segunda-feira, julho 02, 2012

Intolerável!!



A consequência do excesso de oferta de profissionais sai caro (neste caso, barato). Um excesso intolerável, uma vez que os empregadores não reconhecem a necessidade de contratar Enfermeiros, nem, tão pouco, existe uma instrumento legal que "obrigue"  a contratar/dotar. É uma selva anárquica!
.
Preocupa-me o facto valor económico (4 euros/hora) não dignificar a profissão!
.
Agora questiono eu: será que com estes honorários os Enfermeiros podem custear a aquisição de material didático/técnico-científico? Livros? Artigos científicos? Guidelines? Formações? Congressos? Simpósios? O acesso à reciclagem formativa exigível à leges artis da profissão? 
É que além de pouco abonatório para enobrecimento da Enfermagem, parece-me muito perigoso exercer sem adequado acesso à formação contínua, colocando em causa a segurança (e qualidade) dos cuidados à população!!

É exigível um honorário/remuneração mínima, para o exercício da Enfermagem (assim como para todas as outras profissões)!
.
Os rácios da OCDE resultam nisto...

Comments:
É por isso que fui trabalhar para Inglaterra, lá dignificam a nossa profissão.
 
Neste momento a enfermagem seria dignificada se a OE e sindicatos se unissem para resolver esta e outras situações. (veja-se a união na classe médica).
A enfermagem está a ficar lastimável.
 
3,96 euros à hora. Este é o valor que será pago aos enfermeiros contratados a partir de hoje por empresas de prestação de serviços para trabalharem nos centros de saúde da região de Lisboa e Vale do Tejo, segundo o "Diário de Notícias".

Pelas contas do Sindicatos dos Enfermeiros, feitos os descontos, se estes profissionais trabalharem sete horas por dia não receberão mais de 300 euros por mês.

Até agora, os enfermeiros contratados através de empresas de prestação de seviços recebiam 6 euros à hora. Contactado pelo DN, João Vilaça, administrador da MedicSearch, uma das empresas que venceu alguns dos concursos lançados pela Administração de Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, afirma que "os preços desceram 45 por cento em relação ao caderno de encargos do concurso anterior".

Ao DN, o presidente da ARS de Lisboa e Vale do Tejo garantiu desconhecer os valores pagos, acrescentando: "Nós não contratamos enfermeiros, mas serviços de enfermagem."

Hoje, uma delegação do Sindicato dos Enfermeiros liderada por Guadalupe Simões, vai à ARS pedir explicações.



Ler mais: http://expresso.sapo.pt/enfermeiros-a-preco-de-saldo=f736875#ixzz1zSR94Xh0
 
O que vale é que a OE e o DE apoiam incondicionalmente este MS!! Não nos esqueçamos do bastonario com o seu estilo "lambe botas" a acarinhar o MS aquando do pomposo anuncio do seguimento de grávidas por enfermeiros!!

Os meus parabéns a todos os que apoiam este MS. Ao menos a classe Médica, tantas vezes aqui falada, ainda os tem no sitio para se impor frente ao MS que mais tem destruido o SNS, ao contrario da OE, que a troco de meia duzia de migalhas, lhe estende a passadeira...
 
A enfermagem está de luto, Se eu mandasse AVANÇAVA PARA GREVE SEM TERMO E SEM SERVIÇOS MININOS COM TODAS AS TRAGEDIAS QUE ISSO ACARRATERIA, mas só assim nos dariam valor, ou vai a bem ou a mal... isto assim nao pode continuar estou farto, tem que haver sangue tem que haver escandalo tem que haver uma viragem história... ENFERMEIROS UNAM-SE UMA VEZ NA VIDA FAÇAM UM SACRIFICIO... 1 POR TODOS E TODOS POR 1 FAÇAM AQUILO QUE ESTIVER AO VOSSO ALCANÇE PARA MUDAR ESTA TRISTE SITUAÇAO .... VIVA A ENFERMAGEM !!!!!
 
http://sicnoticias.sapo.pt/economia/2012/07/02/valor-de-referencia-a-para-subcontratar-enfermeiros-e-10-euroshora-mas-profisisonais-so-recebem-quatro

Senhor Doutor Enfermeiro que tanto gosta de criticar o SEP que chama de burros, que pergunta onde anda o SEP recorrendo mesmo a imagens de "onde está o Wally?"

pois bem: o SEP está presente, na defesa dos Enfermeiros, agora mesmo na ARSLVT a lutar contra esta pouca vergonha.

Agora pergunto eu: "Onde está o Enf Germano Couto?" Num cartoon muito ao gosto do DE poríamos o Enf. Germano Couto na Av. João Crisóstomo a bajular Paulo Macedo.

Agora faça o que lhe é tão característico e censure este comentário que tem tanto de verdadeiro como de incómodo para si.
 
Sem mais outros comentários ou refúgios:
1 - Que faz a Ordem dos Enfermeiros perante esta realidade?
2 - Que fazem os Sindicatos? Quando não conseguiram aproveitar os milhares de Enfermeiros na manifestação em Lisboa e na greve que se fez?
3 - Desculpem, mas é muito incompet~encia junta a governar a Ordem e os Sindicatos.
 
e os sindicatos????????????
 
É bom que a OE e sindicatos criem a sinergia necessária para reivindicar uma carreira digna (não esta porcaria negociada pelo SEP!) e dignos salários!!

É ultrajante um licenciado receber tão pouco, por tão valioso e complexo trabalho...
 
Não temos excesso de enfermeiros (segundo o bastonário faltam 12000 só nos cuidados primários)
Temos é uma profissão vendida por este Bastonáruio e esta Ordem. Aliás fomos avisados disso na campanha eleitoral mas não acreditamos, agora pagamos e bem as opções maléficas que tomamos para a enfermagem.
Tanto criticavam os anteriores órgãos sociais da OE mas como isto nuca se viu.
Este ministério vai esmagar os profissionais a OE e o DE apoiam todas as medidas que afetam os outros (médicos) só que as mesmas medidas nos enfermeiros têm o dobro do impacto.
Continuem meus senhores que falta pouco para dar cabo disto tudo e sem Ordem pode ser que se viva melhor.
 
Que festa fez a OE e o DE quando o ministro disse que os enfermeiros eram o pilar do SNS.
Aqui está a retribuição do vosso apoio.
 
http://sicnoticias.sapo.pt/1636298

A declaração do Enf. Germano Couto.

Eu chamo-lhe Enf Germano Coitadinho, coitadinho pois é muito ingénuo se pensa que isto é um conjunto de intenções. Com toda esta polémica o MS passa o valor de 3.96Euros par 4 ou 5 e hão de se abrir garrafas de champanhe e dizer que se fez uma grande conquista.

Maior cego é aquele que não quer ver, já se antevia que todo aquele discurso de "são o pilar do SNS" (alguém se lembra das declarações do Paulo Macedo na tomada de posse do Enf. Germano?) era treta para entreter a malta enquanto por trás se minava o SNS e a Enfermagem.
Porque é que acham que os médicos vão para a greve?

E a postura do Enf. Germano Coitadinho nas suas declarações à comunicação social? 1º muito exaltado diz que isto não é de um país do 1º mundo e que atenta contra a dignidade da Enfermagem e depois já mais no final com palavras mansas (para não incomodar muito o sr. ministro) lá diz que acredita que o MS vai reverter a situação.

Ouçam bem o que vos digo: O MINISTÉRIO ATÉ PODE REVERTER E VOLTAR PARA OS 6EUROS (uma verdadeira fortuna!!!!) E HÁ DE APARECER O GERMANO A CANTAR VITÓRIA MAS A VERDADE É QUE A ENFERMAGEM CONTINUARÁ PELA RUA DA AMARGURA. DESCONFIO ATÉ QUE UM EVENTUAL RETROCESSO PARA OS 6EUROS AINDA VENHA A SER UTILIZADO CONTRA OS MÉDICOS COMO QUEM DIZ: VÊEM OS ENFERMEIROS TÊM BOM SENSO E LÁ SE CONTENTARAM COM 6EUROS, CONTENTEM-SE VOCÊS TAMBÉM COM AS EMPRESAS DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS.

PARA MIM, ESTA HISTÓRIA DOS 3.96EUROS É A GOTA DE ÁGUA. HÁ QUE AVANÇAR PARA A GREVE
 
Com que cara vai agora enfrentar o Enf Germano o Sr. Ministro depois do triste espectáculo que assistimos nos últimos meses? (até porque as declarações que fez na TV não convencem)

Vai lá com o "rabinho entre as pernas" pedir com muito jeitinho que dê mais umas migalhinhas?

Isto acontece porque durante os últimos meses se andou a apaparicar o Sr. Ministro convencidos que nos iam dar umas migalinhas mais gordas, ora aqui está a facada nas costas que quem não anda a dormir já avinhava à meses.
 
Só me resta dizer: cada um tem o que merece!!!!

Os Srs enfermeiros que sejam inteligentes: Que não haja um a assinar contratos com essas empresas e depois vamos ver como eles vão vender os tais "serviços de enfermagem" ao nosso inteligente estado..Esses mesmos enfermeiros que se unam e façam empresas cooperativas, concorram, depois cada um ganha o que trabalhar excluindo as despesas da dita cooperativa. E essas empresas que prestem serviços na agricultura ou pesca e mesmo assim duvido que alguem vá trabalhar para eles...
 
Ó Colega...trabalhadores a recibos verdes, mesmo com um valor hora de 6-7€(media geral, ainda assim insuficiente), nao tem tempo ou dinheiro para isso!
 
Dr Enfermeiro

Onde anda o seu amigo Germano.

Agora sim é que é.

Prestigio social.
 
Doutor Enfermeiro, mais uma vez eu não estou de acordo consigo: o problema não é (apenas) este valor/hora não ser suficiente para pagar a formação que cada enfermeiro deve fazer.

O que aqui está em causa é a dignidade do ser humano. Existe uma coisa que se chama salário mínimo. E embora não seja oficial, parece-me consensual que exista um “salário mínimo” para pessoas com formação superior. Bem sei que noutras profissões há situações idênticas a esta, mas compete-nos exactamente lutar contra esse estado de coisas.

Quanto ao Enfermeiro do Norte: parece-me um testa de ferro da lista A :)
Eu também discordo de muitas opções do SEP.
Mas enquanto o SEP está no terreno a dar a cara contra uma medida desta tutela, o nosso Bastonário fica-se, como já nos habituou, pelas notícias de jornal…
 
"Doutor Enfermeiro, mais uma vez eu não estou de acordo consigo: o problema não é (apenas) este valor/hora não ser suficiente para pagar a formação que cada enfermeiro deve fazer.

O que aqui está em causa é a dignidade do ser humano."

Eu penso que fui claro no que diz respeito à "dignidade".
 
"Senhor Doutor Enfermeiro que tanto gosta de criticar o SEP que chama de burros, que pergunta onde anda o SEP recorrendo mesmo a imagens de "onde está o Wally?"

pois bem: o SEP está presente, na defesa dos Enfermeiros, agora mesmo na ARSLVT a lutar contra esta pouca vergonha."


Depois de casa roubada, trancas à porta. Esta situação advinhava-se há ANOS...
...Hoje, o SEP foi "lutar"!

Haja decoro!
 
Nunca pensei chegar a este ponto mas começo a concordar com o "ESTUDANTE DE ENFERMAGEM LUIS CARLOS ALMEIDA", ha muito tempo que a nossa classe é mal tratada mas agora estamos a ser humilhados em larga escala...nao existe respeito pelo enfermeio é tratado como um profissional de 3ª ou 4ª... basta disto tudo eu mais uma vez digo que é triste chegar a este ponto mas concordo plenamente com uma greve nem precisa de ser sem termo mas sem minimos!! independentemente das vidas que se perdessem e contra mim falo e contra os meus familiares e amigos tenho a noção disso! mas isto ja nao vai com falinhas tem mesmo de correr sangue de haver polemica de ser mostrado a força que realmente somos necessarios!!! farto destes governos, de promessas e de a cada dia que passa a minha profissao perder dignidade!
 
De acordo com a tabela salarial base (1.020 €) o preço mínimo a pagar ao enfermeiro seria de 6.72€/hora. Agora se os responsáveis politicos e gestores querem dar algum dinheiro a ganhar às empresas de contratação não tenho nada contra, não o devem é tirá-lo a quem trabalha. No caderno de encargos deveria constar o preço mínimo obrigatório a pagar aos enfermeiros e a variação do lucro a apresentar pelos concorrentes ditaria a adjudicação.
Com os valores que apareceram na comunicação social, se algum enfermeiro tiver que se deslocar de sua casa temporáriamente não ganha para o alojamento nem para a comida, ao fim de uma semana tem de voltar para a casa dos pais ou pedir o RIS.
 
" Quanto ao Enfermeiro do Norte: parece-me um testa de ferro da lista A :)
Eu também discordo de muitas opções do SEP."

=D ahah nem por isso prezado colega; sou antes um simpatizante da dita lista, um adepto da mudança e da acção/ atitude (por isso é bom que esta OE se ponha a mexer mesmo e abane esta porra toda!! =D) mas pode ter a certeza que papas na língua não me faltarão para cair em cima de seja quem for, para defender a dignidade da Enfermagem =)

concordamos numa coisa: o SEP, a carreira negociada... Carlos Martins, o cadáver que nos prometeste moço?...

=/ (suspiro...)
 
Eu so espero que se o sr.ministro não vir a bosta que esta a acontecer alguem lhe faça um desenho, e caso ele compactue com esta escandaleira os enfermeiros se unam ( somos simplesmente a classe mais representada no SNS) e façam uma greve historica que deixe moça, todos aqui sabemos que um hospital sem enfermeiros durante meia duzia de dias ia abaixo (literalmente acreditem ;D ) nos enfermeiros acreditem ou não temos os mandaricos nas maos já para nao falar de outras classes que sem nós iam dignosticar e prescrever não sem bem o que nem com que fundamento...pode ser incompleto mas dá um jeitaço o SAPE né ??? ;D
 
http://medicosunidos.org/2012/07/02/palavras-para-que/
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!