sexta-feira, julho 13, 2012

Do sindicato médico, com amor.


"«Apelos a uma atuação sinérgica no futuro imediato só poderão ter do Sindicato Independente dos Médicos uma resposta: não, obrigado»" link

"Médicos não estão disponíveis para fazer greve com enfermeiros" link

Daqui se deduzem três possíveis conclusões: em primeiro, que o Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) pouco percebe de estratégia sindical (antes de levar uma desonrosa recusa pública, podia ter perguntado... talvez se poupasse ao opróbio!) -  lição aos sindicatos de Enfermagem: greves não se fazem por sistema porque se banalizam
Em segundo, que o interesse da greve médica não coloca exactamente os interesses do SNS no topo da revolta(!); 
Por fim, que, afinal, esta questão das sinergias, simbioses, multidisciplinariedade (peta para muitos médicos) e uniões, só tem um sentido: em direcção aos médicos, jamais em direcção aos Enfermeiros!
.
É que os Enfermeiros têm boas (e sinceras) intenções - querem mesmo salvar o SNS, os médicos (ou uma parte substancial) também devem ter o mesmo desejo, mas na derradeira linha da lista. Antes dessa "treta do SNS" pretendem (cuspe na ponta da pena): escorraçar o Ministro da Saúde (porque já sabem o que aí vem - eu também sei, mas ainda não posso dizer!), engordar a carteira (tendo em conta que são das classes mais injustiçadas em todas as vertentes laborais!), e estabilidade profissional (é justo!, contudo, enquanto as "empresas" pagavam a 50, 60 e 80 euros/hora, espoliaram bem o erário público, agora que está a deixar de compensar... é melhor voltar ao conforto do bom contrato!)...
.
Acusaram-me por aqui (e por outros) de fomentar a desunião entre Enfermeiros e médicos, e instigaram todos os colegas a solidarizarem-se com as pretensões médicas. Pois bem, hoje os privilegiados deixaram patente qual o seu escopo.
Nesta coisa da nega à greve conjunta, a Federação Nacional do Médicos - companheira do SEP (CGTP) - não quis ser tão "duritia" para um amigo de bandeira, mas, com amor, recusou.
.
Obviamente não considero que todos os médicos figurem no mesmo conjunto estereotipado, há quem se dedique imenso, apaixonadamente, com devoção profissional. São geralmente os que auferem a pior remuneração, pouco hábeis nas arte   do despojo e sucessivamente marginalizados por uma casta de médicos mercantis.
.
Se a classe médica está verdadeiramente interessada neste fantástico legado de Abril - o SNS - então vamos lá, todos juntos, aprender como fazem os melhores sistemas de saúde do mundo, que, por sinal, são os mais sustentáveis também...e onde o médico desempenha um papel tão relevante como todos os outros profissionais! E esta, heim? (perdoa-me Pessa)

Comments:
IIIHHHHHshhh....! mesmo na ferida!!! :D

Grande e verdadeiro post!
 
Um post ao mais alto nível, como dizia o outro cromo!

Num tempo de crise, até os privilegiados fazem greve? Por interesse do SNS ou dos doentes?

Siiiiiim......... Claaaaaaaaro......
 
Nem eu diria tão bem!
Gostei deste post!
Abram os olhos Srs. Enfermeiros!!!
Unam-se.
Vejam o que os Professores já estão a fazer. Aprendam qualquer coisinha. Vá lá.
Sindicatos e Ordem, para além da nossa remuneração, lutem por uma carreira de enfermagem digna.
Façam lá mais um esforço, mas com inteligência. Não sejam ingénuos!
 
Torpedeiam os médicos com acusações infames e depois querem ir a reboque deles? Desenrasquem-se sozinhos, já que são tão bons!
 
A greve nã foi realizada somente pelo SIM. foi realizada também pela Federação Nacional dos Médicos (FNAM). Este blog e os seua amigos (um post ao mais alto nível!!!! ahahahah ,,,,,,, que nível????continua a sua defesa pala divisão dos enfermeiros, apanágio desta gente que não quer saber dos enfermeiros mas sim dos tachos que detém na ordem, nos hospitais e em outros locias de culto ...VOCÊS SÃO UNS TRISTES!!! ALÉM DE MUITO FRUSTRADOS!!!!!!
 
Caríssimos, concordo convosco, de facto os médicos são uns priveligiados e, foi há uns tempos que o descobri no seu sentido mais profundo, dasafio qq um dos senhores a experimentarem:

Os médicos começam logo por ter o privilégio de entrarem na licenciatura com o acesso mais dificil e exigente (e as condições são iguais para todas), no entanto esta é a licenciatura mais desejada, neste e noutros paises;

Os médicos têm o privilegio de tirarem a licenciatura mais longa, complexa e exigente de todas as licenciaturas do ensino sup.

Os médicos têm o privilégio de, após serem licenciados (6 anos, a correr bem), não estarem habilitados a "coisa nenhuma", o que não acontece em mais nenhum curso;

Os médicos têm o privilégio de, se quiserem ser médicos, terem que penar mais 5/6 anos numa qq formação específica, tendo para isso que se sujeitar a um exame ("piquinino") de acesso;

Os médicos têm o privilégio de, se quiserem ser especialistas, terem que se submeter a avaliações regulares (trimestrais) + um exame final + provas públicas + investigação na área + avaliação por pares + ...

Os médicos têm o privilégio de serem os mais diferenciados funcionários da função pública;

Os médicos têm o privilégio de serem os funcionários públicos que mais horas semanais cumprem (em média 60h), quase o dobro dos enfs.

Os médicos têm o privilégio de serem os profissionais de saúde mais diferenciados, são a última linha da difenciação, da decisão, da hierarquia técnica e científica.

Os médicos têm o privilégio de serem os funcionários públicos que mais ciencia produzem;

Os médicos têm o privilégio de, se quiserem progredir na carreira (o que não acontece há 8 anos) terem que se sujeitar a valiações e provas públicas, sendo que só 10% chega ao topo, que corresponde à base dos magistrados (p. ex).

Os médicos têm uma remuneração (privilégio), em tudo semelhante à dos restantes funcionários públicos (comparem com os professores), bem sei que os enfs são marginalizados.

Os médicos têm o privilégio de poderem convidar enfermeiras para as USF (as melhorzinhas, tipo as do post anterior).

No fundo, como diria o cromo, são privilégios que não são para quem quer, são para quem pode.

Doutor Médico: Não é para quem quer, é para quem pode.
 
Este post é uma mentira!!!!!!!!!!
 
Caro Dr. Enfermeiro:

Nem sempre concordo consigo mas com este post tiro o meu chapéu. Argumentação absolutamente na mouche.

O José Carlos Martins como não tem estratégia nem visão de futuro, sujeitou-se a um vexame bem escusado, porque NUNCA os médicos se associarão a qualquer iniciativa reinvindicativa dos enfermeiros. Esta pseudo solidariedade a propósito dos 3,96 euros só existiu na medida em que lhes interessava enfatizar que os médicos poderiam vir a ganhar menos do que estão habituados, se medida semelhante fosse para a frente.
Em vez de solidariedade o que vai haver muito em breve é luta suja a propósito da definição do acto médico que não tarda aí... Esperem só mais um bocadinho e vão ver...
 
A hipocrisia tão característica da classe de enfermagem, aqui exposta sem qualquer pudor!!

As guerras dos Medicos, por um SNS com futuro, nao passa pelos enfermeiros, nem leva a reboque, enfermeiro nenhum!! E muitissimo bem!! Ate porque existem outras legitimas reivindicações da classe Medica, que nada tem a ver com a enfermeiragem... Ja estou a ver, enfermeiros de bandeirinha na mão, a gritarem pela regulamentaçao do acto Médico LOL

Tenha juizo DE, os Medicos na sua grande maioria da 0 importancia a estas questoes, a estas pseudoguerrinhas que vai aqui tentando iniciar... ate porque nos serviços, no dia a dia, felizmente não se ve nada disto... rambos ´s só atras do monitor do pc...
 
O SEP (para variar)anda a dormir. Vem agora pedir que se faça greve por causa da minoria que ganha 3,99€/hora. E os outros? Aqueles que são licenciados e não ganham como tal?!?
 
Ao anónimo das 09:18 AM : relativamente ao que disse já aqui se expressou a seguinte opinião : Tenho pena que haja colegas enfermeiros que nao se identifiquem com este post... o DE apresenta provas daquilo que diz os sr's doutores medicos que vêm para aqui gabar-se falam de barriga cheia... mas fica-lhes na consciencia se gostam de fazer-se de coitadinhos eles la sabem... Dizem que não é com esta atitude que vamos ser valorizados então e como ??? é a colarmo-nos aos dr medicos ??? havia de ser bonito depois entao é que o povo ficava com a ideia de que os enfermeiros eram empregados deles e andavam de reboque... quando na verdade deve ser (e é ) ao contrario ;) Como vê os enfermeiros não querem ser rebocados não tenhem culpa dos incultos e interesses obscuros dos sindicatos como tal remeta-se ao seu cantinho.
 
E o SIM não deve ter conhecimento deste blog, caso contrario a resposta não deveria ser tão educada...

De qualquer forma, a proposito de um outro post há uns tempos atras, escrevi:

"Ja estou a ver a enfermeiragem toda a tentar colar-se a greve dos Médicos..."

LOL dito e feito, afinal a classe mais invejosa do SNS, a suposta pedra basilar do SNS precisa de se pendurar noutra (curiosamente a que mais inveja e odeia) para ter alguma notoriedade... Vergonha na cara, ou se tem, ou não se tem, e nesse caso, é-se enfermeiro.

Felizmente o SIM esteve à altura, recuso e muito bem mistura de classes, que desde logo não tem os mesmos interesses, e pior que isso, os interesses de uma, enfermagem, colidem e usurpam largamente os da outra!!

Já estou a ver a enfermeiragem toda a gritar apoio à legislação do acto Médico... é so lunaticos!

Os enfermeiros podiam, isso sim, convocar greve juntamente com as auxiliares, seguranças, e pessoal da limpeza! Porque não?? Fica a proposta!
 
EXCELENTE POST!!!! Está mais do que na hora para lutarmos por uma CARREIRA DIGNA para a ENFERMAGEM!!! É URGENTE MAIS ACÇÃO!
 
PARABÉNS!!!
EXCELENTE POST!!!

Zé Carlos, escusavas de ter levado com esta. Preocupa-te com os enfermeiros e deixa lá os médicos desenrascarem-se sozinhos.Se tens que encontrar sinergias, a lógica é que seja com os outros sindicatos de enfermagem, associações profissionais e a Ordem. Não disperses energia...
 
José Carlos Martins ficaste tão bonito na Manif dos Dr's... mas foste certamente o maior otário no meio daquela gente!
Desde quando é que os médicos se preocupam com os enfermeiros????

José Carlos está ultrapassado, vai mas é trabalhar e dá o lugar a alguém mais dinâmico.
 
AHAHAHA ridiculo. Os enfermeiros viram fogo, ja querem ir lá com as panelinhas fazer o "comer". Façam como os médicos e peguem em duas pedras e comecem a batê-las. Deixem de ser preguiçosos, subalternizados e lutem por vocês , não subam às cavalitas de ninguem.
 
ORA AÍ ESTÁ UMA BOA QUESTÃO, ENQUANTO ROUBARAM E DESFALCARAM TODO O SNS NÃO FORAM PARA GREVE (FIZERAM-NO DESDE 1989?.QUANDO VIRAM O RENDIMENTO A DIMINUIR DRASTICAMENTE APARECERAM COMO MARTIRES EM DEFESA DO SNS ???- DEIXEM-ME RIR EM DEFESA É DOS SEUS TACHOS.
SERIA ESCUSADO ERA A NOSSA CLASSE SER HUMILHADA, MAIS UMA VEZ PUBLICAMENTE, POR INCOMPETENCIA E INEFICACIA DESSES LAMBE BOTAS SINDICALISTAS DE MEIA TIGELA.QUAL GREVE CONJUNTA QUAL CARAPUÇA!!!!!
TENHAM VERGONHA E APRENDAM. MESMOS A ORDEM DOS ENFERMEIROS TEM MUITO PARA APRENDER E DEVERIA DEIXAR-SE DE PURITANISMOS E DEFENDER O PRESTIGIO SOCIAL E ECONOMICO DA CLASSE. ENTENDEM O QUE QUERO DIZER????????
 
ORA AÍ ESTÁ UMA BOA QUESTÃO, ENQUANTO ROUBARAM E DESFALCARAM TODO O SNS NÃO FORAM PARA GREVE (FIZERAM-NO DESDE 1989?.QUANDO VIRAM O RENDIMENTO A DIMINUIR DRASTICAMENTE APARECERAM COMO MARTIRES EM DEFESA DO SNS ???- DEIXEM-ME RIR EM DEFESA É DOS SEUS TACHOS.
SERIA ESCUSADO ERA A NOSSA CLASSE SER HUMILHADA, MAIS UMA VEZ PUBLICAMENTE, POR INCOMPETENCIA E INEFICACIA DESSES LAMBE BOTAS SINDICALISTAS DE MEIA TIGELA.QUAL GREVE CONJUNTA QUAL CARAPUÇA!!!!!
TENHAM VERGONHA E APRENDAM. MESMOS A ORDEM DOS ENFERMEIROS TEM MUITO PARA APRENDER E DEVERIA DEIXAR-SE DE PURITANISMOS E DEFENDER O PRESTIGIO SOCIAL E ECONOMICO DA CLASSE. ENTENDEM O QUE QUERO DIZER????????
 
Grande post! Aprendam alguma coisa com isto!
 
PESSOAL DESCULPEM MAS SE SE QUEREM RIR UM BOCADINHO LEIAM, NO COGITARE, COMENTARIO DE UMA TAL ANA RELATIVAMENTE AO SEP POIS
NÃO PARARÃO DE RIR COM A BACOQUICE DA DITA CUJA. ATÉ ENJOA.
SEP A DEFENDER ENFERMEIROS??AONDE?
POSSO DIZER, PORQUE É VERDADE E TODA A GENTE SABE, QUE A GRANDE PORCARIA EM QUE SE ENCONTRA A CARREIRA DE ENFERMAGEM- A TAL CARREIRA'' DOS PRINCIPAIS QUE NÃO EXISTEM E QUE ACABARAM COM AS DIFERENTES CATEGORIAS DE ENFERMEIROS- LEIA-SE GRADUADOS, ESPECIALISTAS,CHEFES E SUPERVISORES) SE DEVE EM GRANDE PARTE A ESSES CHULOS DO SEP, A MAIOR PARTE DELES QUE NÃO PASSOU DE ENFERMEIRO SEM QUALQUER INVESTIMENTO NA PROGRESSÃO E ASSIM VIU UMA OPORTUNIDADE DE SER QUALQUER COISINHA.
TENHA VERGONHA E QUE FALE DO QUE SABE.
 
eu gostava era de ver este post nas bocas do mundo para alguns iluminados que defenden acerrimamemnte a classe medica, abrissem os olhos.
publique o testo no facebook DE, assim terá mais impacto.
Abraço e parabens pelo post
 
A greve dos médicos teve 95% de adesão a nível nacional. Este número está muito acima dos obtidos em greves dos enfermeiros. Nem falando da medietização que os médicos conseguiram e toda a opinião pública a seu favor.
O que é que falha com os enfermeiros???
Pois só pode mesmo ser a categoria dos nossos dirigentes sindicais que só pensam em viver à grande à conta dos papalvos que lhes pagam as cotas. São uma cambada de parasitas, que se conseguem auto-proteger, impedindo qq aproximação a cargos dirigentes de elementos não apoiantes.
Parem de chular ainda mais a classe e façam o que já deviam ter feito à muito tempo: DEMITIR JÁ!
 
Realmente, faz depreender que os médicos afinal, não têm o interesse dos doentes ou do SNS em 1º plano, mas sim... o interesse dos seus bolsos.
No entanto, vou evitar descair para essa ilação.

Concordo com o que diz, o SEP deveria ter feito uma análise, sem dar nas vistas, conjuntamente com os sindicatos médicos para equacionar essa hipótese - se bem que fora de tempo, e de pºouca sustentabilidade; o que julgo necessário, é uma intervenção - atempada, bem preparada, e justificada - dos sindicatos enfermeiros, e com o apoio da OE - tal como aconteceu com o caso dos médicos.

União, é a palavra de ordem! Se os sindicatos teimarem em querer separar-se à força toda da Ordem, entre si, e a OE dos sindicatos... vejo a coisa assim, mal parada..

Temos claro que nos fazer valer por nós próprios, evitando assim interpretações do tipo “queriam ir é à boleia dos médicos”, mas os Enfºs esquecem que: são o PILAR do SNS, são a classe mais representada no mesmo, e se realmente quiserem: param o país e a Saúde!

Se conseguissemos sequer negar os cuidados mínimos (eu sei, é quase criminoso, e pelo facto de muitos serviços já funcionarem em regime de magreza obscena, quanto a dotações de recursos enfermeiros, a mossa não é a prevista..), talvez aí sentissem a nossa falta;
se não estou enganado, creio que há poucos anos na austrália, os enfermeiros decretaram greve a sério, sem cirurgias, consultas, serviços mesmo ao mínimo dos mínimos e... conseguiram ver suas pretensões satisfeitas.

Para quando a PRIMAVERA DA ENFERMAGEM??
 
“doutor” médico afirma que os médicos penam muito por terem uma formação longa, complexa. Ok, é inegável. assim como o facto de merecerem auferir condignamente, nada contra. até acho que nalguns casos, mereciam ganhar mais - mas isso também os enfermeiros certo?..

Mas... onde é que isso dá direito a poderem chegar tarde ao trabalho e sair bem mais cedo do previsto, fazerem ronha, armar-se em donos e chefes de tudo o resto que é profissional de Saúde, acharem-se elitistas, e outras propriedades menos abonatórias para alguns médicos?

Desde quando é que pelo facto de tanto sofrerem (muitos que têm a real vocação, não conseguem entrar em medicina por notas proibitivas e descabidas, pelo que têm que sofrer ainda mais, emigrando e estudando bem longe da família), de tanto estudarem, de tanto dedicarem sua vida para a sua profissão, lhes dá direito a comportarem-se sem qualquer rigor de trabalho, pensando somente em encher os bolsos? (continuo a não querer generalizar; afinal, alguns não fazem a maioria; pelo menos na minha opinião).

desde quando é que ser médico dá o direito de se achar melhor que os outros? - tal como o estudante de medicina vezes sem conta afirma, esbanjando prepotência e frustração: é USF, é enfermeiras mais cheirosas que ele, é médicos malandros e filhos-de-mãe-duvidosa que ele, enquanto “penou” por 5 anos a tentar entrar no curso que afinal sempre quis(mas que antes desdenhava, violentamente) gozava e discriminava, é enfermeiros frustrados para aqui, enfermeiros querem é ser médicos para acolá... enfim.. os frustrados são os enfermeiros...

eu confesso: sou frustrado! por não auferir como deveria; por ser constantemente rebaixado e a ver as minhas competências e autonomia sufocadas por quem se acha dono da Saúde; por não ter uma carreira condigna e devidamente estruturada (ou sequer descongelada!); por ter sido persistentemente preterido, no que a salário e autonomia diz respeito, em relação à classe médica (que muito respeito na sua maioria mas é inegavel o seu favoritismo histórico).

Mas não sou frustrado por “causa dos médicos”; eu não exijo ganhar o mesmo que um médico; eu não exijo as competências do médico; eu exijo é AUTONOMIA, EQUIDADE, VALORIZAçÃO.


inteligência, sensibilidade, e sentido de justiça: não e para quem quer, é para quem pode
 
Este comentário foi removido pelo autor.
 
O SEP passou o hónus para os médicos e eles querem seguir o seu caminho sós e aponto um dos culpados: O post das fotos indecentes que o DE publicou com o silêncio da OE. Que enfermeiros mal formados!
 
Então e já ouviram a bronca da nossa Colega Carla Vilaça, Enfermeira Especialista em Saúde Materna e Obstétrica, e da sua questão ao Sindicato dos Enfermeiros?

Precisam de mais provas em como anda para aí muita Escola de Enfermagem de vão-de-escada a formar do mais fracos enfermeiros que se possa imaginar?

Perante todos os outros argumentos e agora ainda mais este de uma "Especialista" que não sabe o que fazer porque espera a Ordem para fazer uma auditoria que leve ao encerramento efectivo de mais de metade das Escolas de Enfermagem deste País?

Será que o Bastonário, Enf. Germano Couto, vai continuar a empurrar com a barriga este problema para 2015? 2016? 2017? 2000 e nunca?
 
@ Doutor médico:

Não precisava de se identificar, o conteúdo do seu comentário fá-lo na perfeição...


"licenciatura com o acesso mais dificil e exigente (...) é a licenciatura mais desejada (...) a licenciatura mais longa, complexa e exigente de todas as licenciaturas do ensino sup. (...)os mais diferenciados funcionários da função pública; (...) são a última linha da difenciação, da decisão, da hierarquia técnica e científica. (...) os funcionários públicos que mais ciencia produzem; "

No meio de todos os juízos de valor que fez acaba por ter alguns dados objectivos para fundamentar alguma coisa? Note-se que não estou sequer a pensar em grandes comparações com os enfermeiros, mas este egocentrismo, este sentimento de serem o centro, não só da saúde, mas de toda a função pública, de todo o ensino superior, diria eu, de todo o Universo, é bastante pretensioso. Por outro lado, é bom ver que não são só os enfermeiros que andam com palas nos olhos e precisam de aprender a alargar os seus horizontes e olhar mais para os lados.

Quanto a estudos e especialidades, recordo-lhe que são pagas por todos nós, ao contrário dos enfermeiros, que se quiserem ser especialistas em alguma coisa, têm de gastar do seu dinheiro e tempo.

Para finalizar, gostava que me/nos dissesse quais são os professores que têm um ordenado base superior a 5.000€ e conseguem extorquir ao estado 800.000€/ano.


Enf.º, não é para quem pode, é para quem quer!
 
Se fosse convocada uma greve conjunta nao aderia.
 
"Para finalizar, gostava que me/nos dissesse quais são os professores que têm um ordenado base superior a 5.000€ e conseguem extorquir ao estado 800.000€/ano."

Meu caro, refiro-me à tabela remuneratória da FP, vai ao site do SIM e vê. os restantes valores são da responsabilidade de quem os paga (eventualmente privados ...)

Enf do norte: na generalidade concordo com a análise, cada um no seu galho, mas na altura de mostrar galões, cada um joga com os argumentos que tem, sem querer minimizar ninguém.

Noutra altura (que ache oportuna) vou revelar alguns aspectos relativos aos enfs das USF, como remunerações, horários, favores, etc... só para mostrar que não são os médicos os únicos papões... fica para uma próxima.
Ái os nossos coleguinhas das USF(inhas)
Doutor Médico: Não é para quem quer, é para quem pode.


PS: uma sugestão: pq não umas imagens calientes com usfs
 
Parabéns pelo belíssimo post! Digo mais, estes dois últimos textos em conjunto permitem definir claramente aquilo a que se resume a enfermagem nos dias que correm.
Agora que ficou bem evidente a união e força da "Trigonocéfala Médica", lembraram-se que afinal até dava jeito serem amigos para aproveitarem a embalagem... será que se esqueceram disto? http://www.enfermeiros.pt/content/view/1235/1/
Não me parece sensato estarem à espera de grandes amizades depois dos insultos e das críticas, por mais merecidas que sejam. É que os médicos, sabendo que com os enfermeiros e no dia-a-dia trabalham para um fim idêntico, têm vindo a ignorar esta vossa quase obsessão anti-médica, até porque não têm motivos sequer para pensar nela. Desenganem-se no entanto se os julgam indiferentes; grande parte, especialmente os mais jovens aos quais já não se vão aplicando os estereotipos levados à exaustão pela classe de enfermagem, e graças à ajuda dos sindicatos e OE, está cada vez mais desperta para o que se diz nas suas costas, e de uma coisa podem ter a certeza: não querem ser vossos amigos.
 
Vergonha é continuarem a ser filiados no SEP, um sindicato que cresceu, que conseguiu dominar a enfermagem (tal como a carraça), que conseguiu colocar na ordem a pior bastonária de todos os tempos, que consegue manter mais de 200 dirigentes sindicais a nível nacional, para uma dúzia deles não exercer a profissão para a qual tem competências, e parasitar 365 dias por ano e usufruir de salários principescos para de vez em quando organizar uma manifestação e dizer o quanto são magnânimos (nem nisso são bons veja-se a recente greve dos médicos, o sr. José Carlos afirmou que caso fosse necessário se faria uma greve conjunta …mas o presidente do sim logo disse, que compreendia as razões de luta dos enfermeiros mas não queria misturas….), um sindicato que esteve na génese da pior carreira de enfermagem desde 1991, um sindicato que na boca dos seus dirigentes é o maior, mas os enfermeiros esses coitados continuam a ser pequeninos em tudo, e o burro sou eu….
 
Falou-se aqui também da definição do acto médico; cheira-me que vai haver alíneas a falar que a coordenação de unidades de saúde, só pode ser por médicos (tal como acontecia até agora, tendo as UCC por exemplo mudado o paradigma); que a prescrição é exclusiva dos médicos; que o seguimento de grávidas é exclusivo do médico, que só os médicos podem suturar feridas, que só os médicos isto e aquilo...

Não quero ser mauzinho e soar azedo mas, a história já nos ensina a desconfiar... É que a OM já adivinha o que aí vem, em relação às competências e autonomia da classe enfermeira, e quer já pôr a mão e limitar tudo, para eles...

Estarei a ser injusto ou precipitado na minha apreciação?..
 
Ora na página do Sindicato dos Enfermeiros, sobre a Carla Vilaça, Enfª Especialista em SMO:


"Estando o médico de família de greve se aparecer uma criança para vacinar, posso vacinar?” (Pergunta a Enfermeira) Quando as galinhas tinham dentes e os animais falavam, o PNV estava a cargo e óbvia responsabilidade das Enfermeiras de Saúde Pública, que até eram só isso - "Enfermeiras de Saúde Pública" com cursos de 2 anos.

Passadas décadas, que transformações, por nós desconhecidas se terão operado para que haja lugar a uma pergunta destas!?

As escolas de Enfermagem estão a falhar redondamente, porque não estão a formar Enfermeiros, no sentido rigoroso do termo.

Se viessem com "gás" da Escola Superior, saberiam que em situações de urgência não há usurpação de funções, partindo do pressuposto errado de que os Enfermeiros não têm autorização para vacinar sem receita médica. E não é verdade isto.

Se perderam essa capacidade têm de reconquistá-la, com a mesma coragem com que os Médicos se apoderaram dela, por razões óbvias.

As Escolas têm de formar Enfermeiros para a DECISÃO e não para a servidão.
São licenciados!

São autónomos, como ainda ontem nos lembrava Paulo Mendo na última página do DN.

Com estes predicados têm capacidade de decisão, mesmo que isso os responsabilize. “
 
Tau!!

L.Prolog ao mais alto nível!!
 
senhores enfermeiros
mais auma vez a levardm na tarrateca
esta era escusada , é para que não se baixem tanto e toma!!!!!
unam-se é com os enfermeiros, assim não vão lá mas nunca mesmo.
mas quantos enf. se iam unir com os maiores inimigos???
 
Isto só lá vai quando abrirem mais escolas de medicina como fizeram com a enfermagem e outras classes profissionais ao ponto de cairem com o proprio peso dos profissionais formados a mais!!! ai sim queria ver os senhores xulos chegarem tarde ao trabalho ou receberem bonus pra chegarem cedo ao trabalho! era logo rua e venha o proximo! ou receberem os ordenados que recebem e ainda se queixam! considero a profissao de médico MUITO NOBRE mas a classe em si NOJENTA! nunca num sistema de saude ou outro qualquer uma profissao pode estar centralizada relativamente as outras porque isso dá origem a abusos e desvios! a prioridade deste gorverno deveria ser aumentar as competencias e autonomia dos Enfermeiros, Fisioterapeutas, Tecnicos Superiores de Saúde e por ai a fora de modo a trazer os médicos a terra!e acabar com a mania que têm que sao deuses e os outros meros mortais insignificantes!Estes médicos que comentam sobre os serviços de saude dos paises de 1º alem de falarem na diferença salarial que la existe falem tambem que lá um enfermeiro por exemplo pode adminsitar medicação sem prescriçao medica tem autonomia pra isso!! isto é um exemplo muitos mais existem!e contudo os médicos sao bem pagos a diferença é que o modelo desses paises nao gira a volta dos médicos gira a volta dos varios profissionais de saude! dai os evidentes ganhos e serem serviços de saude mais baratos no geral para os governos e onde todos os seus profissionais sao bem pagos! mas espertos espertos sao os médicos portugueses que como dizem querem o melhor para o utente!!! cambada de de mentirosos! mas pior é o povo portugues que se habituou a isso e acha normal o medico que chega atrasado, que vai embora mais cedo e que é arrogante!
 
Zé Carlos Martins, fizeste uma figura ridícula!!!

Desde quando é que os médicos, na sua representação sindical e Ordem defenderam os enfermeiros ?? (porque a generalidade dos que estão ali em campo a trabalhar COM os enfermeiros, são de outra opinião, defendem-nos e bem)
 
"Falou-se aqui também da definição do acto médico; cheira-me que vai haver alíneas a falar que a coordenação de unidades de saúde, só pode ser por médicos (tal como acontecia até agora, tendo as UCC por exemplo mudado o paradigma); que a prescrição é exclusiva dos médicos; que o seguimento de grávidas é exclusivo do médico, que só os médicos podem suturar feridas, que só os médicos isto e aquilo...

Não quero ser mauzinho e soar azedo mas, a história já nos ensina a desconfiar... É que a OM já adivinha o que aí vem, em relação às competências e autonomia da classe enfermeira, e quer já pôr a mão e limitar tudo, para eles...

Estarei a ser injusto ou precipitado na minha apreciação?.."

No meio disto tudo, ninguém tem é culpa que o sr. insista em não saber, e confundir propositadamente actos e funções Médicas, daquilo que é o trabalho de enfermagem. Simples. Se quer suturar, medicar, diagnosticar, estude Medicina. Nunca esses actos, foram de enfermagem... deu pa entender?? Já não há pachorra para tanta esquizofrenia, ora acusa de "asfixia" ora fala de actos que NUNCA foram de enfermagem, ora fala em autonomia ora mete preescripção ao barulho, como se alguma vez, tivessem os enfermeiros capacidade e competencia para tal... haja pachorra para o ouvir!!!

Que eu saiba, suturar, medicar, diagnosticar, são tudo competências Médicas, que infelizmente por desleixo, falta de medicos e em casos muitos especificos, por serem consideradas "tarefas menores" deixou-se que alguns enfermeiros as realizassem... Ora com um numero de Médicos perfeitamente razoavel, em nada se justifica que ande um enfermeiro a suturar e o Médico a ver... Simples!!

Acto Médico, ontem já era tarde!
 
Finalmente! Já era altura dos médicos porem os enfermeiros no lugar. Espero que continuem, pois é mesmo necessário que os enfermeiros se limitem à posição que ocupam no sistema de saúde e não mais do que isso.
 
lá porque o padre foi substituido pelo médico, nao ker dizer que continue a ir á missa....De facto e só para quem está atento á globalizaçao é que pode pensar "out of the box" é que entende o qt os médicos começam a serem encostados para o lado, sugindo a real importancia do enfermeiro. Sendo o proposito ou nao de poupar uns tostoes a realidade é que ides sendo dispensados de algumas tarefas...
 
Parece que esta gente não tem maneira de aprender e gosta de passar por vergonhas e humilhações públicas. Já se esqueceram que foram eles, dirigentes sindicais SEP, que sabotaram, acabando por a desconvocar já depois de se ter iniciado, a greve de luta contra a aprovação da miserável grelha salarial que veio ser imposta pelo anterior governo PS, em Abril de 2010, com a o argumento de cobardia e oportunismo político de que o facto estava consumado e não valia a pena lutar (?!)....
 
Realmente anda aqui muita gente ceguinha! Concordo que o SEP se pos a jeito ao propor uma greve em conjunto, nao porque a ideia e ma, mas porque fez a proposta em publico sem primeiro em privado ter discutido isto com os sindicatos medicos e assim evitar esta humilhacao publica! Infelizmente, mostra os sindicalistas que temos pela enfermagem em Portugal.

Mas agora o senhor DE apoiar-se no SNS como vitoria de Abril e abanar a agua do capote como se o partido responsavel por estes atentados a nossa classe nao fosse o seu e o do "seu" bastonario.
A mim, que sou cinico, parece-me que interessa a esta gente que as classes nao se juntem e nao haja uma luta concertada contra o que este Governo pretende fazer ao nosso sistema nacional de saude!
Continuo a perguntar, onde estava o senhor Bastonario quando havia colegas a trabalhar de graca, (muitos foram certamente seus alunos pelo que nao pode dizer que nao sabia e se nao sabia tambem nao e bonito) ou a trabalhar por valores inferiores aos tais 3.96 da polemica? Sera porque neste caso, estavam la as televisoes?
 
Tanta asneirada e tanta burrice junta.
Destabilizar é apanagio do dr enfermeiro
 
"Meu caro, refiro-me à tabela remuneratória da FP, vai ao site do SIM e vê. os restantes valores são da responsabilidade de quem os paga (eventualmente privados ...)"

Depois de um post tão extenso, agora fica-se por isto? Não me responde sequer ao que lhe perguntei (ou responde com o silêncio comprometedor)?
A mim não me interessa o que está em que tabela for, o que me interessa é o €€€ que entra na minha conta e o que sai dela para pagar a estes senhores 800.000/ano... sim, porque essa história dos privados é areia para os olhos, todo esse dinheiro saiu do bolso dos contribuintes, tal como o do meu vencimento e aparentemente do seu.
Por outro lado, reparo que no seu "ego-medico-centrismo", sente necessidade de vir (várias vezes) afirmar a sua superioridade a um blog... de enfermeiros, já pensou nisso?
Digamos que (desta vez) perdeu uma oportunidade de estar calado...

Argumentar: é para quem pode, não para quem quer.
 
A todos os médicos que aqui estão a comentar, assim como a uma minoria de enfermeiros...

Ao defenderem esta greve dos médicos estão a incluir a defesa de todas as 19 reivindicações ou apenas algumas?

Recordo a 3ª e 5ª ( que podem ser consultadas pelos outros leitores aqui http://simuploads.simedicos.pt/20ee9d5.pdf ) e que passo a citar:

3ª Não aceitam a lacuna legisativa relativamente ao acto médico, a o respeito pela equipa de Saúde e necessária hierarquia de competências.

5ª Só aceitam que as direcções de serviço sejam atribuídas a elementos que sejam Assistentes Graduados Sénior...

Ora eu pergunto... Então e o respeito dos médicos pelos restantes membros da equipa de Saúde, nomeadamente ao quererem legislar um acto médico, que foi chumbado em 2000, quando apresentava a seguinte formulação:

"Artigo 1º - Definição de acto médico

Constitui acto médico a actividade de avaliação diagnóstica, prognóstica e de prescrição e execução de medidas terapêuticas relativa à saúde das pessoas, grupos ou comunidades."


(...)Artigo 2º - Competência para a prática de acto médico

"O exercício do acto médico é da competência dos licenciados em medicina regularmente inscritos na Ordem dos Médicos, sem prejuízo do disposto no artigo seguinte."

Ou seja, a autonomia de todos os outros profissionais estaria hipotecada e num mundo em que a complementaridade é até desejada, a bem do doente, para que este não fique sem os cuidados necessários, ficando a gestão de cuidados bloqueada e colocando a autonomia de profissões como enfermeiros, farmacêuticos, psicólogos e afins como algo inexistente...

No 5º ponto... referem-se a todos os serviços do SNS, inclusive Unidades de Cuidados na Comunidade que actualmente ( de criação ainda recente) estão sob a alçada de enfermeiros? Aliás... que especial poder terá um médico ou outro qualquer profissional de saúde que lhe dê competência para gerir um serviço? Acaso são os médicos os únicos com formação em gestão?

É que dizer que defendemos o SNS( médicos) mas não queremos fazer greves com outros profissionais ( e relembro que não são os médicos o maior grupo profissional diferenciado da Saúde) soa a outra coisa... Não que eu concordasse, até face às reivindicações relativas a esta greve, mas não é honesto dizer isso.

Posto isto reforço, aliás refiro, que concordo com a "luta" contra o trabalho precário e prestação de serviços ( seja ele bem ou mal remunerado) , a não existência de carreira e a falta de adequação das vagas de internato face ao número excessivo de alunos de Medicina. Quanto ao resto... e aplico isto também à minha classe ( Enfermeiro) , uma posição bastante razoável é a expressa neste post, no Insurgente( mesmo correndo o risco de dar destaque a uma posição sobre o SNS que não é coincidente com a minha)
http://oinsurgente.org/2012/07/11/medicos/ e que apenas condeno veementemente a posição radical de privatizar toda a saúde.

Obrigado e cumprimentos
 
continuo a achar que sim, MAIORITARIAMENTE os médicos estão-se pouco borifando para as outras classes da saúde, enfº e outros, tendo a noção que só eles podem gerir o SNS. para isso vejam-se as suas posições quanto à organização das UCC - liderada por enfº-, algumas normas da DGS - realizadas com o contributos de enfº mas que por porteccionismo so são dirigidas a médicos, a ameaça de sair dessa posição de apoio à DGS se os enfermeiros começassem a contribuir etc.... Também acredito piamente que raros são os casos que realmente estão preocupados com o SNS em si.... Até porque a privada da-lhe muito mais dinheiro e se deixassem o público ate seria mais vantajoso para a carteira. Enfim... este post retrata bastante bem o que a MAIORIA DOS MÉDICOS É E PENSA! pensar que alinhariam connosco numa greve para a defesa do SNS é miragem de acredita no Pai Natal!!!!! o SEP a voltar ao seu mais baixo desempenho - lamento e aplaudo a sinceridade demonstrada na posição pouco digna do SIM que diz estar preocupado com o SNS... MAS REITERO: há também muito médico ( embora minoria) deveras preocupado com o SNS e deveras conhecedor das competências das demais profissões, sem pruridos de trabalhar com elas ao mesmo nível... Pena estes não se multiplicarem a bem de todos, e do SNS. para béns pelo Post.
 
“ Que eu saiba, suturar, medicar, diagnosticar, são tudo competências Médicas, que infelizmente por desleixo, falta de medicos e em casos muitos especificos, por serem consideradas "tarefas menores" deixou-se que alguns enfermeiros as realizassem... Ora com um numero de Médicos perfeitamente razoavel, em nada se justifica que ande um enfermeiro a suturar e o Médico a ver... Simples!! “


hãããã.... não, não são actos exclusivos do médico não =)

* suturar - eu suturo; já suturei um porradão de vezes, já dava ºara ser costureira e tudo =D ; aliás, vá ler um bocadinho e veja quem ensinou grandes cirurgiões a “coser”... foram enfermeiros sabia ?

* diagnosticar.. os enfºs diagnosticam - diagnósticos de enfermagem já ouviu falar?

* medicar - eu medico um utente que esteja à rasca de dor, ou que esteja com crise hipertensiva; depois, dou conhecimento ao médico pois afinal, jogar em equipa é que deve ser. E, claro, é responsabilidade do médico em prescrever medicação, e eu não vou ultrapassar um médico dando ao doente o que me passe pela tola, certo?


eheheh estudasses ; )
 
Meu caro Prolog, não há nada a dizer, todos nos queixamos dos impostos que pagamos e da maneira como são aplicados neste pais de faz de conta; apenas o lembro de uma coisa, que na ganância da sua argumentação lhe castrou a objectividade, é que os médicos, enquanto FP, tb pagam impostos, os internos enquanto FP (em formação) tb pagam impostos; a formação especifica é paga, mas asua formação é longa, cara, penosa, trabalhosa e do interesse público... algo que tb deveria acontecer com as especialidades de enfermagem... para além de que um interno tem autonomia (passados 2 anos) trabalha, opera, consulta, faz bancos... portanto é remunerado, é justo no mínimo.
Mais uma vez digo... o principio para a enf deveria ser o mesmo, nunca o principio da enfermagem ser aplicado na medicina. No fundo a enfermagem é que está mal, a medicina está menos mal.
Este raciocínio é para quem pode!

Doutor Médico: Não é para quem quer, é para quem pode.
 
“ Noutra altura (que ache oportuna) vou revelar alguns aspectos relativos aos enfs das USF, como remunerações, horários, favores, etc... só para mostrar que não são os médicos os únicos papões... fica para uma próxima.
Ái os nossos coleguinhas das USF(inhas)
Doutor Médico: Não é para quem quer, é para quem pode.


PS: uma sugestão: pq não umas imagens calientes com usfs”

Você critica (constantemente) as USF mas... quis ir para uma, só que foi-lhe negado o acesso a ela...

?!?!?
 
ah! esqueci de acrescentar caro talibã:

estou logicamente curioso em ler o seu discernimento sobre as USF.

do que sei, aquilo roda um pouco à roda do amiguismo, e os incentivos que lá giram... ui! uuuui!
e quero saber um pouco mais sobre essas unidades.
obg e bom fim de semana!
 
Carta aberta de um médico (Francisco Crespo)
aos portugueses, em particular aos doentes

As contratações de médicos e enfermeiras, pelas novas normas , são o fim das qualificações e da defesa da qualidade, conquistadas com As Carreiras
Médicas. Estas foram das grandes conquistas, paradoxalmente ainda durante a ditadura ( por médicos como Miller Guerra, Jorge Horta, Galhordas,
Pinto Correia.......), e foram copiadas pelos países nórdicos. Na sua sequência surgiu anos depois, 1968, o Internato Geral obrigatório, uma mais valia na
prática clínica, que também acabou e vamos a caminho da tolerância da mediocridade. É a contratação pelo melhor preço, tipo super mercado de trabalho. É muito provável
que sem a avaliação técnica e de desempenho, no caso dos médicos o desaparecimento de provas clínicas com discussão perante um júri de médicos, se venham a escolher
os desqualificados BARATOS e já agora explorados também. Que é feito da cultura de qualidade ? Serão os juristas, os administradores, os políticos a validarem médicos
e enfermeiros ? Ou os Recursos Humanos ?
Para além de uma luta sindical necessária, é urgente alertar o país, em especial os doentes, do risco de serem seguidos por quem não tem o mérito profissional adequado.
NÃO PODEMOS CONTINUAR A TOLERAR A " MEDIOCRETIZAÇÃO" da sociedade portuguesa e tolerarmos a imbecilidade de " termos orgulho de exportarmos investigadores científicos
..."
Estas reflexões não são recordações do passado, mas sim um alerta para se acabar com "economias" anti cientificas e obviamente anti económicas

O rei não vai nu, já vai também sem cabeça !
 
Ai Zé Carlos, Zé Carlos....
como é possível???
Dois conselhos: acaba com esse sindicato, que se diz dos "Enfermeiros Portugueses", e muda-lhe o nome para "Sindicato Apoiante da Causa Médica".
 
Finalmente os médicos pôem os enfermeiros no seu devido lugar.
 
Nao percebo a teoria do "se eu estou mal, todos deviam estar mal", mas enfim... é a sociedade invejosa em que vivemos. Culpem o sindicato dos enfermeiros pelo vosso estado...
 
@ Doutor médico:

Sugere então que deveria usar e abusar de juízos de valor à sua semelhança, para ser mais objectivo? Continua a fugir de forma (pouco) subtil ás minhas questões... compreensível!

Acredite que não me queixaria se os impostos que pago fossem descontados de uns generosos 800.000€/anuais.

Não querendo deixá-lo fugir à base da discussão, o facto de como referiu a medicina estar "menos mal", num país que (se reparar bem) está péssimo, é um GRANDE privilégio e assim a conclusão não pode ser outra...

Privilegiado: é para quem é médico, não é para quem quer.
 
Quando é que os enfermeiros ganham como licenciados ?

Que frutos teve a nossa greve ? Os nossos sindicatos estão muito calados

Onde anda o SEP ? está na greve dos medicos...

Onde anda o SE ? preocupado com Paulas Maias...

E os burros dos socios continuam a encherem lhes os bolsos... assim vai a enfermagem
 
Reforço o que já foi dito por outros neste espaço. Se existir greve conjuunta eu não adiro. Sou enfermeira e não considero que os médicos estejam a lutar pelo SNS. Até considero que este monopólio no acesso ao curso de medicina determina a destruição do SNS porque...poucos médicos, muitas horas extras, salários absurdos!!!

E isto tem sido feito com a conivência de todos os ministros da saúde e de todos os governos de Portugal desde o 25 de Abril!!!!!

Se calhar este ministro da saúde quer mudar isto. Não estará certo??? Então sr. Enfermeiros, greve conjunta nunca... Nós temos motivos de sobra para fazer greve. Os médicos não.
 
anónimo das 04.14, L-prolog, mauro germano: propz pra vocês!!
;D
 
"Se calhar este ministro da saúde quer mudar isto. Não estará certo??? Então sr. Enfermeiros, greve conjunta nunca... Nós temos motivos de sobra para fazer greve. Os médicos não."

Os médicos não têm motivos para fazer greve? Você só pode estar louco, faça o favor de ler a lista das razões para a greve por favor
 
Não aderia a uma greve conjunta.
Não faz qualquer sentido lutar ao lado de quem já ganha muito bem.
 
Uma greve em conjunto faz sentido se as reinvindicações forem as mesmas... agora se queremos lutar pelos direitos da classe, não faz sentido "pedirmos" feitos criancinhas abandonadas ajuda a uma classe que tão bem se defende! E por favor, Sr's Dr's tanto enfermeiro como médico, deixem-se de tretas, trabalha-mos lado a lado diariamente e a verdade é que o bem-estar do doente é garantido pelos dois! É tempo de pôr-mos de lado as armas... Reconheça-mos caros colegas, o médico é um companheiro de trabalho e espero que os caríssimos Dr's assim vejam a nossa classe. Independentemente de diferenças remuneratórias, privilégios que mais são obrigações, somos o sustento do SNS e se continuarmos assim, não iremos longe...teremos profissionais desmotivados, mal formados, que se estarão marinbando para quem precisa dos nossos cuidados!
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!