quarta-feira, julho 11, 2012

Greve dos Médicos: nem dinheiro para roupa têm!




.
Apelidem-me como desejaram, mas quando um único profissional (médico) consegue auferir 800 mil euros/ano  e outros a 2500 euros/dia (quando se oferece o salário mínimo a engenheiros e arquitectos com experiência, e 4 euros/hora a enfermeiros/nutricionistas/psicólogos/técnicos de diagnóstico e terapêutica), quando lhes pagam apenas para serem pontuais (subsídio de pontualidade = 500 euros/mês), não podem pedir o meu apoio ou solidariedade (não posso esquecer que furaram uma das últimas greves dos enfermeiros). Nem ao povo.
Apoio apenas uma exigência do seu caderno reivindicativo: a contratação precária interfere (deteriora) com a qualidade do sistema de saúde, é certo; mas, relembro que vários médicos solicitaram licença sem vencimento ou exoneração da Administração Pública, para transformaram em fiéis colaboradores de empresas de prestação de serviços (no tempo em que os remuneravam a 80 e 100 euros/hora)!!
Tem que haver moralidade e decência! Isto já para nem falar na circunstância económica que está a assolar o país...

Comments:
eu nunca vi tanta dor de cotovelo materializada em texto. todo o seu blog transpira uma frustração doentia
 
A mim dá-me a sensação que, apesar de terem razão quanto à empresas de outsourcing, no congelamento de carreira, e contratação efectiva para os nº de efectivos necessários ao bom serviço das unidade de saúde- COISA QUE É IGUALZINHA AO CASO DOS ENFERMEIROS -creio que (e sei que será uma opinião algo contestada): os médicos já são em geral bem, e adequadamente, pagos;

senão veja-se se não lhe é valorizada a elevada complexidade, competência e valor da sua profissão, auferem segundo licenciados, especialistas, e depois, as regalias... 500 euros para chegarem a tempo e horas ao seu local de trabalho; incentivos bem generosos, tipo USF (por muito do trabalho que é feito pelos enfºs); horas extra pagas (PAGAS, e não como fazem aos enfermeiros que lhe são “pagas" em "banco de horas" e não em dinheiro), especialidades PAGAS pelo Estado (ao contrario de Enfermriro que faz especialidade à custa do seu proprio bolso), e etc etc etc...

Espero que ajude a clarificar a chamada..”inveja” ou “mal-estar” que se fala da Enfermgem, em relaçao à Medicina.

É prova clara do privilégio de uns; do sofrimenbto e humilhação de outros.
Esta bipolaridade de tratamento, aos dois principais vectores do SNS, é abismalmente injusta...

pensem nisto, caros estudantes de medicina/médicos, frustrados ou raivosos e pavões, antes de vociferarem que “se queriam ser médicos estudassem”(arranjem argumentos de gente madura) e pensem que, realmente, a classe de Enfermagem, anda há ANOS, e CONSTANTEMENTE, a ser MALTRATADA. Sejam honestos na vossa apreciação do problema. por favor.

não tem a ver com médicos-isto, médicos-aquilo.. mas.. julgo que este post ilustra como que um menino rodeado de ouro, que vê sua chupeta passar a ser prata e-- chora pelo facto..

Reconheça-se:médicos em portugal, sempre foram privilegiados; no entanto, tal como acima referi, com a maior das sinceridades, desconcordo com algumas coisas mas é certo, da carreira, dos outsourcings, da necessidade de contratação de mais profissionais para o SNS
lembrem-se só que os enfºs, passam igualmente e há bem mais tempo, coisa igual... caminhem um pouco nos nossos sapatos, talvez ajude a abrir os olhos...
 
Este comentário foi removido pelo autor.
 
Este comentário foi removido pelo autor.
 
???
 
DE desculpa lá mas esta foi de mau gosto. Quando todos nós Enfermeiros devíamos seguir o exemplo dos Médicos e a seguir à greve deles fazermos uma greve nossa o que é que pretende com um post destes? É por isto que a nossa profissão embora com licenciatura não percebe o xadrez que se joga na actual conjuntura e não consegue tirar partido com um aumento de poder negocial ou benefício salarial
 
ao que chegamos!!!
haja decencia!
ainda mostram as enfermeiras em determinadas posses! as Senhoras doutoras e doutores MÉDICOS estão bem pior !!!!b haja decoro e decencia pela moralidade!!!
 
DEVERIAM TER VERGONHA!EM VEZ DE SE JUNTAREM AO PROTESTO AINDA TROÇAM!!!VOCÊS NÃO PASSAM DE UNS LAMBE-BOTAS!!!!!!!!!!!!!!!!!!
 
"Não acha que em vez de levar 1000euros (sem descontos...) para casa, depois de anos de experiência, depois de ter andado a fazer uma licenciatura tão digna como a de medicina ou terapia da fala, de ter feito pós-graduações/mestrados/doutoramento, especialidades, e sobretudo, pelo incontornÁvel VALOR E IMPORTÂNCIA DA ENFERMAGEM.... não merecia estar a ser devidamente remunerado e valorizado.. tal como um médico é?"

O sr. conhece a realidade internacional?? EUA? Canada? Australia? Reino Unido??

Paises de 1º mundo!! Faz ideia de quanto ganha um Médico nesses países?? Faz ideia quanto ganha um enfermeiro nesses países?? Faz ideia da enorme diferença salarial que existe em qualquer país desenvolvido, entre Médicos e enfermeiros?? (muitissimo maior do que a que existe em portugal!!)

Então por favor, informe-se e depois venha cá falar comigo. Terei todo o gosto.

Portugal é um país onde nem Médicos nem enfermeiros são bem pagos! Para que não restem duvidas, acho os enfermeiros profissionais muito mal pagos!

Agora não duvide que em qualquer pais desenvolvido por esse mundo fora, a diferença salarial entre Médicos e enfermeiros é abismal, incomparavelmente maior do que em Portugal. E é por essas e por outras, que é tão ridiculo abordar o salario Médico quando o problema é o de enfermagem. Os srs. ainda não perceberam que só começam a lucrar alguma coisa, quando se deixarem de comparações bacocas com a Medicina, e com os Medicos, porque NAO SAO COMPARAVEIS! Em nada, formação, anos de estudo, intensidade, responsabilidade, competencias etc etc etc...

Concentre-se na enfermagem, nos problemas dos enfermeiros (que em nada são causados pelos Médicos) e sobretudo informe-se antes de falar...

Ps: Consulte p.e. o site do "depto. de trabalho e estatistica americano" e compare a veracidade do que estou a dizer...!"
OS ENFERMEIROS ESTÃO CONTENTES COM O TRATAMENTO RECEBIDO PELO MINISTÉRIO, POR ISSO SE JUNTAM A ELE COM ESTE RIDÍCULO POST!!!!!!!!!!TENHAM VERGONHA!!!!!!!!!!
 
Sou enfermeiro e não me revejo neste tipo de "posts".

Tenhamos bom senso Sr DoutorEnfermeiro.
 
OS MÉDICOS NÃO FIZERAM GREVE PELO DINHEIRO, MAS POR CONDIÇÕES DE CARREIRA QUE VOCÊS JÁ NÃO TÊM!!!!O POST NÃO TEM GRAÇA ALGUMA!!!!ÁLIAS SÓ MOSTRA A BAIXA AUTO-ESTIMA QUE DETÊM COMO PROFISSIONAIS PORQUE TÊM QUE HUMILHAR OS QUE TRABALHAM AO SEU LADO!!!
 
De muito mau gosto DE!!!
Como enfermeira NÃO ME REVEJO NESTE TIPO DE POSTS!!!
Não é assim que adquirimos a nossa dignidade!!
Sem dúvida um post que bem podia ficar por publicar!!
 
sou o 1º a apontar o dedo à diferença abismal de tratamento entre enfermeiros e médicos, em que estes são sempre privilegiados. Sou o 1º a dizer que têm uma mente muito pouca aberta, um proteccionismo ridiculo daquilo que não lhes pertence em exclusivo (gravidez de baixo risco) e sou o 1º a dizer que deveriam de ter vergonha ao chamar nomes aos enfermeiros quando nos tentamos pela milionésima vez que não nos tratem como uns escravos do SNS, sob a tutela médica, e desprovidos de cérebro. Contudo, concordo com a revolta da classe médica pois outsourcing não é bom para o SNS. Nisso eles têm razão e devem manifestar-se. Sei que a grande maioria prevarica, e nesse aspecto deveriam estar calados porque eles são uma cota-parte importante da destruição económica do SNS (têm telhados de vidro) mas para necessidades permanentes, outsourcing não serve a ninguém. estou a favor deles nesta luta, contra eles, na grande maioria das outras questões. também acabo por dar algum tipo de parabéns ao ministério num ponto: demonstra que TODOS, mesmo os médicos, têm direito ao mesmo tipo de tratamento. não são benefeciados nesta legislatura... finalmente! tratamento igual sim... mas com cabeça tronco e membros por favor.
 
Olá bom dia. Não costumo escrever muito para comentar estas coisas, acho que a opinião pertence a quem a dá e podemos ou não concordar com ela. No que me respeita acho que de facto já é hora de nós enfermeiros deixar-mos de nos comparar com outras classes, porque não comparáveis. O problema da enfermagem foi sempre os enfermeiros, podem alguns médicos estarem incomodados com a nossa evolução, mas acreditem que tudo que aconteceu nos últimos 15 anos nada teve a ver com eles.
Respeitem-se e respeitem.
Já agora era altura de quem escreve posts começar a assinalos somos todos adultos e responsáveis pelos nossos actos.

Abraços César
 
Cada qual tem direito à sua opinião mas tenho a dizer que acho lamentável que em pleno século XXI se continue a colocar as questões de médicos vs enfermeiros.
Sou médica, interna de Medicina Interna. Chego a horas mas nunca sei a que horas saio. Trabalho cerca de 70 horas semanais e não recebo um tusto a mais pelo trabalho extra que faço em prole dos doentes que tenho a meu cargo... e estou longe dos vencimentos milionários que falam. Trabalho em EQUIPA com os Enfermeiros fantásticos que o meu serviço tem. Percebo perfeitamente que ano após ano a Enfermagem não tem sido valorizada e bem antes de se falar nos tais 4 eur/hora já eu não percebia por que havia de haver tanta distinção salarial entre as profissões - temos ambos pessoas a cargo e o bem estar delas depende das boas decisões que cada um de nós toma, em conformidade com a preparação científica de cada um, bem como da sua experiência que se complementam. Eu aprendo todos os dias com os meus colegas Enfermeiros e sei que também eles aprendem comigo.
Informem-se melhor antes de tomar o todo pela parte! Histórias escabrosas de aproveitamento indevido do herário público existem na Medicina, na Enfermagem, em qualquer classe profissional.
Não é denegrindo quem está em redor que se tem mais razão.
Podia citar as razões que me levam a fazer greve mas penso que provavelmente isso não iria alterar um mm da posição do Dr. Enfº;) Enquanto não houver vontade de entendimento e se cair no facilitismo de manter o antagonismo isto não anda para a frente e quem fica prejudicado é o SNS.
Actualizem-se... isso do Médico "patrão" já acabou
 
MAU GOSTO
 
sou enfermeiro e não me lembro dos médicos terem furado alguma greve nossa e só isto já deveria ser ponto assente para o nosso apoio: a contratação precária interfere (deteriora) com a qualidade do sistema de saúde!!!!!!!!!
Concordo com a colega anterior, este tipo de posts em nada dignifica a enfermagem. Parece que estamos com dor de cotovelo do que auferem ... UMA VERGONHA DE POST!!!
 
Fico muito irritada com este tipo de posts. Afinal deviamos estar era na rua a mostrar indignação pelos 7 euros que anunciaram ser justo como valor a pagar ao enfermeiro por hora de prestação---QUE VERGONHA 7EUROS !!???
AFINAL JULGAVA QUE O AUTOR DO Blogue fosse alguem com maturidade, mas vem aqui colocar imagens ofensivas para uma classe que deviamos tb respeitar.
PEÇO DESCULPA PELO COLEGA.
JA AGORA PENSO QUE DEVIA MARCAR CONSULTA ESTA A PRECISAR DE CUIDADOS !!!!!
Que nos concentremos no que é deveras importante:- NA UNIAO DE TODOS PARA A DEFESA DA DIGNIDADE DA NOSSA CLASSE E TB PARA A QUALIDADE NA PRESTAÇÃO DE CUIDADOS.
 
Não vejo qual a razão para tais reacções, de fúria, choque, meu deus!!
É um post a demonstrar que os médicos, comparativamente ao que os Enfºs são tratados, não têm muito por onnde se queixar.

É o que dá, não terem desta vez um ministro da saúde médico, ou com interesses directos em Mello Saúde e coisas parecidas. Como agora não têm lá alguém que lhes dê a papinha, às horas que querem e como querem... fazem greves!

Não deixo de concordar com algumas reivindicações deles, mas concordo com o DE: os médicos têm pouco que se queixar. E isto não tem nada a ver com inveja, é a pura realidade!
Leiam bem o que o DE escreve quanto aos salários milionários e sobretudo a PREVARICAÇÃO existente! Não me atirem areia para os olhos!
 
Não me revejo neste tipo de actuação.
No entanto é necessário denunciar estes casos. Alguns são uns pobres coitados, recebem miseravelmente trabalham muito (LOL)
 
Em 1988 os enfermeiros com a criação de uma estrutura nacional terminaram com uma politica de querer vencer denegrindo e criticando os médicos (politica que era seguida pelo Enfº Azevedo).
Nos anos seguintes, a enfermagem, mostrando o seu campo de intervenção próprio e a sua relevància no SNS venceu, creceu diferenciou-se e ganhou muita coisa.
Nos ultimos 6 anos por intermédio de Germano Couto e companhia, de que é capacho mor o DE, voltamos às práticas de 1988, regredimos mais de 20 anos.
Intolerável
Caros colegas estejam atentos e reajam.
 
Esta greve é uma VERGONHA! Já estou como diz o farmacêutico peliteiro, num país onde muitos deles ganham mais de 5000 euros, é o cúmulo fazer greve para melhores salários!!!!!!!! É O CUMULO!
 
Os médicos andam mal habituados! Há pouco perderam a guerra dos DCI e ficaram todos furiosos... o meu director de serviço pavoneia-se dizendo que ganha mais de 300 mil euros por ano... e querem que eu apoie a pretensão deles por uma tabela de vencimento melhor? HAJA DECORO!!!!!!!!!!!!!!!!
 
não podemos fazer greve porque o seu director de serviço ganha 300 mil euros ano? Não sei se esta discussão está ao mesmo nível
 
Dr. Enfº, este post é a sua opinião.
Pois bem, discordo em 90%. Não é por aí meu caro...e estranho a sua postura, pois já tem uns aninhos nestas andanças.
Se médicos ganham balúrdios, outros ganham uma vergonha para o que trabalham e para as suas competências.
Por outro lado, se temos enfermeiros a ganhar que nem empregadas domésticas, temos outros já especialistas com suposto horário fixo,fazem as noites de sábado e feriados recebendo ao valor máximo. Só reclamam de um pormenor...não conseguem dormir bem no SERVIÇO!!!
Dr. Enfº, se os próprios enfermeiros não se valorizam ... vamos estar sempre a olhar para a "galinha da vizinha"
 
Muito perigosos generalizar DE!! Claro que tem razão nos casos que enuncia, e os mesmos devem ser denunciados e tratados como crime. Agora generalizar é muito perigoso e injusto. As reivindicações dos médicos nesta greve são paralelas ás nossas reivindicações. Esta é uma altura de união.

EFA
 
imagens infelizes. mas a essencia do post só espelha a realidade. de facto, klkr medico com +5anos de profissao efectiva ganha facilmente 5000e/mes, espelhando dificuldades francas em gerir um lar.. ha pontos da greve que concordo, mas acho ridiculo a maior justificaçao ser "em prol do SNS" quando é, para quem sabe ler as entrelinhas, em prol da classe Medica, e apenas querem "mostrar" que estão ao lado do povo, pure bullsh*t, classe que durante anos roubaram o SNS, e à conta disso (e nao so claro..) nao tnh subsidio de ferias e natal. E eu nao preciso de incentivos monetarios para ser pontual, os meus pais deram-me essa educaçao de borla.
 
A culpa da enfermagem estar no fundo, não é dos médicos... É da mesquinhez dos próprios Enfermeiros...
A anedota do apanhador de caranguejos que colocava os caranguejos num cesto sem tampa, aplica-se de sobremaneira ao caso da enfermagem... Nós não precisamos que nos empurrem para baixo, fazemos questão de que cada vez que um de nós tenta subir os outros simplesmente puxam-nos para baixo...

Agora se os médicos podem e querem lutar por melhores cndições que o façam... e esperemos que isso possa ter sucesso... e dado que não lutamos por nada, nos calhem algumas migalhas...
Deixemo-nos de ser invejosos...
 
DE, para a próxima ponha fotos apenas de médicas, seria muito mais moralizador.

Doutor Médico: Não é para quem quer, é para quem pode.
 
DEIXEM-SE DE PAROLICES!!!!!!ENFERMEIROS, NUTRICIONISTAS, FARMACUÊUTICOS E MÉDICOS SOMOS TODOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE. NÃO É COM POSTS DESTES A DIVIDIR OS PROFISSIONAIS QUE LÁ VAMOS!!!AFINAL QUE PAÍS É O VOSSO?SOU ENFERMEIRO E TENHO VERGONHA DE O SER, NÃO PELAS ATITUDES DOS MÉDICOS, MAS SIM PELAS ATITUDES QUE ALGUNS "ENFERMEIROS" DEMONSTRAM ... DERAM CABO DA CARREIRA, FAZEM DE NÓS GATOS_SAPATOS E AINDA GOZAM??? CRESÇAM A APAREÇAM!!!!
 
Caro DE, bem sei que há enfs que nem sabem ler e escrever (alguns estão nas USFs outros são chefes), no entanto lanço-lhe este desafio, publique esta carta, bem sei que não tem gajas nuas, mas serve para esclarecer algumas mentes "rebeldes".

"Dear Minister,
For months, the FEMS (European Federation of Salaried Doctors) is concerned with the poor outcome
of the health system in Portugal, due to wrong political decisions.
The global financial crisis has a negative influence on the financing of health systems, patient safety,
working conditions and wages of salaried physicians in Europe. The World Health Organization has
found it necessary to warn governments, asking them to maintain a high level of services to cope with
the deteriorating health caused by the financial crisis. Convened in 2008 in Tallinn, the WHO
(Portugal is a member) adopted the Tallinn Charter, which commits governments to invest in health to
maintain equal access to care.
In 2020, there will be a shortage of 1 million health professionals in Europe, questioning 18% of the
activity of health care. It is a social and political challenge across the continent.
One of the proposed solution during the Ministerial Conference on the EU Workforce for Health Care,
in Brussels-La Hulpe (B) on 9-10 September 2010, in presence of the Portuguese Ministry for Health,
is to create the best possible working environment to attract and retain health professionals (working
conditions, wages and balanced personal life/professional life). In 2011 the European Parliament has
also called European authorities and EU governments to place healthcare and demography problems of
health professionals at the highest level of political priorities. If the financial situation of the
Portuguese health system continues to deteriorate, the medical positions will lose their attractiveness
and medical shortages will worsen.
Working time is falling in Europe. From an average of 40.5 hours/week average in 1991, it dropped to
37.5 hours in 2010. However, certain professions are exempt from this average. Salaried physicians of
Portugal are part of the 9% of European employees who work more than 48 hours per week. They
have to work much more but earning less.
FEMS is concerned with the 2.5 million hours of medical services your government has given to
external companies for the lowest price. These contracts carry a high risk to patients’ safety and some
aspects are against the European rules, especially the European Working Time Directive 2003/88.
Since 2011, the European Commission highlights the role of public health as a key factor for
competitiveness and economic development in an aging Europe and as a cornerstone of economic
success. In 2050, 45% of the European population will be over 75 years.
The program recently proposed by the European Commission "Health for Growth" is indicative of the
new role given to health as an important factor in the financial revival of the Union. Health at work
and the pivotal role of public funding of public health services and health and social insurance are
presented as the determinants of the necessary return for growth.
We solemnly ask you to consider the recommendations of the international authorities mentioned
above.
Investing in healthcare and health professionals with good working conditions, decent wages and a
better balance between work and family life is an investment in the economic renewal of the EU.

Portuguese doctors, especially salaried hospital doctors, will be the last bulwark against the
degradation of their patients’ health and they have the support of the European Medical Organizations
representing the 2 million European physicians.
They will demonstrate this to your government and to the Portuguese population in the coming days.
Yours sincerely,"

Doutor Médico: Não é para quem quer, é para quem pode.
 
VERGONHOSO, OFENSIVO, IMATURO...
Esta não é a posição dos enfºs sr DE!!! Acabou de perder um seguidor do seu Blog! Sou enfermeiro, sempre trabalhei em equipa e sempre tive médicos que nos apoiaram nas nossas lutas, aquilo que perdemos ao longo dos últimos anos os únicos RESPONSÀVEIS somos NÓS!!!! Olhe e opine sobre os reais problemas de enfermagem, não tente distrair a atenção dos seus leitores, e os 7€ que para o bastonário são uma vitória? Só um comentário me apraz dizer de MUITO, MUITO BAIXO NÍVEL!! Não é a este tipo de mensagem que a enfermagem quer ser ligada!!!
 
Sou enfermeiro e não estou nada de acordo com a exposição referida no Blog, pelo contrario, penso que deveriamos aprender com os médicos a manter a firmeza nas pretensões, e a forma afirmativa como marcam a sua posição. Lembro-me muito bem de quando negociamos a nossa carreira andavamos com o chapeu na mão e beijar os aneis do mafioso do secretario de estado, o politico que mais mal fez á enfermagem nas ultimas decadas. Lembro-me da ministra ter EXIGIDO que fosse suspensa a greve para se sentar na mesa das negociações.... vejam a postura dos outros sindicatos, medicos e professores. Temos de lutar pela nossa carreira, por aquilo que efectivamente nos pertence.
Lembrem-se que nem todos os medicos ganham 300 mil euros ano, que nem todos são a vergonha da classe, assim como os enfermeiros.... ha sempre bons e maus profissionais em todo o lado, boas e más pessoas.... não podemos fazer aos outros o que estamos sempre a criticar, ou seja não podemos meter tudo no mesmo saco.
Li ainda nalgumas apreciações que estamos em tempo de crise: sim de facto estamos, desde que me lembro, desde que tenho memoria temos estado sempre em crise, e acredito que vamos estar sempre em crise, enquanto não existir coragem politica e verticalidade para cortar nos inumeros parasitas que habitam a administração publica. Ha cada vez mais gestores hospitalares, cada vez mais intermediarios, cada vez mais grupos de trabalho, consultadorias, fundações .... ou seja forma de mamarem no dinheiro que é de todos nós e que nenhum governo do PSD, PS, CDS ... quer terminar porque têm por lá os amigos, os protegidos.... a nossa administração publica é uma forma de nova nobreza oca, desanvergonhada, abusadora, que nada em regalias, e mantem o povo no jugo..... a questão é, até quando??????????
 
DE:
Com este post você parece saído de uma farsa de Gil Vicente: é um criado mal pago e recalcitrante. Esta Enfermagem de que o Belmiro faz parte, feminina e inconsequente, continua a caracterizar-se por ter uns malandrecos (as) a mandar umas bocas e tal mas não passam disso mesmo.Tipo esposa mal amada e mal resolvida com crises hormonais e sempre azeda.
 
Foi por coisas destas que deixei, há muitos meses, de escrever o que fosse neste blog, que, então, me parecia um dos melhores "fora" de discussão sobre cuidados de saúde. Não era. Nunca foi.
Saiba, caro DE, que vim ao seu blog hoje, tanto tempo depois, para provar o que pensei então, quando deixei de o ler de todo.
Para provar que um burro se mede pelo que veste. Se uma albarda. Se um sobretudo.
Melhores cumprimentos. E, francamente, melhores dias.
Até sempre,

AM
 
Os médicos derretem os meus impostos! Há tantos mas tantos casos de roubalheira. Uma médica no meu serviço exigiu horas extra porque tenho o filho a estudar! e vem fazer essas horas de noite... a dormir. a 600 euros a noite!!! Que pouca vergonha! Sr dr enf, não percebo tanto escândalo por causa daquilo que escrever, sou TOTALMENTE de acordo!!!!
 
Os médicos são o principal flagelo do SNS
 
comentário de um popular na tvi24: "meu amigo, não vêm, não vêm! Ficaram a descansar. A vida é assim! A vida é para os malandros. Quanto mais ganham pior é. É assim!"
 
ola boa tarde,
Sou enfermeiro e quero referir que todas as opinioes aquiexposta sao validas pois existem medicos que reconhecem e apoiam o nosso trabalha mas outra ainda vivem no mundo que os enfermeiros sao seus criados/servos. No serviço onde trabalho existe uma boa relação entre medicos e enfermeiros contudo por vezes existem opinioes diferentes. Tenho um director de serviço que defendo e preocupa se, por vezes, com os enfermeiros. Tive medicos que nas greves de enfermeiros tudo pedem o que é urgente e o que não. Contudo na deles muitas vezes tive que resolver os problemas pendentes deixados por eles proprios. Só acho que as pedras basilares de um serviço de saude serao sempre medicos e enfermeiros e essas duas classes deviam falar mais.
Um enorme abraço

João Duarte
enfermeiro 5-E-42972

P.S. deixou aqui a minha identificação. Porque ser anónimo e sempre muito bonito mas mostra a real identidade???
 
Os médicos portugueses ganham significativamente menos, quando comparados com os congéneres europeus, ou com países como Canadá, E.U.A, Austrália.

Basta usar o motor de busca Google.
 
o mundo é, ao que parece, dos ricos e dos espertos. Quem não é rico, tenta ser esperto. E isso serve tanto para enfermeiros como para médicos e continua na população em geral. Somos, no fundo, humanos com falhas e abismos entre nós.

Agora, acho maravilhoso e fantástico como um post, apenas umas fotografias eróticas de pessoas com estetoscópios e uns eléctrodos pelo meio consiga causar tanta confusão. É hilariante mesmo.

Não me meto nos motivos doutros profissionais para fazerem greve. A greve é algo que deve ser levado com seriedade e fazê-la é um gesto consciente e que deve ser levado em alta consideração.

A rivalidade existente entre médicos e enfermeiros faz parte das pessoas e dos próprios conceitos existentes em cada um. Não há inocentes. Cada um se vê de determinada forma e cada um julga fazer o que acha que é melhor. O problema surge quando duas classes diferentes na sua essência mas altamente qualificadas lutam pela mesma coisa. É literalmente ver quem manda no doente e no sistema nacional de saúde. E isso é ridículo, claro está.

No fundo, não podemos ser intransigentes à mudança. Há alterações que todos vemos que são necessárias de fazer, no entanto nao queremos que mudem o nosso contexto - isso nunca! Mas assim estamos a ser incoerentes.
 
Tenho pena que haja colegas enfermeiros que nao se identifiquem com este post... o DE apresenta provas daquilo que diz os sr's doutores medicos que vêm para aqui gabar-se falam de barriga cheia... mas fica-lhes na consciencia se gostam de fazer-se de coitadinhos eles la sabem... Dizem que não é com esta atitude que vamos ser valorizados então e como ??? é a colarmo-nos aos dr medicos ??? havia de ser bonito depois entao é que o povo ficava com a ideia de que os enfermeiros eram empregados deles e andavam de reboque... quando na verdade deve ser (e é ) ao contrario ;)
 
Um trabalho de OCDE que compara os rendimentos salariais de médicos especialistas, médicos de "clínica geral" e enfermeiros em vários países

http://www.oecd-ilibrary.org/governance/government-at-a-glance-2011/doctors-and-nurses-salaries_gov_glance-2011-32-en

Vale a pena consultar
 
SOU ENFERMEIRO E CONCORDO COM ESTE POST!!! Os médicos são uma das classes previligiadas do país. O que querem eles mais? Tenham vergonha... existem seres humanos a passar fome em Portugal!
O ministro da saúde devia era acabar com a promiscuidade entre o público e o privado, controlar a produtividade, a pontualidade e a assiduidade dos médicos,...
 
Ora!!! Isto gostava eu.... Sobretudo as médicas novinhas. UIUIUI!!!
 
A verdadeira razão para a greve dos médicos parece-me evidente... pretendem a demissão do ministro da saúde, para ir para o seu lugar (mais) um médico e assim terem tudo o que querem, como tem sido até agora, daí só terem feito greve agora e sem disponibilidade para negociações. Acredito que haja médicos "não-bem pagos", mas a maioria, pelo menos dos que eu conheço ganha demasiado, como é o caso de um médico recém-especialista que me dizia todo contente que eram maiores os descontos dele que o meu ordenado líquido. As 24h de urgência pagas a preço de ouro e com pouco trabalhinho (e muitas horas de sono) também não serão novidades para ninguém. Quanto aos fura-greves (quem não se lembra é só clicar no link que o DE forneceu), a atitude dos enfermeiros parece ter sido totalmente contrária... (alguns enfermeiros) cancelaram as consultas de enfermagem por estas não fazerem sentido sem haver consultas médicas... depois não se podem queixar muito dos 7€/h ou mesmo dos 4...
Por fim, e em relação à enxurrada de comentários a este post, não percebo como há colegas que acham que enfermagem e medicina não são comparaveis (como outra profissão qualquer) e não percebo também como não sabem respeitar a opinião do autor do post/blog; tem direito à sua opinião, como todos nós temos e não é mais que isso, podem concordar ou não, tal como ninguém os obriga a vir ao blog.
 
DEIXEM-SE DE PAROLICES!!!!!!ENFERMEIROS, NUTRICIONISTAS, FARMACUÊUTICOS E MÉDICOS SOMOS TODOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE. NÃO É COM POSTS DESTES A DIVIDIR OS PROFISSIONAIS QUE LÁ VAMOS!!!AFINAL QUE PAÍS É O VOSSO?SOU ENFERMEIRO E TENHO VERGONHA DE O SER, NÃO PELAS ATITUDES DOS MÉDICOS, MAS SIM PELAS ATITUDES QUE ALGUNS "ENFERMEIROS" DEMONSTRAM ... DERAM CABO DA CARREIRA, FAZEM DE NÓS GATOS_SAPATOS E AINDA GOZAM COM OS MÉDICOS, COM A PUBLICAÇÃO DESTAS FOTOS??? CRESÇAM E APAREÇAM!!!!
 
Esta greve é uma autentica vergonha para os trabalhadores, é um atentado!
 
“ Contudo, concordo com a revolta da classe médica pois outsourcing não é bom para o SNS. Nisso eles têm razão e devem manifestar-se. Sei que a grande maioria prevarica, e nesse aspecto deveriam estar calados porque eles são uma cota-parte importante da destruição económica do SNS (têm telhados de vidro) mas para necessidades permanentes, outsourcing não serve a ninguém. estou a favor deles nesta luta, contra eles, na grande maioria das outras questões. “

concordo com o que este colega afirma!
 
anónima disse:
"Sou médica, interna de Medicina Interna. Chego a horas mas nunca sei a que horas saio. Trabalho cerca de 70 horas semanais e não recebo um tusto a mais pelo trabalho extra que faço em prole dos doentes que tenho a meu cargo... e estou longe dos vencimentos milionários que falam. Trabalho em EQUIPA com os Enfermeiros fantásticos que o meu serviço tem. Percebo perfeitamente que ano após ano a Enfermagem não tem sido valorizada e bem antes de se falar nos tais 4 eur/hora já eu não percebia por que havia de haver tanta distinção salarial entre as profissões.”

concordo consigo caríssima; sendo amigo de jovens médicos, sei bem o que passam, escravizados, da maneira que descreve.
sei que pode soar injusto para vocês médicos em formação, vocês que estão nisto pela vocação, vocês que se esfolam, pelo bem estar do vosso doente, e pela nobreza da vossa profissão, mas a verdade é que estas situações escabrosas existem (incentivos de pontiualidade a 500euros p.ex.) e têm que ser parar!

É da culpa dos governantes, dos médicos mais velhos e manhosos, de empresários que vêm boa oportunidade de rapar uns euritos à conta de limpar os bolsos do Estado.

Mas, entre tudo isto... sempre ficaram os Enfermeirois, a chupar no dedo e a levar tareia, desses governantes que nunca valorizaram devidamente os enfºs; mas valorizavam os médicos, e permitiam que as situações de abuso aparecessem, e proliferassem.

Não estarão os Enfº um bocado transtornados com tudo isto? Claro que estão!
é que reparem: os Enfºs nunca tiveram nada, os médicos geralmente sim! E quando se queixam de pagamentos baixos (isto que foi uma situação pontual para a Medicina- mas persistente e global na Enfermagem) bradaram de andarem a ser explorados e gamados (e bem, no geral, ok), mas é coisa que os Enfºs passam há bem mais tempo, e sempre preteridos, em benefício da classe médica!

Não me acusem de inveja: descrevo senão os factos! uns constantemente beneficiados; outros persistentemente rebaixados e humilhados. Se estivessem em situação MESMO se,melhante ao dos Enfºs, aí é que vos saltava a tampa! Nós, já nem rebordo da sanita temos...
 
Os médicos do meu serviço são uns roubalhões... destroem o dinheiro todo!!! não me venham falar em salvar o sns!
 
MMMmmm acho que houve muita gente que não percebeu o que está por detrás deste post.... É ler o que diz: parece que nem dinheiro têm para roupa! (quando ganham e bem, na grande maioria). Quando os enfermeiros quase nem pele têm para cobrir os ossos.
 
Se estivesse uma foto de uma enfermeira nua esses parolos que estão muito indignados nada diziam era natural outros babavam-se. Deixem-se de merdas esta greve não é nada para defender o SNS é sómente por causa dos euroses que essa classe não quer perder e por causa dos quintaizinhos da privada.
Ainda bem que temos alguma liberdade para podermos publicar o que queremos. DE arranja maneira de serem sómente enfermeiros a fazerem comentários no teu blog há aqui muito barbeiro que me dá nojo. Um abraço e belas fotos muito sensuais.
 
Este post revolta-me. Sou médico, completei o curso em seis anos. Depois do curso, meus sete anos de internato ganhava 1500€ por mês (brutos, 1150 € limpos). Agora que sou especialista, em Janeiro assinei um contrato de trabalho com um hospital publico e agora ganho 1800€ por mês, brutos, por um horário de 40 horas. Levo para casa 1300€ no fim do mês. Sei que é mais do que, infelizmente, ganham muitos profissionais de outras áreas e dentro da saúde. Mas acha mesmo que isto é salário para levar vida de rico?

Engana-se se pensa que o que pedimos com esta greve é ganhar o dobro ou ter um aumento. O que nós queremos é garantir este nivel minimo de remuneração, que está ele próprio ameaçado.

Estou tão indignado como vocês com os médicos que ganham balúrdios (felizmente, são muito poucos, mas não devia ser nenhum). Caso não saibam esses médicos não tem contratos de trabalho. Prestam serviços através de empresas.

Ainda não perceberam que esta greve é contra isso?
Contra médicos a trabalhar para empresas, uns a ganhar ninharias, outros a ganharam balurdios?
Que o que queremos é contratos de trabalho por uma tabela salarial? Que temos tanto direito a eles como os enfermeiros, os professores e outros servidores do estado? E que assim se evitam os abusos e as pequenas fortunas ao fim do mês?

Devíamos unirnos, médicos e enfermeiros, deixar as mesquinhices e ressentimentos de lado e lutarmos pelo fim do trabalho precário e dos recibos verdes na Saúde.
 
Já há muito tempo que isto se lia nas entrelinhas das conversas do Bastonário da OE; a grande pretensão desta greve, não sendo exclusivamente a única, é "correr" com o atual Ministro da Saúde. Sejamos honestos: uma classe que está habituada a ser regulada por um médico,ou alguém muito chegado aos lobbies médicos, não quer de todo, alguém com o perfil do actual Ministro da Saúde a comandar os seus destinos. Alguém que faça peito e dê o corpo às balas, é o oposto do que tem acontecido até agora, em que os médicos "queriam e tinham".
Dito isto, não me revejo também neste post do DE. Estas imagens bacocas de um elenco HardCore do Anatomia de Grey, ultrapassam o limite do bom senso.
Estou do lado dos actuais internos de medicina, que vêem o seu futuro de certa forma nublado. Mas também não compreendo, como é que durante o recente (ainda actual) tempo das vacas gordas (para a classe médica, apenas e só), em que se passavam recibos a empresas de out-sorcing a 100€ à hora, praticamente nenhum médico denunciou este escândalo, salvo poucas excepções. Nunca ouvi o bastonário da OE, preocupar-se com a sustentabilidade do SNS nestas condições.
Sou Enfermeiro, manifesto-me e luto por melhores condições. Dou o meu melhor no dia a dia, cuido e adoro a minha profissão. No entanto não o faço de graça, não sou o bom samaritano que nada quer em troca. Faço-o em troco de um salário, que é manifestamente baixo.
Os médicos queixam-se, alguns poucos com razão. Com os meus 11 anos de serviço ( e sim sou funcionário público, a espécie odiada fonte dos males deste país), trago para casa 1050/1100€. Quantas horas extras me pagam? ZERO. Com quantas folgas me pagam as horas feitas a mais? ZERO. O que recebo em troca? Um rotundo nada.
Srs Doutores, não é ciúme, mas todos os males da vossa classe, fossem os da classe de Enfermagem.
 
Onde é que é este Hospital? Não me importava de trabalhar num igual,mesmo que fosse a 4 euros à hora em regime de Outsourcing !
 
DEIXEM-SE DE PAROLICES!!!!!!ENFERMEIROS, NUTRICIONISTAS, FARMACUÊUTICOS E MÉDICOS SOMOS TODOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE. NÃO É COM POSTS DESTES A DIVIDIR OS PROFISSIONAIS QUE LÁ VAMOS!!!AFINAL QUE PAÍS É O VOSSO?SOU ENFERMEIRO E TENHO VERGONHA DE O SER, NÃO PELAS ATITUDES DOS MÉDICOS, MAS SIM PELAS ATITUDES QUE ALGUNS "ENFERMEIROS" DEMONSTRAM ... DERAM CABO DA CARREIRA, FAZEM DE NÓS GATOS_SAPATOS E AINDA GOZAM COM OS MÉDICOS, COM A PUBLICAÇÃO DESTAS FOTOS??? CRESÇAM E APAREÇAM!!!!
 
A greve dos médicos está a ser um Valente fiasco!!
 
UM VALENTE FIASCO????AHAHAHAH1 UM VALENTE FIASCO É ESTE BLOG!!!!!!!!!!!!!!
 
UM VALENTE FIASCO????AHAHAHAH1 UM VALENTE FIASCO É ESTE BLOG!!!!!!!!!!!!!!
 
Estas guerrinhas entre enfermeiros e médicos é profundamente idiota e revela a mentalidade do país que temos.

E as generalizações que fazem(quer de um lado, quer de outro) revelam uma arrogância profunda contra a singularidade de cada ser humano.

Espero que os médicos e enfermeiros reais sejam bem melhores que muitos destes virtuais que passam por aqui.

Quer os médicos, quer os enfermeiros também são utentes do SNS, e deviam ser também (como estão dos dois lados do sistema) os seus maiores defensores... não me parece que seja sempre assim.

O que há a fazer em conjunto (médicos, enfermeiros e outros técnicos de saúde) é imenso: defesa de um SNS de qualidade, com profissionais motivados, com salários justos e DIGNOS, integrados em carreiras em que se valorize a formação e experiência profissional, etc...etc....etc...
 
Colega Doutor Enfermeiro, lamento dizer e é triste ter que o dizer mas o Colega caiu na demagogia pura (bom para o circo da Assembleia da República mas muito mau para quem quer discutir a Saúde com seriedade) pois apresentar um exemplo (muito estranho e anormal sem dúvida) se um médico que aufere 800mil euros e tentar "colar" isso aos médicos é no mínimo um exercício intelectualmente desonesto. A menos que o Colega esteja afastado da realidade operacional sabe perfeitamente que os médicos podem não ser tão mal pagos como acontece com a nossa Classe mas saberá também que não andam todos a ganhar esses valores astronómicos e nem todos ganham o que muitas vezes se diz nas conversas de café.

Mas será que a sua postura se prende com o facto de já se falar de nós também fazermos Greve e ate se falar mesmo numa Greve do Sector?

Por vezes fico na dúvida se o que o move é a defesa da Enfermagem ou se a anti-medicina... comentários destes e outros que faz no seu blogue fazem-me pensar. E é pena pois gosto da generalidade das suas intervenções mas se perdemos mais tempo com ódios do que em promover a Enfermagem, não vamos lá.
 
o post é uma vergonha.
mas a verdade é que a clsse médica é a grande responsável pelo buraco no SNS e tudo o que lhe acontece, são eles que prescrevem os MCDT mais caros e muitas vezes desnecessários sem a competencia devida! pensem nisso.
e depois se consultarem as reformas deles são muitas acima de 5000 euros, já enfermeiros supervisores e que até foram diretores abaixo dem 2000 euros é frequente!!

pensem bem nisto!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
 
A razão da greve é evidente... demitir o min. da saúde e por no seu lugar (mais) um médico, para assim terem tudo o que quiserem sem ter de fazer greves e manifestações, como tem sido costume até agora... sacrificios, crise, palvras sem significado para estes senhores, sempre habituados a serem privilegiados neste país.
 
Não pense o SEP que os enfermeiros vão como carneirinhos alinhar á pressa em greves que nada resolvem, nunca vi uma greve tão bajulada pela imprensa, é tendenciosa, procura a noticia em vez de dar a noticia, o que prova os tentáculos subterrâneos da classe médica na sociedade.
Não concordo em absoluto com os profissionais de saúde contratados á peça por empresas, neste ponto estou solidário . Mas os médicos que hoje dizem querer salvar o SNS , muitos deles trabalham e trabalharam para essas empresas e são donos delas , com conivência dos conselhos de administração em que negam as licenças sem vencimento a todos os outros profissionais exceto aos médicos permitindo-lhes trabalhar nas ditas empresas e se desejarem em part-time, este é-lhes facultado em paçadeira vermelha. Então andou o SNS a pagar a formação médica e depois podem ir embora sem contra partidas. E os médicos que se reformaram e no dia a seguir voltaram contratados pelas ditas empresas. Mas alguns enfermeiros também são responsáveis quem não se lembra de há 10 anos, das contratações dos enfermeiros por empresas no Hospital de Santa Marta em Lisboa, contratados ao dia quando o enfermeiro Guerrinha era enfermeiro diretor. Rapidamente este sr. enfermeiro diretor como grande empreendedor reformou-se ainda nem 50 anos tinha ( com o tempo acrescido e o ordenado de enfermeiro diretor)...bem as empresas não se dirigem sozinhas...
Aonde estava a Ordem dos Enfermeiros em defesa da dignificação da profissão nessa altura e viviamos tempos muito mai fáceis... falam do atual bastonário da OE, mas não foi o primeiro a ver o empreendedorismo como uma saída. Este caso é só um exemplo de como também os enfermeiros contribuíram paraa pouca sustentabilidade do SNS, O cargo de Enfermeira diretora aquando da abertura do Hospital da Luz foi ocupado pela Enfermeira Alice Minguéns imediatamente após a reforma desta do Hospital de São José. E a vergonha e desperdício que se verifica hoje, a carreira não foi perdida na legislatura desta OE, esvaziaram os enfermeiros chefes de conteúdo hoje temos os enfermeiros coordenadores de área que nada fazem a não ser maltratar os enfermeiros , interpretando as dotações de acordo com os seus interesses,só pensam salvagurdar o seu status-qua, são uns "negreiros" para os enfermeiros. A promiscuidade é transversal.
Espero que o Ministro da Saúde consiga separar o trigo do joio e torne o SNS sustentável libertando-o destes párias, e pela primeira vez trate todos os profissionais com igualdade.
Em relação ao José Carlos presidente do SEP, Greve não obrigado!!
Em relação ao apoio do bloco de esquerda na manifestação dos médicos. OK! ,mas então tivessem a mesma atitude na última manifestação dos enfermeiros no anterior governo , em que milhares de enfermeiros se manifestaram e o Sr Francisco Louçã estava na paragem do autocarro e lá se manteve a aguardar o autocarro e não veio cumprimentar os manifestantes.
 
" LProlog disse...

A verdadeira razão para a greve dos médicos parece-me evidente... pretendem a demissão do ministro da saúde, para ir para o seu lugar (mais) um médico e assim terem tudo o que querem, como tem sido até agora, daí só terem feito greve agora e sem disponibilidade para negociações. "


Tenho que concordar com o que o colega Lprolog especula; é que tenho ideia semelhante; senão veja-se: há quanto tempo não fazem os médicos greve? durante quanto tempo, foram médicos ou gajos com interesses em empresas que vendem saúde, Ministros da Saúde?

é um A+B bastante aparente...
 
Eheheh a tentativa vã de tentarem correr com este ministro da saúde não-médico, não vaio adiantar de muito.
É que a classe Médica já há muito anda habituada a ter no Governo um amigalhaço que lhes dê tudo à boca. Com este Ministro, a coisa muda de figura.

Há abusos? Há! Mas em geral os médicos são mal pagos? Não! Os internos são explorados? São! Mas os Enfermeiros são o quê? Tratados nas palminhas? Bem remunerados? NÃO!
 
O post é pertinente e ousado. Contraria a habitual "contenção" da enfermagem em relação à medicina.

Expõe o que deve ser considerado quando se distribuem os recursos na saúde. E é brando no sentido em que não ilustra realidades bem piores associadas ao auferimento desses elevados "honorários" e vencimentos.

Como diz o Sr Ministro e bem, tudo é importante desde que o SNS seja sustentável. E para que isso aconteça, penso eu, é necessário dignificar quem lá trabalha, e não "endeusar" ainda mais os médicos.

Não estou de acordo com a greve conjunta dos enfermeiros com os médicos (ou outros profissionais) e deveriam ser os próprios enfermeiros a destacar-se dessa possibilidade.

VV
 
oh senhor dono deste blog da treta, você já se deu ao trabalho de perceber de uma vez por todas que os médicos merecem ser bem remunerados pelo seu trabalho pela ENORME formação que tiveram? os enfermeiros tambem têm de se valorizar e receber o que merecem, mas NUNCA, se podem comparar à classe médica em termos de remuneração. Hipotéticamente, se um enfermeiro em inicio de carreira recebesse mais do que um médico na mesma situação aposto que você iria achar altamente justo.
 
Em 1988 os enfermeiros com a criação de uma estrutura nacional terminaram com uma politica de querer vencer denegrindo e criticando os médicos (politica que era seguida pelo Enfº Azevedo).
Nos anos seguintes, a enfermagem, mostrando o seu campo de intervenção próprio e a sua relevància no SNS venceu, creceu diferenciou-se e ganhou muita coisa.
Nos ultimos 6 anos por intermédio de Germano Couto e companhia, de que é capacho mor o DE, voltamos às práticas de 1988, regredimos mais de 20 anos.
Intolerável
Caros colegas estejam atentos e reajam.
 
Sempre tive muito respeito por enfermeiros, mas a cada post que leio deste senhor o respeito diminui. Você é ridículo! Não percebo o seu gosto em passar uma imagem dos enfermeiros como mesquinhos, frustrados e invejosos. Que eu saiba vocês também são livres de fazer greve e se o fizerem conseguem os mesmos efeitos nos hospitais. Se estão mal a culpa não é dos médicos, se quer ser tratado como doutor estude para tal! Se realmente tem orgulho em ser enfermeiro, pare de envergonhar a classe!
 
"A OE, no respeito pelos desígnios das estruturas sindicais e pelo direito que lhes assiste nomeadamente na convocação de greves, não se imiscuirá em matérias laborais, evitando assim leituras abusivas que poderiam conduzir a uma confusão de papéis." (Pag. Web da OE)

Comente lá isto DE

Agora que conseguiram colocar o barco a afundar, aqui estão os rato a fugir.
 
Este blog realmente é destemido e directo, sem papas na lingua. Finalmente os enfs começaram a falar!! Parabéns dr. Enf!! Tem uma verdadeira legião de fãs!!
 
Que dor de cotovelo que vai por esta bando do rio...
 
Sr Ministro:

Acabem com os quartos com cama, computador e ar condicionado para os médicos DORMIREM durante o horário de trabalho.

Acabem com os turnos de 12, 16, 24 horas seguidas dos médicos, que só os fazem POR PURA CONVENIÊNCIA PESSOAL para poderem gozar as folgas quando lhes apetece. Façam turnos de 7, 8 horas e verá se não será altamente rentabilizada a mão de obra médica.

Acabem com a vergonhosa AUSÊNCIA de qualquer AVALIAÇÃO dos médicos, que não se sentem minimamente avaliados nem o permitem.

Acabem com a permissividade do sistema que deixa que vão ao cabeleireiro, ao ginásio, às compras, almoçar e jantar fora, dormir a sesta em casa, étc., DURANTE O HORÁRIO DE TRABALHO. Podia listar aqui os nomes de vários médicos que têm essa prática e que é do conhecimento das instituições (toda a gente sabe).

Acabem com o poder exagerado que este grupo tem sobre os recursos na saúde (medicamentos, exames, consultas da treta, étc.) e verão como se poupa - nem é preciso poupar quando se deixa de esbanjar e ROUBAR o erário público.

Uma purga na saúde, sem medos porque o mundo não pára, e logo se vê. Hoje, dia de greve, as urgências vazias... Quem é que induz a procura por cuidados de saúde???
 
Bem eu não concordo com a acusação de que este post seja um ataque aos médicos, mas sim às maroscas que existem, que permitem que aos médicos sejam pagas as horas extraordinárias ao peso do ouro e aos enfermeiros nem dinheiro nem nada! E que permitem suplementos manhosos tipo o dos 500 euros pela pontualidade!??! Mas qué isto?? Andamos a brincar?

Caros médicos, colagas de trabalho, de quem admiro e aprecio o trabalho, parem de jogar areia para a vossa própria cara! Aceitem que por muitos anos, houve mão do loby médico a controlar o SNS, dando muito a vocês, e migalhitas a nós enfermeiros.
A culpa é vossa? por um lado...Sim. Por causa dos ministros médicos e políticos de mãos sujas metidas em negócios milionarios. O exemplo destas empresas é perfeitamente ilustrativo. A culpa não é dos jovens médicos que ttambém já começam a ver a sua vida a andar para trás mas quero lembrar que médicos sempre foram fovorecidos, enfermeiros humilhados.

Isto que aqui se vê (e tem aqui umas médicas e enfermeiras bem jeitosas ahahah!) é somente um escárnio de muitas das reivindicações, tal como a “defesa do SNS”?? Essa é uma boa tanga...É mais é defesa dos privilégios, confessem! :)

Mas enfim eu não invejo médicos nem os odeio, invejo sim é a forma como sempre foram tratados, e pagos devidamente. Eu não tenho problemas que ganhem mais, desde que os Enfermeiros também o sejam.
 
"oh senhor dono deste blog da treta, você já se deu ao trabalho de perceber de uma vez por todas que os médicos merecem ser bem remunerados pelo seu trabalho pela ENORME formação que tiveram? os enfermeiros tambem têm de se valorizar e receber o que merecem, mas NUNCA, se podem comparar à classe médica em termos de remuneração. Hipotéticamente, se um enfermeiro em inicio de carreira recebesse mais do que um médico na mesma situação aposto que você iria achar altamente justo."

Se acha o blog da treta porque participa nele? Ninguém o cá chamou , vá mas é apanhar urtigas!!!!!!

7/12/2012 03:38:00 PM
"Sempre tive muito respeito por enfermeiros".... se quer ser tratado como doutor estude para tal"...7/12/2012 04:30:00 PM
Sempre a mesma tecla , vá lá tenha alguma imaginação , sempre mais do mesmo...somos mais inteligentes ,mais complexos, estudamos mais etc. etc...Sempre tive muito respeito pelos enfermeiros...bla! bla!bla! A quem pensas que enganas "se quer ser doutor estude para tal"..lá lhe caiu o verniz, és médico e não doutor oh calimero!, sabes aonde podes por o respeito que dizes ter...exatamente nesse sítio. olha se também achares o blogue DOUTOR ENFERMEIRO treta não o frequentes...
Aos Médicos que sempre verdadeiramente respeitaram e respeitam os enfermeiros como membros da equipe multidiscilinar, este spot não vos é dirigido nutro por vós respeito.
.
7/12/2012 04:30:00 PM
 
Amanhã: reunião entre os sindicatos médicos e o MS.

Ainda me convidaram, mas prefiro ficar a ver as gajas nuas que por aqui se contemplam.

Doutor Médico: Não é para quem quer, é para quem pode.

PS: Como sei que gosta de ditados populares, dedico-lhe este: "os cães ladram, a caravana avança triunfante e indumável"
 
Boa tarde.

Um dos motivos da greve:

"Não aceitam a lacuna legislativa referente ao ato médico, ao respeito pela equipa de saúde e necessária hierarquização de competências".

Estes, não serão parte de um dos Lobies que nos sujeitam muitas vezes a diversas situações de precariedade social, económica, laboral, sendo mais que evidente para nós que estes aspectos são lesivos quer para nós, quer para o país, ou para os utentes. Será correto colocarmo-nos de parte de tudo isto, ou não estarmos dentro dos acontecimentos bem posicionados?!

Eu percebo e compreendo a indignação que os jovens médicos estão a ser muito diferenciados dos mais velhos, mas pensam que na classe dos enfermeiros também assim não o será?! É transversal... E os vossos médicos mais velhos estão-se a baldar para esse ponto discutido, ou seja vão batalhar muito mais por outros do que por esse.

Cumprimentos,

Vítor
 
Os enfermeiros estão sempre a falar dos médicos, a olhar para os médicos, a comprarem-se aos médicos. Os enfermeiros têm e sempre tiveram um complexo de inferioridade em relação aos médicos. Os enfermeiros tornaram-se licenciados, criaram uma ordem, vários sindicatos, mais isto e aquilo, mas continuam numa posição subalterna em relação aos médicos. Os enfermeiros acham que tudo é concorrência, e que andam numa competição permanente contra tudo e contra todos. Os enfermeiros querem ser médicos, querem ser psicólogos, querem ser nutricionistas, querem ser assistentes sociais, querem ser fisioterapeutas, querem comer tudo e não deixar nada. Os enfermeiros acham que sabe de tudo e mais que os outros todos juntos. Coitados de vocês enfermeiros, assim não vão chegar a velhos, pois o rancor e a inveja vai roendo a vossa existência.
 
... o SEP... cada tiro, cada melro!... Que vergonha fazer propostas que visam unicamente "colar" os enfermeiros aos médicos para ver se apanham qualquer migalhita. Será que estas decisões são devidamente discutidas e ponderadas nas lides sindicais? Há pluralidade de opinião e as questões são devidamemente equacionadas? Há uma filosofia de luta e um objetivo? Estamos a tentar apanhar boleias ou a conduzir o nosso veículo?

Hoje senti vergonha de ser enfermeira quando ouvi os representantes dos médicos: "hã e tal... não queremos nada com esses oportunistas e imbecis dos enfermeiros... criadagem... a nossa luta é NOBRE, nós não nos misturamos com a ralé. Lutamos pelo SNS mas um SNS só com médicos e ajudantes...".

Srs da OE e dos Sindicatos, parem de falar em nome dos enfermeiros sem que as coisas estejam devidamente pensadas.

Estamos mal representados na OE pela autêntica invasão de algumas escolas privadas e pior no SEP onde andamos a reboque de vipes ideológicos de esquerda com que nos tentam instrumentalizar.
 
Oh Sr Doutor Enfermeiro, deixe-se de ataques gratuitos à classe médica. Para além de não nos levar a lugar algum, só desprestigia a nossa classe. Para não falar que o cargo que ocupa e a visibilidade que tem, o deveria obrigar a outra postura.
Enfim, mais do mesmo...
Cumprimentos
JG
 
Os médicos queriam mama? este ministro não dá mama! ;)
 
Sr ministro:

- Acabe com anestesistas que fazem 4 ou 5 operações ao mesmo tempo, com todos os riscos inerentes

- Acabe com os que picam o ponto e em vez de estarem no trabalho, estão numa inauguração de um campo de golfe

- Acabe com quem recebe suplementos milionários só por chegar a tempo e a horas ao seu trabalho

- acabe com quem chega constantemente meia hora atrasado ao trabalho, e põe-se a mexer para casa ou para o consultório antes da hora de sair

- Acabe com quem recebe incentivos de 3000e muitos euros pelo trabalho de outra classe profissional

etecéééééééétera............
 
“ Doutor Médico disse...
Amanhã: reunião entre os sindicatos médicos e o MS. Ainda me convidaram, mas prefiro ficar a ver as gajas nuas que por aqui se contemplam.

Doutor Médico: Não é para quem quer, é para quem pode.

PS: Como sei que gosta de ditados populares, dedico-lhe este: "os cães ladram, a caravana avança triunfante e indumável””



ORTOGRAFIA: não é para quem quer, é para quem pode xD
 
Anónimo Anónimo disse...

"A OE, no respeito pelos desígnios das estruturas sindicais e pelo direito que lhes assiste nomeadamente na convocação de greves, não se imiscuirá em matérias laborais, evitando assim leituras abusivas que poderiam conduzir a uma confusão de papéis." (Pag. Web da OE)


7/12/2012 05:31:00 PM

Esteja descansado Colega que a OE não se reuniu com o Ministro para negociar coisa alguma. O Enf. Germano Couto só lá foi porque em 1º lugar depois da "bomba" mediática dos 3.96Euros/hora se não reclama-se os Enfermeiros descobriam-lhe já a careca (que há de ser descoberta mais cedo do que muita gente pensa), 2º até porque deu jeito ao Ministro para dar uma de "benevolente" de "realmente preocupado" com os Enfermeiros.
Não se iludam, o Enf. Germano Couto não está no cargo que está para servir a Ordem mas para se servir da Ordem como trampolim para outras andanças, ou não estivessemos a falar de alguém que como Enfermeiro tem até um currículo muito modesto comparado com muita gente, tem é currículo académico (muita treta mas pouca prática) e sempre andou nas lides das Escolas as mesma que tanto têm contribuido para a ruína da Enfermagem.
 
"Indumável"???? LOL
 
DE

porque é que censura tantos comentários e continua a publicar os do Doutor Médico que é uma versão ainda mais nojenta do Talibã??????????????????

Nem sabe escrever sem erros!!!!!!!!!!!!!
 
Mas que disparate é este convocar uma greve de um dia para o outro? É bom que o SEP se comece a preparar para nos pagar o dia de trabalho que não vamos auferir , assim para a próxima não utilizava a greve irrefletidanente, mas que é isto não estou para ser instrumentalizado e não me quero colar á luta de ninguem até porque a luta é diferente.
Idiotas que operação cosmética foi utilizada na greve dos médicos, quantos cordelinhos foram mexidos para conseguir tanta benevolência da imprensa.
Oh! Carlos Martins não contes comigo porque não farei greve!!!!
 
Só quero dar-lhe os parabéns DE!
 
""oh senhor dono deste blog da treta, você já se deu ao trabalho de perceber de uma vez por todas que os médicos merecem ser bem remunerados pelo seu trabalho pela ENORME formação que tiveram? os enfermeiros tambem têm de se valorizar e receber o que merecem, mas NUNCA, se podem comparar à classe médica em termos de remuneração. Hipotéticamente, se um enfermeiro em inicio de carreira recebesse mais do que um médico na mesma situação aposto que você iria achar altamente justo."

Se acha o blog da treta porque participa nele? Ninguém o cá chamou , vá mas é apanhar urtigas!!!!!! "

Participo nele para realçar o quão treta e vergonhoso é. Vocês só estão a envergonhar a vossa classe, numa altura em que esta merecia tudo menos isso. Aprendam a valorizarem-se a vocês e à vossa arte, e deixem de comparar dois conceitos IMCOMPARÁVEIS em todos os sentidos. Os médicos recebem mais como é de seu direito e acabou, aprendam a viver com isso. Se querem receber mais estudem, trabalhem mais, revoltem-se para ver se mudam alguma coisa, ou seja, façam TUDO menos inferiorizar quem não merece isso. E se não gosta do argumento de que o médico merece receber mais porque estudou mais faça o favor de contrapôr o mesmo com argumentos minimamente aceitáveis
 
O "outro" que tinha um ordenado base de mais de 5k€ e conseguiu extorquir-nos 800k€/ano (será que também fez greve?)...

http://expresso.sapo.pt/como-e-que-um-medico-ganha-796-mil-euros-no-sns=f738794

E já agora, no seguimento...

http://expresso.sapo.pt/a-greve-dos-medicos-e-uma-comedia=f738564

Lembrei-me da outra médica do meu serviço, que num dia em que estava "de urgência", a ganhar o que nós sabemos tem o descaramento de pedir para falar ao telemóvel com uma familiar de uma doente que tinha combinado falar com ela nessa manhã, para lhe dizer que ainda ia demorar um bocado porque estava presa no trânsito porque tinha saído para ir a casa (a meio do seu horário de expediente), ou daquela manhã de Domingo em que nenhum dos médicos de urgência apareceu no hospital e andou o chefe de equipa da urgência a fazer de bombeiro enquanto eles não chegaram da praia (H.S.João)... ai se fossem enfermeiros!
 
Meu querido amigo DE, e restantes amiguinhos e coleguinhas enfermeirinhos, o que devo fazer para conseguir parar de olhar para este post do nosso grande pastor DE?
É que já não como, já nem durmo, só para contemplar estes corpos cheios de pecado e tentação...

Doutor Médico: Não é para quem quer, é para quem pode.

PS: a caravanha continua a avançar e isso é que de facto importa.
 
Médico e enfermeiro são duas coisas incomparáveis... mas lá está como o DE dizia, as evidências não dizem bem isso! :)
 
(...)Os médicos recebem mais como é de seu direito e acabou, aprendam a viver com isso.(...)no tempo da escravatura o amo também achava que era de seu direito a ser mais humano que o escravo e isso mudou, ora se o escravo aprendesse a viver com isso ...hoje não era um Homem livre.
"Se querem receber mais estudem, trabalhem mais, revoltem-se para ver se mudam alguma coisa, ou seja, façam TUDO menos inferiorizar quem não merece isso"
O suor que para ai vai de tanto trabalho...e de estudo... até cheira a esturro de neurónios queimados...
Sabe até estou com paciência por isso vou-lhe explicar. o problema está nas suas representações sociais , só que os valores as crenças mudam. Hoje o que parace absurdo amanhã já não tem um carater tão dissociativo. Quem iria imaginar os EUA com um presidente negro nos anos 60? meu caro hoje o presidente dos EUA é negro. Os enfermeiros querem ser respeitados como é do seu direito e acabou, aprendam a viver com isso.
Se for difícil tome chá de urtigas.
 
PS: a caravanha continua a avançar e isso é que de facto importa.

7/13/2012 12:29:00 AM
OLhe veja lá não lhe salte uma roda.
 
Ah GRANDE dr enf!!
 
O maior erro estratégico do autor deste blog, que é o que é, foi colar-se a este Bastonário da OE e MS.

Para além da ausência total de estratégia que não seja usurpar funções médicas e destilar ódio médico, acredita que este Ministro valoriza de alguma forma o trabalho dos enfermeiros. Erro fatal! E mais que evidente!

Quando o tapete fugir, cá estaremos para conversar.

A classe médica mostrou que está unida. Quase 100% unida. Impossível a qualquer ministro da saúde levar pela frente medidas irracionais como as que tem em mente.

Se se confirmar a usurpação de funções que se prepara, espero que a Ordem dos Médicos, perante tal precedente, dê andamento ao Ensino das Funções de Enfermagem nas Faculdades de Medicina aos jovens Médicos. Olho por olho, dente por dente.

Acredite que, em Medicina, não fazemos o folclore habitual da Enfermagem,
 
"A classe médica mostrou que está unida. Quase 100% unida. Impossível a qualquer ministro da saúde levar pela frente medidas irracionais como as que tem em mente(...)
Se se confirmar a usurpação de funções que se prepara, espero que a Ordem dos Médicos, perante tal precedente"

Precedente? Só se for em Portugal, no resto do mundo o cenário é diferente há décadas. As águas do rio fluem... e podem ser sustidas algum tempo, apenas isso.
 
“ doutor Médico disse...
Meu querido amigo DE, e restantes amiguinhos e coleguinhas enfermeirinhos, o que devo fazer para conseguir parar de olhar para este post do nosso grande pastor DE?
É que já não como, já nem durmo, só para contemplar estes corpos cheios de pecado e tentação...

Doutor Médico: Não é para quem quer, é para quem pode.

PS: a caravanha continua a avançar e isso é que de facto importa.”


SIM, MENOS A ORTOGRAFIA xD
 
"A classe médica mostrou que está unida. Quase 100% unida". Ainda bem que reconhece quase , mas não 100%, e sabe porquê porque alguns médicos são de uma arrogância infinita, qual não foi já o médico de família que enviou o seu doente ao Hospital e é ridicularizado por o colega que trabalha no hospital ( que é aonde estão os craques dos craques) achinca-lha o colega dos cuidados da comunidade e do alto da sua sapiência reenvia o doente sem se dignar a escrever ao colega qualquer informação, manda o recado pelo doente " diga lá ao seu médico de família....( uma vergonha , um total desrespeito por o seu par) que ele não considera como tal, porque para estes craques a especialidade de medicina familiar não é especialidade.
Daí os cuidados de saúde primários em Portugal serem sempre o parente pobre, até hoje sempre se privilegiou quem trabalha nos grandes centros.
"(...) espero que a Ordem dos Médicos, perante tal precedente, dê andamento ao Ensino das Funções de Enfermagem nas Faculdades de Medicina aos jovens Médicos. Olho por olho, dente por dente. "Não sabia que o Ministério da Educação tinha sido transferido para a Ordem do Médicos!!! Quanto aos jovens médicos lhes serem ensinadas funções de enfermagem, não vejo qual é o problema porque assim talvez as passem a valorizar, nada é imutável talvez as faculdades de enfermagem também adaptem os seus conteúdos formativos ás novas necessidades.
Acredite que, em Enfermagem já nos habituamos a que a Medicina ache tudo um folclore.
 
A quem diz que os médicos são mercenários, burlões, incompetentes, preguiçosos, oportunistas, etc, pergunto: quando estão doentes a quem recorrem? ao veterinário?
 
“ Anónimo disse...
A quem diz que os médicos são mercenários, burlões, incompetentes, preguiçosos, oportunistas, etc, pergunto: quando estão doentes a quem recorrem? ao veterinário? “

hmmm... que tem o rabo a ver com as cuecas? Se estão doentes, vão ver um médico, claro. Mas onde é que essa lógica está posta em causa, ao falar dos vícios e abusos de alguns médicos, que de facto são uns mercenários, incompetentes, etc como você diz?

De onde depreende que aqui se está a retirar importância ao médico? Está-se sim, é a falar da excessiva medicalização do SNS, dos abusos por parte de alguns pertencentes à classe médica, e do rebaizamento do valor do trabalho dos enfermeiros.

Mas não há problema, com a renovação que o SNS vai sofrer, sobretudo nos CSP, agora os doentes vão 1º ao enfº, este faz a triagem e depois canaliza para o médico; tal como nas urgências ; )
 
Queremos mais posts de pessoas nuas! Perante factos não há argumentos!
Dr. Enfermeiro podia tb por um nú artístico seu?
Vá lá...
 
Enfº do Norte: então não se tome a árvore pela floresta: A grande maioria dos Médicos não ganha 2500 euros/mês nem anda a burlar o estado como se quer fazer crer, nem se balda ao dever público para satisfazer o vício pelo privado.

Quanto à teoria medico-cêntrica do SNS, apesar de não ser apologista dela, é inegável que os Médicos são de facto a imagem mais visível deste sistema, o que não quer dizer que outras classes profissionais possam e devam ter um papel de preponderância num Sistema onde, devido à sua complexidade e abrangência, existe sem dúvida um lugar importante para a Enfermagem.
Aquilo que acho curioso é que aqueles que atacam a medicalização do sistema são os mesmos que defendem a medicalização da Enfermagem!Um paradoxo...
 
"Aquilo que acho curioso é que aqueles que atacam a medicalização do sistema são os mesmos que defendem a medicalização da Enfermagem!Um paradoxo...”

A minha interpretação da “excessiva medicalização do sistema”, se deve a centralizar tudo à volta do médico - veja o exemplo dos CSP, onde devia ser antes em volta do Enfº.

Aquilo que eventualmente estará a pensar, talvez, seja o facto de alguns enfermeiros defenderem o modelo biomédico?
Eu, estando certo ou errado, julgo que se a enfermagem enveredasse um pouco mais por esse modelo, só sairia a ganhar, e os pºacientes também;ora, tendo um enfº especializado em Urologia, em cardiologia, em pneumologia, etc, em vez de ter uma especialidade mais abrangente (tipo médico-cirúrgica) traria mais benefícios; tal como um médico se diferencia, afunila seu conhecimento e técnica, para um órgão.
Claro que enfermagem - mas também medicina - não vê o ser humano por partes, por peças: o modelo holístico é mais que uma palavra e conceito bonitos.
bom fim dde semana!
 
Eu sou enfermeiro e não considero a maioria dos médicos "mercenários, burlões, incompetentes, preguiçosos, oportunistas, etc." Até porque há muitos que fazem privado e público e são excelentes profissionais. Também conheço uma série de médicos que duvido seriamente da sua competência/capacidade para o importante função que exercem, quer a nível humano quer técnico. Há de tudo ...

Em relação aos enfermeiros há também de tudo... Uns muitos bons, outros assim-assim e outros maus.

O que considero muito grave é a perspectiva de desenvolvimento profissional que existe na área da saúde: principalmente com estas sub contratações, os contratos individuais de trabalham, que retiram qualquer tipo de normal desenvolvimento profissional a médicos e enfermeiros, com a agravante que os enfermeiros construíram uma carreira absurda, em que acabaram com as suas categorias profissionais (um acto profissionalmente suicidário).

Os enfermeiros são muito mal pagos em Portugal, e ainda é pior se contarmos com a formação que possuem (alguns especialistas, a experiência profissional). Quase todos ganham o mesmo.

Se considerar-mos o vencimento base e retirar-mos a exclusividade, horas extras, etc... os médicos em portugal são também muito mal pagos.

FILIPE
 
Dr Enfermeiro.

Já que fala em "precedentes" unicamente em Portugal, gostava também que falasse nos "precedentes" europeus em termos de evolução dos salários médicos e de enfermeiros.

Gostava de o ouvir dizer que essa suposta evolução, resulta unicamente da carência de médicos de certos países e excesso de enfermeiros. Isso reflete-se no salário desses enfermeiros (em excesso) e no salário dos médicos (em falta). Em suma: enfermeiros a ganhar o salário médio perante tantas qualificações...

Estranho, no mínimo, não?

Afinal, qual é a estratégia Dr Enfermeiro? Sinceramente ainda não percebi qual o sue plano para a Enfermagem e a relação Enfermagem/Medicina.

Por vezes, assumo que irá aniquilar todos os médicos... só pode.

Em suma, o Senhor é de uma ausência de real estratégia que me dá, quase, pena. As suas ideias, populistas, profundamente populistas, de nada servem.
 
anónimo das 05.09 disse: " Já que fala em "precedentes" unicamente em Portugal, gostava também que falasse nos "precedentes" europeus em termos de evolução dos salários médicos e de enfermeiros.

Gostava de o ouvir dizer que essa suposta evolução, resulta unicamente da carência de médicos de certos países e excesso de enfermeiros. Isso reflete-se no salário desses enfermeiros (em excesso) e no salário dos médicos (em falta). Em suma: enfermeiros a ganhar o salário médio perante tantas qualificações..."


diz-se que os enfermeiros e médicos em portugal, ganham pouco, relativamente com outros países da UE; que seus salários não fogem muito do salário mínimo/ médio; que em portugal, sendo o salário mínimo ~600euros, e um enf aufere~1000euros, um médico -1500euros, então até já nem ganham pouco.
Mas, nos outros países, a qualidade de vida é igual à de portugal? pagam assim tanto por viver (impostos, cuidados saúde, educação,...)? Todos sabemos que viver com 600euros hoje em dia, dá para corno e meio! uma vida a rés-vés!

Assim, a diferença dos 600euros para pessoal não qualificado e sem as responsabilidades de profissionais de saúde, para os 1000 de um Enfº, não parece estar-se a valorizar assim tanto o trabalho deste último... ou acha?
É que assim, indo por esse prisma, posso afirmar que um médico já ganha 3x mais que um salário mínimo e já nem deviam atrver-se a queixar de serem mal pagos..

vê onde a ideia pode redundar? pelo menos assim interpreto esta ideia..
 
* errata: o ordenado mínimo não ronda os 600€, mas antes os 500€

pior ainda...
 
Grande post DE ...
Afinal eles protestaram contra o que ?
Afinal estão contra quem ?
Que queixas podem ter a classe mais protegida ... das mais bem paga ... mais lobbysta e mercantilista que existe ...
Queixam-se de que ???!!!
De não terem horário de entrada e de saida ...
De terem mil e um empregos...
De terem muita formação paga ...
Depois alegam a defesa dos utentes e do SNS em dias de greve !!!
Quando andam a correr do hospital para as clinicas e consultórios ... não se preocupam como o SNS ??
HAJA VERGONHA !!!
NUNCA VI NENHUM MÉDICO PREOCUPADO COM OUTRA COISA QUE NÃO FOSSE O SEU BOLSO !!!!
 
As nossas greves não têm a visibilidade necessária... A nossa ordem e os nossos sindicatos não têm um milésimo da força que têm as dos médicos... A ordem dos médicos consegue "controlar o governo" ditando as próprias "leis". Por amor de Deus capacitem-se duma coisa, temos sido bonzinhos que chegue... Será que ainda não perceberam que enquanto não fizermos uma greve sem medo, mas uma greve que paralise o funcionamento dos hospitais e dos serviços de saúde em geral cessando funções por uma horita ou duas, não iremos a lado nenhum...
Fazer greve a assegurar serviços mínimos, pelo menos na instituição onde trabalho, é o mesmo que um dia de trabalho normal (a única diferença é que há redução do pessoal de Enfermagem para o mínimo, "Rácios"... "números) o que se traduz numa sobrecarga de trabalho para quem ca fica a trabalhar... e o que fica por fazer? Nada, pois os Srs Dr. Boicotam sempre a nossa greve... O que seria da medicina sem os enfermeiros? O hospital funciona em pleno sem médicos ao fim de semana, e sem Enfermeiros, funcionaria? Atrevo-me a responder com certeza - NÃO... Tenhamos vergonha e lutemos pelos nossos direitos sem medo, pois mal já nós estamos e caminhamos para bem pior... Depende de nós e dos nossos atos mudar isto... Deixemos de ser bonzinhos pois esta bondade toda já é mas é burrice...
 
Eu tenho muito orgulho em ser Enfermeiro e não invejo em nada a profissão de um médico... Mas a verdade é uma o que andam é literalmente a gozar com a nossa classe... Não há dinheiro para actualizar a grelha salarial dos Enfermeiros, mas para os Srs Doutores há tudo, ainda lhes fazem uma vénia por cima... Tenham vergonha, os Sr Doutores nada fazem sem os Enfermeiros, Kem trablha somos nós e quem tem os Louros são eles... Abram a Pestana... Kem dá a visibilidade aos cuidados de saúde e aos Ganhos na Saúde são os ENFERMEIROS...
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!