terça-feira, julho 17, 2012

Vagas que se transformam em tsunamis!


Quando o Bastonário da Ordem dos Enfermeiros demonstra, com recurso a evidências e de forma sustentada, que a a oferta formativa no que concerne ao ensino superior de Enfermagem, está sobredimensionadíssima, com graves lacunas de qualidade que decorrem da desadequação quantitativa... e a tutela compreende, demonstra preocupação, mas decorridos poucos dias emana oficialmente - para o próximo ano lectivo - o mesmo número de vagas (senão com um acréscimo), temos de considerar as seguintes opções:
.
1) têm um défice cognitivo;
2) têm um défice sensorial;
3) não têm qualquer orientação, política ou planeamento estratégico;
4) desbaratinam, com pasce, o erário público;
5) têm amigos a leccionar os cursos;
6) padecem de alguma enfermidade desconhecida;
7) habitam outro planeta.
.
As Ordens dos Advogados, Médicos, Dentistas, Farmacêuticos, Psicólogos e Engenheiros têm apresentado - também! - os seus argumentos devidamente suportados, mas com o mesmo insucesso dos Enfermeiros. 
Se o Estado quer realmente poupar e rentabilizar os impostos dos contribuintes, deve encetar uma política estratégica, planeada, devidamente estruturada (com base nas necessidades do país), de redimensionamento de oferta do ensino superior (deve mesmo encerrar cursos nas áreas sem saída). Parece-me que o futuro, neste momento, poderá passar pelo investimento no ensino profissional/técnico.
Reinam a abjecção, indecência e anarquia! 
A Central Produtora e Embaladora de Coimbra já tornou público o seu regozijo pela manutenção das 320 vagas. É que o desemprego não lhe interessa para nada, mas têm uns "manequins de alta-fidelidade" muitíssimo bons...

Comments:
pqp..
 
Meu caro, acrescentaria um 8 ponto, se me permite:
São políticos e os políticos são assim, prostitutos incompetentes, pois se assim não fossem, seriam pessoas úteis/válidas e já não estariam na política, essa área apenas reservada a quem não cabe em lado nenhum.

Por outro lado, importa referir a mediocre qualidade do ensino da enfermagem, muito longe das melhores metodologias, o elevado obsoletismo que há nos curriculos, onde ainda se ensina a fazer camas, onde não se ensina farmacologia, anatomia, patologia, semiologia, etc... capital que depois cada um tem que procurar, o reduzido número de anos de licenciatura (deveria ser de 5 anos) e quanto a mim o pior... o ensino da enfermagem nunca deveria estar integrado no politécnico... assim nunca deixarão de ser méros técnicos de saúde e os técnicos fazem/cumprem, não analisão/descrevem.

Doutor Médico: Não é para quem quer, é para quem pode.
 
Muito bom post mas e agora?

O que vai a Ordem fazer?
 
os inuteis dos profs nas escolas tem q ter trabalho.....e conheço mais uma serie de inuteis q nao gostam de trabalhar nos hospitais q tiram mestrados em Ciencias de Enfermagem e afins que estao mortinhos para serem convidadospara dar aulinhas pq isto de fazer noites é duro....
E uma vergonha esta profissao
 
Para o Sr. Anónimo do comentário às 22h27 do dia 17/7:

Não sei onde é que vai buscar as suas fontes. O ensino de Enfermagem em Portugal é reconhecido como sendo dos melhores do mundo. Evidentemente que há sempre coisas a melhorar. Informo V.Ex.ª que Enfermagem na maior parte dos países nem licenciatura é, e nos que é, muitos são de 3 anos apenas. Em Portugal só está disponível a licenciatura e durante 4 anos, o equivalente ao Bachelor of Science in Nursing (BSN). Se não sabe o que é, google it.

Não se ensina Farmacologia, Anatomia, Patologia?... Bom, queira aceder ao site de uma Escola Superior de Enfermagem de Portugal e pesquise o Plano Curricular. Ou ainda acha que os Enfermeiros só administram vacinas? Bom, assim também eu concordaria com os 4€ por hora.
 
Ó magnânimo Dr. Enfermeiro (Belmiro ou não),
Então não era esta direcção da OE que dizia que ia influenciar o poder político?
As observações que faz aqui neste tópico de debate, devia a OE usar na conversa com o ministro.
Lembra-se o Marinho Pinto chamar “barata tonta” à ministra da Justiça?
Ou do Zé Manel ter dito que o Macedo estava a destruir o SNS?

Pois é! O Germano prefreriu ir com falinhas mansas. Está aí o resultado.
E olhe que você está enganado. Quando diz que outros tiveram o mesmo insucesso dos enfermeiros, isso é falso. Os médicos, por exemplo, não deixaram abrir 77 cursos num país com 10 milhões de habitantes!

O Germano está a queixar-se do quê?
O desemprego não surgiu ontem. Agora que é bastonário, é que se fez luz naquela cabeça?!
Quando dava aulas nas privadas do Porto isso não fazia diferença?
 
"Quando diz que outros tiveram o mesmo insucesso dos enfermeiros, isso é falso. Os médicos, por exemplo, não deixaram abrir 77 cursos "

No tempo da outra senhora.


"O Germano está a queixar-se do quê?
O desemprego não surgiu ontem. Agora que é bastonário, é que se fez luz naquela cabeça?!"

Mas só é Bastonário desde ontem; e o colega? O que tem feito?
 
Olha, olha! A (velhinha) estratégia de devolver ao outro as questões embaraçosas :)

É engraçado que só pegue nalgumas das minhas observações. Então e as outras?

Olhe que está enganado quanto aos médicos. O que eu escrevi é válido para o tempo da outra senhora e TAMBÉM para o tempo deste senhor (Macedo)!

Que eu saiba, o actual bastonário dos Enfermeiros não começou funções ontem. Já lá vão 6 meses. Ou não se aperceberam?

E eu? O que tenho feito?
Faço o meu trabalho no dia a dia e estou muito atento aos profetas de Enfermagem.
Não ouviu da minha boca dizer que há falta de enfermeiros em Portugal (quando 5000 estão no desemprego);
Não me ouviu falar em “exportar” enfermeiros;
Não me ouviu falar em “empreendedorismo” quando duas colegas trabalham a troco de cama e comida;
Não me vê a dar aulas em nenhuma escola de “vão de escada”;
 
Os curriculos das escolas são fraudes, o ensino é uma fraude e os prof de enfermagem, na generalidade metem pena, isso mesmo, pena tal é a sua insuficiencia cientifica e académica.
Os alunos, enfim, têm que andar pelos próprios pés neste "mercado" completamente selvagem; a maioria, ao 3º ano não sabe explicar a fisiopatologia da diabetes (a maioria dos meus colegas tb não sabe, tenho a certeza).
Qt ao facto da enfermagem nacional ser reconhecida lá fora? isso tem haver com outras coisas que não me apetece explicar agora...

Doutor Médico: Não é para quem quer, é para quem pode.
 
7/18/2012 02:20:00 AM disse:

"E eu? O que tenho feito?
Faço o meu trabalho no dia a dia e estou muito atento aos profetas de Enfermagem.
Não ouviu da minha boca dizer que há falta de enfermeiros em Portugal (quando 5000 estão no desemprego);
Não me ouviu falar em “exportar” enfermeiros;
Não me ouviu falar em “empreendedorismo” quando duas colegas trabalham a troco de cama e comida;
Não me vê a dar aulas em nenhuma escola de “vão de escada”;"

Aplaudo de pé as palavras do Colega.
Muita gente pensa que o Enf. Germano Couto é um D.Sebastião da Enfermagem, não podiam estar mais enganados.
Não se limitem a ver e a se regozijarem com meia dúzia de frases tipo cliché que ele diz e que sabe muito bem que é aquilo que todos queremos ouvir. Afastassem um pouco mais do quadro, não se centrem em parte da imagem, e vejam o todo da figura.
Facilmente verão que muito daquilo que o Enf. Germano diz nesses clichés é contraposto por muitas outras coisas que diz, políticas em que acredita cegamente, e sobretudo que colidem com interesses que defende (não nos podemos esquecer não só do seu trajecto antes de chegar a Bastonário mas também dos caminhos que tem trilhado desde então).

Agora não haja dúvida que TODO o Ensino Superior tem que ser revisto não só em termos de vagas como também na qualidade do ensino que anda a ser ministrado. E Enfermagem é disso um bom exemplo embora mesmo outros Cursos "sagrados" como a Medicina também já comecem a estar no caminho da excesso formativo.
Há que ser sérios e começar a resolver o problema e que a meu ver passava por um corte radical no número de vagas durante uns anos de modo a permitir acomodar os já formados no mercado de trabalho (nos próximos anos) a que se seguiria uma fase de ajuste em termos de número de vagas há REAIS necessidades do País.
Não temos que andar a formar, Enfermeiros, Médicos, Engenheiros, etc para os dar de mão-beijada a Países que colhem os frutos sem fazer o investimento. Não somos o Dubai que anda afogado em dinheiro, somos um País com sérias limitações financeiras que tem que gerir muito rigorosamente o seu dinheiro.
 
Isto é ultrajante! Continuam a bater na mesma tecla, querem que toda a gente tenha uma liceniatura, um canudo... para passear enquanto se mendiga por emprego!

São 320 direitinhos para o desemprego ou para o vexame, para a tão generalizada mendicidade enfermeira..
deus me perdoe o pessimismo mas, não limitando a quantidade de enfºs que se formam (numerus clausus, porra!; exame de acesso à Ordem chiça!!), então aí, a enfermagem corre mesmo o risco de se tornar um curso/ profissão, completamente descredibilizado!..

Esta situação, assim como tantas outras que ameaçam destruir, desalicerçar o valor da Enfermagem, exige sem dúvida, medidas drásticas, firmes e decisivas!!
Chega de falinhas mansas ou esperar que o futuro nos traga melhores dias; espero da nossa Ordem, dos nossos sindicatos, e enfim destes governantes cegos e irrealistas - ou interesseiros..- uma atitude decisiva!
Não nos deixe ficar mal Enfº Germano! Não baixem braços Sindicatos; governantes, que o vento de verão vos sopre um pouco de bom senso para o cérebro ao invés de mais pó e pólen.
 
Corre-se o risco de generalizar, pois de facto ainda há escolas de Enfermagem de grande qualidade formativa.

no entanto, este recente baby-boom de escolas em qualquer canto, onde os formandos nem locais de estágio dignos dispoem, ou sequer de professores para o efeito (chega a haver situações que são auxiliares ou assistentes sociais a avaliar enfermeiros?!?!?), vieram destruir o ensino de Enfermagem no seu todo; é como diz o outro: por uns, pagam todos....

Além de comprometer a qualidade formativa, também fazem com que o mercado de oferta fique absurdamente entupido - como já é o caso!
 
Sr Dr Médico.. o senhor é que é uma fraude e ignorante...um convencido e um prepotente, senão não vinha para aqui ofender nem atirar postas de bacalhau.. Sou enfermeiro e já dei muita lição a palermas como o senhor e não se esqueça que se não fosse graças aos conhecimentos de muitos enfermeiros muitos já estavam a fazer vénia ao senhor doutor medico nos anjinhos...sim porque estar escalado sem estar presente não cura nem salva doentes...entre muitas outras situações que de tão graves que são nem merecem comentário..
 
a enfermagem está a ir para o charco
é uma vergonha!!!!!
tantos nos hospitais omo nas escolas!!!!
está-se a ficar sem credibilidade nenhuma, só querem é subir na vida sem qualquer sustentabilidade, veja-se o caso do São João e Viseu (ANTERIOR DIREÇÃO ENFERMAGEM) é de se bradar aos céus.!!!
 
Tem toda a razão DE...
 
DE, não publica o texto do germ couto ao público (salvo erro)... voltamos ao discurso vazio, fácil, mediocre, sem ideias, sem nada de novo/concreto????

O tal que me quer dar lições... esquece, já não acredito em fantasias.

Doutor Médico: Não é para quem quer, é para quem pode.
 
Mas só é Bastonário desde ontem; e o colega? O que tem feito.

Ora aqui esta uma boa pergunta dr Enfermeiro.

O que tem feito o Dr enfermeiro para criticar tanto a outra senhora da Ordem e o que tem feito mais uma vez para criticar tanto os sindicatos de enfermeiros.

para não dizer outra coisa, opina.
É mesmo má lingua.
Agora com o seu amiguinho e o senhor, tudo tem desculpa.
Aos outros é tudo do bota abaixo para destabilizar e dar a conhecer a má educação e indole de muitos enfermeiros como o senhor.
 
Sou enfermeiro e foi com muita pena que assisti à degradação da profissão nos últimos anos. Também tenho muita pena quando afirmo que -EFECTIVAMENTE - pouco ou nada há a fazer, agora que o mercado está inundado de enfermeiros, as escolas a rebentar de alunos por todo o lado e o mercado incapaz de absorver todos os recém-formados. Atira-se a culpa para a Ordem, para as escolas, para a ganância dos Piaget´s e etc da vida com turmas de 300 alunos por ano, mas a verdade é só uma: acabou-se! Imigrem ou mudem de profissão. Agora continuar a dizer que a Enfermagem é a melhor profissão do mundo é um cliché que, aqui e neste momento, carece de qualquer argumento que o suporte...
 
DE, quero agradecer-lhe por tudo o que tem feito a favor da nossa profissão!!
 
Fechar 85% dos Cursos Superiores de Enfermagem (Escolas) e a os professores vão para a mobilidade especial (no final do ano auferem 55% de 2700 euros em média/mês, o que não é nada mau!)
 
E eu como aluno vou -me assustar com todo este mau tempo sobre a enfermagem? Na ,na isso é para idiotas, agiotas que vêem que a sua bananeira secou, eu chamo isso especulação não financeira mas sim clinica/financeira. Estou a formar-me para ir lá para fora, nunca nem por um segundo pensei em ficar cá. Formem-se kts forem precisos! Não é porque não cabem mais no galinheiro (Portugal) que vou ver a minha entrada em Enfermagem comprometida! Ganhem juízo isso é retrógrado ao mais alto nível. Fazemos parte da Europa e devemos falar em Europa e não Portugal.
Graças ao excedente de formação em Enfermagem em Portugal (fruto de ganância talvez) somos cada vez mais considerados como um pais de exportação de top de Enfermeiros super competentes nas ciências de Enfermagem. Ganha o país com a visibilidade, ganham os retrógrados que vem mais ofertas de emprego e sobretudo o privilegiado é o Enfermeiro que emigra, com remuneração acima da média e reconhecimento profissional. Agora... eu vou deixar de ser Enfermeiro porque uns senhores acham que somos demais??? Isso é que não. Se a preocupação é o nível de competências desses sobreformados dessas escolas obscuras então a solução passa por uma prova de aptidão profissional, façam as triagens que quiserem... Agora deixem ser Enfermeiro quem tem capacidade!!

Para esse Sr. médico que anda ai, falas mt bem mas não convences. Ainda não li um comentário teu do princípio ao fim, são morosos, maçudos e sinceramente não me interessa o ponto de vista de um grupo profissional que sempre parasitou os Enfermeiros.
 
Repararam que o Dr. Enfermeiro respondeu ao anónimo das 7/18/2012 12:17:00 AM?
Mas logo depois, “levou uma tareia” (ver comentário 7/18/2012 02:20:00 AM). E que tareia :)

Sou leitor assíduo deste blogue.
É lamentável que só agora alguns percebam que o Germano não é um Midas.

Noto também que o Dr. Enfermeiro começa agora a perceber que o Governo PSD não vai andar com a Enfermagem nas palminhas. Afinal, a proximidade ao Marco António e ao Filipe Menezes não nos vai levar longe.

Só uma nota final: dois grandes apoiantes do Germano, continuam a dar cartas!?

- O Mauro Germano defende à boca cheia no Facebook que o Governo devia fechar as escolas públicas, porque assim o Estado não tinha prejuízo…

- O grande “empreendedor” (segundo o actual bastonário) Pedro Silva (Fórum Enfermagem) continua a servir-se de um espaço que as pessoas durante muito tempo consideravam ser de debate de ideias, para “coleccionar” endereços de mail´s e assim ganhar uns trocos (chorudos) no envio de publicidade.
É um regalo! Universidade Atlântica, Cosmética, Férias, Pós Graduações no Porto e em Viseu… Que vergonha!
E digo-lhe mais: o concurso em Aveiro, na Figueira e em Coimbra já terminou há muito. Ou será que ainda envia esses anúncios para ter um pretexto de vender essa publicidade?!
 
Enquanto houver a promiscuidade que há entre OE e escolas privadas de enfermagem como uma que não vale a pena dizer qual é senão o autor do blog censura logo o comentário, estamos a fazer figuras de palhaços.
O senhor que acompanha o Bastonário a todo o lado está disposto a diminuir vagas na sua "escola"?
 
Ali para o artista da emigração!

Parece um papagaio a repetir as (infelizes) declarações do actual bastonário: “exportar enfermeiros”…
Claro que fazemos parte da Europa.
Mas também fazemos parte do Mundo!

Engana-se ao pensar que os outros países (para onde emigramos) nos consideram uns supra-sumos na matéria. A nossa qualidade é muito razoável, sem dúvida, mas o ponto não é esse.
O sucesso da emigração de enfermeiros portugueses resulta da carência de mão de obra nesses países, e não de um reconhecimento do quão fabulásticos nós somos.
E não se esqueça que um dia destes a mina vai secar. Ou está à espera que o número de vagas para enfermeiros no estrangeiro é infinito?

Como dizia o outro: ainda bem que enfermeiros assim, vão para longe!
 
P/ o futuro colega convencido que vai conquistar a Europa e quem sabe o Mundo. Acautela-te jovem pois muitos dos Colegas que estão a ir em busca do "Sonho Europeu" não estão a ser contratados para desempenharem tarefas de Enfermagem mas de auxiliares de Enfermagem e a própria OE já tem alertado para esse engodo.

Mas se tu, miúdo (sim porque ainda tens que aprender muito e trabalhar muito para mereceres ser Enfermeiro) achas que tens o mundo a teus pés, acorda antes que seja tarde de mais.
 
“ Anónimo disse...
Repararam que o Dr. Enfermeiro respondeu ao anónimo das 7/18/2012 12:17:00 AM?
Mas logo depois, “levou uma tareia” (ver comentário 7/18/2012 02:20:00 AM). E que tareia :) "


Bolas... que andas tu a fumar?? Bates mal lol?
 
“ Anónimo disse...
Repararam que o Dr. Enfermeiro respondeu ao anónimo das 7/18/2012 12:17:00 AM?
Mas logo depois, “levou uma tareia” (ver comentário 7/18/2012 02:20:00 AM). E que tareia :) "


Bolas... que andas tu a fumar?? Bates mal lol?
 
“ Anónimo disse...
Repararam que o Dr. Enfermeiro respondeu ao anónimo das 7/18/2012 12:17:00 AM?
Mas logo depois, “levou uma tareia” (ver comentário 7/18/2012 02:20:00 AM). E que tareia :) "


Bolas... que andas tu a fumar?? Bates mal lol?
 
Para o anónimo7/19/2012 01:31:00 PM AM
Caro futuro colega:

"autela-te jovem pois muitos dos Colegas que estão a ir em busca do "Sonho Europeu" não estão a ser contratados para desempenharem tarefas de Enfermagem mas de auxiliares de Enfermagem"

O que diz nao é verdade, e se perdeu o comboio da idade e porque tem possivelmente o lugar ameaçado nao justifica o que refere.

A situaçao que refere é na suiça, e sao apenas em alguns locais de trabalho, e nesses alguns apenas fazem isso simplesmente porque o enfermeiro nao fala a lingua, e portanto fica em aprendizagem tecnico-linguistica da dinamica do serviço. Por isso falo em europa ou mundo ( para o outro senhor) a vossa geraçao nao sabe um galho de linguas. Duvido muito da vossa actualizaçao no mundo da enfermagem qd apenas so sabem ler em portugues.
 
Mas onde estão as evidências de forma sustentada do bastonãrio DE?
Você anda a ver e a ouvir coisas a mais ou então é tótó...
 
Nos aki também fazemos MT trabalho de auxiliares de enfermagem ou A.operationaly.
 
Para anónimo 7/19/2012 05:39:00 PM:

"A situaçao que refere é na suiça, e sao apenas em alguns locais de trabalho,"

Não, não é assim (o caso da Suiça não conhecia) mas o que conheço é da Holanda. Como vê a questão afinal não é tão limitada como isso.

E além disso jovem, fica sabendo que não é só o Português que domino. Mas tu com a tua arrogância e falta de humildade dás bem prova daquilo que são muitos dos estudantes de Enfermagem de hoje: gente arrogante, mal preparada, tecnicamente limitados e mesmo teoricamente uma miséria. A única coisa que têm e muito é a cagança porque de resto. Aliás mesmo sem o currículo académico e profissional que tenho a minha bagagem seria ainda assim maior que a tua mas tu provavelmente deves ser daqueles pelintras que nos chega ao Serviço com a matéria colada com cuspo na cabeça (muito pouco fixa portanto) e que para trabalhar é um está quieta "ó mão" (e não me venhas com a treta de que é fazer dos estudantes escravos pois a verdade é que se vocês estão a aprender e não têm experiência aquilo que mais têm que fazer é trabalhar mas como o Relvas a única coisa que vos interessa é arrotar umas balelas teóricas muitas vezes sem saber do que falam e terem um canudo na mão, talvez vos sirva para limpar o rabo).

Tenho dito.
 
“ E além disso jovem, fica sabendo que não é só o Português que domino. Mas tu com a tua arrogância e falta de humildade dás bem prova daquilo que são muitos dos estudantes de Enfermagem de hoje: gente arrogante, mal preparada, tecnicamente limitados e mesmo teoricamente uma miséria. A única coisa que têm e muito é a cagança porque de resto. Aliás mesmo sem o currículo académico e profissional que tenho a minha bagagem seria ainda assim maior que a tua mas tu provavelmente deves ser daqueles pelintras que nos chega ao Serviço com a matéria colada com cuspo na cabeça (muito pouco fixa portanto) e que para trabalhar é um está quieta "ó mão" (e não me venhas com a treta de que é fazer dos estudantes escravos pois a verdade é que se vocês estão a aprender e não têm experiência aquilo que mais têm que fazer é trabalhar mas como o Relvas a única coisa que vos interessa é arrotar umas balelas teóricas muitas vezes sem saber do que falam e terem um canudo na mão, talvez vos sirva para limpar o rabo).

Tenho dito.

7/19/2012 11:08:00 PM “

Colega tenha vergonha no que diz e como diz. É que as pessoas licenciadas de fresco, são tão enfermeiras como vocês “velhotes”.
Deve ser por pessoas, limitadas que são e tão centradas em si próprios, que se acham os melhores e têm ódio de estimação aos mais novos, que mitas vezes vos limpam a carinha com as competencias e teorias coladas a cuspe.
Sinto aí nessas palavras um claro sentimento de inveja ou de se sentir ameaçado. É ou não é?
 
Com enfermeiros destes( old school) é que isto nunca mais sai da sopa torta. Por favor arrume a farda e tenha algumas aulas de assertividade.
A diferença é abismal entre a maneira como estes enfermeiros recebem os alunos e como os médicos recebem os seus. Por um lado temos o canibal e pelo outro temos verdadeiramente um tutor. Ou direi antes um verdadeiro ensino tutelado. Estamos na idade média no que consiste em relaçoes humanas. Por favor demita-se já...
 
De facto é difundindo estes comentários que poderemos engrossar a lista de indignados: jovens Enfermeiros, alunos de enfermagem, Pais, e publico em geral.
TEMOS QUE PARAR COM ESTA POLITICA DE AUMENTO DESNECESSÁRIO DO NUMERO DE ENFERMEIROS NESTE PAÍS!
 
“ Colega tenha vergonha no que diz e como diz. É que as pessoas licenciadas de fresco, são tão enfermeiras como vocês “velhotes”.
Deve ser por pessoas, limitadas que são e tão centradas em si próprios, que se acham os melhores e têm ódio de estimação aos mais novos, que mitas vezes vos limpam a carinha com as competencias e teorias coladas a cuspe.
Sinto aí nessas palavras um claro sentimento de inveja ou de se sentir ameaçado. É ou não é? “


completamente! por isso que sempre disse que por vezes, os piores inimigos dos enfermeiros, são outros enfermeiros... o que é pena, visto que a nossa classe tem que nutrir união, pela salvaguarda da nossa profissão.
 
O Mauro Germano disse isso de fechar Escolas públicas por esse e outros motivos... e não vejo qual é o mal de não querer que o Estado ( todos nós) tenha prejuízo.

Ou considera um bom investimento, não só na Enfermagem como em todos os outros cursos, formar para o desemprego massivo?

Há cada inteligente...
 
assim nunca deixarão de ser méros técnicos de saúde e os técnicos fazem/cumprem, não analisão/descrevem.

Doutor Médico: Não é para quem quer, é para quem pode.


"Analisão"?????'
 
Boa tarde colega Mauro;
pedia-lhe, por favor, que elaborasse um pouco a sua ideia de fechar escolas públicas de Enfermagem, para tentar pºerceber o que defende e em que moldes. É um ponto que me interessa aprofundar, e recolher diferentes opiniões, ajudarão certamente.

Compreendo o ponto que refere de poupar dinheiro ao Estado, já que se estão a formar Enfºs para o dsemprego e é um investimento roto; no entanto, não podemos fechar por completo a formação de Enfºs - urge sim LIMITAR fortemente o numerus clausus.
E será que não seria dar azo a que mais escolas privadas proliferassem, assim como os seus lucros - e procura desenfreada por tal?
Obrigado desde já =)
 
Ó Mauro, e porque não também fechar o Piaget?
Este pode não custar dinheiro ao Estado, pelo menos não directamente (ao formar pior que outras Escolas acaba por ficar mais caro não no Ministério da Educação mas antes no Ministério da Saúde), por ser privado mas não deixa de custar dinheiro aos que o frequentam e que depois também são lançados no desemprego.

Uma verdade inconveniente
 
Analisão? Espero que tenha sido lapso.
 
Analisão? Espero que tenha sido lapso.
 
ó thyago , deixa de te armar em corrector ortgrafico, dakeles que tem tanta vergonha e frustraçao em estar em enfermagem , que imbecilmente acha que quem poe um erro ou outro nao é digno da profissao. Só para ficares contente... nos blogues de medicina tambem tem erros.
 
O COLEGA MAURO ACHA QUE ESTAR DESEMPREGADO É O MESMO QUE NAO TER EMPREGO EM PORTUGAL???
 
De certeza que foi um lapso, vê se "analizas" melhor é o teu nome ThYaGo/Tiago
 
pseudomédico vociferou: "o reduzido número de anos de licenciatura (deveria ser de 5 anos) e quanto a mim o pior... o ensino da enfermagem nunca deveria estar integrado no politécnico... assim nunca deixarão de ser méros técnicos de saúde e os técnicos fazem/cumprem, não analisão/descrevem. “

Oh rapaz mas desde quando é que os enfermeiros só fazem/ cumprem? Sonhas ou alucinas? Diagnósticos de Enfermagem? N~\ao diz nada? Autonomia, também não?

Analisão: mais um tiro no pé, o que se diz doutor, sem sequer dominar a Língua mãe.
Domínio da Ortografia não é para quem quer, é para quem pode? Arrogância aos molhos, é para quem quer? Ou para quem já não tem remédio?
Eu receito um Renni ou bicabornato de sódio.. para a azia e falta de carácter de que padece, que eu lhe diagnostico a milhas!
 
Critica tanto a "Central Produtora e Embaladora de Coimbra" como se fosse a única a ter mais vagas do que aquelas que devia. Ainda gostava de saber o porquê desse seu ódio de estimação pela esenfc. Não queres antes falar do plano de estudos novinho em folha da esel? Gostava ler a sua opinião.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!