quarta-feira, julho 04, 2012

Defesa intransigente dos Enfermeiros!

.

Assisti à participação do Sr. Bastonário da Ordem dos Enfermeiros no programa "Opinião pública" (45' de duração), da SIC Notícias. 
A intervenção do Enf. Germano Couto foi irrepreensível na defesa objectiva da dignidade profissional dos Enfermeiros! 
Permitam-me que me confesse: fiquei muito sensibilizado (para não dizer emocionado) com a intervenção telefónicas dos vários espectadores (que demonstraram um apoio cabal à classe de Enfermagem), insurgindo-se contra a actual falta de respeito para com a nossa classe! Bem-haja!


(reunião marcada para 9 de Julho) link

Comments:
Eu também gostei da intervenção do bastonário.
Sou um crítico devoto da actual direcção da OE, porque até aqui tem andado mais preocupado com fotografias do que com os problemas reais da profissão.
Situaçãos como a dos 4 euros já se verificam há muito. Não deixa de ser irónico que o bastonário venha argumentar que o SERVIÇO Nacional de Saúde também serve de referência em matéria de condições laborais. Quem esteve em Coimbra (na AG), percebe que há então, algumas divergências ideológicas no seio da Ordem.

Bem, gostei da mobilização da classe, mas sou como Tomé. Estou à espera da reunião com o Paulo Macedo.
Àh, já me esquecia: não passa pela cabeça de ninguém que o Paulinho não soubesse o que se estava a passar. O que o Germano fez, foi uma jogada de cintura: falinhas mansas com a tutela para que rolem cabeças algures na hierarquia inferior.

E aí está outra grande revelação (ou talvez não): quem preside a ARS é o MAGNÂNIMO Cunha Ribeiro. Não é Dr. Enfermeiro?

:)
 
http://sicnoticias.sapo.pt/economia/2012/07/04/secretario-de-estado-afirma-que-nao-foi-ministerio-da-saude-que-impos-valor-pago-a-enfermeiros

O Ministério pela mão do seu Secretário de Estado lava as mãos como Pilatos.

Aliás Leal da Costa diz mesmo que se esta situação se verifica é porque os Enfermeiros terão aceitado.

Depois atira a questão do mais baixo custo para o Tribunal de Contas (engraçado como já não têm em linha de conta o TC quando se trata do sugadouro que são as PPP).

E ao que parece este concurso NÃO é para anular apenas vão fazer uma auditoria para ver se houve "irregularidades" na contratação.
Agora digo eu: "a burocracia até pode bater toda certinha mas não deixa de ser IMORAL a total DESVALORIZAÇÃO do trabalho dos Enfermeiros"

E Leal da Costa diz mesmo que não pondo em causa o valor é preciso ir ver porque preço estão outros Enfermeiros a ser contratados em outros hospitais nomeadamente no sector privado (e nós sabemos muito bem como esse está)

E termina com 2 pérolas:

- afirma que estas são situações de 2º e 3º emprego (por isso toca a calar que já mamam muito, não é Sr. Secretário de Estado?)

- e que portanto é normal que o mercado de trabalho funcione da maneira como funcionou!

Está tudo dito, o Ministro Paulo Macedo e todo o seu Ministério andaram todos estes meses a atirar areia para os olhos dos Enfermeiros.
 
Pouca vergonha vergonhosa!!!

O Ministro da saúde, secretário de estado e afins sabiam e sabem de tudo...

O secretário de estado esquece-se de um pequeno pormenor muito importante!! É que até podia ser o 5.º emprego do enfermeiro em acumulação!!! O valor do trabalho do enfermeiro não é este e ponto!!!

Além do mais os médicos também acumulam na privada e nem por isso lhes diminuem o salário não é??? Pelo contrário... ganham rios de dinheiro...
 
Eu continuo a não perceber, independentemente de concordar com as boas intenções do bastonário na nossa defesa, mas afinal há enfermeiros a mais ou não há sr bastonário??? Como uma das intervenientes sugeria, concordo que se comecem a encerrar (finalmente) escolas, começando desde logo por aquelas de paupérrima qualidade.Mas parece que não há consenso nesta matéria. Ó sr bastonário: será difícil fazer perceber à população, aos mercados e ao governo como é que há tantos enfermeiros no desemprego e ao mesmo tempo, se defende que os que trabalham devem ser melhor remunerados. Isto colide básica e frontalmente com a lei da oferta e da procura. Toda a gente defende que se devem diminuir os números de enfermeiros licenciados por ano, menos o nosso bastonário!!!??? (esta atitude da parte da ordem é autista e está a impedir qualquer aspiração que tenhamos a ver a nossa situação laboral/remuneratória resolvida).(Mais:.... isto até me faz lembrar e muito um certo discurso de um certo sindicato que no passado recente nos condenou à morte... lembram-se??)
É que me parece óbvio que o governo actual ou os que se lhe seguirem NUNCA, JAMAIS EM TEMPO ALGUM, vão aumentar o número de admitidos ao SNS!! Aliás, o sentido acho que até é o inverso.
Ou então, eu estou muito baralhado e, por favor, alguém me ilumine...
 
Já fomos! :(

Eu bem disse que isto do IGAS não ia dar em NADA!

Ninguém se responsabilizou e ninguém vai ser responsabilizado! Isto vai passar a ser a norma e não a excepção!

Isto vai voltar a acontecer!!!

E AGORA?? vamos voltar às vigilias e "exijo falar com o Sr. Ministro??" ???

Vai ser isto, over and over?

Vamos ver PROPOSTAS CRIATIVAS, DE IMPACTO, CONSISTENTES E CREDIVEIS!
 
A propósito do comentário 7/04/2012 09:46:00 PM:

"Como uma das intervenientes sugeria, concordo que se comecem a encerrar (finalmente) escolas, começando desde logo por aquelas de paupérrima qualidade" ... Toda a gente defende que se devem diminuir os números de enfermeiros licenciados por ano, menos o nosso bastonário!!!??? "

Pois aí o enf. Germano Couto ficou caladinho que nem um rato, nem convêm tocar no assunto ou não anda-se ele também a comer do pote de mel que são as escolas de enfermagem
 
"E termina com 2 pérolas:

- afirma que estas são situações de 2º e 3º emprego (por isso toca a calar que já mamam muito, não é Sr. Secretário de Estado?)

- e que portanto é normal que o mercado de trabalho funcione da maneira como funcionou!”


Eu ouvi esse PULHA a falar disso! É mesmo insensível! É o valor que esse secretário de estado dá aos Enfermeiros! Atitude nojenta! Merecemos mais e melhor pelo que fazemos e sabemos!
 
pois eu continuo a achar q o sr bastonario tem uma dificuldade gritante no q toca a falar com os media. para compensar, repete-se q se farta, sempre com as mm frases feitas. chega a ser confrangedor ve-lo a pausar em busca de um adjectivo q n surge... espero q as suas parcas capacidades se resumam ao discurso, o q só por si n é despiciendo. afinal de contas representa-nos a todos
 
Tanta coisa e afinal o argumento dos rácios da OMS também é usado pelo novo bastonário!
É impressionante!
Mas Dr Enfermeiro será quenão seria importante explicar ao Sr Bastonário o que os rácios da OMS significam.....
 
Vejam sobre o assunto e respectivos comentarios em:
http://momentoseconomicos.wordpress.com/
 
Pelo menos está a ter um enorme impacto na opinião publica e politica, pode ser que desta vez se comece a ver o real valor da ENFERMAGEM.!!!
COLEGAS NUNCA DESISTAM DE LUTAR PELAS INJUSTIÇAS, CUSTA MUITO CARO, MAS É UM EXCELENTE INVESTIMENTO !!!!!!
LUTEM PELA DIGNIDADE, JUSTIÇA E HONRA!!!!
 
Já agora ... só mais uma nota prévia:
não foi este mesmo bastonário que há tempos atrás sugeriu uma redução de 10% (aaaahh????!!!) ao ano no número de vagas?
10%??!!
Assim não vamos lá, digo eu...!!

Já agora... um exercício de antevisão do que vai acontecer no futuro próximo; ou não tenha já eu passado por cenários semelhantes...

1 - o ministério manda umas larachas para a comunicação social, dizendo que está muito preocupado e atento à situação. Feito!

2 - a ordem, muito respeitosa e humildemente agradece os esforços que o sr ministro estará a fazer, numa tentativa imberbe de o engraxar, e aguarda. Feito!

3 - Os sindicatos, por seu turno, juntam-se à confusão, aproveitando o swell e fazendo tanto ruido quanto possível, numa manobra desesperada de reanimação do estado moribundo em que se encontram. É que com isto, conseguem convencer alguns enfermeiros pacóvios de que estão activos, ... dinâmicos, enfim, vivos!!Feito!

4 - os srs enfermeiros, mais uma vez, aguardam... aguardam... passivos como são e sem os consensos que nunca conseguirão (am) formar em porcaria nenhuma (da mais elementar à mais complexa), são os mestres na arte de saber esperar e doutorados na ciência de criar controvérsia. Feito!

5 - entretanto e com uma certa dose de apoteose, o ministério ou alguém do género (não me espantaria que fosse o próprio cunha ribeiro...) vem à praça pública anunciar a devida e pronta correcção da situação anómala detectada. Só se esquecem é de 2 pequeníssimos detalhes: só resolve a situação particular da SRSLVT; e não clarifica o preço (e atenção: a palavra chave aqui é o "preço") mínimo a pagar aos enfermeiros em idênticas situações, ficando este ponto em stby. Será assunto para ver posteriormente, quando se criarem os mecanismos necessários à regulação,... quando terminarem os encontros com a ordem... quando....enfim, argumentará então o ministério.
Quase feito!

6 - Os sindicatos colhem os louros de mais uma bem sucedida "negociação".
Quase feito!

7 - a ordem rejubila com os progressos alcançados; agradece uma vez mais com muita reverência ao sr ministro; transmite essa informação e apasigua os já de si apasiguados enfermeiros. Quase feito!

Resumo: muito se vai falar, escrever, fazer, para no fim....
julgo que todos sabem a resposta.

Um bom dia para todos os enfermeiros, em especial para aqueles que conseguem descansar a cabeça na almofada enquanto pensam: uuufa, ainda bem que isto não é comigo. Levantar ondas e greves e tudo e tudo, pra quê??..........

PS: oxalá eu, mais uma vez, não tenha razão.
 
ESTOU A GOSTAR DA ATITUDE DO MS EM INVESTIGAÇÃO ESTA EXPLORAÇÃO" DOS ENFERMEIROS!!!
MAS TAMBÉM DEVERIAM INVESTIGAR OS CONTRATOS MILIONÁRIOS DE ALGUNS MÉDICOS E RELACIONAREM COM OS RESULTADOS OU SEJAM INDICADORES DE PRODUTIVIDADE, GANHOS EFETIVOS .... ?????
ISSO SERÁ QUE NÃO INTERESSA NOS TEMPOS DE AUSTERIDADE EM QUE ESTAMOS E SÓ SE CORTA NOS ENFERMEIROS E AUXILIARES DE ACÇÃO MÉDICA!!!!!
 
SUBSCREVO INTEGRALMENTE, LAMENTANDO:

"pois eu continuo a achar q o sr bastonario tem uma dificuldade gritante no q toca a falar com os media. para compensar, repete-se q se farta, sempre com as mm frases feitas. chega a ser confrangedor ve-lo a pausar em busca de um adjectivo q n surge... espero q as suas parcas capacidades se resumam ao discurso, o q só por si n é despiciendo. afinal de contas representa-nos a todos"
 
Esse Leal da Costa foi NOJENTO com os seus comentários, fui mais um a assistir na tv esse sub-normal a falar dos enfermeiros... é este o valor que um secretário de Estado atribui à Enfermagem??!
 
Isto está a pedir é uma manifestação das grandes. Mas para isso é preciso que sejamos unidos e que as pessoas se mentalizem que mais um faz a diferença e que deixem de ficar à espera que os outros lutem pelos seus direitos. Mas afinal que cidadãos somos?? somos uns paus mandados que aceitamos tudo sem lutar para ter aquilo a que temos direito e nos estão a tirar??
Está na altura de fazer alguma coisa!! e nada melhor que os blogs e redes sociais para nos unirmos e organizar momentos de reivindicação.
 
Isto está a pedir é uma manifestação das grandes. Mas para isso é preciso que sejamos unidos e que as pessoas se mentalizem que mais um faz a diferença e que deixem de ficar à espera que os outros lutem pelos seus direitos. Mas afinal que cidadãos somos?? somos uns paus mandados que aceitamos tudo sem lutar para ter aquilo a que temos direito e nos estão a tirar??
Está na altura de fazer alguma coisa!! e nada melhor que os blogs e redes sociais para nos unirmos e organizar momentos de reivindicação.
 
e nao se pede demissão do cerebro raro que teve a ideia de explorar assim uma classe?

que legitimidade tem em apresentar este valor ridiculo?

Não ha consequencias?
 
Já se sabia quais as consequências desta politica de formação desenfreada, agora é o mercado a funcionar
 
Será que o dr enfermeiro sendo tão esperto sabe qual a função da ordem e dos sindicatos?
Duvido.
 
Sr. Bastonário, não se deixe influenciar com as palavras mansas
do Sr.Ministro, o minimo que se pode exigir é o pagamento pelo vencimento inicial da carreira de enfermagem que já é uma das mais baixas comparada com outros licenciados. Se querem poupar cortem nos vencimentos milionários de alguns gestores e deputados.
 
Esse sr.Leal da costa era bom para trabalhar com ratinhos...e coitadinhos dos ratinhos...
 
Parabéns ao Dr Enf e ao Enf Germano Couto...
 
Pelo menos o homem tem apresentação, porque a outra velhota, meu Deus... só lhe faltavam os chinelinhos de quarto e o xaile...
 
Gostei da intervenção do Sr Bastonário de uma forma geral. Contudo quando fala em rácios... (recordo-me quando a anterior OE falava em rácios o DE ficava altamente repugnado... e agora?!... não tem nada a dizer?!?)
M.Neves
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!