sexta-feira, julho 13, 2012

Ordem com os pés na terra!


Gostei de ouvir a Vice-Presidente da Ordem dos Enfermeiros, Enf. Lúcia Leite, na Rádio Renascença. Pragmática e objectiva: "nestas condições de oferta, Portugal tem um excedente de profissionais de Enfermagem"; "aliando este facto aos baixíssimos salários, não admira que os Enfermeiros emigrem"!
.
Acrescento eu: os actuais alunos de Enfermagem (em formação) custam 750 milhões de euros ao erário público! No fim, saem a custo zero - um investimento (prejuízo) sem o mínimo de retorno! Uma vergonha!
_________________________________________________________________
Nota: no tempo da outra senhora a posição seria outra - ainda teríamos muita falta de Enfermeiros, porque ainda não atingimos os rácios da OCDE...



Comments:
Claro que há enfermeiros a mais e alunos e cursos de enfermagem também. Andam com conversas de rácios, mas isso como muitos sabem é só para tentar convencer o povo e os governos a ver se metem o exército de alunos que todos os anos saem das escolas de enfermagem. Acabem já com essa demagogia e assumam a realidade. Os enfermeiros já parecem ervas daninhas. Há em todo o lado...
 
"no tempo da outra senhora a posição seria outra - ainda teríamos muita falta de Enfermeiros, porque ainda não atingimos os rácios da OCDE..."

Não é só no tempo da outra senhora, infelizmente o Enf Germano Couto já se tem saído por demasiadas vezes com essa dos rácios.
E também não menos verdade é que não tem feito NADA para resolver o assunto, sim porque deixar uma auditoria às Escolas lá para 2015 e reunir-se com o Ministro e dizer a título de sugestão "reduza-se 10% das vagas" é pura conversa de treta que em nada vai mudar o actual estado da coisa.
 
Pois Dr.Enfermeiro, enfermeiros a mais, isso já sabemos há mt!
Mas para quando fecham metade das escolas!?
A este ritmo de formação, os 4€/h serão uma realidade mais cedo ou mais tarde.
 
Ser enfermeiro é ser especial e não acredito que haja assim tanta gente com essas capacidades, há sim vontade por parte das escolas privadas em obrigar pessoas a ser espécies de enfermeiros para que esses senhores particulares possam ganhar mais dinheiro!! as escolas privadas vieram estragar o mercado de enfermagem, aumentando de tal forma a oferta que a procura baixa os preços de forma a que gaste o menos possível!!! devíamos verificar que ensino existe nestas escolas que muitas das vezes é ridículo face ao ensino publico!! vamos lutar por uma melhor enfermagem e por melhores enfermeiros!!! passa imediatamente por reduzir o numero de estudantes porque somos demais! Já agora, os sindicatos que nos deviam defender podiam trabalhar em vez de só fazerem nome!!
 
. Pescador disse "Os enfermeiros já parecem ervas daninhas. Há em todo o lado..."
Menos aonde devem estar , a prestar cuidados ás populações!!!, porque são afastados por mafiosos que querem ganhar uns cobres e criam outros cursos a usurpar a área de intervenção de Enfermagem. Hoje toda a gente quer ser Enfermeiro não pode é ter o nome de Enfermeiro
 
LOLOLOL aaaai os rácios da OCDE, ao que isto levou..... =P
 
Resta é saber se a Ordem dos Enfermeiros sempre vai assumir o que se comprometeu a efectuar: estabelecer o nº clausus, e avaliar a qualidade das escolas de enfermagem, e sobretudo, fechar algumas dessas!

Não há hipotese, tem mesmo que ser; é como diz a Enfª Lúcia: para as circunstâncias actuais, há demasiados enfermeiros para a oferta...
 
Aplaudo quem está a criticar a lentidão desta OE para resolver a questão das escolas! pergunto é se o voto nas eleições já chegou à caixa de correio da OE???? provavelmente não! Ou seja, criticar com língua viperina é algo que se faz com a velocidade da luz; criticar construtivamente/ fazer melhor na prática à a velocidade do caracol! quem faz melhor em menos tempo que se candidate nas próximas eleições.... eu deixo esta lista, que apoio incondicionalmente pelo trabalho enorme que já fez em 6 meses ( mais do que outros em anos!)
 
não sai nenhum aluno, se nos recusassemos a orientá-los. Os nossos vinculos são com o SNS e não com as escolas.
 
Eu sou enfermeiro e não considero a maioria dos médicos "mercenários, burlões, incompetentes, preguiçosos, oportunistas, etc." Até porque há muitos que fazem privado e público e são excelentes profissionais. Também conheço uma série de médicos que duvido seriamente da sua competência/capacidade para o importante função que exercem, quer a nível humano quer técnico. Há de tudo ...

Em relação aos enfermeiros há também de tudo... Uns muitos bons, outros assim-assim e outros maus.

O que considero muito grave é a perspectiva de desenvolvimento profissional que existe na área da saúde: principalmente com estas sub contratações, os contratos individuais de trabalham, que retiram qualquer tipo de normal desenvolvimento profissional a médicos e enfermeiros, com a agravante que os enfermeiros construíram uma carreira absurda, em que acabaram com as suas categorias profissionais (um acto profissionalmente suicidário).

Os enfermeiros são muito mal pagos em Portugal, e ainda é pior se contarmos com a formação que possuem (alguns especialistas, a experiência profissional). Quase todos ganham o mesmo.

Se considerar-mos o vencimento base e retirar-mos a exclusividade, horas extras, etc... os médicos em portugal são também muito mal pagos.

FILIPE
 
... Não sei por anda tanto enfermeiro! É que, como habitualmente, no meu último turno prestei cuidados de enfermagem a 10 doentes, dos quais apenas 2 são parcialmente dependentes, sendo os restantes totalmente dependentes em todas as AVD's. Como o turno tem 8 horas, divida-se esse tempo pelo nº de doentes e as contas estão feitas.
Confesso que ás vezes tenho mesmo que abandalhar o trabalho para conseguir mostrar que fica tudo feito. Interessa é o que se mostra, o que se regista e o que se diz na passagem de turno. Se os outros dão conta do recado, serei eu o elo mais fraco????
Não concordo com a massificação da profissão, mas também acho mal que haja uma má distribuição dos recursos pois nesta mesma instituição há serviços onde os enfermeiros não fazem literalmente nada: passam o turno sentados, na esplanada do bar, ao telefone, a ler, no face, étc., simplesmente porque não têm trabalho e não aceitam nem são abordados para ser mobilizados para outros serviços.
Continuo a defender que é preciso uma verdadeira purga na saúde para que as coisas ganhem um rumo mais justo.

VV
 
Já era altura de os Enfermeiros falarem com conhecimento de causa, em vez de mandarem postas de pescada ignorantes... a OE não tem poder para "fechar escolas" e "reduzir vagas". No máximo, pode sugerir que isso seja feito, mas não tem qualquer influência directa na formação. No máximo, podia instituir um exame de admissão à Ordem; isso sim, permitia controlar os números.
 
"A outra senhora", continua a sua incoerente saga, como é visivel no site do SEP. O tempo que a Profissão perdeu sob a égide desta senhora e seus lacaios.
Mas pior é o SEP (apesar de este estar com os pés para a cova) continuar a dar crédito a pessoas que mostraram ter pouca ou nenhuma capacidade de liderança!
Por mim fechavam-se as portas do SEP já!
 
"Se considerar-mos o vencimento base e retirar-mos a exclusividade, horas extras, etc... os médicos em portugal são também muito mal pagos."
FILIPE

7/14/2012 11:52:00 AM


Considerarmos. Retirarmos.
 
Como em qualquer curso, acho que deviam fazer um estudo do mercado e procurar saber qual o numero de vagas adequado.
 
Publicado o nº de vagas para este ano, que aconteceu ás vagas de enfermagem, DE? Depois de uma vista de olhos rápida parece-me ser sensivelmente o mesmo, não?
 
Saíram as listas com as vagas para o Ensino Superior.

Aonde está a redução de 10% tão badalada pelo Enf. Germano Couto?
 
e sore o INEM em recusar auxilio a um individuo na via pública!!!
qualquer pessoa comum sabe que é obrigatório a prestação de auxilio dentro das suas competencias, nem que seja só ligar 112 e iniciar a cadeia de sobrevivencia....
nos EUA já estaria a ser averiguada a pessoa que não prestasse auxilio muito mais profissionais de saúde e do INEM
e agora a médica de férias no Allgarve!!!

é por isso que deviam ficar só TAE no INEM ficavam mais barato e nunca deram assim tanto que falar!!!
gostava de saber mais sobre o assunto.
 
Interessante ver que para este ano reduziu-se as vagas para o ensino superior em cerca de 1500 vagas. Mas o curso de enfermagem e de direito são os que têm maior número de vagas... É no mínimo surpreendente!
 
E mais vagas a dar com um pau para Direito e Enfermagem!
É o regabofe total! Venham daí mais camaradas para o desemprego e para a exploração!

Exame de acesso à Ordem, onde ficaste? Fechar 10% de vagas por ano, esqueceram de ti em que bolso?
 
Este comentário foi removido pelo autor.
 
É muito importante que cada um de nós alerte as pessoas para não se candidatarem a Enfermagem porque mais uma vez é o curso com mais vagas. Eu já evitei que alguns o fizessem e já me agradeceram pr isso.
 
DE em vez de escrever: "Ordem com os pés na terra!" teria sido muito mais assertivo escrever "Ordem com os pés na terra?"

Tanta movimentação da OE, junto até do Ministério da Educação e resultados....NADA.
Perante a URGÊNCIA em encerrar vagas em Enfermagem, será que vamos esperar mais 1 ano?
 
Esta malta da OE tem que se entender. Então o germano diz que faltam 12000 enfermeiros e a lucia vem dizer que somos a mais. em que é que ficamos?
Esta Ordem é uma vergonha é por isso que deixei de pagar as cotas pois fiquei a saber que quem não paga também não se passa nada.
Vamos todos deixar de pagar.
 
inem Viseu
a médica devia andar a preparar as férias para o ALLgarve!!!!!
 
“ Anónimo disse...
Esta malta da OE tem que se entender. Então o germano diz que faltam 12000 enfermeiros e a lucia vem dizer que somos a mais. em que é que ficamos? “


É o PARADOXO de que tanto falamos: os serviços necessitam mesmo de muitos mais enfermeiros (no entanto as dotações de recursos humanos não são respeitados e trabalha tudo em mínimos...), mas, para a problemática geral deste país, deste SNS, que não mete mais gente a trabalhar, para essa realidade, temos enfermeiros a mais...
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!