sábado, junho 02, 2012

"Typo"?

.
(Clicar para ampliar e ler)
.
... só pode! Esta "indicação" de limites remuneratórios de preço/hora (Centro de Medicina de Reabilitação da Região Centro - Rovisco Pais) é um atentado à dignidade profissional dos Enfermeiros

Conseguem perceber a lógica do valor apresentado para os Enfermeiros (5,63 euros/hora), de acordo com o fundamento legal apresentado neste documento?

Isto é inconstitucional!!

Os Médicos, por exemplo, têm os seus valores de referência publicados no Despacho n.10428/2011, do Ministério da Saúde!
_________________________________________________________
Nota: este honorário representa, em termos líquidos (após descontos e obrigações fiscais), cerca de 3,5 euros/hora


Comments:
Quando a OE em breve OEESMO passa todo o seu tempo unicamente a velar pelos direitos dos EESMO esquecendo-se por completo das restantes Especialidades dá nisto.

Veja-se que assistentes técnicos ganham 6,46Euros/hora e os "outros profissionais leia-se "fisioterapeutas" 8,57Euros/hora.

Se a OE gasta-se metade das energias que gasta com os colegas de SMO na defesa das outras Especialidades como a Enfermagem de Reabilitação talvez não fossemos vistos como algo menos relevante que os fisioterapeutas.

Mas o Germano que tire o cavalinho da chuva se pensa que os EESMO por passarem a ter mais competências vão auferir melhores ordenados. Temos um Ministro e Ministério que quer a todo o custo fechar serviços e isto por um único motivo - poupar dinheiro.
Infelizmente ainda me hei de rir quando vir os EESMO a fazer vigilâncias de gravidez sem receber mais um tostão mas também do que estão à espera o Bastonário é o 1º a dizer que "somos mais baratos".
 
Estatutos da APER
"ARTIGO 3.º

Constituem objecto da Associação:

1. Exercer as atividades culturais relacionadas com o estatuto e divulgação de assuntos relativos à especialidade, no propósito de contribuir para valorizar a sua atividade.

2. Promover a permanente actualização e aperfeiçoamento das técnicas e dos conhecimentos de enfermagem de reabilitação.

3. Estabelecer relações com entidades e organismos oficiais, oficializados e particulares, quando solicitadas por estes ou quando a Associação o entenda.

4. Estabelecer relações com associações ou sociedades similares quer nacionais, quer estrangeiras, nomeadamente as de profissionais de reabilitação.

5. Incentivar o estágio de Enfermeiros especializados em reabilitação em centros, hospitais e serviços quer oficiais, quer particulares, nacionais ou estrangeiros, considerados idóneos." FIM DO ARTIGO 3º

Quando se criam entidades que nos seus objectivos não consta a defesa da dignidade(mesmo a remuneratória)dos seus associados creio que está tudo dito. Deixemo-nos de "faits divers" que mais não servem do que para termos alguns colegas a pavonearem-se.
 
Tipo... já começo a perceber porque é que os médicos fazem urgência interna a ganhar 30 euros à hora no hospital do montijo onde não se passa, comem, dormem, vão ao cabeleireiro, ao ginásio, passeam, lancham na pastelaria da zona, vão ao fórum, tudo na hora de trabalho... Tipo, já entendo de onde vem esse valor imoral, mais imoral ainda quando não paga trabalho efetivo.
Ninguém controla esta escumalha que chula indecentemente o erário público?
Srs administradores e presidentes dos CA's: não tinham conhecimento destas brincadeiras? Então agora já sabem porque alguém vos há-de ir contar.
Espero que também lhes contem que nos dias que lá vão "ver" os casos mais problemáticos se estão a preparar para picar o ponto de manhã, andar por ali uma horita, sair para ir tratar da sua vidinha, e voltar ao fim do turno para picar o ponto.
E ganham estas aventesmas 30 euros à hora. Tenham paciência e não peçam sacríficios ao parceiro do lado.
 
Quem quer aceita...quem não quer deita pro lado!! Qual é o vosso problema??

Ah, já sei....querem ser médicos... prescrição e afins!!!
 
Typo: "Não há tempo para falar da decisão do Tribunal Administrativo acerca do recurso da Enfª Ana Rita"????
 
Seguramente! esta é mais uma evidência da pouca valorização Social do Papel do Enfermeiro,

que aliado ao excesso de Enfermeiros, nos deixou no abismo em que se encontra a profissão!

E não vai ser com "spots" lamechas, como aquele que foi feito para o dia Internacional do Enfermeiro, que iremos algum lado...

Quanto a Isso gostaria de salientar que o "spot" publicitário do ano passado, promovido pelo Enf. Germano enquanto Presidente da Secção
Regional da OE-Norte,

foi de longe melhor conseguido..."estamos presentes em todas as etapas da sua vida", desde o nascimento à morte...

Aliás esse deveria ter sido o ponto de partida para o "spot" publicitário deste ano... mostrar aquilo que os enfermeiros fazem em cada uma dessas etapas...

Mas voltando ao assunto em questão...URGE que a OE com os sindicatos definam o valor hora de referência, para os Enfermeiros e para os Enfermeiros Especialistas!

Para depois fazerem pressão junto do Governo afim de legislarem esses mesmos valores...

Lógico, não!!!
 
Enfermagem cada vez mais o parente pobre dos licenciados...é uma vergonha total nao há respeito pelos Enfermeios cada vez mais mal pagos...é tão triste ao ponto a que a Enfermagem Portuguesa chegou...será que já nao resta dignidade nenhuma? fechem as escolas de uma vez por todas, deixem-se de cantigas como coitados dos doente porque no fundo é coitados dos Enfermeiros!é revoltante ver o que se passa na Enfermagem Portuguesa! ha que respeitar esta classe e sinceramente, actualmente nem que seja a força!e a custa de quem for!
 
Ahahahah!
Desculpem colegas, mas não posso deixar de rir perante este post...
Assim vão os enfermeiros... e nem vai muito mal, porque há enfermeiros a trabalhar de borla. Será que a ordem vai continuar a assobiar para o lado, empurrando para os sindicatos?
 
A Ordem dos Enfermeiros desde sempre teve pudor em falar de dinheiro, o argumento é de que esta regula a profissão os sindicatos as remunerações , que pobreza de raciocinio e que pouco valor atribuiem à Enfermagem, quem não é remunerado não tem uma profissão, faz voluntariado, será que vamos passar a ser uma ORDEM RELIGIOSA. Qual será a religião que professa? A dos otários, submissos , complexados , sem auto estima, alívio das dores do parto. Deixem-se de argumentos sem fundamento e exerçam o vosso papel e regulem a profissão,uma ORDEM que verdadeiramente exerça a sua função representa a classe e a cidadania acima das idiologias politicas de momento, sabemos que muitos dos Enfemeiros não se reveem nos sindicatos ,pertencer-lhes é uma opção, não representam como tal todos os Enfermeiros. Pertencer á Ordem dos Enfermeiros é um requisito obrigatório para o exercicio da profissão, e esta instituição excusa-se a algumas das suas funções. Defender a classe não é algo de que podem optar, é DEVER que tem de cumprir.Outras ordens não tem esses complexos, Ordem dos Médicos Dentistas, Ordem dos Médicos, estes não têm complexos e têm tabelas de honorários minimos e máximos que os membros têm que cumprir.
O trabalho enobrece o Homem, mas se não é remunerado escraviza.
 
A dignidade profissional também se refere ao preço pago aos enfermeiros...

A Ordem dos Enfermeiros tem o dever de zelar pela dignidade profissional da sua classe...

LOGO: A Ordem dos Enfermeiros deve defender um preço justo pelos cuidados de enfermagem, incluindo em termos de carreira...
 
Se já temos colegas que se mostram orgulhosas e vaidosas na Comunicação Social NACIONAL, por receberem "dormida e roupa lavada", como forma de remuneração, estamos à espera de quê? Mas que altruístas que são os Enfermeiros!! Estes colegas não enxergam que estão a destruir e corroer a profissão?? Como é que podemos esperar um dia sermos melhor pagos, se já há quem se venda por um pires de tremoços e um copo de água? Almejo que um dia destes, toda a minha dedicação e suor possa ser pago com latas de atum (do baratinho, não sou esquisito) e pão seco. Viva o Enfermeiro, sempre disposto a dar tudo de si, sem receber nada em troca!!
 
É á Ordem a quem os enfermeiros são obrigados a pagar as cotas.

Falavam da ordem que sessante.

Os que votaram neso Germano, tenham orgulho no trabalho que tem feito.

Esbanjar o dinheiro da miseria que recebemos .

Perguntem as enfermeiros que fazem o voluntariado lá para os lados de Miranda se pagam as cotas com couves e,feijoes e amendoas.

O que fez a ordem em relação ao trabalho destas enfermeiras e aos que se passa com osenfermeiros que trabalham nas Santas Casas?

Na verdade temos a profissão que os enfermeiros querem e a ordem que todos merecem.
 
Lol e lá vem ele comparar-se aos Médicos... haja pachorra! Ainda não percebeu que é o unico (minto, há meia duzia de fieis seguidores também) que acha que comparar Médicos e enfermeiros é uma estratégia correcta!!


Porque é que não se compara com outras classes profissionais aí nesse documento?? Técnicos, fisioterapeutas etc??
Faria muito mais sentido, ja que o "fosso" quer remuneratório quer de responsabilidade/formação é muuito menor!
 
RESPOSTA AO:

Luis disse...
Estatutos da APER
"ARTIGO 3.º
Constituem objecto da Associação:
...
6/02/2012 11:00:00 PM

O Luis é mais um dos Enf ignorantes da Enfermagem!
Devia saber que esses Estatuto são de 1978.
Mas se estivesse pelo menos atento percebia que o trabalho da Associação Enf Reabilitação tem sido imenso e enorme para a Porfissão!
É caso para perguntar:
O que tem feito o Luis pela Enfermagem?!?
Sejamos honestos, pelo menos intelectualmente.

Não sou da reabilitação, mas vejo no meu Hospital o excelente trabalho que os colegas fazem e a dinamica que a sua Associação tem. Fosse a minha igual!
 
Os outros profissionais recebem mais que os Enfºs...!

Ahhh boa....!
 
" Anónimo disse...
Quem quer aceita...quem não quer deita pro lado!! Qual é o vosso problema??

Ah, já sei....querem ser médicos... prescrição e afins!!! “

Bem, a parvoice deste comentário.... N

Eu reitero: os Enfºs, não querem ser médicos; querem ser Enfermeiros, reconhecidos na sua autonomia, importancia, e salários condignos a uma profissao de risco e de alto grau de complexidade - tal como medicina.

Descuklpas dessas, são para gabarolas, frustrados mal resolvidos, ou provocadores.
 
e diminuir as vagas?
 
Não Enfº do Norte, os enfermeiros querem ser médicos.

Não vejo, porque há de um enfermeiro ganhar mais de 800 euros mensais (em inicio de carreira). Há profissões com formações base mais complexa, com mais anos de estudo e mais responsabilidade a ganhar menos.

Defender que um enfermeiro deva ganhar 1200 € em inicio de carreira, quando no mesmo país um médico mal chega aos 1500, é revindicação de malucos.
 
"Eu reitero: os Enfºs, não querem ser médicos; querem ser Enfermeiros, reconhecidos na sua autonomia, importancia, e salários condignos a uma profissao de risco e de alto grau de complexidade - tal como medicina."

L O L

;)
 
Este blog existe desde 2005.

Aconselho quem quiser a ler os posts dessa altura e a procurar alguma diferença em relação aos actuais.

Belmiro, é sempre a mesma conversa. Não tens mais imaginação?
 
Em vez da Ordem usar discursos megalómanos, como a treta da prescrição, dos proto-médicos e do reconhecimento dos especialistas, deveria começar a bater-se pelos problemas de fundo, ou seja pela humilhação crescente de toda uma classe (Especialistas e não especialistas) espelhada nestes valores remuneratórios verdadeiramente insultuosos.
Mas é óbvio que do discurso da ordem parece sobressair a ideia parva de que o problema da profissão é não prescrever e não reconhecerem os Especialistas, quando o verdadeiro problema está muito antes disso; comecem a trabalhar as bases da profissão, a dignidade do Enfermeiro Generalista, de onde derivam os Especialistas, Mestres e Doutores e deixem os altos voos para depois.
 
http://www.publico.pt/Educação/ministerio-vai-cortar-vagas-nos-cursos-de-formacao-de-professores-e-educadores-1548784

ACHO QUE TAMBEM VÃO CORTAR NAS VAGAS PARA ENFERMEIROS
 
Não se preocupem com esta remunração hora aos Enfermeiros que já liguei com a Guadalupe e com o Ze carlos e eles vão resolver
 
Os estatutos são de 1978? E daí?

Nessa altura os enfermeiros não era pagos pelo seu trabalho? Não precisavam de se afirmar e defender?

E já ouviu falar em "revisão de estatutos"?

O problema é que apesar de esta ser um problema sobretudo sindical tal NÃO IMPOSSIBILITA a APER de se manifestar em defesa da dignidade dos seus associados e da especialidade?

Ou será que só lá estão para ter "títulos", passearem e porem "anúncios" nas caixas multibanco que ninguém vê pois só está interessado em sacar o dinheirinho ou pagar as suas contas. Quantas pessoas terão visto aquilo? E quanto é que uma "publicidade" dessas custa? Tretas, futilidades. É por estas e por outras que a Enfermagem não anda para a frente. Temos 2 tipos de dirigentes: aqueles como a matilha da Maria Augusta que nada fazia e estes (OE e APER) que fazem coisas que mais não são que folclore e com resultados muito duvidosos.

Ignorância é não querer ver as coisas como elas são.
 
A GsmÕES está mais preocupada em ganhar km para ir reunir ao algarve... 200€ por viagem... belo part-time...

Além das reuniões, é somar mais 800, isto é, 200+200+200+200 dos fins-de-semana... pois ... TEM A VER COM A RESIDÊNCIA OFICIAL...
 
Esta história das remunerações demonstra a pouca vergonha que reina na classe!
Pelo meu raciocínio, já deveria o enfermeiro director dessa instituição ter dado um murro na mesa. Ou então, colocar o seu lugar à disposição!
Também não quero um presidente da secção do centro nem o representante do sindicato, a dizer que está “receptivo” a esta situação. É preciso dar a cara, ir à luta, AGIR!
No limite, venha o Germano apurar responsabilidades. Ou ele só surge nos programas de TV e nos jornais quando lhe apetece?
 
Permitam-me um comentário: este problema é gravíssimo, de facto.
Mas há um outro ainda pior. Há dias o nosso bastonário disse que há 5000 desempregados em Enfermagem. Pois bem, as admissões que se prevêem para 2012, não me parece que ultrapassem as 1000.
Significa que o número “5000” vai ter um aumento significativo.
Não devíamos estar todos a preparar um plano de EMERGÊNCIA para fazer face a isto?
Claro que não! Viva os spot´s publicitários de plástico do António Sala e do Hospital da Luz…
 
Pergunto ao anónimo que falou de salários se lhe faria muita diferença que os Enf em início de carreira começassem por 1200 euros e os Médicos por 1500... Já teria aí a diferença de honorários que na minha opinião reflectiria a diferença em anos de estudo e responsabilidade...
Ou acha mais correcto que os Médicos comecem por 1500 e os Enf recebam 700 euros menos? Acha assim tão dispensável a profissão de Enfermagem?
Estou apenas a debater o tema e não a dizer que uns são melhores que os outros aliás deveríamos deixar-nos disso porque todos sabemos que nenhum sistema de saúde seria sustentável sem médicos ou sem enfermeiros portanto há que começar a trabalhar realmente em equipa e em igual patamar ou seja lembrarmo-nos que antes de sermos Srs. Enfs e Srs. Drs. somos João, Pedro, Maria, Isabel... Se é que me fiz entender... Creio que para bom entendedor meia palavra basta...
 
...eu não trabalho na privada a menos de 25€ hora e é pegar ou largar...uma algaliação no domicilio não a executo a a menos de 100€ e por ai além...para esses panascas a 3,5€ hora vão levar com enemas que não faço a menos de 20€ cada um...
 
“” Anónimo disse...
Não Enfº do Norte, os enfermeiros querem ser médicos.

Não vejo, porque há de um enfermeiro ganhar mais de 800 euros mensais (em inicio de carreira). Há profissões com formações base mais complexa, com mais anos de estudo e mais responsabilidade a ganhar menos.

Defender que um enfermeiro deva ganhar 1200 € em inicio de carreira, quando no mesmo país um médico mal chega aos 1500, é revindicação de malucos. “”

Não caro anónimo, eu REITERO:
Os Enfºs, não querem ser médicos; querem ser ENFERMEIROS, reconhecidos como LICENCIADOS (tal como um médico o é), como profissão autónoma, de alta complexidade, risco e penosidade.

Relembro que a diferença do curso de enfermagem e medicina, são 900 horas;

porque não haveria um Enfº ganhar 1400 euros por mês?? Não me interrssa muito o salário de um médico (acho que alguns até são mal pagos para o que fazem e o que estudaram mas isso é para outras conversas).

E eu acredito que tanta ignorância e esses LOL´s e gozo com os enfermeiros, se devem a inexperiencia, imaturidade, e uma cegueira elitista, que rapidamente se irá desfazer assim que estiver na Prática... ; )
 
E acho que o descrédito que sempre imperou, face aos enfermeiros, quanto a salários condignos, foi também uma forma de sufocar a Enfermagem; A maior fatia do bolo, vai sempre para os mesmos.
Mas talvez agora, as coisas mudem - se bem que a passos de bebés, mas há-de lá chegar =)
 
"Eu reitero: os Enfºs, não querem ser médicos; querem ser Enfermeiros, reconhecidos na sua autonomia, importancia, e salários condignos a uma profissao de risco e de alto grau de complexidade - tal como medicina."


TIPO....LIMPA CUS!!!! LOLOLOL
 
Fechem 90% das Escolas Superiores de Enfermagem. Poupam-se 650 milhões de euros aos contribuintes portugueses.
 
MFF, não se estuda em 3 anos de enfermagem o que se estuda num semestre de medicina. Portanto comparar ano a ano ambos os cursos é inteligível, mas muito ilusório. Eu sei, porque já lá estive.
A responsabilidade e o conhecimento científico/técnico que são requisitados de um médico no desempenho das suas funções são incomparavelmente superiores à de um enfermeiro, que pouca autonomia tem (não me venham com demagogias, médicos e enfermeiros sabem que 95% dos vossos actos estão subordinados à ordem médica), e que se limitam na sua essência a ser quem concretiza algumas das indicações médicas.
Se merecem ganhar 700 euros? Não. Mas temos de considerar que na realidade nacional, onde médicos ganham menos de 1500, onde especialistas por vezes têm salários de 800 (conheço-os pessoalmente), um enfermeiro não pode ganhar tanto como é reclamado. E nesta situação, penso que seja mais do que justo um enfermeiro ganhar pouco mais de metade do que um médico e em muitas outras situações, acho mais que justo um médico ganhar 10, 20 ou 30 vezes mais que um enfermeiro recém-licenciado.
Um dia, pela forma como o país se está a desenvolver, viveremos todos no centro e norte europeu, auferiremos quantias avultadas bem merecidas, e seremos todos Marias e Maneis. Até lá, um abraço.
 
A culpa é nossa!!! Alguem se insurge perante os sindicatos que temos???? se eles não fazem, vamos nos fazer... alguem lidere um movimento na net para criação de um novo sindicato...

Onde está o nosso acordo colectivo de trabalho???
 
Mais vale concorrer a assistente técnico, o ordenado é igual a responsabilidade é a que se sabe e pode-se subir de carreira porque de vez em quando sempre descongelam as progressões deles.

Estamos como queremos, não se indigne contra aquilo que os enfermeiros fizeram contra eles próprios.
 
1500 euros para os medicos em inicio de carreira ta muito bom! ao fim de 6 anos de curso já começam a ganhar esse valor e nao têm nenhuma responsabilidade, andam a passear a bata pelos hospitais!!! ah e tal sao 6 anos de estudo, pois bem, 1500 euros é um salario superior ao 1200 euros para os licenciados de 4 anos que comecam a trabalhar e isto escrito na lei!!! e toda a gente sabe que n fim nao ganham esses 1500 ganham muito mais a classe médica absorve a maior parte do dinheiro destinado a pagar profissionais de saude so em horas extra e em salarios imorais...calem-se bando de parasitas! vejam como é em espanha a diferenca de salarios entre médicos e outros profissionais!
 
Caríssimos deixemos de nos importunar com os sindicatos, e de estar à espera que façam alguma coisa, eu já fui dos que acreditei piamente que estes poderiam fazer alguma coisa infelizmente aprendi a custo e com factos não muito distantes que só olham para o umbigo.
senão vejamos se não fosse a doideira de querer exigir que em inicio de carreira um enfermeiro ganhasse 1500€ tinham aceite a proposta que lhes foi feita em SETEMBRO DE 2009 que eram 1407€ e neste momento nenhum de nós estaria a ganhar menos que isso.
Reflitam bem no que se deixou passar.
Deixo aqui um Apelo principalmente aos enf CIT que neste momento devem ser quase metade dos que se encontram no activo que se unam, façam comecem um movimento independente dos sindicatos e revindiquem e negoceiem directamente com o ministério e outros responsáveis. pois se estamos à espera que nos ajudem vejamos, 1º ainda vão pedir a reapreciação da carreira, que da ultima vez demorou 5 anos a ficar concluida e foi o que se viu, 2º - só depois de a carreira (a que nenhum CIT terá acesso) é que se iniciará o processo dos ACT ai sim para os CIT. ou seja se ninguém se mexe e começa um movimento independente que salvaguarde os direitos dos CIT estamos condenados.
um Bem haja à Enfermagem e aos Enfermeiros e deixem os médicos continuarem a achar que são eles o pilar do SNS é assim que são felizes, nós como bons enfermeiros que somos satisfaz-nos ver felicidade dos outros.
 
Algures no estatuto da OE diz que é sua função "Zelar pela dignidade da profissão..."
Onde anda GC? Onde estão os dirigentes regionais?
Onde está a critica mordás do DE?
Estes dirigentes da OE estão a destruir a profissão.
 
Perdoem a minha ignorância mas se os Enfermeiros são tão Licenciados como Professores, Médicos, Advogados e Engenheiros porque não deverão ganhar o mesmo em início de carreira? Será assim tão difícil perceber a (in)justiça no meio disso? E para o Anónimo dos dinheiros, os médicos curam os enfermeiros cuidam e já vai longe o tempo em que os enf se limitavam a dizer sim sr. dt.
Não digo que os médicos têm muitas responsabilidades porque realmente têm e que muitos chefes de serviço ou de algumas áreas mais complexas em muitos casos deveriam ganhar bem mas não entendo porque é que o faz feliz ver um enf a ganhar metade de um médico... Dir-me-á é porque as responsabilidades sao diferentes e então pergunto um psicólogo, fisioterapeuta (veja-se o caso do centro de reabilitação do norte em que um fisio ganha mais que um enf...), assistente social se ganhar igual a um médico já é justo? Já tem responsabilidades "adequadas" a essa remuneração?
Acho que nem vou discutir mais este tópico só lamento que o povo tuga continue a não só não ficar feliz com o que, em alguns casos, já tem como pelo contrario ficar feliz em ver alguns grupos profissionais rebaixados em vez de lutarmos todos pelo mesmo: bem do paciente e da existência e respeito por equipas multidisciplinares...
Eu vou trabalhar pra fora, vou ganhar no mínimo o dobro do que ganharia em pt e sei que um médico ganhará o triplo de mim. Algo contra? Não, de todo! Mas o que eu vou ganhar vai em parte reflectir a importancia que nesses países se dá à Enfermagem...
 
MFF, há licenciaturas e licenciaturas, há profissões e profissões. Não pode esperar ganhar tanto como um médico, é anti-natura.
 
Que dizer? Fisioterapia tem mais futuro que Enfermagem.
 
"Fechem 90% das Escolas Superiores de Enfermagem. Poupam-se 650 milhões de euros aos contribuintes portugueses." Depois é deixar a lei da oferta e da procura funcionar!!!
 
E porque não uma Ode a Rovisco Pais?

Na mensagem do Bastonário para os enfermeiros da Diáspora (http://www.ordemenfermeiros.pt/comunicacao/Paginas/MensagemBastEnfermeirosDiaspora10junho2012.aspx) a propósito do dia 10 de junho de 2012 e falando da necessidade de empreendedorismo face ao problema do desemprego na Enfermagem apontando o exemplo da Enf.ª Isabel Santos Melo cita o Enf. Germano Couto mais um "curioso" exemplo:

"Têm surgido exemplos desses também em Portugal. Um deles em Miranda do Douro de duas jovens enfermeiras que resolveram transformar uma situação de desemprego numa oportunidade, trabalhando voluntariamente a troco de casa e alimentação. Não julgo que essa seja uma situação que se deva prolongar indefinidamente, mas reconheço o espírito de abnegação e empreendedorismo destas profissionais e que gostaria de destacar. Tenho esperança que esta situação precária venha a dar lugar a uma situação condigna."

Mas está tudo doido? Um exemplo de mendicidade em que 2 jovens Enfermeiras trabalham a troco de comida e roupa lavada é apontado como um exemplo de empreendedorismo???
Eu chamo a isto uma situação de desespero e nunca empreendedorismo. Quererá por ventura o Enf. Germano Couto mais exemplos destes???

É assim que se luta pela dignificação da Classe?

É reconhecendo como "normal" a mendicidade na Enfermagem e até "maquilhando" a mesma adjectivando-a pomposamente com palavras como "abnegação" e "empreendedorismo" que conseguiremos um reconhecimento e justa remuneração do nosso trabalho?

Vários têm sido os Colegas que se insurgem contra esta situação. Até neste blog, LProlog apontou este caso como lamentável e pouco dignificante e agora vemos o nosso Bastonário elogiar esta situação? Já ficaria descontente com a inexistência do repudiar desta situação mas vejo-me agora chocada com o ELOGIO que o Enf. Germano faz.

Passamos a ter uma situação de mendicidade (pois é disso mesmo que se trata) com o carimbo de aprovação, pasme-se, da Ordem dos Enfermeiros.
 
Amigos enfermeiros não sou enfermeiro mas estou chocado com esta renumeração. Obrigado por passarem a informação, verei como se pode modificar isto.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!