quarta-feira, junho 20, 2012

Plano estratégico do INEM


Dia 1 (vento noroeste) - encerrar ambulância A, em cascos de rolha;

Dia 2 (mar flat) - encerrar ambulância B, em rolha de cascos;

Dia 3 (nevoeiro das terras altas) - encerrar ambulância C, em pipas de cima;

Dia 4 (chuviscos)  - encerrar helicóptero A, em pipas de baixo;

Dia 5 (sol) - reabrir ambulância A (nota: se o benfica ganhar, reabrir também a C);

Dia 6 (trovoada) - reabrir helicóptero A, por aí algures;

Dia 7 (nublado) - descansar e analisar o anemómetro para mais uma semana de decisões ponderadas:

 (...)

Dia 120 (granizo) - pensar: reabre-se A, encerrando novamente a C, para se reabrir a B. O helicóptero aguarda ponderação;
.
(...)
.
Dia 200 (neve) - um-dó-li-tá: encerra-se a A e não se pensa mais nisso. A VMER de Faro dá um apoiozinho à SIV de Paredes de Coura (650 Km)...
_________________________________________________
Nota: qualquer semelhança com a realidade é mera coincidência.

Comments:
mas que PAlhaçada esta do INEM!!!!!
 
Strategy oui... ?
 
Há já algum tempo que não se ouvia falar do INEM por estas paragens…

Sempre fui contra a opulência do INEM.
Durante anos, foram os bombeiros quem prestou socorro pré-hospitalar aos portugueses. É verdade que não tinham formação suficiente, mas não era preciso criar uma rede de assistência paralela à que já existia. Bastava corrigir as falhas existentes.

Os enfermeiros surgiram no processo com alguma bazófia. Saíram-se mal. Como acabou o tempo das vacas gordas, há que rentabilizar recursos.
Algumas VMER´s tinham tempo de ir almoçar ao shopping, mas agora recusam-se a estar na sala dos directos. Curioso?!
Um país do tamanho do nosso, será que precisa de 5 helicópteros? Deixem-se de tretas!

E já agora: alguém me garante que há justiça e transparência no recrutamento de enfermeiros para o INEM?
 
Tem toda a razão! O INEM no tempo do Cunha Ribeiro tinha prestígio e respeito! Depois veio o coronel e este Miguel Oliveira arrumaram com tudo e vandalizaram autenticamente todo o instituto!! Agora o INEM aos caídos, a apostar na diminuição da qualidade! Anda tudo ao deus dará
 
O paulo macedo já devia ter corrido com o miguel oliveira há MUITO!!!!
 
Hó Miguel oliveira, eu até fiquei contente quando soube que ias para presidente do INEM,mas estou presentemente muito desiludido com toda a conduta que este está a levar.
De alguem que lutou contigo lado a lado pela dignificação da instituição (já há muito tempo)
 
Sou médico e colaborei com o INEM 7 anos numa vmer de um hospital. Sai há 8 meses porque acho que o INEM está um autêntica palhaçada e sem rumo! Para já não falar desses tecnicozitos que querem formar, para substituir médicos e enfermeiros! Estamos a andar de cavalo para burro! É TRISTE!
 
"""Anónimo disse...
Ai a Guadalupe Simões!!!
Vai doer...

6/18/2012 11:52:00 PM"""

EXPLICA LÁ ISTO????? NÃO PERCEBI!!!!!
 
ESTE MIGUEL OLIVEIRA É O COVEIRO DO INEM!
 
"Durante anos, foram os bombeiros quem prestou socorro pré-hospitalar aos portugueses. É verdade que não tinham formação suficiente, mas não era preciso criar uma rede de assistência paralela à que já existia. Bastava corrigir as falhas existentes."

Fique sabendo que muitas das ambulância integradas na rede do INEM estão alocadas a corporações de bombeiros e fique ainda sabendo que se se cumprir o que está estabelecido, não só o CODU pode-se socorrer do serviço dos bombeiros como estes quando saem para um serviço de transporte urgente ainda que tenham sido chamados por uma linha que não a do 112 devem reportar ao INEM a sua saída para evitar duplicação de meios.
Sim, há muitas situações em que o transporte pode ser assegurado pelos bombeiros, estamos a falar daquelas situações menos urgente/ menos graves. Agora retirar SIVs que asseguram que o doente tenha um transporte e uma assistência mais diferenciada é brincar com o fogo pois nas situações de emergência quanto mais cedo começar uma intervenção mais diferenciada melhor o out-come.

"Um país do tamanho do nosso, será que precisa de 5 helicópteros?"

Quem escreve isto deve ser alguém que provavelmente nunca saiu da sua terra/cidade e que certamente vive num centro urbano próximo a um Hospital Central.

Já andou no interior do País?
Sim, é verdade que temos IP, IC e Auto-estradas que chegam ao interior do País mas isso é para as principais cidades porque se viver numa cidade mais pequena dos distritos do interior verá que as estradas para chegar à capital de distrito são más, cheias de curvas e contra-curvas e onde não dá muitas vezes para circular a muito mais do que 50 km/h e quando dá.

E agora imagine um queimado ou politraumatizado grave que precisa vir de Bragança, Guarda, Castelo Branco, Portalegre, Moura, etc para uma cidade como Lisboa, Coimbra, Porto. E imagine até que vêm por uma boa auto-estrada, mesmo assim estamos a falar de mais de 2h de viagem e a andar bem. Sim, 2h é perfeitamente aceitável, não?

O problema é que o INEM está claramente a degradar-se, anda pelas ruas da amargura
 
Realmente o INEM tem andado pela rua da amargura...
 
O MS abriu 800 vagas para contratar médicos...
Publique esta se os tem, se quer, se pode...
Como pode ver os médicos lá vão ganhando as suas gerras contra o paulo, o tal das receitas e sabe porquÊ, os médicos não se vendem por lugares, não se prostituem e a OM não é nunhuma casa de alterne.
O aumento das vagas para medicina, adivinhe, foi congelado;
O paulinho, adivinhe... é como as andorinhas... daqui a uns meses já foi, outros há que são como as libelinhas....

Doutor Médico: Não é para quem quer, é para quem pode.
 
Caro anónimo (6/21/2012 09:26:00 AM):

Eu não estou contra as SIV! Pelo contrário:
O que eu digo é que se recuássemos 10 ou 15 anos, poderíamos ter conseguido uma rede de assistência em emergência pré-hospitalar tão eficiente como aquela que temos hoje, a um preço muitíssimo mais baixo, e sobretudo, evitando estas “guerras” com os bombeiros.
O que eu defendo é simples: uma articulação PLENA entre INEM e SNB. Ora, sabemos que isso não acontece. Esta história dos técnicos de emergência vem provar que os altos responsáveis por esta área estão apenas a olhar para os seus umbigos – lobby das escolas de formação…

Quanto aos helicópteros, mantenho o que disse: 5 são demais para o nosso território. Aliás, num país com tão poucos recursos económicos não percebo porque é que não pode haver maior articulação, por exemplo, com os helicópteros da Força Aérea!
Mas lá está: alguém anda a encher a carteira à custa do contribuinte.
Não o quero desiludir, mas conheço relativamente bem a realidade do meu país: sabia que há dias um doente foi transportado de um hospital para o outro (20 Km) de helicóptero, porque no hospital de origem não tinham a especialidade cirúrgica em questão?
Garanto-lhe que no meu “bolinhas” fazia o percurso em menos tempo. E não precisava de acelerar muito :)

Quanto à degradação do INEM, em termos gerais: quando o recrutamento de enfermeiros para o INEM se faz à custa do factor cunha, alguém espera que a instituição floresça?
 
“ Doutor Médico disse...
O MS abriu 800 vagas para contratar médicos...
Publique esta se os tem, se quer, se pode...
Como pode ver os médicos lá vão ganhando as suas gerras contra o paulo, o tal das receitas e sabe porquÊ, os médicos não se vendem por lugares, não se prostituem e a OM não é nunhuma casa de alterne.
O aumento das vagas para medicina, adivinhe, foi congelado;
O paulinho, adivinhe... é como as andorinhas... daqui a uns meses já foi, outros há que são como as libelinhas....

Doutor Médico: Não é para quem quer, é para quem pode.”


TALIBÃ DAS BEIRAS: SEMPRE AO MAIS baixo NÍVEL!
p.s.: vai lá prostuir o que quiseres, se tens, se podes, se quiseres
 
Este "Doutor Médico" tresanda a "Talibã das Beiras", o mesmo palhaço mas com um nome artístico diferente. Anda por aqui para inflamar ódios e nada mais.
 
Talibã? O triste que foi ultrapassado por outros colegas para ir para uma USF ganhar mais uns trocos, e como não teve ninguém que lhe metesse uma cunha, começou a disparatar que é tudo uma trafulhice?

O triste que andou a conduzir a viatura de serviço e deu boleia a uns quantos médicos, e depois vem queixar-se de trafulhices?

O triste que acusava os jovens médicos de serem uns emproados e que odiavam e rebaixavam os enfermeiros, e agora faz exactamente o mesmo do que se queixava do que lhe faziam?

Ai a incoerência, a incoerência... A falta de carácter, a falta de honestidade, a escassez de personalidade... Mas não, o que os Enfermeiros têm é inveja... É que somos todos como ele, que sempre quis ir para medicina, não entrou por pouco, e ficou sempre a remoer contra os ditos. Agora como lá se juntou a medicina, faz a coisa mais idiota de sempre, que é aquilo que se tem assistido, espectaculo deplorável, mas que ainda nos faz rir!
 
“Como pode ver os médicos lá vão ganhando as suas gerras contra o paulo”

A ser verdade que estas declarações pertencem ao Talibã das Beiras, estamos perante um caso que merece um tratamento “especial”.
Tive oportunidade de dizer aqui há tempos, num pos´t semelhante, que a pessoa que se refugia nessa alcunha tinha dado provas de que é um péssimo enfermeiro, e caminha a passos largos para ser um péssimo médico.

Não vou entrar aqui em discussões filosóficas sobre o que é a Enfermagem e a Medicina. Digo apenas isto: muitos portugueses ainda não perceberam a dimensão da crise que o país atravessa. Alguns, como este colega, pensam que os médicos continuarão intocáveis como até aqui. ERRADO.
Olhe que o “Paulinho” não é para brincadeiras. Mesmo que fosse, o Abebe Aemro Selassie não iria deixar!

O ponto é este: a hegemonia que durante anos os médicos tiveram em Portugal, está a chegar ao fim. Conheço alguns casos, nalgumas especialidades, bem dramáticos. Espere mais um pouco e vai ver o que vai acontecer. Não se iluda!



A propósito, este colega “talibã das beiras” é o Rui Pedro?
 
A estratégia usada pelo INEM é, no mínimo, risível!
A outra de quererem afastar os Enfºs do pré-hospitalar, é idiótica!
Espero que a nossa OE e Sindicatos ajam no sentido de defender os Enfºs!
 
para mim estes comentários são de gente que não tem nada para fazer. Reduzam-se á insignificância bando de frustrados
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!