sábado, agosto 25, 2012

Festa rija!



Eu também acho uma festarola. Estou certo que o lendário Dr. João Carvalho, Presidente do Colégio de Ginecologia e Obstetrícia da Ordem dos Médicos, também acha.
.
Perigosos - na verdadeira assumpção da palavra! - são os partos nas mãos dos parteiros (olha olha, até a etimologia é comum; quem diria?), os tais Enfermeiros especialistas em Saúde Materna e Obstétrica, reconhecidos e autónomos em todo o mundo (especialmente nos melhores sistemas de saúde do planeta), cuja competência é reiterada e ratificada vezes sem conta, por todos os estudos, investigações e publicações prestigiadas, e inequivocamente recomendados worldwide pela OMS!

Comments:
Ahhh! bom e belo país que temos! o bombeiral amigo fica bem na figura, a partejar como pode e como acha que pode, enquanto que nos jornais, enaltecem os de sucesso; gostava era de ver e saber dos que, nem por isso..

O dr. João carvalho, presidente do colégio SMO, que palavras sábias e de desdém, guardará para o bombeiral?? Depois de tanta baboseira arrotada por boca ligada a cérebro arrogante e pouco dado a conceder valor a outros cérebros e mãos enfermeiras, bem quero ver o que irá sobrar para os bombeiros, prestimosos é certo mas, não tão competentes nesta arte de partejar; mas não são os únicos, certo presidente do colégio?.. ; )

mandar uma mulher à faca rende mais que fazê-la parir por via natural...
 
Como EEESMO que sou, proponho que todos tenham cadeiras de combate a incêndios e ter equivalência a bombeiros para poderem fazer partos fora dos hospitais, e serem aplaudidos da mesma maneira, em vez de serem chamados de "perigosos e habilidosos" por "pareceiros" no ministério da saúde....
que vergonha! que lamento! que país!
 
Pode a enfermeiragem ficar descansada, que ao contrário dos vossos receios, Bombeiro nenhum quer agora andar a fazer de parteiro em ambulancias...

Muito pelo contrario, apesar da pobreza de comentários e pior que isso, de pensamento, deveriam perceber que um parto numa ambulância é sempre um momento de grande stress e preocupação que todos os Bombeiros dispensam com agrado. O que não invalida que quando ocorre algum com sucesso, seja um sempre um dos (raros) momentos de alegria que se tem, ao servir a Nobre farda dos Bombeiros. Algo que vocês não fazem sequer ideia do que é...
 
caro anónimo das 05.00 pm, por favor, veja que a crítica cinge-se sobretudo ao sistema e aos poucos que querem dar passos mais largos que as pernas; um bombeiro é um valioso membro da sociedade, nem vale a pena discutir isso; pena é que parece dar-se valor a este tipo de situações, em vez de salvaguardar condições, em que as mulheres possam parir num ambiente seguro, e com profissionais melhor qualificados.
abç
 
Caro Enf. do Norte:

"veja que a crítica cinge-se sobretudo ao sistema e aos poucos que querem dar passos mais largos que as pernas"

Esse comentário pode perfeitamente atribuir-se aos enfermeiros, e à sua tentativa permanente de adquirir funções e competências que hoje pertencem a outros profissionais, nomeadamente os Médicos...

Em relação a este tipo de situações, se reparar bem, são aproveitadas por dirigentes da Liga de Bombeiros Portugueses, mais por uma questão de publicidade do que de novidade. Há dezenas de anos que crianças nascem nas ambulancias dos bombeiros, felizmente hoje em dia, na maioria dos casos com apoio diferenciado de uma VMER. Como lhe disse e repito, apesar de fazer parte da formação dos Bombeiros, no curso de TS, e no TAS a questão dos partos, por experiencia propria garanto-lhe que todos os dispensamos... Não se trata por isso, ao contrario do que acontece noutras profissões ( a sua é um exemplo) de querer dar passos mais largos que as pernas, mas sim actuar dentro das competencias proprias sempre que a situação o exige. E é da competencia dos Bombeiros, perante uma situação de parto acionar via CODU uma VMER para o local e apoiar/executar o parto sempre que necessário...

É evidente há profissionais muito mais preparados para este tipo de situações, é obvio mas isso nem sequer está em discussão...nem nunca estará porque na minha modesta opinião, os Bombeiros em geral sabem muito mais estar no "seu lugar" do que outras classes que conheço.
 
Caro anónimo das 8/26/2012 05:00:00 p.m.a enfermagem está descansada, a bombeiragem é que devia refletir sobre o que quer ser para se dar ao respeito. Não é função do bombeiro ser motorista de taxi coletivo, os comandantes das corporações como querem fazer alguns euros, usam os seus efetivos para essas funções. Caro Bombeiro ,que presumo que o seja, a sua função é na frente de combate de um incêndio. O transporte dos cidadãos doentes ou das parturientes deveria ser efetuado em segurança com enfermeiro e médico. Para quando terminar com este comerciozinho com do transporte de doentes como fonte de rendimento de mantimento dos quarteis, esta é verdadezinha encoberta meu amigo.
 
Anonimo das 05.52 pm

Respondo-lhe de uma forma muito simples e directa: Se o Sr. quiser financiar com o seu dinheiro, o CB da sua localidade, este deixa hoje mesmo o transporte de doentes não urgentes. Até lá, porque os CB precisam de fardamento, porque as viaturas não andam a agua e porque há contas para pagar, esse tipo de serviço infelizmente ter-se-á de manter.

Em relação ao resto do seu comentário, é função e sempre foi função dos CBs o transporte de doentes urgentes para o Hospital. Os Bombeiros são o pilar fundamental da EPH em Portugal, nem INEM nem CVP nem ninguém possui tantos meios humanos e materiais disponíveis, e com cobertura tão grande em todo o país.

De resto, podiamos isso sim, discutir a existencia de enfermeiros no pré-hospitalar, a meu ver, um factor positivo e de qualidade, mas sempre discutivel já que existem imensos paises em que os enfermeiros não existem na EPH... Já Bombeiros e Médicos não conheço nenhum...

Por fim dizer-lhe apenas, que da parte dos Bombeiros, o transporte de parturientes é feito em segurança, e de preferencia com acompanhamento Médico. Como referi em cima, cabe aos Bombeiros no local a activaçao de VMER. Se esta não está disponível, não culpem quem tanto faz com tão pouco ao seu dispor!
 
enf do norte

desse cérebro só sai caca... cara tiro, cada melro, talvez por isso sejas um mini enfermeiro que quer ser pseudo-médico.
 
Caros colegas.
Como deixais que isto aconteça ?
A culpa morreu solteira !!
professores mestres interesseiros e doutores enfermeiros,devem refletir sobre o trabalho, que tem feito para conservar a imagem do enfermeiro construida por nos enfermeiros 1978.
Não a quiseram conservar, porque ?
 
Seu ressabiado!!!!
 
anónimo das 12.33,
não concordo com o que diz, em jeito de provocação. Os Enfermeiros não querem funções dos Médicos mas sim competências que vão de acordo com a promoção da autonomia da sua profissão.
É que os enfermeiros têm uma profissão, e não um trabalho. Há uma diferença sabe? E têm estudos, técnica e saber próprios, mas que nalguns casos convergem com os dos médicos. É muito falado a prescrição farmacológica se bem que a mim não aquece nem arrefece, mas os especialistas tal como os Parteiros, que já administram medicação no desempenho AUTÓNOMO da sua profissão, dão azo a que a classe médica e agora os TAE lol nos acusem de usurpação.
Só que eles esquecem que os enfºs possuem saber, fizeram um curso superior, especializaram-se.
Ao contrário dos bombeiros, que tiveram umas horitas de formação. E acho que devem ter mais formação mas que não queiram agora com duzia de horas fazer punções, administrar medicação entubar etc! Rídículo!

E querem agora os TAE assumir funções que só médicos e enfermeiros têm competência para tal, advinda dos seus cursos. Nada contra TAE, só quando querem armar ao enfermeiro, em jeito de curso novas oportunidades.

O contra ataque comum é, como disse você, que os Enfermeiros fazem o mesmo quanto aos Médicos, querem usurpar as suas funções, mas relembro que os Enfermeiros têm competências próprias e outras partilhadas, mas sempre FUNDAMENTADAS em ciência, técnica, estudo.
A farmacologia que é tão falada rfere-se só a especialistas, a um peuqeno recurso adaptado às suas especialidades. De resto, o médico que faça o trabalho de Médico, é ele que percebe normalmente mais de medicamentos e de diagnósticos clínicos. Não tenho quaisquer conflitos com essa classe antes pelo contrário, e nem sequer com os TAE.
Um abraço.
 
Parece-me que houve aqui uma má interpretação, pelo que leio dos comentários.... ninguém aqui parece estar contra os bombeiros!!!! Eu sou EESMO e não sou contra os bombeiros.... de maneira nenhuma! acredito que são tão vítimas como as parturientes, quando ocorre um parto numa ambulância... O que se quer passar como mensagem é que, da boca da OM e em especial, do Colegio de Ginecologia e Obstetrícia, os EESMO quase são apelidados de habilidosos, a roçar o crime se fizerem um parto em casa, mesmo se têm as competências académica e legalmente mais que adquiridas e aprovadas. ao contrário, se uma pessoa, seja ela bombeira ou florista fizer um parto ( e o correcto será apoiar o parto já que quem o faz é a mulher), até num passeio, este já é o suprassumo do heroismo. O que está aqui a ser discutido, não é DE TODO os préstimos dos bombeiros... É a dualidade de critérios e de posições da OM quanto a esta matéria.... EESMo pode fazer sombra ao obstetra se o parto mais natural vencer, logo deve ser reduzido a pó.... Bombeiro, pode assistir a 100 partos, nunca porá em questão o poder médico logo, não se questiona tão pouco os riscos (ou virtudes)dos partos naturais em ambulância.... A questão é esta hipocrisia da OM. apenas

 
Anónimo disse...

enf do norte

desse cérebro só sai caca... cara tiro, cada melro, talvez por isso sejas um mini enfermeiro que quer ser pseudo-médico.

8/27/2012 07:42:00 p.m.

calma zé, calma; não te enerves, consulta um Enfº pºara te ajudar ;)
 
Oh! lá lá!Então não é que agora os bombeiros já fazem o transporte escolar. Será que bombeiro passou a significar motorista e os taxistas nas horas vagas vão ser bombeiros?
Ainda vamos ouvir dizer que os bombeiros vão fazer o transporte de mercadorias para angariar uns trocos para o quartel.E esta? Digam lá senão há comandantes empreendedores.
O bombeiro é sem duvida um membro da sociedade essencial, mas quando faz o que lhe compete,proteção civil, controle e prevenção de incêndios,ações educativas na sua área de competência aos cidadãos etc. mas isto já começa a ser caricato.
Bombeiros portugueses exijam respeito a sociedade têm de contribuir para a vossa existência, através de pagamento de imposto de certas áreas da sociedade por exemplo das seguradoras.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!