sábado, agosto 25, 2012

Caça às bruxas!


Tenho imensos amigos dentistas. É uma classe que me é querida. 
Estou solidário com a situação que atravessam, em tudo semelhante à dos Enfermeiros - com graves prejuízos para a saúde na sua abrangência mais lata.
.
É uma falta de respeito para com profissionais (Enfermeiros, Dentistas, etc..) que investiram na sua formação, que exercem profissões desgastantes, penosas, sem margem para erros, de incontornável dedicação e concentração, onde um deslize pode custar uma vida. O que tem vindo a acontecer é intolerável!

Comments:
Isto, sr 1º ministro, isto e que é um REGABOFE!

é gamar, explorar, HUMILHAR, os profissionais de Saúde! Quero ver se essa treta das subcontratações são efectivamente para dirimir! Quero ver quando vamos ter então as negociações reactivadas, já que com a classe médica, a coisa vai rolando e sempre a abrir.
Mas, a ver se, o SEP não se deixa ir em falinhas mansas e à espera e a ver se os camaradas sindicalistas médicos lhe metem uma cunha e uma palmadinha nas costas (de certo que nem com a treta de aparecer na manif deles, lhe valerá compadrios de valor..), e o SE e SIPE se deixam das ameaças escritas, e passam do teclado no dedos, ao pau e cacete nas mãos! Oxalá! que fartos de esperar e por promessas andamos todos..!

Preterir uns, preferir outros. Depois espantam-se alguns espantados e espantalhos, que andem os Enfºs pior que estragados, com tanta lixeira que por aí existe.
 
"profissionais (Enfermeiros, Dentistas, etc..) que investiram na sua formação, que exercem profissões desgastantes, penosas, sem margem para erros, de incontornável dedicação e concentração. Um deslize pode custar uma vida."

Calma lá, mas isto não é o que acontece com os jovens Médicos especialistas??? Ou a esses, qualquer codea já é boa??

Especialistas que apos 13 ou 14 anos de formaçao intensiva ganham 1000 e poucos €€?? Porque não fala nisso??

Toda a saúde está completamente a saque, e nem eu, nem ninguém se esquece do apoio incondicional da OE, e do DE ao MS, a troco de uma promessa de aumento de meia duzia de competencias, que na pratica ate ja existem... O mm MS que permite estes salários!!!

"Tenho imensos amigos dentistas. É uma classe que me é querida. "

Também não me espanta!! Dentária e enfermagem são as duas profissões para onde convergem normalmente os frustrados aspirantes a mini-médicos que ficaram à porta da faculdade de Medicina ;)
 
Mini médico deves de ser tu para vires para aqui preocupar-te com este blogue...MINI!!!!
 
Ao anónimo das 09:46...
Bem para começar o DE discute no SEU blog aquilo que bem entende. Se não entende falar sobre o que "acontece com os jovens Médicos especialistas" assim não o faz, mas se estás tão preocupado porque não crias um blog e falas sobre isso em vez de expôres a tua ignorância aqui? ;)
Dizer que dentária e enfermagem são profissões para "aspirantes a mini-médicos que ficaram à porta da faculdade de Medicina" isso só mostra a sua falta de carácter e de desprestígio para com estes profissionais que devias de ter vergonha de ti próprio se realmente tiveres sentimentos... Mas já agora, a minha vizinha que é enfª acabou o secundário com media mais do que suficiente para entrar em medicina no entanto foi para enfermagem porque nos dias de hoje ainda há quem escolha o curso por gosto e não por ter "prestígio".
Acho que devias de refletir um pouco melhor aquilo que disses-te, pois não sabes quando vais precisar de um enfº quando não conseguires puxar os lençóis para cima ou quando fores a arrastar-te a um dentista com uma dor insuportável nos dentes.
Só mais um coisa, e se alguém quiser seguir enfermagem, med. dentaria ou outro curso qualquer na saúde por querer ser um "mini-médico" isso incomoda-te? és tu que defines os critérios que cada pessoa usa para escolher um curso? e se eu tirar um curso por ser o que gosto menos, o que tens tu a ver com isso?
fica bem...
 
Já que tanto se tem falado do SE, aqui fica este tesourinho... do melhor e que atesta bem o que se passa no Norte, é o tal espirito das USF... calma papagaio (do norte), já te dou alpista!!!

"Exmo. Senhor Director Executivo do Agrupamento de Centros de Saúde...
O Sindicato dos Enfermeiros (SE) vem propor uma reunião de trabalho e, simultaneamente, de boas vindas, ao mundo da Saúde, caso V. Exa. não estivesse nele, já. Somos diferentes e, por isso temos sugestões e soluções diferentes, comparativamente. Não nos deixamos influenciar por currículos maiores ou menores; melhores ou piores, porque já somos defensores do currículo zero, fartos que estamos de molhadas de papel, que escondem a incompetência. Para nós, currículo é um molho de papéis, com ou sem nexo, com a capacidade potencial da cada pessoa, essa é, para nós, a válida, pois é ela que age e faz coisas. Tantos e tais são os problemas que é nosso intento encontrar soluções adequadas para alguns. Com os melhores cumprimentos."

Doutor Médico: Não é para quem quer, é para quem pode.
 
ao anónimo das 9:46...

Ora aí está um comentário de baixo nível que só pode ser feito por uma reles personagem...
Pelos vistos, a Enfermegem e a Medicina Dentária só existem para "escoar" os que queriam medicina?
Pá tem vergonha e enfia-te no buraco de onde saiste...
Anda aí cada patego...

Campos
 
Para o anónimo supostamente médico "especialista em quelquer coisa":

Os "dentistas", para tua informação, são para todos os efeitos MÉDICOS. Infelizmente mini médicos há muitos e estão incritos na ordem dos médicos. Provávelmente tu és um, pelo tipo de mentalidade que aparentas ter, ao te exprimires....
 
Não tenho numa pena dos médicos com 14 ou 14 anos como especialistas!

O sistema está feito de tal forma, que compensa em muito os médicos por terem uma base salarial que referem ser baixa, mas que com cada turno de horas extra, chegam a tirar mais de 450 euros, e em sigic tirar mais de 2500 euros num dia, mais um subsidio de assiduidade - único na europa e no mundo civilizado, para simplesmente nao faltarem ao serviço e nao terem que fazer mais que uma hora, ou melhor mais 20h por mes como os enfermeiros e assistentes operacionais.

È um roubo aos portugueses a forma como este sistema está montado!!!

Se não faltam médicos como a ordem dos médicos refere, como existem tantas horas extra ou melhor milhoes para serem pagos???

Porque não se abrem mais lugares nos hospitais ao inves do saque ao serviço nacional de saude com horas extras que nao acabam?

Para quando colocar esta classe a cumprir horarios e ao inves de andarem a passear nos corredores dos hospitais e começar a trabalhar as 11h, pararem ao 12h, regressarem as 15h do almoço e irem emboras as 16h30 ou voltarem de fora para porem o dedo a horas??

O que fazem na urgencia doentes amontodas e o sr doutor a dormir nos quartos ou almoçar???

Como é possivel trabalharem mais de 48h seguidas num hospital?

Não é estranho um médico levar uma mala para ir dormir para um hospital e ser pago a peso d eouro e ainda por cima ser mal educado e nao ter paciencia para o doente, devido á irritabilidade á flor da pele devido aos turnos acumulados?

È isto o SNS a funcionar no seu melhor!!!!

Com enfermeiras directoras e chefes que com poupanças até se recusam a pedir desinfectante para perto dos registos biométricos alegando que nao existe ja gripe A e não vendo nem percebendo o pk do aumento da incidencia das infecções,,,

Assim se faz enfermagem portuguesa com incentivos de 500 euros e a qualidade de cuidados com vista nao o doente mas os bolsos de chefes,,,
 
“ Doutor Médico disse...
Já que tanto se tem falado do SE, aqui fica este tesourinho... do melhor e que atesta bem o que se passa no Norte, é o tal espirito das USF... calma papagaio (do norte), já te dou alpista!!!

zequinha já nem sei que te diga enfim... e não consegui o que pretendeste com o que citaste do SE, explicas melhor? só percebo a persistência de que os outros são minimédicos e blablá. obg.


 
Os médicos dentistas são médicos dentistas, não são médicos. As competências são diferentes, a formação é diferente, e a Ordem em que estão inscritos são diferentes. Há actos sobreponiveis, claro, mas não são médicos.
 
"Acho que devias de refletir um pouco melhor aquilo que disses-te, pois não sabes quando vais precisar de um enfº quando não conseguires puxar os lençóis para cima ou quando fores a arrastar-te a um dentista com uma dor insuportável nos dentes."

Caro anónimo das 8/26/2012 01:19:00 a.m., o senhor também não sabe quando lhe irão bater à porta umas hemorróidas prolapsadas de grau IV. Por isso, respeito, consideração e reconhecimento à classe médica que tanto gostam de denegrir.

Só mais uma coisa. Os médicos também sabem puxar lençóis para cima e se o anónimo das 9:46 estiver com dor de dentes, sempre pode recorrer a um MÉDICO estomatologista. E aprenda só mais isto: não se escreve "disses-te"; isso nem sequer existe. "Disseste" é como se escreve. Vá, aprenda que eu não duro sempre. E nem só de lençóis vive o homem, ou neste caso o enfermeiro ;)

Cumprimentos.
 
LOL anonimo das 7.39

Os dentistas não são Médicos coisa nenhuma... Bem tentam colar-se a esse rótulo que para efeitos comerciais aumenta e muito a credibilidade...

Médico em Portugal implica-se ser-se licenciado em Medicina e Cirurgia por uma Faculdade de Medicima e estar inscrito na OM. Ora nem dentistas tiraram medicina, muito menos estão inscritos na OM, até porque tem ordem própria...

Como vês, nunca é de mais pensar antes de fazer figura de urso!
 
“ Caro anónimo das 8/26/2012 01:19:00 a.m., o senhor também não sabe quando lhe irão bater à porta umas hemorróidas prolapsadas de grau IV. Por isso, respeito, consideração e reconhecimento à classe médica que tanto gostam de denegrir. “

para tratar hemoróoidas não é preciso um médico, mas sim pomada Faktu, um dedo e umas luvas.
 
Afinal, há USFs onde impera o mérito e a competência... fica o exemplo:

"As nomeações da ARS Norte para Diretores Executivos dos Agrupamentos de Centros de Saúde (ACeS) continuam a surpreender pela negativa, evidenciando o compadrio político ao invés da competência e do mérito como ainda recentemente defendeu o Sr. Primeiro-Ministro no discurso do Pontal. Dos doze novos Diretores nomeados, oito não têm qualquer experiência na área da saúde e nove não pertencem aos mapas de pessoal do SNS. O Decreto-Lei 28/2008 que regula os ACES refere como critérios preferenciais de designação: a) A competência demonstrada no exercício, durante pelo menos 3 anos, de funções de coordenação e gestão de equipa, e planemanento e organização, mormente na área da saúde; b) A formação em administração ou gestão, preferencialmente na área da saúde. A lei, não está a ser cumprida. O Sr. Ministro da Saúde descarta-se de responsabilidades, argumentando que as nomeações são da responsabilidade das ARS. Efectivamente poderiam ser se tais tivessem sido por ele delegadas como, aliás, permite a legislação. Mas o que se verificou neste processo foi que a ARSN propôs e o Sr. Ministro aceitou e assinou os respetivos despachos de nomeação. Como é possível o Sr. Ministro assinar despachos em que afirma nomear com base na competência técnica, aptidão, experiência profissional e formação adequada evidenciadas na respectiva sinopse curricular, quando quase todas revelam exactamente o contrário? A USF-AN lamenta que o critério preferencial tenha sido, não o que a lei determina, mas o clientelismo político. As atuais nomeações, ao preterirem as capacidades e experiência dos técnicos do SNS, humilham os seus profissionais que, há longos anos, têm vindo a construir um modelo de referência no quadro das nações desenvolvidas. Por outro lado o Ministério da Saúde admite criar mega-ACES, sem fundamentação que o justifique, desrespeitando estudos prévios, a lei em vigor e as recomendações do Grupo Técnico para o Desenvolvimento dos CSP. Este conjunto de ações poderá determinar um rude golpe na qualidade dos serviços e deteriorar as prestações assistenciais que nos últimos anos tanto têm melhorado com a implementação da reforma dos CSP. A USF-AN será, sempre, frontalmente contra as ilegalidades que se têm verificado e continuará a purgar pela implementação da autonomia gestionária dos ACES prevista no Decreto-Lei 28/2008 e pela transparência e fundamentação dos critérios de nomeação dos Diretores Executivos dos ACES. Continuaremos disponíveis para colaborar com qualquer governo, com qualquer ministro ou administração na base dum SNS que conjugue Proximidade, Qualidade e Sustentabilidade. Mas nunca pactuaremos com aquilo que hoje aqui vimos denunciar.

Devo tb dizer que, após vários comentários censurados pelo DE, opto por não responder a outros cobardes iguais a mim, que se refugiam no anonimato de um blog feito à-nossa medida... para os curiosos, deixo-os com a ignorância, mesquinhês e apatia, pois é isso que nos destingue e, que nos assenta bem!

Doutor Médico: Não é para quem quer, é para quem pode.
 
Á Bilirrubina...
1º Eu não fiz nenhum ataque aos médicos (nem sei onde foste buscar essa ideia...) 2º Eu não disse que os médicos não sabem puxar lençóis (também não sei onde foste buscar essa ideia...) Talvez prefiras ocupar os médicos a ajeitar lençóis em vez de fazerem diagnósticos (não te aconselho gestão hospitalar) Não sei porquê, mas deste a entender que para ti os enfermeiros não servem para nada. 3º É claro que não é só de lençóis que vive o homem, talvez prefiras que eu tivesse exemplicado todas as possíveis e imaginárias tarefas que um enfermeiro pode fazer, era melhor não era? 4º se o teu amigo ignorante das 9:46 estiver com uma dor de dentes, vai aramar-se em orgulhoso e fazer km's para ir a um médico estomatologista se a clínica dentária estiver mais perto? isso é com ele... Já agora penso que também fazias o mesmo... 5º e último, vai-te mas é preocupar com hemorróidas prolapsadas de grau IV em vez de mostrares que és o/a maior a corrigir o que os outros escrevem.
ass: O anónimo das 8/26/2012 01:19:00 a.m
 
Oh! Bilirrubina muito direta, diz-me lá que competencias tem a mais um médico estomatologista de um médico dentista? A grande maioria dos médicos estomatologistas está decrepita, o que faziam e ainda fazem nos Hospitais públicos aonde a maioria trabalha é fazer extrações dentárias a uma população carenciada, durante anos a fio nada fizeram pelos cuidados orais dos portugueses, foi necessário que os médicos dentistas inovassem.Hoje a medicina dentária portuguesa é das mais prestigiadas do mundo, eu disse medicina dentária portuguesa, não estomatologia portuguesa porque essa ainda vive na idade das trevas para a maioria exceto raras exceções que não se armaram em perconceitosos e foram aprender com os médicos dentistas, a arte da reabilitação oral nas suas várias vertentes.Para tua informação o bastonario da ordem dos médicos dentistas é o presidente da FDI e não o presidente do colégio dos médicos estomatologistas, isso diz tudo e causa muita dor de cotovelo até ficar verde de inveja á Rosarinho Malheiro, que enquanto lhe interessou andou a lambuzar-se toda a dar aulas nas faculdades de medicina dentária. Bilirrubina se não queres ter uma dor de dentes consulta um médico dentista, aqui está a diferença, chama-se prevenção, que muito deve á medicina dentária em Portugal.
Fica sabendo que se os médicos dentistas tivessem o lugar assegurado como tu doutorzinho no SNS, todos nós iríamos sair beneficiados, sabes menos antibioticos eram ingeridos e menos estirpes resistentes iriam existir, Garanto-te que estes não iriam dormir como tu dormes quando estás de serviço e o zé povinho com dor de dentes.
 
"para tratar hemoróoidas não é preciso um médico, mas sim pomada Faktu, um dedo e umas luvas.

8/27/2012 11:44:00 a.m."

Hemorróidas de grau IV (prolapso hemorroidário permanente e irredutível) não precisam de intervenção médica? O senhor tem noção? Para que queria o dedo e as luvas se a hemorróida é irredutível? Já ouviu falar em incisões com recurso a anestesia local, laqueação elástica, coagulação a laser, escleroterapia ou em hemorroidectomia? O faktu é bom quando a malta come umas bananas verdes a mais.

Anónimo das 8/26/2012 01:19:00 a.m., quando uso a expressãao "gostam de denegrir", estou a generalizar. não estou a dizer que é o senhor, especificamente, que o está a fazer. Bem sei que o enfermeiro faz muita coisa. Executa um trabalho louvável. Mas isso não invalida que não possa aprender qualquer coisinha de ortografia. O meu comentário era mais um incentivo, não leve a mal. Mas já vi que a humildade e a vontade de aprender não é muita. Deixe lá. Quanto à história dos km's, se eu estiver a trabalhar num hospital, parto do princípio que mudar de piso para ir consultar um colega estomatologista seja mais rápido, fácil e à priori mais barato do que deslocar-me a uma qualquer clínica dentária. E por outra, clínicas médicas com Serviço de Estomatologia não são oasis, amigo. Elas andam aí. Longe de mim querer ocupar os médicos com a gestão dos lençóis e das fronhas. Mas perante o cenário dramático que estava a conjeturar, aprouve-me dizer que nem só os enfermeiros puxam lençóis para cima. Há médicos, auxiliares. E não, não acho que os enfermeiros "não servem para nada". Pelo contrário, na minha opinião possuem uma grande área de intervenção. Mas haja bom senso. "Não sejam mais papistas que o papa".

Cumprimentos.
 
" Devo tb dizer que, após vários comentários censurados pelo DE, opto por não responder a outros cobardes iguais a mim, que se refugiam no anonimato de um blog feito à-nossa medida... para os curiosos, deixo-os com a ignorância, mesquinhês e apatia, pois é isso que nos destingue e, que nos assenta bem!

Doutor Médico: Não é para quem quer, é para quem pode."

Ohhh.... Andam a censurar as tuas parvoíces é? Queres um miminho?
E pelos vistos já não és tão anónimo assim, na UBI já és bem conhecido, por palerma e irritante! O que te sai da boca é quase igual ao que expeles pelo c.....
As melhoras! ;)
 
Senhor pseudo Doutor aka enfermeiro devia ir consultar um profissional daqueles que tanto gosta de não gostar. Pois anda com delírios e temo pela sua saúde mental "Estou solidário com a situação que atravessam, em tudo semelhante à dos Enfermeiros". Onde é a que a situação é sequer parecida?! Quanto mais em tudo semelhante?!

Dentista é uma profissão liberal, não existe uma carreira pública de dentista, nem sequer o SNS emprega este tipo de profissionais. Se os dentistas estão mal pagos é por culpa da exploração das entidades empregadoras PRIVADAS que bem sabem aproveitar-se das leis de mercado, e da desculpa da crise, que é usada para explorar todos os trabalhadores e não só os ligados
a saúde. Uma situação em tudo diferente dos enfermeiros, os quais são funcionários PÚBLICOS, na grande maioria!

Se não tem nada para dizer cale-se e não diga porcaria, se quer comparar-se a profissionais de saúde mal tratados, tem os fisioterapeutas, os cardiopneumologistas, radiologistas terapeutas ocupacionais... ou esses já lhe fazem comichão na sua visão hierárquica deturpada?
Quer tanto que os enfermeiros sejam nivelados como médicos que se afasta de tal forma da realidade que se torna ridículo no que aqui coloca.
 
..continuo sem entender a crítica às USF (até compreendo, pois quem desdenha quer comprar...) e ao SE... quanto a este último... talvez a ironia não esteja ao alcance de todos?..

e há estudos? pareceres? provas de que o mau desempenho e resultados das USF é assim como propagandeado? sei dos incentivos , sobretudo aos médicos - muito por trabalho dos Enfºs; uns trabalham, outros ficam com os louros... a proporção de recursos humanos também julgo descabida mas ao menos até os Enfºs lá são melhor remunerados..! E pelos vistos as USF estão a ter bons resultados mas posso estar enganado.
 
Para o "URSO":

Para tua informação os médicos dentistas sairam da OM porque quiseram, ou seja pagavam as quotas, mas não eram defendidos dignamente. Mas para que saibas, já essa discussão está totalmente ultrapassada, pois já foi reconhecida pelos tribunais, quando alguns médicos da OM se queixaram contra alguns médicos dentistas por supostamente estarem a usurpar funçoes dos referidos médicos da OM. Mas os tribunais vieram dizer, que para todos os efeitos os médicos dentistas são MÈDICOS. Mais, um Ilustre Médico da OM, professor de medicina legal, veio clarificar isso, quando veio pedir à procuradoria geral da república, que clarificasse se os médicos da OMD podiam ou não passar atestado de óbito, tendo sido bem claro que tambem foi considerada pela mesma, que médico dentista é MÈDICO. Se te quiseres dar ao trabalho é só investigares e leres os acordãos que atestam isso, assim como pareceres juridicos. Ou seja os médicos dentistas podem fazer o que entenderem na área médica desde saibam fazer e assumem a responsabilidade por tal. È a Mesma coisa que um ortopedista dar consultas de clinica geral, alguns fazem porque sabem outros não o fazem porque perderam competências.

E mais, se sabes assim tanto diz-me tu o que é que faz um estomatologista que um médico dentista não saiba fazer OU NÂO POSSA FAZER???!!!

Já agora para terminar a do URSO ficou-te muito mal, e se és médico, em nada dignificas a tua ordem profissional, é pena que ela não tenha conhecimento de tal atitude. Estamos num debate, com ideias diferentes e por vezes com alguma picardia, mas com respeito!!!Já agora, os médicos dentistas não precisam de publicidade da OM!
Sou médico dentistas e para tua informação faço muitos actos médicos generalistas e reconhecido pelos teus colegas da OM. Passa bem.
 
Eu acho que os especialistas em medicina ganham mal!... É uma injustiça!...
O quê?!... 13 anos a estudar!...
Mas não era preciso tanto tempo!... se fossem inteligentes, faziam aquilo em metade!
Fazem-me lembrar uma conhecida que andou 12 anos para tirar um curso de Engenharia e não consegui acabar! 12 anos de sacrificio, de stress, tantos exames e agora ganha 600 € porque o pai arranjou-lhe emprego na camara minicipal. Acho que ganha mal!... O que o estado investiu nesta engenheira
 
Olá, parabenizo pelo Site, e pela Proposta, durante minha vida acadêmica foi de grande valia. Hoje tenho meu proprio site:
www.enfermagemdigital.com.br
Noticias de Emprego, Concursos, Cursos Gratuitos e Pagos, nosso foco é educação continuada, atualização e profissional.
Abraços, François!
 
Gostava de obter uma resposta quanto, às USF, e ao comentário do comunicado do SE
Obg
 
Incrível como aqui o tema da questão deixa quase imediatamente de interessar, passando-se a ataques fúteis entre classes. A questão aqui é só uma; tratamentos de complexidade técnica alta com remuneração baixa. Falta de incentivos, baixa na qualidade, erros.. Mas será que isto não interessa a quem comenta??

Porventura já repararam na "proliferação" de clínicas dentárias? Na "oferta" (que tem tudo menos disso!!) de tratamentos? Na fidelização em tratamentos que depois não são continuados, em grandes grupos de clínicas?

Enfim... o que interessa mesmo a alguns é rebaixar o outro. Engraçado como o tão "alto nível" de alguns ainda permite vir aqui comentar... Só assim se sentem melhor com a vida...

Já agora, a todos os médicos recém-licenciados que aqui vêm largar postas; a Medicina Dentária não existiu separada da Medicina. Esta teve formação paralela IGUAL nos primeiros anos, diferindo na parte clínica. De tal forma, que a inscrição dos dentistas era OBRIGATORIA na ordem dos médicos, na altura na secção de Medicina Dentária. Portanto, não só eram médicos, como existia vínculo legal na inscrição. Mas como sempre... os estomatologistas ficaram rapidamente em desvantagem numérica (de referir que muitos ALUNOS DE MEDICINA trocaram de curso para medicina dentária), e com o apoio de um novo bastonário houve conflito, que fez com que os dentistas saíssem da ordem e formassem mais tarde a sua.

Agora POR FAVOR, retornem ao assunto inicial; a desvalorização do profissional, seja ele médico dentista ou enfermeiro. ou médico, pois pelas manifestações acho que também vos deve interessar! Ou não??...
 
Hemorróidas de grau 4 precisam de tratamento cirúrgico, qual faktu qual carapuça.
 
Bilirrubina, no primeiro comentário atacas, dizes para eu nao "denegrir" os médicos porque um dia podia ter hemorróidas prolapsadas de grau IV, quando eu nem sequer "denegri" nenhum médico e agora vens com um comentário de coitadinha... opa poupa-me!! Tu só por teres defendido esse completo anormal que fez o 2ºcomentário, para mim faz com que sejas igual a ele digas o que disseres.
Essa do incentivo... ahah epa aserio esquece mesmo
 
"E mais, se sabes assim tanto diz-me tu o que é que faz um estomatologista que um médico dentista não saiba fazer OU NÂO POSSA FAZER???!!!"

Em relação ao resto do comentário nem vou responder, porque seria demasiado tempo perdido.

Não posso porem deixar de ressalvar esta verdadeira Pérola!!

Ora então, e respondendo à sua pergunta, um Médico Estomatologista pode fazer tudo aquilo que uma formação intensiva em MEDICINA de 12 ou 13 anos lhe permitem ;) Um dentista limata-se aos seus 5 anitos sendo o ultimo já só pratico ;) Deu pa entender a diferença?...
 
"e há estudos? pareceres? provas de que o mau desempenho e resultados das USF é assim como propagandeado? sei dos incentivos , sobretudo aos médicos - muito por trabalho dos Enfºs; uns trabalham, outros ficam com os louros... a proporção de recursos humanos também julgo descabida mas ao menos até os Enfºs lá são melhor remunerados..! E pelos vistos as USF estão a ter bons resultados mas posso estar enganado."

Para quando, o teu êxito: "Princípios de Medicina enterna: das fraldas aos lençóis" onde poderás expor perante o mundo todo o teu saber e ciência. AHAHAHAHAHAHAHAHAHA
 
enf do Norte, sabes a diferença entre acetábulo e cav cotiloideia????
 
Ao anónimo da 12:37, concordo consigo quando diz que se deveria concentrar a energia no assunto principal (que embora não consiga filtrar a mensagem tão bem como você) é a desvalorização de Todos os profissionais de saúde. No entanto num blog onde impera um ódio mesquinho por uma classe (Médica) que, em grande parte dos artigos aqui apresentados, parece ser o principal objectivo do blog, ao contrário, da lógica, defesa e valorização da classe de quem o escreve (Enfermagem). Torna-se difícil realmente comentar o que interessa.

Ainda mais difícil se torna, quando os assuntos são apresentados de forma completamente fora de contexto, o que me leva a pensar que quem escreve isto tem um qualquer problema de adição a substancias ilícitas, ou é completamente desequilibrado. Não vejo onde os Dentistas, com todo o respeito pela classe, conviva com situações onde "um deslize pode custar uma vida". E mesmo em Enfermagem, com respeito pela classe no geral, parece-me que situações desta índole serão muito esporádicas, ou mesmo inexistentes para enfermeiros singulares. Pois, é muito giro afirmar-se que lidam com situações de vida e morte, esquecendo que não estão sozinho e que não há responsabilização para a classe, mas convém lembrar que em situações onde alguma coisa corre mal é o médico que acarta com as responsabilidades. Nunca se ouviu falar de erros da equipa multidisciplinar nem numa negligencia de enfermagem que tenha morto alguém! Quando dramatiza o que escreve devia lembrar-se que tem sempre um médico que lhe está a proteger as costas.

É por isto que lhe digo, sr/a pseudo doutor, enfermeiro era bom que quando afirma que é intolerável a falta de respeito com os profissionais de saúde, aplicasse o conceito primeiro a si. E começasse a respeitar os Médicos como profissionais que são, era um bom principio e cimentava a sua posição e carácter.
 
Anónimo disse...

Hemorróidas de grau 4 precisam de tratamento cirúrgico, qual faktu qual carapuça.

8/29/2012 04:39:00 p.m.

A gente sabe, os Enfermeiros nos centros de Saúde fazem isso aos pontapés.
 
Ao srº/srª Janus: ora vejamos se um enfermeiro da uma dose errada de um medicamento isso nao e por em causa a vida do doente ??? E a culpa não vai ser do enfermeiro ??? Ao realizar um cateterismo vesical se não se usar tecnica asspectica cirurgica e o doente contrair uma infeção urinaria a culpa não é do enfermeiro ???

Como pode ver os enfermeiros têm MUITA responsabilidade, e por muito que não goste, sim temos as vidas das pessoas nas mãos, ate porque os medicos estao sempre nas enfermarias não é ??? Se entrar algum doente em PCR não vai ser o enfermeiro o primeiro a fazer SBV ????

Nunca ouviu nenhum caso de enfermeiros negligentes optimo e sinal que são excelentes profissionais. ( mas infelizmente já houve alguns casos informe-se)
 
Ao anónimo das 8/27/2012 07:22:00 p.m.

Não sabe se durmo ou se não durmo. Por isso, não vá por aí. Nunca esteve em causa a competência de um médico dentista, mas se é um bom dentista deveria saber que apesar da área de intervenção ser bastante sobreponível existem algumas diferenças!

Para já, o médico dentista faz a sua formação na Faculdade de Medicina Dentária durante 5 anos, o médico
estomatologista tira o Curso de Medicina (6 anos + 1 ano [ano comum]) e depois precisa de mais quatro anos para se
especializar em Estomatologia. Ou seja, além de muito mais tempo de estudo, em sentido lato, tem uma visão do doente num todo muito maior que um dentista poderá ter pois estudou muito mais sobre o corpo humano e seus sistemas, além da cavidade oral! Por exemplo, lesões oncológicas na língua de grandes dimensões implicam uma cirurgia mais avançada, que terá de ser executada por um estomatologista. Pessoas que estejam sujeitas a terapêutica com bifosfonatos não podem fazer determinados tratamentos dentários. Esses tratamentos
implicam conhecimentos médicos porque esses pacientes ficam sujeitos a análises
específicas, radiografias e outros exames de diagnóstico que estão enquadrados no foro
médico, no contexto de uma doença sistémica, como a osteoporose, por exemplo. Não nego que a Med. Dentária tenha sofrido grandes evoluções mas ainda há diferenças. Quanto a "politiquices", passo o termo, de bastonários e não sei que mais, não comento porque não estou dentro do assunto, lamento.

No entanto queria ressalvar que quando respondi ao anónimo não queria atacar nem enfermeiros nem dentistas. Apenas quis mostrar-lhe que ao contrário das suas epifanias da treta, o meu colega não iria ficar ali ao abandono, moribundo, sem prestação de cuidados à dor de dentes nem ao frio, pois quer para uma situação quer para outra, um médico poderia perfeitamente socorrer-lhe. Achei ridícula a sua intervenção e não me contive em comentar.

E para finalizar... Anónimo das 8/30/2012 12:38:00 a.m
A minha ideia nem era tanto defender o meu colega. Era mais tentar mostrar-lhe o quão patético o senhor é. Põe-se a ameaçar os outros assim com argumentos meios tristes. Mas também, de alguém que trata por "tu" outrem que não conhece é o expectável.

O Bilirrubina
 
Caro EE.LCA, acho engraçado que para defender uma posição tenha decidido falar contra si própria. Não acho é que os exemplos tenham sido muito felizes, os enfermeiros não prescrevem só dão a dose errada se não souberem seguir indicações. Quanto aos riscos de infecção urinária, é preciso ser muito negligente esconder a infecção de um médico impedi-lo de atacar com antibióticos para matar alguém, quanto as PCR, qualquer pessoa com um curso de suporte básico de vida tem a obrigação, mais que não seja moral, de prestar auxilio. Sim, os enfermeiros têm muitas responsabilidades, e acredito que algumas possam levar a desfechos dramáticos, mas não vamos exagerar.
 


" Para quando, o teu êxito: "Princípios de Medicina enterna: das fraldas aos lençóis" onde poderás expor perante o mundo todo o teu saber e ciência. AHAHAHAHAHAHAHAHAHA ."

...zé continuo sem uma resposta, só uma tentativa de vilipêndio (tu tentaste).
Afinal as USF são um êxito ou não? E se não - ou sim - porquê?
obg
 
EE.LCA, dificilmente matará alguém na tua vida, ainda que se engane frequentemente no que administrará. No entanto, mesmo essa possibilidade já de si remota, é cada vez mais improvável, uma vez que vem tudo certinho para as enfermarias preparado pelos srs da farmácia. O sr enf só tem de preparar (quando necessário) e administrar o que o médico prescreveu e veio parar às tuas mãos já pronto.

Ler rótulos e confirmar o que se administra por ordem médica não é complexo, o que está a querer fazer é atirar areia para os olhos dos outros elevando o exercício da enfermagem a um nível de complexidade que não lhe assiste.

Os enfermeiros não têm MUITA responsabilidade, têm alguma, a de não serem completos asnos e usarem técnica asséptica nas algaliações, e não serem totalmente analfabetos para conseguirem ler rótulos/dosagens para confirmar que o que tem na mão é o prescrito (cada vez menos necessário graças à automatização da logistica).

Quem tem muita responsabilidade é o médico, responsabilidade em diagnosticar e tratar. Os enfermeiros são técnicos, executam consciente ou inconscientemente (depende de cada um) aquilo que lhes é entregue.
 
Não era preciso ser tão incisivo, mas sim está dito. Um enfermeiro para ser responsável directo por uma morte, só por muita maldade ou por muita estupidez.
 
À bilirrubina (outraves...)...
Se a tua ideia não era defenderes o teu colega, perdoa-me mas re-lê os comentários e pensa bem senão foi isso o que pareceu.
Mas eu ameacei alguem? onde é que eu fiz ameaças?? enfim, mentalidades... E sabes eu comecei todos os comentários a tratar por "você" (juro pela minha vida que é verdade, agora acredites ou nao...) mas depois lembro-me que não merecem, pois como disse, o anonimo das 8/25/2012 09:46:00 a.m. veio ca rebaixar e tu (como pareceu ser!) vieste defendê-lo e a meu ver não me pareceu justo tratar por "você", mas vê la se ficaste ofendido/a, eu não tou aqui no pc de fato e gravata. Trata-me por "tu" tambem, mal menor dos meus problemas fosse as pessoas tratarem-me por "tu"...
João (agora assino para nao haver confusões)
 
" Janus disse...

Caro EE.LCA, acho engraçado que para defender uma posição tenha decidido falar contra si própria. Não acho é que os exemplos tenham sido muito felizes, os enfermeiros não prescrevem só dão a dose errada se não souberem seguir indicações."

Não concordo prezado janus, pois se os Enfºs, se fossem criaturas bovinas e automáticas, e administrassem timtim por timtim o que está prescrito, aí sim é que era morte e ai jesus - os Médicos também se enganam, na via de administração, na dosagem, nas interacções; por isso é que o trabalho em equipa, e a responsabilidade do Enfº no que à medicação diz respeito, salvam vidas, e evita-se estraga-las.


 
Este comentário foi removido pelo autor.
 
Este comentário foi removido pelo autor.
 

" Quem tem muita responsabilidade é o médico, responsabilidade em diagnosticar e tratar. Os enfermeiros são técnicos, executam consciente ou inconscientemente (depende de cada um) aquilo que lhes é entregue. "

...responsabilidade do médico em prescrever, ok;
e a responsabilidade de aferir os efeitos esperados/ indesejados/ interacções, ou de corrigir o médico quando se engana?
Esquece-se que os Enfºs também diagnosticam.. também são clínicos..
jacaré, a lagoa não é só tua..! ;)


 
Pronto então os enfermeiros não tem responsabilidade nenhuma pois não ????
Outra valencia dos enfermeiros em que a sua responsabilidade está bem à vista (só não ve quem não quer) : A triagem !!

Então expliquem-me por alma de quem é que um enfermeiro foi acusado de negligencia por supostamente ter atribuido uma pulseira errada numa urgencia e o paciente faleceu sem ser observado pelo medico que por motivos de força maior ( estava na hora do repouso aka dormir ) nao o viu no tempo de espera da respectiva cor e por isso, acusaram o enfermeiro dizendo que este devia ter dado pulseira com tempo de espera mais reduzido, quando na verdade o enfermeiro fez uma triagem ajustada ao que via ( já que não diagnosticamos não somos obrigados a saber possiveis sintomas complicados não é ??? ;D )e o paciente só faleceu porque o doutorzinho estava no relax e não viu o paciente a tempo... MAS QUEM SE FU%&" ????? O Triste do enfermeiro para variar -.-"
 
Anónimo das 9/01/2012 02:05:00 a.m. disse...

Não era preciso ser tão incisivo, mas sim está dito. Um enfermeiro para ser responsável directo por uma morte, só por muita maldade ou por muita estupidez.


Há aqui tanto doutor medico e ( estudantes por vias travessas disso ) que se vem aqui gabar que estudam 1204913274321541 anos e 1294762103572035723076 horas dão o corpo humano ao mais infimo atomo, entao com tanta preparaçao ainda cometem erros ???? Semi Deuses a cometerem erros ??? Médicos a serem responsaveis por mortes de pessoas só por muita maldade e estupidez já agora acrescento incopetencia falta de estudo e preparação fisica!!! Sim porque aqules cirurgioes que operam varizes e em vezes de cortarem varizes cortam arterias e tem de amputar pernas devem dar muito uso as mãos ( descascar pessegos se calhar )e depois quando chega à hora da cirurgia vao para la parecem doentes com parkinson...
 
Enfº do Norte, primeiro, se no seu serviço não é a farmácia que prepara a medicação, é porque está atrasada no tempo ou então o sistema é de stock nivelado pelas características muito particulares do serviço (urgências p.e.). A unidose já faz parte de quase todos os hospitais portugueses. Segundo, o farmacêutico não prepara medicação, é o técnico.
Terceiro, vá ver o decreto, uma prescrição é uma ordem médica.
 
É EE.LCA, é mesmo isso, os enfermeiros são os santos e sabixões, os médicos que até são mais inteligentes e estudam mais não pescam nada do assunto. Ó amigo, venha para medicina e garanto-lhe que vai olhar para trás e ver o quão pequenino a sua formação o vai fazer sentir.
 
" Anónimo disse...

EE.LCA, dificilmente matará alguém na tua vida, ainda que se engane frequentemente no que administrará. No entanto, mesmo essa possibilidade já de si remota, é cada vez mais improvável, uma vez que vem tudo certinho para as enfermarias preparado pelos srs da farmácia. O sr enf só tem de preparar (quando necessário) e administrar o que o médico prescreveu e veio parar às tuas mãos já pronto. "

ããhh não, não é assim pois no meu serviço são os Enfºs que preparam a medicação, e não o farmacêutico. Não sendo um hospital, não há farmacêrutico; depois, há uma importancia no que direi a seguir, e que sempre, desde sempre, me ensinaram: quem prepara, é quem administra - lembram-se do barraco que deu a história das gotas oftalmicas que cegaram 5 doentes? e quem se lixou, foram farmaceutico e auxiliar... modernices não é?...



 
“ Anónimo disse...
É EE.LCA, é mesmo isso, os enfermeiros são os santos e sabixões, os médicos que até são mais inteligentes e estudam mais não pescam nada do assunto. Ó amigo, venha para medicina e garanto-lhe que vai olhar para trás e ver o quão pequenino a sua formação o vai fazer sentir.

9/02/2012 12:11:00 a.m. “

nãã, nem por isso; para Enfermeiro, eu, fui bem formado, e não para médico ou parecido ;)
deixa a altivez da imaturidade jacaré!..

e fica-te pºelo teu curso, optimo curso; porque te vens preocupar com os pequeninos dos enfºs pergunto?.. ameaçado? preocupado? pias baixinho como dizem alguns colegas?... enfim... vá um abç.



“ (...)Terceiro, vá ver o decreto, uma prescrição é uma ordem médica.
9/02/2012 12:08:00 a.m.”

olá; sem provocação nisto, por favor cite-me o decreto, a sério, só para que reuna mais informações acerca disso, já que não encontro nada no google.. obg.
E já agora, e sem picardias de "ordem vs. indicação”, uma ordem não se impõe absoluta; afinal, não se esqueça da função dos Enfºs, em relação à terapêutica, como já referi.
E sim, os enfºs estão bem preparados para assumir prescrição de ECD e Mx, consoante a sua especialidade, e quanto a um nº limitado de fármacos para dar rrsposta aos diagnósticos de enfermagem - tal como praticado “lá fora”;
não tenho quaisquer intenções de armar ao médico e substituí-lo porque, não tenho a mesma formação para a molécula, que tem um médico, no que tbm diz respeito à sua adequação clínica/ diagnóstico médico.
Mas em verdade digo...: há coisas agora, na minha opinião, se calhar um pouquito mais importantes que a redefinição da autonomia para a prática da Enfermagem, tal como a negociação de uma carreira decente (SEP um abraço que não me esqueço de vós)!
abç
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!