho feito é que se vai parmetrizar e seguidamente utilizar. Isto é um trabalho demorado e que implica investimento por parte de todos. Quando se faz este trabalho (que é essencial), nãao conheço ninguem que queira voltar para o papel.
Se este trabalho prévio não é feito, se as pessoas não se envolvem, então é claro que não entendem a linguagem CIPE, e o aplicativo SAPE para elas é complicado. Quem diz que a CIPE está dissociada dos modelos de enfermagem, tambem não a entendeu ainda. A CIPE é uma linguagem classificada e como tal podemos construir um padrão de documentaçaõ à luz de um modelo conceptual de enfermagem. A CIPE não é a meu ver modelo conceptual de Enfermagem, mas sim é compativel com todos. Continuo a achar que faz muita falata o pensamento crítico e reflexivo; num comentário anterior referi esse pensamento na utilização da SAPE (criar diagnósticos ...etc), mas é claro que tem de começar muito antes.
O SAPE no inicio dá trabalho? dá. Entender a CIPE dá trabalho? dá. Mas depois é um otimo recurso/ferramenta que dá visibilidade ao nosso trabalho, mas temos de investir, compreender, estudar e ter uma mente aberta.
Agora fala-se do SAPE, mas em tempos falaram do processo de enfermagem, dos modelos de enfermagem.... Temos de evoluir.
PENSAMENTO CRÍTICO E REFLEXIVO é a chave.
Quem fizer isto então já poderá falar da CIPE, do SAPE, agora falar mal por falr sem conhecer na realidade a verdadeira filosofia.....
Se este trabalho prévio não é feito, se as pessoas não se envolvem, então é claro que não entendem a linguagem CIPE, e o aplicativo SAPE para elas é complicado. Quem diz que a CIPE está dissociada dos modelos de enfermagem, tambem não a entendeu ainda. A CIPE é uma linguagem classificada e como tal podemos construir um padrão de documentaçaõ à luz de um modelo conceptual de enfermagem. A CIPE não é a meu ver modelo conceptual de Enfermagem, mas sim é compativel com todos. Continuo a achar que faz muita falata o pensamento crítico e reflexivo; num comentário anterior referi esse pensamento na utilização da SAPE (criar diagnósticos ...etc), mas é claro que tem de começar muito antes.
O SAPE no inicio dá trabalho? dá. Entender a CIPE dá trabalho? dá. Mas depois é um otimo recurso/ferramenta que dá visibilidade ao nosso trabalho, mas temos de investir, compreender, estudar e ter uma mente aberta.
Agora fala-se do SAPE, mas em tempos falaram do processo de enfermagem, dos modelos de enfermagem.... Temos de evoluir.
PENSAMENTO CRÍTICO E REFLEXIVO é a chave.
Quem fizer isto então já poderá falar da CIPE, do SAPE, agora falar mal por falr sem conhecer na realidade a verdadeira filosofia.....
Linguagem CIPE: Escova de dentes= instrumento de arranjo, e pente será = instrumento de limpeza de lendeas e piolhos ??? Ah!Ah!Ah!Ah!!!!!
Anónimo disse...
Linguagem CIPE: Escova de dentes= instrumento de arranjo, e pente será = instrumento de limpeza de lendeas e piolhos ??? Ah!Ah!Ah!Ah!!!!!
Há pessoas que se dão ao trabalho de encontrar pequenos defeitos no todo para dizer que está tudo mal. Chega a ser ridículo. Quem faz este comentário não entende a CIPE, não quer entender e tudo é bom para dizer mal, isto porque interessa. Se me disser que há termos que tem de ser melhorados, eu concordo, e deve saber que pode fazer sugestões e inclusivamente pedir para introduzir termos.
Já pensou que se a sua atitude na vida fosse igual para tudo como é para a CIPE e SAPE o mundo estaria parado. Certamente não daria qualquer medicamento a um doente porque descobriu que dá um determinado efeito secundário. Não pode puncionar porque há uma percentagem de 0,0000xxxy% de infetar. As coisas tem de ser vista no todo, e era coerentte da sua parte falar do todo, mas em concreto, agora apontar falhas que não refletem o todo é facil.
Abraço
Linguagem CIPE: Escova de dentes= instrumento de arranjo, e pente será = instrumento de limpeza de lendeas e piolhos ??? Ah!Ah!Ah!Ah!!!!!
Há pessoas que se dão ao trabalho de encontrar pequenos defeitos no todo para dizer que está tudo mal. Chega a ser ridículo. Quem faz este comentário não entende a CIPE, não quer entender e tudo é bom para dizer mal, isto porque interessa. Se me disser que há termos que tem de ser melhorados, eu concordo, e deve saber que pode fazer sugestões e inclusivamente pedir para introduzir termos.
Já pensou que se a sua atitude na vida fosse igual para tudo como é para a CIPE e SAPE o mundo estaria parado. Certamente não daria qualquer medicamento a um doente porque descobriu que dá um determinado efeito secundário. Não pode puncionar porque há uma percentagem de 0,0000xxxy% de infetar. As coisas tem de ser vista no todo, e era coerentte da sua parte falar do todo, mas em concreto, agora apontar falhas que não refletem o todo é facil.
Abraço
Ora ai esta uma boa verdade!!!! quero fazer registos de enfermagem no SAPE no âmbito do meu trabalho diário nos cuidados de saude primários e deparro com 2 problemas com esta ferramenta que SUPOSTAMENTE da visibilidade ao meu trabalho: 1 - nao consigo registar tudo o que faço pois ha N intervenções que não existem, e se existem, e se registar tudo tim tim por tim tim, entao gasto um quarto de hora por cada utente... num turno de 7h, sem contar com hora de almoço ( que é tempo efectivo de trabalho) posso atender 28 utentes, se nao trabalhar efectivamente, ou talvez apenas metade se quiseres registar algo? como se resolve isto?
Antes o que é que registava?
A experiência que eu tenho é que as pessoas antes do SAPE tinham uns registos pouco consistentes, mas como vem o SAPE, já não dá para registar isto e aquilo. Claro que dá, tem é de ser parametrizado e trabalhado como tal.
Deixo um desafio: agarrem um processo antes do SAPE e vejam os registos que faziam antes e digam se o SAPE não dá resposta a tudo isso hoje e a muito trabalho que não era registado. Custa ouvir isto não custa??? Façam essa experiência e depois gostava de vos ouvir. Se puderem escrevam aqui um gegisto do que faziam nas notas de enfermagem (que tal?)
Antes o que é que registava?
A experiência que eu tenho é que as pessoas antes do SAPE tinham uns registos pouco consistentes, mas como vem o SAPE, já não dá para registar isto e aquilo. Claro que dá, tem é de ser parametrizado e trabalhado como tal.
Deixo um desafio: agarrem um processo antes do SAPE e vejam os registos que faziam antes e digam se o SAPE não dá resposta a tudo isso hoje e a muito trabalho que não era registado. Custa ouvir isto não custa??? Façam essa experiência e depois gostava de vos ouvir. Se puderem escrevam aqui um gegisto do que faziam nas notas de enfermagem (que tal?)
Eu já ultrapassei há muito tempo a guerra entre registos à mão e o SAPE. Acho que o que está em causa não é isso.
Mas se quiserem experimentar em pegar em bons registos à mão e no SAPE, pode também acontecer que conheçam muito melhor o que se passou com o doente através dos registos "à mão" do que com o SAPE... mas isso é passado!
Para o futuro, o que interessa é que ou o SAPE é realmente melhorado ou então tem de ser substituído...isto se quisermos evoluir.
Algumas questões simples:
Qual a necessidade utilizar a classificação de doentes, o SAPE com tanta informação, não consegue gerar uma classificação automática?
Para quê estar sempre a registar/validar as ajudas /dependências dos doentes. Qual a necessidade / utilidade de validar sempre a intervenção "alimentar o doente", ou "cortar os alimentos" ... isso é importante, mas não necessita de estar-se sempre a validar, só se mexe se houver alterações. Deveria estar disponível só para consulta, sem necessidade de validação (poupava-se muitos cliques com várias intervenções semelhantes).
Que indicadores do trabalho se conseguem retirar com consistência do SAPE? Dêem alguns utilizados pelo ministério da saúde na gestão dos cuidados de enfermagem...
Em relação à CIPE ... bem ... Só o facto de se andar a escolher o que mais interessa a cada serviço, já é uma anedota científica e nem preciso explicar porquê...
Mas se quiserem experimentar em pegar em bons registos à mão e no SAPE, pode também acontecer que conheçam muito melhor o que se passou com o doente através dos registos "à mão" do que com o SAPE... mas isso é passado!
Para o futuro, o que interessa é que ou o SAPE é realmente melhorado ou então tem de ser substituído...isto se quisermos evoluir.
Algumas questões simples:
Qual a necessidade utilizar a classificação de doentes, o SAPE com tanta informação, não consegue gerar uma classificação automática?
Para quê estar sempre a registar/validar as ajudas /dependências dos doentes. Qual a necessidade / utilidade de validar sempre a intervenção "alimentar o doente", ou "cortar os alimentos" ... isso é importante, mas não necessita de estar-se sempre a validar, só se mexe se houver alterações. Deveria estar disponível só para consulta, sem necessidade de validação (poupava-se muitos cliques com várias intervenções semelhantes).
Que indicadores do trabalho se conseguem retirar com consistência do SAPE? Dêem alguns utilizados pelo ministério da saúde na gestão dos cuidados de enfermagem...
Em relação à CIPE ... bem ... Só o facto de se andar a escolher o que mais interessa a cada serviço, já é uma anedota científica e nem preciso explicar porquê...
Em resposta ao anónimo de 6/16/2012 10:08:00 AM não adicione ao meu comentário conteúdo que não viu lá comentado, não precisa ser tão caustico não mencionei o SAPE. Já em relação á CIPE dá-me vontade de rir, este achado caricato é apenas o exemplo de alguns existentes em tão brilhante documento.
Em relação á minha atitude na vida, que ela não lhe tire o sono, preocupe-se com a sua, sabe por vezes se o humor for entendido como tal, também contribui para que o mundo mude para melhore.
Em relação á minha atitude na vida, que ela não lhe tire o sono, preocupe-se com a sua, sabe por vezes se o humor for entendido como tal, também contribui para que o mundo mude para melhore.
Anónimo disse...
Em resposta ao anónimo de 6/16/2012 10:08:00 AM não adicione ao meu comentário conteúdo que não viu lá comentado, não precisa ser tão caustico não mencionei o SAPE. Já em relação á CIPE dá-me vontade de rir, este achado caricato é apenas o exemplo de alguns existentes em tão brilhante documento.
Em relação á minha atitude na vida, que ela não lhe tire o sono, preocupe-se com a sua, sabe por vezes se o humor for entendido como tal, também contribui para que o mundo mude para melhor.
Em resposta ao anónimo de 6/16/2012 10:08:00 AM não adicione ao meu comentário conteúdo que não viu lá comentado, não precisa ser tão caustico não mencionei o SAPE. Já em relação á CIPE dá-me vontade de rir, este achado caricato é apenas o exemplo de alguns existentes em tão brilhante documento.
Em relação á minha atitude na vida, que ela não lhe tire o sono, preocupe-se com a sua, sabe por vezes se o humor for entendido como tal, também contribui para que o mundo mude para melhor.
Ao anónimo das 07:15:00
No seu comentário não adicionei nada, porque se ler bem sabe que é um copy paste; agora quanto a eu ter continuado a minha análise e falado no SAPE, é claro que é da minha autoria e falo no SAPE porque este é com linguagem CIPE. Quanto à sua atitude na vida se analisar bem estou a encaminhar para a área da enfermagem, e se as suas leituras de pequenos erros da CIPE, considera que logo que tudo está mal, chega a dizer "tão brilhante documento", presumo que está a ser irónico, e pede para eu não perder o sono, se é assim com tudo na enfermagem ....
Quanto ao sentido de humor não posso estar mais de acordo que é positivo, mas há humor e sarcasmo.
Não sei se é do tempo em que o processo de enfermagem começou a ser uma realidade segundo os modelos teóricos; havia muitos colegas que também diziam que não estava nada bem que só era para perder tempo.
Abraço a todos
No seu comentário não adicionei nada, porque se ler bem sabe que é um copy paste; agora quanto a eu ter continuado a minha análise e falado no SAPE, é claro que é da minha autoria e falo no SAPE porque este é com linguagem CIPE. Quanto à sua atitude na vida se analisar bem estou a encaminhar para a área da enfermagem, e se as suas leituras de pequenos erros da CIPE, considera que logo que tudo está mal, chega a dizer "tão brilhante documento", presumo que está a ser irónico, e pede para eu não perder o sono, se é assim com tudo na enfermagem ....
Quanto ao sentido de humor não posso estar mais de acordo que é positivo, mas há humor e sarcasmo.
Não sei se é do tempo em que o processo de enfermagem começou a ser uma realidade segundo os modelos teóricos; havia muitos colegas que também diziam que não estava nada bem que só era para perder tempo.
Abraço a todos
Eh pa estes programas nao foram pensados para profissionais altamente diferenciados com nota 10 de entrada nos cursos!!
Deviam ter optado por um mais simples, com SO tipo Magalhães...
Deviam ter optado por um mais simples, com SO tipo Magalhães...
Adoro o SAPE, nem sei como era possivel ser enfermeiro antes deste achado tecnologico. Claro que perdi muito tempo de contacto com os doentes, mas o pouco que tenho fica registado de forma....superior.
Não confundir CIPE com SAPE...
A CIPE tolera-se e compreende-se...linguagem codificada que progressivamente se vai tornando mais flexível e fácil de usar para DOCUMENTARMOS o processo de enfermagem de uma forma em clara e sobretudo similar em qualquer ponto (nacional ou estrangeiro). E isso será FUNDAMENTAL para dar visibilidade aos cuidados de enfermagem e ao seu impacto na saude das pessoas e populações.
Já o SAPE enquanto ferramenta informática para agilizar a forma de registar o processo de enfermagem É UMA VERGONHA e é OFENSOR da dignidade dos enfermeiros....não é intuitivo...não é amigável...não é usável...não permite que o enfermeiro aceda diretamente à informação que os dados podem criar (refiro-me a indicadores, taxas, relações entre a frequência de fenómenos, diagnósticos e interveenções...etc...). Enfim, que lástima!!! e parece que ainda está para durar mais uns anos...arrggggg...
Enviar um comentário
A CIPE tolera-se e compreende-se...linguagem codificada que progressivamente se vai tornando mais flexível e fácil de usar para DOCUMENTARMOS o processo de enfermagem de uma forma em clara e sobretudo similar em qualquer ponto (nacional ou estrangeiro). E isso será FUNDAMENTAL para dar visibilidade aos cuidados de enfermagem e ao seu impacto na saude das pessoas e populações.
Já o SAPE enquanto ferramenta informática para agilizar a forma de registar o processo de enfermagem É UMA VERGONHA e é OFENSOR da dignidade dos enfermeiros....não é intuitivo...não é amigável...não é usável...não permite que o enfermeiro aceda diretamente à informação que os dados podem criar (refiro-me a indicadores, taxas, relações entre a frequência de fenómenos, diagnósticos e interveenções...etc...). Enfim, que lástima!!! e parece que ainda está para durar mais uns anos...arrggggg...
<< Home