segunda-feira, junho 18, 2012

O último tabu da Ordem...


"Intervenção da Ordem dos Enfermeiros no sentido de corrigir o desrespeito pela dignidade da profissão e que o valor/hora a pagar aos Enfermeiros no Hospital Rovisco Pais" link

Recordam-se disto? (questão da retribuição - valor/hora - do Hospital Rovisco Pais)
.~
Até agora reinava no seio da Ordem dos Enfermeiros um incompreensível (e pernicioso!) tabu: a pronúncia sobre remunerações/honorários. 
Nunca percebi esta aversão, uma vez que que esta matéria está intimamente relacionada com a dignidade profissional, que por sua vez é uma das atribuições da própria Ordem.
.
Esta questão (aparente e irracionalmente desconcertante...? - para mim nunca o foi!!) culminou numa discussão que decorreu na última Assembleia Geral da OE, em Coimbra, onde os sindicatos se manifestaram contra a intenção "desta" Ordem  (que se propôs a ingerir e defender os Enfermeiros no âmbito da valorização económica do seu exercício profissional e, consequentemente, da respectiva profissão). 
.
Parece-me que não compreenderam a profundidade da intenção. Não se  pretende negociar salários (desígnio sindical), mas estabelecer princípios e estratégias para a defesa da dignidade profissional da Enfermagem, onde está pressuposto (o tal) "âmbito económico".


A Ordem dos Enfermeiros mudou de paradigma (o tabu morreu), interveio... e bem. 

Comments:
PARA RIR E CHORAR POR MAIS DA BOA???INTERVENÇÃO SINDICAL:
APRESENTADO NO BLOG DA COGITARE:
ENFERMEIRO PRINCIPAL - MINISTERIO DA SAUDE VAI ESTUDAR???????????
ESTUDAR O QUÊ? ENTÃO NÃO PROMULGARAM UMA LEI QUE SÓ CONTEMPLA ENFERMEIROS E ENFERMEIROS PRINCIPAIS???? ACABARAM COM A CARREIRA ANTERIOR E AINDA VÃO ESTUDAR QUANDO COMEÇAM OS ENFERMEIROS PRINCIPAIS. E O SEP CONTENTA-SE COM ESTA POSIÇÃO.
VÃO MAS É TRABALHAR CAMBADA DE MALANDROS QUE NEM SEQUER CONSEGUEM PÔR EM PRÁTICA A PORCARIA QUE NEGOCIARAM, E SE CONTENTAM COM A RESPOSTA RIDICULA DE QUE VÃO ESTUDAR.
REMUNERAÇÃO TAMBEM É PRESTIGIO, OU PARA ESTES SINDICALISTAS DE MEIA TIGELA NÃO SERÁ?
 
Bem, por este andar tb vão chamar os enf de coorporativistas, só pensam em dinheiro, com tentáculos e quiçá com telencéfalo, diencéfalo e cerebelo!!!
Bom, mas isto de parecenças com médicos... ups... queria dizer polvos, não é para quem quer, é para quem pode!

Doutor Médico: Não é para quem quer, é para quem pode!

PS: acho que gosto da ideia!!!
 
Caro DE
Vi agora que o novo código do trabalho foi alterado, principalmente no que diz respeito a dias de férias, banco de horas e complementos de turno.
Isto para a Enfermagem quer dizer o quê concretamente? Iremos ganhar menos 50% nos complementos de turno ou isso será apenas para as carreiras gerais da função publica?
Agradeço o esclarecimento....
 
Isto é uma ordem digna. Os sindicatos deviam remar na mesma maré.

Desassossego
 
Ordem e sindicatos juntos??? Prestígio???

Este blog não é sobre Enfermagem?
 
Nas ainda há sindicatos? Ou haverá sindicalistas profissionais, que sempre foram e esperam aposentar-se sindicalistas...

O seu tacho é que conta...

Estão na CGTP...é preciso é manter a agenda da CGTP...
 
a ordem interveio, a ordem não mudou nada, a situação mantém-se... marketing, mais marketing, mais marketing... até quando?
 
Ai a Guadalupe Simões!!!
Vai doer...
 
“ Doutor Médico disse...
Bem, por este andar tb vão chamar os enf de coorporativistas, só pensam em dinheiro, com tentáculos e quiçá com telencéfalo, diencéfalo e cerebelo!!!
Bom, mas isto de parecenças com médicos... ups... queria dizer polvos, não é para quem quer, é para quem pode!

Doutor Médico: Não é para quem quer, é para quem pode! “


...E Volta o Talibã das Eiras ao ataque.. Irra que não se cansa de ser ridículo..!!!
PS: acho que gosto da ideia!!!

6/18/2012 09:12:00 PM
 
Aplaudo eesta intervenção da OEnfermeiros!!
Que venham agora resultados! Sindicato SEP toca a acordar! Malandros “principais”...
 
Acho muito positiva esta tomada de posição da Ordem. Embora se possa sempre argumentar que questões remuneratórias são do foro da negociação sindical NÃO MENOS VERDADE É aquilo que o Colega diz e bem no seu post que é função da Ordem zelar pela dignificação da Enfermagem e a não reconhecimento e justa recompensa remuneratória é uma forma de atentar contra a dignidade especialmente quando são propostos valores tão ridículos como é o caso de Rovisco Pais entre muitos outros.

A Ordem nas pessoas do Bastonário e da Enf.ª Isabel Oliveira estiveram muito bem. Não sendo adepto de facebooks pego aqui numa das suas mais famosas componente e clico em: GOSTEI
 
E O QUE É QUE DE CONCRETO CONSEGUIU A ORDEM?

NADA
 
Recebi o álbum de fotografias do nosso bastonário.(dita revista da OE)
Que vergonha não ter em 3 meses nada para fazer uma revista, será por isso que querem acabar com ela?
Enviado por mail 30 vezes a mesma coisa até parece muito.
Já leram a entrevista? Contraria tudo o que disse na campanha, agora já vários temas não são competência da OE, lindo!
 
É bom ver que a OE age em defesa da dignidade dos Enfºs - onde a remuneração é também um claro sinal de valorização.
Que se junte aos Sindicatos e andem com istyo para a frente! E já agora, redefinam a Carreira de Enfermagem que a que temos... bem... coiso!!
 
Que eu saiba a Ordem é para regulamentar o exercício da profissão e passa obviamente por igualmente regular a remuneração íntrinseca á função.
Na selva que vivemos é sem dúvida necessário atribuir um valor remuneratório porque até se aproveitam das competências por nós adquiridas para lucrarem mais uns milhares de euros....
 
Bem, a ser verdade esta intervenção do Germano, acho que fez muito bem.
Resta é saber se houve efeitos práticos ou não. Sou como Tomé :)

Diga-se também que estamos a falar de uma instituição pública. Ora, na Assembleia Geral em Coimbra, um dos vice-presidentes da OE quase ignorou o SNS…
É bom termos presente que o SNS tem não só a virtuosidade de zelar pela saúde dos portugueses, como é uma referência em matéria de direitos laborais.
A pergunta que se coloca é: Sr. Bastonário, já preparou uma acção semelhante a esta, junto de hospitais ou lares onde se exploram enfermeiros (sendo que muitos deles são dirigidos por colegas nossos)?

Pese embora este gesto da OE, chamo a atenção para o tema que está na ordem do dia: acesso aos cuidados de saúde pelos cidadãos.
http://www.tvi24.iol.pt/programa/4407/40
Ordem dos Médicos e Escola Nacional de Saúde Pública parecem estar de acordo.
Que tem a dizer a direcção da Ordem dos Enfermeiros?
 
"Doutor Médico: Não é para quem quer, é para quem pode!"

Nem mais! A maioria dos médicos não o queria ser, não gosta do que faz, no entanto, uma vez que puderam, uma vez que a média o permitiu tiverem de ser, por todas as pressões sociais/familiares que toda a gente conhece; os enfermeiros por seu lado, uma vez que (quase) toda a gente pode ser, só o são porque querem.
 
Para anónimo 6/20/2012 12:10:00 AM que afirmou: "Pese embora este gesto da OE, chamo a atenção para o tema que está na ordem do dia: acesso aos cuidados de saúde pelos cidadãos.
http://www.tvi24.iol.pt/programa/4407/40
Ordem dos Médicos e Escola Nacional de Saúde Pública parecem estar de acordo.
Que tem a dizer a direcção da Ordem dos Enfermeiros?"

A resposta é muito simples, a OE nada tem a dizer pois numa Ordem que para além do seu Bastonário conta com diversos outros elementos aparentemente ninguém mas mesmo ninguém encontrou disponibilidade para fazer uma declaração à comunicação social no dia em que saiu o relatório do OPSS. Caso claro dessa indisponibilidade foi o caso do programa Forum TSF ( http://www.tsf.pt/PaginaInicial/Interior.aspx?content_id=2608118&tag=F%F3rum%20TSF OUVIR 2ª parte do programa ) em que o jornalista diz ter convidado a OE para dar a sua opinião MAS NINGUÉM ESTAVA DISPONÍVEL.

Agora pergunto eu não se poder sair 5 minutos de uma agenda por mais ocupada que seja para dar o ponto de vista da OE deve:

- a falta de ideias, falta de ter o que dizer?

ou

-será que se tem medo de ser incómodo para o Sr. Ministro?

Se for medo, compre-se um cão.
 
Questiona o ANÓNIMO "6/20/2012 09:36:00 AM", será que se tem medo de ser incómodo para o Sr. Ministro?

Não é medo de ser incómodo, é a "sensatez" que lhe ordena, a fim de lograr obter o "lugar" no Ministério da Saúde que sempre lutou.
 
E pronto, o corporativismo chegou à OE. Podemos acabar de vez com as Ordens Profissionais
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!