sexta-feira, julho 06, 2012

Sátira: "O proxenetismo na Enfermagem"!

(Clicar para ampliar e ler)

Comments:
Aí está uma palavra que define a nossa situação actual: proxenetismo!
A actual direcção da OE deve estar “algo” corada…

O Ministro e o Secretário de Estado são proxenetas? SIM
Os tipos das empresas que subcontratam enfermeiros são proxenetas? SIM

E aqueles senhores que durante os últimos anos colaboraram com as “escolas de vão de escada”, não são proxenetas?

CLARO QUE SÃO…

Nota: Dr. Enf., a Visão já está disponível desde Quarta Feira!
 
Também deviam estar assinaladas a amarelo as seguintes frases:

"Para o Estado, um doente não é muito diferente de uma sanita." (Ai está uma pergunta para o Enf. Germano colocar no dia 9 ao Ministro)

"Ser enfermeiro não é especialmente proveitoso, mas contratar enfermeiros...paga melhor...muito mais rentável proxenetismo de enfermagem"
 
Como diz o 1º comentário: para o proxenetismo das múltiplas Escolas que existem em Portugal que são as principais responsáveis pelo desemprego em Enfermagem e para o excesso de Enfermeiros que leva inevitavelmente à precariedade e exploração da Classe muitos dos membros da actuais membros da OE e o próprio Bastonário deram o seu contributo. Como diz o povo quem semeia ventos colhe tempestades.
 
AHAH! Impecável =D

será que estes proxenetas vulgo chulos, também usam casacos de pele roxo e chapéus de aba larga em tigresse?? =)
 
Mais um a falar em prostituição na enfermagem e o DE não censura???

Doutor Médico: Não é para quem quer, é para quem pode.
 
"Numa iniciativa jurídica conjunta, SIM e FNAM apresentaram hoje, em defesa do Serviço Nacional de Saúde (SNS) e dos direitos e interesses legalmente protegidos dos cidadãos e dos médicos e médicas, seus associados, que, em regime de carreira e sob o vínculo de contrato de trabalho em funções públicas ou de contrato individual de trabalho, exercem a sua atividade profissional nas instituições e serviços do SNS, queixa ao Sr. provedor de Justiça contra o Concurso Público n.º 2012/102, para a Celebração de Contratos Públicos de Aprovisionamento para a Área da Saúde, com vista à Prestação de Serviços Médicos às Instituições do Serviço Nacional de Saúde."

Que me diz DE? Será que os enfs nãp podiam fazer o mesmo? Já sei, não Têm medo de vir a ganhar 3E/h, ou então não os têm, não querem ou não podem...

Doutor Médico: Não é para quem quer, é para quem pode.
 
Este "Doutor Médico" já fede
 
O primeiro comentário aponta-nos alguns PROXENETAS, responsáveis pela situação que estamos a viver.
99% de acordo!
Mas falta um: é o Cunha Ribeiro.

O Enf. Belmiro já veio com a desculpa de que o grande gestor (?) fez um excelente trabalho enquanto esteve no INEM.

Primeiro: é questionável esse grande (?) trabalho.
Segundo: não é por alguém se ter comportado lindamente no dia da Primeira Comunhão, que poderá ser considerado SANTO no final da vida.

Objectivamente, a medida tomada pelo presidente da ARS-LVT é uma vergonha.
Como se não bastasse, quando confrontado pelos jornalistas, veio dizer que estava a defender os contribuintes. É pior a emenda que o soneto…

E claro, já se percebeu que a Ordem dos Enfermeiros tem MEDO de pedir responsabilidades a este senhor!!!
 
Olha m´este, nem os tem, nem pode, mas só quer... tretas e armar-se em kanguru! Tens cá uma lábia zézito!
E tem-nos tu no sitio? Ou vais fazer alguma coisa para mudar isto? Vais às manifs? Mandas vir com a chefia quando te põem a conduzir a viatura do serviço? ou quando és explorado à má fila? Quando és pago a peso da caca? Mas gostavas de ir ganhar mais numa USF e como não tens, nem podes... Mandas vir com os teus colegas que ganham mais que tu! Treteiro!
É só paleio de frustrado desculpa lá mas és de escachar o coco a rir! Tu e os colegas cheios de treta mas vazios de conteúdo e daquilo que acusas os outros de não ter. Tretas!
 
LOL este RAP é espectacular! É de rebolar a rir! Se bem que a situação em si já não mete tanta piada :( enfermeiros sempre foram maltratados e explorados, nem os médicos, que sempre foram protegidos, se safam destes abusos...
 
Esta situação de sub-contratação já existe há muito e existiu no norte no mandato do Germano. Só que fez vista grossa e orelhas moucas. Agora que a situação saltou para a comunicação social e indignou o povo, os autarcas, os políticos e os comentadores o Sr Germano vê ambiente favorável e salta para os ecrans para parecer que é a OE que está a denunciar. Bem vai ter que se indignar com todas as situações do minho ao algarve e nas ilhas...Consta que na madeira há situações que os enfermeiros nem recebem e outras situações em que os enfermeiros são encostados à parede...Vou lá de férias e vou confirmar...
 
E se em vez de vigílias com apitos e bicicletas fizéssemos como as nossas mães em Maio de 68 e queimássemos os nossos soutiens na Avenida João Crisóstomo?
 
"Esta situação de sub-contratação já existe há muito e existiu no norte no mandato do Germano. Só que fez vista grossa e orelhas moucas. Agora que a situação saltou para a comunicação social e indignou o povo...o Sr Germano vê ambiente favorável e salta para os ecrans para parecer que é a OE que está a denunciar."

BEM VERDADE, PEGANDO NAS PALAVRAS DO DE PARA A VÍGILIA DO SEP:

"Depois de casa arrombada..."

Também se aplica ao Enf. Germano
 
Enquanto andarmos a brincar às manifs e não formos para a frente de batalha "armados até aos dentes" vamos ficar cada vez pior. Não percebo o porquê de toda esta indignação, porque ganhar 4 euros/h é bem melhor do que trabalhar gratuitamente sem auferir qualquer tipo de pagamento, e isso acontece com imensos Enfermeiros e até agora ninguém se indignou. Ai os LÓBIS!...
Aponto 3 medidas para resolver este problema:
1- Proibir a acumulação de funções.
2- Boicote às escolas de Enfermagem.
3- Fazer publicidade depreciativa ( basta falar das reais condições de trabalho actuais) da nossa profissão junto dos miudos que estão no 12ª ano.
Eu já faço há muitos anos tudo o que aponto acima!
 
Caro anónimo (7/06/2012 08:43:00 PM),

quem está atento ao que se passa no sector da saúde, percebe que muitos problemas que enfrentamos são criados por nós próprios.

Estou 100% de acordo com o que diz:
- não faz sentido o duplo emprego!
- não faz sentido o actual número de vagas nas escolas de Enfermagem!
- se o Governo não limita o acesso às escolas, podemos optar pela divulgação da real situação da profissão!

Por isso é que acho que as últimas eleições foram um embuste. O Germano venceu-as com toda a dignidade, mas os eleitores (nós) não fazemos a mínima ideia daquilo que é a vontade da equipa directiva da OE.

Aliás, por aquilo que se vai lendo na blogosfera, sabemos que o bastonário:
- não vê mal nenhum na questão do duplo emprego;
- fala em 10% de redução de vagas (eu acho que poderíamos apontar para os 50%!);
- defende totalmente as escolas de Enfermagem, particularmente as privadas; aliás, da “Atlântica”, transitaram várias pessoas para a actual direcção da OE…

Assim vamos nós, alegremente!
 
Uma pouca vergonha foi ouvir o Enf. Alexandre Tomás da Secção Sul da Ordem na TVI24 (a reportagem esta no site da Secção Sul da OE) a dizer que é preciso ajustar o valor preço/hora INDEPENDENTEMENTE da forma de contratação. Isto é temos uma Ordem que não se importa com a PRECARIEDADE dos vínculos laborais dos seus associados.

E mais uma vez quando um Colega aborda a questão do excesso de oferta formativa, a Ordem lava as mãos e empurra para outros (Governo). Claramente temos uma Ordem pouco interessada em resolver este problema e para mim a sugestão do Bastonário, Enf.Germano Couto, de reduzir em 10% as vagas nos Cursos de Enfermagem, não passa disso mesmo, de uma sugestão. É mais uma daquelas coisas que se diz, se lança para o ar sabendo-se muito bem que não é para aplicar.
Enfim, vergonhoso!
 
Enfermagem está muito bem amigos, segue as leis do mercado, quando a oferta é grande e as necessidades reduzidas, o valor desce, e vai continuar a descer. Verdade é que também essa quantidade deixa muito a dever em qualidade.
Culpo as escolas? Culpo os alunos? Não...Vou dar um de Dias da Cunha "é o sistema"!
O sistema que no fundo é Portugal, país de 2ºmundo, economia falida que simplesmente não consegue produzir e ter crescimento económico, como toda a gente sabe ambas as valências andam intimamente ligadas, sem crescimento económico não há saúde e vice versa...
 
"quem está atento ao que se passa no sector da saúde, percebe que muitos problemas que enfrentamos são criados por nós próprios.

Estou 100% de acordo com o que diz:
- não faz sentido o duplo emprego!
- não faz sentido o actual número de vagas nas escolas de Enfermagem!
- se o Governo não limita o acesso às escolas, podemos optar pela divulgação da real situação da profissão!

Por isso é que acho que as últimas eleições foram um embuste. O Germano venceu-as com toda a dignidade, mas os eleitores (nós) não fazemos a mínima ideia daquilo que é a vontade da equipa directiva da OE.

Aliás, por aquilo que se vai lendo na blogosfera, sabemos que o bastonário:
- não vê mal nenhum na questão do duplo emprego;
- fala em 10% de redução de vagas (eu acho que poderíamos apontar para os 50%!);
- defende totalmente as escolas de Enfermagem, particularmente as privadas; aliás, da “Atlântica”, transitaram várias pessoas para a actual direcção da OE…

Assim vamos nós, alegremente!"

Bem Verdade
 
E quando é que os enfermeiros deixam de achar que podem desempenhar as funções de outras profissões da saúde? E não digam que é o contrário, pois para cada nutricionista, psicólogo, assistente social, higienista oral, fisioterapeuta entre outros, em que por centro de saúde há em média apenas 1 de cada, e em muitos nem há, enfermeiros são sempre às dezenas e centenas.
 
Nutricionista, podologia, gerontologia, são tudo ramificações de Enfermagem. Tal como dentºaria, osteopatia, biomédicas, são ramificações da Medicina.
 
Os nutricionistas e gerontólogos e podologistas são profissões advindas da de Enfermagem...
 
Efectivamente o nosso Bastonário está mto comprometido com todas estas questões e percebe-se mto bem o "rabo preso"!!! Porquê tanta dificuldade em apontar o verdadeiro responsável desta e mtas outras situações verdadeiros atentados para a enfermagem - o Dr Cunha Ribeiro??? Porque não exigir a demissão deste senhor imediatamente???
Que tal o Sr Bastonário ir fazer uma "pratica clinica" com o actual Bastonário da Ordem dos Médicos??
 
Hummm com que então a enfermagem é que é a mãe de todas as outras profissões da saúde. Mesmo que isso fosse verdade, o que é que isso tem a ver com aquilo que eu disse? As coisas evoluem, não sei se sabem. Pela vossa lógica, então em primeiro lugar estão as FREIRAS. Antes de existirem enfermeiros profissionais, eram as freiras que se dedicavam aos cuidados dos doentes. Não é por acaso que ainda hoje na Alemanha a designação de enfermeira é "krankenschwester" que traduzido à letra significa "irmã dos doentes". Um pouco de história ajuda a perceber as coisas, sabiam? E a não dizer certos disparates...
 
“ Pela vossa lógica, então em primeiro lugar estão as FREIRAS. Antes de existirem enfermeiros profissionais, eram as freiras que se dedicavam aos cuidados dos doentes. Não é por acaso que ainda hoje na Alemanha a designação de enfermeira é "krankenschwester" que traduzido à letra significa "irmã dos doentes". Um pouco de história ajuda a perceber as coisas, sabiam? E a não dizer certos disparates... “


só disparates oh PESCADOR pastor: vai ao wikipédia pelo menos!

"Em seus primórdios tinha estreita relação com a maternidade, e era exclusivamente feita por mulheres. A enfermagem moderna, com a suas bases de rigor técnico e científico, começou a se desenvolver no século XIX, através de Florence Nightingale, que estruturou seu modelo de assistência"
 
“ A arte de cuidar era exercida por curandeiros ou feiticeiras. Assim, não havia base científica que norteasse essa arte, que era tida ora como dom advindo de uma divindade, ora como dom hereditariamente transmitido. Era preocupada basicamente com alívio de sintomas das doenças, que muito frequentemente eram atribuídas a castigos das divindades.”


AAi a necessidade de balançar em poleiros pescador... ; )
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!