sexta-feira, julho 27, 2012

Médicos, os salvadores do SNS!


Peço desculpa aos Médicos pelos meus comentários em posts anteriors (só aqueles que se sentiram ofendidos; os outros têm, certamente, a consciência tranquila e uma conduta impoluta). Afinal, parece que querem mesmo salvar o SNS!
O país pensou que eram uns saqueadores (injustamente), afinal são as vítimas...

"Ordem culpa* “ministros neoliberais” por haver médicos a acumular salários"


Foram encostados à parede pelos Presidentes dos Conselhos de Administração e Administradores Hospitalares: "ou 40 mil, ou rua!". Eles não têm culpa*. O IGAS é um desmancha-prazeres!
Auferir 40 mil em regime de prestação de serviços não é pêra doce! Fazendo contas só tinham tempo para um xixi e um banho de 7 em 7 dias.
_________________________________________________ 
Nota: os Enfermeiros que foram contratados a 4 euros/hora teriam de trabalhar 10 mil horas por mês para auferir o mesmo rendimento. Isto - claro! - se esquecermos que um mês tem, em média, 720 horas...
A título comparativo - um trabalhador que aufere o salário mínimo, terá de descontar durante mais de 60 anos para pagar um mês de salário a um Médico!

Comments:
Bem abençoada intra-cardiaca xD reanimou-o logo xD
 
WELLCOME BACK :)!!!
 
Mas mesmo depois destas bacuradas todas ditas por esse bastonario vai haver gente a defende-lo ( costumam deambular por aqui uns pescadores estudantes de medicina e ate talibans ) com uma esquadra assim esse senhor pode dizer ate que o sol gira a volta da terra que o pessoal acredita...
 
Ninguem faz nada!!! isto é uma vergonha nacional, um pais que está de rastos tem que assistir a estas mer...das . O pior é que os que vao para medicina ja tem esta ideia formatada.. e depois so porque tem mais horas de anatomia e mais algumas de farmacologia arrebitam caximbo. Ponham a enfermagem com mais horas de anatomia e farmacologia e dispensam-se já estes usurpadores do contribuinte!!! Ladroes nao tem outro nome LADROES!!!!!!!
 
Medicina e enfermagem não são comparáveis, é perfeitamente natural que um médico seja bem remunerado. Não compare aquilo que um médico ou um cirurgião pode fazer por um doente (sem preço) do que um enfermeiro faz.
 
anónimo das 12:58,

Penso que o seu comentário não tem a elevação necessária para ser discutido aqui, pois é evidente que parte de uma pessoa pouco desenvolvida e sem sensibilidade para compreender a complexidade de problemas que afetam a saúde das pessoas.

Deve ser daqueles que acham que o médico está no centro das atenções e que todos trabalhamos para ele - até o doente trabalha para o médico! Ou então vê muita televisão...

Pérolas a porcos!
 
E olé!

de volta à carga! =D
 
Este comentário foi removido pelo autor.
 
Anónimo das 12:58, o seu "sem preço" diz tudo. Por exemplo, não são só os Médicos que fazem procedimentos/ou atitudes que salvam vidas ou que garantem qualidade de vida em certas condições, os Enfermeiros também o fazem! (assunto muito mais complexo que estas meras palavras) Agora o que está em causa é o tipo de trabalho individual que cada um exerce e o mérito que têm para auferir destes valores (assumo que uma minoria o poderá ter), porque sem esta visão a sustentabilidade do SNS está em causa.

Cumprimentos.
 
“ Anónimo disse...
Medicina e enfermagem não são comparáveis, é perfeitamente natural que um médico seja bem remunerado. Não compare aquilo que um médico ou um cirurgião pode fazer por um doente (sem preço) do que um enfermeiro faz. “

Certo.. ora então o facto de que o que o cirurgiao ortopédico faz ao operar um joelho rompido ou gasto, é para si sem dúvida, mais importante, que o que faz um enfermeiro reabilitador a esse joelho à sua normal função e readaptar aos autocuidados.. Não acha que são trabalhos que confluem no mesmo propósito: a recuperação do doente?

já na altura me diziam: o cirurgião recupera a anatomia, o enfermeiro de reabilitação recupera a função.

Acha mesmo que não são trabalhos, cada um à sua maneira, importantes?
Se depois de fizerem uma artroplastia à sua avozinha, depois quem lhe faz os pensos, vigia problemas potenciais, treina os autocuidados e suas estrategias adaptativas, lhe controla a dor e a alivia, que lhe previne complicações potencias, que prepara a família para o regresso a casa, é o médico?..

Que mania, de:
- confundirem o apontar o dedo aos esquemas e vícios que alguns médicos praticam e usufruem, com um activismo antimédico;
- de confundirem que o trabalho do médico, é mais importante - sempre! - que o do enfermeiro.

continuamos com snobismos e tentativas de verem na profissão futura (medicina) ou actual, como a salvaguarda de suportar a vossa existência ou um escudo para a vossa patética personalidade, pouco prática, pouco rica, tão pouco humana ? é a minha opinião, tal como vocÊs têm lá a vossa... enfim, se vos enche a barriga..

Confunde-se outra coisa: o facto dos enfermeiros dizerem-se mal pagos, e mostrarem que há muitos médicos (muitos, nao toooodos, mas tende-se a generalizar, é assim) a serem indevidamente enriquecidos, uitas vezes à custa do que devia estar a ser pago aos enfermeiros, é tudo rapado sempre para os mesmo.. é também anti-medicina pura?

Não mandem areia para os olhos, reconheçam que a classe médica ºé lambona, é muitas vezes malcriada ao tenderem a tratar todos os outros profissionais de de saúde como quase -médicos ou derivado da medicina ou coitaditos que quem sabe disto somos só nós, com paternalismo e com desdém, que já irrita, e começa (ehehe) por isso, cada vez mais, a tombar.
Po isso tanto ódio aos enfermeiros aqui veículado neste blog: sentem-se ameaçados. enfim...
 
Concordo plenamente com o comentário anterior... Um medico nunca ira conseguir fazer o que faz o ENFERMEIRO
 
"Medicina e enfermagem não são comparáveis, é perfeitamente natural que um médico seja bem remunerado. Não compare aquilo que um médico ou um cirurgião pode fazer por um doente (sem preço) do que um enfermeiro faz."
Já cá faltava a conversa do penico!!!!!!!!ladrões!!! sem preço!!! ridículos.
 
"Medicina e enfermagem não são comparáveis, é perfeitamente natural que um médico seja bem remunerado. Não compare aquilo que um médico ou um cirurgião pode fazer por um doente (sem preço) do que um enfermeiro faz."

Caro anónimo ninguem tira o merito de alguns medicos ( se é que me faço entender!!) Agora justifica terem um salario de 40 mil euro mês??? claro que não!!!! somos uma equipa multidisciplinar, precisamos todos de trabalhar em equipa para obter os melhores resultados. Admito que os medico devem ter um salario superior, mas agora ganharem 40x mais que um enfermeiro? sim 40x visto não existir carreira, ninguem sobe de escalao!!! Se diminuirem 10 mil euros a cada, sem fazer contas, quase de certeza os enfermeiros terao uma remuneração base de 1500€... e não esquecendeo os auxiliares, ou assistentes operacionais que ganham o salario minimo... são parte da equipa multidisciplinar e uma classe tb esquecida....

"Ordem dos Enfermeiros vê a sua intervenção reconhecida e congratula-se com a decisão do Ministério da Saúde"... congratula-se por muito pouco...quando vi o me maill, quase...quase...por momentos....sonhei que iriamos finalmente ter um salario digno, atenção, fico satisfeito pelos colegas que passam tempo indeterminado, mas esta ordem (reconheço que este bastonario ja fez algo mais...)não devia congratular-se com tão pouco, revela falta de ambição...

pergunto eu: onde andam os sindicatos, quase que me faz lembrar "onde está o wally"...

a nossa carreira? o acordo coletivo de trabalho? para quando remuneração condigna no inicio de carreira?
 
Este ministro está-se a tornar um GRANDE incómodo... afinal quando é que o conseguem expulsar e enfiar lá (outro) médico?
 
"Ah e tal, não são todos, são só alguns (muitos)..." os que ainda não são, calam-se porque aspiram ser um dia, incluindo a OM, que negligenciando as suas funções reguladoras, depois de descobertas as trafulhices que eles já conheciam há muito, ainda vem mandar a culpa para o vizinho... haja paciência!
 
Há aqui uma questão muito importante e que muita gente incluindo o autor deste blog evita:

Quem é que ofereceu estes valores aos Médicos?

Se vos oferecem-se estes valores exorbitantes não aceitavam? Faziam-se de esquisitos?

Não é função de quem gere as entidades de Saúde garantir a boas gestão dos dinheiros públicos? Não passa essa boa gestão por evitar que se ofereçam estes valores absolutamente imorais?

Se alguém quisesse ser parvo para me pagar 40mil Euros por mês não teria que o dizer 2 vezes.
É verdade que é obsceno pagarem isto aos Médicos mas não menos verdade é que mais do que os oportunistas(aquele que aproveita a oportunidade) critico quem gerou a oportunidade.

Vale a pena pensar nisto
 
a nossa carreira? o acordo coletivo de trabalho? para quando remuneração condigna no inicio de carreira?

7/28/2012 04:30:00 AM


O germano resolve, com tem resolvido o resto não é Dr. enfermeiro?

Que mafia também montada.
 
a nossa carreira? o acordo coletivo de trabalho? para quando remuneração condigna no inicio de carreira?

O germano resolve como tem resolvidoo resto.

Que máfia tão bem montada, não é Dr. enfermeiro.
 
Prezados e estimados colegas enfermeiros:
todos os anos são postas cerca de 1500n vagas para concurso a medicina... já concorreram, nesta fase ainda é para quem quer!?

A seu tempo vou escrever um pouco acerca das USF e demonstrar outro sítio onde podemos encontrar amiguinhos do SNS... talvez apareçam gajas nuas.

Caro DE, benvindo, cá estaremos para a luta, luta essa que a maioria das vezes é um monólogo (cobardia)

Doutor Médico: Não é para quem quer, é para quem pode.
 
Cá está, como eu bem disse, não só essa historio do encerramente foi um grande Bluff, como reanimou com o tema preferido... Os Médicos!!! Inveja e lixada mm...
 
Os médicos, alguns, andam assustados por perceber que vão perdendo as regalias e o monopólio quanto a salários exorbitantes, horas extra a peso de ouro, a poderem faltar e chegar atrasados ao trabalho, a controlarem todas as unidades de Saºude.

Sabem que vão aumentar as competências e autonomia dos enfermeiros, e que afinal, médico não é assim tão indispensável para tudo e mais alguma coisa como gostavam de pensar... Eu volto a reforçar: a OMS afirma que os CSP têm que ser geridas por enfermeiros, e terem mais autonomia e competências que as que têm agora - muito por culpa dos ministros médicos que sempre palimilharam no ministério da saúde.

E se quiserem interpretar isto como anti-médico, opá, que mais posso dizer... pensem o que quiserem. Os médicos mesmo médicos, aqueles que estão nisto por amor ao serviço mui digno que praticam, aqueles que querem ser úteis e não passear titulos e vaidades, passa-lhes ao lado estas críticas, pois não se revêm nelas.

Há médicos um bocado mal pagos? há - sobretudo os mais novos; mas há muitos médicos a serem exageradamente pagos e envolvidos em esquemas e maroscas para rapar euros à lambão, ao erário público? Ui, é só abrir um jornal, e as pesadas portas da vaidade e prepotêcnia..

Esse dinheiro mal usado para enriquecer com obscenidade, médicos, podia ser melhor distribuído para melhor remunerar os outros profissionais de saúde, que fazem parte da equipa - é que a equipa de Saúde, não é só médicos, e depois, anexos (enfºs, fisioterapeutas, auxiliares, terapeutas da fala....). Não sou comunista, mas tento sim, ver as coisas de maneira justa!

Digam-me então caros medicozinhos em formação, ainda inflamados com a prosápia do deslumbramento do “elitismo”: acham mesmo que os enfºs não têm razão no que exigem? acham mesmo que são bem pagos para a responsabilidade do que fazem e sabem?.... Acham que não há médicos abusadores e lambões, que chulam à má fila o dinheiro que devia ser melhor usado e distribuído? acham que não há lobbies-fungos que se tentam apropriar de TUDO, para seu benefício exclusivo?
honestamente, pensem nisso...
 
"Doutor Médico disse...
Prezados e estimados colegas enfermeiros:
todos os anos são postas cerca de 1500n vagas para concurso a medicina... já concorreram, nesta fase ainda é para quem quer!?”


- não, é mesmo para quem pode (para quem tem notas altíssimas, dignas de matemáticos e marrões, ou génios que ainda os há mas talvez não tanto para quem tem talento ou verdadeira vontade de ajudar e compreender o ser humano)
- não percebo uma coisa: pela falta de médicos tantas vezes bradada aos céus pela OM, admira mesmo que não abram mais vagas e diminuam as notas de acesso... proteger para o futuro desemprego? Um curso que tem 0,09% de potencialidade de desemprego?!? Ora se faltam médicos.... porque não abrir mais vagas?
e se há excesso de enfermeiros... porque não limitar fortemente o numerus clausus??



“ A seu tempo vou escrever um pouco acerca das USF e demonstrar outro sítio onde podemos encontrar amiguinhos do SNS... talvez apareçam gajas nuas.”


- sim se não se importa, gostava de compreender melhor o seu ódio declarado às USF (mas eu acho que compreendo, já que nas USF ganha-se mais e você bem queria, mas não pôde =) mas olhe, que há médicos a ganhar quase 4000euros por mês, talvez quando acabnar o curso de medicina, possa voltar a tentar ir para as tão odiadas USF..!) aguardo atentamente então as suas ilações.


"Caro DE, benvindo, cá estaremos para a luta, luta essa que a maioria das vezes é um monólogo (cobardia)”

- cobardia de quem se esconde no anonimato, de quem desdenha e maldiz dos seus ainda colegas, e passa a defender cegamente uma classe notoriamente privilegiada e malandra (repito que nem todos...) e que antes criticava?
fixe....!
 
The great DE returns!
 
Enfermeiros de reabilitação? Onde?Também já têm a mania que são fisioterapeutas?

São médicos, técnicos, assistentes, fazem tudo, são verdadeiras mulheres dos 7 ofícios. O que vale é que com essa formação miserável (vide plano de estudos da ESEL - ou restantes escolas de enfermagem já agora) só dá para dar umas picas e mudar uns balões de soro, porque ambição não vos falta.
 
Coitadinhos. Continuem assim, muito preocupados com o que os outros ganham ou deixaram de ganhar. Estão a ser empurrados pelo caminho errado por "dirigentes" com interesses próprios muito específicos. Basta insultar um médico ou um TAE para vos arrancar um aplauso, mas essa característica só beneficia quem insulta. Enquanto isso, nem as vagas para o vosso "curso" nem o vosso salário se alteraram. Podem-vos dar mais autonomia, mas as verdadeiras competências o são cada vez menos e a vontade para trabalhar já é pouca. E que se saiba, actualmente não é a carreira e respectiva grelha salarial dos enfermeiros a que está a ser re-negociada. É caso para dizer que a caravana vai passando. De facto a enfermagem ganhou algum mediatismo, mas por fora e principalmente através do recurso a vitimização fácil ou ataques à classe médica. Por dentro, continua decadente...
 
Realmente é vergonhosa a lata e cara de pau destes médicos portugueses a começar no actual bastonário que até tenho dificuldade em adjectivar, do mais irritante que já vi. Só gente assim é que podia fugir desta maneira com o rabo à seringa e culpabilizar os supostos "ministros neoliberais". Mas de neoliberalismo sabem eles - os médicos, a começar no seu famigerado bastonário - pois têm sido paladinos disso mesmo. Ah e não sou enfermeiro.
 
este senhor bastonario que tenha vergonha na cara!!!!Querem ver que os médicos ganham tanto por culpa do governo... Claro, já cá faltava o papel rídiculo de vitima!! ´DEPLORÁVEL
 
Se há coisa que os médicos neste país apreciam, são os bolsos recheados. Uma boa técnica para apanhar exemplares desta "espécie" é acenar~lhes com dinheiro... Já agora. O Ministério da Saúde está a negociar com os sindicatos médicos à porta fechada, longe dos intimidantes e incomodos holofotes. Espécie tímida e esquiva esta!!!
 
o mal reside na permissividade e a liberdade que potenciam estas situações e a falta de escrupulos de alguns de uma classe que à muito perderam a "classe".
 
Doutor médico:

Sei que alimenta o seu ego pensar que toda a gente quer ser médico, mas (infelizmente para o seu ego) não é verdade. Ter as regalias destes, sim, mas ser médico para isso, não obrigado. Vá continuando a frequentar blogs de enfermeiros para ir tentando alimentar o seu ego, enquanto se tenta convencer que é um abençoado de Deus com uma inteligência enorme que lhe permite ser médico, não porque quer, mas porque pode. Pessoalmente quero ser feliz, apesar de poder ser médico.
 
ENF NORTE!!

"Certo.. ora então o facto de que o que o cirurgiao ortopédico faz ao operar um joelho rompido ou gasto, é para si sem dúvida, mais importante, que o que faz um enfermeiro reabilitador a esse joelho à sua normal função e readaptar aos autocuidados.. Não acha que são trabalhos que confluem no mesmo propósito: a recuperação do doente?"


Mas os enf também já são fisioterapeutas????
 
Amigo das 7/29/2012 01:39:00 AM vai mas é estudar um pouco de história que encontras a resposta.
 
“ Anónimo disse...
Enfermeiros de reabilitação? Onde?Também já têm a mania que são fisioterapeutas?

São médicos, técnicos, assistentes, fazem tudo, são verdadeiras mulheres dos 7 ofícios. O que vale é que com essa formação miserável (vide plano de estudos da ESEL - ou restantes escolas de enfermagem já agora) só dá para dar umas picas e mudar uns balões de soro, porque ambição não vos falta.

7/28/2012 04:24:00 PM”


ããããh... quem veio primeiro? O enfermeiro reabilitador, ou o fisioterapeuta?...
=)

E para que melhor percebam, o Fisioterapeuta, trabalha p.ex. um joelho para aumentar a força muscular, amplitude de movimento articular, relaxamento muscular, TENS para controlar a dor, etc (recorrendo a meios físicos sobretudo), e enquanto que o Enfº de reabilitação faz tudo isso também, ensina e treina estratégias adaptativas para os autocuidados.
Um aperta os parafusos à coisa, e o outro põe-na a funcionar como deve ser.

boa tentativa de tentar complicar ehehe. Fique sabendo que os fisioterapeutas são óptimos aliados do enfº de Reabilitação, tal como o é o médico, o assistente social, o terapeuta da fala, o terapeuta ocupacional, o psicólogo.

E lembre-se também, que o Enfº reabilitador abrange no seu trabalho um pouco de todas essas valências ; )

não tentem agora criar guerritas com os Fisioterapeutas... malandros...!
beijos!
 
" Anónimo disse...
Enfermeiros de reabilitação? Onde?Também já têm a mania que são fisioterapeutas?

São médicos, técnicos, assistentes, fazem tudo, são verdadeiras mulheres dos 7 ofícios. “


Mas não está a dizer nenhuma mentira; faz parte da nossa especialidade; faz parte de ser enfermeiro =)
por isso é que o enfº é o fulcro da grande maioria dos serviços de saúde. Sem prejuízo do valor de todos os outros profissionais =)
 
Anónimo das 01:39AM : esta a ver a coisa mal !!! e antes para dizer: já a fisioterapeutas ??? inventaram uma classe para para realizar uma das muitas funçoes dos enfermeiros ao ponto que isto chega !!!! Antes de haver fisioterapeutas ja havia enfermeiros de reabilitaçao !!!! Lembre-se que enfermagem segundo a defeniçao é o auxilio e recuperaçao da pessoa nas suas necessidades basicas que esta faria soszinha caso tivesse a força coragem e conhecimentos necessarios.... Qualquer dia inventam uma profissao nova para roubar mais qualquer coisa aos enfermeiros tipo Algaliadores, ou Administradores de terapeutica farmacologica, olha que ate dava um nome pomposo para um curso... triste sorte -.-"
 
Infelizmente no nosso portugalzinho, temos o povinho que anda de olhos tapados... Não conseguem ver sequer que a ser internados para programa de sigics estão a dar de comer a quem não precisa....
 
Sigics esses onde os enfermeiros tambem comem!!
 
Se os Enfermeiros tivessem a oportunidade de, legalmente, ganharem 10000 Euros/mês, não o fariam? Claro que sim!
Se existem médicos a ganharem este valor, é porque o sistema assim o permite, nomeadamente as administrações hospitalares.
 
Enfº do Norte , vá dar banho ao cão. Repare lá no curso da treta que vocês têm, e ponham a mão na consciência, não são capazes nem de lavar as mãos decentemente quanto mais reabilitar doentes. A partir do momento em que a fisioterapia se desenvolveu, surgiram profissionais especializados. Não compare fisioterapeutas com enfermeiros de "reabilitação", não compare médicos com enfermeiros, ou enfermeiros com os restantes técnicos. O curso de enfermagem é uma brincadeira de criança (plano de estudos da ESEL anyone?). Um fisioterapeuta põe qualquer enfermeiro a um canto.
 
Anonimo das 7/30/2012 vá mas é bater com a cabeça na parede para ver se as ideias voltam ao lugar...vide planos de estudo da ESEL, parece que o disco ficou riscado...é preciso nomear escolas de fisioterapia que são uma grande m****!? vide mas é as horas de estudo de cada curso e veja a diferença os fisioterapeutas são os maiores com menos horas de estudo! claro deve ser a qualidade das horas de estudo! Os fisioterapeutas e tecnicos são todos os maiores mas esquecem-se de um detalhe quais as verdadeiras profissoes da saude ha muitos anos consagradas??? medicina, enfermagem e farmacia! tudo o resto veio depois e sao descendentes destas!!!quer queiram quer nao o nucleo na saude são estas 3 profissoes!!! deixem-se de cantigas isto agora é de tal forma banal que todos atacam enfermagem tentando desvaloriza-la para se sentirem grandes e depois quando a enfermagem reage a e tal têm a mania que são bons e os maiores! Haja paciencia para aturar estas tretas!
 
É bem verdade este ultimo comentário, enfermagem esta para medicina como educação de infância está para biologia molecular... Esse plano é uma vergonha, que raio é Aprender ao longo da vida?! Uma autentica anedota. Mas pronto sempre vos resta este jogral com este blog invejoso.
 
Caro anonimo das 04:49:00 PM, não tome o todo pela parte la por haver escolas de enfermagem rascas (e chamar isso de escola ja e um esforço tremendo) não quer dizer que sejam todas assim. ha muita boa escola em portugal que foram dos melhores enfermeiros que existem no mundo inteiro ( um exemplo pratico na inglaterra a carreira de enfermagem tem basicamente 9 niveis sendo o 8 e 9 ja cargos de chefias. sabe em que nivel sao colocados os enfermeiros portugueses que para la vao ??? no 5 e no 6 dependente se sao especialistas ou nao e isto devido a qualidade e quantidade de formaçao que tem. Eu so posso falar na minha escola (superior de saude de viseu) e tenho lhe a dizer que somos preparados para muitos cenarios inclusive ate veja la bem se portugal entrar em guerra ;D Não me venha falar mal de TODOS os planos de estudos e dizer que enfermagem e um curso de brincar se assim fosse nem passava a licenciatura nem tinha 4 anos que na realidade vao passar a ser 5 por causa daquele ano tipo internato que a ordem tem em mente. se fosse um curso de merda tinha 3 anitos como os outros. deduzo por tanto pelo que disse que nunca precisou de um enfermeiro nem vai precisar afinal nao prestamos para nada... Já agora quando tiver um TCE ou entrar em PCR chame um fisioterapeuta porque nao ha melhor profissional no suporte avançado de vida... e quando tiver um avc ou tiver um acidente e ficar politraumatizado e tiver de ficar internado 3 ou 4 meses chame o fisioterapeuta para lhe manter o tonus muscular e as articulaçoes funcionais e ja agora para lhe fazer uns posicionamentos ( sem lhe partir mais nada ) Pense bem no que disse por amor de deus! ja agora e para acabar pois tem razão nem as maos sabemos lavar tecnica asseptica cirurgica o que e isso ? pois é sao os fisioterapeutas que estao nos blocos operatorios so eles e que lavam as maos....
 
anonimo das 7/30/2012 04:49:00 PM so para apresentar provas do que digo e nao mandar postas para o ar como o sr fez:
http://www.essv.ipv.pt/images/pdf/recortes/Entrevista_Suplemento_pag.pdf
 
LOL EE.LCA, essa entrevista prova o quê?

Plano de estudos da ESEL: treta major.
Plano de estudos da ESEnfC: treta minor.
Plano de estudos da ESEP: treta

Está me a querer convencer que as outras 100 escolas de enfermagem por esse país fora, com média de acesso de 9.5 são melhores que as grandes três? Os enfermeiros têm o hábito de sacar a excepção do bolso e generaliza-la. E nem entre pela "investigação" e teses de "doutoramento" que se fazem pela enfermagem, que para essa bodega só há uma palavra para a descrever, que evito pronunciar pois creio ser pouco dignificante deste grande blog.

O ensino é uma tanga pegada e a vossa prática profissional segue a premissa imposta pelo ensino. Vá-lá fazer camas que é para isso que lhe pagam, homem.
 
“ Anónimo disse...
Enfº do Norte , vá dar banho ao cão. Repare lá no curso da treta que vocês têm, e ponham a mão na consciência, não são capazes nem de lavar as mãos decentemente quanto mais reabilitar doentes. A partir do momento em que a fisioterapia se desenvolveu, surgiram profissionais especializados. Não compare fisioterapeutas com enfermeiros de "reabilitação", não compare médicos com enfermeiros, ou enfermeiros com os restantes técnicos. O curso de enfermagem é uma brincadeira de criança (plano de estudos da ESEL anyone?). Um fisioterapeuta põe qualquer enfermeiro a um canto.

7/30/2012 04:49:00 PM “

Caro terrorista de palavras animadas, prezado afecto de bombas em forma de postas de pescada, aproveitarei para, após dar banho ao cão e de lavar bem estas sujas mãos que tenho, dar-lhe uma esfrega a si também.

Repare que o Enfº de Reabilitação, aponta o seu trabalho sobretudo para os autocuidados; o Fisioterapeuta, sobretudo para a recuperação funcional;
o 1º recorre sobretudo a estratégias que permitam recuperar a autonomia possivel para as AVD e em qualquer contexto possível; o 2º recorre sobretudo a meios mecânicos e no contexto do ginásio.

O trabalho dos dois conflui para devolver ao utente habilidades que se encontram comprometidas. Ambos têm tarefas próprias e únicas à sua profissão, assim como outras que se diluem por semelhantes e partilhadas; Tal como o Médico e Enfº, que têm actos exclusivos, e actos partilhados.
Sem tirar validade ao trabalho do FST, de que serve recuperar a força de um músculo, se depois a sua normal função para os autocuidados e tarefas de vida diária, não é adaptada e re-habilitada??...


INTERDISCIPLINARIDADE. É um conceito que aconselho ao meu amigo mal-lavado a estudar e compreender.
talvez assim perceba que o trabalho multidisciplinar tem destas coisas, onde cada profissional “complementa” o trabalho do outro, e assim sucessivamente; aceite que um Enfº de Reabilitação até pode prescindir do trabalho do FST pois faz tudo o que este pratica ( e o contrário já não é bem assim..), mas, para melhor recuperar os doentes, é válido, muito válido, o trabalho do FST.

não sei se é por ter a mente meio badalhoca pelo pó e vento destes tempos de verão, se pela putativa ferrugem inerente a falta de ginástica/ potência mental, ou mesmo por criancice e revolta de jovem idade mas... essas ideias de querer forçar que um é melhor que o outro, faz-me lembrar a comparação do tamanho de apêndices anatómicos em hora de tomar banho depois da ginástica... é que por mais que tente, há sempre gente que a tem maior que a sua.. ; )


e não adianta vir já contra-atacar que “ai então os médicos são melhores que os enfºs bláblá wiskas saquetas”;
...não é o tamanho da varinha que interessa, mas a magia que a mesma contém =)

bons banhos!
 
@ ESSV.IPV

essa "instituição" é uma anedota... mais parece uma micro empresa familiar, onde trabalha a prima, a tia, a amiga, a esposa e a amante!

Qualidade = 0,00000
 
Caro camarada do 7/30/2012 04:49:00 PM:

Vai ter que me dizer onde só você é importante!!! Sou enfermeiro de reabilitação, trabalho em reabilitação, trabalho sobretudo num Serviço cuja prestação de cuidados diferenciados (para além da reabilitação)é prática diária dada a exigência e natureza dos doentes inernados ( e não só). Em 12 anos de exercíco especializado, ainda não vi algo que definitavamente marcasse a diferença entre fisioterapeuta/ enfermeiro de reabilatção... Não pense que engulo a desculpa de que "a culpa é dos colegas fisios, pois estão habilitados só que não o demonstram..." TRETAS... Muitos deles nem sabem onde ficam as orelhas... Qualquer má disposição do utente nem a sabem resolver...
 
É escandaloso QUALQUER profissional de saúde do SNS auferir esse ordenado. Mas concordo com o Sr. Bastonário da OM: a culpa não é dos médicos.Pois claro que não é!!!!A culpa é daqueles senhores/as sentados confortavelmente nos seus escritórios a "gerir" a instituição de saúde, a tomar decisões com as quais nunca terão de lidar diariamente. Administradores ( então de instituições hospitalares!) é a maior corja que existe!
 
Fisioterapeuta com pirose(pesquise porque ninguém lhe ensinou o que é isso):

Lavar as mãos? Sabe o que é isso? Sabe porque o faz? Sabe o que é técnica asséptica? Sabe quem foi Florence Nightingale?

Não sabe porque... não é enfermeiro, mas pela assiduidade neste blog... de enfermeiros (!) e pela maneira como fala mal deles (lembre-se que "quem desdenha quer comprar") deve ter algum desejo mais ou menos inconsciente de o ser... estude! Afinal, como diz o outro, enfº, é para quem quer, não para quem pode.
 
Ai a culpa é dos outros é sr Bastonário da OM?
A culpa não é da OM e lobbie médico no Governo que permitiu estes esquemas?
É preciso ter lata, mas que malandro!
E as negociações com os médicos lá vão indo e tendo sempre a maminha ainda fazem greves e queixam-se, e aos enfermeiros continuam a não negociar e a não anular os concursos dos 4 euros!
Depois queixam-se os enfermeiros? Pudera! Mas não é por inveja de ser-se médico, é mesmo pela revolta de ver uns sempre apaparicados e outros sempre f......!
 
E vem esta asno de bastonário da OM afirmar-se “em defesa do SNS”! Tretas!!
Que lata para dizer que a culpa é dos outros!
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!