segunda-feira, julho 09, 2012

Reunião entre Bastonário/Ministro da Saúde

.
Reunião, hoje (09/07/2012), entre o Bastonário da Ordem dos Enfermeiros, Enf.Germano Couto, e o Ministro da Saúde, Dr. Paulo Macedo, pelas 16h.

Comments:
Não são convcersas de egoísmo ou inveja mas... espero bem que o Bastonário faça ver que terá que haver igualdade de tratamento tanto para médicos como para enfermeiros.
Não somos licenciados / profissionais de segunda categoria!!
 
Mas, vai haver mesmo? Duvido...
 
Um pergunta se o SEP já reuniu com o Ministério e já se chegou aparentemente a um acordo, o que vai lá fazer o Germano?

Cumprimentar o Ministro?
Colher os louros das negociações encetadas pelo SEP?
Tirar um fotografia com o Ministro (se sim não se esqueça de fazer um post só para essa foto)?
Dar uma mãozinha ao ministro que destrói o SNS e que anda "aflito" por causa da greve dos médicos?
 
http://sicnoticias.sapo.pt/1645204

São notícias como estas que me fazem acreditar que hoje o Ministro até pode "ceder" aos Enfermeiros mas não tenho muitas dúvidas que havemos de voltar muito em breve a ver novamente situações como a da ARSLVT e haveremos de ouvir o Ministro ou um Secretário de Estado ou outro qualquer agente do Governo a dizer: "vêem, vocês até não ganham mal quando comparados com a população portuguesa em que há pessoas a ganhar 2euros/hora por isso temos que ajustar os salários dos enfermeiros à realidade nacional".

Não tenho dúvidas que hoje o Bastonário vai ouvir falinhas muito mansas, palavras doces e muitas promessas do Sr. Ministro. Não tenho dúvidas também de que o Enf. Germano Couto se vai desdobrar em rasgados elogios ao Ministro e se há de dizer que tudo está quando acaba bem.

Mas também não tenho dúvidas que este "nevoeiro" com que nos querem tapar os olhos se há de dissipar, e que continuando como estamos a caminhar para a redução brutal do SNS acompanhada do crescimento dos Privados, e que nos próximos anos a Enfermagem que já hoje anda rastejante ainda há de estar pior.

Lamento apenas que continuemos a dizer "sim, sr.ministro" enquanto nos vão tirando o tapete debaixo dos pés.

Sei que as minhas palavras caiem em saco roto mas pelo menos ficam para memória futura e daqui por 2 ou 3 anos (pode até ser mais mas muito seriamente dúvido) talvez o Doutor Enfermeiro ou outro blogger as venha "re-pescar" para fazer um apanhado para explicar como chegamos ao ponto em que haveremos de chegar findo esse tempo.
 
SE TIVESSEM UM POUCO DE VERGONHA E CONSIDERAÇÃO PELA "CLASSE" FAZIAM O MESMO QUE OS MÉDICOS!!!!!!!!!!
 
Parabéns a todos os membros da actual Ordem, em especial do Sr Bastonário, pois na minha opinião já fizeram bem mais pela nossa Classe do que todo o período da anterior Ordem.

Independentemente dos resultados da reunião de logo, obrigado por mostrarem interesse e preocupação na defesa dos direitos e da dignidade da nossa profissão.

ASSIM DÁ GOSTO TER UMA ORDEM !

PM
 
Lá vai ele lamber as botas ao ministro.
Depois vai tentar fazer acreditar à malta que está a tratar de alguma coisa.
Já vimos tudo e não vamos em cantigas queremos resultados.
 
Resultado da reunião = ministro da saúde aceita as reivindicações dos médicos e vai continuar a cortar nos direitos dos enfermeiros!
 
vejam as diferenças!!! o ministro na esperança de reverter a intenção de greve, quer reunir com os médicos. Estes (intransigentes)dizem que não, pois já é tarde e preferem fazer greve e só depois é que pode haver lugar a negociações (com calendário estabelecido - que gente organizadinha - ) Pelo contrário, os enfermeiros, queremos a todo o custo negociar com o ministro e ele (intransigente)ou protela, ou adia ou não está ou não à condições financeiras ou porque não lhe apetece, não pode receber ninguém. Enfim... Nem cumpre sse quer o calendário negocial. Vai na volta o que fazemos?? Vigílias, acções de rua sei lá mais o que (que não dão em nada). Os enfermeiros fazem-me lembrar aqueles animais embalsemados que só servem para adornar (o SNS).
 
Oh que caraças... se não nos dão equidade de tratamento.. tanto a Ordem dos Enfermeiros como Sindicatos TEM QUE PARTIR A LOIÇA!

Não vamos andar sentados de braços cruzados enquanto o Ministro “analisa” (e deeeeixa o tempo arrastar-se... e a nós, na lama!) e anui às reivindicações da classe médica!

então e nós? Somos filhos de um deus menor? Também não andamos a ser explorados? Mal pagos? com carreira congelada há anos?

Se o ministro aceita as reivindicações dos médicos, e a dos enfermeiros não (ou limita-se à “análise”), ESPERO UMA POSIÇÃO FIRME E LIMINAR DA CLASSE DE ENFERMAGEM!
A Ordem dos Enfermeiros, os Sindicatos, têm, tal como os médicos bem fizeram, encetar uma LUTA FEROZ!

CHEGA!! já são demasiados anos a receber como bachareis!! já chega de sermos constantemente minorados!
 
...e por favor, chega de pseudo/mini-médicos virem a um blog de enfermagem dizer que os enfº querem fazer a folha aos médicos... estamos com vocês porra!

e só vos usamos como comparação.. por serem profissões complementares, e de igual valor; ja sei que um médico estuda muitos anos e nem coloco a ideia de receber tanto como um médico; quero apenas receber como Enfº que sou! dignamente!
 
O sucesso desta luta está muito dependente, não apenas da unidade dos médicos no seu seio, mas principalmente da sua unidade com a luta dos enfermeiros e restantes trabalhadores do sector e muito em particular com a luta dos trabalhadores que utilizam o serviço nacional de saúde contra a sua progressiva amputação e liquidação.

E, acima de tudo, é absolutamente indispensável ter presente que toda a política deste governo está exclusivamente condicionada pela aplicação do memorando da Tróica, pelo que só será possível vencê-lo (derrubá-lo) se se exigir e impuser o não pagamento de uma dívida que é impagável e não cessa de crescer.
http://lutapopularonline.org/index.php/pais/89-saude/314-greve-dos-medicos-dias-11-e-12-de-julho-uma-justa-luta-que-as-manobras-fascistas-do-ministro-nao-conseguira-travar

Doutor Médico: Não é para quem quer, é para quem pode.
 
Trabalho no Hosp.Sta. Maria; recebo 6,73 euros/hora. Por vezes, somando as horas de qualidade e subtraindo os impostos, trago para casa MENOS que o meu ordenado base...e existem colegas em circunstâncias ainda mais lamentáveis. 1520euros????Uma miragem...Se o Sr.Bastonário da OE alterar esta realidade, num contexto em que a crise serve de desculpa para tudo, então passa a ter o titulo de santo milagreiro...o Ministério da Saúde poupa milhoes de euros/ano, a pagar aquilo que paga aos enfermeiros do SNS. Poupar, rentabilizar, encerrar, despedir são as palavras de ordem. Não acredito que a Enfermagem verá justiça ser feita no que toca à remuneração. Infelizmente, aquilo que observo no meu dia a dia, só me leva a crer que a enfermagem irá degradar-se cada vez mais a todos os niveis.
 
"Não são convcersas de egoísmo ou inveja mas... espero bem que o Bastonário faça ver que terá que haver igualdade de tratamento tanto para médicos como para enfermeiros.
Não somos licenciados / profissionais de segunda categoria!!"

Lol Portugal deve ser o unico país do mundo, onde enfermeiros tentam ganhar o mesmo que Médicos... ridiculo!!

Ps: Já agora, os enfermeiros são licenciados, os Médicos, Mestres!! Bem diferente!
 
21: 04 e não há uma unica noticia da reunião de hoje.... estranho!!
 
“ Lol Portugal deve ser o unico país do mundo, onde enfermeiros tentam ganhar o mesmo que Médicos... ridiculo!!

Ps: Já agora, os enfermeiros são licenciados, os Médicos, Mestres!! Bem diferente!

7/09/2012 08:25:00 PM”


Oh lol, sabes que há mestrados e doutoramentos em enfermagem , não sabes lol?
e onde é que viste que os enfermeiros querem "ganhar tanto" como médicos lol? Querem ser pagos como técnicos superiores e, TAL COMO ACONTECE PARA OS MÉDICOS, querem que seja valorizado o elevado grau de complexidade, penosidade, e responsabilidade da sua profissão. Como eventual futuro profissional de saúde, também não queres auferir segundo a responsabilidade e complexidade do teu trabalho? Ou basta-te passear títulos e camisolas?

Acredito que se fosses nutricionista, terapeuta da fala, enfermeiro, fisioterapeuta, astronauta, fabricante de panelas, pescador ou psicólogo, irias lutar por dignidade, tal como todos os outros fazem. até os médicos pedem dignidade vê lá´tu! ..muito ouço os internos de especialidade a queixarem-se de explorados e mal pagos para o que fazem; é história que me faz lembrar de uma outra, que me é bem familiar...

custa encaixar na cabeça lol, talvez..? que há mais pessoas no mundo alem de ti e da tua vaidade; ou estás demasiado ocupado a fazer valer a tua vida, vexando a dos outros? que contigo hão-de trabalhar e muito ajudar - e ensinar; oxalá a vida e a maturidade também te ensinem; que façam ganhar pelo na venta, no peito, na alma. oxalá.
 
Governo compromete-se a acabar com enfermeiros 'low cost'

9 de Julho, 2012

O Governo comprometeu-se hoje acabar com a contratação de enfermeiros a baixo custo para o Serviço Nacional de Saúde, em resposta à contestação dos profissionais, anunciou o bastonário da Ordem dos Enfermeiros, após uma reunião com o ministro da Saúde.
Germano Couto adiantou que as Inspecção-geral das Actividades em Saúde (IGAS) concluiu, segundo informações transmitidas pelo ministro Paulo Macedo, que não há ilegalidades no concurso de contratação de enfermeiros, por empresas de prestação de serviços, para trabalharem em centros de saúde.

A reunião, no ministério, em Lisboa, ocorreu depois das denúncias da Ordem e do Sindicato dos Enfermeiros Portugueses de que profissionais da classe tinham sido contratados por empresas de prestação de serviços para trabalharem a 3,96 euros por hora em centros de saúde da Região de Lisboa e Vale do Tejo (distritos de Lisboa, Setúbal e Santarém).

Uma situação que consideram pouco digna para a profissão e que terminou, na sexta-feira, com a concentração de meia centena de enfermeiros à porta do Ministério da Saúde.

Em declarações à agência Lusa, o bastonário da Ordem dos Enfermeiros, Germano Couto, referiu que o ministro Paulo Macedo se comprometeu hoje «a indexar o valor a ser pago aos enfermeiros pela tabela em vigor para a carreira de enfermagem».

O mesmo compromisso já havia sido assumido, na quinta-feira, pelo secretário de Estado da Saúde, Manuel Teixeira, ao Sindicato dos Enfermeiros Portugueses, de acordo com o seu presidente, José Carlos Martins.

O bastonário dos enfermeiros acrescentou que, conforme garantia do ministro da Saúde, «as contratações, daqui para a frente, de enfermeiros para a Função Pública será feita não pela prestação de serviços, com o recurso ao recibo verde, mas através de contratos individuais de trabalho».

Depois das denúncias da contratação de enfermeiros a baixo custo, o Ministério da Saúde anunciou na terça-feira a averiguação por parte da IGAS da regularidade do processo de concurso.

Hoje, à Lusa, o bastonário da Ordem dos Enfermeiros disse que o ministro indicou «algumas conclusões, muito simples», das inspecções feitas pela IGAS e que apontam para que, «neste momento, não há situações de ilegalidade, o que não permite que o concurso seja colocado em causa ou mesmo anulado».

Germano Couto adiantou ainda que a primeira reunião do grupo de trabalho para a criação do «enfermeiro de família» ocorrerá ainda em Julho.

O grupo é formado por representantes da Ordem dos Enfermeiros e do Ministério da Saúde.

Lusa/SOL
 
Governo compromete-se a acabar com enfermeiros 'low cost'

9 de Julho, 2012

O Governo comprometeu-se hoje acabar com a contratação de enfermeiros a baixo custo para o Serviço Nacional de Saúde, em resposta à contestação dos profissionais, anunciou o bastonário da Ordem dos Enfermeiros, após uma reunião com o ministro da Saúde.
Germano Couto adiantou que as Inspecção-geral das Actividades em Saúde (IGAS) concluiu, segundo informações transmitidas pelo ministro Paulo Macedo, que não há ilegalidades no concurso de contratação de enfermeiros, por empresas de prestação de serviços, para trabalharem em centros de saúde.

A reunião, no ministério, em Lisboa, ocorreu depois das denúncias da Ordem e do Sindicato dos Enfermeiros Portugueses de que profissionais da classe tinham sido contratados por empresas de prestação de serviços para trabalharem a 3,96 euros por hora em centros de saúde da Região de Lisboa e Vale do Tejo (distritos de Lisboa, Setúbal e Santarém).

Uma situação que consideram pouco digna para a profissão e que terminou, na sexta-feira, com a concentração de meia centena de enfermeiros à porta do Ministério da Saúde.

Em declarações à agência Lusa, o bastonário da Ordem dos Enfermeiros, Germano Couto, referiu que o ministro Paulo Macedo se comprometeu hoje «a indexar o valor a ser pago aos enfermeiros pela tabela em vigor para a carreira de enfermagem».

O mesmo compromisso já havia sido assumido, na quinta-feira, pelo secretário de Estado da Saúde, Manuel Teixeira, ao Sindicato dos Enfermeiros Portugueses, de acordo com o seu presidente, José Carlos Martins.

O bastonário dos enfermeiros acrescentou que, conforme garantia do ministro da Saúde, «as contratações, daqui para a frente, de enfermeiros para a Função Pública será feita não pela prestação de serviços, com o recurso ao recibo verde, mas através de contratos individuais de trabalho».

Depois das denúncias da contratação de enfermeiros a baixo custo, o Ministério da Saúde anunciou na terça-feira a averiguação por parte da IGAS da regularidade do processo de concurso.

Hoje, à Lusa, o bastonário da Ordem dos Enfermeiros disse que o ministro indicou «algumas conclusões, muito simples», das inspecções feitas pela IGAS e que apontam para que, «neste momento, não há situações de ilegalidade, o que não permite que o concurso seja colocado em causa ou mesmo anulado».

Germano Couto adiantou ainda que a primeira reunião do grupo de trabalho para a criação do «enfermeiro de família» ocorrerá ainda em Julho.

O grupo é formado por representantes da Ordem dos Enfermeiros e do Ministério da Saúde.

Lusa/SOL
 
NÃO HÁ ILEGALIDADES !!!
ENFERMEIROS PAGOS COMO ANALFABETOS !!!!! IRRESPONSÁVEIS , .......
ENTÃO MAS ATÉ AGORA O SUMO DA BENDITA REUNIÃO,
AQUILO QUE SE CONTINUA A VER É QUE QUEM ESTÁ EM LUGARES DE PUDER E DECISÃO (enfermeiros!!!) continuam a maltratar e Bem quem representam e mais grave ainda a profissão deles , parece não terem espelho para ver isso!!!!!
 
os dois amigos do PSD foram beber um copo e gozar com a cara dos enfermeiros...como ja disseram por aqui, que foi la fazer o Bastonario? O SEP ja tinha esta garantia desde 5a feira, pelo que ao ir a esta reuniao o bastonario so foi legitimar este ministro que nunca se viu em tantos apertos pela greve dos medicos...Agora pode vir dizer que os medicos e que sao os maus da fita que ate os enfermeiros estao com ele! Quanto ao valor minimo aceitavel,tinha em mim que ja estava contemplado na lei, nao impedindo que se continue a subcontratar enfermeiros como sempre se tem feito...E curioso que sabendo toda a gente que ha colegas nossos a "estagiar" de graca ou a trabalhar por tuta e meia no privado (e mesmo no Publico), so agora o Bastonario parece ter acordado para o facto...terao sido as luzes das camaras da televisao que acordaram o homem?

Quanto ao cromo que veio falar dos "medicos Mestres" digo-lhe apenas que lhe perdoo o comentario por provavelmente ser ainda muito novo e o que conhece do mundo sao os bares da Ribeira e as personagens dos "Morangos com Acucar". Os medicos sao "mestres" a luz de Bolonha, tal como qualquer outro licenciado e sim, ha paises onde outros profissionais de saude ganham mais que os medicos- ele que passeie ate ao Reino Unido e de uma olhadela as tabelas salariais.
 
os dois amigos do PSD foram beber um copo e gozar com a cara dos enfermeiros...como ja disseram por aqui, que foi la fazer o Bastonario? O SEP ja tinha esta garantia desde 5a feira, pelo que ao ir a esta reuniao o bastonario so foi legitimar este ministro que nunca se viu em tantos apertos pela greve dos medicos...Agora pode vir dizer que os medicos e que sao os maus da fita que ate os enfermeiros estao com ele! Quanto ao valor minimo aceitavel,tinha em mim que ja estava contemplado na lei, nao impedindo que se continue a subcontratar enfermeiros como sempre se tem feito...E curioso que sabendo toda a gente que ha colegas nossos a "estagiar" de graca ou a trabalhar por tuta e meia no privado (e mesmo no Publico), so agora o Bastonario parece ter acordado para o facto...terao sido as luzes das camaras da televisao que acordaram o homem?

Quanto ao cromo que veio falar dos "medicos Mestres" digo-lhe apenas que lhe perdoo o comentario por provavelmente ser ainda muito novo e o que conhece do mundo sao os bares da Ribeira e as personagens dos "Morangos com Acucar". Os medicos sao "mestres" a luz de Bolonha, tal como qualquer outro licenciado e sim, ha paises onde outros profissionais de saude ganham mais que os medicos- ele que passeie ate ao Reino Unido e de uma olhadela as tabelas salariais.
 
Meus caros, reuniões e fotografias deram em quê?
Quero lembrar, que eu, como tantos e tantos outros Enfermeiros, que estudamos, fizemos especialidade, etc., não progredimos na carreira há 10 (DEZ) anos.
NÃO FIQUEM POR FALINHAS MANSAS!
PARTAM A LOIÇA.
Vejam a força e verticalidade dos Médicos. Depois queremos comparar-nos a eles! Assim é impossível.
DEIXEM O POLITICAMENTE CORRECTO! AFRONTEM O PODER INSTALADO.
TENHAM CORAGEM - ORDEM E SINDICATOS - DEMONSTREM QUE NÃO SOMOS DE 2ª. CLASSE.
 
Meus senhores há aqui tanta gente indignada com o nosso bastonário, mas eu não percebo o porquê? O sr. germano fez mais em meia dúzia de meses do que a outra senhora fez nos dois ( não sei se foram mais) mandatos que esteve no "poleiro"... Quem é que aumento o valor das cotas quando Enfermagem já andava pelas ruas da amargura???? Quem permitiu a proliferação de escolas privadas sem critério nenhum e um aumento alucinante e descontrolado do numero de vagas nos cursos de Enfermagem???? Essa senhora nem num debate que costuma haver às segundas à noite na RTP, soube dignificar a nossa profissão... Se fosse lá um quaisquer agricultor provavelmente falaria melhor do que ela e com mais objectividade... No tempo dessa senhora os desígnios da ordem eram dignificar a profissão, mas eu pergunto como se pode dignificar a Enfermagem, se os Enfermeiros não são dignificados nos seus postos de trabalho???? Não nos iludamos com falinhas mansas, mas também temos que dar oportunidade aos novos que ainda agora acabaram de chegar.. e vocês já querem crucificar o homem???
 
eu não sei como é que dentro da classe médica aceitam que uns ganhem 1200 euros e outros 4000 a fazerem o mesmo trabalho!!! e ainda se acham muito iluminados...
 
NÃO DEVÍAMOS NEM COMENTAR O QUE ACONTECE NA PROFISSÃO DOS MÉDICOS, MAS JÁ PERCEBI ESTE BLOG EXISTE PARA DIVIDIR OS PROFISSIONAIS E DEITAR AREIA AOS OLHOS DOS MENOS AGLUTINADOS COM O PODER .... QUEM DÚVIDA QUE OS DOIS BOYS FORAM TOMAR UM COPO? O QUE VIRÁ DAÍ BOM? SENTEM-SE QUE MUITO VÃO TER QUE ESPERAR ............
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!