terça-feira, julho 17, 2012

Os aflitos do Moita Flores...


Viaja pelas redes sociais e mails um artigo, sobre os Enfermeiros e a recente polémica das indignas retribuições, escrito pelo conhecido autor e comentador Francisco Moita Flores. Passo a citar em excerto: "(...) Nas suas [Enfermeiros] mãos morrem muitos. Das suas mãos renascem para a vida muitos mais, enquanto o médico chega ou não chega (...)". Interpretei isto menos bem; não gostei.
.
Parece querer aventar (mesmo que de forma impensada, acredito) que os Enfermeiros se constituem como uma classe de segundo plano, subalterna, que remenda a ausência dos senhores doutores; que "acodem" naquilo que "podem", enquanto rezam aos santos milagreiros e prometem preces à celeridade das pernas médicas para os salvem da aflição  - coitados dos pobres miseráveis que tapam, caridosamente, buracos...
Escreveu palavras bonitas, romantizadas, mas ao contrário do deputado Miguel Portas, não me pareceram genuínas.

Comments:
Ó sr enfermeiro, é claro que você pertence a uma classe subalterna; importante, mas subalterna.

Vivemos num país que ambiciona ser socialista, cheio de preciosismos tais como os chefes de enfermagem e afins, que servem para encher de ego dos respectivos colaboradores e camuflar pomposamente uma realidade NATURAL que lhe custa a engolir: cada acção do enfermeiro depende totalmente da ordem Médica - regra com minúsculas excepções.
 
:) por acaso eu tinha achado o mesmo, mas como toda a gente dizia que tava bom, eu até me calei mas fiquei sempre com a sensação que o dr enf exprimiu
 
Não esperava mais de um amigalhaço do director da Escola de Saude de Santarém!!!!!!
 
Se eu fosse amanhã trabalhar e só cumprisse "ordens" do médico, prescritas e/ou orais, passava 90% do meu tempo a ler jornais, ver revistas, ouvir música, de papo para o ar... e os doentes a sofrer.

Quem pensa assim desconhece a realidade. Já fui enfermeiro de vários médicos (na posição de doentes), muitos em situações de total dependência, e procurei (como sempre faço) dar o meu melhor... e pelas muitas conversas que fui tendo com eles, a visão da enfermagem muda muito nessa posição!

Mas...

Esta "pseudo" guerrinha (de miúdos) que este blog ajuda a alimentar com médicos e enfermeiros é desprovida de racionalidade e desprestigiante para as duas dignas classes profissionais.
 
"Anónimo disse...

Ó sr enfermeiro, é claro que você pertence a uma classe subalterna; importante, mas subalterna."

Subalterna a quem? aos directores de Enfermagem? Ao Ministro da Saúde?

é que Enfº não é empregado de médico, oh amigalhaço noctívago ;)

queres mandar? monta um tasco e mando os teus empregados coçarem-te a micose (de mico).


"cada acção do enfermeiro depende totalmente da ordem Médica - regra com minúsculas excepções."

Você mente e sonha descaradamente: já ouviu falar em acções, diagnósticos de enfermagem, ou coisas assim? ainda no outro dia lavei a boca a um colega seu - ou era mesmo você, seu provocador malandreco - que os enfermeiros diagnosticam, suturam, fazem pequenas cirurgias, medicam, e que essas coisas, e cada vez menos agora com este Ministro 8por isso que os médicos querem vê-lo pelas costas) serão "exclusivas" do médico;

Antes só os médicos podiam gerir Unidades de Saúde (e querem manter a mesma história!) mas temos as UCC para mostrar o contrário;
habitue-se à ideia que o monopólio médico, está lentamente a extinguir-se; e digo isto sem qualquer pretensão anti-médica.

Já lhe disse: está em Medicina por protagonismo, ou para trabalhar em equipe para tratar de gente que precisa das suas competencias e das dos outros profissionais de saúde?

quando acordar, pense lá nisto ; )
 
Caro DE, eu próprio divulguei as palavras deste comentador pelo facebook; à 1ª vista apreciei a forma como caracterizava os Enfermeiros.

Não interpretei as palavras do Moita Flores, da forma que o colega o faz. Não recolho que o mesmo pretenda falar de subalternização; prefiro pensar que nos dirigia um merecido elogio =)

abraço!
 
Ao anónimo das 5:29:

Mais uma se comprova o ditado "Palavras loucas, orelhas moucas" ou melhor ainda "Vozes de burro não chegam ao céu!"

Trate-se! Há-de chegar o dia em que verificará as baboseiras que aqui deixou escritas!
 
E para quando um artigo vociferando contra ao NÃO-REDUÇÃO de 10% nas vagas dos Curso de Enfermagem tão anunciadas pelo Enf. Germano?
 
Claro que são subalternos!!

Quer dizer, sempre podem soprar para a cara das pessoas para ver se elas melhoram...
 
Peço imensa desculpa à pessoa que deixou o primeiro comentário... mas ou você disse isso com uma ironia que me custa encontrar.. ou você não conhece o regulamento da prática de enfermagem: As "acçoes", como voce lhe chama (cuidados) dos enfermeiros nao dependem, e muito menos totalmente ,de ordem médica; Aliás os cuidados de enfermagem são quase na sua maioria independentes... há sim algumas excepções em que os cuidados de enfermagem são de responsabilidade interdependente. Engana-se muito relativamente à prática de enfermagem... porque a prática de enfermagem é autonóma.. e ai sim "execpto raras excepções" em que é necessário o aval do médico.
 
Gostava de trabalhar uns dias com o SR que teceu o comentário as 5.29...Provavemente desconhece o que e trabalho de Enfermagem... ou entao, deve julgar que o receituario resolve tudo nos hospitais. A confirmar-se a 2 premissa, demonstra o grande profissional que e!
Oscar Rodrigues Angela
 
@ Enfermeiro do Norte,

foi um gesto cortês por parte do Moita Flores, que dirigiu excelentes palavras de ânimo, porém, algumas houve que não interpretei da melhor forma. Opiniões diferentes, o mesmo objectivo!
 
Mas qual é a novidade? O papel dos enfermeiros sempre foi, é e será esse! É para isso que vocês existem. Trabalho há 19 anos na saúde, 11 dos quais em hospital, em internamentos. E o que Moita Flores disse espelha exactamente o que é o enfermeiro. Mas porquê tanta admiração? Tantos complexos, que é isso... Mais: no dia em que deixar de ser assim, será porque deixaram de ser necessários. Não se queixem tanto e trabalhem mais.
 
Quando um velho dirigente de um dos vossos sindicatos grava uma declaração em que diz qualquer coisa como isto "os enfermeiros são aqueles que se aproximam mais da profissão médica" está automaticamente a colocar-vos numa posição de subalternidade... Quem se aproxima é porque vai atrás, vai em 2.º lugar, sempre atrás do 1.º. É assim que vão dando tiros nos pés.
 
Como já vem sendo hábito, estas interpretações do Dr. Enfermeiro deixam-me intrigada…
Depois é engraçado ver “o testa de ferro”… perdão, Enf. do Norte, vir defender o mestre (!?). Diz que os enfermeiros fazem “pequenas cirurgias”!?

Dr. Enfermeiro, tem de revelar esse aparelho que lhe permite medir a genuinidade das palavras que ouve.
“O Moita Flores exagera. O Miguel Portas é que fala verdade.”

A situação vergonhosa dos 4 euros é lamentável.
SEP e OE reagiram a tempo. Pena foi o Germano nunca ter dito nada sobre casos semelhantes, quando era presidente da SRN da OE…

Quanto ao duelo, ciclicamente alimentado neste blogue, entre Medicina e Enfermagem, gostaria que me explicassem onde está a autonomia do enfermeiro instrumentista ou do enfermeiro de anestesia? Algum se atreve a dizer “não” ao cirurgião ou ao anestesista?
 
@Pescador,

"Quando um velho dirigente de um dos vossos sindicatos grava uma declaração em que diz qualquer coisa como isto "os enfermeiros são aqueles que se aproximam mais da profissão médica" está automaticamente a colocar-vos numa posição de subalternidade... Quem se aproxima é porque vai atrás, vai em 2.º lugar, sempre atrás do 1.º. É assim que vão dando tiros nos pés."


Portanto, deixe-me raciocinar: a profissão mais próxima de um advogado, seria, na linha de raciocínio, o juiz... isto significa que há aqui uma relação de subalternância?
 
"Quanto ao duelo, ciclicamente alimentado neste blogue, entre Medicina e Enfermagem, gostaria que me explicassem onde está a autonomia do enfermeiro instrumentista ou do enfermeiro de anestesia? Algum se atreve a dizer “não” ao cirurgião ou ao anestesista?"

Se assim entender, dentro das atribuições da Enfermagem, não vejo porque não...
 
" Pena foi o Germano nunca ter dito nada sobre casos semelhantes, quando era presidente da SRN da OE…"

Por isso se candidatou a Bastonário, para que a acção e decisão só dependesse de si mesmo. Julgava que já se tinha feito o luto relativo a essa matéria.
 
"Quanto ao duelo, ciclicamente alimentado neste blogue, entre Medicina e Enfermagem"


É a sua interpretação. A relação Enfermeiro/Médico é semelhante á de Engenheiro/Arquitecto; o duelo está na sua mente.
 
Este Talibã da Beira já mete nojo! Sempre ameter veneno que sujeito pequeno!
 
LOL só o sr enfermeiro com palas nos olhos para comparar enfermeiros a engenheiros civis! O que é que você me anda a tomar ó homem, acorde para a vida.
 
A analogia devia ser mais dentista/auxiliar.
 
Esperamos q nca necessite q lhe soprem na cara!
 
Sr enf. do norte, não vale a pena atirar areia para os olhos de ninguém que comente este blog, todos sabemos que esses ditos "diagnósticos" de enfermagem não passam de um preciosismo para definir o pouco que fazem autonomamente:

Lábios gretados -> "Diagnóstico": SEDE! (lol) necessita de hidratação e creme labial

Pele vermelha -> "Diagnóstico": Zona propícia ao desenvolvimento de úlceras de pressão: necessita de maior mobilização e hidratação da pele.

Mas que treta é esta? Anda a gozar com a inteligência das pessoas só pode. Os informáticos e mecânicos também fazem diagnósticos, mas há diagnósticos e Diagnósticos.
 
A classe de enfermagem é subalterna aos médicos.
 
A vossa CIPE é um instrumento só para ocupar espaço e para dizerem que são organizados. que treta
 
7/17/2012 09:51:00 PM; anónimo das 10.57:
vai plantar batatas, moço
xD

meu prezado ser barricado no canto da tua prepotência e elitismo ignaro (mas tens alguma diminuição anatómica apendicular? os teus pais não te deram carinho? não consegues arranjar fêmea? =D estou logicamente a brincar, não leve a sério ; ) ) mete na cabeça que os Enfºs são tão ou mais importantes que os médicos; e isto não são palavras anti-médico;
Importância que falo, depende do contexto: já que se falou em cirurgia, o papel de destaque é do cirurgião certo? os outros profissionais assistem-no, para que a operação corra da melhor forma; não me parece que um enfº que limpe a testa suada do cirurgião se esteja a subalternizar, mas antes estará a ajudar um profissional que precisa de ter toda a sua atenção vocacionada para o que está a fazer com tanto detalhe e precisão.
numa UCC p.ex., assim como nos CSP (devendo ser e vai ser muito mais) o papel de destaque, o fulcro da Unidade, é o Enfº, onde os outros profissionais em sua volta gravitam; não se trata de protagonismo, mas de adequação ao contexto.


Os diagnósticos enfermeiros são tão importantes como os médicos; acha que “pele vermelha -Diagnóstico": Zona propícia ao desenvolvimento de úlceras de pressão: necessita de maior mobilização e hidratação da pele” não é um diagnóstico importante?? Está a brincar?
Se a sua mãe estiver alectoada, com escala de braden a gritar risco alto de ÚP, se tem zonas de pressão a evidenciar a possibilidade de escariar, prefere que o Enfº não faça esse diagnóstico e sobretudo, não aja de acordo com isso? Prefere que espere pelo médico estabeleça um diagnóstico e diga ao enfº o que fazer?? Pense com o que tem no meio das orelhas (e não me refiro ao cabelo).


e no dia em que for trabalhar, com essa postura de nariz empinado, e os enfermeiros, seus colegas de trabalho, lhe derem uma ensaboadela... va queixar-se à saia de sua mãe. Ou mais tarde lamente as escaras que desenvolver, a acumulação de secreções por não ter sido diagnosticada técnica de tosse ineficaz, ou que aspire alimento por que não foi diagnosticada disfagia pelos enfºs, ou que esteja 2 semanas sem obrar porque os enfºs não diagnosticaram transito intestinal alterado...
 
Desde há uns anos a esta parte tenho pensado muito nisso. Há pessoas mesmo muito baixas, sem principios nenhuns. Reles mesmo
Não vale a pena responder mais ao ignorante que fez o primeiro comentario e alguns ignorantes que foram atrás.
Saibam mas é trabalhar em equipa em beneficio do doente.
Saibam ouvir e saibam decidir
Tenham vergonha na cara, pois com o que acabam de dizer, a saude não passa de um doente, um medicamento e uma alta.
Paassem mais tempo numa enfermaria, a ver se percebem um pouco mais do trabalho de enfermagem.
 
algo que nao foi dito...
gostava de perguntar então a estes médicos inteligentes, o seguinte:
Imaginem a situação: (tantas vezes ocorrida)
Serviço de urgencia 4h da manha. Entra um doente em peri-paragem, com edema agudo pulmao, ou outro qualquer quadro clinico grave e emergente.
Médico está na(s) sua(s) horinha(s) de "descanso" (sono profundo mesmo). O médico é logo de imediato chamado, mas não atende, ou não quer atender o telefone, ou atende mas demora mais do que seria aceitavel.
Pergunto então,
Será que vamos esperar pela "ordem médica" Sr doutor??? Ou vamos salvar o doente??!! E dessa forma salvar tammbem tambem as suas costas. Sim !! porque apesar de muitos se acharem inimigas, sao inumeras as vezes e as circunstancias em que enfermeiros safam médicos, estou constantemente a vê-lo.. Sejam humildes e ganhem juizo cambada de escroques!
 
"É a sua interpretação. A relação Enfermeiro/Médico é semelhante á de Engenheiro/Arquitecto; o duelo está na sua mente."

Depois disto, resta-me apenas RIR!!

Vá ao Médico DE!! ;)
 
Há alguma diferença nas expressões

"enquanto o médico chega E não chega"
e
"enquanto o médico chega OU não chega".

No primeiro caso, ao ler a segunda parte da frase ("e não chega"), subentendo que era suposto que estivesse e é o enfermeiro que vai "aguentando as coisas"". Isto poderia estar a apontar para uma ideia de uma enfermagem na posição de ajudantes, assistentes ou secretários do médico. Não me parece que seja, até que é uma ideia que não é congruente com o resto da mensagem.

No segundo caso, o que MF escreveu, "chega OU não chega", soa-me a que umas vezes chega e faz falta, outras vezes também deveria de lá estar mas não chega e é o enfermeiro que assume os cuidados, mesmo quando estes deveriam ser partilhados por outro profissional médico. É aqui que está dito que nós assumimos muitas vezes responsabilidades que excedem a nossa obrigação. E penso que MF nem sequer se estava a referir a presença física do médico, mas ao estar na situação, mas isto é apenas uma interpretação que até nos podia remeter para as grandes ausências na saúde...

VV
 
...NUNCA PRECISEI COMO ENFERMEIRO DE MEDICO PARA CUIDAR OU TRATAR FOSSE QUEM FOSSE, COMO ENFERMEIRO...A VIDA DE MUITOS DOENTES DEPENDE PRECISAMENTE QUANDO O ENFERMEIRO NÃO CUMPRE OU SE RECUSA A CUMPRIR UMA "ORDEM" MEDICA...ORDENS DÃO ELES ENTRE SI...A SORTE DE ALGUNS É PRECISAMENTE OS ENFERMEIROS LHES LEMBRAREM O QUE "TÊM DE FAZER"...
 
Fico preocupada com comentários como o das 8:21, que, irritado com a comparação entre a saúde e a justiça, diz que se calhar os enfermeiros queriam iniciar o curso pela medicina e depois não sei quê, porque a enfermagem é coisa menor para quem não tem nota para medicina...

As comparações são possíveis na medida em que há relações de poder em jogo e em mudança (se assim não fosse ainda vivíamos na idade da pedra), e recursos escassos para repartir. As comparações têm a ver também com zonas de convergência na formação e no desempenho, assim como ao carácter de exclusividade de intervenção de cada grupo profissional.

Quem não consegue reconhecer que a enfermagem não é medicina embora tenha áreas onde é necessário o conhecimento médico (tal como a medicina vai "beber" a outras áreas do conhecimento como a física, a biologia, a psicologia, a matemática, a estética, ..., tal como a enfermagem), ou não é médico ou enfermeiro, ou nunca necessitou de cuidados de enfermagem.

Se calhar era mais benéfico que os estudantes de medicina fizessem um estágio clínico na área de enfermagem para não virem um dia a pensar em bacoradas como a do seu comentário que não tem senão um grande traço de populismo e falta de maturidade pessoal e profissional.

E se quer que lhe fale na perenidade das profissões num futuro não muito distante, talvez fique ainda mais zangado (a?) se lhe disser que a enfermagem vai ver o seu campo alargado numa razão inversamente proporcional ao que se vai passar com a medicina. As tarefas médicas, mais high tech, são mais facilmente substituiveis (e de aprendizagem mais simples) do que as de enfermagem, mais human touch.

Só para terminar, os que designa de auxiliares de ação médica não são "profissionais de saúde" no sentido que se aplica à enfermagem e à medicina, e portanto não há relação com os enfermeiros do modo como me pareceu querer exemplificar e de que aqui se está a falar. Mas os seus argumentos também são um bocado confusos. Típico raciocínio paternalista, de bicho de bico e crista!...

VV
 
não pode-mos ligar ao que estes medicos vem para aqui dizer. eles tentam rebaixar os enfermeiros mas a verdade é que eles dão muita importancia ao que dizemos e pensamos, tanto que até andam aqui neste e noutros blogues de enfermagem. O contrario não se passa, eu sou enfermeiro e não tenho o minimo interesse em ir a blogues de medicos. Por isso aos senhores que se dizem medicos mas vem para aqui mandar bitaites eu digo que vozes de burros não chegam ceu.
 
Enfermeiro do Norte, sempre ao mais alto nível!
 
Não não vejo muitos médicos já formados a virem a um blog de enfermeiros pelo simples facto de provocar. São mais os estudantes de medicina , palermas e já de si imensamente frutrados pois são os tais casos que se fala e muito se gosta de generalizar aos restantes enfermeiros, que queriam ter ido antes para medicina.

Temos os casos de enfermeiros que transitaram para medicina e é aí que depois de verem como a coisa estava preta para a enfermagem, viram-se agora contra os oprimidos, pensando-se agora de barriga cheia. esquecem-se é que as vacas gosdinhas já lá foram, e vão andar também a penar para conseguirem estágios, remunerações, e sobretudo, EMPREGO. já adivinham o desemprego médico, e tentam ventilar essa frutração, e também por serem gente pequenina xom pouco que fazer da vidinha, para um blogue de enfermeiros.
E o frustrado sou eu??
 
TANTA BACORADA QUE SE ESCREVE SEM IDENTIDADE!... ANDAM PARA AÍ UNS DIGNISSIMOS DOUTORES E NÃO MÉDICOS, PEOCUPADOS COM O PORMENOR DE QUEM MANDA EM QUÊ, E EM QUEM? É PRECISO SER MUITO FRUSTARDO E ESQUISOFRÉNICO COM O ESFORÇO QUE FAZEM E SE VANGLORIAM NESTE BLOG, DO QUE TÊM DE FAZER PARA SEREM MÉDICOS/DOUTORES... POIS A ESSES EU GOSTARIA MUITO DE LHES PRESTAR CUIDADOS DE ENFERMAGEM... CUMPRIR A ORDENS MÉDICAS DOUTORADAS DOS SEUS COLEGAS...IRIAM VER O QUE É BOM PARA A TOSSE. SENHORES MEDICOS DOUTORADOS, AGUARDEM QUE NÃO HÁ BEM QUE SEMPRE DURE E MAL QUE NUNCA ACABE. SOU DO TEMPO EM QUE MENTIA AO DOENTE A DIZER QUE O SR. DOUTOR ESTAVA NO INTERNAMENTO E OU URGÊNCIA A "VER" DOENTES, QUANDO SE PAVONIAVAM SABE -SE LÁ POR ONDE, SE RECUSAVAM A IR OUVIR OS DOENTES!... QUANDO DEIXEI DE MENTIR AOS DOENTES, AVISANDO OS SENHORES DOUTORES DE QUE IRIA DIZER AO DOENTE, QUE ELE NÃO QUERIA FALAR COM ELE, PASSEI DE EXCEPCIONAL, COMPETENTISSIMA A BESTA... ISTO REPRESENTA O QUE ACONTECEU Á RELAÇÃO MÉDICO/ENFERMEIRO. TIVE UMA COLEGA QUE SABIAMENTE DISSE A UM DOUTOR, NUMA DISCUSSÃO DE AUTONOMIA VERSUS DEPENDÊNCIA/OBEDIÊNCIA " SE O DOENTE ME DISSER QUE QUER CAGAR, EU IREI DIZER- ESPERE AÍ SE FAZ FAVOR QUE EU VOU PERGUNTAR AO SEU MÉDICO SE O SENHOR PODE CAGAR OU NÃO, JÁ QUE O DOENTE É TODO SEU... EU ACRESCENTO QUE VOU FAZER ISTO AO MEU DOENTE DOUTOR MÉDICO...PORQUE JÁ A ANEDOTA DIZ QUE TODOS OS ORGÃO DO CORPO HUMANO DISCUTIAM A SUA PRETENSÃO DE SER IMPORTANTES, CONCLUIRAM QUE - AFINAL O MAIS IMPORTATANTE É O INTESTINO, POIS SE A MERDA NÃO SAIR DO INTESTINO ESTÁ TUDO "F...."
 
Os enfermeiros são tão subalternos dos médicos quanto os médicos são subalternos dos enfermeiros... quando eu chamo o médico, ele vem. Quando eu digo ao médico que o doente não está bem, ele vai observá-lo. Quando eu lhe digo que uma urocultura é positiva, ele prescreve o antibiótico. Quando eu lhe digo que o doente tem dores, ele prescreve um analgésico. Quando eu lhe digo que o doente tem uma ferida infetada, ele vem ver. Quando eu lhe digo que o doente tem disfagia, ele prescreve a entubação nasogástrica. Eu admiro os médicos, acredito e acreditarei sempre neles, respeito-os, mas tenho pena da microcefalia que alguns apresentam (ainda bem que são poucos) quando dizem que o enfermeiro não passa de um subalterno do médico. Partem-me o coco a rir.
 
Goste-se ou não, nas Forças Armadas portuguesas, bem como, no resto do mundo, os enfermeiros pertencem à classe dos sargentos e, os médicos à classe dos oficiais. Será escusado aqui dizer quem é que obedece a quem...

P. Ferreira
 
Goste-se ou não, nas Forças Armadas Portuguesas, bem como, no resto do mundo, os enfermeiros pertencem à classe dos sargentos, enquanto que, os médicos pertencem à classe dos oficiais. Será escusado mencionar quem é que obedece a quem...

P. Ferreira
 
Ao Anónimo de 7/19/2012 11:43:00 AM.

O seu "human touch" da enfermagem deve traduzir-se na quantidade de horas que passam em frente a um computador, metidos num sistema proposto por vocês próprios, ou da quantidade de enfermeiros que se escondem atrás de papéis. Quanto ao futuro que tenta profetizar, informe-se primeiro dos últimos protótipos tecnológicos na área da saúde, e talvez apanhe um pequeno susto... Com certeza não deve saber do que estou a falar, mas com um pouco de pesquisa chegará lá. Quanto ao que diz dos auxiliares, acabou por me dar razão, fez o mesmo que os médicos fazem em relação aos enfermeiros... E sim, a enfermagem é coisa menor em relação a medicina. Sim, vocês são subalternos dos médicos e é isso que mais vos custa aceitar e admitir. Querem à força toda uma equiparação que não é possível nem sequer lógica. Tenham paciência, mas é a realidade. Uma realidade que facilmente se vê nos inúmeros casos de enfermeiros que tentam ir para medicina. Veja-se os cursos mais recentes para candidatos licenciados, onde a esmagadora maioria é enfermeiro. Veja-se os estudantes de enfermagem que ano após ano tentam ingressar em medicina. Enfermeiros encartados e com vários anos de experiência que não descansam enquanto não forem para medicina. O contrário...acontece? Talvez 1 em cada 100 mil, mas são raras excepções. E aqui está a explicação de tudo. O resto é bla bla.
 
Ao "bicho de bico e crista":

Quanto à piada que tentou fazer com as horas no computador e blá blá blá... É verdade que há enfermeiros que fogem dos doentes como o diabo da Cruz, mas não é a Enfermagem como disciplina e profissão que tem essa atitude. Tal como na Medicina, há médicos que não valem um flato, quando a profissão em si é tão nobre. Já viu?

Quanto ao futuro, já é presente porque o João Semana já era. O olho clínico está a ficar cada vez mais atrofiado pelo desuso e não tardará que qualquer cidadão faça, no conforto da sua casa, a consulta médica, os exames e tratamentos dispensando a presença física do médico. Quanto à enfermagem, não se dispensa do mesmo modo a presença humana no cuidado. Não apanho susto nenhum pois já há vários anos que observei e experimentei equipamentos robotizados para alimentar o doente, alertar sobre mobilização no leito, e até higienizar automaticamente o doente após a evacuação. O que é certo é que nada disso tem substituido a presença humana.

"Quanto ao que diz dos auxiliares, acabou por me dar razão, fez o mesmo que os médicos fazem em relação aos enfermeiros... "

CONCORDEI NO QUÊ?


Quanto às pessoas que vão estudar medicina, qual é o problema? Cada um faz as suas opções de vida e isso não significa que vá ser mais feliz do que os outros.
Eu sou enfermeira e vivo pacificamente com a minha vida profissional. Nunca optaria por medicina simplesmente porque não me imaginava com o tipo de trabalho que a maioria dos médicos faz. São questões de gosto. Trabalho com satisfação, domino a minha área de intervenção, estudo, passeio, vou à praia todos os dias sem stress, cumpro as minhas horas de trabalho sem corre corre, ando de bike, trato do meu gato, e estou muito confortável nesta "coisa menor em relação à medicina", que é a enfermagem e ganho mais do que muitos médicos (alguns nunca chegarão a ter o meu salário). Já viu como o mundo é injusto?

VV



"
 
“ Quando eu lhe digo que o doente tem disfagia, ele prescreve a entubação nasogástrica. “

oi? desde quando é que o médico prescreve a ENG??!

de resto, tudo OK com o seu raciocínio ; )
 
Este comentário foi removido pelo autor.
 
“ Pescador disse...
Ao Anónimo de 7/19/2012 11:43:00 AM.

O seu "human touch" da enfermagem deve traduzir-se na quantidade de horas que passam em frente a um computador, metidos num sistema proposto por vocês próprios, ou da quantidade de enfermeiros que se escondem atrás de papéis. “
Certo... e os médicos também não têm trabalho de escrita e computador não?.. fico mesmo com pontos de interrogação em minha bvolta a tentar perceber qual o seu proposito com este comentário...


depois o pescador/ pastor/ idiota diz: "E sim, a enfermagem é coisa menor em relação a medicina. Sim, vocês são subalternos dos médicos e é isso que mais vos custa aceitar e admitir. Querem à força toda uma equiparação que não é possível nem sequer lógica. Tenham paciência, mas é a realidade. Uma realidade que facilmente se vê nos inúmeros casos de enfermeiros que tentam ir para medicina. Veja-se os cursos mais recentes para candidatos licenciados, onde a esmagadora maioria é enfermeiro. Veja-se os estudantes de enfermagem que ano após ano tentam ingressar em medicina. Enfermeiros encartados e com vários anos de experiência que não descansam enquanto não forem para medicina “

- Não, enfermagem não é menor que Medicina; são profissões distintas, cada uma com o seu valor e especificidade, que no entanto se abraçam, uma à outra - INTERDISCIPLINARIDADE. A única coisa wue Medicina é superior a Enfermagem, é nas regalias, no poder dos lobbyes, na remuneração. Nada mais =) mas se o faz contente pensar o contrário, força.

depois, é verdade com o que diz com alguns Enfºs que sempre quiseram ir para medicina; não vejo mal nisso, se muito querem, então força!; o mal é, quando esses enfermeiros finalmente entram no curso sempre desejado, virem depois armarem-se em kangurus para com os outros enfºs;
Temos o famoso caso do talibã das beiras/ “doutor” médico/ (pescador?) que após 5 anos a tentar desesperadamente entrar em Medicina, quando lá conseguiu, vem agora - com a maior das latas, com a mais ridicula esquizofrenia e infantilidade - vangloriar-se desse facto, e o que antes criticava ferozmente (os vícios médicos, o desbaratinar do erário público com horas extra e etc, o snobismo pueril dos estudantes de medicina): eis que se transforma exactamente no que antes desdenhava!

Não sei porquê, mas cheira-me que você é caso igual =) a palermice, snobismo e arrogância, ou são contagiosas neste tipo de contexto... ou então já é congénito... e aí, não há molécula que o faça curar..!
Foi você que não via a importância dos diagnósticos de enfermagem? eu diagnostico-lhe-- falta de personalidade, excesso de vaidade, vacuidade de importância.
bom fim de semana
 
Há aqui comentadores que nem sequer cérebro têm! Já nem é uma questão de microcefalia! Desde quando é que o enfermeiro é subalterno do médico? Um subalterno é um subordinado, que depende de outros. Os militares têm uma organização própria, diferente. Não tem nada a ver com os enfermeiros civis. O enfermeiro responde ao seu superior, ou seja, ao enfermeiro-chefe, que, por sua vez, responde ao enfermeiro-diretor, e todos respondem à ordem dos enfermeiros! Nenhum enfermeiro português responde a um médico! Isso só nos filmes americanos. Tenham juízo. Já disse que o enfermeiro é tão subalterno como o médico é do enfermeiro. Se não o querem admitir, o problema é vosso! Agora não inundem a página com mentiras vossas! Parecem uns acéfalos! Nem um analfabeto diria tais disparates.
 
Acéfalo parece-me o senhor "Anónimo" das 7/25/2012 07:12:00 PM.

O Sr. limita-se a dizer que os militares têm uma organização própria e diferente, sem, contudo, dar a sua opinião concreta. Que os enfermeiros têm a sua própria hierarquia já eu sabia, agora não me venha cá com histórias e contos de embalar.

Havia de ser bonito, durante uma cirurgia, o enfermeiro a cozer um vaso sanguíneo e o médico a passar-lhe os instrumentos cirúrgicos à medida que este ia os ia pedindo...

E já agora, (porque não?!), a limpar-lhe o suor da testa...

Cumprimentos

P. Ferreira
 
" Havia de ser bonito, durante uma cirurgia, o enfermeiro a cozer um vaso sanguíneo e o médico a passar-lhe os instrumentos cirúrgicos à medida que este ia os ia pedindo...

E já agora, (porque não?!), a limpar-lhe o suor da testa...

Cumprimentos

P. Ferreira

7/26/2012 12:33:00 AM "

és muita estúpido mesmo, moço....
 
Estúpido és tu "moço", que nem argumentos tens para sustentar a tua opinião.
 
"Anónimo disse...
Estúpido és tu "moço", que nem argumentos tens para sustentar a tua opinião.

7/26/2012 11:24:00 PM “

Agora digo eu: és muita estúpido moço!
Se o enfº ajuda a limpar a testa ao cirurgiao p.ex., também é o médico que ajuda o enfº nas UCC.

Achas mesmo que são os enfºs a gravitar em volta dos médicos sempre? tens as UCC para te provar ao contrário; vais ter os CSP a provar-te o contrário. e isso assusta-te =)
dorme bem moço..
 
E este texto que diz muito do "personagem" ?...http://www.omirante.pt/noticia.asp?idEdicao=54&id=52707&idSeccao=423&Action=noticia
 
"Ui que medo das UCC..."

Na realidade, nem deveria ser exigível uma licenciatura em enfermagem para poder prestar esse tipo de cuidados.

Estou realmente muito assustado e cheio de medo...
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!